Ver Versão Completa : radiador jogando agua fora
Guto mariotti
25/04/2007, 17:46
meu jeep está jogando agua fora do radiador quando acelera oque deve ser
Lucas Nassif
25/04/2007, 17:50
meu jeep está jogando agua fora do radiador quando acelera oque deve ser
Isso acontece quando vc acaba de enxer o radiador de água?? (nivel cheio):pensativo:
[]'ss:concordo:
leopoldo
25/04/2007, 18:50
simples excesso sendo drenado
ou
valvula da tampa do radiador danificada,
ou
assento da valvula no corpo do radiador danificado ou sujo,
ou
junta do cabeçote queimada.
Guto mariotti
25/04/2007, 23:13
simples excesso sendo drenado
ou
valvula da tampa do radiador danificada,
ou
assento da valvula no corpo do radiador danificado ou sujo,
ou
junta do cabeçote queimada.
leopoldo,boa noite bom a cor da agua do radiador ñ está legal está um pouco meio cor de ferrugem.Mas uns dias atrás ele deu esse mesmo problema aí eu troquei a tampa do radiador e ñ jogou mais agua fora.Mas aí agora ele voltou novamente...Bom se for junta do cabeçote ele iria falhar e ferver,mas isso ele ñ está fazendo o motor está redondo meu motor é o 6ccl 3mil....:concordo:
Guto mariotti
25/04/2007, 23:19
[quote=Lucas Nassif;385439]
Isso acontece quando vc acaba de enxer o radiador de água?? (nivel cheio):pensativo:
[]'ss:concordo:
Lucas boa noite bom eu ñ costumo exeder o nivel de agua pois eu acho que com o nivel normal ñ era para ele jogar um pingo fora....:pensativo:
Renato Russo
26/04/2007, 01:18
Beleza pessoal?
Dizem que quando se enche o radiador, ele vaza até chegar num nível legal e ideal de trabalho. Ele sempre baixa uns dois dedos (deitados)... se for mais que isso pode estar aquecendo muito, e podendo daí queimar a junta. O meu jeep sempre vaza se encher, daí já para. É normal....
cmte_carvalho
26/04/2007, 01:37
Olá Guto!
Passei por um problema semelhante e, após recorrer aos amigos do fórum (inclusive você poderá encontrar o tópico com uma boa procura), cheguei à conclusão de que a melhor solução seria adicionar um vaso de expansão e tornar o sistema aberto (sem acúmulo de pressão).
Antes a água sempre vazava pelas bordas da tampa, ainda que utilizasse um sistema pressurizado (tampa com mola). E, assim como você reportou, a água saía mais quando o motor atingia alta rotação.
Quanto à cor da água, sugiro que você vá até uma boa mecânica da sua cidade para fazer uma limpeza completa no sistema de arrefecimento. Geralmente isso é feito com uma máquina que insere água com certa pressão através dos dutos do sistema. E não se esqueça de pedir que, ao final do serviço, seja adicionado algum líquido especial para radiadores, o qual permitirá uma melhor conservação e até um melhor resfriamento do motor.
Grande abraço, boa sorte e até!
joão k. chikui
26/04/2007, 11:21
[quote=Lucas Nassif;385439]
Isso acontece quando vc acaba de enxer o radiador de água?? (nivel cheio):pensativo:
[]'ss:concordo:
Lucas boa noite bom eu ñ costumo exeder o nivel de agua pois eu acho que com o nivel normal ñ era para ele jogar um pingo fora....:pensativo:
Guto
Se vc completa total seu radiador a frio, ao aquecer o líquido se expande e não terá outra saída senão vazar pelo ladrão, a não ser que teu carro já esteja adaptado um vaso de expansão.
Com o vaso de expansão essa água excedente iria para lá , e, ao resfriar o motor , ela seria sugada de volta para dentro do Radiador.
Lucas Nassif
26/04/2007, 17:13
(...) a não ser que teu carro já esteja adaptado um vaso de expansão.
Com o vaso de expansão essa água excedente iria para lá , e, ao resfriar o motor , ela seria sugada de volta para dentro do Radiador.
