Conectar

Ver Versão Completa : Andando com Tração no asfalto ARGH!!!

wnicolino
26/04/2007, 12:57
PessoALL,
Pois é, hj o inacreditável aconteceu, fui dar uma geral no carro e qd fui apanhar não vi que o sacripanta do infeliz do lavador tinha engatado a tração. Resultado, andei da Tijuca até a Presidente Vargas em 4x4 HI (cerca de 4Km).
Qd vi gelei!! Retirei a tração e fui até o local de trabalho onde testei a tração em piso apropriado. As RL engataram e desengatarm sem qq ruido diferente, nem nelas nem na caixa de transferência.
Alguém sabe se tem como ver se houve algum comprometimento mais sério, ou o sistema é capaz de "resistir" a algumas "orelhadas" dessas???
Abçs a todos

Joao Baeta
26/04/2007, 13:03
PessoALL,
Pois é, hj o inacreditável aconteceu, fui dar uma geral no carro e qd fui apanhar não vi que o sacripanta do infeliz do lavador tinha engatado a tração. Resultado, andei da Tijuca até a Presidente Vargas em 4x4 HI (cerca de 4Km).
Qd vi gelei!! Retirei a tração e fui até o local de trabalho onde testei a tração em piso apropriado. As RL engataram e desengatarm sem qq ruido diferente, nem nelas nem na caixa de transferência.
Alguém sabe se tem como ver se houve algum comprometimento mais sério, ou o sistema é capaz de "resistir" a algumas "orelhadas" dessas???
Abçs a todos
:arrow:O cara que lavou engatou o 4x4H com o RL LOCK?
Se for sem ruído...Pode ser o cara engatou o 4x4 sem bloquear as rodas dianteiras... Não há problema nenhum... :concordo:
Se for ruído na tração...É que as rodas dianteiras estão bloqueadas..É normal!
Abssssssssssssss

joão k. chikui
26/04/2007, 13:15
Nicolino
Possivelmente as RL estavam desligadas, aí , não afeta nada. Se fosse 4x4 low, e vc desse uma arrancada muito nervosa, poderia forçar o diferencial traseiro, mas , sem estar puxando outro, nada aconteceria.

arlei_vitara
26/04/2007, 13:23
Ô pessoal..............vamos se ligar nas dicas aí !!!!!!!! Cada pitaco sem fundamento !
Os Vitara têm RL AUTOMÁTICA, ou seja, não tem esta de "RL LOCK" e coisa e tal. Engatou a 4x4, arrancou a RL acopla e o jipe tá tracionado.
Agora voltando à pergunta do colega.....e sem chutes, please ! O sistema de tração (caixa de transferência, RL etc..) não é tão fraco assim não, tranquilo que aguenta uma "orelhada" destas sem sequelas, ainda mais se vc. andou na manha, sem forçar e sem fazer curvas em velocidade.

[ ]s sem chute,

ericteles54
26/04/2007, 13:27
Aproveitando o tópico...

Em caso de chuva forte onde o asfalto esta bem molhado e com várias poças daquelas que da aquaplanagem, é aconselhavel rodar em 4x4 HI??? Ou assim também força o conjunto?

E também por exemplo eu venho em uma estrada de terra/lama e tem um treço pequeno de asfalto 1 ou 2km e depois volta pra terra.. Eu posso desengatar a alavanca 4x4 e sem dar ré para desengatar as rodas livres rodar no asfalto e quando voltar para a terra só engatar o 4x4 novamente? Lembrando que as rodas livres são automaticas... E também no momento de engatar e desengatar o 4x4Hi parar o carro.

ricardo sabóia
26/04/2007, 13:28
Só pra lembrar Baeta, o vitara tem RL`s automáticas,então é só puxar a alavanca que ela engata,diferente do samurai que tem que estar em LOCK pra engatar.Como você andou pouco,não deu pra estragar.Andando em linha reta com o 4X4,até que não tem galho o problema é fazer curvas, já que o tipo de tração dos suzukis (4X4 part-time / 50% do torque pra cada eixo), não foi projetado pra rodar em pisos com muita aderência,já que no eixo dianteiro não tem "arrasto" pra compensar isso.Bom mesmo,é olhar direitinho o carro depois dele ter passado por outra pessoa e os caras de lava-jato são FODA pra mexer.Até lá em casa,minha filha de sete anos já sabe como usar a tração do jimny,mas tem muito nego barbudo que não sabe pra que serve a alavanquinha pequena,talvez ache que seja pra sentar em cima dela !!!!!

