Conectar

Ver Versão Completa : Alternador & alterna a dor! (da Ranger)

Walter L. L. Casitta
25/04/2007, 14:34
Pessoal, minha Ranger ficou três semanas parada e quando sai com ela pela primeira vez percebi que o conta-giros não funcionava mais e a luz da carga da bateria fica fraca apagando de vez em quando. O voltímetro marca a tensão da bateria abaixo do normal. De repente volta tudo a funcionar normalmente e depois de um tempo desligada o problema reaparece. Alguém já passou por isso?

Na dúvida, já comprei um regulador de tensão do alternador (R$70,00) e vou trocar assim que possível...

IGORFROTA
25/04/2007, 15:10
Era esse chute mesmo que eu ia dar .....

Aproveitando aqui a oportunidade, Wlater, lembro que a algum tempo atras vc quebrou uma lantrena traseira....

Comprou nova ? pos só a lente ????

A minha acabou de quebrar...

Walter L. L. Casitta
25/04/2007, 15:17
Só a lente não tem. Tem que trocar tudo.
Agora existe um monte da marcas paralelas bem mais baratas que a original, mas a qualidade da original é sem igual...

murilloaquino
25/04/2007, 16:45
Tambem quebrei a lanterna da minha ranger, e consegui na concessionaria ORIGINAL por R$230.00
è um valor alto?

emerson_dickel
25/04/2007, 16:51
Bem Vindo a Ativa novamente Walter (esse eh o primeiro post seu que vejo em muito tempo:)

Tambem chutaria no regulador de voltagem.

Um grande abraço

Márcio T
25/04/2007, 18:43
Olá, Walter.

Seu alternador é Motorcraft? Recentemente tive um problema semelhante, e bastou trocar o par de escovas (R$5,00 na Bosch).

Boa sorte.

Márcio

rogeriomasih
25/04/2007, 22:27
SOBRE AS LANTERNAS:

O preço é esse mesmo. Tem uma empresa que vende usadas e novas, inclusive de outras marcas, logo no iníco da Av.Antônio Sales - perto da Agência Peixoto.

Walter L. L. Casitta
25/04/2007, 22:34
Olá, Walter.

Seu alternador é Motorcraft? Recentemente tive um problema semelhante, e bastou trocar o par de escovas (R$5,00 na Bosch).

Alternador é Bosh e o que estava causando o problema eram as escovas mesmo. Estão gastas.
O regulador que comprei não serviu apesar do que estava escrito na caixa. Comprar fora das autorizadas tem disso. Amanha devolvo e compro as escovas novas. De qualquer forma dei uma pressão nas molas das escovas originais e ta funcionado outra vez.

Edintruder
25/04/2007, 22:39
Walter,
Quando mexeres no alternador já dá a geral e troca os rolamentos e escovas junto pois te evitará futuros transtornos novamente.
Tavas desaparecido eihn? trabalhando bastante, desse jeito logo em seguida estarás com uma Hilux SW zero km! eheheehe!

Edintruder
25/04/2007, 22:40
Postei logo em seguida de ti, então só faltou os rolamentos mesmo...

Walter L. L. Casitta
25/04/2007, 22:46
Walter,
Quando mexeres no alternador já dá a geral e troca os rolamentos e escovas junto pois te evitará futuros transtornos novamente.
Tavas desaparecido eihn? trabalhando bastante, desse jeito logo em seguida estarás com uma Hilux SW zero km! eheheehe!

Não vai será desta vez, nem os rolamentos e muito menos a Hilux. Consegui fazer todo o serviço no alternador sem tirar do motor e a hilux que pelo jeito ainda vai demorar...:concordo:

Márcio T
26/04/2007, 21:16
...então só faltou os rolamentos mesmo...

Edintruder, pode até ter sido bom não trocar. Porque? Por que normalmente se troca por um rolamento de dupla blindagem (ZZ ou 2Z), que é o mais barato e fácil de encontrar, mas não é o ideal para o serviço do alternador (dupla vedação, gaiola de poliamida e alta rotação - 2RSR). Resultado: O rolamento novo (se for 2Z) pode durar menos que o original antigo. O problema está na característica construtiva do 2Z, que nas condições de rotação e temperatura de trabalho do alternador não mantém a estabilidade da graxa lubrificante do rolamento, que escorre e vai embora. A mesma coisa vale para as polias/esticadores.

Um abraço.

Pequeno jr
26/04/2007, 21:28
Walter,

Bom t ver por aqui,

Lembra-se do problema da minha bomba d vacuo que quase q causa um acidente comigo e família? Foi causado pelo eixo do alternador. É bom dar uma verificada nele se por acaso não há algum empeno ou algo parecido.

Walter L. L. Casitta
26/04/2007, 21:42
Walter,

Bom t ver por aqui,

Lembra-se do problema da minha bomba d vacuo que quase q causa um acidente comigo e família? Foi causado pelo eixo do alternador. É bom dar uma verificada nele se por acaso não há algum empeno ou algo parecido.

Pequeno,

Era o que eu gostaria de fazer, mas como não será presido a retirada do alternador isso vai esperar mais um pouco...

fsoares
28/04/2007, 18:39
Walter, será que você podeira dar uma pequena explicação do serviço, eu gostaria de fazer no meu.

fsoares
07/05/2007, 13:10
Será que alguém poderia me dar uma dica de como tirar o regulador e as escovas do alternador sem retirá-lo do motor?
Vou ter que fazer isto e se alguém puder ajudar...
Obrigado..

Walter L. L. Casitta
07/05/2007, 17:47
fsoares,

Não vale a pena trocar apenas as escovas. Um regulador novo no paralelo custa R40,00 então a melhor opção é tirar o original com as escovas gastas e colocar o novo com as escovas novas.
O código do regulado original Bosh é 1 197 311 021.
Pra trocar sem tirar o alternador:
Primeiro retire o tubo da entrada da turbina para ter acesso a parte de trás do alternador.
Pra retirar o regulador com as escovas desgastadas, basta retirar os dois parafusos de fenda que o fixam, mas para que consiga instalar o novo vai precisar soltar a bomba de vácuo para que possa manobrar o novo regulador que tem as escovas novas...

fsoares
08/05/2007, 13:43
Obrigado Walter, vou tentar..

MARKIN25
15/03/2009, 12:40
Uma pergunta idiota, por acaso esse regulador meche com o desempenho do motor? A minha ranger esta com o ponteiro do rpm oscilando e o carro esta sem força, pode ser loucura, mais tem algo a ver?

Loiro
15/03/2009, 14:46
Na Strike em marcha lenta, a noite, com os farois desligados, pode-se notar as luzes da bomba hidraulica e bateria piscando.
Alguem teria uma estimativa de quanto sai pra dar uma geral no alternador?
[]´s

Marcelo-HPE
15/03/2009, 22:05
Amigos. toda vez que vou fazer as minhas brincadeiras off-road. penso na possível entrada de lama ou água no alternador, nunca eutrou mas.... . daí estava pensando em colocar uma espécie de vedação nele tipo um plástico amarrado em volta com umas abraçadeiras daquelas plásticas .porem fico com receio de tapar o arrefecimento dele . será que esse plástico prejudicaria o arrefecimento do alternador ?:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo::pens ativo:
alguem já fez isso ?
grato.

Walter L. L. Casitta
15/03/2009, 22:13
Amigos. toda vez que vou fazer as minhas brincadeiras off-road. penso na possível entrada de lama ou água no alternador, nunca eutrou mas.... . daí estava pensando em colocar uma espécie de vedação nele tipo um plástico amarrado em volta com umas abraçadeiras daquelas plásticas .porem fico com receio de tapar o arrefecimento dele . será que esse plástico prejudicaria o arrefecimento do alternador ?:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo::pens ativo:
alguem já fez isso ?
grato.

Com certeza, O alternador aquece muito principalmente a noite com toda iluminação ligada. Tanto que alguns alternadores de ônibus e caminhões são refrigerados a água.

Além do mais precisa ser um Bruno Sand&Junior pra conseguir um façanha dessas.:mrgreen:

Marcelo-HPE
15/03/2009, 23:32
rsrsrsr:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:... Valeu Walter por esclarecer mais essa .

Anthoniusnikos
16/03/2009, 10:46
Senhores Moderadores

Não estou conseguindo abrir o link: RESPOSTA RÁPIDA :twisted::twisted::twisted:. Está fechado.

