PDA

Ver Versão Completa : Uso de Pneus 215/80/R16 - Help



Nivoide
29/04/2007, 16:01
Moçada, alguem já montou penus 215/80/16 no niva?

To querendo um jogo de off-road, provavelmente da mamute, porem to achando na medida do paralamas (original + susp em 5cm) que vai ficar tiliscando a lata. O meu hj 6.00/16 tem 70cm por 20 largura contra 76 por 23 cm do 215.

O 195/70/16 é menor e ideal, porém dificil encontrar carcaças e boas deste modelo.:parede:

Fico na duvida em relaçao tb ao maior esforço da trasnmissao, mas principalmente de ficar pegando na lata durante o curso máximo da suspensáo.:shock:

Se alguem ai usa essa medida, passe o seu relato por favor.:concordo:

Marcio Rossetto
29/04/2007, 18:55
Beleza camarada

Se te ajudar .... O meu tá com o 245 x70x16 com a suspensão original , ficou no limite . As vezes pega um pouco na ponta do paralama esquerdo dianteiro .

JUCA DO NIVA
29/04/2007, 20:39
Moçada, alguem já montou penus 215/80/16 no niva?

To querendo um jogo de off-road, provavelmente da mamute, porem to achando na medida do paralamas (original + susp em 5cm) que vai ficar tiliscando a lata. O meu hj 6.00/16 tem 70cm por 20 largura contra 76 por 23 cm do 215.

O 195/70/16 é menor e ideal, porém dificil encontrar carcaças e boas deste modelo.:parede:

Fico na duvida em relaçao tb ao maior esforço da trasnmissao, mas principalmente de ficar pegando na lata durante o curso máximo da suspensáo.:shock:

Se alguem ai usa essa medida, passe o seu relato por favor.:concordo:
Eu tenho 225/80/16, levantei 5 cm a suspensão e recortei os paralamas.
Mesmo assim não ficou legal e "pega" muito na caixa de roda, vou mudar para um 70 ou 75.
Quanto ao esforço da transmissão não estou tendo problemas, as vezes em erosões quando o pneu pega na caixa de roda , mas nada que complique. Meu Niva também está com um motor AP 1.8

Vicenzo
29/04/2007, 21:01
Cara, eu tenho pneus 225/70 R16 levantado 5cm com rodas de liga leve do Vitara e paralamas levemente recortados só na frente e posso anda com toda vontade que nunca pega no paralama... Mas isso só depois de ter trocado as rodas pq antes pegava em vários lugares...

fondevila
02/05/2007, 14:56
Eu tenho esses pneus no Bob e pegam na caixa de rodas um pouco (do lado de dentro da caixa...).
O mecanico disse que se trocar as rodas (estou com as originais de ferro) o problema acaba.
Na minha opinião o problema desse pneu é o consumo que sobe (mais ainda...), pra quem roda diariamente com o Niva isso fica mais caro que um pneu 195....

alexandre roveri
02/05/2007, 15:06
galera !!!!! Surgiu umas medidas diferentes de roda e aro por aqui !!!!! :parede:
roda de vitara aro 16 pra mim é novidade !!!! :pensativo:
pneus225/80 16 tambem nunca vi !!!! :shock:

se tiverem fotos pra colocar dessas novidades agradeço :lol: :lol:
hehehehehehe

Quem seria esse fornecedor/modelo mamute :?: Tem site dele :?:

Otávio Luiz
02/05/2007, 16:23
Galo, os pneus Mamute são daqui de Ctba, tem uma galera usando e falando bem. Lá vai o site: www.mamutepneus.com.br
Uma explicação pra quem não é de Curitiba: Bradok é um ex-policial durão que virou deputado. Ele tem uma frota de carros (como todo político, pra fazer propaganda) todos camuflados... o cara é uma figura, e o pessoal da Mamute acho que quis homenageá-lo batizando um desenho com seu nome.:lol:

alexandre roveri
02/05/2007, 19:49
Caramba, Otavio, vc´s ai em Curitiba estão bem pra cacete com relação a fornecedores de pneus, Mamute, Cri Cri, Marisco :concordo: :!:
TEORICAMENTE a região de Campinas deveria ter alguamcoisa parecida, só que :oops: :!:
Por isso aqui as coisas estão muito mais caras, falta concorrencia, parabens a vc´s ai !!!

PS- Desculpem a minha ignorancia com relação a rodas de Vitara aro 16, a 5 minutos atráz descobri que os Vitara 2000/01 tem roda aro 16"

:oops:

Nivoide
02/05/2007, 21:59
Mas e ai people, dá pra rodar tranquilo com o 215/16 ou vou ter de recapar os 600 estreitinho de tudo?

Só pra constar e sem fazer propaganda...este modelo mamute APAVORA nas trilhas. É um pneu muito equilibrado para qq condiçao, lama, bosteiro, erosáo, terra, facão...de cada 10 jipes 6 usam este modelo, não é por nada que ta ficando cada vez mais caro!

