Conectar

Ver Versão Completa : Filtro de oleo CJ5 parte II

Nerso
30/04/2007, 12:58
salve salve !!

Recentemente postei uma duvida minha sobre o filtro de oleo do CJ5, e fui prontamente atendido por todos, em especial gostaria de agradecer ao Kim e ao Leopoldo.
Bem o suporte do filto que aparece na foto é o da Scania (R$ 20,00) que possui niples de entrada e saida separados,e a furação bate certinho.
Esse suporte é diferente dos suportes de motores AP que possuem a tubulação como "favos", já com relação a tubulação e niples eu tinha alguns em meu estoque particular, mas concordo que com mangueiras seria estéticamente bem mais interessante ...mas tambem funcionou

Bem se eu consegui as fotos estarão em anexo

obrigado a todos e até a proxima duvida

nerso

Kim
30/04/2007, 14:12
Grande Nerso!

Parabéns por ter conseguido postar as fotos, ainda devo as fotos passadas, mais como já conseguiu, podemos deixar pra lá!!!;-)

Ficou muito boa a instalação, com os caninhos, parece original...

Gostaria de saber que suporte é este, pois comenta que é do Scania, se puder detalhar melhor para eu procurar, ficarei agradecido.

Pretendo colocar no fluido de direção para aumentar a durabilidade dos componentes como aumentar a quantia de fluido ATF circulando no sistema.

Se colocar o CA, também colocarei um lá.

Aguardo informações.

Kim.

Nerso
30/04/2007, 14:57
Blz Kim

este suporte segundo o vendedor é do filtro da direção do Scania custou-me apenas 20 latinhas, mais pro final de semana te passo o código original do fabricante da peça ai fica mais facil a sua pesquisa...

:concordo:

nerso

fugger
30/04/2007, 17:10
Tá com cara de ser o filtro da turbina do scania... o filtro de óleo é o memso do corcel?

[]´s

Nerso
30/04/2007, 22:48
e ai Fogger blz !!!

o codigo do suporte eu vou passar mais pro final de semana mas que é do Scania isso é sim, já o filtro é do Fox !!!

blz
:concordo:

Nerso
02/05/2007, 13:43
caros colegas !!

O suporte é do flitro de oleo da turbina do Scania modelos 111 112 e 113 cuja o código do fabricante é 228805, qualquer loja de peças para veiculos pesados terá o mesmo catalogo

abraços

nerso
:dance:

fugger
02/05/2007, 14:11
já imaginava...

só não tenho certeza se este filtro dá conta do BF... :pensativo:

[]´s

Jacimar
08/01/2010, 10:07
salve salve !!

Recentemente postei uma duvida minha sobre o filtro de oleo do CJ5, e fui prontamente atendido por todos, em especial gostaria de agradecer ao Kim e ao Leopoldo.
Bem o suporte do filto que aparece na foto é o da Scania (R$ 20,00) que possui niples de entrada e saida separados,e a furação bate certinho.
Esse suporte é diferente dos suportes de motores AP que possuem a tubulação como "favos", já com relação a tubulação e niples eu tinha alguns em meu estoque particular, mas concordo que com mangueiras seria estéticamente bem mais interessante ...mas tambem funcionou

Bem se eu consegui as fotos estarão em anexo

obrigado a todos e até a proxima duvida

nerso

Bom dia prezado Nerso ! estou pensando em plagiar a sua idéia :oops: o filtro de óleo está funcionando bem ? você faz a troca com qual kilometragem ? penso em fazer isso porque acho muito chato efetuar a troca do filtro original, sem falar que a borracha de vedação é bem problemática :parede: claro que existem várias alternativas para esse problema, exaustivamente discutidas aqui no fórum . . . mas quero aproveitar e realocar o filtro de óleo para outro lugar, e utilizar o seu suporte para fixar um filtro de ar que ainda estou pesquisando qual será, e então . . . plagiar também :lol: obrigado e um abraço ! :pipoca:

RBM
08/01/2010, 20:05
Nerso,

Já testou o filtro? deu certo?

RBM
07/02/2010, 10:22
Alguém tentou mudar o filtro do BF? deu certo?

