Ver Versão Completa : Biodiesel
t4_carcara
22/04/2007, 19:08
Sou novo no ramo de carros a diesel. Recentemente adquiri o meu primeiro: o troller. Conversei com dois amigos e ambos são da opinião que o biodiesel gera menos potência que o diesel "tradicional". Alguém tem alguma informação técnica? É verdade que ele polui mais? Gostaria da ajuda de quem conhece os dois para decidir com qual abastecer.
Obrigado.
Carcará
t4_carcara
23/04/2007, 10:39
Achei o site http://www.biodiesel.gov.br/ do governo explicando algo sobre o biodiesel. Tentei a sessão de perguntas, mas não está operando...
Alguém saberia dizer se o diesel mineral é ou não melhor que o diesel com óleo vegetal (B2, B20, B100).
Abr.
Carcará
Cavalcante
23/04/2007, 11:14
Bom, mais ou menos energético, vamos ter de se habituar com ele. A partir de janeiro de 2008 o uso do B2 será obrigatório em todo o país e em janeiro de 2013 entra o B5.
t4_carcara
23/04/2007, 11:59
Bom, mais ou menos energético, vamos ter de se habituar com ele. A partir de janeiro de 2008 o uso do B2 será obrigatório em todo o país e em janeiro de 2013 entra o B5.
Bom dia Cavalcante, falando em mais ou menos energético, você tem idéia da diferença entre os 2?
Não achei nada por aí...
Abr.
Carcará.
JORGE DELMANTO
23/04/2007, 17:04
Tenho dois veiculos a diesel: XTERRA 2006 e um T4 2003, que sempre foram abastecidos com diesel shell aditivados...
Na onda do ecologicamente correto, e visando o "bem " do Brasil, passei a usar Biodiesel Petrobras - sempre no mesmo posto.
Resultado:
ACHEI OS CARROS FRACOS - SEM POTENCIA.
Em viagem para o interior, a Xterra começou a falhar e so chegou em um posto, andando a 40km/h. Esvaziei o tanque e troquei o filtro q era recente. O carro voltou a andar bem...
Com o Troller, depois q voltei a usar aditivada Shell, este voltou a ter potencia
POR MIM - BIODIESEL NUNCA MAIS!!!
Conversando com especialistas, estes achao que outro problema deve ter ocorrido, uma vez q a proporção de bio é bem pequena - 2% - e que nao afetaria em nada o carro. NAO FOI O QUE PERCEBI NA PRATICA
Ats.
Jorge
t4_carcara
23/04/2007, 18:45
Jorge, boa tarde.
Se o que você está falando refletir o que está por vir para nossas viaturas, então os fabricantes terão de se adequar... hoje não é obrigatório e você usou o B2... em 2008, como o Cavalcante escreveu, será obrigatório o B2... em 2013, o B5 e aí vai...
Será que teremos mesmo problemas com o diesel mineral misturado ao óleo? Acho que a frota de caminhões terá peso sobre a decisão... e o governo deverá fazer algo se realmente houverem problemas de potência e ou durabilidade de componentes.
Realmente, quanto ao Xterra, parece estranho o problema que teve. O laudo do mecânico é no mínimo parcimonioso.
Quanto a seu Troller, o único problema foi com a potência disponível? Algum outro sinal?
Abr. e obrigado pelo depoimento.
Carcará
JORGE DELMANTO
23/04/2007, 20:50
Carcará,
Com relação à XTerra, nem cheguei - e nem conseguiria - rs - chegar a um mecanico. Foi autodiagnostico mesmo...
Qdo ela começou a perder força, na hora sabia q o problema poderia ser o diesel ou o filtro. Como o filtro (MANN) era novo, somente diesel batizado podia fazer o q aconteceu. Porém, sempre abasteço em um bom posto da BR, mas ultimamente apenas com biodiesel.
O fato é q assim q esvaziei o tanque e troquei o filtro, o problema parou.
Levei o filtro até uma empresa de diesel para eles verem se tinha problema. nao havia nada de errado.
Lá, conversei com uma engenheiro que so conserta motores diesel. O q ele me relatou foi absurdo. Já teve de desmontar 3 motores diesel por causa do biodiesel.
Porém, isso tudo são conversas...RESTA-NOS ESPERAR.
EU NAO USO!!!
Abç
JORGE DELMANTO
GEMADINHA
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
23/04/2007, 21:08
Tenho dois veiculos a diesel: XTERRA 2006 e um T4 2003, que sempre foram abastecidos com diesel shell aditivados...
Na onda do ecologicamente correto, e visando o "bem " do Brasil, passei a usar Biodiesel Petrobras - sempre no mesmo posto.
Resultado:
ACHEI OS CARROS FRACOS - SEM POTENCIA.
Em viagem para o interior, a Xterra começou a falhar e so chegou em um posto, andando a 40km/h. Esvaziei o tanque e troquei o filtro q era recente. O carro voltou a andar bem...
Com o Troller, depois q voltei a usar aditivada Shell, este voltou a ter potencia
POR MIM - BIODIESEL NUNCA MAIS!!!
Conversando com especialistas, estes achao que outro problema deve ter ocorrido, uma vez q a proporção de bio é bem pequena - 2% - e que nao afetaria em nada o carro. NAO FOI O QUE PERCEBI NA PRATICA
Ats.
Jorge
Tive o mesmo problema com a minha Frontier e já relatei aqui. Não acho que seja da percentagem, mas da goma (tipo gelatina) que se forma no tanque, no filtro e nas tubulações. Enquanto houver diesel comum não coloco mais biodiesel. Esse papo de "a Natureza agradece" é furado. Ela só agradece se você andar a pé. O aumento da área cultivada também gera problemas ambientais graves.
A minha Frontier faz 11-12 Km/l com diesel comum e 9 com biodiesel, ou seja o consumo aumentou em cerca de 22%, se a adição de bio é apenas 2%, tirem daí o sentido...
Cavalcante
23/04/2007, 22:10
Quanto a gerar problemas ambientais graves, a natureza só agradece mesmo é se todos nós morrermos... É o único jeito de não causarmos impacto ambiental.
Só que o impacto do biodiesel é menor, uma vez que vem de fonte renovável. Você planta algo, que sequestra carbono, queima, gera carbono que é sequestrado novamente no próximo plantio. Claro que não é 1:1 mas é melhor que queimar petróleo, porque você está extraindo carbono do subsolo e retornando pra atmosfera, sem nada em troca, há mais de cem anos. Os 30 graus em Sampa em pleno fim de abril agradecem...
De resto, vão se acostumando, porque em janeiro do ano que vem teremos só a micharia do B2, nada mais de diesel "puro". Por mim já era B20 e pouco depois B100. Rodamos com gasolina com mais de 20% de álcool a num sei quantos anos, e nem por isso nossos carros dão mais ou menos manutenção que os argentinos, por exemplo.
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
24/04/2007, 01:12
Quanto a gerar problemas ambientais graves, a natureza só agradece mesmo é se todos nós morrermos... É o único jeito de não causarmos impacto ambiental.
Só que o impacto do biodiesel é menor, uma vez que vem de fonte renovável. Você planta algo, que sequestra carbono, queima, gera carbono que é sequestrado novamente no próximo plantio. Claro que não é 1:1 mas é melhor que queimar petróleo, porque você está extraindo carbono do subsolo e retornando pra atmosfera, sem nada em troca, há mais de cem anos. Os 30 graus em Sampa em pleno fim de abril agradecem...