Abs, Ricardo.

joão k. chikui
26/04/2007, 13:46
Ô pessoal..............vamos se ligar nas dicas aí !!!!!!!! Cada pitaco sem fundamento !
Os Vitara têm RL AUTOMÁTICA, ou seja, não tem esta de "RL LOCK" e coisa e tal. Engatou a 4x4, arrancou a RL acopla e o jipe tá tracionado.
Agora voltando à pergunta do colega.....e sem chutes, please ! O sistema de tração (caixa de transferência, RL etc..) não é tão fraco assim não, tranquilo que aguenta uma "orelhada" destas sem sequelas, ainda mais se vc. andou na manha, sem forçar e sem fazer curvas em velocidade.

[ ]s sem chute,

Arlei, desculpe o palpite errado, mas , dei uma olhada rápida na assinatura do rapaz, juro que li "Samurai do mar... ". Então estava falando de um valente Samuka.

arlei_vitara
26/04/2007, 14:08
Aproveitando o tópico...

Em caso de chuva forte onde o asfalto esta bem molhado e com várias poças daquelas que da aquaplanagem, é aconselhavel rodar em 4x4 HI??? Ou assim também força o conjunto?

Não.............não usa 4x4 em asfalto, mesmo molhado........só vai te detonar a t-case.......ah, na minha opinião, não vale também usar a 4x4 em estrada de terra BATIDA, SECA.........4x4 é prá lama, areia, terreno de baixa aderência, ok !

E também por exemplo eu venho em uma estrada de terra/lama e tem um treço pequeno de asfalto 1 ou 2km e depois volta pra terra.. Eu posso desengatar a alavanca 4x4 e sem dar ré para desengatar as rodas livres rodar no asfalto e quando voltar para a terra só engatar o 4x4 novamente? Lembrando que as rodas livres são automaticas... E também no momento de engatar e desengatar o 4x4Hi parar o carro.

Lembrando que vc. está num VITARA com RL AUTO, ok !
Se vc. está numa estrada de terra / lama, 4x4HI, e então entra num trecho de boa aderência, pode desligar a 4x4HI na boa, andando mesmo. Não precisa andar de ré prá desengatar as RL. Ao contrário, continuando a andar em frente após ter desengatado a 4x4HI, as RL continuam engatadas e vc. pode novamente mudar de 4x2 para 4x4HI andando.
Quando terminar tua aventura, e vc. não precisar mai da 4x4, aí sim vc. dá a ré (ops....) e desengata as RL.
Pode testar isto que te falei andando bem devagar, em linha reta, no asfalto mesmo. Pára, engata a 4x4HI, anda um pouco aí passa prá 4x2 andando, segue andando engata 4x4HI novamente.........

[ ]s

mdaminello
26/04/2007, 14:30
Arlei,
mesmo sendo AUTO ?!?
sempre que engato a tração, paro o carro coloco em N ai sim engato a tração, se fizer andando, em baixa velocidade e em linha reta arranha tudo...

Walter Carlos Brossel
26/04/2007, 14:44
Aproveitando o tópico...

NÃO. VAI QUEBRAR.

SIM. NO PROBLEM.