Jacimar
08/02/2010, 06:43
Alguém tentou mudar o filtro do BF? deu certo?

Bom dia prezado ! estou tentando, já comprei o material : suporte, espigões, mangueiras etc, estou meio sem tempo mas assim que fizer relato os resultados, você tem alguma novidade ? :pipoca:

RBM
08/02/2010, 20:50
Também nem tentei.

RBM
16/08/2010, 20:09
Estou voltando com a idéia do filtro de oleo no BF, como não apareceu alguém que tenha feito isso (e o dono do topico sumiu....rs)
Gostaria de saber se alguém pode citar alguma coisa contra essa mudança...

Pedrão B.
16/08/2010, 23:40
Jacibão/RBM

Eu estou colocando um motor do Maverick, o 3000 no meu CJ e ele possui filtro tipo cartucho que sai direto da bomba.
Pois bem, o bendito filtro iria bater na barra longitudinal de direção, já que eu uso o sistema original.
Tinha duas alternativas: ou arrumava uma bomba do Willys do modelo grande, ou fazia um by-pass na própria bomba do 3000.
Não contente com as duas opções, botei na cabeça que ia ter filtro de óleo sim.
Daí me lembrei desta adaptação que o nosso amigo Nerso, fez, pois eu conhecí ele e o Jeep dele pessoalmente, que por sinal é um cara muito bacana!
Diante disto, mandei o torneiro cortar o suporte do filtro da tampa da bomba, e fazer roscas nos canais de entrada e saída da mesma, ele confeccionou 2 niples prolongadores para eu encaixar as mangueiras que vou usar, aquelas de sistemas hidráulicos, com trama de aço.
Comprei o suporte e o filtro da turbina da Scania 112/113 e se Deus quiser quarta-feira o bicho já vai estar roncando.
Depois eu posto as fotos no tópico que abrí sobre a troca do motor e as impressões que eu tiver do sistema.
Jacimar, desculpe a brincadeira:concordo:
[]'s filtrados!

Jacimar
17/08/2010, 12:17
Jacibão/RBM

Eu estou colocando um motor do Maverick, o 3000 no meu CJ e ele possui filtro tipo cartucho que sai direto da bomba.
Pois bem, o bendito filtro iria bater na barra longitudinal de direção, já que eu uso o sistema original.
Tinha duas alternativas: ou arrumava uma bomba do Willys do modelo grande, ou fazia um by-pass na própria bomba do 3000.
Não contente com as duas opções, botei na cabeça que ia ter filtro de óleo sim.
Daí me lembrei desta adaptação que o nosso amigo Nerso, fez, pois eu conhecí ele e o Jeep dele pessoalmente, que por sinal é um cara muito bacana!
Diante disto, mandei o torneiro cortar o suporte do filtro da tampa da bomba, e fazer roscas nos canais de entrada e saída da mesma, ele confeccionou 2 niples prolongadores para eu encaixar as mangueiras que vou usar, aquelas de sistemas hidráulicos, com trama de aço.
Comprei o suporte e o filtro da turbina da Scania 112/113 e se Deus quiser quarta-feira o bicho já vai estar roncando.
Depois eu posto as fotos no tópico que abrí sobre a troca do motor e as impressões que eu tiver do sistema.
Jacimar, desculpe a brincadeira:concordo:
[]'s filtrados!

Bom dia prezados ! Pedrão sem problema ! :lol: , quanto a modificação eu também já tenho o material, tá faltando só a oportunidade, vou trocar o óleo do Jeep em breve e fazer a modificação, vou utilizar um filtro sem by pass, se não me falha a memória é o PH5442 da Fram, Pedrão, você vai colocar seu filtro onde ? pois você não tem o suporte, eu pretendo achar outro lugar para liberar aquele espaço para um filtro de ar decente . . . pensei em colocar preso ao chassi, num local protegido, afinal o Jeep vai estar no elevador para trocar o óleo e fica fácil trocá-lo também, ou mais na frente do Jeep para facilitar a refrigeração do óleo, o que acham ? um abraço !

matrakaum
17/08/2010, 17:35
Jacimar,
Eu coloquei o flt de Ar da Kombi no Paralama LD...ficou mto bom.
Agora, que vi o tópico, me lembrei do @#@$%¨% que foi acertar aquela borracha de vedação. Assim, se este esquema c/ peças da Scania funcionar direitinho, acho que vou fazer tb.