De resto, vão se acostumando, porque em janeiro do ano que vem teremos só a micharia do B2, nada mais de diesel "puro". Por mim já era B20 e pouco depois B100. Rodamos com gasolina com mais de 20% de álcool a num sei quantos anos, e nem por isso nossos carros dão mais ou menos manutenção que os argentinos, por exemplo.
Você já postou isso aqui... o seu Niva é a gasolina por isso você não faz idéia dos problemas que o biodiesel B2 ou B20 está causando. Mas também já vi aqui gente que assegura não estar sentindo qualquer diferença.
Concordo com você que deveríamos morrer todos... mas de minha parte é covardia, né? Já tô embarcando mesmo!... Já queimei muito mais que você e fica mais fácil aceitar... além de não ter netos.
Sou adepto da teoria dos 4 bilhões. Isso é o máximo que o Planeta suporta em número de pessoas.
Como isso já foi excedido em mais de 50%, acredito que tenha de voltar a uns 2 bilhões (menos até) para permitir uma recuperação, mas quem vai querer isso? Nós mesmos ficamos aqui discutindo soluções paliativas como álcool e biodiesel... quando, no máximo, deveríamos estar andando de bicicleta.
Quem já pensou no impacto que causa um jeep numa ladeira enlameada?...
Pois que venha o B2, o B20 e o B40... sinceramente espero não ver isso.
Enquanto estiver por aqui e houver diesel comum... estarei usando. Vou dar uma de Bush... o que é bom prà Carolina é bom pra mim.
Cavalcante
24/04/2007, 08:12
É Antonio, o diabo é que não deixamos de estar certos os dois... São argumentos bastante razoáveis das duas partes...
Mas o que eu vejo é uma repetição do que aconteceu quando nossos carros a gasolina começaram a receber gasolina batizada com álcool. Era uma grita geral. Depois o povo foi acostumando com isso. Só não acostumaram ainda e nem vão é com o solvente na gasolina ou a água no álcool, mas aí é ooooutro assunto.
Enquanto isso eu vou tentando minorar meus impactos, na medida do possível e do bolso (esse troço de ser ecologicamente correto sai caro;) ). Eu tenho filho e espero ter netos.
Abraços
Chacal do Pantanal
24/04/2007, 11:39
Pode servir para esclarecer algumas dúvidas:
"22/4/2007
Biodiesel não é óleo vegetal
Artigos / Entrevistas
Biodiesel não é óleo vegetal e não deve ser utilizado em misturas acima de 2% ao diesel comum, sob risco de causar uma variedade de problemas referentes a performance do motor, entupimentos dos filtros, carbonização dos injetores, furo e quebra dos anéis do pistão, ressecamento e ruptura dos selos e degradação severa do óleo lubrificante do motor.
Ou seja, o prejuízo pode ser grande.
Pode parecer uma dica óbvia, mas tem muito aventureiro utilizando B5, B20, B30, B100 e até mesmo adicionando óleo vegetal puro no tanque de combustível acreditando que assim estará economizando. O biodiesel é um produto obtido a partir de um processo químico chamado transesterificação, em que é feita a reação de óleos vegetais com metanol ou etanol, na presença de um catalisador. Os produtos desta reação são a mistura de ésteres etílicos ou metílicos de ácidos graxos, que compõe o próprio biodiesel e glicerina, cujo maior constituinte é o glicerol.
Este processo é necessário para retirar a glicerina contida nas moléculas dos óleos vegetais. Sua utilização indiscriminada pode causar problemas de carbonização e depósitos nos bicos injetores e sedes de válvulas, além do desgaste prematuro dos pistões, dos anéis de segmento e dos cilindros. Outros problemas estão relacionados à diluição do óleo lubrificante, dificuldade de partida a frio, queima irregular, eficiência térmica reduzida, odor desagradável dos gases de descarga e emissão de acroleína, substância tóxica emitida a partir da queima da glicerina contida nos óleos vegetais.
Por estas razões são recomendadas a realização de testes e uma especificação mais detalhada do biodiesel puro, para garantir que não ocorram problemas com os motores convencionais. O biodiesel pode ser obtido de diversas fontes, a partir tanto dos óleos vegetais, como os de dendê, copaíba, amendoim, soja, algodão e mamona, quanto a partir das gorduras animais e dos resíduos gordurosos. A experiência internacional na produção industrial é concentrada no uso de óleo de colza, girassol e soja. Em menor escala também se encontra a experiência com uso de óleos residuais.
Por isso, cuidados devem ser tomados no sentido de promover a normatização das propriedades do biodiesel, que se considerados, garantem sua utilização em motores originalmente projetados para o uso de óleo diesel sem a necessidade de adaptações e minimizando a incidência de falhas.
Além disso, tendo em vista a importância que o biodiesel assumirá futuramente no mundo e principalmente no Brasil, onde assume proporções não só econômicas, mas também sociais, torna-se necessário vislumbrar um cenário futuro onde a indústria automobilística, após realização de testes e discussões sobre a normatização brasileira do biodiesel, possa garantir o uso de mistura maiores que 2% de biodiesel no diesel.
A indústria automobilística recomenda e suporta iniciativas que tragam novas experiências sobre a influência do biodiesel em seus veículos para criar uma atmosfera produtiva de discussão sobre os possíveis problemas, soluções e desafios para utilização de biodiesel no Brasil.
Gian Marques - Engenheiro e especialista em Combustíveis e Lubrificantes da Seção Rio de Janeiro da SAE BRASIL"
t4_carcara
24/04/2007, 19:06
É... mas como o Jorge e o Antônio falaram, é possível (e no caso deles é fato) que tenhamos problemas com nossas viaturas que não temos hoje.
Acredito (digo isso porque não entendo de montadoras e componentes de carros pequenos) que as montadoras já devem ter alterado alguns componentes para os veículos responderem melhor (em questão de durabilidade de motor) à presença de álcool na gasolina.
E os motores à diesel? Vão responder à adição do óleo vegetal transesterificado? Vamos ter que responder, nós, à esta mudança?
Trabalho com questões ambientais e sei que o uso do biodiesel é, em relação ao diesel, mais adequada em termos de sustentabilidade de produção futura e sustentatibilidade ambiental. Por outro lado, sei que a ampliação do plantio de lavouras de plantas para o fornecimento de óleo também será muito lucrativo para uma minoria.
Assim, creio que o biodiesel não é necessariamente uma alternativa ao diesel no sentido de redução de poluição como parece que o Cavalcante acredita. Entende Cavalcante?
Me parece mais uma garantia de fornecimento futuro, mas já abrindo as portas para novos investidores e desenvolvimento econômico... enquanto eu (nós) fico (amos) com prejuízo nos componentes da minha viatura.
Abr. a todos.
Carcará
Dieselboy
24/04/2007, 19:31
Pessoal
Em outros tópicos aqui do próprio fórum relacionados à este mesmo tema (Biodiesel) há inúmeros relatos de muitos usuários que alegam que vem utilizando este combustível há algum tempo e não sentem diferença alguma nos motores nem tampouco no consumo, contudo também há relatos dos que afirmam ter tido problemas após a utilização deste Biodiesel :-?
