PDA

Ver Versão Completa : Problemas com suspenção!!!!Peço ajuda aos mestres!!!!!



ADRIO DIAS
25/04/2007, 22:30
Bah pessoal to com um baita problema na suspençao da minha Rural e isso ta me deixando muito desanimado!!!!
Ate ja tinha aberto um outro topico no forum das Rurais mais vi o jeep do Leopoldo e pensei em fazer algo parecido.Mas antes de entrar nessa pensei que seria bom pedir a opiniao do pessoal mais experiente.
O problema todo é que adiquiri uma Rural 66 e ela é a versao luxo (aquela com a suspençao do aero willys) e o antigo dono havia retirado e colocado feixes de mola.
Só que o chassis nao apresenta aquela curvatura do outro modelo da Rural ( o chassis da versao luxo é reto na parte dianteira).Em vista disso qualquer curva em uma velocidade um pouco mais acentuada o eixo dianteiro bate no chassis sem falar nos buracos que dependendo do tamanho causam o mesmo problema.
Já tentei arquear as molas o que ate resolveu um pouco durante um certo tempo mais elas acabaram voltando para o lugar.Tentei entao utilizar uma especie de kit fess ,so que este piorou a situaçao pq a suspençao ficou super dura e em vista da pouca distancia entre o eixo e o chassis (aprox. 20 cm) os elos da mola ficaram muito proximos um do outro o que tornou as batidas mais frequetes!
Pensei em desta vez utilizar aqueles foles de ar(tipo o da suspençao do jeep do leopoldo).Derrepente arqueando as molas novamente e utilizando um jumelo maior consigo aumentar essa distancia de 20 cm.Tambem pensei ao inves de utilizar aquelas barras. diminuir o numero de laminas do feixe(para a suspençao ficar um pouco mais macia) e para o eixo nao girar lateralmente e nem sobre si mesmo.
O que voces acham?:-D

joão k. chikui
25/04/2007, 22:50
Adrio, qq moleiro adapta molas de Band e coloca batente. Fica simples , barato e ótimo.
Não tente copiar o mestre Leopoldo , pois ele é Phd . Um ser normal ao copiar , faria uma enorme B$4t@.

ADRIO DIAS
25/04/2007, 23:05
Mas sera que as molas de band vao aumentar suficientemente essa distancia de 20cm a ponto de nao bater o eixo no chassis?

Elmer_Jeep
26/04/2007, 00:24
Adrio, vc já pensou em montar os feixes na parte superior do eixo ?

Nunca vi esse modelo de chassi, então te aconselho a verificar as medidas antes de partir pra modificação e não deixar a frente mais alta q a trazeira.

Tem fotos da suspensão dianteira ?

[]'s

ADRIO DIAS
26/04/2007, 01:03
Adrio, vc já pensou em montar os feixes na parte superior do eixo ?


[]'s

Elmer voce diz tipo spoa?Se for isso ja pensei sim mas como é o meu unico carro e me disseram que isso me causaria uma baita instabilidade e como eu utilizo ela somente no asfalto e em algumas estradas de chao batido nao gostaria de perder instabilidade.
Nao tenho fotos ainda(vou ver se consigo uma maquina digital amanha e posto alguma coisa)Por hora fiz um desenho de como é o chassis e a suspençao.No desenho o retangulo azul representa o fole de ar que eu inicialmente havia pensado em utilizar(so nao sei se eu encontraria um nessa medida).
Mas desde já agradeço o seu interesse em me ajudar!!!
Valeu!!!:grin:

Elmer_Jeep
26/04/2007, 09:36
Bom dia, exatamente, o famoso spoa.

Cara, se isso fosse verdade ninguém faria nos CJ5, garanto à vc que com um jogo de feixes novos e amortecedores pressurizados vc não perde estabilidade. E dependendo do uso da viatura (mais on road) vc pode instalar uma barra estabilizadora.

Sobre seu desenho, tem um detalhe importante, vc tem a medida da bolsa comprimida X estendida ?

O Daniel Webber fez alguns trabalhos desse tipo com feixes de mola e bolsas de ar, seria bom vc trocar umas idéias com ele.