Eu ainda faço um treco desses no Cascão!!:mrgreen:
[]'sss
joão k. chikui
26/04/2007, 17:33
Lucas, espere , pois se vc colocar AP vai ter que ter radiador selado, vaso de expansão com circuito fechado, etc...
leopoldo
26/04/2007, 20:32
1...a cor da agua do radiador ñ está legal está um pouco meio cor de ferrugem.
2..... aí eu troquei a tampa do radiador e ñ jogou mais agua fora.
3..... ele voltou novamente...
4..... se for junta do cabeçote ele iria falhar e ferver,
1- Normal se vc não usa aditivo ... e deveria usar. Esgote o H20 "velho", ponha H20 nova + aditivo, depois de consertar a fonte do pseudo-problema.
2- Pode ser um problema no bocal do radiador. O bocal faz com a tampa um complexo de drenagem e respiração do radiador. SE o bocal está torto ou não veda por lama + incrustrações, então mesmo com tampa nova dá problema.
DUAS ações de manutenção de verificação:
a- Use bombrill ou scotch-brite e faça um polimento do assento da válvula ... o gargalo dentro do bocal, também naquela região em que se estreita o tubo, e o tubo que se forma até a boca do bocal.
NÃO USE LIXA. É lá que se assenta uma das vedações da tampa.
Faça também o polimento na parte externa superior do bocal. É lá que se assenta a borracha superior da tampa.
b- Verifique se a tampa tem a altura correta com o gargalo do radiador ... o bocal. Como ?
Depois de polido, encaixe a tampa do radiador, porém não rosqueie. Deixe só encaixado. Agora, observe se vc necessita pressionar a tampa para baixo e assim poder girar e travar. Normalmente, se vc tem de pressionar uns 15 mm, a tampa ou o gargalo tem a altura correta.
Porém , se vc coloca a tampa no bocal e nem precisa pressionar para poder vira, ou a tampa está "curta" ou mais provávelmente o bocal do radiador está afundado.
Se isso ocorre, a tampa não tem pressão suficiente para "segurar" o H20 aquecido + vapor .... e vaza.
3- Executada esta verificação e vc considerar OK, mas mesmo assim ele continuar vazando depois de enchido, pode ser drenagem de excesso. Mas a drenagem deve ser pouca, não o suficiente para encher 1L de H20.
4- Poderia ferver, poderia somente pressurizar o sistema. Considere pouco comum ocorrer isto. Se estiver vazando compressão, ele deverá engolir H2O depois de quente. Remova as velas depois de rodar um pouco e veja se não há "molhação de vela"
Marcos ET
27/04/2007, 16:56
Lucas, espere , pois se vc colocar AP vai ter que ter radiador selado, vaso de expansão com circuito fechado, etc...
Nao necessariamente.... APs mais velhos nao tinham nada disso... e é comum usar jeeps com motor AP e radiadores de Jeeps, com tampa no radiador e sem vaso-expansor.....
O circuito é fechado (trabalha sob pressao) para que a água nao ferva acima dos 100°C, trabalhar sem pressao faz ela ferver antes do que deveria, e isso prejudica o motor, pois se ela começar a ferver dentro do motor, o vapor nao serve tao bem para refrigerar o bloco quanto a água! rs claro que nao vi tanta coisa assim na minha vida pra servir de referencia, mas acho que motor trabalhando sem pressao na refrigeraçao nao é boa coisa... ou se trabalha mais frio ou a água ferve e nao refrigera normalmente....
sei la... só sei que AP nao tem que usar vaso-expansor e radiador selado...
Guto mariotti
27/04/2007, 17:41
pessoal obrigado por todas essas dicas.
Guto mariotti
27/04/2007, 17:44
1- Normal se vc não usa aditivo ... e deveria usar. Esgote o H20 "velho", ponha H20 nova + aditivo, depois de consertar a fonte do pseudo-problema.
2- Pode ser um problema no bocal do radiador. O bocal faz com a tampa um complexo de drenagem e respiração do radiador. SE o bocal está torto ou não veda por lama + incrustrações, então mesmo com tampa nova dá problema.
DUAS ações de manutenção de verificação:
a- Use bombrill ou scotch-brite e faça um polimento do assento da válvula ... o gargalo dentro do bocal, também naquela região em que se estreita o tubo, e o tubo que se forma até a boca do bocal.