Creio que ante à ampla diversidade de experiências e resultados sejam eles positivos ou negativos, a única certeza que nos resta é que tão logo torne-se obrigatória a mistura inicialmente com 2% com metas de chegar em alguns anos a 20% :shock: o futuro nos guarda um "mar" de surpresas, dúvidas e incertezas :putz:
Cavalcante
25/04/2007, 01:11
Assim, creio que o biodiesel não é necessariamente uma alternativa ao diesel no sentido de redução de poluição como parece que o Cavalcante acredita. Entende Cavalcante?
Carcará
Carcará, eu vejo assim: qualquer fonte de energia térmica que durante alguma etapa de sua produção consuma carbono da atmosfera, por menor que seja, é melhor que o petróleo e seus derivados, gás natural incluso, que só produzem carbono. Sei que tem o problemas dos insumos da agricultura, em geral poluentes, do consumo de água, e que tais, mas tudo isso ainda é menos pior do que a simples queima de petróleo, lembrando que do poço ao tanque muita energia ainda é gasta pra transportar, refinar e armazenar o petróleo, talvez empatando com o custo ecológico da produção de combustíveis biológicos.
Realmente, alternativa ao diesel quanto ao impacto ambiental é hidrogênio, eletricidade, energia solar... Mas o que se vai fazer com o gigantesco parque diesel instalado? E cadê os carros, caminhões e ônibus a hidrogênio e eletricidade comercialmente viáveis? Levando em conta a vida útil de um veículo, se tratarmos só dos proprietários comerciais, se entrar no mercado um veículo movido a um combustível ecologicamente correto hoje, a frota inteira comercial só seria renovada daqui uns 10 anos. E quanto aos outros, nós mortais? Seriam mais uns 30 anos pra tirar os otto e diesel da face da terra, ainda sim com muita briga... Aí tem-se que ter uma alternativa pra isso. E uma delas é sim o biodiesel...
Tem um problema aí nessa questão que é o de muita propaganda e pouca informação. Mas isso tem a ver mais é com o modo como o governo de plantão aproveita o tema, e não com o tema em si. A falta de informação, misturada com a justa e compreensível antipatia pelo governo (há governo, sou contra!, como dizem os espanhóis) e a também justa e compreensível inércia individual (meu carro andava bem até hoje, pra que vão mudar isso? só porque em Sampa tá 24 °C às 1:30 de 25/4, quando o "normal" pra época seria 14 °C? Que se dane!!) é que são os principais formadores de mitos nessa história.
Como disse o Dieselboy, tem um monte de relatos de pessoas que não têm tido problemas com o B2. Será que nossos amigos não foram vítimas de combustível adulterado, o que é muito mais comum, ou qualquer outro problema? Aí, pela pré-disposição que falei aí em cima, culpa-se o B2, o que também é compreensível.
Agora, sejamos sinceros: 2% de mistura de qualquer coisa, uma vez só, não é suficiente para alterar perceptivelmente o funcionamento de qualquer motor... Ainda que 20% de biodiesel virasse uma gosma de outro mundo "inqueimável", em 100 litros de B2 isso seria 20% dos 2% de biodiesel, ou seja, 400 ml da tal gosma. Acho pouco provável que alguém perceba uma alteração tão brutal em qualquer dispositivo com tamanha rapidez e precisão, ainda mais num motor... Estamos falando de 0,4% de impurezas, chutando o balde numa hipótese pra lá de surreal...
Os donos de carros diesel devem lembrar também que fora das capitais e algumas grandes cidades o diesel que abastece seus carros tem um teor muito maior de enxofre, que por um lado gera mais material particulado (essa regra estava pra cair, acho que até já caiu, pra venda em todo o país somente do diesel com menos enxofre, mas até bem pouco tempo atrás - ano passado - ainda existia, corrijam-me se estiver errado, por favor).
Outra coisa que se deve notar é que as montadoras já teriam gritado por aí que o troço não presta se vissem que isso é verdade, porque teriam de atender a um monte de gente em garantia, o que não seria nada lucrativo...
Dennis Figueiredo
25/04/2007, 10:08
Sou mais um do time que achou estranho o carro com Biodiesel......
Possuo uma Ranger 2006, percebi que com o bio ela demora mais a chegar à velocidades mais altas, também quando vou arrancar em lugares bem inclinados (rampa de garagem) percebi que ficou com menos força antes ela subia legal, agora a mesma rampa ela sobe com motor quase apagando, as vezes dá vontade de subir na reduzida :putz: . Já ouvi elogios do diesel aditivado shell, dá próxima vez que encher o tanque vou usá-lo para ver se vai existir uma sensível diferença :concordo:
JORGE DELMANTO
25/04/2007, 18:04
DENNIS,
Olha, que o Shell aditivado é bom, isso é. Ainda mais se comparado com o Biodiesel ...
Mas acho que a Ipiranga, Texaco e seus diesel aditivados tb são...
Como o shell é perto de casa......so uso ele!!!
BIODEISEL NUNCA MAIS!!!
JORGE
t4_carcara
26/04/2007, 02:12
Outra coisa que se deve notar é que as montadoras já teriam gritado por aí que o troço não presta se vissem que isso é verdade, porque teriam de atender a um monte de gente em garantia, o que não seria nada lucrativo...
Cavalcante: concordo com muito do que escreveu. Mas sou do tipo que só põe o Windows Vista no pc quando já tiver um bom número de amostras dizendo que não houveram paus no sistema. Ou seja, as observações aqui registradas são bilaterais: apontam sucesso e insucesso do b2.
Seria possível, que do mesmo jeito que ocorrem opiniões contra o b2, também existam opiniões à favor por motivos também pré-conceituosos (no sentido exato da palavra)? Não sei...
Será que seria uma boa fazer uma enquete em nível de 4x4 Brasil (inteiro) coletando informações de quem já usou? Poderíamos ter uma amostragem mais representativa (do Brasil, inclusive) e independente, que pudesse embasar melhor a minha opinião e a de outros interessados.
O que acha?
Abr.
Carcará
t4_carcara
05/05/2007, 08:18
Pessoal, por favor, estamos discutindo o uso do biodiesel e acho que ninguém melhor dos que já usaram para darem opiniões. Em anexo 'a este tópico de discussões há uma enquete para tentarmos ter uma impressão mais real sobre o uso do biodiesel (ou b2).
Abr.
Carcará
José Antonio Cruz
08/09/2008, 09:03
Olá amigos,
acabei de fazer bico e bomba da SW4 e os mecânicos me informaram que além desta história de colocar querosene no tanque para lubrificar ser lenda pois resseca tudo, eles tem tido muitos problemas com carros importados que usam Biodiesel direto e acabam estourando a bomba ejetora de combustível. Alguém sabe de história de carros que começaram a esfumaçar muito e perderam potência por causa do uso do Biodiesel?
Uma boa semana para todos.
Tente acompanhar alguns tópicos relacionados como: Qual óleo de motor misturar no tanque ? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45777) ou outros que falem sobre aditivos.
Guiga Tostes
10/09/2008, 18:21
Boa tarde José, seja bem vindo ao forum!
Segue abaixo alguns tópicos cheios de informações relacionadas a sua dúvida:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40637&highlight=biodiesel
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39746&highlight=biodiesel
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32738&highlight=biodiesel
Boa leitura!
Abr
José Antonio Cruz
10/09/2008, 18:45
Valeu Guiga e Terezan, mas minha dúvida continua: Devo abastecer com Biodiesel normalmente ou é melhor evitar o Diesel da Petrobras e usar o Diesel comum de outras bandeiras?
