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Ver Versão Completa : radiador jogando agua fora



Guto mariotti
25/04/2007, 17:46
meu jeep está jogando agua fora do radiador quando acelera oque deve ser

Lucas Nassif
25/04/2007, 17:50
meu jeep está jogando agua fora do radiador quando acelera oque deve ser

Isso acontece quando vc acaba de enxer o radiador de água?? (nivel cheio):pensativo:

[]'ss:concordo:

leopoldo
25/04/2007, 18:50
simples excesso sendo drenado
ou
valvula da tampa do radiador danificada,
ou
assento da valvula no corpo do radiador danificado ou sujo,
ou
junta do cabeçote queimada.

Guto mariotti
25/04/2007, 23:13
simples excesso sendo drenado
ou
valvula da tampa do radiador danificada,
ou
assento da valvula no corpo do radiador danificado ou sujo,
ou
junta do cabeçote queimada.
leopoldo,boa noite bom a cor da agua do radiador ñ está legal está um pouco meio cor de ferrugem.Mas uns dias atrás ele deu esse mesmo problema aí eu troquei a tampa do radiador e ñ jogou mais agua fora.Mas aí agora ele voltou novamente...Bom se for junta do cabeçote ele iria falhar e ferver,mas isso ele ñ está fazendo o motor está redondo meu motor é o 6ccl 3mil....:concordo:

Guto mariotti
25/04/2007, 23:19
[quote=Lucas Nassif;385439]
Isso acontece quando vc acaba de enxer o radiador de água?? (nivel cheio):pensativo:

[]'ss:concordo:
Lucas boa noite bom eu ñ costumo exeder o nivel de agua pois eu acho que com o nivel normal ñ era para ele jogar um pingo fora....:pensativo:

Renato Russo
26/04/2007, 01:18
Beleza pessoal?

Dizem que quando se enche o radiador, ele vaza até chegar num nível legal e ideal de trabalho. Ele sempre baixa uns dois dedos (deitados)... se for mais que isso pode estar aquecendo muito, e podendo daí queimar a junta. O meu jeep sempre vaza se encher, daí já para. É normal....

cmte_carvalho
26/04/2007, 01:37
Olá Guto!

Passei por um problema semelhante e, após recorrer aos amigos do fórum (inclusive você poderá encontrar o tópico com uma boa procura), cheguei à conclusão de que a melhor solução seria adicionar um vaso de expansão e tornar o sistema aberto (sem acúmulo de pressão).

Antes a água sempre vazava pelas bordas da tampa, ainda que utilizasse um sistema pressurizado (tampa com mola). E, assim como você reportou, a água saía mais quando o motor atingia alta rotação.

Quanto à cor da água, sugiro que você vá até uma boa mecânica da sua cidade para fazer uma limpeza completa no sistema de arrefecimento. Geralmente isso é feito com uma máquina que insere água com certa pressão através dos dutos do sistema. E não se esqueça de pedir que, ao final do serviço, seja adicionado algum líquido especial para radiadores, o qual permitirá uma melhor conservação e até um melhor resfriamento do motor.


Grande abraço, boa sorte e até!

joão k. chikui
26/04/2007, 11:21
[quote=Lucas Nassif;385439]
Isso acontece quando vc acaba de enxer o radiador de água?? (nivel cheio):pensativo:

[]'ss:concordo:
Lucas boa noite bom eu ñ costumo exeder o nivel de agua pois eu acho que com o nivel normal ñ era para ele jogar um pingo fora....:pensativo:

Guto
Se vc completa total seu radiador a frio, ao aquecer o líquido se expande e não terá outra saída senão vazar pelo ladrão, a não ser que teu carro já esteja adaptado um vaso de expansão.
Com o vaso de expansão essa água excedente iria para lá , e, ao resfriar o motor , ela seria sugada de volta para dentro do Radiador.

Lucas Nassif
26/04/2007, 17:13
(...) a não ser que teu carro já esteja adaptado um vaso de expansão.
Com o vaso de expansão essa água excedente iria para lá , e, ao resfriar o motor , ela seria sugada de volta para dentro do Radiador.

