PDA

Ver Versão Completa : Serra da Canastra - 3 a 11 de maio



Marcelo_Taz
27/04/2007, 22:28
Estou saindo do RJ para a Canastra no dia 3 e ficaremos até o dia 11 de maio.

Se algum forista estiver por lá nesse período avise para nos encontrarmos.

Não fechei a pousada, mais estou em dúvida entre 2, Pousada Irmão Sol e Pousada Chalés do Vale.

Vamos eu, minha mulher, meu garoto de 4 anos e minha cunhada.

Aceito sugestões, principalmente de quem já foi com criança pequena. :pensativo:

Valeu

joão k. chikui
02/05/2007, 14:27
Marcelo
Vc vai amar a Canastra, principalmente se não ficar fixo apenas numa pousada, afinal as distâncias lá são enormes, p. ex: De São Roque de Minas a delfinòpolis são de 120 a 150 km de fora de estrada, já pensou cobrir esta distância de ida e volta?
voltei de Lá ontem,pela nona vez, inclusive encontrei uma L200 Sport e um Troller com barracas da Camping's World,aí do RJ, meio perdidos , procurando a babilônia.
A pousada que sempre ficamos é a Boa Esperança, no vale do Céu, pelo clima de montanha , paisagem,e por ser bem central, perto da serra calçada, Babilônia, Casca danta, caminho do ceu, cach maria augusta, Tamanduá, etc,.,,
Mas, como vc virá de longe, é recomendável ficar 2 dias em SRM, 2 dias na Babilônia, 2 dias no Vale do ceu e 2 dias em delfinópolis(visite a cach da agua quente, ouro e Zé carlinhos, simplesmente imperdíveis)

JOSE CANDIDO
02/05/2007, 16:20
Eta inveja da boa, viu MArcelao ... hehehehee ...

cara, da uma pesquisada, aqui no trilhas on road mesmo, que tem muita coisa da canastra ...

atravessar a babilonia é muito tranquilo ... um otimo passeio ...

qdo chegar a delfinopolis, de uma passeada tambm em sao joao batista do gloria ! capital das cachoeiras ...

boa viagem !!!

abs

bcantunes
02/05/2007, 18:34
Cara, o passeio é muito bom mesmo!

Optei por ficar em São Roque de Minas (fiquei na Pousada Chapadão da Canastra) e dalí parti para as cachoeiras/atrações!

Para a "criançada" sugiro o Canastra-Babilônia Centro de Aventuras... lá tem boiacross no Rio São Francisco, arvorismo, etc... fica no caminho da parte de baixo da Casca d´Anta

Atravesse a estrada que corta o parque no último dia... comece em São Roque e acabe em Delfinópolis ou vice-versa... não gostei de Delfinópolis, não! Os hotéis bons estavam lotados, os ruins são bem ruins mesmo... Não tem restaurante decente na cidade (tem UM que estava fechado em pleno Janeiro!

Saí de Definópolis de balsa, com o carro em cima... é um visual bem legal!

Se quiser, posto umas fotos da aventura, para você "sentir o drama".

Abraços e boa viagem!

joão k. chikui
03/05/2007, 13:07
BCAntunes
O Marcelo já foi mesmo, mas , poste umas fotos prá todos .

bcantunes
06/05/2007, 21:33
Estão aí algumas fotos!

A Ranger branca é de um amigo meu que estava viajando comigo em comboio!
Tenho mais um zilhão de fotos... se houver interesse, vou postando aqui!

Abraços!

Tom
07/05/2007, 00:13
Ola pessoal, eu tambem tive a grande oportunidade de conhecer esse lugar espetacula, fiquei em São Roque de Minas, no Camping do Picareta ( Sr. Chico Chagas ) curti muito a Serra da Canastra, apesar de ter ido de Fiat Uno ( coitado dele, deve ter terra ate hj dentro do carro, rsrsrs ) aproveitei muito, vou postar algumas fotos aqui, abraços a todos.

1 - Cachoeira Casca D´Anta
2 - Placa Ibama Casca D´Anta parte de cima,
3 - Nascente do Rio São Fracisco
4 - Imagen São Francisco de São Francisco de Assis
5 - Vista da cidade de São Roque de Minas

joão k. chikui
07/05/2007, 23:43
Estão aí algumas fotos!

A Ranger branca é de um amigo meu que estava viajando comigo em comboio!
Tenho mais um zilhão de fotos... se houver interesse, vou postando aqui!

