PDA

Ver Versão Completa : Não Freia!!!!!



fondevila
23/04/2007, 15:36
Pessoal, ontem tirei o Bob da garagem pra dar uma volta e tomei um puta susto com o freio, saindo de casa andei uns 20metros até a lombada, pisei no freio, o pedal desceu e freiar que é bom nada. Na hora parei verifiquei o fluido (tá no nível certo) e os flexiveis (tem menos de 3 meses...), achei que tinha sido algum problema pontual e dei um volta no quarteirão para averiguar, na próxima freada aconteceu a mesma coisa porém desta vez dei umas bombadas no freio e ele funcionou na segunda pisada.
Dei mais uma volta no quarteirão e só para na segunda pisada (para normal, como sempre funcionou). Depois disso guardei na garagem e sai com o outro carro

Já verifiquei os flexiveis, o estado do fluido e a mangueira que vai do carburador pro hidrovacuo e num achei nada de estranho. Como ta freando normal na segunda pisada acho que não deve ser ar no circuito de freio tb.

Alguém pode ajudar??

friedmann
23/04/2007, 16:00
tudo indica ser ar na linha... precisa sangrar de novo o freio... é uma m.. mesmo... eu apanhei tanto com isso que resolvi trocar o cilindro mestre e hidrovácuo e colocar o do siena

Marcio Rossetto
23/04/2007, 18:38
Eu recomendo o seu teste :

Com o carro parado , pise varias vezes no breque e depois faça uma inspeção nas rodas traseiras e dianteiras para verificar possíveis vazamentos ( pode ser algum burrinho da roda traseira que foi para o brejo)

Não descarte também uma inspeção no proprio cilindro mestre e veja se não tem óleo no assoalho por debaixo do tapete , logo em baixo do pedal .

Se detectar que não há vazamentos , então é vazamento interno do cilindro mestre e deve ser trocado .

Quando for trocar o cilindro mestre , aproveira e revisa o freio todo e arranca aquela barra de compensação que tem na traseira , vai ver que melhora a frenagem .

Rones Jr
23/04/2007, 20:06
Falando nisso, há uma sequencia certa para sangrar o sistema....do tubo mais longo para o mais curto....da traseira...para o dianteiro esquedo.
Mas qual a explicação para existência e retirada da valvula de compesação...

Cavalcante
23/04/2007, 22:29
A válvula de compensação ou equalizador de freio traseiro, atua variando a pressão na tubulação quando a traseira levanta, ou seja, o carro está parando, com a frente para baixo, aliviando a pressão nos tambores traseiros. Como o sistema de freio primário do Niva é por fluxo cruzado, isso faz com que as roda dianteiras percam pressão também quando o equalizador atua. Um futrica amigo meu chama isso de ABS de pobre, porque evita o travamento das rodas.

Tem dois nós nesse troço: o primeiro é conceitual. Tem de estar tudo azeitado e muuuito bem regulado pra isso começar a querer funcionar direito. Senão uma roda freia mais que as outras e o carro puxa e as outras não freiam direito.
O segundo nó é que a maioria dos nossos carros é levantado, e ninguém compensa a altura da haste que aciona o equalizador em relação ao eixo traseiro. Como ela é presa à carroceria, quando se levanta a suspensão ela fica permanentemente ativa, diminuindo a pressão hidráulica sobre todo o sistema, o que faz com que o carro freie menos.
O ideal é matar o fluxo cruzado, utilizando uma saída do cilindro mestre para cada eixo e capar o equalizador. O mínimo que se deve fazer é compensar a altura do acionador quando erguer o carro.

Nivoide
23/04/2007, 22:34
isso se vc tiver um cilindro de 4 saidas ne....no meu só tem 3 e é uma Bos...@...e ta com a valvula traseira isolada....outra coisa: o burrinho traseiro é da fiorino, sao bons pacas, mas tem dia maiores, ou seja mais curso de pedal....dai só com cilindro compativel q nao é o meu caso!

Cavalcante
23/04/2007, 22:43
No cilindro de três saídas você usa as duas primárias (que estão mais perto do hidrovácuo) uma para cada eixo, e terceira para os segundos pistões das pinças dianteiras.

Agora, se o seu cilindro mestre não é compatível com os cilindros atuadores, não tem santo que dê jeito... Dá tudo errado mesmo... Se quiser dar jeito de vez, use um cilindro mestre mais parrudo, como o do kadett, com o hidrovácuo dele. Vai ver o que é parar, mesmo sem freio a disco traseiro.

Rones Jr
24/04/2007, 17:04
Tá....só não entendo pq o carro fica puxando para o lado com está válvula...já que ela atua sobre a saída compartilhada pelas duas rodas...então ela, em tese, mantém o fluxo igual para ambos....em tese...

