PDA

Ver Versão Completa : Locais de fixação dos feixes de molas Toyota no CJ5.

Andrezão4x4
22/04/2007, 20:47
Olá Amigos!
Tenho um CJ5 1960 em reforma, gostaria de saber os locais de fixação do suporte para os feixes de molas Toyota? Preciso alongar o chassi? Os suportes dos amortecedores são os mesmos, preciso mudar a posição deles tb? Que tipo de amortecedor devo usar com essas molas? O cardã dianteiro e traseiro precisam de alguma modificação? O que é SPOA?
PS: NÃO SE IRRITEM COM MINHAS PERGUNTAS, POIS SOU INICIANTE NO MUNDO DOS CJ'S!!! :pensativo:
Desde já Grato!
LOKO4x4

Sergio Rocha
22/04/2007, 20:56
Olá Amigos!
Tenho um CJ5 1960 em reforma, gostaria de saber os locais de fixação do suporte para os feixes de molas Toyota? Preciso alongar o chassi? Os suportes dos amortecedores são os mesmos, preciso mudar a posição deles tb? Que tipo de amortecedor devo usar com essas molas? O cardã dianteiro e traseiro precisam de alguma modificação? O que é SPOA?
PS: NÃO SE IRRITEM COM MINHAS PERGUNTAS, POIS SOU INICIANTE NO MUNDO DOS CJ'S!!! :pensativo:
Desde já Grato!
LOKO4x4

Benvindo ao forum

Quanto aos feixes de toyota, a TT4 tem um kit que resolve o seu problema, entre em contato com eles.Vc não precisa alongar o chassis.Oa amortecedores são os mesmos.Fica igual.
Os cardans não precisam de alteração.
Spoa: Feixe de molas por cima do eixo.:concordo:

Pra Spoa, muda tudo.Só é recomendável se vc usa pneus 35 ou maior.

[]'

DJunior
22/04/2007, 21:09
LOKO4x4,

Sem querer ser chato, mas antes de postar suas perguntas, vá ao link de procura - procura avançada e pesquise sobre o assunto que você tem dúvidas.

Se não achar a resposta, aí você cria um novo tópico.:concordo:

Voltando as suas dúvidas, segue os links que falam sobre o assunto.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=277&highlight=molas

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23774&highlight=molas

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17263&highlight=molas+toyota

Abraços,

Dirceu

Andrezão4x4
22/04/2007, 21:21
Obrigado pela explicação!

Andrezão4x4
22/04/2007, 21:32
LOKO4x4,

Sem querer ser chato, mas antes de postar suas perguntas, vá ao link de procura - procura avançada e pesquise sobre o assunto que você tem dúvidas.

Se não achar a resposta, aí você cria um novo tópico.:concordo:

Voltando as suas dúvidas, segue os links que falam sobre o assunto.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=277&highlight=molas

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23774&highlight=molas

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17263&highlight=molas+toyota

Abraços,

Dirceu
Dirceu,
Eu lí os tópicos e não responderam minhas dúvidas!!!
Vou ter que comprar o Kit com manual de instruções!!!
[]'s
André.

Andrezão4x4
22/04/2007, 21:34
Benvindo ao forum

Quanto aos feixes de toyota, a TT4 tem um kit que resolve o seu problema, entre em contato com eles.Vc não precisa alongar o chassis.Oa amortecedores são os mesmos.Fica igual.
Os cardans não precisam de alteração.
Spoa: Feixe de molas por cima do eixo.:concordo:

Pra Spoa, muda tudo.Só é recomendável se vc usa pneus 35 ou maior.

[]'
Obrigado Sérgio!

DJunior
22/04/2007, 21:55
Olá Amigos!
Desde já Grato!
LOKO4x4

LOKO4X4...