CJ5
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8457

F75 com feixes e espirais:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24502

[]'s

rafaelsouza
26/04/2007, 09:53
Hei Adrio, Elmer & Cia, um cliente nosso estava com este problema mas na verdade ele foi egnganado na venda pois o cara maquiou para que ele pensasse que éra 4x4 original e além de não ser 4x4 ainda o chassis éra da de mola espiral, não teve jeito ele acabou trocando o chassis porque a altura nunca da certo, oque os caras tinham feito é colocar um jumelão na frente que ainda não foi suficiente e atraz colocaram um "super" jumelo para compensar a altura da frente e ainda assim ele ficou empinada, não sei se o spoa resolveria pois deixamos os feixes praticamente retos e no caso do Adrio ficariam paralelos ao chassis pois este chassis não tem a curvatura para alojar o curso da suspenção portanto é reto. não é querendo desanimar mas estude todas as alternativas com cuidado pois como já foi dito suspenção não é brincadeira
[],s

Leonardo Truccolo
26/04/2007, 10:13
Tinha um amigo meu, que tinha uma assim, na real foi ele que adaptou.
Acho que tu vai ter que fazer spoa, deixar os feixes quase retos e ainda utilizar um jumelo bem pequeno, senão vai ficar bem alta.

[]´s

Leonardo Truccolo
CJ2A - CJ3B
C10 74 - 4.1 mpfi - preto fosco

otavio_gomes
26/04/2007, 11:32
Adrio,

Com o chassis como está reto, para ganhar curso de suspensão, você vai precisar afastar o eixo dianteiro do chassis. Em tese pode ser feito com enormes jumelos e enormes suportes de mola. Como defeito, você vai ter alterações grandes nos ângulos das cruzetas e piorar muito a estabilidade que já não é muito boa.

Verifique a possibilidade da troca da parte dianterira do chassis, formando uma curva onde hoje ele é reto. Talvez você encontre à venda um chassis sem documentos.

Verifique também a possibilidade de voltar a sua Rural para a versão original dela onde a suspensão dianteira era idependente. Apesar de ser uma solução antiga, quem projetou tinha boa formação na área. Considerando que você não usa a Rural em caminhos tortuosos, está é a solução menos complicada.

Não faça arqueamento de molas em nenhuma hipótese.
O arqueamento das lâminas do feixe de molas deixam essas lâminas duras, elas perdem a flexibilidade.
Tente dobrar com a mão um clips e depois voltar exatamente à sua posição original - é impossível pois a área que foi "arqueada" ficou mais dura que o restante do clips e quando voltar, ele dobrará em outra parte.


Um abraço,

Otávio

ADRIO DIAS
26/04/2007, 13:46
Bah valeu pelas dicas pessoal!!!
Dei uma olhada no jeep do Daniel que o Elmer me indicou e fiquei ate um pouco animado pois pelo que pude perceber o chassis do jeep dele nao tem tmbem uma grande curvatura na parte dianteira.Estou tentendo entrar em contato com ele(ja que sapiranga é pertinho de Porto Alegre) e dar uma olhada pessoalmente na adaptaçao dele.Mas por hora alguem saberia me dizer qual seria a distancia minima entre o eixo e o chassis para que nao aja o choque entre ambos?
E quanto a dica do Otavio de retornar a suspençao original eu ate estava pensando nisso mas nao sei por que essa suspençao é super malhada.Alguem saberia me dizer pq?
Desde ja agradeço a atençao de todos!!!!

Elmer_Jeep
26/04/2007, 15:01
Adrio, reli os tópicos que indiquei e vi que as informações sobre a suspensão a ar não estão lá, encontrei o tópico onde o Daniel mostra o serviço que foi feito.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=13082

[]'s

PIRATADOM
26/04/2007, 15:59
Esse problema pode ser resolvido com as molas dianteiras da band mais longas e tu vai gastar menos e menos tempo p&p :concordo:

ADRIO DIAS
27/04/2007, 20:54
Ai pessoal!!! depois de pesquisar,escutar dicas e arrancar os cabelos decidi partir a procura de um outro chassis.
Hoje achei um outro chassis de uma Rural 60 4x4 original de fabrica que caso tenha possibilidade de transferencia(por que os documentos estao meio enrolados) vai entrar em um rolo por algumas coisinhas que tenho aqui!!!!
Entao gostaria de agradecer o pessoal que teve interesse em me ajudar!!!!
E tambem gostaria de esclarecer mais uma duvida.A estes tempos vi um anucio aqui no forum de alguem que estava vendendo os documentos de uma Rural.Entao gostaria de saber se estes "documentos" que ele falava seria só a DUT o seria a DUT mais o chassis?