Eu ainda faço um treco desses no Cascão!!:mrgreen:

[]'sss

joão k. chikui
26/04/2007, 17:33
Lucas, espere , pois se vc colocar AP vai ter que ter radiador selado, vaso de expansão com circuito fechado, etc...

leopoldo
26/04/2007, 20:32
1...a cor da agua do radiador ñ está legal está um pouco meio cor de ferrugem.
2..... aí eu troquei a tampa do radiador e ñ jogou mais agua fora.
3..... ele voltou novamente...
4..... se for junta do cabeçote ele iria falhar e ferver,

1- Normal se vc não usa aditivo ... e deveria usar. Esgote o H20 "velho", ponha H20 nova + aditivo, depois de consertar a fonte do pseudo-problema.

2- Pode ser um problema no bocal do radiador. O bocal faz com a tampa um complexo de drenagem e respiração do radiador. SE o bocal está torto ou não veda por lama + incrustrações, então mesmo com tampa nova dá problema.

DUAS ações de manutenção de verificação:

a- Use bombrill ou scotch-brite e faça um polimento do assento da válvula ... o gargalo dentro do bocal, também naquela região em que se estreita o tubo, e o tubo que se forma até a boca do bocal.

NÃO USE LIXA. É lá que se assenta uma das vedações da tampa.

Faça também o polimento na parte externa superior do bocal. É lá que se assenta a borracha superior da tampa.

b- Verifique se a tampa tem a altura correta com o gargalo do radiador ... o bocal. Como ?

Depois de polido, encaixe a tampa do radiador, porém não rosqueie. Deixe só encaixado. Agora, observe se vc necessita pressionar a tampa para baixo e assim poder girar e travar. Normalmente, se vc tem de pressionar uns 15 mm, a tampa ou o gargalo tem a altura correta.

Porém , se vc coloca a tampa no bocal e nem precisa pressionar para poder vira, ou a tampa está "curta" ou mais provávelmente o bocal do radiador está afundado.

Se isso ocorre, a tampa não tem pressão suficiente para "segurar" o H20 aquecido + vapor .... e vaza.


3- Executada esta verificação e vc considerar OK, mas mesmo assim ele continuar vazando depois de enchido, pode ser drenagem de excesso. Mas a drenagem deve ser pouca, não o suficiente para encher 1L de H20.

4- Poderia ferver, poderia somente pressurizar o sistema. Considere pouco comum ocorrer isto. Se estiver vazando compressão, ele deverá engolir H2O depois de quente. Remova as velas depois de rodar um pouco e veja se não há "molhação de vela"

Marcos ET
27/04/2007, 16:56
Lucas, espere , pois se vc colocar AP vai ter que ter radiador selado, vaso de expansão com circuito fechado, etc...

Nao necessariamente.... APs mais velhos nao tinham nada disso... e é comum usar jeeps com motor AP e radiadores de Jeeps, com tampa no radiador e sem vaso-expansor.....

O circuito é fechado (trabalha sob pressao) para que a água nao ferva acima dos 100°C, trabalhar sem pressao faz ela ferver antes do que deveria, e isso prejudica o motor, pois se ela começar a ferver dentro do motor, o vapor nao serve tao bem para refrigerar o bloco quanto a água! rs claro que nao vi tanta coisa assim na minha vida pra servir de referencia, mas acho que motor trabalhando sem pressao na refrigeraçao nao é boa coisa... ou se trabalha mais frio ou a água ferve e nao refrigera normalmente....

sei la... só sei que AP nao tem que usar vaso-expansor e radiador selado...

Guto mariotti
27/04/2007, 17:41
pessoal obrigado por todas essas dicas.

Guto mariotti
27/04/2007, 17:44
1- Normal se vc não usa aditivo ... e deveria usar. Esgote o H20 "velho", ponha H20 nova + aditivo, depois de consertar a fonte do pseudo-problema.

2- Pode ser um problema no bocal do radiador. O bocal faz com a tampa um complexo de drenagem e respiração do radiador. SE o bocal está torto ou não veda por lama + incrustrações, então mesmo com tampa nova dá problema.

DUAS ações de manutenção de verificação:

a- Use bombrill ou scotch-brite e faça um polimento do assento da válvula ... o gargalo dentro do bocal, também naquela região em que se estreita o tubo, e o tubo que se forma até a boca do bocal.