Será que é uma advertência e não estou sabendo ? :pensativo::pensativo::pensativo:

Estou fazendo pelo CITAR. Mais complicado.

Abraços
Anthon

Anthoniusnikos
16/03/2009, 10:51
Markin, tem muito a haver, basta ligar o A/C para perceber que o desempenho (potência) do motor cai. Se o alternador não estiver bom, a noite na estrada, com tudo ligado é vai ocorrer o apagão, e lógico, o desligamento do motor. "ARREIA" a bateria.

Marcelo-HPE, para evitar barro no alternador e motor em geral, tem que fechar as laterais dos pneus e parte de baixo do motor.

Abs
Anthon

Marcelo-HPE
16/03/2009, 13:21
Valeu Anthon !!! Vou dar uma olhada por baixo da picape para verificar se o alternador fica muito vulnerável .:concordo::concordo:
abs.

Guilherme A. Araújo
16/03/2009, 19:24
Walter,

Bom t ver por aqui,

Penqueno,
Qual bomba de vácuo é esta? e o que ela pode causar???
esses dias meu A/C só ficava no desembaçador, e inicialmente era a bomba de vacuo de A/C, mas o problema era só o caninho do vácuo do meotor q tinha escapado.
Tem outra bomba de vácuo? o q ela pode causar? e essa mangueira q escapou, poderia ter causado alguma coisa tbm???!!!

Cristiano Faria
16/03/2009, 20:06
Uma pergunta idiota, por acaso esse regulador meche com o desempenho do motor? A minha ranger esta com o ponteiro do rpm oscilando e o carro esta sem força, pode ser loucura, mais tem algo a ver?

Olhaí!! Já ia abrir um tópico sobre alguns "probleminhas" da minha Ranger... Essa oscilação do ponteiro de RPM é um deles. Um mecânico me disse que é mesmo o alternador...
Minha Ranger não tem muita força também, mas atribuía isso ao fato dela ser HSD 2.5 (às vezes, demora a espichar a velocidade e diminui também quando a subida numa estrada tipo Fernão Dias é um pouco mais acentuada..
Vi tópicos aqui sobre o motor e já estava ateh me conformando.
Acho que preciso andar noutra Ranger do mesmo ano pra comparar...

Márcio T
16/03/2009, 21:40
Penqueno,
Qual bomba de vácuo é esta? e o que ela pode causar???
esses dias meu A/C só ficava no desembaçador, e inicialmente era a bomba de vacuo de A/C, mas o problema era só o caninho do vácuo do meotor q tinha escapado.
Tem outra bomba de vácuo? o q ela pode causar? e essa mangueira q escapou, poderia ter causado alguma coisa tbm???!!!

Guilherme, o motor dele é diesel - daí precisar de uma bomba de vácuo. Nos motores a gasolina, o vácuo é "roubado" direto da admissão - na Explorer / Ranger, tem ainda um reservatório (bola) embaixo do filtro de ar, para "armazenagem" do vácuo.

MARKIN25
16/03/2009, 21:51
Olhaí!! Já ia abrir um tópico sobre alguns "probleminhas" da minha Ranger... Essa oscilação do ponteiro de RPM é um deles. Um mecânico me disse que é mesmo o alternador...
Minha Ranger não tem muita força também, mas atribuía isso ao fato dela ser HSD 2.5 (às vezes, demora a espichar a velocidade e diminui também quando a subida numa estrada tipo Fernão Dias é um pouco mais acentuada..
Vi tópicos aqui sobre o motor e já estava ateh me conformando.
Acho que preciso andar noutra Ranger do mesmo ano pra comparar...

Meus problemas acabaram "nao sei ate quando", hoje eu dei 1volta e meia no debito da bomba e 3 voltas na wg, o carro ta outro, um bólidooo, tente, voce vai ficar admiradooo.hehe:twisted:

MARKIN25
16/03/2009, 21:52
E amanha estou dando mais 1/2 volta no debito... :twisted:

Guilherme A. Araújo
16/03/2009, 21:54
Guilherme, o motor dele é diesel - daí precisar de uma bomba de vácuo. Nos motores a gasolina, o vácuo é "roubado" direto da admissão - na Explorer / Ranger, tem ainda um reservatório (bola) embaixo do filtro de ar, para "armazenagem" do vácuo.

Ah sim, valeu..
Muito Obrigado!!

Anthoniusnikos
16/03/2009, 22:12
Marcio T. Gostei de ter mencionado o reservatório bola. Na minha, 2000, RL a vácuo, também existe esse reservatório bola embaixo do filtro de ar (no para-lamas, em cima da roda do passageiro). Nunca experimentei tentar acionar a 4x4 isolando esse reservatório. Será que dá ?
Logo que tiver tempo vou tentar, porém se ele existe ... !
Abração
Anthon

Rogerrm
17/03/2009, 16:06
Meus problemas acabaram "nao sei ate quando", hoje eu dei 1volta e meia no debito da bomba e 3 voltas na wg, o carro ta outro, um bólidooo, tente, voce vai ficar admiradooo.hehe:twisted:

usahuashushuUAhsaUSHaHUsuhAS

Meu Deus homi, tua Ranger deve ta o diabo embaixo das taquara :mrgreen::-D:twisted:

MARKIN25
17/03/2009, 18:27
[quote=Rogerrm;834748]usahuashushuUAhsaUSHaHUsuhAS

Meu Deus homi, tua Ranger deve ta o diabo embaixo das taquara :mrgreen::-D:twisted:[/quot

huahauhahuahau, ta andando muiutooo mesmo, amanha to regulando a maxima da carangaa...

Rogerrm
18/03/2009, 15:44
1 volta e 1/2 na BI e mais 3 na WG não chega pra ti? :pensativo:

Compra um Golf ou então uma Ranger 2.8 ps TGV :dance:

Cristiano Faria
23/03/2009, 12:10
Já tinha visto aqui essa "turbinada" no HSD 2.5... Mas fica a dúvida: será que aumentar x pressão e injeção além do que foi projetado não iria provocar desgaste pramaturo do motor??

Rogerrm
23/03/2009, 14:33
Já tinha visto aqui essa "turbinada" no HSD 2.5... Mas fica a dúvida: será que aumentar x pressão e injeção além do que foi projetado não iria provocar desgaste pramaturo do motor??

O desgaste até acontece, mas o que vale é a diversão :twisted::twisted::mrgreen::mrgreen:

Eu acho que deve ser mínimo o desgaste do motor por abrir a BI...

MARKIN25
02/04/2009, 18:53
Hoje o danado do rententor da bomba de vacuo deu pra passar oleo, deu umas 3 pingadas no chao, o pecinha dificil de se achar, alguem da uma dica.

Sera que consigo numa autorizada bosh?
Sera que eu mesmo consigo trocar essa maldita?
OBS.:Esta vazando oleo pela uniao...

abs...

Walter L. L. Casitta
02/04/2009, 20:39
Hoje o danado do rententor da bomba de vacuo deu pra passar oleo, deu umas 3 pingadas no chao, o pecinha dificil de se achar, alguem da uma dica.

Sera que consigo numa autorizada bosh?
Sera que eu mesmo consigo trocar essa maldita?
OBS.:Esta vazando oleo pela uniao...

abs...

É chato de mexer no motor 2.5 e complicado no 2.8.

O oring na concessionária custa R$12,00 e no paralelo menos de R$1,00...

Allan Nielsen
19/04/2009, 21:07
Pessoal, minha Ranger ficou três semanas parada e quando sai com ela pela primeira vez percebi que o conta-giros não funcionava mais e a luz da carga da bateria fica fraca apagando de vez em quando. O voltímetro marca a tensão da bateria abaixo do normal. De repente volta tudo a funcionar normalmente e depois de um tempo desligada o problema reaparece. Alguém já passou por isso?

Na dúvida, já comprei um regulador de tensão do alternador (R$70,00) e vou trocar assim que possível...

Apos eu dar a partida em outro carro que ficou sem bateria com um cabo ligado na bateria da Ranger, aconteceu o problema descrito acima pelo Walter, com a diferença que o problema é constante e o alternador não está produzindo nada, pois se desligar a bateria a Ranger apaga.

Tudo indica que o regulador de tensão foi pro vinagre, e pelo descrito pelo Walter ele conseguiu trocar sem retirar o alternador. Pelo que vi aqui e tambem no catalago da Bosch o regulador é PN 1 197 311 021 para o alternador F 000 LD0 119, porem o codigo de placa do meu alternador é F 000 LD0 109 e para este segundo o catalogo o regulador é F 000 R50 101.