Então vamos por partes:

1- Existem KIT's de molas do TOY que vão montados na mesma posição das molas originais, ou seja, os suportes das molas vão na mesma posição dos originais. Existem outros KIT's que as molas são um pouco maiores, aí você vai ter que reposicionar os suportes sempre para o centro do chassi;
2- Não precisa alongar o chassi não;
3- Quanto ao suporte dos amortecedores, esta é uma pergunta delicada. Tudo vai depender das demais modificações, exemplo: Motor, Cambio, SPOA ou SPUA, etc...;
4- Os amortecedores mais utilizados são os traseiros da ranger antiga;
5- Quanto aos cardãns, também dependem das demais modificações. O ideal é medir no final e verificar se os originais vão caber.

Não se irrite com os meus comentários sobre a pesquise aqui no forum. É que muito já foi discutido e você poupa tempo para tirar suas duvidas ao inves de esperar por alguém responder os seus postes. Vale ressaltar que os exemplos de links não foram todos existentes aqui no forum. Se você procurar por "molas do Toyota, amortecedores, cardan, alongamento de chassi, etc..." vai achar uma porrada de material.

Abraços,

Dirceu

folgado
22/04/2007, 23:35
LOKO4X4,
no meu caso, alonguei o chassi em 15 cm, veja as fotos abaixo, e no tópico do meu jipe:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=21487 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=21487)

abraços.
Antonio.

Elmer_Jeep
23/04/2007, 09:31
LOKO4x4,

Sem querer ser chato, mas antes de postar suas perguntas, vá ao link de procura - procura avançada e pesquise sobre o assunto que você tem dúvidas

X2

Dirceu,
Eu lí os tópicos e não responderam minhas dúvidas!!!

Todas essas dúvidas já foram exaustivamente comentadas aqui no fórum e já que vc é novato e quer aprender comece aprendendo a usar o fórum, pesquise, leia bastante e se encontrar dúvidas aproveite pra perguntar nos tópicos EXISTENTES pois vc terá mais chances de ser ajudado.

LOKO não me leve a mal, os novatos são sempre bem-vindos, eu já fui novato tb, o problema é toda vez esse negócio de que "sou novo e quero aprender", daí a galera já tá enjoada de ficar "esfriando a papinha" saca.

Mais uma vez bem-vindo ao 4x4Brasil.

[]'s

Andrezão4x4
24/04/2007, 20:46
X2

Todas essas dúvidas já foram exaustivamente comentadas aqui no fórum e já que vc é novato e quer aprender comece aprendendo a usar o fórum, pesquise, leia bastante e se encontrar dúvidas aproveite pra perguntar nos tópicos EXISTENTES pois vc terá mais chances de ser ajudado.

LOKO não me leve a mal, os novatos são sempre bem-vindos, eu já fui novato tb, o problema é toda vez esse negócio de que "sou novo e quero aprender", daí a galera já tá enjoada de ficar "esfriando a papinha" saca.

Mais uma vez bem-vindo ao 4x4Brasil.

[]'s
Elmer,
Se as pessoas como vc, que estão a mais tempo no Fórum, conhece bem os assuntos, sabem usar muito bem o site, se irrita com o tipo de pergunta que um novato faz. Pq simplesmente não ignora pergunta e deixe as pessoas com mais saco e tolerância, darem suas dicas e explicações? Não perca seu tempo e paciência com "besteiras", afinal vc é um Expert e não quero "esfriar sua papinha"...
[]' s por trás.
André - LOKO4x4.

Andrezão4x4
24/04/2007, 20:51
LOKO4X4,
no meu caso, alonguei o chassi em 15 cm, veja as fotos abaixo, e no tópico do meu jipe:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=21487 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=21487)

abraços.
Antonio.
Antônio,
Obrigado pelas fotos do seu Jeep (Fantástico), Parabéns!!!
Ja deu para ter uma grande noção do que fazer.
Não tenho muita grana para investir, mas to fazendo o possível para deixarmeu Jeep (Sonho de infância), bem legal.
Novamente parabéns pelo seu grande Jeep!!!
[]'s
André.

felipemendes
24/04/2007, 22:38
Elmer,
Se as pessoas como vc, que estão a mais tempo no Fórum, conhece bem os assuntos, sabem usar muito bem o site, se irrita com o tipo de pergunta que um novato faz. Pq simplesmente não ignora pergunta e deixe as pessoas com mais saco e tolerância, darem suas dicas e explicações? Não perca seu tempo e paciência com "besteiras", afinal vc é um Expert e não quero "esfriar sua papinha"...
[]' s por trás.
André - LOKO4x4.