NÃO USE LIXA. É lá que se assenta uma das vedações da tampa.
Faça também o polimento na parte externa superior do bocal. É lá que se assenta a borracha superior da tampa.
b- Verifique se a tampa tem a altura correta com o gargalo do radiador ... o bocal. Como ?
Depois de polido, encaixe a tampa do radiador, porém não rosqueie. Deixe só encaixado. Agora, observe se vc necessita pressionar a tampa para baixo e assim poder girar e travar. Normalmente, se vc tem de pressionar uns 15 mm, a tampa ou o gargalo tem a altura correta.
Porém , se vc coloca a tampa no bocal e nem precisa pressionar para poder vira, ou a tampa está "curta" ou mais provávelmente o bocal do radiador está afundado.
Se isso ocorre, a tampa não tem pressão suficiente para "segurar" o H20 aquecido + vapor .... e vaza.
3- Executada esta verificação e vc considerar OK, mas mesmo assim ele continuar vazando depois de enchido, pode ser drenagem de excesso. Mas a drenagem deve ser pouca, não o suficiente para encher 1L de H20.
4- Poderia ferver, poderia somente pressurizar o sistema. Considere pouco comum ocorrer isto. Se estiver vazando compressão, ele deverá engolir H2O depois de quente. Remova as velas depois de rodar um pouco e veja se não há "molhação de vela"
leopoldo a tampa do meu radiador quando vou rosquerar ela para fechar ela no final ela parece que está espanada ñ fecha tipo assim fico com ela bem no meio da rosca....
meu jeep está jogando agua fora do radiador quando acelera oque deve ser
Guto, não entendi por onde a água está saindo? é pela tampa do radiador, ou pelo ladrão? a quantidade é muita?
Verifique se a mangueira de baixo do radiador fecha na hora que voce acelera.
Guto mariotti
27/04/2007, 23:36
Guto, não entendi por onde a água está saindo? é pela tampa do radiador, ou pelo ladrão? a quantidade é muita?
Verifique se a mangueira de baixo do radiador fecha na hora que voce acelera.
Boa noite amigo.Bom a água do radiador está jogando pelo respiro......
cmte_carvalho
28/04/2007, 02:12
O circuito é fechado (trabalha sob pressao) para que a água nao ferva acima dos 100°C, trabalhar sem pressao faz ela ferver antes do que deveria, e isso prejudica o motor, pois se ela começar a ferver dentro do motor, o vapor nao serve tao bem para refrigerar o bloco quanto a água! rs claro que nao vi tanta coisa assim na minha vida pra servir de referencia, mas acho que motor trabalhando sem pressao na refrigeraçao nao é boa coisa... ou se trabalha mais frio ou a água ferve e nao refrigera normalmente...
Marcos, o seu raciocínio tem alguma lógica especialmente quando se considera um sistema sem adição de um fluído especial para arrefecimento.
Além de proteger o sistema contra corrosão e melhorar as trocas de calor (como já citado anteriormente), o fluído também é criado com a função de aumentar o ponto de ebulição da água, diminuindo assim a necessidade de se estar completando o nível de H2O com grande freqüência.
Ao meu modo de ver - num sistema sem a adição do fluido, o próprio fluxo da água através dos dutos do motor gera uma pressão tal que não permite a criação de vapor da maneira como você citou.
Até!
leopoldo
28/04/2007, 10:16
1- proteger o sistema contra corrosão e melhorar as trocas de calor
2- o fluído também é criado com a função de aumentar o ponto de ebulição da água
3- diminuindo assim a necessidade de se estar completando o nível de H2O com grande freqüência.
4- num sistema sem a adição do fluido,
5- o próprio fluxo da água através dos dutos do motor gera uma pressão
1- :concordo:.
2- :concordo:.
3- :pensativo:. No final das contas, só selado com vazo de expansão funciona bem assim.