RBM
17/08/2010, 18:59
Estava procurando um filtro mais adequado que odo Fox, achei o Mann W930/21, não sei se da certo, pelo menos a rosca, a largura da borracha de vedação são iguais ao do Fox, mas ele é mais longo na altura.
Em relação a rosca do suporte, onde entram os canos, alguém sabe as medidas e a medida da rosca de saida, tem 3/4-16 UNF e 3/4-16 UNF-2B?

Pedrão B.
17/08/2010, 22:48
Jacimar/RBM

Jacimar: Eu ainda não sei onde vai o suporte/filtro, mas muito provavelmente no paralama, pois a coisa ficou meio rebuscada lá, com saída do escape, mangueiras, bomba e suporte do filtro, estão todos próximos e como já dizia Newton, dois ou mais corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço.
Amanhã irei quebra a cabeça para acertar tudo no lugar, daí tiro fotos e mando para vocês.

RBM: Para a entrada dos canos, eu comprei em uma loja especializada em instalações de gás de cozinha, um niple redutor de M20x1/4' mas o torneiro precisou passar um macho(ui!) nas entradas do suporte pois as roscas não davam muito certo, o niple até entrava, mas parava logo no começo.

[]'s

Jacimar
18/08/2010, 07:22
Estava procurando um filtro mais adequado que odo Fox, achei o Mann W930/21, não sei se da certo, pelo menos a rosca, a largura da borracha de vedação são iguais ao do Fox, mas ele é mais longo na altura.
Em relação a rosca do suporte, onde entram os canos, alguém sabe as medidas e a medida da rosca de saida, tem 3/4-16 UNF e 3/4-16 UNF-2B?

Bom dia prezados ! dei uma olhada na NF do material que comprei e o terminal que vai no filtro está marcado como MM-20-6 e os espigões 1/8NPT x 5/16, um abraço !

edgar
18/08/2010, 08:04
Meu pitaco:

Quanto ao filtro, é meio complexo....montei um suporte destes na aula de torno semestre passado, gastei mais que R$50...então este de caminhão esta de graça....na hora de escolher o filtro, fui pela aplicação e por um que tivesse rosca metrica...escolhi o do omega 2.0 ou 2.2, não me lembro bem, mas foquei surpreso que é o mesmo filtro do celta !!! Custa R$5,00 nas distribuidoras de material automotivo
Dai, por via das duvidas vou trocar a cada troca de oleo, se bem que no caso do BF161 a filtragem é parcial, deveria durar mais ainda que no omega

abs

RBM
21/08/2010, 14:51
Mandei tornear um adaptador para o suporte e para a ponta do flexivel do oleo original do jeep, 3ª feira fica pronta, posto fotos depois.

Jacimar
01/02/2011, 12:38
Bom dia prezados ! finalmente fiz a substituição do filtro de óleo do CJ64, tirei fora aquela tranqueira do PL3 e fiz a opção pelo PH5443 ( sem válvula de alívio ) se alguém optar por um com válvula de alívio sugiro o PSL47 ou equivalente, ele é utilizado nos motores V8, não lembro se da Ford ou Dodge, deve atender bem, principalmente pelo Jeep ser de filtragem parcial, como cada caso é um caso não vou entrar muito em detalhes, a maior dificuldade que tive foi no retorno do óleo para o motor, tentei retirar um adaptador que existe tanto na saída quanto no retorno, na saída tudo bem, coloquei o espigão de 3/8” NPT e ficou excelente, não vazou nem uma gota de óleo, já no retorno tentei de tudo quanto é jeito mas o adaptador não saiu, tive que retirar o radiador e a hélice e ainda assim não saiu ! foi aí que percebi que parece que ele é soldado naquela tampa do eixo, não sei se todos são assim, quase quebrei o sujeito pois parece que ele é de bronze, já estava me imaginando tirando o motor para consertar quando tive a idéia de utilizar uma mangueira maior e “abocanhar” o adaptador, ficou bom, no suporte do filtro de óleo retirei os o-rings originais e coloquei fita teflom mesmo, sem vazamentos ! não sei se as mangueiras que utilizei vão suportar bem o óleo, mas por enquanto está em teste, minha próxima mexida nessa área vai ser arranjar um lugar melhor para o filtro, de preferência de forma que o trocador de óleo substitua o filtro por baixo do Jeep mesmo, acho que vai ser bom tirá-lo de trás do radiador, tenho um radiador de óleo do Tempra, estou pensando em instalá-lo no circuito, estou satisfeito ! tinha intenção de listar as peças mas demorei tanto tempo e tive que improvisar com a questão das mangueiras que não faz muito sentido, agradeço a todos que me ajudaram nesse problema, para não correr o risco de esquecer de alguém, não vou citar nominalmente . . . um abraço !