Muita calma nessa hora :stop:. O Elmer tem razão, não adianta ficar abrindo tópico toda hora sobre os mesmos assuntos. Prefira perguntar no tópico já aberto sobre o assunto, onde alguém já colocou fotos, compartilhou conhecimento, "esfriou a papinha" pra todos nós. E, infelizmente, mesmo que vc leia TUDO o que há no mundo sobre o assunto, na hora de fazer, surgirão dúvidas que não foram respondidas. Bom é pesquisar antes pra saber ao menos o que perguntar.
Quando vc tiver tentado montar sua suspensão, visto que a %#$ da mola não entra no !(#¨%# do suporte, garanto que todo mundo aqui terá o maior prazer em ajudar, mas pedir pro pessoal re-escrever o tópico é forçar um pouco a barra.

[]s sem ressentimento
P.S. "Mirim", "Junior", "Senior", "Expert", etc. dependem do número de mensagens que o usuário já postou...

folgado
24/04/2007, 23:01
LOKO4x4,
no começo eu também saía abrindo tópicos porque não sabia procurar direito. Com o tempo a gente aprende.
O Elmer só quis dar uma dica. Não estressa com ele não, porque ele é uma das pessoas que mais ajuda os novatos. Me ajudou bastante com orientações valiosas. O que precisar saber, manda uma MP para ele que ele responde com prazer.
Abraços, e boa sorte com seu jipe...
Antonio.

Polvora
24/04/2007, 23:06
Elmer,
[]' s por trás.
André - LOKO4x4.

E você deve ter bons modos, respeito e principalmente humildade quando chegar num lugar que você não conhece ninguém.

Aqui ninguém se nega a ajudar, mas use a opção de busca do fórum pois esse assunto já existe e já foi amplamente discutido aqui.

[]

Andrezão4x4
25/04/2007, 14:29
E você deve ter bons modos, respeito e principalmente humildade quando chegar num lugar que você não conhece ninguém.

Aqui ninguém se nega a ajudar, mas use a opção de busca do fórum pois esse assunto já existe e já foi amplamente discutido aqui.

[]
Polvora,
Já entendi como funciona o site.
Os bons modos, respeito e humildade devem ser compartilhados por todos, não só aqui como em qualquer lugar.
Por isso creio que não tem necessidade de ninguém ficar "teclando a mesma tecla" sobre como funciona o site repetidamente.
[]' s
André - LOKO4x4.

felipemendes
25/04/2007, 15:03
Olá Amigos!

Vamos agora ao que interessa: No CJ5, não precisa alongar o chassi. Como já foi dito, se usar os feixes toy originais, precisa mudar a posição dos suportes para manter o entre-eixos original. De qualquer maneira, precisa mudar os suportes, pois o da toy é mais largo que o do CJ. Mantendo o entre-eixos original, não precisa mexer nos cardans, a não ser que vc faça SPOA (ver explicação adiante). A vantagem (?) de usar o kit modificado é que a distância entre os suportes continua a original.

O amortecedor vai depender da solução que vc der, mas como foi dito, pra maioria dos casos o traseiro da Ranger de 97 pra trás deve servir. Na verdade, cada caso é um caso, meça as distâncias com a suspensão aberta e calcule a distância da suspensão fechada e ache o melhor amortecedor, lembrando que não pode haver fim de curso.

A sapata de mola precisa ser trocada para comportar a maior largura da mola.

SPOA=SPring Over Axle, ou mola sobre o eixo. É quando vc inverte a posição do eixo em relação ao feixe, aumentando a altura do veículo. Modifique caso vc vá fazer trilha pesada. Caso contrário, não se aborreça com isso.

[]s de feixes feitos para mim com suportes originais.

Elmer_Jeep
25/04/2007, 15:30
Polvora,
Já entendi como funciona o site.
Os bons modos, respeito e humildade devem ser compartilhados por todos, não só aqui como em qualquer lugar.
Por isso creio que não tem necessidade de ninguém ficar "teclando a mesma tecla" sobre como funciona o site repetidamente.
[]' s
André - LOKO4x4.