4- :stop:. Só sistemas de refrigeração de nucleos de reatores nucleares são assim. Ou em sistemas de refrigeração como o VW, os Lycoming, sos Rotax, ou os Continental .... que são refrigerados com um fluido abundante, o AR.
http://www.lycoming.textron.com/images/engine_series_720.jpghttp://www.lycoming.textron.com/images/engine_series_580.jpghttp://www.lycoming.textron.com/images/engine_series_390.jpg
Na prática, o manual do proprietário do jeep sempre recomenda que faça-se a verificação do nível pois a tampa sempre pode dar defeito por ter 2 válvulas e 4 vedações, temos ainda as junçoes de solda do corpo do radiador, as mangueiras, os selos de bloco, a(s) junta(s) de cabeçote, etc...
Cada um destes itens apresenta a possibilidade de falhar e portanto, a possibilidade de vazamento, e assim, o superaquecimento. Sem remover a tampa e olhar, só detecta-se problema se tiver medidor de temperatura, ou notar um comportamento que pode ser anormal como excesso de sangria pelo ladrão.
O sempre , pode ser todo dia, toda semana, quando vai ser abastecido, ou .... se vc tiver instalado o sistema selado .... é só dar uma olhadinha no vazo de expansão. Abre o capo e olha pra ele. É quase tão eficiente quanto um "walk around" em qualquer avião.
5- :discordo: .... não é um fluxo que gera pressão. Senão, os rios não canalizados seriam pressurizados. Hidraulicamente, a pressão é uma restrição ao ao fluxo. As canaletas do radiador, os cotovelos "curvas", camisas e demais caminhos intrincados dentro do bloco geram perdas de carga na linha hidraulica. A bomba tem que vencer esta perda de carga e ainda manter a circulação da água numa velocidade apropriada para a água em contato com as paredes internas dos cilindros não ferverem lá. Porém, com certeza existem pontos "cegos" e lá deve haver pequenas fervuras. A tampa do radiador serve para manter a água dentro do radiador, uma vez que sem ela, e estando entre o radiador e a bomba, a bomba tem facilidade em cuspir água para fora, afinal do radiador para frente temos restrições hidraulicas e a bomba está .... bombeando, ou seja, pressurizando. A vantagem de pressurizar é mesmo aumentar a temperatura de fervura, e realmente, bombas de água não se dão bem com vapores ..... simplesmente não bombam isto.
Aproveitando este tópico, meu CJ nunca foi de ferver, mas depois da minha última viagem a temperatura não voltou mais ao normal. Nesta ocasião a temperatura dele chegou no limite e eu desliguei imediatamente e ele começou a jogar toda a agua para fora, ou seja, ferveu.... Voltando desta viagem, eu tirei o radiador, mandei desmontar e varetá-lo (me disseram que tinha dois canais entupidos), e troquei a bomba dágua, pois também começou a vazar pelo eixo( o rotor estava em bom estado, portanto estava impulsionando bem a água). Perguntas:
1- Porque o motor ainda está trabalhando numa temperatura superior ao que trabalhava antes?
2- Como eu posso verificar se queimou a junta do cabeçote?
3- Se queimou, eu posso só desmontar o bloco e trocar a junta ou vou ter que retificar alguma coisa?
[]´s ferventes .....
cmte_carvalho
28/04/2007, 12:12
Mestre Leopoldo, quanto ao item 4, quando eu me referia a "um sistema sem adição de fluido" eu fazia menção a um sistema que fizesse uso apenas de água, ou seja, sem adição de nenhum líquido ou substância especial para arrefecimento que possa ser usado puro ou misturado à água.
Já em relação ao item 5, entendi a sua explicação exceto para com os vapores formados no interior do bloco. É importante ressaltar que estou fazendo a análise com base empírica e certamente não tenho o mesmo grau de conhecimento científico que você - de qualquer forma simplesmente não consigo imaginar como seja possível a formação de vapor nos dutos sendo que sempre existe um fluxo de fluido para que as trocas de calor sejam realizadas... Resumindo: imagino que as trocas de calor sejam realizadas numa velocidade tal que não permita uma formação considerável de vapor.
Até!
leopoldo
28/04/2007, 13:59
Carvalho,
Tá bom, ... no fim, vc gostou das fotos.