NÃO USE LIXA. É lá que se assenta uma das vedações da tampa.

Faça também o polimento na parte externa superior do bocal. É lá que se assenta a borracha superior da tampa.

b- Verifique se a tampa tem a altura correta com o gargalo do radiador ... o bocal. Como ?

Depois de polido, encaixe a tampa do radiador, porém não rosqueie. Deixe só encaixado. Agora, observe se vc necessita pressionar a tampa para baixo e assim poder girar e travar. Normalmente, se vc tem de pressionar uns 15 mm, a tampa ou o gargalo tem a altura correta.

Porém , se vc coloca a tampa no bocal e nem precisa pressionar para poder vira, ou a tampa está "curta" ou mais provávelmente o bocal do radiador está afundado.

Se isso ocorre, a tampa não tem pressão suficiente para "segurar" o H20 aquecido + vapor .... e vaza.


3- Executada esta verificação e vc considerar OK, mas mesmo assim ele continuar vazando depois de enchido, pode ser drenagem de excesso. Mas a drenagem deve ser pouca, não o suficiente para encher 1L de H20.

4- Poderia ferver, poderia somente pressurizar o sistema. Considere pouco comum ocorrer isto. Se estiver vazando compressão, ele deverá engolir H2O depois de quente. Remova as velas depois de rodar um pouco e veja se não há "molhação de vela"
leopoldo a tampa do meu radiador quando vou rosquerar ela para fechar ela no final ela parece que está espanada ñ fecha tipo assim fico com ela bem no meio da rosca....

Varela
27/04/2007, 20:04
meu jeep está jogando agua fora do radiador quando acelera oque deve ser

Guto, não entendi por onde a água está saindo? é pela tampa do radiador, ou pelo ladrão? a quantidade é muita?
Verifique se a mangueira de baixo do radiador fecha na hora que voce acelera.

Guto mariotti
27/04/2007, 23:36
Guto, não entendi por onde a água está saindo? é pela tampa do radiador, ou pelo ladrão? a quantidade é muita?
Verifique se a mangueira de baixo do radiador fecha na hora que voce acelera.
Boa noite amigo.Bom a água do radiador está jogando pelo respiro......

cmte_carvalho
28/04/2007, 02:12
O circuito é fechado (trabalha sob pressao) para que a água nao ferva acima dos 100°C, trabalhar sem pressao faz ela ferver antes do que deveria, e isso prejudica o motor, pois se ela começar a ferver dentro do motor, o vapor nao serve tao bem para refrigerar o bloco quanto a água! rs claro que nao vi tanta coisa assim na minha vida pra servir de referencia, mas acho que motor trabalhando sem pressao na refrigeraçao nao é boa coisa... ou se trabalha mais frio ou a água ferve e nao refrigera normalmente...

Marcos, o seu raciocínio tem alguma lógica especialmente quando se considera um sistema sem adição de um fluído especial para arrefecimento.

Além de proteger o sistema contra corrosão e melhorar as trocas de calor (como já citado anteriormente), o fluído também é criado com a função de aumentar o ponto de ebulição da água, diminuindo assim a necessidade de se estar completando o nível de H2O com grande freqüência.

Ao meu modo de ver - num sistema sem a adição do fluido, o próprio fluxo da água através dos dutos do motor gera uma pressão tal que não permite a criação de vapor da maneira como você citou.


Até!

leopoldo
28/04/2007, 10:16
1- proteger o sistema contra corrosão e melhorar as trocas de calor
2- o fluído também é criado com a função de aumentar o ponto de ebulição da água
3- diminuindo assim a necessidade de se estar completando o nível de H2O com grande freqüência.
4- num sistema sem a adição do fluido,
5- o próprio fluxo da água através dos dutos do motor gera uma pressão

1- :concordo:.
2- :concordo:.
3- :pensativo:. No final das contas, só selado com vazo de expansão funciona bem assim.
4- :stop:. Só sistemas de refrigeração de nucleos de reatores nucleares são assim. Ou em sistemas de refrigeração como o VW, os Lycoming, sos Rotax, ou os Continental .... que são refrigerados com um fluido abundante, o AR.

http://www.lycoming.textron.com/images/engine_series_720.jpghttp://www.lycoming.textron.com/images/engine_series_580.jpghttp://www.lycoming.textron.com/images/engine_series_390.jpg

Na prática, o manual do proprietário do jeep sempre recomenda que faça-se a verificação do nível pois a tampa sempre pode dar defeito por ter 2 válvulas e 4 vedações, temos ainda as junçoes de solda do corpo do radiador, as mangueiras, os selos de bloco, a(s) junta(s) de cabeçote, etc...