Então pra evitar que ninguém tenha necessidade de "teclar a mesma tecla", ou seja, perguntar sobre coisas repetidas vai no campo de PROCURA e digita o q vc precisa, como falei antes, ao invés de ficar criando tópicos repetidos pergunte em tópicos EXISTENTES que vc tem mais chance de ser ajudado :wink:

Isso aqui não é um S.A.C. onde todos tem obrigação de responder tudo o que vc quer.

Sinceramente não acredito que em 20 minutos vc tenha lido todos os tópicos indicados na pagina anterior.
Tenho o maior prazer de ajudar quando o assunto é adaptação, se vc realmente leu os tópicos certamente viu minha contribuição em cada um deles.

Andrezão4x4
25/04/2007, 19:33
Vamos agora ao que interessa: No CJ5, não precisa alongar o chassi. Como já foi dito, se usar os feixes toy originais, precisa mudar a posição dos suportes para manter o entre-eixos original. De qualquer maneira, precisa mudar os suportes, pois o da toy é mais largo que o do CJ. Mantendo o entre-eixos original, não precisa mexer nos cardans, a não ser que vc faça SPOA (ver explicação adiante). A vantagem (?) de usar o kit modificado é que a distância entre os suportes continua a original.

O amortecedor vai depender da solução que vc der, mas como foi dito, pra maioria dos casos o traseiro da Ranger de 97 pra trás deve servir. Na verdade, cada caso é um caso, meça as distâncias com a suspensão aberta e calcule a distância da suspensão fechada e ache o melhor amortecedor, lembrando que não pode haver fim de curso.

A sapata de mola precisa ser trocada para comportar a maior largura da mola.

SPOA=SPring Over Axle, ou mola sobre o eixo. É quando vc inverte a posição do eixo em relação ao feixe, aumentando a altura do veículo. Modifique caso vc vá fazer trilha pesada. Caso contrário, não se aborreça com isso.

[]s de feixes feitos para mim com suportes originais.
Felipe,
Valeu pela explicação!
[]'s
André.

Andrezão4x4
25/04/2007, 19:36
Então pra evitar que ninguém tenha necessidade de "teclar a mesma tecla", ou seja, perguntar sobre coisas repetidas vai no campo de PROCURA e digita o q vc precisa, como falei antes, ao invés de ficar criando tópicos repetidos pergunte em tópicos EXISTENTES que vc tem mais chance de ser ajudado :wink:

Isso aqui não é um S.A.C. onde todos tem obrigação de responder tudo o que vc quer.

Sinceramente não acredito que em 20 minutos vc tenha lido todos os tópicos indicados na pagina anterior.
Tenho o maior prazer de ajudar quando o assunto é adaptação, se vc realmente leu os tópicos certamente viu minha contribuição em cada um deles.
Tem um curso de leitura dinâmica que eu fiz com 12 anos de idade, muito bom aqui em SP. Se interessar te passo o endereço.
Sem ressentimentos.
[]'s
André.

folgado
25/04/2007, 19:53
André,
os feixes de mola da TT4 são nota 10. Eles também tem jumelos articuláveis que são excelentes...
[]'s sem comissão...

Andrezão4x4
25/04/2007, 19:57
André,
os feixes de mola da TT4 são nota 10. Eles também tem jumelos articuláveis que são excelentes...
[]'s sem comissão...
Valeu Antônio!!!
[]'s

pmarcell
26/04/2007, 12:58
Descrevendo minha experiência, instalei molas TOY no meu CJ5 79 e realmente o molejo ficou mais funcional. Macio e mais curso. O Problema inesperado é no que diz respeito aos amortecedores. Esses da Ranger ano 97, muito indicado nos fóruns aqui do site, deixaram o jipe excessivamente molengo. Instalei os quatro novos, COFAP turbogás. Você chacoalha a viatura e ele só pára meia hora depois. Vc vai fazer uma curva, tem se a impressão que se está segurando o jipe no braço. Vou ter que ir atrás de amortecedores mais firmes. Aproveito o tópico para ouvir sugestões. Prefiro o jipe mais duro, mas firme.