Walter,

- vc sabe dizer se o seu alternador que deu problema era o LD0 119 ou LD0 109, e o regualdor é mesmo o 1 197 311 021?

- compensa fazer a troca sem retirar o alternador ou acaba dando o mesmo trabalho?

Alguem tem ideia de quanto tempo consigo rodar com a Ranger sem o alternador? (bateria de 70A semi-nova)

Abs

Walter L. L. Casitta
19/04/2009, 23:00
Apos eu dar a partida em outro carro que ficou sem bateria com um cabo ligado na bateria da Ranger, aconteceu o problema descrito acima pelo Walter, com a diferença que o problema é constante e o alternador não está produzindo nada, pois se desligar a bateria a Ranger apaga.

Tudo indica que o regulador de tensão foi pro vinagre, e pelo descrito pelo Walter ele conseguiu trocar sem retirar o alternador. Pelo que vi aqui e tambem no catalago da Bosch o regulador é PN 1 197 311 021 para o alternador F 000 LD0 119, porem o codigo de placa do meu alternador é F 000 LD0 109 e para este segundo o catalogo o regulador é F 000 R50 101.

Walter,

- vc sabe dizer se o seu alternador que deu problema era o LD0 119 ou LD0 109, e o regualdor é mesmo o 1 197 311 021?

- compensa fazer a troca sem retirar o alternador ou acaba dando o mesmo trabalho?

Alguem tem ideia de quanto tempo consigo rodar com a Ranger sem o alternador? (bateria de 70A semi-nova)

Abs

Na Ranger com o motor 2.5, dá para trocar o regulador afastando um pouco a bamba de vácuo. Na 2.8 não tem espaço pra afastar a bomba. Mesmo assim é muito sem jeito e tive que retirar e colocar 3 vez. Alguma coisa não se encaixou na 2 duas primeiras vezes e funcionou apenas na terceira.

Eu não sei qual é o alternador, ele ainda esta no motor 2.5 que tirei da minha Ranger. Amanhã posso ver qual é.

O ideal é aproveitar e retirar o alternado pra trocar os coletores e os rolamentos. Assim fica tudo zerado. Os coletores do meu alternador estavam muito gastos. Sem o regulador da pra sentir pelo tato se estão muito gastos.

Walter L. L. Casitta
19/04/2009, 23:05

Walter,

Abs

Foi esse número que usei para comprar o meu regulador. É o mesmo regulador usado no Santana...

Walter L. L. Casitta
19/04/2009, 23:28

Walter,

Abs

Num catálogo bosch que tenho aqui, o alternador de código LD0 109 e LD0 116 foram substituídos pelo LD0 119...

Allan Nielsen
20/04/2009, 17:11
Foi esse número que usei para comprar o meu regulador. É o mesmo regulador usado no Santana...

Walter,

consultei o catalago Bosch, e na Ranger usa o alternador LD0 119 com o regulador 311 021; fui dar uma olhada na Ranger e para minha surpresa o alternador dela é o LD0 109 (made in Brasil) que segundo o catalogo usa o regulador RS0 101.

A Ranger está na roça e minha primeira alternativa foi tentar retirar o alternador e leva-lo a civilização para reparo, mas o trabalho não é simples pois vi que teria que retirar o radiador e dai enrosquei na chave de 32mm pra retirada do acoplamento viscoso. Resolvi então consultar os universitarios se dava pra trocar o regulador sem retirar o alternador. Acho um absurdo vc ter que desmontar meio carro pra retirar um alternador.

Obrigado pela ajuda.

abs

RGamaJr_4x4
21/04/2009, 14:54
Allan,

Semana passada troquei o regulador sem tirar o alternador.

Walter,

Nem a bomba de vácuo precisei tirar do lugar. A posição é meio ingrata na hora de recolocar o regulador, mas com jeitinho vai.
Tinha até anotado o cód. do regulador que vcs passaram aqui nesse tópico, mas perdi o papel e tive q levar a peça na loja pra comprar.

Só retirei a mangueira que liga o compressor ao intercooler.

Se eu estivesse com tempo para parar a viatura, aproveitaria para dar uma geral no alternador que, como dá para ver nas fotos, tá mto sujo de óleo.

Allan Nielsen
22/04/2009, 13:35
Hj troquei o regulador de tensão sem tirar o alternador e nem soltar a bomba de vacuo, como fez o Rogerio. A dificuldade de encaixe é porque com as escovas novas ficam muito salientes; pra resolver isso "prendi" as escovas retraidas usando uma linha (fio dental), desta forma entra sem nenhuma dificuldade, depois é so puxar a linha.

Minha maior dificuldade foi encontrar o regulador, e no meu não tinha nenhuma identificação; foi então baseado na informação do catalogo Bosch.

Alternador Bosch F 000 LD0 109 -- regulador F 000 RS0 101 (paguei R$54) -- alternativa regulador Gauss GA0040 (custava R$30), serve para Gol, Corsa, S10, F1000, Ranger.

Alternador Bosch F 000 LD0 119 -- regulador 1 193 311 021 -- alternativa regulador Gauss GA0021, serve Versailles e Santana

Fica aqui o alerta para a causa do problema que foi dar partida em outro carro usando a bateria da Ranger, já havia feito isso em diversos carros sem nunca dar problema; se não quiser correr risco desconecte a bateria antes.

Ao Rogerio e Walter obrigado pela ajuda.

Abs

BACALHAU
15/10/2010, 10:22
Saudações a todos.
Tenho uma F1000 XL 97/98 HSD e há uns dias começou a falhar o freio. Horas funcionava normal, geralmente na primeira pisada, horas ficava duro.
Conversando com um "mexânico" aqui da cidade, ele condenou de cara o hidrovácuo, um Bosch aparentemente novo. Como um novo custa por aqui 515 moedas, decidi aguardar.
Dias depois, chegando de uma cidade próxima, senti cheiro de óleo queimado e a luz do alternador acendeu. Fui direto em um eletricista conhecido. Era uma mangueira de óleo que é ligada à bomba de vácuo que fica grudada na bunda do alternador (nem sabia que isso existia) que estava frouxa. :parede:
O problema da luz do alternador, segundo ele, era sujeira no regulador de tensão que causava mau contato.
Apertado o parafuso da tal mangueira e colocado de volta o regulador, a luz no painel apagou, mas, ficou um chiado como se estivesse vazando ar, com o motor funcionando.
O freio continuou na mesma.
Soube então que essa bomba de vácuo serve ao freio e ao AC, que também tinha deixado de funcionar.
Procurei outro cidadão, que também se diz mecânico, e este não soube dizer se essa bomba pode ser aberta para conserto ou troca de reparo.
Em uma loja de peças me disseram que o preço de uma bomba nova fica em mais de 700 moedas. :shock: :putz:
Neste sentido, busco a ajuda dos senhores. Essa bomba pode ser desmontada, lavada e reparada? O óleo que pingou dela tinha uma consistência muito viscosa, semelhante a piche. De onde vem esse óleo?
O óleo do motor está normal, bem como o do freio e da DH, que são novos.
Desde já, agradeço a atenção e a ajuda.

Edintruder
15/10/2010, 11:15
Esse óleo é o do motor mesmo, porém com o tempo acumula muita sujeira nesse local e faz essa meleca toda. em relação à manutenção da bomba de vácuo eu não sei te responder, mas acho que sai mais em conta comprar um alternador completo usado com a bomba de vácuo do que trocar só a bomba.
ou...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154129484-bomba-de-vacuo-sprinter-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154817185-bomba-de-vacuo-ranger-25-diesel-98-em-diante-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-157388901-alternador-bosch-s10-ranger-maxion-diesel-98-em-diante-_JM
Abração pro amigo peixe!

BACALHAU
15/10/2010, 11:35
Esse óleo é o do motor mesmo, porém com o tempo acumula muita sujeira nesse local e faz essa meleca toda. em relação à manutenção da bomba de vácuo eu não sei te responder, mas acho que sai mais em conta comprar um alternador completo usado com a bomba de vácuo do que trocar só a bomba.
ou...
[/URL]
Abração pro amigo peixe!