Abraços para todos.
rafaelfernandez
10/09/2008, 19:47
A experiencia que tive com minha viatura com motor Maxion 2.5 TD foi que com o diesel aditivado da texaco ela fumaça menos, e tem uma leve melhora no consumo em relação ao biodiesel.
[]´s
Rafael
Guiga Tostes
10/09/2008, 20:54
José,
não há nada que comprove que o Biodiesel seja nocivo ao motor.
Estou mto longe de ser expert em combustíveis/biocombustíveis mas segue minha colaboração:
A composição do Biodiesel comercializada no Brasil em pouco difere do diesel comum, o percentual de biodiesel misturado ao diesel comum é de 2% a 3%, classificado como B2(= adição de 2% de combustivel vegetal), B3 e assim sucessivamente.
A lei de 13/01/05 regulamenta que a presença de Biodiesel deve ser entre 2% e 3% nos primeiros 3 anos após a publicação da mesma, e após 8 anos a presença obrigatória de Biodiesel na mistura com o diesel passará a 5% ou B5.
Paises de 1o. mundo como a Alemanha já comercializam o Biodiesel B100, que é 100% vegetal. No Brasil se fosse utilizado Biodiesel B10(10%), já seríamos auto-suficientes e não precisariamos mais importar diesel.
Levando em consideração a tecnologia dos motores diesel europeus, que já em grande parte são eletrônicos, nos leva a crer que o Biodiesel não é problema e sim solução.
Dada a pequena proporção de Biodiesel(B2 e B3) presentes em nosso diesel, creio q o problema real seja a má qualidade do combustível e a picaretagem dos postos que adulteram combustíveis e não o Biodiesel.
Por isso somente abasteça em postos de confiança e utilize regularmente aditivos para diesel ex: Bardhal Max Diesel, STP, entre outros. Esta é a minha prevenção, uso biodiesel sem problemas e rodo em média 1000km por semana e coloco 1 aditivo a cada 2 abastecimentos mesmo se o combustivel vendido levar o nome "aditivado", afinal nunca se sabe, se é verdade ou não...
A unica diferença real percebida é entre o diesel da estrada(interior) e o diesel da cidade(são paulo) que contém percentuais diferentes de enxofre que fazem diferença no nivel de emissão de poluentes e desempenho...poucos sabem disso(vide site petrobras).
Para saber mais acesse: www.biodiesel.gov.br (http://www.biodiesel.gov.br/)
Para saber mais sobre os diferentes tipos de diesel comercializados pela petrobras, acesse(mto interessante!!): http://www2.petrobras.com.br/portugues/ads/ads_Produtos.html (http://www2.petrobras.com.br/portugues/ads/ads_Produtos.html) (clique em óleo diesel)
Abr
Francisco Bicalho
12/09/2008, 10:49
José
Você não tem como fugir do BioDiesel. Todo o diesel no Brasil é o BioDiesel distribuído pela Petrobrás.
-"não há nada que comprove que o Biodiesel seja nocivo ao motor."
Guiga, você leu esse estudo?
http://www.tecpar.br/cerbio/Palestras/09-Roberto%20Dabague-Bosch-Anfavea-Sindipecas-Programa...pdf
Abraço;
Chico
bittcorp
12/09/2008, 11:09
José
Você não tem como fugir do BioDiesel. Todo o diesel no Brasil é o BioDiesel distribuído pela Petrobrás.
-"não há nada que comprove que o Biodiesel seja nocivo ao motor."
Guiga, você leu esse estudo?
http://www.tecpar.br/cerbio/Palestras/09-Roberto%20Dabague-Bosch-Anfavea-Sindipecas-Programa...pdf
Abraço;
Chico
Chico,
Me permita colocar a colher...
Essa apresentação que vc citou está datada de 2003 e não tem nem a identificação de quem a realizou. Além disso, utiliza "estudos" realizados em 81 e 82 e novamente não apresenta identificação nem a metodologia de quem o realizou.
Tenho alguns amigos que são engenheiros químicos (eu fugi :lol:) e alguns trabalham na Petrobras ou fazem pesquisa sobre Petroleo. Eles afirmam que se o Biodiesel adicionado ao Diesel for de boa qualidade e em pequenas proporções, não existe efeito negativo relevante para o motor. Hoje, a quantidade de Biodiesel adicionado ao Diesel é de 3% (B3). E o efeito positivo é a diminuição dos poluentes emitidos, além de diminuir a dependencia de importação de Diesel ou de óleo leve para sua produção.
Segundo eles, existem estudos realizados pela Unicamp, USP, UFBA, etc que comprovam essa teria. Vou ver se consigo acesso a esses estudos e posto aqui na lista.
Francisco Bicalho
12/09/2008, 11:29
Oi Robson
Tem identificação sim, foi o Roberto Dabague da Universidade Estadual de Londrina no Paraná e a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva.
Logo de cara desconfio da galera que trabalha para a Petrobrás, mas, de qualquer forma, "Eles afirmam que se o Biodiesel adicionado ao Diesel for de boa qualidade e em pequenas proporções, não existe efeito negativo relevante para o motor" como a gente sabe que o diesel Brasileiro é um dos piores do mundo, isso por si só já depõe contra.
De qualquer maneira, esse é um assunto que não me interessa mais, porque, como todo o diesel vendido no Brasil é o BioDiesel da Petrobras, e não ha como fugir dele, como diz o ditado, "O que não tem remédio, remediado está".
Mas, fico aguardando a postagem dos estudos realizados pela Unicamp, USP, UFBA, etc
Chico
Guiga Tostes
12/09/2008, 13:38
Fala Chico, tudo bem?
Pensei antes de meter neste tópico pois o assunto é polêmico e poucos podem falar com propriedade....mas
Como disse, estou longe, mto longe de ser um expert em biodiesel e fiz algumas pesquisas para ajudar o amigo José...
Eu havia lido o estudo q vc postou há algum tempo atrás e o ponto principal é a qualidade do petro diesel q tem q ser boa para o biodiesel ser bom
...mas por outro lado temos o Biodiesel 100% na Alemanha, como uma realidade! E sem problemas...lembrando q as máquinas q usam este combustivel lá são: BMW, Mercedes, Volvo e outros luxuosos de alta tecnologia movidos a diesel.
Muitas e muitas duvidas e possibilidades a parte...
... VC resumiu mto bem o que devemos fazer na conclusão(abaixo), com a qual concordo plenamente!
De qualquer maneira, esse é um assunto que não me interessa mais, porque, como todo o diesel vendido no Brasil é o BioDiesel da Petrobras, e não ha como fugir dele, como diz o ditado, "O que não tem remédio, remediado está".
Chico X2 :concordo:
Abrs
O biodiesel veio segundo o governo para diminuir as emissões poluentes, como o álcool adicionado a gasolina, entre outras coisas.
A tendência é subir essa taxa de adição que começou com 2% e em seguida para 3% e por aí vai, com isso veio o aumento do combustível na bomba e do óleo na prateleira do supermercado, alem de sujar o sistema de injeção.
Todo óleo é igual como foi falado aí, as diferenças estão nas ativações feitas pelas bandeiras.
Das que eu usei e verifiquei o desempenho, SHELL e TEXACO foram as que me deram o resultado melhor.
Chico
Francisco Bicalho
12/09/2008, 14:09
É isso aí, Guiga
Nesse momento eu estou partindo para o Diesel Podium da Petrobrás, para ver que bicho dá.