Jedi Diego
08/02/2011, 09:27
É uma ótima idéia, se soubesse que dava para fazer isso, não teria comprado o caneco do filtro de óleo original (me matei pra achar)

Estava com problemas para achar as entradas do filtro de óleo no motor, mas as fotos já ajudam bastante.

Abraços!

Jacimar
08/02/2011, 12:52
É uma ótima idéia, se soubesse que dava para fazer isso, não teria comprado o caneco do filtro de óleo original (me matei pra achar)

Estava com problemas para achar as entradas do filtro de óleo no motor, mas as fotos já ajudam bastante.

Abraços!

Boa tarde prezado ! ainda está em tempo, tive muitos problemas com esse suporte original, se eu fosse você já instalaria esse sistema de filtro moderno, você pode tentar vender o original, sei lá . . . o original vai te chatear na primeira oportunidade, você abre o capuz do Jeep e tá tudo lambrecado de óleo, isso se não bater o motor porque vazou tudo ! . . . a propósito, se alguém por uma questão de originalidade quiser o meu suporte antigo é só mandar uma MP e pagar o frete, quem chegar primeiro leva, tipo 0800 . . . um abraço !

antonio umino
08/02/2011, 13:50
Pois, sim. Jacimar Descreve como vc fez pra colocar este filtro da turbina do scania, pois eu também vou acabar colocando pois é muito mais pratico este sistema de filtragem. Ok. no aguardo Obrigado.. Abraços.

Jacimar
09/02/2011, 07:20
Pois, sim. Jacimar Descreve como vc fez pra colocar este filtro da turbina do scania, pois eu também vou acabar colocando pois é muito mais pratico este sistema de filtragem. Ok. no aguardo Obrigado.. Abraços.

Bom dia prezados ! o material utilizado foi o seguinte :

Suporte do filtro de óleo da turbina da Scania 113, número 228805 ( R$45,00 )
1 metro mangueira Goodyear Horizon 5/16 200 PSI WP ( R$10,00 )
1 metro mangueira Goodyear Spiraflex Wingfoot PT 300 1/2 ( R$10,00 )
2 espigões MM-20-6 ( R$10,00 )
2 espigões 3/8 NPT ( R$8,00 ) - só usei 1
4 abraçadeiras ( R$2,00 )
2 coxins de escapamento de Corcel ( R$15,00 )
1 filtro de óleo PH5443 ( R$15,00 )
A minha intenção era retirar os adaptadores que existem no motor, eles são ao que parece NPT no motor e rosca reta do outro lado, a vantagem da rosca NPT por ser cônica é fazer a vedação sem teflon ou outra coisa, na saida do óleo deu certo, mas no retorno o adaptador não saiu e ficou ovalizado, nem que eu quisesse aproveitar a mangueira antiga conseguiria, o jeito foi usar a mangueira de 1/2 e envolver o adaptador, o correto seria usar mangueiras com terminais prensados, mas são feitos por encomenda e ficam bem caros, como a pressão é baixa não creio que vai dar problema, quando for tirar o filtro e realocá-lo em outro lugar, vou aproveitar e substituir a mangueira de 1/2 por uma mais fina, ela é bem maior que o necessário e a abraçadeira fez "cintura" nela, não gostei da solução, usei os coxins de Corcel para distanciar o filtro em relação ao bloco porque deu interferência, mas mesmo assim, com o peso do filtro cheio estou com receio dele bater no motor, vou substituir por parafusos e porcas para fazer esse afastamento de forma rígida, no suporte como a rosca não é NPT usei teflon mesmo para vedar, bem acho que é tudo ! os materiais encontrei em lojas que trabalham com mangueiras industriais, o suporte tive que encomendar mas com 1 semana chegou, com relação ao filtro escolhi um sem válvula de alívio, mas segundo o Leopoldo o sistema do Jeep tem alívio mas isso foi discutido em outro tópico é só dar uma olhada, o importante é fazer a troca do filtro com regularidade, é muito barato em relação a importância que tem, boa sorte e um abraço !