Obrigado pela pronta resposta meu nobre.
Mas, olhando uma das imagens dos links que você enviou, nota-se três parafusos (em azul) que me parecem prender uma tampa. :pensativo:
Como você falou que ali acumula muita sujeira, quem sabe se abrindo, lavando bem com diesel e tornando a fechar, vedando bem , não funciona. :rolleyes:
Alguém já mexeu nessa peça?
O meu medo é ficar a pé. O "Pangaré" ainda está desmontado, o "[URL="http://felixtheniva.blogspot.com/"]Félix (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154129484-bomba-de-vacuo-sprinter-_JM)" está fazendo uma reforma geral e se eu fizer caquinha na "Rapariga", me lasco todo, porque por aqui sem carro não dá.
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=154817185_1572.jpg&v=O

Charles_Curitiba
15/10/2010, 23:16

Walter deixa eu te contar o que aconteceu com a minha recentemente, é uma 2006 a gasolina...pois bem, de repente em uma viajem a noite percebi numa ultrapassagem que ao levantar o giro a luz da bateria acendia, acima de 3.5 mil giros. Isso persistiu por um longo tempo até que eu decidisse ir a um eletrecista (logico na concessionaria os looucos queriam que eu comprasse um novo, por 1.100 reais. Bem, consultei 4 eletrecistas e todos disseram"regulador de voltagem" ou "ponte retificadora" e mais uma outra peça que não lembro o nome. Comprei as 2 peças que vende somente na concessionaria, paguei quase 400 reais. O eletrecista que escolhi fez a troca e ao abrir percebeu um 3o provavel problema, o "coletor" do induzido estava desgastado por contato com as escovas, estava irregular e em altra rotação fazia com que as escovas vibrassem fazendo acender a luz do painel, é uma peça que fica numa ponta do eixo, e é de cobre. Ja que eu tinha comprado as peças mandei trocar, o problema lógico persistiu foi ai que levamos a um torneiro e deu uma usinada deixando este Coletor zerado, paguei 20 reais para isso. Ou seja, o regulador e a outra peça estavam boas, eu as guardei inclusive. Mas isso é no alternador da gasolina que é da marca Prestolite, das versões diesel acho que é Bosch.

BACALHAU
16/10/2010, 00:01
Walter deixa eu te contar o que aconteceu com a minha recentemente, é uma 2006 a gasolina...pois bem, de repente em uma viajem a noite percebi numa ultrapassagem que ao levantar o giro a luz da bateria acendia, acima de 3.5 mil giros. Isso persistiu por um longo tempo até que eu decidisse ir a um eletrecista (logico na concessionaria os looucos queriam que eu comprasse um novo, por 1.100 reais. Bem, consultei 4 eletrecistas e todos disseram"regulador de voltagem" ou "ponte retificadora" e mais uma outra peça que não lembro o nome. Comprei as 2 peças que vende somente na concessionaria, paguei quase 400 reais. O eletrecista que escolhi fez a troca e ao abrir percebeu um 3o provavel problema, o "coletor" do induzido estava desgastado por contato com as escovas, estava irregular e em altra rotação fazia com que as escovas vibrassem fazendo acender a luz do painel, é uma peça que fica numa ponta do eixo, e é de cobre. Ja que eu tinha comprado as peças mandei trocar, o problema lógico persistiu foi ai que levamos a um torneiro e deu uma usinada deixando este Coletor zerado, paguei 20 reais para isso. Ou seja, o regulador e a outra peça estavam boas, eu as guardei inclusive. Mas isso é no alternador da gasolina que é da marca Prestolite, das versões diesel acho que é Bosch.

Três anos e meio depois, tenho certeza de que o Walter vai gostar de saber disso. :mrgreen:

Charles_Curitiba
16/10/2010, 19:26
Três anos e meio depois, tenho certeza de que o Walter vai gostar de saber disso. :mrgreen:

é, não percebi a data...fazer o que, agora já foi né!!!

BACALHAU
16/10/2010, 19:38
Não esquenta, isso já aconteceu com muita gente, inclusive comigo. :oops:

Edintruder
16/10/2010, 20:30
...olhando uma das imagens dos links que você enviou, nota-se três parafusos (em azul) que me parecem prender uma tampa. :pensativo:

Alguém já mexeu nessa peça?

Bem, eu não abri a bomba de vácuo da minha ex-ranger pois nunca deu problema nela, porém eu teria feito exatamente isso se tivesse dado alguma pane ali...

Experimenta! Se na F1000 for fácil de tirar essa peça, te recomendo aproveitar o domingão de sol no oceano e botar a nadadeira na graxa! rsrsrsr

BACALHAU
16/10/2010, 20:47
Domingão de sol no sertão, você quer dizer, né?
Aliás... Domingão, segundona, terçona, ...
Há mais de seis meses que não cai nada do céu. Nem bosta de passarinho. :parede:
Este BACALHAU já está mais seco que "mulato velho", só falta o sal. :mrgreen:

Domingão é dia de filar a bóia na casa da sogra :dance:, mas, durante a semana se os NIVAs deixarem faço isso. Depois coloco umas fotos e conto o resultado.

BACALHAU
18/10/2010, 23:57
Segundona de sol no sertão, botei a nadadeira na graxa. :mrgreen:

Aberta a bomba de vácuo, das três palhetas, uma estava desintegrada (primeira foto).
Na segunda imagem, o conjunto depois de passar por uma faxina com diesel, pincel e escova de aço rotativa.
Na terceira imagem, o esquema da tubulação.
Na quarta, as palhetas.
Na última foto, uma visão geral ainda com alguma sujeira onde a escova não alcançou. :oops:

Meu problema: encontrar o reparo dessa bomba. Por aqui só encontro de D20, que é muito diferente.

Alguém pode me ajudar?

Walter L. L. Casitta
19/10/2010, 06:43
Segundona de sol no sertão, botei a nadadeira na graxa. :mrgreen:

Aberta a bomba de vácuo, das três palhetas, uma estava desintegrada (primeira foto).
Na segunda imagem, o conjunto depois de passar por uma faxina com diesel, pincel e escova de aço rotativa.
Na terceira imagem, o esquema da tubulação.
Na quarta, as palhetas.
Na última foto, uma visão geral ainda com alguma sujeira onde a escova não alcançou. :oops:

Meu problema: encontrar o reparo dessa bomba. Por aqui só encontro de D20, que é muito diferente.

Alguém pode me ajudar?

Ja procurou na autorizada Ford ou MWM? Jogo de Reparo da Bomba de Vácuo BF6T2A560B.

Se não tiver em estoque eles pedem na fábrica. 5 dias úteis pra chegar...

TylerNTL
19/10/2010, 07:56
Analisando a 3ª imagem fiquei com uma dúvida.

Sempre pensei que Bendix fosse o nome de um componente do motor de partida.

Mas nesta foto ele está apresentado como nome de fabricante!

Bendix é peça ou fabricante?
Ou é um fabricante que vira sinônimo do produto fabricado!?

Pequeno jr
19/10/2010, 10:11
Bendix é fabricante de diversas peças, principalmente de sistemas de freio.

BACALHAU
19/10/2010, 10:33
Ja procurou na autorizada Ford ou MWM? Jogo de Reparo da Bomba de Vácuo BF6T2A560B.

Se não tiver em estoque eles pedem na fábrica. 5 dias úteis pra chegar...

A única autorizada Ford a que tive acesso (por telefone) fica a mais de 300 km daqui, quiseram me empurrar um conjunto completo alternador/bomba. Não sei porque esses pilantras fazem isso, uma vez que um não tem nada a ver com o outo. Se é pelo fato de que estão ligados fisicamente, então seria o caso de comprar um motor completo. :twisted:
A bomba, como vocês podem ver, está inteira e em bom estado. Jogar fora só por conta de umas palhetas de baquelite é o fim da picada. É por isso que dizem que o lixo daqui, da República das Bananas, é o mais rico do mundo.
Com relação à MWM... As F1000 HSD usam motores Maxion e ambas apenas fabricam os motores.
O bizarro é que os reparos das bombas de vácuo das D20, D40, D60, ... encontro em qualquer esquina.
Já procurei na internet e não existe nenhuma referència a este reparo e o detalhe é que é a a mesma usada na Sprinter. Colocando a referência que você postou "Bomba de Vácuo BF6T2A560B" não aparece nenhum resultado. Que referência é essa?

A única coisa que achei, foi uma empresa (http://www.cisel.com.br/Produtos/Reparo_Bomba.htm) que fabrica que fabrica condutores e isolantes elétricos e produz essas benditas palhetas, pois o baquelite é isolante elétrico e tem um sem número de utilidades, como a base para o coletor (aquela base onde tem as lâminas de cobre que ficam em contato com as escovas) dos motores de arranque, p.ex..
Mandei um e-mail para eles, vamos ver a resposta. Mas, creio que eles só forneçam para empresas.