Penso também em fazer uma pesquisa com produtos Bardahl para saber se há algum tipo de aditivo que seja interessante usar, como por exemplo:
POWER DIESEL: http://www.lojabardahl.com.br/produtos.php/21834
MAX DIESEL: http://www.lojabardahl.com.br/produtos.php/21813
CG-4 MAX: http://www.lojabardahl.com.br/produtos.php/21847
Talvez a gente possa discutir alguns desses produtos, já que o BioDiesel é fato consumado, e não adianta ficar queimando a mufa e perdendo o sono, porque não vai mudar nada.
Mas, por falar em BioDiesel, dá uma olhada no trabalho desse povo: http://goldenfuelsystems.com/
Grande abraço e bom fim de semana;
CHico
Guiga Tostes
12/09/2008, 17:03
Chico,
eu tenho usado o max diesel ou o similar da marca STP...não consigo perceber grandes diferenças porém acredito em benefício a longo prazo. Atualmente é a forma como enriqueço o biodiesel q vai para o tanque da viatura.
Os demais produtos bardahl eu nunca usei mas seria interessante se alguém q conhece ou um técnico postasse algo por aqui.
O trabalho dos gringos é sensacional, bem estruturado, bem fundamentado, profissional e parece bem avançado.
Já temos brazucas no mesmo caminho, segue alguns links da discussão aqui no forum:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42466&highlight=oleo+vegetal
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37810&highlight=oleo+vegetal
Mas, por enquanto prefiro continuar tratando o meu diesel(BIO) e mantendo a viatura regulada para preservar o planeta...
O assunto é bom!
Ps.: O diesel podium é mto bom, mas o preço...quase proibitivo.
Abrs
Francisco Bicalho
12/09/2008, 18:37
Vou olhar com calma esses links, Guiga. Não sei se você reparou mas o sistema desse Golden Fuel System funciona com dois tanques, duas bombas e três filtros. O primeiro tanque recebe o óleo de fritura direto de um restaurante, por exemplo, e a mangueira que bombeia tem apenas uma telinha para retirar os detritos maiores, como pedaços de batata frita torrados... do primeiro tanque o óleo é bombeado para o segundo tanque, passando por três filtros que deixam ele nos trinques. Em seguida o óleo é aquecido, e mandado para a bomba injetora. Claro que o sistema funciona melhor se você tem uma picape, ou espaço pra essa tralha toda, mas o conceito é interessante; basicamente você tem uma refinaria de óleo vegetal no seu carro, e pode colher qualquer lixo de óleo em qualquer diner vagabundo de beira de estrada e rodar com ele de grátis. Por falar em aquecer o óleo, foi esse o problema com o biodiesel de mamona e babaçu que acabou não dando certo. Rodando a temperatura ambiente, ele cria uma goma no motor, e esse sistema que aquece o óleo elimina o problema.
Abraço e bom fim de semana;
Chico
vicentemelo
19/09/2008, 23:28
Caro José, utilizo a dois anos na minha Band (motor MB 364 do 709) e nunca tive problemas. Verifiquei os bicos injetores a pouco tempo e estão em perfeito estado.
O consumo é ligeiramente maior, quase insignificante.
[ ]s
Herbet23
21/06/2016, 01:49
Governo estuda elevar percentual de biodiesel no diesel
Economia - Governo estuda elevar percentual de biodiesel no diesel (http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/06/governo-estuda-elevar-percentual-de-biodiesel-no-diesel.html)
Acabei de ver essa matéria e estou com muito receio do que pode ou não acontecer. Querem 15% agora...
Alguém tem algo a compartilhar conosco sobre o assunto?? Mais biodiesel é benéfico ou vão empurrar isso para outros lucrarem e a gente sifu...??
Lembrando que estamos com 7% no momento.
Arildo MT
21/06/2016, 02:17
Já vi isso quando a super tecnologia dos flex surgiu, depois diesel s10 e até o momento tenho certeza que não foi em beneficio do meio ambiente ou do propriotário dono do carro, o povo já anda com um pé de mandioca atochado, uma raiz a mais ou a menos alguns não vão nem perceber.
Troller-a-vista
21/06/2016, 22:05
deixamos o complexo de vira lata de fora ... o assunto ja foi debatido com profundidade no forum.
qr queira ou nao queira, o biodiesel veio pra ficar e se Deus permitir, vai ficar 100% biodiesel. só nao é por pura incompetencia geral desse semi-país.
resumindo a historia:
todo carro diesel, veio do seu criador Diesel, que na realidade não era diesel de petroleo e sim .. BIODIESEL, mas o petroleo economicamente superou e se tornou referencia ao longo da historia... Logo, os primórdios, foram com base no biodiesel, ruim de fato é o diesel de petroleo, esse sim um mal a ser eliminado.
Nao gostou? Pois é, história real a parte, é essa a verdade. Os petro-dólares dominaram desde os anos 60 até hoje com uma força que nos faz ficar cego da realidade.
E qual a realidade?
Até 30% de mistura no diesel atual a unica coisa que acontece é atuar como aditivo, nada mais que isso. Diminui emissões, limpa o motor, causa menos cancer , fede menos e deixa teu motor mais limpo.
"ahhh mas meu mecanico falou que o biodiesel é ruim, já viu o tanto de pau que nos motores e mimimimimimiim"
Na boa? Vai estudar. Isso é mimimi de achismo. Nostalgia pura, papo de mecanico. Os caras mal sabem escrever os próprios nomes, vai me falar que vc acredita em mecanico, vendedor de carro e papai noel? hehehe entao ta...
ANtigamente motor quebrava pra kct, diesel quebrava pra kct, tanto é que dono de oficina diesel sempre teve bem de vida, mais ainda no passado que agora, basta pergutnar quem tinha casas , ranchos, viajava e quem tem as emsmas cosias hoje...
COntinuando..
Entre 30 e 70% o biodiesel atua como de fato algo a agregar como fonte de potencia, em geral os motores vai render mais , consumir menos , girar mais e serem menos poluentes.
Acima dos 70% de biodiesel a coisa é um pouco mais complexa. De fato o biodiesel tem propriedades diferentes do diesel de petroleo, e de uma forma geral os motores obrigatoriamente terao que ser reconfigurados para o combustivel dominante.
é algo simples, provavelmente, as ECUs atuais vao fazer isso sozinhas, já os antiguinhos terão que serem regulados. O que convenhamos, é mais do que necessário, basta ficar ao lado de qqr 1113, 112, scania, nh, nl, etc, é um saco, 99% deles estão totalmente desregulados.
Se nao forem regulados irao consumir mais e perderão em média 7 a 12% de potencia.
Regulados terão o mesmo desempenho atual ou até 5% a mais de potencia (o que por si só será otimo).
Com 85% ou mais de biodiesel, praticamente todos os motores terão que trocarem algumas mangueiras, retentores e selos, pois o biodiesel de origem vegetal é mais ácido que o de petroleo e tenderá a romper esses ítens .
Nada que um mecanico com 4 horas de serviço nao consiga fazer sozinho e tomando uma breja...
Com b100 ou 100% de biodiesel, teremos um upgrade de potencia ao redor de 10% economia de mais de 20%, emissoes cairão absurdamente (depende muito de cada motor, mas pode considerar acima de 80%).
Enfim, o biodiesel por uma questao de LOGICA e RESPONSABILIDADE deveria já ser disponível a 100%. Uma pena que nao seja.