Jacimar
21/02/2011, 12:56
Boa tarde prezados ! esse fim de semana saí para realmente dar uma esquentada no Jeep, depois de algum tempo quando eu deixava o motor na marcha lenta a luz de óleo acendia, ao acelerar voltava ao normal, parece que o novo filtro e mangueiras restringe menos a circulação do óleo, provocando queda de pressão, como o nível já estava bem baixo, entrando no "adicione óleo" eu completei e vou testar de novo, mas parece que vou ter que fazer algum tipo de restrição ao fluxo de óleo, tenho um manômetro de pressão só não sei onde está :parede: vou tentar medir . . . um abraço !

Jacimar
01/03/2011, 12:52
Boa tarde prezados ! esse fim de semana fiz o teste novamente e, mesmo com o nível do óleo normal, após aquecer bem o motor ao deixá-lo na lenta a luz de óleo acendia, pensei em diversas alternativas para restringir o fluxo e pensei que a solução deveria ser facilmente reproduzida futuramente, imaginei inúmeras coisas para colocar dentro das mangueiras ou na entrada do filtro e o que me pareceu a melhor alternativa foi um estojo de munição calibre 6,35mm ( calibre .25 ) encaixou certinho dentro da mangueira 5/16’’ e não corre o risco de entrar dentro do suporte do filtro e provocar problema ou sair do lugar , claro que retirei a espoleta, ficou sendo o meu “furo calibrado” , no futuro se precisar repetir a fórmula ficou fácil . . . rodei bastante e não acendeu a luz mais na lenta, achei meu manômetro e no feriado de carnaval vou fazer umas medições . . . um abraço !

mali9ski
01/03/2011, 13:25
meio off ao topico mas...

meu pai conta que ja salvou muitos BFs

muitos podem dizer que é uma super gambiarra mas os motores rodavam muito ainda mas muito ...

quando começava a acender a luz de oleo em baixa ele ia la e e izolava o sistema de filtragem e ainda dizia que o filtro do willys é so para ingles ver

ja que o sistema by pass não filtra muito bem acho que é valido

4X4GARAGE
01/03/2011, 13:39
mas e os motores turbo alimentados onde a turbina é simplesmente banhada a oleo?ela nao pode receber pressao pois começa a babar e fumacear?!?!eu acho que esta errado é a vazãoXpressão da bomba!
pq nao tentar procurar uma bomba com maior vazão para o bf?
[]s
edison
www.suspensaoespecial.com.br (http://www.suspensaoespecial.com.br)

Jacimar
02/03/2011, 07:03
mas e os motores turbo alimentados onde a turbina é simplesmente banhada a oleo?ela nao pode receber pressao pois começa a babar e fumacear?!?!eu acho que esta errado é a vazãoXpressão da bomba!
pq nao tentar procurar uma bomba com maior vazão para o bf?
[]s
edison
www.suspensaoespecial.com.br (http://www.suspensaoespecial.com.br)

Bom dia prezado ! o problema é que com o filtro original não acontecia essa questão de acender a luz de óleo, como eu fui fominha na hora de fazer a modificação eu não medi pressão nem vazão do filtro original para poder comparar com o novo, meu motor tem um vazamentinho no eixo onde fica a polia, justamente onde é o retorno do óleo, quando troquei o filtro pelo novo virou um vazamentão ! agora que coloquei a restrição voltou ao "normal" e como só agora achei meu manômetro vou fazer o ajuste fino da pressão na bomba de óleo mesmo, conforme é orientado no manual . . . um abraço !