BACALHAU
19/10/2010, 10:44
Analisando a 3ª imagem fiquei com uma dúvida.

Sempre pensei que Bendix fosse o nome de um componente do motor de partida.

Mas nesta foto ele está apresentado como nome de fabricante!

Bendix é peça ou fabricante?
Ou é um fabricante que vira sinônimo do produto fabricado!?

http://www.bendix.com/en/
http://www.bendixbr.com.br/produtos-pastilhas-freio-lubrificante/

Acesse os links acima, especialmente o primeiro, e veja o que fazem.

Walter L. L. Casitta
19/10/2010, 11:00
A única autorizada Ford a que tive acesso (por telefone) fica a mais de 300 km daqui, quiseram me empurrar um conjunto completo alternador/bomba. Não sei porque esses pilantras fazem isso, uma vez que um não tem nada a ver com o outo. Se é pelo fato de que estão ligados fisicamente, então seria o caso de comprar um motor completo. :twisted:
A bomba, como vocês podem ver, está inteira e em bom estado. Jogar fora só por conta de umas palhetas de baquelite é o fim da picada. É por isso que dizem que o lixo daqui, da República das Bananas, é o mais rico do mundo.
Com relação à MWM... As F1000 HSD usam motores Maxion e ambas apenas fabricam os motores.
O bizarro é que os reparos das bombas de vácuo das D20, D40, D60, ... encontro em qualquer esquina.
Já procurei na internet e não existe nenhuma referència a este reparo e o detalhe é que é a a mesma usada na Sprinter. Colocando a referência que você postou "Bomba de Vácuo BF6T2A560B" não aparece nenhum resultado. Que referência é essa?

A única coisa que achei, foi uma empresa (http://www.cisel.com.br/Produtos/Reparo_Bomba.htm) que fabrica que fabrica condutores e isolantes elétricos e produz essas benditas palhetas, pois o baquelite é isolante elétrico e tem um sem número de utilidades, como a base para o coletor (aquela base onde tem as lâminas de cobre que ficam em contato com as escovas) dos motores de arranque, p.ex..
Mandei um e-mail para eles, vamos ver a resposta. Mas, creio que eles só forneçam para empresas.

Esse é o código da peça Ford. É por ele que você tem que procurar nas concessionárias. Custa R$150,00

Você pode procurar numa concessionária MWM. Deve custar mais barto, mas o código da MWM é outro e eu não sei qual é...

BACALHAU
19/10/2010, 11:08
Esse é o código da peça Ford. É por ele que você tem que procurar nas concessionárias. Custa R$150,00

Você pode procurar numa concessionária MWM. Deve custar mais barto, mas o código da MWM é outro e eu não sei qual é...

Pois é Walter, é como eu disse antes.
Entrei em contato com a Ford, em Fortaleza, e eles dizem que só vendem o conjunto alternador/bomba novos. Deveriam ser precessados por venda casada.
Mas, continuo não entendendo o que a MWM tem a ver com isso, uma vez que nesses motores a bomba é beeeeem diferente.

Aqui no nordeste as coisas são complicadas.
Só presta para passar no máximo 15 dias de férias, mais do que isso começa a estressar. :parede:

Walter L. L. Casitta
19/10/2010, 11:23
Pois é Walter, é como eu disse antes.
Entrei em contato com a Ford, em Fortaleza, e eles dizem que só vendem o conjunto alternador/bomba novos. Deveriam ser precessados por venda casada.
Mas, continuo não entendendo o que a MWM tem a ver com isso, uma vez que nesses motores a bomba é beeeeem diferente.

Aqui no nordeste as coisas são complicadas.
Só presta para passar no máximo 15 dias de férias, mais do que isso começa a estressar. :parede:

A Maxion e a MWM foram compradas pela International. Hoje é tudo uma coisa só e você encontras as peças das duas marcas no mesmo lugar...

BACALHAU
19/10/2010, 12:28
"Adescurpa a minha inguinorança" :oops: :mrgreen:
Realmente estou por fora do mundo diesel.

Minha praia é NIVA. :dance:
Afinal, tem que ter doido pra tudo, né? :rolleyes:

Edintruder
19/10/2010, 15:05
Bem que a MWM poderia ter comprado a LADA também! Dessa maneira terias peças pro Pangaré sem ter que inventar novamente a roda... rsrsrsrs

BACALHAU
19/10/2010, 16:08
Até que um MWM X10 no Pangaré não seria ruim. :pensativo:

Pequeno jr
19/10/2010, 19:13
Você pode tentar comprar o reparo em uma das seguintes lojas representantes oficiais da MWM/international do estado do Ceará:

Empresa:Comercial de Materiais de Pesca Ltda.
Pais:Brasil
Endereço:R. Santo Antônio, s/ nº
Telefone:(88) 3661-1342
Email:acaraupesca@acaraupesca.com.br
Website:www.acaraupesca.com.br
Opçoes:Distribuidor de Peças Genuínas - Linha MWM
Serviço Autorizado - Linha MWM
************************************************** **
Empresa:Retífica Santa Luzia Ltda.
Bairro:Muriti
Endereço:Av. Padre Cícero, 3189
Telefone:(88) 3312-6803
Email:retificasantaluzia@hotmail.com
Distribuidor de Peças Genuínas - Linha International
Serviço Autorizado - Motores International
Empresa:Autofort Nordeste Ltda.
Bairro:Vila União
Endereço:Av. Luciano Carneiro, 1605
Telefone:(85) 4012-1313/1302
Email:marco@autofortnordeste.com.br
Website:www.autofortnordeste.com.br
RedeEmpresa:Distribuidora Automotiva S/A - Fortaleza
Bairro:José Bonifácio
Endereço:Av. Aguanambi, 636
Telefone:(85) 3304-0900
Email:anastacio.junior@distribuidora.com.br
Website:www.distribuidora.com.br
RedeEmpresa:JS Auto Peças Ltda. - Fortaleza
Endereço:R. Princesa Isabel, 1111
Telefone:(85) 3306-9666
Email:js.fortaleza@jspecas.com.br
Website:www.jspecas.com.br
Empresa:JS Distribuidora de Peças Ltda. - Juazeiro
Bairro:Salesianos
Endereço:Av. Padre Cicero, 2048
Telefone:(88) 2101-9600
Email:cicero.ce@jspecas.com.br
Website:www.jspecas.com.br
Empresa:Auto Peças Campina Grande Ltda.
Bairro:Pajuçara
Endereço:Rod. Dr. Mendel Steinbruch, 2445
Telefone:(85) 3433-6767
Email:facmagalhaes@yahoo.com.br
Empresa:Lima Pontes Com. Peças e Serviços Ltda.
Bairro:Dom José
Endereço:Av. Sen. José Ermirio de Moraes, 1435
Telefone:(88) 3611-5400
Email:francisca_rad_@hotmail.com
Sprint Service - Motores MWM

Anthoniusnikos
19/10/2010, 19:47
Até que um MWM X10 no Pangaré não seria ruim. :pensativo:

Bacalhau. Se precisar ligo para a MWM-International aqui de Itajaí-SC e consulto o preço pra você. Talvez até seja bom que cada um de: RS, MG, DF, etc. consulte também para termos uma base de como andam os preços por essas revendedoras autorizadas.

Anthon

BACALHAU
19/10/2010, 22:46
Anthon, você está falando de um motor MWM ou do reparo para a bomba de vácuo?
Se for da bomba de vácuo, agradeço e aceito a sua oferta.
Amanhã vou ligar para a lista que o Pequeno Jr gentilmente postou. Depois, coloco aqui os resultados.
Normalmente o preço das autopeças é beeeem mais caro por aqui.

Um amigo NIVeiro do Rio de Janeiro-RJ, a quem eu pedi que procurasse o reparo, me disse por e-mail o seguinte: "Até fui em duas lojas e liguei para umas 4, só encontrei a bomba completa na Guanper em São Cristovão, tel 2589-6437, R$455,00. No ML tem a R$300,00."

O problema é esse: Só querem vender a bomba nova e muitos com o alternador junto.
Se eu já me recuso a jogar a bomba fora só por causa das palhetas, imagine um alternador, funcionando, também.

Anthoniusnikos
20/10/2010, 04:00
Hoje não tive tempo, mas amanhã vou ligar para Rev. Autoriz. TREVO e, se eles tiverem esse reparo, posto aqui.
Falô Bacalhau ?