Lembrando que regulagem, troca de borrachas etc, isso nao é problema, nunca foi, na epoca que tiraram as gasolinas azuis, com chumbo etc, todo mundo teve que regular carburador, ponto, troca de vela, filtros, etc... Coisa simples.
Pq entao não se faz a mistura ou disponibiliza pra qm qr?
pq estamos no BRASIL, esse semi-país é um foda...
Somos o maior produtor de biodiesel no mundo, mas nao exportamos nenhuma gota, a Alemanha nao produz uma gota e é a maior exportadora e consumidora do mundo.
Será que na Alemanha o governo e a nação que é burra , será que os mecanicos de lá sao burros? Sera que o povo é burro e aceita esse lixo de biodiesel?? ehehe acho que nao neh...
pq entao temos tao pouco de biodiesel na mistura do diesel?
PQ qm encabeçou o projeto biodiesel foi o .. LULA ... Ja viu neh? Na epoca, fizeram um plano ridiculo , com base em materia prima errada, custos errados, enfim, todo tipo de coisas que nao deviam.. Colocaram um plano linear de crescimento que nao condizia com a realidade nem com a necessidade do pais.
Na epoca o custo pra adquirir oleo de soja estava em 0.80 lula, ao sair o projeto, pulou pra 1.20, depois 1.80, agora estamos falando algo perto de 3 temers... Ou seja, vc compra isso caro e ainda tem q fazer o biodiesel, o que o torna mais caro.
Ora se o diesel com imposto, frete, posto, funcionario, etc, etc, etc custa 2.80, como vc vai por algo no diesel que custa 3 reais o litro? vai torna-lo mais caro.
entao o governo freia a adicao de biodiesel no diesel com base no projeto do genio de 4 dedos implantou pra nao ter um preco maior no diesel na bomba.
em contrapartida, freia tb investimentos, financiamentos etc, as usinas que foram enganadas pelo governo estao 99% delas quebradas sendo mantidas por um leilao da ANP que é no minimo risível. O biodiesel nacional fica semqualidade (com misturas de materias primas ruins, um blend de porcaria), fica caro pra produzir, fica inviavel pra investir, as fabricas ficaram enormes complexos de milhoes de dolares obsoletos e usando materia prima errada..
Enfim, é um erro atras do outro de forma tao espatafúrdia que se vc nao estudar muito bem o setor, nao vai entender nem ter 1% da dimensao da podridão.
Isso sem contar o brasil perdeu o timming do negocio, seja aqui, seja la fora, e ficou motivo de chacota la fora, o que piora ainda mais investimentos e possivel venda .
Agradeça ao Lula e a Dilminha.
Mas nao fica triste nao, há ainda gente que acredita no biodiesel e eqto a ANP continuar a fazer o leilao mais perturbado da historia, as usinas vao continuar operando (no vermelho... mas vao...), quem sabe antes conseguimos um b20 ou b25% e ainda se salvam algumas usinas e com um pouco de sorte, teremos governos menos patéticos para deixar de fazer merda e conseguimos ver melhoras no longo prazo.
Resumindo: bem vindo b15 ! Ja poderia ser B85 !
Arildo MT
21/06/2016, 23:05
Depois deste post, não sobrou nada pra falar, apenas absorver o conteúdo, ou não.
SavioBatista
22/06/2016, 13:48
Realmente o negocio é muito complexo. vamos Aguardar então!!
mfdomingues
22/06/2016, 18:13
deixamos o complexo de vira lata de fora ... o assunto ja foi debatido com profundidade no forum. Resumindo: bem vindo b15 ! Ja poderia ser B85 !
Obrigado foi bem esclarecedor.
Troller a Vista, como mora em Ribeirão entendo que deve ter visto a CA%&¨&DA do 9 dedos de perto.
Trabalho na Petrobras e havia ouvido esta narrativa de um amigo da área de biocombustíveis.
O cara jogou na privada o trabalho de muita gente boa.
Governo estuda elevar percentual de biodiesel no diesel
Economia - Governo estuda elevar percentual de biodiesel no diesel (http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/06/governo-estuda-elevar-percentual-de-biodiesel-no-diesel.html)
Acabei de ver essa matéria e estou com muito receio do que pode ou não acontecer. Querem 15% agora...
Alguém tem algo a compartilhar conosco sobre o assunto?? Mais biodiesel é benéfico ou vão empurrar isso para outros lucrarem e a gente sifu...??
Lembrando que estamos com 7% no momento.
Olá, meu amigo Herbet ...
Boa noite.
Bastante amplas as considerações do amigo Troller-a-vista, logo acima ... sobrou pouco para falar ... tentarei algumas considerações, correndo o risco de até ser prolixo, repetindo aquilo que ele já comentou ...
Mas, vamos lá ... vou arriscar deixar minha humilde opinião ...
O Biodiesel apresenta algumas vantagens e desvantagens, no contexto dos temas "particulados, borras e lubricidade", relacionados a problemas que tanto afligem a todos, particularmente a nós, proprietários de veículos a diesel, problemas estes, amplamente discutidos na internet e, diga-se de passagem, com grande ênfase, neste site 4x4Brasil, enciclopédia, cujo cadastramento, leitura e participação é altamente recomendada a quem tem, ou tenha pretensão de ter, um veículo 4x4 ...
Uma desvantagem do biodiesel, como sabemos, é que favorece a proliferação de microorganismos dentro do tanque do veículo (é um verdadeiro "manjar" para fungos/bactérias/leveduras). Associado a isso, o fato do diesel S10 ainda ser mais higroscópico que seus predecessores (S500, S1800, etc.), o tanque do veículo com esse combustível torna-se um verdadeiro "paraíso" para a vida de tais microorganismos, cujas excreções e restos mortais resultam em borras que se inscrustam no tanque do veículo ... isso, associado ao acúmulo de umidade, acabam sendo prejudicial a bombas, bicos, enferrujamento de tanques, etc ... Daí, na hipótese desse teor de biodiesel ser aumentado, cuidados especiais deverão ser redobrados pelos proprietários de veículos movidos a diesel e abastecidos com tal combustível ...
Vamos a algumas vantagens:
- Segundo determinadas fontes (Manual do S10 da própria Petrobrás, trabalhos acadêmicos de pós-graduação, mestrados, etc.), esse biodiesel eleva a lubricidade do diesel S10 a patamar aceitável, pensando no desgaste de partes e peças que dependem da lubrificação do combustível;
- “Não compromete o funcionamento do motor” ...;
- “O seu uso como aditivo do diesel pode reduzir substancialmente a emissão de material particulado (fuligem)” ... em prol do sistema de admissão de ar (EGR, coletor de admissão, etc.), pois haverá menos carbonização do sistema em razão da recirculação dos gases de escape ...;
- “Reduz a emissão de dióxido de carbono (CO2)” ... em prol do meio ambiente ...
O destacado acima, entre "aspas", está disposto na matéria dos "links" abaixo, num trabalho de mestrado na Unicamp:
Unicamp - Sala de Imprensa (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/maio2003/ju213pg11a.html)
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/213-pag11.pdf
Notícias (http://www.comciencia.br/noticias/2003/28mar03/biodiesel.htm)
Dentro deste contexto, permitam-me destacar interessante comentário de colega nosso aqui do fórum, visto no "link" abaixo:
Diesel Comum ou S-10 ? - MaCamp - Guia Camping e Campismo (http://macamp.com.br/forum/topico/diesel-comum-ou-s-10/page/3/#post-53878)
Conclusivamente, quanto ao aumento do teor de biodiesel no combustível, tomando-se os cuidados elementares que já temos ciência, e amplamente discutidos neste forum, particularmente, smj, corroborando o entendimento do Troller, não vejo problemas para o motor de nossos veículos ...