Vc não imagina mas, isso PODE acontecer em algum canto do bloco caso haja deficiência de velocidade de fluído. Imagine 6 camisas incandecentes onde a entrada de H20, vem de uma lado e a saída de outro. Não há uma uniformidade da vazão do fluído refrigerante uma vez que o H20 circula em volta de um tubo e galerias .... Vc imagina que o fluído remove calor por igual de todos as 6 camisas ? Isso não acontece no mundo real. Veja por exemplo o 6º do BF ... famoso por deficiência de refrigeração. É que o bloco não é transparente para podermos ver o que acontece dentro das camisas, mas com certeza, em altos regimes, deve haver a formação local de bolhas junto das paredes do cilindro que rapidamente são absorvidas no meio fluido circundante que esta a alguns milésimos mais frio. A pressurização ajuda a água a não ferver, verdade. Vc só pode pensar como isso funciona da seguinte forma: o motor acabou de ser desligado. O fluido refrigerante parou de circular. Está tudo quieto, fora aqueles estalos metalicos de contração-dilatação. Vai um esperto e abre a tampa do radiador ... imediatamente a água ferve e jorra para fora do radiador.
cmte_carvalho
28/04/2007, 14:20
Gostei nada... ADOREI! :D
A aviação é sempre muito bem-vinda para mim (nós)!
Obrigado por todas as explicações Leopoldo! Só um último questionamento: você saberia dizer onde eu posso encontrar um diagrama dos dutos/galerias do sistema de arrefecimento de um motor? Assim eu poderia ter uma idéia ainda melhor da situação...
Até!
leopoldo
28/04/2007, 14:23
1- Porque o motor ainda está trabalhando numa temperatura superior ao que trabalhava antes?
2- Como eu posso verificar se queimou a junta do cabeçote?
3- Se queimou, eu posso só desmontar o bloco e trocar a junta ou vou ter que retificar alguma coisa?
1- Ou é pane de leitura ou há algum problema como vazamento de água, ou vedação da tampa do radiador.
2- Tire as velas e olhe dentro da camisa. Veja as velas. faça teste de compressão. Normalmente não é junta queimada.
3- Pode-se remover o cabeçote do bloco e trocar a junta mas, não é serviço simples. É necessário feramental adequado.
Carvalho,
Tá bom, ... no fim, vc gostou das fotos.
Vc não imagina mas, isso PODE acontecer em algum canto do bloco caso haja deficiência de velocidade de fluído. Imagine 6 camisas incandecentes onde a entrada de H20, vem de uma lado e a saída de outro. Não há uma uniformidade da vazão do fluído refrigerante uma vez que o H20 circula em volta de um tubo e galerias .... Vc imagina que o fluído remove calor por igual de todos as 6 camisas ? Isso não acontece no mundo real. Veja por exemplo o 6º do BF ... famoso por deficiência de refrigeração. É que o bloco não é transparente para podermos ver o que acontece dentro das camisas, mas com certeza, em altos regimes, deve haver a formação local de bolhas junto das paredes do cilindro que rapidamente são absorvidas no meio fluido circundante que esta a alguns milésimos mais frio. A pressurização ajuda a água a não ferver, verdade. Vc só pode pensar como isso funciona da seguinte forma: o motor acabou de ser desligado. O fluido refrigerante parou de circular. Está tudo quieto, fora aqueles estalos metalicos de contração-dilatação. Vai um esperto e abre a tampa do radiador ... imediatamente a água ferve e jorra para fora do radiador.
Leopoldo, tudo bem?
E aí Cmte Carvalho, blz!
Bem, certa ocasião, fizemos a aquisição de um trator novo, um FORD 7630 4cc turbo.
Nesta ocasião, ganhamos uma viagem à fábrica com muitas apresentações tecnicas.
Em uma das apresentações, foi nos mostrado uma camisa de cilindro usada em ensaios de funcionamento.
Podiamos notar uma corrosão no meio, entre a parte superior e a inferior.
Segundo o que foi expicado, ali é o ponto de fervura do fluido do radiador, é uma corrosão devido à micro "bolhas de ar" que se formam devido à temperatura da explosão do combustível.
O que o Leopoldo citou sobre a desuniformidade da circulação do fluido é correto e, ainda tivemos a oportunidade de vermos um motor funcionando por dentro, primeiro com um bloco todo cortado, onde víamos as peças trabalhando (o motor é rodado por um motor elétrico).
Depois foi por computação gráfica, muito show.