Abraços!

BCAntunes
Muito legal, vou tentar adivinhar:
Foto1 : balsa em delfinòpolis
Foto 2:caminho do ceu
Foto 3:Parece o rio sto antõnio, para chegar na cachoeira da agua quente, mas pode ser tb no paraíso selvagem...
Foto 4: Parece Bateinha ,sentido crista da Batéia

joão k. chikui
08/05/2007, 00:10
Vai algumas fotos da Canastra.

joão k. chikui
08/05/2007, 00:20
Mais 3 fotos da Canastra.

bcantunes
08/05/2007, 08:06
João,

Vamos às legendas

1) A balsa de Delfinópolis
2) e 4) É a estrada que corta o parque a partir de S. R. de Minas, não sei se esses pontos têm nomes específicos.
3) É o rio Santo Antônio... estava um pouco alto (segundo o pessoal da região), mas deu para atravessar... só que atolei na saída do rio, tava uma lama só e tive que ser puxado de ré pela Ranger branca 4x2, que ficou parada na outra margem. Foi só um totózinho e depois atravessei o rio de ré para sair da situação... mico total, mas ao menos tentei!

O que eu posso dizer dessa viagem que é que a Casca d´Anta é a maior doideira!!!!! Desci ao poço na parte de baixo para tomar banho e parecia que uma bomba atômica tinha explodido lá... as pedras em volta são muito grandes. A força da água faz o poço ficar com ondas e um vento de tempestade...

Só essa cachoeira vale toda a viagem!

marcosmoscz
08/05/2007, 08:58
Fui com uma namorado para serra da canastra ano passado, passei na casca d'anta. muito bonita mesmo, para puder ir para lá aproveite e muito legal mesmo, só que eu fui de corsa, não deu para ir onde queria, mas estou querendo voltar lá de rural para poder ver tudo!!!

Abraços

Marcos

joão k. chikui
08/05/2007, 17:35
bcantunes , as duas do parque me enganaram, pois são bem parecidas com o caminho do ceu, nos altos da Batéia.
Realmente a Casca d'anta é hors concours. Mas , gosto muito do vale da Gurita em Delfinópolis, Babilônia e Vale do céu.
Quando vc atravessou o rio Sto Antônio, foi até a cachoeira da agua quente(29°C) , da Maria Concebida?
Ali perto tem a Zé carlinhos , as tres cachoeiras do Ouro, etc...

jon
08/05/2007, 18:39
Fui com uma namorado para serra da canastra ano passado, passei na casca d'anta. muito bonita mesmo, para puder ir para lá aproveite e muito legal mesmo, só que eu fui de corsa, não deu para ir onde queria, mas estou querendo voltar lá de rural para poder ver tudo!!!

Abraços

Marcos
marcos, meu caro

vc precisa se decidir...
afinal, vc foi c/ seu namorado ou c/ sua namorada??? :twisted: :twisted: :twisted:

bcantunes
08/05/2007, 19:35
Cara, como fiquei atolado, dei a volta pela ponte do Indiana Jones e fui até a cachoeira da Maria... deve ser essa mesma que você tá falando... Ou eu estou fazendo confusão?

joão k. chikui
08/05/2007, 22:11
Essa mesma, a dona Maria concebida , de voz calma, adora um dedin de proza, cria umas maritacas soltas, um mutum vive solto e se alimenta com as galinhas...
Lá tem uma fonte que jorra agua a 29°C , uma delícia.

A cachoeira do ouro, do bahiano Adeber, vale a conhecer, são tres , cada uma mais linda que a outra.

joão k. chikui
08/05/2007, 22:25
Bcantunes, segue mais algumas fotos da canastra.

marcosmoscz
08/05/2007, 22:54
To decidido já fui com a namorada!!!!

Joao Baeta
08/05/2007, 23:10
:arrow:Bcantunes,
Que corangem de passar o Vitara na foto atravessando no rio trasparente!
Eu tomei muita coragem de atravessar o meu GV em Penedo...
Ficava com c* na mão!
Abssssssssssss

bcantunes
09/05/2007, 07:56
João, foi uma mistura de coragem, com ousadia e desconhecimento...