Otávio Luiz
03/05/2007, 09:22
Caramba, Otavio, vc´s ai em Curitiba estão bem pra cacete com relação a fornecedores de pneus, Mamute, Cri Cri, Marisco :concordo: :!:

Marisco e Mamute tudo bem, mas Cri Cri :discordo:
Tem um colega dono de Willys que jogou fora dois jogos de pneus frontiera da Cri Cri, problema de carcaças... a galera já tá chamando de Cry Cry, compre e chore...:mrgreen:
Marisco e Mamute é outro nível.. o meu pneu é o VJ900 da Marisco 33", show de bola.

alexandre roveri
03/05/2007, 09:37
Mas e ai people, dá pra rodar tranquilo com o 215/16 ou vou ter de recapar os 600 estreitinho de tudo?

Só pra constar e sem fazer propaganda...este modelo mamute APAVORA nas trilhas. É um pneu muito equilibrado para qq condiçao, lama, bosteiro, erosáo, terra, facão...de cada 10 jipes 6 usam este modelo, não é por nada que ta ficando cada vez mais caro!

Todas essas medidas fora do original necessitam 2 duas coisas ! Rebater ponta de paralamas e um lifht de suspensão ! :twisted:
Hoje eu recomendaria as medidas 225/70 16 (carcaça Goodyear) e 225/75 16 (carcaça Michelan), tem o diâmetrro externo um pouco inferior ao 215/80 e são mais gordinhos ( eu gosto mais gordinho do que aquela cara de pneu de bicicleta) !
Uma observação com relação a desenhos super agressives no Niva : - Os diferencias do Niva são fraquinhos(isso ninguem pode negar) portando o pneus tem que ter um certo deslizamento pra não gerar um torque absurdo no eixo ! Capito :?: :grin:

Astor Dias de Andrade
04/05/2007, 00:11
Mas e ai people, dá pra rodar tranquilo com o 215/16 ou vou ter de recapar os 600 estreitinho de tudo?

Só pra constar e sem fazer propaganda...este modelo mamute APAVORA nas trilhas. É um pneu muito equilibrado para qq condiçao, lama, bosteiro, erosáo, terra, facão...de cada 10 jipes 6 usam este modelo, não é por nada que ta ficando cada vez mais caro!
instalei recentemente os 215/80 R16 ATX 23º da firestone nas rodas originais, com lift do kit Apoio (uns 3 cm) e junto com o Alexandre Roveri (Galo Cego) fizemos um pré-teste, aparentemente só raspa nas laterais das caixas traseiras, mas rebati as pontas dos paralmas dianteiros e traseiros.

neste fds faremos uma trilha mais puxada, aí vamos ver como se comporta, farei um relato mais exato.

Nivoide
05/05/2007, 19:51
Estou no aguardo!

Astor Dias de Andrade
08/05/2007, 23:00
Estou no aguardo!
pessoall, a trilha deste fds foi noturna, mais ou menos "pesada", com muitas dificuldades, pedras, erosões, que o Nivatéc tava superando, mas...

Quanto ao mito "Niva não quebra", quebramos o tabú e no meio da trilha, após passar por um tremendo lamaçal, lá pelas 3 h da matina, o Nivatéc ....apagou!!!!!

Sim, apagou completamente: apagão geral, o alternador aparentemente não está carregando a bateria, só sei que apesar da lua, não foi possivel prosseguir.

Quanto aos pneus ATX 215/80 R16, até que gostei do desempenho deles, passei bem no tal lamaçal, usei 22 lb em cada pneu, enquanto que os outros dois Nivas que estavam comigo tiveram que ser rebocados, não tinham bons pneus pra lama.

o meu Niva tem uns 3 cm de lift da suspensão e as pontas dos paralamas traseiros e dianteiros foram rebatidas, suficiente prá não pegar.

nas erosões o pneu vai bem, mas os traseiros raspam nas laterais internas dos paralamas, não tem solução com as rodas originais, e na frente raspam na lateral quando se esterça demais, bem no final do curso.

em pistas asfaltadas vai bem, não faz barulho, mas o diâmetro grande faz perder força, o que não chega a ser um problemão, mas em trilhas muito ingremes pode ser a diferença entre subir ou não subir....

cheguei a ver aqui em Campinas ao preço de 280,00 cada pneu no revendedor firestone.

Se alguem quiser mais informações, é só falar!

abraços
Astor
Nivatéc 90

Nivoide
08/05/2007, 23:31
Muito bom Astor, valeo o retorno.
É realmente vai ganhar em altura, mas em torçoes o bicho pega msmo...
O 195/R16 deve ser a melhor opçao mesmo, mas mais dificil de achar.
Achei na OST em POA por 280 cada. Facada....

Carlão Pinheiro
11/05/2007, 16:14
Nestes link's tem o niva do Porcão com os Black Star 215/80 R16.

