Conectar

Ver Versão Completa : Dúvida->Combusível e óleo do motor

giipinna
27/04/2007, 20:08
PessoALL,
Estou aprendendo...Nunca tive carro a Diesel.
Tenho 2 dúvidas:
1) Me alertaram que devo usar DISEL FILTRADO E ADITIVADO, pois Diesel comum pode ter impurezas que destroem a injeção. Isto é lenda?
O que recomendam? Há problema como na gasolina? Batizada?
2) Qual tipo de óleo p. motor? Qual viscosidade?
Alguma recomendação?
Desde já agradeço a ajuda,:-D

srgrande
29/04/2007, 22:22
Respostas:
1) Tão importante quanto usar diesel aditivado e filtrado é escolher um posto de confiança e que venda um grande volume de diesel, pois quando fica muito tempo no reservatório do posto o diesel acumula água, que é a grande inimiga dos motores diesel.
2)Usa o óleo de motor indicado no manual ou outro de categoria superior. Cuidado com a "empurroterapia" dos frentistas.

Rosin2000
30/04/2007, 13:43
Giipinna,

Diesel - sempre filtrado ! Mas acho que isso é padrão em quase todos os postos nacionais. Evita que eventual sujeira dos reservatórios do posto vão parar no seu tanque.

Diesel Comum - é comum (rs) "não fede nem cheira" !

Diesel Aditivado - ai vai do seu gosto. Usar sempre o comum não é ruim, porém o aditivado possui produtos quimicos especiais que mantêm o motor limpo, evitando a formação e acumulo de carbonização (comum em diesel), desta forma prolongando a vida útil do mesmo e suas peças, refletindo ao longo do tempo em baixo custo de manutenção ! Por trabalhar mais limpo, consome menos, gera mais potência, queima melhor o combustível reduzindo a emissão de poluentes e fumaça preta, prolonga a durabilidade do óleo tb !

Óleo - seguir rigorosamente o calendário de trocas. No caso do Troller T4 com motor 2.8 (motor 3.0 eletrônico confirir no manual), a cada 10000 km substituir todo o óleo, trocar todos os filtros (óleo, combustível e ar). O óleo deve ser no mínimo o recomendado no manual, nunca misturar marcas ou tipo. Verificar o nível a cada 1000 km e completar se necessário. Motor diesel consome mais óleo, é normal depois de uns 5000km ter que completar mais 1 litro ! Não é obrigatório o óleo sintético, um bom óleo mineral dentro da especificação do manual é mais do que suficiente !

Observações:
- Diesel ruim (sujeira ou água) causa problemas na bomba injetora pois ela é lubrificada pelo próprio combustível, a quebra sai caro, uma retífica fica por uns R$ 2500 e uma nova por mais de R$ 3000, portanto cuidado com o combustível.
- Siga o conselho do nosso colega, abasteça de preferência sempre no mesmo posto de confiança e prefira aqueles em que o diesel "roda" mais, ou seja, onde existe bastante abastecimento pois o combustível não fica parado no reservatório do posto acumulando umidade e sujeira.
- A turbina do motor diesel não possui rolamentos internos, "flutua" em um anel de óleo injetado pelo motor e gira a umas 150.000 rpm, portanto se o óleo estragar ou faltar a turbina vai pro saco e tem que retificar, tb não é barato ! rs
- Antes de desligar o motor deixe sempre funcionando em marcha lenta por uns 30 segundos para que a turbina estabilize numa rotação menor, minimizando a possibilidade de danificar por falta de lubrificação pois ao desligar o motor o óleo cessa ai pode acontecer o descrito no item anterior.

giipinna
06/05/2007, 22:21
Rapazes,
Obrigada pelas dicas.
Ficarei atenta a estes detalhes.
Abração
Gisele

Nelmont França
06/09/2011, 13:38
Srs,

Aproveitando esse mesmo tópico pra não abrir outro com assunto parecido, gostaria de tirar uma dúvida quanto ao nível do óleo do motor 3.0.
A umas três trocas venho observando o seguinte: Na penúltima troca, coloquei a quantidade de óleo informada no manual, que é de 8,8L com a substituição do filtro. Porém o nível ficou alto na vareta.
Na última, (também trocando o filtro) só coloquei 8L e o nível na vareta ficou correto...
Daí surgiu a dúvida. Qual é a quantidade correta de óleo que leva o motor 3.0 com a troca do filtro?
OBS: Por morar em uma região com grande quantidade de poeira, sempre troco o óleo e filtro a cada 3.000 Km.

homerohermida
06/09/2011, 15:23
Vai entender... o meu manual manda colocar 9L!!!

felipecota
06/09/2011, 16:41
Acho melhor seguir o manual... rss o óleo tem que ser medido com o carro desligado, em superfície plana, com o motor quente alguns minutos após desligá-lo... li isso em algum lugar. Tem que tirar a vareta, ou pelo menos deixar ela solta e tem que tirar a tampa do motor, pois o vácuo pode atrapalhar na medição. No meu, sempre que tiro a vareta ela vem seca... depois de alguns minutos começa a vir suja. Isso pode te confundir e vc colocar mais óleo que o certo. No meu 2004 2.8 são 7 litros sem trocar filtro, 8 litros com troca de filtro. Como troco tudo à cada 10 mil troco sempre óleo e filtros juntos. O nível certo é qualquer marcação entre o mínimo e o máximo. No meu nunca precisei completar...

Uso o ipiranga, recomendado no manual... aquele ultimo sintético 4x4 é um absurdo!! Sem falar que só acho embalagem de 1 litro... estou usando o CG4, comprei 20L por 150 conto.

Felipe Glod
07/09/2011, 23:48
Srs,

Aproveitando esse mesmo tópico pra não abrir outro com assunto parecido, gostaria de tirar uma dúvida quanto ao nível do óleo do motor 3.0.
A umas três trocas venho observando o seguinte: Na penúltima troca, coloquei a quantidade de óleo informada no manual, que é de 8,8L com a substituição do filtro. Porém o nível ficou alto na vareta.
Na última, (também trocando o filtro) só coloquei 8L e o nível na vareta ficou correto...
Daí surgiu a dúvida. Qual é a quantidade correta de óleo que leva o motor 3.0 com a troca do filtro?
OBS: Por morar em uma região com grande quantidade de poeira, sempre troco o óleo e filtro a cada 3.000 Km.

Percebi a mesma coisa tenho um 2.8 e um 3.0 e sempre troco oleo e filtro juntos, no 2.8 se colocar os 8 litros do manual fica acima da vareta e no 3.0 se colocar os 9 tb fica acima, agora coloco um litro a menos que manda o manual e vou completando se baixar do maximo na vareta.