Anthon

BACALHAU
20/10/2010, 10:54
Hoje não tive tempo, mas amanhã vou ligar para Rev. Autoriz. TREVO e, se eles tiverem esse reparo, posto aqui.
Falô Bacalhau ?

Anthon

Obrigado, Anthon.
Agradeço a sua gentileza.

BACALHAU
20/10/2010, 11:00
Você pode tentar comprar o reparo em uma das seguintes lojas representantes oficiais da MWM/international do estado do Ceará:
...

Meu caro Pequeno Jr., começo agradecendo a sua gentil colaboração.
Abaixo, transcrevo a sua relação de representantes com o resultado das minhas ligações grafado em vermelho.
Isto mostra bem o respeito, melhor dizendo, a falta de respeito da indústria automobilística aqui, na República das Bananas.

Empresa:Comercial de Materiais de Pesca Ltda.
Endereço:R. Santo Antônio, s/ nº
Telefone: (88) 3661-1342
Email:acaraupesca@acaraupesca.com.br
Website:www.acaraupesca.com.br (http://www.acaraupesca.com.br/)
Opções Distribuidor de Peças Genuínas - Linha MWM

Atendimento: ARNALDO

Reparo: NÃO TEM

Bomba: NÃO TEM OBS.: SÓ ATENDE LINHA 229 (seja lá o que isso for)
************************************************** **
Empresa:Retífica Santa Luzia Ltda.
Bairro:Muriti
Endereço:Av. Padre Cícero, 3189
Telefone: (88) 3312-6803
Email:retificasantaluzia@hotmail.com

Atendimento: NÃO ATENDE

Reparo: R$

Bomba: R$
Empresa:Autofort Nordeste Ltda.
Bairro:Vila União
Endereço:Av. Luciano Carneiro, 1605
Telefone: (85) 4012-1313/1302
Email:marco@autofortnordeste.com.br
Website:www.autofortnordeste.com.br (http://www.autofortnordeste.com.br/)

Atendimento: SANDRO

Bomba: NÃO TEM
Rede Empresa Distribuidora Automotiva S/A - Fortaleza
Bairro:José Bonifácio
Endereço:Av. Aguanambi, 636
Telefone: (85) 3304-0900
Email:anastacio.junior@distribuidora.com.br
Website:www.distribuidora.com.br (http://www.distribuidora.com.br/)

Atendimento: DÁRIO

Bomba: NÃO TEM OBS.:SÓ VENDE NO ATACADO (PESSOA JURÍDICA)
RedeEmpresa:JS Auto Peças Ltda. - Fortaleza
Endereço:R. Princesa Isabel, 1111
Telefone: (85) 3306-9666
Email:js.fortaleza@jspecas.com.br
Website:www.jspecas.com.br (http://www.jspecas.com.br/)

Atendimento: WELLINGTON

Empresa:JS Distribuidora de Peças Ltda. - Juazeiro
Bairro:Salesianos
Endereço:Av. Padre Cicero, 2048
Telefone: (88) 2101-9600
Email:cicero.ce@jspecas.com.br
Website:www.jspecas.com.br (http://www.jspecas.com.br/)

Atendimento: CÉSAR

Empresa:Auto Peças Campina Grande Ltda.
Bairro:Pajuçara
Endereço:Rod. Dr. Mendel Steinbruch, 2445
Telefone: (85) 3433-6767
Email:facmagalhaes@yahoo.com.br

Atendimento: ADRIANO

Empresa:Lima Pontes Com. Peças e Serviços Ltda.
Bairro Dom José
Endereço:Av. Sen. José Ermirio de Moraes, 1435
Telefone: (88) 3611-5400
Email:francisca_rad_@hotmail.com
Sprint Service - Motores MWM

Atendimento: ALZIER

Cursino
20/10/2010, 11:10
Grande bacalhau, dá uma olhada nisso:

http://www.cisel.com.br/Catalogo/Cisel_21.pdf

Se a boma for a mesma da sprinter, as palhetas custam 17 latinhas. Se for o caso, eu compro e te mando.
Abraço

BACALHAU
20/10/2010, 11:27
Grande bacalhau, dá uma olhada nisso:

http://www.cisel.com.br/Catalogo/Cisel_21.pdf

Se a boma for a mesma da sprinter, as palhetas custam 17 latinhas. Se for o caso, eu compro e te mando.
Abraço

Meu querido camarada NIVeiro, esta empresa (Cisel) é um exemplo de como uma empresa deve tratar o cliente.
Mandei um e-mail para eles na 2ª feira e imediatamente o Sr. Cristiano me ligou (DDD para celular) e foi extremamente atencioso. Mais tarde voltou a ligar para informar que não tinha a peça em estoque, mas, que ia pedir com urgência à fábrica e que até 6ª feira próxima deveria chegar.
Talvez a empresa tenha gasto com as ligações quase que o preço do produto que, como você mencionou, custa apenas DEZESSETE moedas as três palhetas.
Agradeço a sua atenção e a sua oferta de me remeter as peças, mas, a empresa envia para todo o país.

OBS.: O único detalhe a se observar é quanto ao tamanho das palhetas que aparece no catálgo: 30 x 26 x 47 mm. Onde se lê 47 leia-se 4,7 mm.

Edintruder
20/10/2010, 21:23
Opa! Esse tipo de empresa é que deve passar por aqui! Se levam à sério merecem a nossa credibilidade e cotações sempre que possível!

BACALHAU
29/10/2010, 14:46
Alvíssaras!!!

Hoje pela manhã, o Sr. Cristiano, da CISEL (http://www.cisel.com.br/), telefonou para informar que as palhetas da minha bomba de vácuo tinham ficado prontas e seriam enviadas ainda hoje, pelos Correios.
Enviará juntamente um retentor que faz parte do kit.

Quero tornar público o excelente atendimento e atenção que recebi por parte desta empresa, no geral, e do Sr. Cristiano, em particular.
Atitudes assim deveriam servir de exemplo às supostas assistências técnicas de marcas internacionais que dão um péssimo atendimento, não têm peças sobressalentes e só querem empurrar conjuntos completos (quando têm).
Como exemplo, o resultado que coloquei acima, no post #74, após ligar inutilmente para todos os representantes do Ceará, da lista gentilmente fornecida pelo grande Pequeno Jr., a quem agradeço mais uma vez.

À Cisel e Sr. Cristiano o meu agradecimento.

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Anthoniusnikos
30/10/2010, 21:29
Pois é, a resposta que recebi ontem do Rev. Autz. Arruda :mrgreen: foi está:

Bom dia

A boch ou international so fornece a bomba de vácuo inteira..

Nº boch bf-5439 conferir aplicação ,a trevo não tem em estoque segundo informações de distribuidor da certo em todos os motores 2.5 e 2.8
Valor R$ 680.00

Alexandre Boeng
47 - 3241 - 7777
Motores Trevo Ltda.
Retifica e Montagem de Motores de Combustão Interna.
Venda de Peças Genuinas para Motores.

Anthon

BACALHAU
31/10/2010, 23:06
Anthon, em primeiro lugar gostaria de agradecer a sua colaboração.

Este meu problema com a bomba de vácuo da Ford F1000 HSD mostra perfeitamente a esculhambação que é a industria nacional na nossa República da Bananas.
Total descaso, falta de consideração com o cliente e ganância desmedida por parte dessas empresas, notadamente no setor automotivo. Mas, isso não interessa a esses empresários.

Na minha concepção, não tem cabimento jogar fora um equipamento por falta de uma pequena e simples peça desgastada e que pode ser substituída facilmente por um custo muito baixo. Mas, isso não interessa a esses empresários.

Não falo só por questões monetárias, mas, em uma época em que se fala em reaproveitamento, reciclagem e preservação dos recursos ambientais, todos os esforços deveriam ser feitos para diminuir o lixo/sucata do planeta e evitar o desperdício desses recursos fazendo novas peças/equipamentos desnecessariamente. Como exemplo, tomemos a nossa bomba de vácuo cujo corpo é de alumínio, cuja mineração (bauxita) e refino consome enormes quantidades de eletricidade, além desse último processo (refino) de ser estremamente poluente pela emissão de partículas suspensas, gases ácidos e vapores alcalinos. Mas, isso também não interessa a esses empresários.