Mas tomei algumas precauções: atravessei o rio à pé primeiro, para verificar o fundo: tudo bem, eram seixos (pedras pequenas arredondadas) e a chance de atolar no rio era muito pequena. A correnteza não era forte e o rio não era fundo, não. A Ranger estava parada do outro lado eu um ponto estratégico para me rebocar se fosse o caso e tinhamos uma corda loooonga para usar se fosse o caso.

Além disso, tinha comprado o Vitara a menos de um mês e então não tava (na época) sabendo muito dos detalhes do carro. É o meu primeiro 4x4! O problema maior foi que estava com o vidro da janela aberto e quando atolei, entrou lama por tudo quanto é lado!

Mas a vida é isso: go for it!

bcantunes
09/05/2007, 08:00
João Chikui,

Maneiras, essas fotos! Foi na Babilônia??? Não quis passar por lá, porque achei que ia passar perrengue... Tinha comprado o Vitara a pouco tempo e não conhecia ainda o potencial do carro. Além do que, estava viajando com a minha mulher e se dá uma zebra... a patroa ia ficar puta comigo!!!! Além do que a Ranger do meu amigo é 4x2 e a galera local falou que não dava para ir, não!

joão k. chikui
09/05/2007, 11:08
Bcantunes, esta subida é ligando a babilônia à Casca Danta pela serra do Rolador. Não é caminho normal(serra branca) , é uma trilha(trilha do galheiro I). Pena que nas fotos não represente metade da inclinação que é o local. Ano passado foi comigo um jeep com motor 3000 cc , afogou no meio , voltei de ré , puxei até ficar menos íngreme, e só pegou lá em cima. Acho que estava com o nível da cuba meio alto.
Ainda bem que vc me parece uma pessoa de grande bom senso, não vale a pena ficar assustando a esposa , ou pondo em risco a família.
De 4x2 nem chegaria na subida pq tem um rio com bastante areia fofa para atravessar.
Minha primeira vez na Serra , fiz de D-20 4x2, fui até a maria concebida, atravessei a Gurita, caminho do ceu, desci a roça feia, chegando no vale do ceu. No dia seguinte fiz serra calçada, babilônia, serra branca, vão dos candido, casca danta de baixo, SRM, atravessei o parque saindo em sacramento, depois voltei para Sampa por Franca.Foi doideira, minha confiança é que estava com uma moto de trilha na caçamba.

bcantunes
09/05/2007, 12:17
Minha viagem foi um "pouquinho" mais longa e demorou umas 3 semanas...
Saí do Rio e fui para São Pedro dos Ferros (MG) para uma fazenda da família da minha mulher. Depois fui para a Serra do Cipó, com escala em BH. Em BH recebi a notícia que minha avó tinha sido internada, aí voltei pro Rio. Fiquei uns 3 dias por aqui e depois fui para Ibitipoca. Depois de Ibitipoca fui direto para a Serra da Canastra. Estrada pauleira... mais buracos que qualquer trilha. De SR de Minas fui para Delfinópolis fui para Poços de Caldas e de lá para Viscode de Mauá... depois cheguei em casa, que as férias acabaram!!!!

Pronto... 5.000 km rodados! E eu tinha acabado de comprar o Vitara... Em cada parada, passei de 3 a 5 dias para conhecer a região e as atrações.

joão k. chikui
13/05/2007, 19:58
Marcelo
E aí , como foi a viagem? Fotos??

Marcelo_Taz
16/05/2007, 14:05
Simplesmente Maravilhosa a Canastra. :dance:

Saímos do RJ às 8 da manhã e chegamos às 17 horas em SJ Barreiro, o pior trecho da estrada foi quando saimos da Dutra até Caxambú - serrinha linda mais com o meu filho e minha cunhada no banco de trás - tive que ir bem devagar para não estragar a viagem :mrgreen: .

Fizemos a parte baixa da Casca Danta no primeiro dia, no segundo fizemos a parte alta, não tem preço ver a expressão do meu filho quando Tamanduás, Emas, Siriemas cruzavam na nossa frente, ir fora de temporada tem lá as suas vantagens.

No terceiro dia fomos fazer boia cross, tiroleza e meu filho completou todo arvorismo infantil lá no Babilônia Canastra.

Subimos o Rolador até perto da Babilônia e voltando pela parte baixa da Casca Danta no quarto dia, que vista espetacular da Canastra se tem de lá do alto, somente 4x4 está subindo, tem muitas pedras soltas, facões na subida do rolador e na descida para a Casca Danta.