Um abraço a todos...

Sergio Rocha
26/04/2007, 13:12
Descrevendo minha experiência, instalei molas TOY no meu CJ5 79 e realmente o molejo ficou mais funcional. Macio e mais curso. O Problema inesperado é no que diz respeito aos amortecedores. Esses da Ranger ano 97, muito indicado nos fóruns aqui do site, deixaram o jipe excessivamente molengo. Instalei os quatro novos, COFAP turbogás. Você chacoalha a viatura e ele só pára meia hora depois. Vc vai fazer uma curva, tem se a impressão que se está segurando o jipe no braço. Vou ter que ir atrás de amortecedores mais firmes. Aproveito o tópico para ouvir sugestões. Prefiro o jipe mais duro, mas firme.

Um abraço a todos...

Use os da Toyota, que fica mais firme.

[]'

Elmer_Jeep
26/04/2007, 14:57
pmarcell,

tem certeza que tá usando os GL 12343 ??

Essa característica que vc falou tem mais haver com veículos de suspensão helicoidal quando o amortecedor está sem ação (estourado).

Tá usando quantas laminas no feixe?

Os jumelos estão retos ou inclinados ?

Elmer_Jeep
26/04/2007, 15:35
Use os da Toyota, que fica mais firme.

[]'

Tio Sergio,

Quando fiz spoa no meu CJ5 eu tava com amortecedores da Band, duas semanas depois instalei os turbogás da Ranger e a viatura melhorou consideravelmente. Tanto em conforto quanto em estabilidade :concordo:

Sergio Rocha
26/04/2007, 17:31
Tio Sergio,

Quando fiz spoa no meu CJ5 eu tava com amortecedores da Band, duas semanas depois instalei os turbogás da Ranger e a viatura melhorou consideravelmente. Tanto em conforto quanto em estabilidade :concordo:

Querido sobrinho

Eu usava os da Ranger no cj3.Achava que ele inclinava muito.Um dia comprei uma Band e resolvi testar os amortecedores da Ranger na Band.Troquei os do jeep pelos da band. A band ficou uma maravilha,dentro do possível, e eu gostei do jeep com os amortecedores da band.
Então hj uso os da Ranger na Band e os da Band no Jeep.Que rolo.

O jeep não é spoa e tem jumelos revolver na traseira.

[]'

pmarcell
26/04/2007, 19:19
pmarcell,

tem certeza que tá usando os GL 12343 ??

Essa característica que vc falou tem mais haver com veículos de suspensão helicoidal quando o amortecedor está sem ação (estourado).

Tá usando quantas laminas no feixe?

Os jumelos estão retos ou inclinados ?

Elmer, é exatamente esse o modelo. Os jumelos estão inclinados sim. Não lembro o numero de laminas. Meu jipe está no interior. Mas Elmer, independente do numero de lâminas, o funcionamento é semelhante ao de amortecedores estourados mesmo. Como eles são instalados no local dos antigos, não teria o problema de estarem mal instalados. Vc já viu algo semelhante?

DJunior
26/04/2007, 19:48
Elmer, é exatamente esse o modelo. Os jumelos estão inclinados sim. Não lembro o numero de laminas. Meu jipe está no interior. Mas Elmer, independente do numero de lâminas, o funcionamento é semelhante ao de amortecedores estourados mesmo. Como eles são instalados no local dos antigos, não teria o problema de estarem mal instalados. Vc já viu algo semelhante?

PMARCELL,

Deixa eu dar a minha contribuição. Dependendo da inclinação dos amortecedores e se esta mesma inclinação permanece por muito tempo, existe a possibilidade de entrada de ar no tubo de pressão. Se existe ar dentro do amortecedor, a função hidraulica vai pro buraco e dá a impressão de não existir amortecedor.

Explicando um pouco melhor, tubo de pressão é um tubo interno do amortecedor, não visivel, (o tubo externo que faz parte da estrutura do amortecedor é chamado de tubo reservatório) que deve permanecer sempre cheio de óleo. Quando da movimentação da haste, o embolo com suas válvulas e passagens entram em ação, gerando o amortecimento do jeep. Caso existe bolhas de ar no sistema, estas válvulas e passagens perdem a função.