Quanto à vantagem para nossos bolsos, com relação ao preço do combustível na bomba em razão desse aumento no teor de biodiesel ... bem ... neste caso, compartilho de sua preocupação (também "estou com muito receio do que pode acontecer") ... infelizmente, financeiramente, não podemos esperar nenhum benefício para a sociedade, pois, aqui neste nosso país, ainda estamos lutando para sair das mãos de certos governantes, políticos e empresários inescrupulosos que olham primeiramente para o "umbigo" deles ... na verdade o que estamos vendo é muita gente "arrotando" hipocrisias ... e assim, nós aqui do povo, continuamos "afundados e atolados" nessa interminável crise política, econômica, institucional e moral, sem saber como e quando vamos sair dela ... a propósito, estão vindo eleições por aí ... vamos escolher gente que presta para nos representar ... político com ficha suja, com maus antecedentes, incompetentes, nem pensar!!!!! ... vai ser difícil escolher???? ... sim!!!! ... mas, vamos nos dar ao trabalho de pesquisarmos o passado de cada um, antes de votarmos ... vamos ser bons formadores de opinião e influenciarmos aqueles que, infelizmente, por contingências da vida, não tiveram a sorte de serem tão letrados e informados como nós ...
Forte abraço, e boa sorte a todos nós.
E.T.:
Quem tiver paciência, e quiser saber um pouquinho mais a respeito do biodiesel, sugiro ler a matéria do "link" abaixo:
http://www.inova.unicamp.br/inovacao/report/entre-expedito.php
Troller-a-vista
23/06/2016, 09:09
Troller a Vista, como mora em Ribeirão entendo que deve ter visto a CA%&¨&DA do 9 dedos de perto.
Trabalho na Petrobras e havia ouvido esta narrativa de um amigo da área de biocombustíveis.
O cara jogou na privada o trabalho de muita gente boa.
Oliver, assisti sim, infelizmente, com muita dor na carne, assisti. Estudo biodiesel desde 2002, desde 2003 tenho um projeto na área inédito no mercado, consegui trazer pro BR 4 empresas européias em busca de investimento, mas gracas ao 9 dedos eu só dei com os burros nagua e só vi a idéia que teria chances de fazer do brasil uma potencia mundial bem mais interessante que o petroleo ruir...
Um pena! O setor sofreu de sucessivos erros crassos, daqueles que até uma criança teria dificuldade em cometer, muito golpe do governo, rasteiras do mercado, enfim, é muita coisa que infelizmente, escrever num forum seria desgastante demais e sem frutos para dissertar.
Mas na prática, o projeto biodiesel do governo, arruinou vidas, talvez eu diria mais, matou muita gente que investiu , se jogou e se ferrou com tudo isso. Mata gente por que nao consegue decolar, gera pobreza, e o resultado todos sabemos qual é...
Na época haviam 3 grupos concorrendo pra chegar na melhor matéria prima, Eu, a Petrobras e outro grupo particular, era incrível, quando chegávamos num ponto, num pesquisador, fazenda etc, a história se repetia: ahhh fulano saiu daqui faz algumas horas, ou alguns dias... Éramos sempre os 3 chegando nos mesmos resultados, mas td ruiu... Quem sabe daqui pra frente alguem toma tino e leve isso pra frente como deve, o país merece isso.
Troller-a-vista
23/06/2016, 09:27
Olá, meu amigo Herbet ...
Boa noite.
Bastante amplas as considerações do amigo Troller-a-vista, logo acima ... sobrou pouco para falar ... tentarei algumas considerações, correndo o risco de até ser prolixo, repetindo aquilo que ele já comentou ...
Mas, vamos lá ... vou arriscar deixar minha humilde opinião ...
O Biodiesel apresenta algumas vantagens e desvantagens, no contexto dos temas "particulados, borras e lubricidade", relacionados a problemas que tanto afligem a todos, particularmente a nós, proprietários de veículos a diesel, problemas estes, amplamente discutidos na internet e, diga-se de passagem, com grande ênfase, neste site 4x4Brasil, enciclopédia, cujo cadastramento, leitura e participação é altamente recomendada a quem tem, ou tenha pretensão de ter, um veículo 4x4 ...
Uma desvantagem do biodiesel, como sabemos, é que favorece a proliferação de microorganismos dentro do tanque do veículo (é um verdadeiro "manjar" para fungos/bactérias/leveduras). Associado a isso, o fato do diesel S10 ainda ser mais higroscópico que seus predecessores (S500, S1800, etc.), o tanque do veículo com esse combustível torna-se um verdadeiro "paraíso" para a vida de tais microorganismos, cujas excreções e restos mortais resultam em borras que se inscrustam no tanque do veículo ... isso, associado ao acúmulo de umidade, acabam sendo prejudicial a bombas, bicos, enferrujamento de tanques, etc ... Daí, na hipótese desse teor de biodiesel ser aumentado, cuidados especiais deverão ser redobrados pelos proprietários de veículos movidos a diesel e abastecidos com tal combustível ...
Vamos a algumas vantagens:
- Segundo determinadas fontes (Manual do S10 da própria Petrobrás, trabalhos acadêmicos de pós-graduação, mestrados, etc.), esse biodiesel eleva a lubricidade do diesel S10 a patamar aceitável, pensando no desgaste de partes e peças que dependem da lubrificação do combustível;
- “Não compromete o funcionamento do motor” ...;
- “O seu uso como aditivo do diesel pode reduzir substancialmente a emissão de material particulado (fuligem)” ... em prol do sistema de admissão de ar (EGR, coletor de admissão, etc.), pois haverá menos carbonização do sistema em razão da recirculação dos gases de escape ...;
- “Reduz a emissão de dióxido de carbono (CO2)” ... em prol do meio ambiente ...
O destacado acima, entre "aspas", está disposto na matéria dos "links" abaixo, num trabalho de mestrado na Unicamp:
Unicamp - Sala de Imprensa (http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/maio2003/ju213pg11a.html)
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/213-pag11.pdf
Notícias (http://www.comciencia.br/noticias/2003/28mar03/biodiesel.htm)
Dentro deste contexto, permitam-me destacar interessante comentário de colega nosso aqui do fórum, visto no "link" abaixo:
Diesel Comum ou S-10 ? - MaCamp - Guia Camping e Campismo (http://macamp.com.br/forum/topico/diesel-comum-ou-s-10/page/3/#post-53878)
Conclusivamente, quanto ao aumento do teor de biodiesel no combustível, tomando-se os cuidados elementares que já temos ciência, e amplamente discutidos neste forum, particularmente, smj, corroborando o entendimento do Troller, não vejo problemas para o motor de nossos veículos ...