No último dia fomos para a Cachoeira da Chinela, muito linda, e depois voltamos numa estradinha bem debaixo do paredão da Canastra.

É certo voltarmos em setembro, tem muitos lugares para conhecer na Canastra, e com certeza não conseguiremos conhecer em poucas viagens, como meu garoto é pequeno - apesar de já se sentir um Zequinha - os trechos são longos de um ponto ao outro, mais em setembro ficaremos no mínimo uns 10 dias e mudando de pousadas em torno do parque.

Bem, por enquanto é isso, estou arrumando a casa e até amanhã coloco as fotos da nossa 1ª aventura na Canastra.

Abraços

joão k. chikui
16/05/2007, 14:51
Marcelo, ficamos muito contentes que tenha aproveitado. Tomara que em setembro qdo vc voltar já tenha reiniciado as chuvas, pois Jun/Jul/Ago é temporada de seca lá , e a paisagem fica um pouco ressentida, o verde diminui .
Pena que desta vez foi muito em cima da hora, nem deu para te dar umas dicas legais.

bcantunes
18/05/2007, 17:17
Beleza que a galera tenha aproveitado a viagem!
A serra para Caxambu também é muito maneira. Passei pela n-ésima vez por lá na semana passada.
Quando fui, o pior trecho foi da BR-040 (eu estava em Ibitipoca) até a Fernão Dias... BR-sei-lá-o-que, que passa por S.J del Rei e Lavras. Sinistro!!!

joão k. chikui
19/05/2007, 12:56
Enquanto o marcelo não posta fotos do passeio, vou colocar algumas.

joão k. chikui
19/05/2007, 13:11
Mais algumas fotos da Canastra maio/2007

Cachoeiras do Quilombo e da Maria augusta
A ultima é na balsa em São joão Batista do Glória, mesmo em voltas de feriados não costuma ter fila. até pq ,se tiver , tem caminho bom , cruzando o rio na MG-053 em furnas. Gasta no máx 20 min.

bcantunes
19/05/2007, 19:35
Beleza de fotos!
Vou colocar umas minhas... e a gente faz uma exposição!

Walter Carlos Brossel
21/05/2007, 13:30
Beleza de fotos!
Vou colocar umas minhas... e a gente faz uma exposição!

Algumas fotos da última vez que estive lá:

http://feriasnacanastra.googlepages.com/

Umbraçoproçeistudo!

bcantunes
21/05/2007, 16:54
Aí, é covardia!
O cara fez até homepage!!!!! ;o)

joão k. chikui
21/05/2007, 20:44
Walter, muito lindas. Onde vc achou tabaranas?

Walter Carlos Brossel
21/05/2007, 21:00
Walter, muito lindas. Onde vc achou tabaranas?


Bão João?
Realmente o lugar é lindo.
Essas tabaranas estavam na parte baixa do Rio São Francisco, dentro da fazenda de um amigo.
Pequeninas mas valentes (não passavam de 1/2 kg)...fiz a festa com a vara #4...
Umbraçoproçê.

Marcelo_Taz
23/05/2007, 21:36
Pessoal, desculpe a falha de não ter colocado nenhuma foto até agora, + de 700 fotos e não deu tempo para selecionar, mais como estamos de férias, partimos amanhã pela manhã para RJ/Mauá/Aiuruoca/Carrancas/Tiradentes/RJ, durante 12 dias aproveitaremos mais um pouco da breve vida que temos.

Para não ficar devendo, vai uma prévia das minhas fotos da Canastra.

Abraços.

Marcelo_Taz
23/05/2007, 21:38
Mais umas.

Marcelo_Taz
23/05/2007, 22:09
Mais algumas...

Marcelo_Taz
23/05/2007, 22:16
Mais algumas e depois coloco mais.

Joao Baeta
23/05/2007, 22:23
:arrow:Marcelo,
Exelente as fotos!!!!!!!
Agora deu a maior vontade de ir!!!!!!!!!!!!!
Mas não sei qnd!
Abssssssssssssss

Marcelo_Taz
23/05/2007, 22:30
João, com certeza em setembro eu volto para ficar no mínimo 10 dias.

Vamos nessa.

Abraços.

Joao Baeta
23/05/2007, 22:36
João, com certeza em setembro eu volto para ficar no mínimo 10 dias.

Vamos nessa.

Abraços.