Pagar 680 moedas em um equipamento, que não tem nada para custar esse preço absurdo, enquanto que no ML, p.ex., o mesmo, novo custa 300 moedas? Isso também não interessa a esses empresários. Sabem eles muito bem que esse equipamento é fundamental para o perfeito funcionamento do sistema de freios e que se o dono não tem dinheiro para comprar ou acha caro, que venda o carro e ande de bicicleta ou a pé.
No caso da Motores Trevo então, seu proprietário deve estar feliz da vida pois deve ter ciência de que a empresa dele é uma das raras, na República das Bananas, que tem essa bomba para vender. Por isso ele pode pedir o quanto quiser, pois a oferta é pouca ou quase nula.

E ainda existe quem diga que é difícil encontrar peças para o NIVA.
Eu, morando aqui no sertão do Ceará e sem nenhuma revenda ou autorizada no país, tenho acesso à peça que eu quiser deste carro russo podendo, inclusive, importar diretamente da Rússia, que chega até mim pelos Correios e os preços não são exorbitantes, como de alguns carros nacionais.
Por isso, vou consertar esta bomba de vácuo e vou colocar a F1000 à venda, pois não foi só para esta peça, deste veículo, que eu tive dificuldade de obter reposição.
Vou continuar feliz e satisfeito com meus dois NIVAs, que apesar de longevos me dão muito menos aborrecimentos.

Assim que receber as palhetas pelos Correios, colocarei aqui os resultados.
Àqueles que tentaram me ajudar, a minha gratidão.
A todos, um abraço.

Pequeno jr
01/11/2010, 09:59
Bacalhau,

Contato da Cisel anotado. Bom saber que ainda temos boas empresas que se prestam a ajudar e cativar o cliente.

Anthoniusnikos
01/11/2010, 19:29
Anthon, em primeiro lugar gostaria de agradecer a sua colaboração.

Este meu problema com a bomba de vácuo da Ford F1000 HSD mostra perfeitamente a esculhambação que é a industria nacional na nossa República da Bananas.
Total descaso, falta de consideração com o cliente e ganância desmedida por parte dessas empresas, notadamente no setor automotivo. Mas, isso não interessa a esses empresários. ...
A todos, um abraço.

É isso aí Bacalhau, recentemente tivemos a compra da Troller pela Ford, só para ser fechada(parte da tecnologia embarcada importada sob condição), mas a intervenção do senador Suplicy, e sei lá mais quem, impediu que isso ocorresse. Também o caso dos Tucanos que não puderam ser vendidos para alguns países não gratos, por ter tecnologia embarcada condicionada. A ENGESA faliu devido ao caso dos tanques Osório X Shermam. Também os casos da exploração de minérios e minerais ... ! :discordo: Ainda bem que este governo não entrou na do Bill Gate e adotou e implantou o LINUX, que é FREE.
Quando vamos nos livrar desse cabresto ? Acredito que só com o investimento pesado na educação LIVRE, e mostrar o que é ter vergonha na cara para aqueles que se vendem, ou ficam de quatro para os espertalhões, que julgam muito superiores. Se não aprendermos agora, ainda que com os chinas, vamos mais uma vez perder o bonde da história.

Se tem tanta peça das Ranger, baratas, no mercado norte-americano, porque os Revendedores Autorizados não importam para abastecer o mercado nacional, ou fazem encomendas para as indústrias de autopeças nacionais ?

Anthon

Edintruder
01/11/2010, 21:00
Se tem tanta peça das Ranger, baratas, no mercado norte-americano, porque os Revendedores Autorizados não importam para abastecer o mercado nacional, ou fazem encomendas para as indústrias de autopeças nacionais ?

Anthon

Simples, porque a carga tributária é tão pesada, e esse governo maravilhoso cria tantos impecílios tributários e alfandegários que simplesmente não compensa importar determinadas peças! Eu mesmo, tinha uma empresa, mas no dia que eu notei que estava praticamente pagando pra trabalhar, voltei para a informalidade, justamente por causa desse maravilhoso governo que cria e aumenta a cada ano a carga tributária. Desde que entrou o PT no governo eu só tenho me estrepado nas questões laborais. A minha empresa fui obrigado a fechar, e o tal mega investimento em empregos nunca saiu do papel...
Pra importar qualquer coisa, só na informalidade! Tem que sonegar mesmo! O governo recebe uma cacetada de impostos e não reinveste em quase nada em benefício da população que mais gera esses impostos!
Eu mesmo, tenho um monte de $$$ do imposto de renda retido na fonte e sou obrigado a pagar médico particular e sustentar a Unimed para ter uma saúde de qualidade!
E tem gente que acredita em Papai Noel, quer dizer, agora é Mamãe Noel com estrelinha amarela... :evil:

Walter L. L. Casitta
01/11/2010, 21:44
Simples, porque a carga tributária é tão pesada, e esse governo maravilhoso cria tantos impecílios tributários e alfandegários que simplesmente não compensa importar determinadas peças! Eu mesmo, tinha uma empresa, mas no dia que eu notei que estava praticamente pagando pra trabalhar, voltei para a informalidade, justamente por causa desse maravilhoso governo que cria e aumenta a cada ano a carga tributária. Desde que entrou o PT no governo eu só tenho me estrepado nas questões laborais. A minha empresa fui obrigado a fechar, e o tal mega investimento em empregos nunca saiu do papel...
Pra importar qualquer coisa, só na informalidade! Tem que sonegar mesmo! O governo recebe uma cacetada de impostos e não reinveste em quase nada em benefício da população que mais gera esses impostos!
Eu mesmo, tenho um monte de $$$ do imposto de renda retido na fonte e sou obrigado a pagar médico particular e sustentar a Unimed para ter uma saúde de qualidade!
E tem gente que acredita em Papai Noel, quer dizer, agora é Mamãe Noel com estrelinha amarela... :evil:

Antes Mamãe Noel, porque se fosse Papai Noel teria-mos o que foi responsável pelo aumento de um dos maiores e mais injustos impostos do Brasil. O tal do ICMS que é cobrado sobre todos os outros impostos e agora com ajuda a substituição tributária.

ICMS é aquele imposto que o cidadão de um estado paga para o outro. É ótimo alguém que mora no RS pagar um imposto para beneficiar alguém que mora em SP. Agora imagina isso para um quem mora num estado pobre como o Maranhão que não produz nada e paga imposto para o governo do SP.

Um governador que saiu de um estado rico com SP, MG... e ainda quer ser presidente de um pais com estados como Maranhão e outros tem que ser um cara de pau.

RGamaJr_4x4
02/06/2011, 12:07
Troquei a bateria recentemente (Moura 75A) e desde então percebo que, às vezes, o ponteiro do voltímetro ou amperímetro (desculpem, não sei nada de auto-elétrica) em vez de ficar no meio, tem hora que vai até HIGH por alguns minutos. Nesse momento até o farol fica mais forte parecendo até xenon.. rs

A questão é: devo me preocupar com isso? se é um problema, qual deve ser a causa e a solução?

Abraço

Walter L. L. Casitta
02/06/2011, 12:11
Troquei a bateria recentemente (Moura 75A) e desde então percebo que, às vezes, o ponteiro do voltímetro ou amperímetro (desculpem, não sei nada de auto-elétrica) em vez de ficar no meio, tem hora que vai até HIGH por alguns minutos. Nesse momento até o farol fica mais forte parecendo até xenon.. rs

A questão é: devo me preocupar com isso? se é um problema, qual deve ser a causa e a solução?
Abraço

Tem que preocupar sim, manda verificar o regulador de tensão e alternador...

dsamaz
02/06/2011, 14:15
Olá Rogério,

1. você deve ter trocado a bateria justamente por ter problemas com o regulador de tensão do alternador (alta tensão - acima de 14,4v - estraga qualquer bateria.
2. você continuará estragando bateria, lâmpadas, sensores, com sério risco de queimar coisitas caras, tais como centrais abs, injeção, sistema de air-bag, ...
3. leve numa auto-elétrica ou compre um multímetro e verifique a tensão em baixa rotação e alta rotação. Não deve ficar abaixo de 13,5v nem acima de 14,4v. Tensão baixa significa que não está carregando direito; alta significa que estão mal-regulada.
4. torça para que seja possível trocar apenas o regulador, sem trocar o alternador. Torça também para que seja fácil de trocar. Alguns carros, como alguns vw santana, dá para trocar o regulador com o alternador na posição montada no motor. Outros, como algumas versões do vw polo, simplesmente não é possível trocar o regulador, neste caso, deve-se descartar o alternador e comprar outro.