4X4GARAGE
02/03/2011, 08:54
bom dia Jacimar,achei que voce conseguiu resolver bem o problema restringindo o volume pelo retorno do oleo!!!!mas o problema do bf e a falta de vazão,acho que poderiamos tentar dar uma solução para o problema de todos os bf's com talves um UP na bomba!?!?o que voce acha?
e o vazamento que voce tem é simplesmente o retentor que acabou!
[]s

Robertux
02/03/2011, 09:49
A Ford achou uma solução boa para o problema de filtragem no motor 3000 que colocou no Maverick, ela fez uma adpatação na bomba de óleo, assim o motor passou a ter filtragem de óleo total e resolveu aquele insuportavel problema de vazamento cada vez que efetuamos a troca do filtro. Me parece que a adaptação não é complicada, bastando uma alteração na parte externa da bomba. Alguém, com conhecimento na área, poderia estudar uma alteração na bomba do BF.

edwint
01/08/2011, 19:38
Cuidado com isso... Muito importante!!!!

Amigos, cuidado com essa adaptacão.... nao se esqueçam que o fluxo de oleo que passa pelo filtro deve ser controlado (SOMENTE PARTE DELE PASSA POR ALI), os furos originais das mangueiras e conexoes sao +- 2mm.

O oleo que passa pelo filtro, simplesmente é jogado encima da engrenagem do eixo do comando (SOMENTE UMA PARTE DO OLEO) O RESTANTE É DISTRIBUIDO POR TODO MOTOR... GIRABREQUIM, CABEÇOTE etc...

Caso vc arrombe demais a furação das coneções OU O FILTRO NAO RESTRINGE A PRESSAO SUFICIENTE, toda pressao do sistema vai p/ o filtro (PARTEDELA DEVE PASSAR PELO GIRA E BLOCO), vai fazer falta na lubrificação dos demais componentes...

dae seu motor pode fundir...

Jacimar
04/08/2011, 07:14
Cuidado com isso... Muito importante!!!!

Amigos, cuidado com essa adaptacão.... nao se esqueçam que o fluxo de oleo que passa pelo filtro deve ser controlado (SOMENTE PARTE DELE PASSA POR ALI), os furos originais das mangueiras e conexoes sao +- 2mm.

O oleo que passa pelo filtro, simplesmente é jogado encima da engrenagem do eixo do comando (SOMENTE UMA PARTE DO OLEO) O RESTANTE É DISTRIBUIDO POR TODO MOTOR... GIRABREQUIM, CABEÇOTE etc...

Caso vc arrombe demais a furação das coneções OU O FILTRO NAO RESTRINGE A PRESSAO SUFICIENTE, toda pressao do sistema vai p/ o filtro (PARTEDELA DEVE PASSAR PELO GIRA E BLOCO), vai fazer falta na lubrificação dos demais componentes...

dae seu motor pode fundir...

Bom dia prezados ! tenho andado meio atarefado mas o Jeep tem se comportado bem, medi e regulei ( na bomba ) a pressão do óleo que havia ficado realmente um pouco mais baixa depois que troquei o filtro, já está chegando a hora de fazer a troca do óleo, estou pensando na facilidade que vai ser, sem stress para trocar o filtro de óleo e sem vazamento, obrigado a todos pelas dicas e sugestões, a propósito, é difícil trocar o retentor que o amigo 4X4GARAGE falou ?

dsamaz
04/08/2011, 10:05
Isolar o sistema de filtragem pode ser uma fria, principalmente se feito de forma errônea.
Tem dois jeitos, os dois são complicados:
1. isolar as duas conexões, a que sai da bomba e a que entra no vira. Problema: vai estragar a engrenagem/rolamento do virabrequim perto da polia, pois aquela área, que é o retorno do óleo, também precisa de lubrificação.