Explicando:

As rodas livres podem ser de acionamento manual ou automático nos Vitaras (no meu é manual).
No seu caso (acionamento automático), quando vc liga a tração, as rodas livres engatam e vc passa a tracionar não só o eixo traseiro (4x2) mas também o eixo dianteiro (4x4).
Quando vc desliga a tração e não dá a ré (ops!) vc está apenas desligando a tração mas não desacoplou as rodas livres. Na prática o que acontece: Vc vai voltar a rodar em 4x2, mas o sistema vai estar girando o eixo dianteiro com se estivesse tracionado. Isso vai apenas aumentar o consumo do carro e não vai te ajudar em nada.
Então vc pode andar tranquilamente com o carro no asfalto (em pequenos trechos) e depois engatar a tração novamante, SEMPRE parado. Ela pode até engatar numa boa (como disse o Arlei aí em cima) se vc estiver em baixa velocidade, e com as rodas alinhadas, mas não compensa o risco. Sugiro parar e engatar de novo ok?
Nesse trecho de asfalto vc deverá ouvir um ronco vindo do diferencial dianteiro, mas não se preocupe.Em pequenos trechos não tem problema.
Tenho um amigo que veio de Ouro Preto a BH com ela ligada e não teve nada...cahaça é phodda. ehehehehehe...mas não é recomendável.
A tração, e muito menos a low (reduzida), nunca devem ser ligadas em terrenos de alta aderência (asfalto), mesmo molhado. Vc pode arrebentar um semi eixo, homocinética ou mesmo sua t case.

No caso de estradas de terra, vc pode usar a tração sem medo a pois vc terá muito mais controle do carro em função das "costeletas",e a distância entre eixos dos Vitaras é muito curta, e ele sai de "bunda" mesmo. Eu sempre usei a tração em estradas de terra e não tem problema algum. Aliás, meu carro é 1995, e outro dia tive que abrir a TCase para trocar as engrenagens (coloquei a Rock crawler calmini) e as originais estão incrivelmente novas...impressionante.
Japonês é foda.
Vai na boa.
Espero ter ajudado.

Umbraçoproçeistudo!

arlei_vitara
26/04/2007, 14:47
Marcelo,

Mesmo sendo câmbio AUTO, sim senhor..........rsrsrsr..........o meu é Auto !
Mas veja bem, repare que estou falando em engatar/desengatar a tração DEPOIS QUE AS RL ESTÃO ACOPLADAS, ou seja depois que vc. já andou em 4x4.
Quando engata a 4x4HI pela primeira vez, o procedimento é para o jipe, põe o câmbio em ponto morto ou N, engata 4x4 e arranca. Aí as RL acoplam e daí em diante, desde que vc. não ande no sentido contrário (ré), pode ficar trocando de 4x2 para 4x4HI andando sem problemas (no meu, faço isto inclusive sem aliviar o acelerador).
Este é o tipo de coisa meio complicada de explicar, mas na prática é facil de fazer e entender..........

[ ]s,

Walter Carlos Brossel
26/04/2007, 14:54
Arlei,
mesmo sendo AUTO ?!?
sempre que engato a tração, paro o carro coloco em N ai sim engato a tração, se fizer andando, em baixa velocidade e em linha reta arranha tudo.

Sempre com o carro PARADO. Se fizer com ele andando pode fud@#$ as engrenagens!!!!!!!!!!!!!!!
Como disse o Arlei, depois que engatou as RL tudo bem....
MAS, se vc dá uma ré (ops), anda um bocado, e depois esquece e mete (ops,ops) a tração com o carro andando...BUM!
O hábito faz o monge...
Umbraçoproçeistudo.

EmersonDias
26/04/2007, 15:09
Eu prefiro fazer quaisquer dessas mudanças PARADO. Como um disse ai, não vale a pena.

Márcio Magalhães
26/04/2007, 16:10
Pessoas,

Esse local que o Wnicolino deu a orelhada é meio macabro mesmo. Não é que eu fiz algo parecido anteontem?

Saí do Humaitá e fui até a 28 de Setembro (dá uns 4-5Km?) em 4x2 mas com as RL engatadas.

Acontece que não fui eu quem estacionou o carro na ladeira... e como isso foi feito com 4x4, quando eu peguei e desci a ladeira de paralelepípedo não dei a ré para desacoplar. Andei entre 70 e 100Km/h... quando finalmente diminuí a velocidade, percebi um roncar diferente e o carro meio preso. Pqp: batata! Dei a rézinha (que coisa horrível! rs...) e click.