T+
Daniel

Abraço

RGamaJr_4x4
02/06/2011, 16:21
Então vou ter que entrar numa oficina mesmo. Walter, espero que seja só regulador então.

dsamaz, a bateria foi trocada porque a anterior já estava com mais de 3 anos mesmo e dá para trocar só o regulador. Mas graças a Deus não estragou nada, ainda.
Obrigado pelas dicas.

Ah! Mas o marcador no painel é amperímetro ou voltímetro?

Abraço

dsamaz
02/06/2011, 16:57
Rogério,
O marcador que há no painel é um marcador de tensão do sistema bateria-alternador, que é medida em Volts, também conhecido como voltímetro.
Só que você precisaria de outros medidores (multímetro) para ter medidas mais exatas, pois pelo medidor que há no painel não é muito exato e nem confiável, além de que por aquela escala não dá para saber a tensão certa.
Aquele medidor também é bom para você saber se a correia do motor ainda está no lugar he he. Se a correia quebrar, no painel tudo vai continuar funcionando, menos o marcador da bateria que vai descer rapidamente de 14v para 12,6v. (a temperatura do motor também sobe com a quebra da correia, só que neste momento pode ser tarde demais).

T+
Daniel

Então vou ter que entrar numa oficina mesmo. Walter, espero que seja só regulador então.

dsamaz, a bateria foi trocada porque a anterior já estava com mais de 3 anos mesmo e dá para trocar só o regulador. Mas graças a Deus não estragou nada, ainda.
Obrigado pelas dicas.

Ah! Mas o marcador no painel é amperímetro ou voltímetro?

Abraço

Raposo
02/06/2011, 17:46
Torça também para que seja fácil de trocar. Alguns carros, como alguns vw santana, dá para trocar o regulador com o alternador na posição montada no motor. Outros, como algumas versões do vw polo, simplesmente não é possível trocar o regulador, neste caso, deve-se descartar o alternador e comprar outro.
Daniel
Se for a Ranger do avatar troca-se o regulador sem tirar o alternador com muita facilidade.
Abraços.

Nava
06/06/2011, 22:25
A tensão da ranger é 13,8 a 14V original de fabrica. Fora isso o ponteiro nunca ficará no meio certinho.

avenger
24/08/2014, 17:38
Oi pessoal, reforçando um dos primeiros posts nesse tópico aqui... Parou o conta-giros, é o regulador de tensão.

No meu caso aqui, quando estava voltando da roça já na BR-040, o conta-giros começou a "falhar" (marcava, depois zerava, depois marcava de novo) e alternou assim por uns minutos até parar de vez. Terminei de chegar, parei em um lugar e liguei o carro de novo até chegar em casa; a luz da bateria não havia acendido em nenhum momento, apesar dos pesares!

No outro dia, quando pesquisei aqui e já tinha a suspeita do regulador, fui ligar o carro (que já mostrou que a bateria estava bem fraca) e, voila: o conta-giros parado, e a luz da bateria fortemente acesa. Eu já passei uns apertos no fiestinha a respeito de alternador, então eu já tinha uma idéia da problemática; se tivesse acendido a luz antes, eu com certeza teria percebido.

Removi o regulador de tensão (deu pra fazer com o alternador no lugar, mas é melhor ter uma chave de fenda curtinha, senão o parafuso de baixo não sai). Estava realmente com a escova no fim de curso. Tudo indicava que ele simplesmente havia chegado ao fim de sua vida útil.

Então apressei o regulador. BOSCH original 1 197 311 021: quase R$250,00. Gauss GA021: quase R$50,00. Fui no GAUSS. Instalei, e - ôba - o conta-giros levantou, a luz do alternador apagou, e tudo muito feliz.

Final de semana seguinte (ontem) eu fui ligar ela pra realmente dar uma volta com a peça nova (uma voltinha na garagem mesmo). Com sucesso dei a volta, a coisa parece que está 100% agora. Estacionando de novo na garagem, resolvi levar ela a uns 2500-3000 giros. Quando tocou os 2500 o conta-giros simplesmente morreu e a luz da bateria apagou. Nem coloquei multímetro pra medir.

Tirei o regulador e trouxe à bancada. Já que o problema era só desgaste da escova (dos contatos com mola) do regulador, então passei as escovas do GAUSS para o antigo (acredito que BOSCH). Coisa eletrônica não desgasta ao longo do tempo... não na taxa que as escovas o fazem.

Coloquei de volta, instalei direitinho, apertei... E nada! Conta-giros zero e luz da bateria acesa.

Voltei pra pegar o manual da ranger com o esquema das caixas de fusível pra ver se alguma coisa podia ter estourado, e pesquisar mais um pouco o que poderia ser. A hipótese ficou na ponte de diodos ou contato do + do alternador ao + da bateria.

Quando cheguei com o multímetro e toda a cavalaria pronta pra fazer levantamento total do problema....... liguei o carro e tudo funcionou!.. Aí só coloquei o voltímetro pra ver quanto tava gerando em lenta, 13.9V... Fiquei sem muito mais o que fazer. Dei a volta na garagem de novo, estiquei o carro a 3500 por alguns segundos e algumas vezes, e ficou estável.

Quando coloquei os dois reguladores (desinstalados) no multímetro, tive as seguintes leituras entre as escovas:
- BOSCH (assumido): 5K Ohms de um lado // 5.5K Ohms invertendo as pontas de prova
- GAUSS GA-021: 3,75K Ohms de um lado // 5.5K Ohms invertendo as pontas de prova

Diante desse resultado aí é que eu, lá em cima, resolvi trocar as escovas no regulador. Eu já não sei é se essa leitura do GAUSS é proveniente do problema que ele deu; pode ter sido defeito de fabricação, ou esse valor não influencia em nada e foi algo totalmente sem relação que deu o problema enquanto o GAUSS estava instalado. As escovas estavam bem posicionadas; deu pra ver um mínimo desgaste nelas da fricção das voltas que deu no alternador.

Moral da história (works for me): se o regulador parou de funcionar por fim de curso nas escovas, é melhor comprar um paralelo qualquer (mais barato, desde que tenha as escovas iguais) e transferir as escovas dos novos pro velho e dar nova vida a ele. É preciso ter um bom ferro de solda, solda, e paciência pra conseguir encaixar a malha das escovas ao contato do regulador onde se solda. O original tem um orifício central e grande, enquanto o da GAUSS daria mais dor de cabeça para reinstalar as escovas (vide fotos).

Se isso realmente ficou bom, só o tempo há de dizer! :) Muito obrigado pelas dicas aqui! É incrível como tem solução pra tudo aqui no fórum, viu!
475063
1. Regulador GAUSS visto de baixo sem escovas, caixa, molas GAUSS e escovas gastas BOSCH

475064
2. Regulador visto de cima, com pontos de solda que são derretidos para liberar as escovas (não tem nada mais além disso prendendo as escovas!)

475065
3. Regulador BOSCH como originalmente instalado (pelo menos antes de -eu- ter mexido, mas parece que não havia sido substituído antes)

avenger
24/08/2014, 17:40
A tensão da ranger é 13,8 a 14V original de fabrica. Fora isso o ponteiro nunca ficará no meio certinho.

No voltímetro a minha dá 13.9V e o ponteiro sempre fica a uns 25%... Pode ser que ele tenha algum problema, ou o tempo tenha aumentado a resistência dos fios que chegam até ali; nos ~12V sem carga, ele fica.. digamos, uns 10%. Eu bem que queria conseguir acertar esse ponteiro! hehe

Melo1188
09/07/2016, 15:58
Boa tarde a todos, nessa foto está errado o nome dos tubos o inferior é saida do oleo e ar, e superior entrada do vácuo que possui uma válvula de retenção para manter a pressão do freio. Boa Sorte.

Melo1188
09/07/2016, 15:59
Desculpe, Nas fotos da bomba de vácuo na aba 5.

Boa tarde a todos, nessa foto está errado o nome dos tubos o inferior é saida do oleo e ar, e superior entrada do vácuo que possui uma válvula de retenção para manter a pressão do freio. Boa Sorte.

Melo1188
09/07/2016, 18:18
Estou aprendendo aqui ainda, desculpem a confusão. Pois estava com problemas na minha bomba de vácuo tbm, e assustei com o sentido de giro do rotor. Depois de muita pesquisas em artigos de universidades, verifiquei que aquela angulação auxilia na vida util da bomba, evitando desgaste prematuro das paletas. Junto com as trocas de oleo do motor. Abrçs.