2. outro método seria ligar direto a saída de óleo ao retorno, mas também é complicado pois, além de perder a filtragem, criaria uma situação de grande vazão, diminuindo a pressão de óleo para o resto do sistema.

O certo é fazer como o colega fez. Coloca o sistema da scannia + restrição ou deixa o original.

T+
Daniel

meio off ao topico mas...

meu pai conta que ja salvou muitos BFs

muitos podem dizer que é uma super gambiarra mas os motores rodavam muito ainda mas muito ...

quando começava a acender a luz de oleo em baixa ele ia la e e izolava o sistema de filtragem e ainda dizia que o filtro do willys é so para ingles ver

ja que o sistema by pass não filtra muito bem acho que é valido

Rodrigo Mello
21/08/2011, 19:08
fiz hj, deu certo focou bem legal, ahhhh, mudei de registro, era o RBM, mas meu e-mail antigo já não existe, vou postar as fotos

Rodrigo Mello
21/08/2011, 19:15
308283308282308281

Jacimar
22/08/2011, 16:25
308283308282308281

Boa tarde prezado Rodrigo, antigo RBM ! ficou muito bom ! gostei da solução do espaçador de poliuretano, vou copiar a idéia ! uma dúvida, provavelmente você colocou o filtro inclinado devido a alguma interferencia com o alternador, quando for trocar terá que ter cuidado para não cair óleo nele, imagino . . . já pensou em colocá-lo em outro lugar ? outra coisa, você teve problema de queda na pressão também ? um abraço !

Rodrigo Mello
23/08/2011, 07:51
coloquei ele mais afastado para não encostar no motor, e inclinado para poder tirar do alternador, para trocar tem que tomar cuidado mesmo, tenho o manometro de oleo, e a pressão manteve a mesma com o filtro antigo, mas mantiva as mangueiras originais e o filtro mais ou menos do mesmo tamanho que o original.

diogoaz
30/10/2011, 16:22
Acompanhando e aprendendo muito a cada leitura aqui no fórum.

Rodrigo Mello
01/02/2012, 13:22
330646
No meu as manqueiras originais continuaram as mesmas, a longa e a curta
fiz uma adaptação para elas na saida do superte do filtro.

Jacimar
06/05/2012, 07:11
Bom dia prezados ! o material utilizado foi o seguinte :

Suporte do filtro de óleo da turbina da Scania 113, número 228805 ( R$45,00 )
1 metro mangueira Goodyear Horizon 5/16 200 PSI WP ( R$10,00 )
1 metro mangueira Goodyear Spiraflex Wingfoot PT 300 1/2 ( R$10,00 )
2 espigões MM-20-6 ( R$10,00 )
2 espigões 3/8 NPT ( R$8,00 ) - só usei 1
4 abraçadeiras ( R$2,00 )
2 coxins de escapamento de Corcel ( R$15,00 )
1 filtro de óleo PH5443 ( R$15,00 )
A minha intenção era retirar os adaptadores que existem no motor, eles são ao que parece NPT no motor e rosca reta do outro lado, a vantagem da rosca NPT por ser cônica é fazer a vedação sem teflon ou outra coisa, na saida do óleo deu certo, mas no retorno o adaptador não saiu e ficou ovalizado, nem que eu quisesse aproveitar a mangueira antiga conseguiria, o jeito foi usar a mangueira de 1/2 e envolver o adaptador, o correto seria usar mangueiras com terminais prensados, mas são feitos por encomenda e ficam bem caros, como a pressão é baixa não creio que vai dar problema, quando for tirar o filtro e realocá-lo em outro lugar, vou aproveitar e substituir a mangueira de 1/2 por uma mais fina, ela é bem maior que o necessário e a abraçadeira fez "cintura" nela, não gostei da solução, usei os coxins de Corcel para distanciar o filtro em relação ao bloco porque deu interferência, mas mesmo assim, com o peso do filtro cheio estou com receio dele bater no motor, vou substituir por parafusos e porcas para fazer esse afastamento de forma rígida, no suporte como a rosca não é NPT usei teflon mesmo para vedar, bem acho que é tudo ! os materiais encontrei em lojas que trabalham com mangueiras industriais, o suporte tive que encomendar mas com 1 semana chegou, com relação ao filtro escolhi um sem válvula de alívio, mas segundo o Leopoldo o sistema do Jeep tem alívio mas isso foi discutido em outro tópico é só dar uma olhada, o importante é fazer a troca do filtro com regularidade, é muito barato em relação a importância que tem, boa sorte e um abraço !