Cavalcante
24/04/2007, 17:41
Rones, é o seguinte: uma das saídas primárias do cilindro mestre é ligada por um T à roda dianteira direita e ao equalizador traseiro. Do equalizador traseiro vai para as duas rodas traseiras. A outra saída primária é ligada diretamente à roda dianteira esquerda.
A saída secundária é ligada por um T aos estágios secundários das duas pinças de freio dianteiras.

Se o sistema não está muuuito bem regulado, o que ocorre é o seguinte: a válvula equalizadora alivia pressão sob o sistema, mas atua primeiro na roda dianteira direita, que está mais próxima dela e depois na roda esquerda, que está ligada diretamente ao cilindro mestre. Assim a roda esquerda freia mais por mais tempo, fazendo com que o carro puxe.

Marcio Rossetto
24/04/2007, 17:55
Bem, eu entendo que essa vávula é o seguinte :

Quando o carro esta carregado , o varão abre a valvula p/ vazão máxima e voce tem 100% de frenagem na roda traseira .

Quando o carro esta sem carga , o varão fecha a válvula e voce tem 60 a 70% de frenagem na traseira .

No fundo é uma válvula controladora de fluxo de óleo de freio .

Serve para o carro não derrapar a rodas de traz , ou seja travar .

A verdade é que essa válvula funciona bem quando esta nova .

Costuma entrar agua e barro nela e ela trava , geralmente na posição fechada , então quando voce tá carregado falta freio .

Quando voce tira ela , a frenagem da traseira fica 100% e trava mesmo .

Se os burrinhos e lonas estiverem ajustados , não há perigo pois a frenagem é simétrica , igual etc .

Outra coisa, se o Niva tiver pneus pesados e maiores que o original , ja faz sentido tirar essa vávula .

Bem no meu Niva ap 2.0 , que anda pouco.... tirei a valvula .

Basta estudar o circuito , desconectar a entrada do cano mestre da válvula e engatar no te divisor para as 2 de traz .

Bem se não suber não faça , porque com freio não se brinca . :discordo:

Demarques Ribeiro
24/04/2007, 21:45
No cilindro de três saídas você usa as duas primárias (que estão mais perto do hidrovácuo) uma para cada eixo, e terceira para os segundos pistões das pinças dianteiras.

Agora, se o seu cilindro mestre não é compatível com os cilindros atuadores, não tem santo que dê jeito... Dá tudo errado mesmo... Se quiser dar jeito de vez, use um cilindro mestre mais parrudo, como o do kadett, com o hidrovácuo dele. Vai ver o que é parar, mesmo sem freio a disco traseiro.

Falando em sistema de freio a disco...algum camarada tem freio a disco na traseira??

friedmann
25/04/2007, 08:50
eu tenho... do Kaddet,

Luciano SHAKALL
30/04/2007, 16:50
"...uma das saídas primárias do cilindro mestre é ligada por um T à roda dianteira direita e ao equalizador traseiro. Do equalizador traseiro vai para as duas rodas traseiras. A outra saída primária é ligada diretamente à roda dianteira esquerda.
A saída secundária é ligada por um T aos estágios secundários das duas pinças de freio dianteiras..."
"...No cilindro de três saídas você usa as duas primárias (que estão mais perto do hidrovácuo) uma para cada eixo, e terceira para os segundos pistões das pinças dianteiras..."Cavalcante, envio um sofisticado, proporcional e simétrico projeto-desenho-modelo em AutoCad para você verificar:
O meu está como no desenho à esquerda, e sua sugestão seria deixar como o desenho à direita, suprimindo a tal "válvula redutora de pressão"... É isso?

Essa "reformulação" no circuito traria uma melhora na frenagem, ou "apenas" diminuiria a tendência de "puxar pro lado"? :pensativo:

PS.
Foi mal o projeto-desenho-modelo em "AUTOCADerno" (era meu mesmo, hehehe...) "meio" tosco :oops:
Eu devo ter faltado àquelas aulas de educação artística do jardim... :mrgreen:
.

Cavalcante
30/04/2007, 20:23
É exatamente isso.

Melhora a frenagem, principalmente em carros com a suspensão levantada. Como eu disse, o equalizador atua quando a frente abaixa e a traseira levanta (como numa freada brusca) aliviando a pressão sobre os cilindros, evitando que as rodas travem. Acontece que isso não funciona direito, e aí o carro simplesmente freia menos, com o equalizador sempre atuado.

Só que pelo seu desenho você tem um sério problema de pneus desiguais, é melhor ver isso logo :):):):):):):)