Daí comcluí que o aditivo é essencial ao bom funcionamento e durabilidade do motor.
Abraços.
Kim.
leopoldo
28/04/2007, 15:49
um diagrama dos dutos/galerias do sistema de arrefecimento de um motor?
Ai está uma vista em corte do 4 cil hurricane. É possível ver a parede de água entre a camisa e o resto do bloco.
PIRATADOM
28/04/2007, 16:32
Fluxo irregular da h2o ,troca a bomba h2o ,e verifique se mão houve comprometimento dos pistões:concordo:
Marcos ET
07/05/2007, 17:34
Marcos, Ao meu modo de ver - num sistema sem a adição do fluido, o próprio fluxo da água através dos dutos do motor gera uma pressão tal que não permite a criação de vapor da maneira como você citou.
Até!
Cmte e ALL, saudações! Se a temperatura for além da curva de pressao X temperatura, o ponto de abulição é ultrapassado e temos gás dentro do sistema de refrigeração.... por mais rápido que seja a circulação do fluido em estado liquido, se ele nao trocar calor com eficiencia, logo começará a transformar-se em gás... este processo é retardado pois quanto mais gás se forma dentro do sistema, maior é a pressao.. e quanto maior a pressao, maior a temperatura necessária para formar mais gás e por aih vai....
dá uma olhada no diagrama abaixo que fica mais tranquilo de entender o lance...
Outra coisa... aviação é bem vinda pra mim tbem! hehehe curiosidade "off-topic": vc voa "civil" ou "Militar"? qual aeronave vc voa atualmente?
Leo - Beethoven
07/05/2007, 18:17
Pô galera, realmente este tópico teve boas dicas para o dono do post. Mas lendo todas as mensagens, não vi em nenhum delas o Guto nos dizer qual o motor da viatura dele e qual o modelo do radiador ele está usando.
Como disse, as dicas por aqui estão 10, mas sem esses detalhes fica difícil dar um tiro certo, não acham ?
Guto, deixe de preguiça pra escrever e capriche nos detalhes aqui pra galera....hehehe....
Aproveitando este tópico, meu CJ nunca foi de ferver, mas depois da minha última viagem a temperatura não voltou mais ao normal. Nesta ocasião a temperatura dele chegou no limite e eu desliguei imediatamente e ele começou a jogar toda a agua para fora, ou seja, ferveu.... Voltando desta viagem, eu tirei o radiador, mandei desmontar e varetá-lo (me disseram que tinha dois canais entupidos), e troquei a bomba dágua, pois também começou a vazar pelo eixo( o rotor estava em bom estado, portanto estava impulsionando bem a água). Perguntas:
1- Porque o motor ainda está trabalhando numa temperatura superior ao que trabalhava antes?
2- Como eu posso verificar se queimou a junta do cabeçote?
3- Se queimou, eu posso só desmontar o bloco e trocar a junta ou vou ter que retificar alguma coisa?
Sidnei, vc fez tudo certo em um caso como este, verificar a junta de cabeçote efetivamente, só desmontando.....mas tem certas formas de indentificar alguns sintomas.....
1- Vc diz que ele aquece, mas o nível da água baixa mais do que o normal ? Se baixar, vale a pena investigar, manqueiras e o circuito todo em busca de algum vazamento, mesmo que pequeno.....se não estiver baixando o nível: Válvula termostática na cabeça.
2- Como está o óleo ? Quero dizer, não é muito velho ? As vezes o motor aquece quando o óleo já deu tudo o que tinha pra dar....mas preste atenção a aparência do óleo ou na tampa do óleo: Se ele estiver esbranquiçado, feito maionese, danou-se...é junta mesmo. Se a tampa de óleo estiver com uma formação de borra que não a da cor do óleo normal, é um grande marcador de que a junta já era....
3- Existe um teste que se faz com um manômetro ligado a tampa do radiador que mata na hora se a junta esta ruim ou se tem vazamento no sistema, mas são poucos os mecânicos que tem essa ferramenta.
4- Nesse processo de varetar o radiador por acaso não removeram os espaçadores do radiador (se for o caso) e ele ficou mais distante da ventoínha ? Aí vai esquentar por falta de fluxo de ar....