Cada um destes itens apresenta a possibilidade de falhar e portanto, a possibilidade de vazamento, e assim, o superaquecimento. Sem remover a tampa e olhar, só detecta-se problema se tiver medidor de temperatura, ou notar um comportamento que pode ser anormal como excesso de sangria pelo ladrão.

O sempre , pode ser todo dia, toda semana, quando vai ser abastecido, ou .... se vc tiver instalado o sistema selado .... é só dar uma olhadinha no vazo de expansão. Abre o capo e olha pra ele. É quase tão eficiente quanto um "walk around" em qualquer avião.

5- :discordo: .... não é um fluxo que gera pressão. Senão, os rios não canalizados seriam pressurizados. Hidraulicamente, a pressão é uma restrição ao ao fluxo. As canaletas do radiador, os cotovelos "curvas", camisas e demais caminhos intrincados dentro do bloco geram perdas de carga na linha hidraulica. A bomba tem que vencer esta perda de carga e ainda manter a circulação da água numa velocidade apropriada para a água em contato com as paredes internas dos cilindros não ferverem lá. Porém, com certeza existem pontos "cegos" e lá deve haver pequenas fervuras. A tampa do radiador serve para manter a água dentro do radiador, uma vez que sem ela, e estando entre o radiador e a bomba, a bomba tem facilidade em cuspir água para fora, afinal do radiador para frente temos restrições hidraulicas e a bomba está .... bombeando, ou seja, pressurizando. A vantagem de pressurizar é mesmo aumentar a temperatura de fervura, e realmente, bombas de água não se dão bem com vapores ..... simplesmente não bombam isto.

Sidnei
28/04/2007, 11:17
Aproveitando este tópico, meu CJ nunca foi de ferver, mas depois da minha última viagem a temperatura não voltou mais ao normal. Nesta ocasião a temperatura dele chegou no limite e eu desliguei imediatamente e ele começou a jogar toda a agua para fora, ou seja, ferveu.... Voltando desta viagem, eu tirei o radiador, mandei desmontar e varetá-lo (me disseram que tinha dois canais entupidos), e troquei a bomba dágua, pois também começou a vazar pelo eixo( o rotor estava em bom estado, portanto estava impulsionando bem a água). Perguntas:
1- Porque o motor ainda está trabalhando numa temperatura superior ao que trabalhava antes?
2- Como eu posso verificar se queimou a junta do cabeçote?
3- Se queimou, eu posso só desmontar o bloco e trocar a junta ou vou ter que retificar alguma coisa?

[]´s ferventes .....

cmte_carvalho
28/04/2007, 12:12
Mestre Leopoldo, quanto ao item 4, quando eu me referia a "um sistema sem adição de fluido" eu fazia menção a um sistema que fizesse uso apenas de água, ou seja, sem adição de nenhum líquido ou substância especial para arrefecimento que possa ser usado puro ou misturado à água.

Já em relação ao item 5, entendi a sua explicação exceto para com os vapores formados no interior do bloco. É importante ressaltar que estou fazendo a análise com base empírica e certamente não tenho o mesmo grau de conhecimento científico que você - de qualquer forma simplesmente não consigo imaginar como seja possível a formação de vapor nos dutos sendo que sempre existe um fluxo de fluido para que as trocas de calor sejam realizadas... Resumindo: imagino que as trocas de calor sejam realizadas numa velocidade tal que não permita uma formação considerável de vapor.


Até!

leopoldo
28/04/2007, 13:59
Carvalho,

Tá bom, ... no fim, vc gostou das fotos.