Vale ressaltar que os amortecedores COFAP ou MONROE foram projetados para trabalhar o mais vertical possível.

No tópico abaixo, descrevi como é o funcionamento dos amortecedores. As fotos sumiram, mas o texto é quase auto-explicativo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15812

Abraços,

Dirceu

pmarcell
26/04/2007, 22:09
DJunior, instalei os 4 amortecedoresem fevereiro. São zerinhos. A inclinação é a original do Jeep. É revoltante ...

Elmer_Jeep
27/04/2007, 11:07
certamente o problema está na posição dos amortecedores mesmo.

Os meus quando modifiquei a suspensão pra spoa deixei o mais vertical possível e tive ganho de estabilidade, assim também como o axle wrap foi minimizado, fazendo testes com amortecedores band e sem amortecedor a diferença com os turbogás foi grande, pra melhor.

Dirceu, os amortecedores pressurizados não criam bolhas de ar.

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
27/04/2007, 11:34
Bom galera, seguindo o conselho daqui do forum, eu comprei os 4amortecedores cofap gl 12343 (traseiros ranger), os dianteiros formam colocados verticalmente iguais originais do jeep, ja os traseiros estão como podem ver nas fotos, estou usando duas molas por feixe (mola mestra e contra mestra), colocarei um calço entra a mola e o eixo, para ganhar um pouco mais de altura,

O que os experts tem a me dizer ? alguma modificação?

Obrigado , abraço.

Elmer_Jeep
27/04/2007, 12:16
Ivo,

meus palpites.

A travessa superior não vai aguentar, é muito fina e foi projetada pra outra função.

Duas laminas é muito pouco, certamente vai ter axle wrap (digita uma dessas duas palavras na PROCURA que vc vai saber o q é).

Esses eixos são de largura original? Se fosse vc não levantava mais que isso não, geralmente a galera usa feixes retos pra tentar baixar o carro e manter a flexibilidade do conjunto.

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
27/04/2007, 13:30
[quote=Elmer_Jeep;386452]Ivo,

meus palpites.

A travessa superior não vai aguentar, é muito fina e foi projetada pra outra função.
* MEU MECÂNICO COLOCOU NESTA TRAVESSA, POIS TEM UM AMIGO NOSSO QUE ESTÁ A MAIS DE UM ANO FAZENDO TRILHA NO CJ-5 DELE COM OS AMORTECEDORES NA MESMA POSIÇÃO.

Duas laminas é muito pouco, certamente vai ter axle wrap (digita uma dessas duas palavras na PROCURA que vc vai saber o q é).
* SE TIVER AXLE WRAP AI COMPLICA O NEGÓCIO, EU FALEI COM MEU MECÂNICO SOBRE COLOCAR PELO MENOS 3 LAMINAS, MAS ELE ME GARANTIO QUE NÃO VAI TER PROBLEMA DUAS, POIS MEU JEEP TEM MOTOR AP, QUE É LEVE ETC, EU VOU TESTAR, CASO FICAR FRACO ADICIONO MAIS UMA LAMINA.

Esses eixos são de largura original? Se fosse vc não levantava mais que isso não, geralmente a galera usa feixes retos pra tentar baixar o carro e manter a flexibilidade do conjunto.
*SÃO ORIGINAIS SIM ELMER, ME CORRIGE SE ESTIVER ERRADO, AS MOLAS QUANTO MAIS PROXIMOS DO EIXO, MAIOR SERÁ A FLEXIBILIDADE?

Elmer, muito obrigado pelas dicas, sempre sonhei com um jeep nas alturas, porêm não quero um jeep alto com uma suspenção ineficiente em trilhas, o meu medo agora está em ter isso.=(,
Tudo isso que foi feito o meu mecânico ja fez em outros jeeps, ele garante que vai ficar muito bom, :pensativo:

Em relação a posição do amortecedor traseiro, irá trabalhar legal? (não esta totalmente vertical)

Abraços e obrigado pelos conselhos.

