PDA

Ver Versão Completa : Encarando o FRIO em um Suzuki!



Marcelo Nishio
13/04/2004, 17:42
Olá pessoas do mundo off-road!

Gostaria de saber como se comporta o Suzuki Vitara 1.6/8V no frio...
Pois planejo fazer uma viagem grande daqui uns dois meses para o Deserto do Atacama e outras regiões geladas de nosso continente!

Alguém já fez algum passeio/expedição parecida? a maioria das pessoas encaram este tipo de aventura com carros a diesel e é dai que vem a minha preocupação! o Vitarinha aguenta o tranco? o frio não vai congelar o motor? qualquer informação a respeito será bem vinda! inclusive informações de lugares da região interessantes para se visitar, pois ainda não planejei o roteiro e tudo pode mudar! :)

abraço,

Fabil
13/04/2004, 18:34
seu vitara é a gasolina, certo ? a menos que vc o transformou p/ alcool, vc nao terá nenhum problema por causa do frio... se a sua bateria já tiver mais de 2 anos de uso, é melhor colocar outra nova, pois no frio ela será mais exigida nas partidas do motor, portanto pode te deixar na mao.
ahhh.. coloque no radiador aditivo anticongelante, senao a agua congela, dai sua bomba d'agua vai pro saco.

T+

xadventure
13/04/2004, 18:46
E ai Marcelo

Só tome cuidado com a autitude, tem um amigo que fez já o este deserto e em alguns pontos a gasolina deixava a desejar porque explodia com dificuldades

Abraço

Eduardo Teixeira
13/04/2004, 23:12
Eu conferiria se seu suzuki tem valvula termostática, pois ela irá manter seu motor na temperatura ideal de trabalho. Sem ela pode vir a dar problema.

Eu não encararia tanto frio sem a valvula.

[]'s

Rafael_Reis
13/04/2004, 23:23
Eu moro na serra gaucha onde no inverno faz temperaturas negativas com facilidade. Nunca tive problemas funciona normalmente, so bebe um pouquinho mias.

Abraços gaudérios,

LuizCabral
13/04/2004, 23:40
Pô, se aguenta o calor aqui de natal, aguenta o frio tambem. Coloque aditivo no radiador e cheque o filtro de ar, etc.

Marcelo Nishio
14/04/2004, 01:36
É... como o Eduardo disse, vou verificar a existência da válvura e seguir a dica de outros e ficar esperto com os fluidos anti-congelamento!

Tomara que dê tudo certo, afinal as estradas próximas ao Andes, a Patagônia e outras regiões inospitas e bem mais frio do que a região mais fria de nosso país, fora a diferença de pressão atmosférica!

Agradeço a todos pelas dicas e se alguém tiver mais informações será de bom uso! Ao final da viagem posso enviar mais uma mensagem dizendo como o pequeno guerreiro se comportou! :)

abraço,
Marcelo

Mauricio Martins
14/04/2004, 22:42
Que ano é o Vitara, Marcelo?

Marcelo Nishio
15/04/2004, 01:15
Mauricio,

É um Vitara 95/95 JLX Metal Top 1.6 8V gasolina, ele esta todo original...

Para a viagem eu pretendo levar tanques para combustivel extra, correntes para encarar pista com gelo, fluído anti-congelante e muuita roupa de frio..

Abraço,

Mauricio Martins
15/04/2004, 01:45
Marcelo,

Vai fundo. Esta é uma ótima safra de Vitaras.. ;-)

Boa viagem!!

Eduardo Teixeira
15/04/2004, 08:41
Boa Viagem e depois conta pra gente como o seu carro se comportou... !!!

Mas acredito que todos nós já sabemos a resposta.

Vai se comportar como todo Suzuki....OTIMAMENTE BEM !!!

[]'s

fonta
24/04/2004, 22:45
E aih gente, blz??

Marcelo, eu tb to planejando uma viajem dessa aih pra Patagônia, mas estou no início pois comprei meu Vitara (JLX 95 3p 1.6 8v Cor Bordô) há pouco tempo. Manda umas fotus aih do teu jipinho e mais detalhes sobre a tua expedição.. :wink:

falow aih raça..
Abraços 4x4

Henrique Josino
27/04/2004, 23:45
Marcelo;

Não se preocupe com o frio...pra dizer a verdade esta com o carro perfeito pra isso, pra ter uma ideia no Ushuaia o 4x4 que mais tem é o Vitara, o porque??? ele não possui feixo de mola, os carros com feixo no inverno tende muito a quebrar ele, o Samurai é tiro e queda, arrancou de manhã meio forte no inverno...la se foi um feixo.

Que dia vc vai??? vai ser no inverno mesmo??? é pro deserto de atacama é bom vc levar e manga cavada.... :lol:

[]'viajantes...

guimsn
01/05/2004, 19:35
Marcelo,

Vai fundo. Esta é uma ótima safra de Vitaras.. ;-)

Boa viagem!!

Quais seriam os ruins e os bons???

Mauricio Martins
02/05/2004, 04:10
Marcelo,

Vai fundo. Esta é uma ótima safra de Vitaras.. ;-)

Boa viagem!!

Quais seriam os ruins e os bons???

Não acho que exista uma safra ruim, mas quanto mais novo melhor. E os 95 inauguram a safra final dos Vitaras, que foram até 98.

Nando
02/05/2004, 12:42
Chegando meio atrazado mas....

Existem dois motivos para fazer essa trip com carros a diesel: custo do combustivel e o fato de que em geral os melhores e mais preparados carros no mercado para fazer viagens longas são Diesel (Land Rover, Bands, Picks etc.). Ou vc acha que todo mundo que mora no atacama anda de 2.5 TDI? Essa onda de diesel é recente, tem muita gente que ja foi de Gol, Kombi e Fusca pro Atacama e pra Ushuaia.

O lance da altitudo afeta um Diesel tanto quanto um Gasolina, o problema é que o ar fica rarefeito e vc precisa de mais combustivel para ter um resultado parecido. Me aconselharam, quando planejei essa trip que não deu certo, a mexer na bomba injetora da Cabra, mas não entendo nada de mecanica a Gásosa então acho que vc deve dar uma pesquisada em como amenizar esse problema no seu Vitara.

De resto, não se esqueça do fluido de arreficimento, sem água! Corrente nos pneus só se vc for no inverno, que acho meio loucura. De fato, no verão as temps só caem a baixo de zero a noite em altíssimas altitudos, então pode ir tranquilo dirigindo de dia.

( )s