:arrow: Até eu vou!:concordo:
Mas não sabe qual é o dia?
Fazer um "mini-exerdição"
Qts km total da viagem?
:concordo:

Marcelo_Taz
23/05/2007, 22:47
Em setembro estaremos livres para ir, nessa viagem ficamos 5 dias inteiros em SJ do Barreiro, andamos bem, mais para conhecer um pouco melhor o ideal é ficarmos uns 3 dias em cada pousada, contornando a serra para curtir melhor o que a região tem para oferecer.

Não temos dia certo para ir, mais é mais do que certo que iremos.

Fizemos o caminho pela Dutra, entramos para Itamonte até Caxambú - serra - de lá pegamos para Cambuquira - ótima estrada, ganhamos tempo - até cruzar por Tres Corações e pegar a Fernão Dias.

Seguimos por 90 km nessa estrada até Perdões, seguimos por uma boa estrada até Formiga, depois Piumhi, mais 70 km até SJ do Barreiro.

Total 658 km, saindo as 8:30 e chegando as 17 horas, com meu filho de 4 anos, em cada parada sem tempo para voltar a estrada, mais fomos bem.

Vamos nessa que tem muito Tamanduá na beira da estrada pronto para uma foto.

Abraços

fsoaresi
05/08/2007, 14:31
Já fez o percurso "RJ/Mauá/Aiuruoca/Carrancas/Tiradentes/RJ" ?
Estou pensando em ir até São Lourenço (saindo do Rio), de lá pretendo visitar Aiuruoca. Se tivesse pousada melhor mais perto Aiuruoca, talvez ficasse lá. Tem dicas?

Girti
06/08/2007, 00:01
Já fez o percurso "RJ/Mauá/Aiuruoca/Carrancas/Tiradentes/RJ" ?
Estou pensando em ir até São Lourenço (saindo do Rio), de lá pretendo visitar Aiuruoca. Se tivesse pousada melhor mais perto Aiuruoca, talvez ficasse lá. Tem dicas?

Se pretende visitar Aiuruoca, não precisa se hospedar em S. Lourenço, há boas opções de hospedagem em Aiuruoca, desde que não se queira muito luxo. Há também hospedagem no Vale do Matutu, bela região próxima a Aiuruoca. Veja na Internet, você verá que há diversas pousadas na região.

Como você pretende percorrer o trecho V de M/Aiuruoca? Uma sugestão: V de M/Mirantão/Santo Antonio/Alagoa/Aiuruoca. Caso tenha tempo, pode optar por um roteiro alternativo, indo de Santo Antonio até a Fragária, onde há uma pousada muito legal. De lá, pode voltar ao roteiro que descrevi acima.

De Aiuruoca a Carrancas, pode-se ir por Cruzília, a estrada é bonita. Carrancas tem poucas opções de hospedagem, está crescendo aos poucos para o turismo.

[ ]s

fsoaresi
13/09/2007, 02:45
Não etendi o percurso que descreveu.
Estou saindo do Rio, pensei em ir até Itatiaia e subir para São Lorenço/Caxambu e Aiuruoca. Cheguei a cogitar por Lima Duarte, mas, disseram que a estrada é muito ruim, poderia subir na altura de Porto Real ou Resende, mas, também não tenho certeza se vale a pena, já o caminho que descrevi, pelo que vi, é de estrada melhor (mas, é palpite), e deve ser bonita.
Pelo mapa o caminho mais curto é subindo por Porto Real, passando por Quatis, indo até Liberdade (RJ-161) e pegando a BR-267 (Lima Duarte/ Aiuruoca).
Acho que tô mais perdido que gente honesta no Senado.



Se pretende visitar Aiuruoca, não precisa se hospedar em S. Lourenço, há boas opções de hospedagem em Aiuruoca, desde que não se queira muito luxo. Há também hospedagem no Vale do Matutu, bela região próxima a Aiuruoca. Veja na Internet, você verá que há diversas pousadas na região.

Como você pretende percorrer o trecho V de M/Aiuruoca? Uma sugestão: V de M/Mirantão/Santo Antonio/Alagoa/Aiuruoca. Caso tenha tempo, pode optar por um roteiro alternativo, indo de Santo Antonio até a Fragária, onde há uma pousada muito legal. De lá, pode voltar ao roteiro que descrevi acima.

De Aiuruoca a Carrancas, pode-se ir por Cruzília, a estrada é bonita. Carrancas tem poucas opções de hospedagem, está crescendo aos poucos para o turismo.

[ ]s