Bom dia prezados ! a modificação já está funcionando a um bom tempo e estou satisfeito, a substituição do filtro é tranquila e ( quase ) sem sujeira, mas observei que a mangueira de 5/16 está "suando" óleo em toda sua extensão, não chega a vazar nem escorrer mas percebo que há algo errado, pesquisei na internet mas não achei muita coisa, não quero usar aquelas mangueiras industriais caríssimas - não vejo necessidade - será que aquelas mangueiras lonadas de gasolina resistem bem ao óleo ? antecipadamente agradeço !

antonio umino
30/05/2012, 16:55
350411350412350413
Pra não abrir outro tópico.. sobre filtro de óleo.para o motor BF 6 cilindros..
Tenho uma Parati. 1.6 motor AP..
Olhando o filtro de óleo este tem um suporte preso por 3 parafusos no bloco do motor..
Este suporte é de aluminio. e tirando ele fora do bloco. vi que tem 2 passagens de óleo. \
Pensei em lugar do bloco colocar uma chapa de ferro, cola e junta. e na passagem de óleo fazer furo nesta chapa e colocar vamos falar porca da mangueira do filtro de óleo original do motor BF. com suas mangueiras. e colocar no mesmo lugar do original.
Ok. muda quando for trocar o óleo do motor. o filtro da linha passat. gol. fica mais fácil a troca, pois é um filtro de óleo tipo copo.
Bom é uma idéia. acho que vou por em pratica..
Alguem tem uma idéia melhor além deste do filtro do scania??
até mais.

Schuinka
13/07/2012, 01:44
e aí, como anda o projeto dos novos filtros de óleo? melhor do scania ou da VW? Fiquei curioso. Abraço a todos

Jacimar
13/07/2012, 06:53
e aí, como anda o projeto dos novos filtros de óleo? melhor do scania ou da VW? Fiquei curioso. Abraço a todos

Bom dia prezados ! eu voto no da Scania, você pode instalar em qualquer lugar do Jeep sem muitas dificuldades . . . quando estava procurando alternativas para a adaptação cheguei a ver no ferro velho de um amigo esse que o Antônio Umino sugeriu, mas depois que vi a adaptação do Nerso não tive dúvidas . . . um abraço a todos !

Jacimar
13/07/2012, 06:57
Bom dia prezados ! a modificação já está funcionando a um bom tempo e estou satisfeito, a substituição do filtro é tranquila e ( quase ) sem sujeira, mas observei que a mangueira de 5/16 está "suando" óleo em toda sua extensão, não chega a vazar nem escorrer mas percebo que há algo errado, pesquisei na internet mas não achei muita coisa, não quero usar aquelas mangueiras industriais caríssimas - não vejo necessidade - será que aquelas mangueiras lonadas de gasolina resistem bem ao óleo ? antecipadamente agradeço !

Bem, continuo com o problema do suor de óleo na mangueira, mas nada crítico ! ela apenas fica pegajosa . . . vou experimentar a mangueira lonada e ver no que dá . . . um abraço !

Rodrigo Mello
13/07/2012, 11:40
Jacimar,
faz com as mangueiras originais mesmo, o meu não mudou pressão e nem deu vazamento, só tem que arrumar as conexões para as mangueiras e o suporte do escania ( os meus o torneiro fez no mesmo dia)

Jacimar
13/07/2012, 11:49
Jacimar,
faz com as mangueiras originais mesmo, o meu não mudou pressão e nem deu vazamento, só tem que arrumar as conexões para as mangueiras e o suporte do escania ( os meus o torneiro fez no mesmo dia)

Olá prezado ! não tem jeito, elas estavam muito ruins e mesmo que ache novas, a entrada do retorno ficou ovalizada e não tem como conectá-las ! mas valeu !