Vc não imagina mas, isso PODE acontecer em algum canto do bloco caso haja deficiência de velocidade de fluído. Imagine 6 camisas incandecentes onde a entrada de H20, vem de uma lado e a saída de outro. Não há uma uniformidade da vazão do fluído refrigerante uma vez que o H20 circula em volta de um tubo e galerias .... Vc imagina que o fluído remove calor por igual de todos as 6 camisas ? Isso não acontece no mundo real. Veja por exemplo o 6º do BF ... famoso por deficiência de refrigeração. É que o bloco não é transparente para podermos ver o que acontece dentro das camisas, mas com certeza, em altos regimes, deve haver a formação local de bolhas junto das paredes do cilindro que rapidamente são absorvidas no meio fluido circundante que esta a alguns milésimos mais frio. A pressurização ajuda a água a não ferver, verdade. Vc só pode pensar como isso funciona da seguinte forma: o motor acabou de ser desligado. O fluido refrigerante parou de circular. Está tudo quieto, fora aqueles estalos metalicos de contração-dilatação. Vai um esperto e abre a tampa do radiador ... imediatamente a água ferve e jorra para fora do radiador.

cmte_carvalho
28/04/2007, 14:20
Gostei nada... ADOREI! :D

A aviação é sempre muito bem-vinda para mim (nós)!

Obrigado por todas as explicações Leopoldo! Só um último questionamento: você saberia dizer onde eu posso encontrar um diagrama dos dutos/galerias do sistema de arrefecimento de um motor? Assim eu poderia ter uma idéia ainda melhor da situação...

Até!

leopoldo
28/04/2007, 14:23
1- Porque o motor ainda está trabalhando numa temperatura superior ao que trabalhava antes?
2- Como eu posso verificar se queimou a junta do cabeçote?
3- Se queimou, eu posso só desmontar o bloco e trocar a junta ou vou ter que retificar alguma coisa?

1- Ou é pane de leitura ou há algum problema como vazamento de água, ou vedação da tampa do radiador.

2- Tire as velas e olhe dentro da camisa. Veja as velas. faça teste de compressão. Normalmente não é junta queimada.

3- Pode-se remover o cabeçote do bloco e trocar a junta mas, não é serviço simples. É necessário feramental adequado.

Kim
28/04/2007, 15:39
Carvalho,

Tá bom, ... no fim, vc gostou das fotos.

Vc não imagina mas, isso PODE acontecer em algum canto do bloco caso haja deficiência de velocidade de fluído. Imagine 6 camisas incandecentes onde a entrada de H20, vem de uma lado e a saída de outro. Não há uma uniformidade da vazão do fluído refrigerante uma vez que o H20 circula em volta de um tubo e galerias .... Vc imagina que o fluído remove calor por igual de todos as 6 camisas ? Isso não acontece no mundo real. Veja por exemplo o 6º do BF ... famoso por deficiência de refrigeração. É que o bloco não é transparente para podermos ver o que acontece dentro das camisas, mas com certeza, em altos regimes, deve haver a formação local de bolhas junto das paredes do cilindro que rapidamente são absorvidas no meio fluido circundante que esta a alguns milésimos mais frio. A pressurização ajuda a água a não ferver, verdade. Vc só pode pensar como isso funciona da seguinte forma: o motor acabou de ser desligado. O fluido refrigerante parou de circular. Está tudo quieto, fora aqueles estalos metalicos de contração-dilatação. Vai um esperto e abre a tampa do radiador ... imediatamente a água ferve e jorra para fora do radiador.

Leopoldo, tudo bem?
E aí Cmte Carvalho, blz!

Bem, certa ocasião, fizemos a aquisição de um trator novo, um FORD 7630 4cc turbo.

Nesta ocasião, ganhamos uma viagem à fábrica com muitas apresentações tecnicas.

Em uma das apresentações, foi nos mostrado uma camisa de cilindro usada em ensaios de funcionamento.
Podiamos notar uma corrosão no meio, entre a parte superior e a inferior.
Segundo o que foi expicado, ali é o ponto de fervura do fluido do radiador, é uma corrosão devido à micro "bolhas de ar" que se formam devido à temperatura da explosão do combustível.
O que o Leopoldo citou sobre a desuniformidade da circulação do fluido é correto e, ainda tivemos a oportunidade de vermos um motor funcionando por dentro, primeiro com um bloco todo cortado, onde víamos as peças trabalhando (o motor é rodado por um motor elétrico).
Depois foi por computação gráfica, muito show.