5- Quando tudo isso estiver OK, aditivo sempre, na proporção recomenda. O preço do aditivo bom não é dos melhores, mas ficar tentado a comprar o de R$5.00 é melhor deixar sem mesmo.....Aditivo de radiador bom é caro mesmo e ponto final. A base do aditivo é sempre Etileno Glicol que atua tanto para aumetar o ponto de ebulição da água que é de 100°C, quanto reduzir o ponto de congelado (pra nós no Brasil isso nunca fez a menor diferença) e o principal, possui ação anticorrosiva....vai aumetar a vida útil do radiador, tampa, bomba, sêlos, mangueiras, etc...
Espero que a minha contribuição ajude.
Abs.
joão k. chikui
07/05/2007, 23:34
1- :concordo:.
5- :discordo: .... não é um fluxo que gera pressão. Senão, os rios não canalizados seriam pressurizados. Hidraulicamente, a pressão é uma restrição ao ao fluxo. As canaletas do radiador, os cotovelos "curvas", camisas e demais caminhos intrincados dentro do bloco geram perdas de carga na linha hidraulica. A bomba tem que vencer esta perda de carga e ainda manter a circulação da água numa velocidade apropriada para a água em contato com as paredes internas dos cilindros não ferverem lá. Porém, com certeza existem pontos "cegos" e lá deve haver pequenas fervuras. A tampa do radiador serve para manter a água dentro do radiador, uma vez que sem ela, e estando entre o radiador e a bomba, a bomba tem facilidade em cuspir água para fora, afinal do radiador para frente temos restrições hidraulicas e a bomba está .... bombeando, ou seja, pressurizando. A vantagem de pressurizar é mesmo aumentar a temperatura de fervura, e realmente, bombas de água não se dão bem com vapores ..... simplesmente não bombam isto.
Leopoldo: X2
Esse efeito da bomba d'agua não gostar de vapores, é devido a cavitação, que , em casos mais agudos pode corroer as pás da mesma.
Cmte Carvalho: Essa idéia que o simples fluxo laminar do fluido refrigerante através das galerias é suficiente, pode até ser verdade, mas apenas para motores de baixa potencia específica , tipo 65 CV para 2,6L. Mas , quando se tira 114 Cv de um minusculo bloco 2,0L ,se faz necessário pressurizar todo o sistema, além da utilização de aditivos, que elevam o Ponto de ebulição, realmente eficazes , à base de etilenoglicol, e não apenas líquidos coloridos.Recomenda-se fazer teste da chaleira para ver o que vc está comprando.
Leo - Beethoven
08/05/2007, 09:32
....além da utilização de aditivos, que elevam o Ponto de ebulição, realmente eficazes , à base de etilenoglicol, e não apenas líquidos coloridos.Recomenda-se fazer teste da chaleira para ver o que vc está comprando.
Esuqci de mencionar o teste da chaleira mesmo.....e se tiver um termômetro de vidro até uns 150°C a mão, vai poder determinar a proporção correta do aditivo em função do ponto de ebulição. Claro, que além de saber se o aditivo é realmente aditivo e não corante...
Abs
cmte_carvalho
08/05/2007, 13:54
Olá pessoal!
Aê Marcos, você me fez lembrar o tempo de escola com esse gráfico com as curvas de fases. :)
Quanto à aviação, bem, eu já pilotei de tudo um pouco - Mirage III, Starfighter, 737-400, C182, KingAir... O único detalhe é que eu os voei no simulador... :oops: Por enquanto a aviação é apenas paixão mas, o PP já está sendo providenciado e muito provavelmente ainda nesse ano! :grin: :dance:
João e Leo, excelente sugestão esse teste da chaleira! Agora, será que algum de vocês poderia me indicar uma visão superior dos dutos por onde a água circula no interior do bloco? A imagem postada pelo Leopoldo não me ajudou muito a entender o processo...
Até!
joão k. chikui
08/05/2007, 17:45
André, na verdade a agua circula no bloco ao redor das camisas, mas , principalmente , nas galerias dentro do cabeçote. Tv em motores de concepção muito antiga, essa agua no cabeçote possa ser substituída pelo oleo que circula para lubrificar os balanceiros.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.