E aí, o que rola?

[]´s,

Walter Carlos Brossel
26/04/2007, 16:20
Pessoas,

Esse local que o Wnicolino deu a orelhada é meio macabro mesmo. Não é que eu fiz algo parecido anteontem?

Saí do Humaitá e fui até a 28 de Setembro (dá uns 4-5Km?) em 4x2 mas com as RL engatadas.

Acontece que não fui eu quem estacionou o carro na ladeira... e como isso foi feito com 4x4, quando eu peguei e desci a ladeira de paralelepípedo não dei a ré para desacoplar. Andei entre 70 e 100Km/h... quando finalmente diminuí a velocidade, percebi um roncar diferente e o carro meio preso. Pqp: batata! Dei a rézinha (que coisa horrível! rs...) e click.

E aí, o que rola?

[]´s,

Nada. Vc só empurrou o diferencial dianteiro e gastou mais gasolina.
Don´t worry, be happy.

chrisb
26/04/2007, 16:42
rsrs
por se tratar de um carro AUTO, será que eles confundiram a "marchinha" do 4x4 com a marcha?

eu não engato 4x4 no astalto de jeito nenhum :discordo: (só se for andar com as RL ativadas mas em 4x2) pode tá caindo a chuva que for, não engato 4x4 n...
sou mais ir devagar e com cautela....

mas mesmo assim, acho que os diferenciais/tcase, etc, é projetado pra suportar umas "braçadas" dessas...

mas acho q isso é muito comum galera, quem nunca andou alguns (poucos) Km com o 4x4 engatado sem querer?

Joao Baeta
26/04/2007, 17:43
:arrow:Engraçado uma coisa:
Qnd eu engatava o 4x4 do Jimny....Eu escutava o "Click" quer dizer que estava bloqueadas as rodas dianteira...E não tinha N (2H-4H-press 4L) no sentido de cima para baixo. Já o GV não tem esse click... Mas sinto o carro "preso" ocorre contrário (2H-4H-N-4L)...
Hj de manhã eu fui na Pedra Bonita com a minha tia... Aquela subida tão igreme...4x2 não sobe...E coloquei 4x4L e fui... de 1° marcha...A 2° não vai....Como diesel no ar! E cheguei tranquilo lá...Poi o carro tem 1.995kg!
Qnd eu estaciono na rua sempre coloco no N... Ngm sabe mexer aquilo!
:lol: :lol:

ericteles54
26/04/2007, 17:51
Pessoal Obrigado pelas dicas...

Acho que foi desse jeito andando em asfalto molhado que estraguei minha RL automatica... De vez em quando eu andanva... Mais se DEUS quiser mes que vem vou ter dinheiro vou visitar uns parentes em BH e compro as RL que o Walter ta vendendo!!!! Ainda mais se ele fizer uns descontinho!!!

Valeu Galera!

wnicolino
26/04/2007, 17:55
Obrigado pela mobilização. O carro é RL automática e cambio manual e por isto a minha preocupação. Tudo indica que nada aconteceu, não há ruido anormal, e tá engatando e desengatando as RL, quer dizer, o torque está sendo transferido via cx de transf para a frente do carro.
O que gostaria de saber é se tem jeito de "perceber" se houve algum comprometimento sem abrir o Tcase. Mas concordo, o carro é robusto e deve ter resistido, é que escutei uns trec trec logo que fiz uma curva ainda na saida do posto, mas não sabia que tava tracionado. Mas o ruido não foi da cx de transf. e pode ter sido até externo ao carro, ou seja pode não ter nada a ver, pois se tivesse eu ia escutar o "crec crec" bem alto dentro do carro.
Tudo indica que está ok.
Mas serviu para aprender, nunca mais recebo o carro de algum manobrista sem verificar!!!
O nome TOGO - escolhi pq o cara é do mar, e era chamado o Samurai do mar por ser um marinheiro/guerreiro genial. Depois vi que confunde com o SAMUKA. Sorry, mas agora é tarde!! O carro já foi batizado.
Obrigado a todos.