Daí comcluí que o aditivo é essencial ao bom funcionamento e durabilidade do motor.

Abraços.

Kim.

leopoldo
28/04/2007, 15:49
um diagrama dos dutos/galerias do sistema de arrefecimento de um motor?


Ai está uma vista em corte do 4 cil hurricane. É possível ver a parede de água entre a camisa e o resto do bloco.

PIRATADOM
28/04/2007, 16:32
Fluxo irregular da h2o ,troca a bomba h2o ,e verifique se mão houve comprometimento dos pistões:concordo:

Marcos ET
07/05/2007, 17:34
Marcos, Ao meu modo de ver - num sistema sem a adição do fluido, o próprio fluxo da água através dos dutos do motor gera uma pressão tal que não permite a criação de vapor da maneira como você citou.
Até!

Cmte e ALL, saudações! Se a temperatura for além da curva de pressao X temperatura, o ponto de abulição é ultrapassado e temos gás dentro do sistema de refrigeração.... por mais rápido que seja a circulação do fluido em estado liquido, se ele nao trocar calor com eficiencia, logo começará a transformar-se em gás... este processo é retardado pois quanto mais gás se forma dentro do sistema, maior é a pressao.. e quanto maior a pressao, maior a temperatura necessária para formar mais gás e por aih vai....

dá uma olhada no diagrama abaixo que fica mais tranquilo de entender o lance...

Outra coisa... aviação é bem vinda pra mim tbem! hehehe curiosidade "off-topic": vc voa "civil" ou "Militar"? qual aeronave vc voa atualmente?

Leo - Beethoven
07/05/2007, 18:17
Pô galera, realmente este tópico teve boas dicas para o dono do post. Mas lendo todas as mensagens, não vi em nenhum delas o Guto nos dizer qual o motor da viatura dele e qual o modelo do radiador ele está usando.
Como disse, as dicas por aqui estão 10, mas sem esses detalhes fica difícil dar um tiro certo, não acham ?
Guto, deixe de preguiça pra escrever e capriche nos detalhes aqui pra galera....hehehe....


Aproveitando este tópico, meu CJ nunca foi de ferver, mas depois da minha última viagem a temperatura não voltou mais ao normal. Nesta ocasião a temperatura dele chegou no limite e eu desliguei imediatamente e ele começou a jogar toda a agua para fora, ou seja, ferveu.... Voltando desta viagem, eu tirei o radiador, mandei desmontar e varetá-lo (me disseram que tinha dois canais entupidos), e troquei a bomba dágua, pois também começou a vazar pelo eixo( o rotor estava em bom estado, portanto estava impulsionando bem a água). Perguntas:
1- Porque o motor ainda está trabalhando numa temperatura superior ao que trabalhava antes?
2- Como eu posso verificar se queimou a junta do cabeçote?
3- Se queimou, eu posso só desmontar o bloco e trocar a junta ou vou ter que retificar alguma coisa?



Sidnei, vc fez tudo certo em um caso como este, verificar a junta de cabeçote efetivamente, só desmontando.....mas tem certas formas de indentificar alguns sintomas.....
1- Vc diz que ele aquece, mas o nível da água baixa mais do que o normal ? Se baixar, vale a pena investigar, manqueiras e o circuito todo em busca de algum vazamento, mesmo que pequeno.....se não estiver baixando o nível: Válvula termostática na cabeça.
2- Como está o óleo ? Quero dizer, não é muito velho ? As vezes o motor aquece quando o óleo já deu tudo o que tinha pra dar....mas preste atenção a aparência do óleo ou na tampa do óleo: Se ele estiver esbranquiçado, feito maionese, danou-se...é junta mesmo. Se a tampa de óleo estiver com uma formação de borra que não a da cor do óleo normal, é um grande marcador de que a junta já era....
3- Existe um teste que se faz com um manômetro ligado a tampa do radiador que mata na hora se a junta esta ruim ou se tem vazamento no sistema, mas são poucos os mecânicos que tem essa ferramenta.
4- Nesse processo de varetar o radiador por acaso não removeram os espaçadores do radiador (se for o caso) e ele ficou mais distante da ventoínha ? Aí vai esquentar por falta de fluxo de ar....
5- Quando tudo isso estiver OK, aditivo sempre, na proporção recomenda. O preço do aditivo bom não é dos melhores, mas ficar tentado a comprar o de R$5.00 é melhor deixar sem mesmo.....Aditivo de radiador bom é caro mesmo e ponto final. A base do aditivo é sempre Etileno Glicol que atua tanto para aumetar o ponto de ebulição da água que é de 100°C, quanto reduzir o ponto de congelado (pra nós no Brasil isso nunca fez a menor diferença) e o principal, possui ação anticorrosiva....vai aumetar a vida útil do radiador, tampa, bomba, sêlos, mangueiras, etc...