Reforma do Niva - Porcão
http://www.trilha4x4.com.br/dica37.htm

Reforma do Niva - Porcão - Parte II
http://www.trilha4x4.com.br/dica41.htm

Fabinho YAWARI
27/07/2007, 21:17
Os pneus originais do Niva são 175/80 R16, o que resulta num pneu com 686,4mm de diâmetro externo.
Baseando-me nesta informação pesquisei outros pneus que oferecem o mesmo diâmetro externo tanto para quem usa rodas 15" ou 16". Cheguei às seguintes dimensões: 205/75 R15 e 215/65 R16.
Ambas dimensões são fabricadas pela Michelin:
* 205/75 R15 LTX M/S
* 215/65 R16 4x4 Synchrone
Vale lembrar que ambos pneus são prioritariamente on-road, mas aceitam bem o off-road casual.
Esses pneus oferecem uma diferença dimensional inferior a 0,3% em relação ao pneus originais do Niva, sendo assim não precisamos nos preocupar com imprecisão de velocímetro, de odômetro e com sobrecarga do sistema mecânico.
Obs.:
1- segundo informações dos amigos do fórum para uso off-road desse tipo de pneu é desejável a redução da pressão para 20psi;
2- nenhum pneu BFGoodrich oferece esse diâmetro externo! Em todas as opções, as variações são muito grandes!

GARCIA/SP
27/07/2007, 23:06
Os pneus originais do Niva são 175/80 R16, o que resulta num pneu com 686,4mm de diâmetro externo.
Baseando-me nesta informação pesquisei outros pneus que oferecem o mesmo diâmetro externo tanto para quem usa rodas 15" ou 16". Cheguei às seguintes dimensões: 205/75 R15 e 215/65 R16.
Ambas dimensões são fabricadas pela Michelin:
* 205/75 R15 LTX M/S
* 215/65 R16 4x4 Synchrone
Vale lembrar que ambos pneus são prioritariamente on-road, mas aceitam bem o off-road casual.
Esses pneus oferecem uma diferença dimensional inferior a 0,3% em relação ao pneus originais do Niva, sendo assim não precisamos nos preocupar com imprecisão de velocímetro, de odômetro e com sobrecarga do sistema mecânico.
Obs.:
1- segundo informações dos amigos do fórum para uso off-road desse tipo de pneu é desejável a redução da pressão para 20psi;
2- nenhum pneu BFGoodrich oferece esse diâmetro externo! Em todas as opções, as variações são muito grandes!

Aê, Fabinho!!!
Show sua informação! Prá quem não tá a fim de recortar lata nem rebater a caixa de roda, essas opções são show de bola!!!
Valeeewww!!

Abs!

Flugêncio
28/07/2007, 06:52
O meu é originalmente adaptado ( peças originais VW, Ford, Fiat, GM, Suzuki, Kia, Troller...)

Flugêncio
28/07/2007, 07:03
Ih!!! a resposta acima foi no tópico errado.

Mas, sempre uitlizei pneus 215/80/16 ATX e atualmente Firestone Firewalck e para não raspar levantei 28mm na dianteira e 34mm na trazeira, contudo as vezes raspa muito pouco do lado direito quando fazendo uma curva fechada, já discutimos isto em uma lista e parece que o niva tem o defeito de raspar só de um lado.
Já em relação a trazeira raspava sempre quando era exigida a suspensão em inclinações, para amenizar coloquei uns espaçadores de 8mm entre a roda e a panela.

Gustavo Niva
28/07/2007, 13:52
Caro Flugêncio,
como são esses espaçadores? To pensando até em trocar as rodas do niva por umas de offset diferente pra ganhar um pouco mais de largura, mas é muito $$ e trabalho isso, além do que não tenho problema nenhum com o visual tosco e peso das originais....

Flugêncio
28/07/2007, 15:33
Basta arranjar duas panelas do freio trazeiro ou cubos da roda dianteira usados ( já sem serventia) e levar no torneiro para ele recortar um disco, pronto! feito o espaçador.

GARCIA/SP
06/08/2007, 11:41
Pessoal,

Ressuscito o tópico pq. acho que encontrei algo interessante:

http://www.zmpneus.com.br/pneus_yokohama_24.htm

Atentem para a medida 185/85R16 deste modelo da Yokohama. Na mesma loja, existe outras opções...com medidas interessantes de várias marcas.
Naveguem por lá...

Abs

Girti
06/08/2007, 16:21
Pessoal,

Ressuscito o tópico pq. acho que encontrei algo interessante:

http://www.zmpneus.com.br/pneus_yokohama_24.htm

Atentem para a medida 185/85R16 deste modelo da Yokohama. Na mesma loja, existe outras opções...com medidas interessantes de várias marcas.
Naveguem por lá...

Abs

A ZM é uma tradicional fornecedora de pneus para carros importados, principalmente os pneus "mosca branca". Pelo que sei, não é representante de nenhuma marca em particular, trabalha com diversas marcas. Seus preços são salgados, o preço da exclusividade (as tais das "moscas brancas"), mas é uma opção interessante por vender pneus difíceis de serem encontrados nas revendas comuns.

Além dos Yokohama, os pneus Dunlop são uma boa opção também, já vi Nivas equipados com eles.

[ ]s

Gil