Morcego
26/04/2007, 18:30
:arrow:...
Hj de manhã eu fui na Pedra Bonita com a minha tia... Aquela subida tão igreme...4x2 não sobe...E coloquei 4x4L e fui... de 1° marcha...A 2° não vai....
:lol: :lol:

Joao,
Só de curiosidade !!:mrgreen: Não conheço a subida da Pedra Bonita nem sua tia, mas quantos quilos ela pesa ?? :roll: :roll: 4x4 Low e de primeira ??? :shock: :shock:

Brincadeira, só prá descontrair....não me responda com malcriação !!!! :-D :-D

Abrs

laserman
26/04/2007, 18:51
Obrigado pela mobilização. O carro é RL automática e cambio manual e por isto a minha preocupação. Tudo indica que nada aconteceu, não há ruido anormal, e tá engatando e desengatando as RL, quer dizer, o torque está sendo transferido via cx de transf para a frente do carro.
O que gostaria de saber é se tem jeito de "perceber" se houve algum comprometimento sem abrir o Tcase. Mas concordo, o carro é robusto e deve ter resistido, é que escutei uns trec trec logo que fiz uma curva ainda na saida do posto, mas não sabia que tava tracionado. Mas o ruido não foi da cx de transf. e pode ter sido até externo ao carro, ou seja pode não ter nada a ver, pois se tivesse eu ia escutar o "crec crec" bem alto dentro do carro.
Tudo indica que está ok.
Mas serviu para aprender, nunca mais recebo o carro de algum manobrista sem verificar!!!
O nome TOGO - escolhi pq o cara é do mar, e era chamado o Samurai do mar por ser um marinheiro/guerreiro genial. Depois vi que confunde com o SAMUKA. Sorry, mas agora é tarde!! O carro já foi batizado.
Obrigado a todos.

Fala wnicolino,
Blz ?
Como foi a volta da Bocaina no domingo ? E a perda da tração o que era ?

Boa lama,
Sergio (Jipe 16/17 rs)

wnicolino
26/04/2007, 19:09
Fala Sérgio.

A volta foi legal. No domingo tivemos um passeio que exigiu mais das viaturas, com travessia de riacho e algumas erosões esquisitas.
Pra mim foi difícil pois estava só 4x2. Mas nada que um embalo não resolvesse. Mas fiquei preocupado se teria que pedir reboque!!
A tração foi mole. O cara que montou os calços inverteu as engrenagens internas da RL. Levei de volota e foi consertado 100%.
O carro agora tá DEZ!!!!!!
Agora estou a fim de colocar os alargadores de roda da Garra 4x4 para o carro ficar mais assentado!!
E vc, como foi o feriado por lá??? 4x4 ou 4x2 o tempo todo??

Abçs

laserman
26/04/2007, 19:17
Fala Sérgio.

A volta foi legal. No domingo tivemos um passeio que exigiu mais das viaturas, com travessia de riacho e algumas erosões esquisitas.
Pra mim foi difícil pois estava só 4x2. Mas nada que um embalo não resolvesse. Mas fiquei preocupado se teria que pedir reboque!!
A tração foi mole. O cara que montou os calços inverteu as engrenagens internas da RL. Levei de volota e foi consertado 100%.
O carro agora tá DEZ!!!!!!
Agora estou a fim de colocar os alargadores de roda da Garra 4x4 para o carro ficar mais assentado!!
E vc, como foi o feriado por lá??? 4x4 ou 4x2 o tempo todo??

Abçs

Que bom que já resolveu RL !
Acabei ficando na pousada campos da Bocaina, uma "cabana" com lareira e sauna num platô com bela vista do acesso ao PNB !
No domingo caminhamos 2h até pedra alta ou pico da bacia (2.095m), onde tem-se visual de São José. E na segunda trilhei até a cachoeira do Pilão depois da fazenda Pinheirinho, caminho para Cunha.
Td de 4x4 para não arriscar, pois era o único jipe !

Foi show