Espero que a minha contribuição ajude.

Abs.

joão k. chikui
07/05/2007, 23:34
1- :concordo:.


5- :discordo: .... não é um fluxo que gera pressão. Senão, os rios não canalizados seriam pressurizados. Hidraulicamente, a pressão é uma restrição ao ao fluxo. As canaletas do radiador, os cotovelos "curvas", camisas e demais caminhos intrincados dentro do bloco geram perdas de carga na linha hidraulica. A bomba tem que vencer esta perda de carga e ainda manter a circulação da água numa velocidade apropriada para a água em contato com as paredes internas dos cilindros não ferverem lá. Porém, com certeza existem pontos "cegos" e lá deve haver pequenas fervuras. A tampa do radiador serve para manter a água dentro do radiador, uma vez que sem ela, e estando entre o radiador e a bomba, a bomba tem facilidade em cuspir água para fora, afinal do radiador para frente temos restrições hidraulicas e a bomba está .... bombeando, ou seja, pressurizando. A vantagem de pressurizar é mesmo aumentar a temperatura de fervura, e realmente, bombas de água não se dão bem com vapores ..... simplesmente não bombam isto.
Leopoldo: X2
Esse efeito da bomba d'agua não gostar de vapores, é devido a cavitação, que , em casos mais agudos pode corroer as pás da mesma.

Cmte Carvalho: Essa idéia que o simples fluxo laminar do fluido refrigerante através das galerias é suficiente, pode até ser verdade, mas apenas para motores de baixa potencia específica , tipo 65 CV para 2,6L. Mas , quando se tira 114 Cv de um minusculo bloco 2,0L ,se faz necessário pressurizar todo o sistema, além da utilização de aditivos, que elevam o Ponto de ebulição, realmente eficazes , à base de etilenoglicol, e não apenas líquidos coloridos.Recomenda-se fazer teste da chaleira para ver o que vc está comprando.

Leo - Beethoven
08/05/2007, 09:32
....além da utilização de aditivos, que elevam o Ponto de ebulição, realmente eficazes , à base de etilenoglicol, e não apenas líquidos coloridos.Recomenda-se fazer teste da chaleira para ver o que vc está comprando.

Esuqci de mencionar o teste da chaleira mesmo.....e se tiver um termômetro de vidro até uns 150°C a mão, vai poder determinar a proporção correta do aditivo em função do ponto de ebulição. Claro, que além de saber se o aditivo é realmente aditivo e não corante...

Abs

cmte_carvalho
08/05/2007, 13:54
Olá pessoal!

Aê Marcos, você me fez lembrar o tempo de escola com esse gráfico com as curvas de fases. :)

Quanto à aviação, bem, eu já pilotei de tudo um pouco - Mirage III, Starfighter, 737-400, C182, KingAir... O único detalhe é que eu os voei no simulador... :oops: Por enquanto a aviação é apenas paixão mas, o PP já está sendo providenciado e muito provavelmente ainda nesse ano! :grin: :dance:

João e Leo, excelente sugestão esse teste da chaleira! Agora, será que algum de vocês poderia me indicar uma visão superior dos dutos por onde a água circula no interior do bloco? A imagem postada pelo Leopoldo não me ajudou muito a entender o processo...


Até!

joão k. chikui
08/05/2007, 17:45
André, na verdade a agua circula no bloco ao redor das camisas, mas , principalmente , nas galerias dentro do cabeçote. Tv em motores de concepção muito antiga, essa agua no cabeçote possa ser substituída pelo oleo que circula para lubrificar os balanceiros.