DJunior
27/04/2007, 13:43
Dirceu, os amortecedores pressurizados não criam bolhas de ar.

Elmer,

Vou confirmar com uma amigo que trabalha na COFAP, mas acho que nem todos os amortecedores traseiros da Ranger 97 são pressurizados.

Abraços,

Dirceu

Sidnei Diogo
27/04/2007, 14:03
[quote=Elmer_Jeep;386452]

* SE TIVER AXLE WRAP AI COMPLICA O NEGÓCIO, EU FALEI COM MEU MECÂNICO SOBRE COLOCAR PELO MENOS 3 LAMINAS, MAS ELE ME GARANTIO QUE NÃO VAI TER PROBLEMA DUAS, POIS MEU JEEP TEM MOTOR AP, QUE É LEVE ETC, EU VOU TESTAR, CASO FICAR FRACO ADICIONO MAIS UMA LAMINA.

Em relação a posição do amortecedor traseiro, irá trabalhar legal? (não esta totalmente vertical)

Ivo: Eu utilizo as quatro lâminas da Toy (dianteiras nos dois eixos) há quase um ano, só que a mola de baixo é "reta" para que atue somente em caso de maior peso (utilizo as outras 3 porque o Falcão é muito pesado). Quanto aos amortecedores, utilizo os da Band curta com o suporte inferior reposicionado em cima do eixo e com inclinação lateral bem próxima da que vc postou nas fotos. Gostei muito do resultado que obtive. Já na dianteira, que está com os amortecedores na vertical, percebo uma espécie de tranco, quando passo em uma lombada por exemplo, antes da suspensão começar a atuar. Estou aceitando sugestões para corrigir a dianteira (viu Elmer?).
[ ]'s

Elmer_Jeep
27/04/2007, 15:00
Elmer,

Vou confirmar com uma amigo que trabalha na COFAP, mas acho que nem todos os amortecedores traseiros da Ranger 97 são pressurizados.

Abraços,

Dirceu

Dirceu nos cofap as referencias com G quer dizer que são à gás. Os convencionais começam com L.

[]'s

Marcos ET
27/04/2007, 16:43
[quote=Ivo Bittencourt Júnior;386502]

Ivo: Eu utilizo as quatro lâminas da Toy, só que a mola de baixo é "reta" para que atue somente em caso de maior peso (utilizo as outras 3 porque o Falcão é muito pesado). Quanto aos amortecedores, utilizo os da Band curta com o suporte inferior reposicionado em cima do eixo e com inclinação lateral bem próxima da que vc postou nas fotos. Gostei muito do resultado que obtive. Já na dianteira, que está com os amortecedores na vertical, percebo uma espécie de tranco, quando passo em uma lombada por exemplo, antes da suspensão começar a atuar. Estou aceitando sugestões para corrigir a dianteira (viu Elmer?).
[ ]'s

Meu amigo, eu uso tres laminas da band na dianteira e pretendo instalar somente duas atras, pois ainda nao conclui toda a alteração... (com uma barra estabilizadora atras). Pelo que imagino, seu jeep deve estar "meio" duro com tantas laminas nao? outra coisa, aquela lamina reta que vc usa, ela nao serve como uma espécie de "ancora" no barro? imagino que aquelas laminas retas devam ir catando tudo que é mato pelo caminho nao? por isso nao instalei nada além das tres laminas na posição normal na dianteira e duas atras....

quanto ao "tranco", será que os jumelos nao estao travados? quando estao muito apertados, eles "trancam" a mola por instantes antes de trabalhar... verifique isso primeiro ok?

Elmer_Jeep
27/04/2007, 17:33
Sidinei, os jumelos dianteiros estão montados na frente ou atras das rodas ?

Sidnei Diogo
27/04/2007, 18:23
Pelo que imagino, seu jeep deve estar "meio" duro com tantas laminas nao? outra coisa, aquela lamina reta que vc usa, ela nao serve como uma espécie de "ancora" no barro? imagino que aquelas laminas retas devam ir catando tudo que é mato pelo caminho nao?

A idéia foi essa mesmo: Deixar o Falcão mais duro (antes, pra ligar a RL bastava dar uma balançada no volante que meu braço alcançava sem descer do Jeep, hehe:shock: ) ficou ótimo, principalmente nos facões em trilhas, mas a lâmina reta eu só utilizo na trazeira e, como já disse, o Falcão é muito pesado tem muita tralha embarcada (adivinha porque o nome FALCÃO OFF-ROAD?). Agora, quanto ao mato, acho que é por isso que tem um monte de coelho rondando ele:rolleyes: .

quanto ao "tranco", será que os jumelos nao estao travados? quando estao muito apertados, eles "trancam" a mola por instantes antes de trabalhar... verifique isso primeiro ok?

Baseado na sua observação, fui conferir os jumelos e estão O.K., porém notei que eles estão muito retos (praticamente perpendiculares ao chassi) será que é isso? eles poderiam dar um tranco antes de se inclinarem para permitir a ação das molas.
[ ]'s

Sidnei Diogo
27/04/2007, 18:47
Sidinei, os jumelos dianteiros estão montados na frente ou atras das rodas ?

Estão montados atrás; Um amigo montou na frente mas o CJ-5 dele ficou "passarinhando" um pouco. Tipo F-1000 carregada:lol: .

Elmer_Jeep
28/04/2007, 09:35
fui conferir os jumelos e estão O.K., porém notei que eles estão muito retos (praticamente perpendiculares ao chassi) será que é isso? eles poderiam dar um tranco antes de se inclinarem para permitir a ação das molas.
[ ]'s

Exatamente, isso também aliado às buchas de PU que nesse caso tem o shore (grau de dureza) dimensionado pra um veículo (band) bem mais pesado que um CJ...
A posição de trabalho ideal do jumelo está no desenho 1. (foto em anexo)

Sobre o CJ do seu amigo que ficou passarinhando basta corrigir o angulo de cáster, tem um tópico sobre isso que o Dirceu postou na primeira página.

[]'s

Sidnei Diogo
28/04/2007, 17:54
Exatamente, isso também aliado às buchas de PU que nesse caso tem o shore (grau de dureza) dimensionado pra um veículo (band) bem mais pesado que um CJ...
A posição de trabalho ideal do jumelo está no desenho 1. (foto em anexo)
[]'s

Elmer: não estou disposto a mudar o suporte de lugar porque ficou muito bem feito (acho que errei :roll: ! ) e estava pensando em utilizar um jumelo em "L" para compensar o ângulo. Será que vira?
[ ]'s

pmarcell
01/05/2007, 20:27
[QUOTE=DJunior;386135]PMARCELL,

Deixa eu dar a minha contribuição. Dependendo da inclinação dos amortecedores e se esta mesma inclinação permanece por muito tempo, existe a possibilidade de entrada de ar no tubo de pressão. Se existe ar dentro do amortecedor, a função hidraulica vai pro buraco e dá a impressão de não existir amortecedor.

Explicando um pouco melhor, tubo de pressão é um tubo interno do amortecedor, não visivel, (o tubo externo que faz parte da estrutura do amortecedor é chamado de tubo reservatório) que deve permanecer sempre cheio de óleo. Quando da movimentação da haste, o embolo com suas válvulas e passagens entram em ação, gerando o amortecimento do jeep. Caso existe bolhas de ar no sistema, estas válvulas e passagens perdem a função.

Meu amigo expert, quero te agradecer à sua preciosa informação sobre a posição de funcionamento dos amortecedores. Percebi que os amortecedores dianteiros, que originalmente são verticais, nessa posição os amortcedores da Ranger turbogás funcionam perfeitamente no meu jipe. Os traseiros, eles estão instalados numa inclinação de aprox 50 graus. Nesse caso é como se não houvesse amortecedores ali. Não funciona mesmo.Já falei para o meu mecânico sobre essa dica e vamos corrigir. Muitíssimo obrigado.!!!!!!!!!!!!!!!!
Vale ressaltar que os amortecedores COFAP ou MONROE foram projetados para trabalhar o mais vertical possível.