Quanto à vantagem para nossos bolsos, com relação ao preço do combustível na bomba em razão desse aumento no teor de biodiesel ... bem ... neste caso, compartilho de sua preocupação (também "estou com muito receio do que pode acontecer") ... infelizmente, financeiramente, não podemos esperar nenhum benefício para a sociedade, pois, aqui neste nosso país, ainda estamos lutando para sair das mãos de certos governantes, políticos e empresários inescrupulosos que olham primeiramente para o "umbigo" deles ... na verdade o que estamos vendo é muita gente "arrotando" hipocrisias ... e assim, nós aqui do povo, continuamos "afundados e atolados" nessa interminável crise política, econômica, institucional e moral, sem saber como e quando vamos sair dela ... a propósito, estão vindo eleições por aí ... vamos escolher gente que presta para nos representar ... político com ficha suja, com maus antecedentes, incompetentes, nem pensar!!!!! ... vai ser difícil escolher???? ... sim!!!! ... mas, vamos nos dar ao trabalho de pesquisarmos o passado de cada um, antes de votarmos ... vamos ser bons formadores de opinião e influenciarmos aqueles que, infelizmente, por contingências da vida, não tiveram a sorte de serem tão letrados e informados como nós ...
Forte abraço, e boa sorte a todos nós.
E.T.:
Quem tiver paciência, e quiser saber um pouquinho mais a respeito do biodiesel, sugiro ler a matéria do "link" abaixo:
:: Inovacao Unicamp :: (http://www.inova.unicamp.br/inovacao/report/entre-expedito.php)
enasor, brilhante exposicao..
nenhuma ressalva diante do cenário atual.
o que eu posso dizer é que se houvesse um respeito e uma consciencia básica , seja do governo, seja dos empreendedores (que sinceramente, acho q fora mais enganados e ludibriados do que se imagina, nao acho que foi ganancia ou qqr coisa dessa especie), nosso biodiesel nao seria tao ruim assim.
isso de proliferacao de bacterias e etc., realmente existe, mas é contornável muito facilmente, exige controle de todas as partes claro (posto, caminhoes, frete, producao, etc, etc., porem nada absurdo) e um pouco de conhecimento quimico pra romper com essa degradação. Ou seja, nada que uns 6 meses num laboratório nao resolvam de fato.
Acontece que vivemos uma baderna, temos biodiesel de soja, girassol, algodao, banha de origem animal, pinhao manso, mamona, de algas, de um monte de tranqueira.
Isso td forma um biodiesel de baixa qualidade, propenso a inumeras formas de contaminacao, erros etc.
Pra entender melhor (sou administrador nao quimico, portanto, uso linguagem coloquial ok?), diesel ou biodiesel é a mesma coisa, ou seja, um combustivel com características químicas, por exemplo, viscosidade, densidade, cetanos, capacidade de explosao por compressão etc.
A grosso modo, imaginamos sempre que diesel é suco de dinossauro fervido por tanto tempo em tal temperatura, de la sai , gasolina, diesel, querosene, solventes, sei la o que mais... Logo temos a idéia de que o combustivel DIESEL (e tb GASOLINA), seja oriundo e exatamente isso.
Nao é total realidade, combustivel é todo meio que viabilize uma queima com determinados variantes, como ar, compressao, densidade etc.
Trocando em miúdos pro pessoal entender:
Vc pode ter diesel ou gasolina feitos de um monte de coisas, tipo um bolo.. .vc pode ter bolo de chocolate, de cenoura, de rapadura, de coco, de mel, do q ue imaginar. Tudo é bolo.
Qdo vc tem certas características como ser fofinho, gostoso, comestivel, conter acucar ou sal, etc... vc pode chamar de bolo e comer..
qdo vc tem certas caracteristicas como explodir seja por centelha ou compressao, vc tem .. combustivel, que se enquadra como querosone, diesel, gasolina, solventes etc..
acontece que se vc estiver por exemplo precisando fazer 1 tonelada de bolo de chocolate e lhe faltar 20 kilos, vc ate pode por bolo de cenoura dentro , misturar bem e tudo bem, ng vai perceber.
Mesma coisa quando falamos em blend do biodiesel, temos alguns bolos que todos querem, como por exemplo de soja (chocolate), girassol, canola, algodao, palma, etc (cenoura), e alguns que nem tdo mundo gosta, como por exemplo pinhao manso, sebo (banha), mamona (q seriam bolo de limao, abacate, etc).
qdeo vc mistura td em alta qualidade, ok, sai algo bom, acontece que nem sempre é assim, tem muito bolo de chocolate e cenoura ruim, tem muito bolo de limao e abacate podre no meio disso td.
Ai saem os problemas, como bacterias, acidez alta, etc...
Assim como o alcool que deve ser esmagado e produzido em ate 24 horas após a queimada ou corte, alguns biodiesel sofrem ataque de enzimas que degradam muito rapidamente.
Se nao for produzido e controlado, da porcaria.
Vejam que é algo bem complexo, gerir uma cadeia dessas, onde vc entra alimentos, commodities, combustivel, leiloes semestrais da ANP, corrupcao, desleixo, politicas tao inteligentes quando uma pilha de compostagem, pessoas despreparadas... enfim, é complicado.
Mas o vilao da historia nao é O biodiesel, e sim a cadeia que esta em volta dele, é igual vc chegar numa cena do crime, fica paralisado com o que esta ocorrendo, os bandidos saem, a policia chega e vc é preso. Ate vc conseguir provar que nao fez nada, ja apodreceu na cadeia.
Mais ou menos isso ehehhe
Walter da Camper
23/06/2016, 11:00
Troller-à-vista, qual o modelo e ano de seu veículo a diesel?
A injeção é do tipo mecânica ou eletrônica?
O veículo roda altas km ou fica longos períodos parado?
Notaste diferença na durabilidade de componentes após o advento da adição de biodiesel?
Troller-a-vista
23/06/2016, 11:51
Troller-à-vista, qual o modelo e ano de seu veículo a diesel?
A injeção é do tipo mecânica ou eletrônica?
O veículo roda altas km ou fica longos períodos parado?
Notaste diferença na durabilidade de componentes após o advento da adição de biodiesel?
walter, td bom?
as respostas para suas perguntas sao todas absolutamente irrelevantes. Eu seria apenas um unico consumidor, afetado por postos, caminhoes tanques contaminados, todo tipo de problema, impureza etc. Inclusive afetado por uma industria automotiva desacreditada, descreditada, reconhecidamente sem nenhum controle de qualidade sobre seus produtos.
eu poderia ter 10 carros a diesel e nenhum dar problema, e poderia ter uma unica amarok que viveria me dando dor de cabeca...
o q nao quer dizer nada. antigamente, era de MWM maxions e perkins, tb se quebrava e debitava por conta de combustivel, mais facil culpado impossivel.
so a USP RP, dispoe de pelo menos 4 carros em testes ha mais de 8 anos, sofrendo desmonte, verificacao de controle que eu JAMAIS teria capacidade de fazer.
a unicamp e outras, estudam in loco diversos blends de biodiesel, podendo medir de forma correta e viavel cada nuance de blend e suas composicoes e as reações com o combustivel proposto.
Se sua intencao é desmoralizar meu pensamento com base em achismos e vida pratica, desculpe, nao vai conseguir. Mesmo o forum inteiro como "testadores", estao comprometidos (sem culpa nenhuma nisso), com postos, contaminacoes de toda forma.
Logo, poderiam haver quebras, entupimentos, e o que mais for possivel, usando s500 s10 ou b100...
Desculpe, mas JAMAIS alguns pensamentos baseados apenas em uma vivencia local (oficinas, usuarios etc), vai sobrepor a de dezenas de naçÕes como alemanha, franca, reino unido e outros que estudam e investem fortemente no biodiesel . O que esses caras conseguem em 1 semestre de estudo, avaliacao em campo e testes efusivos em laboratorios, o brasil nao iguala em 10 anos.
Especialmente, por que nosso biodiesel é feito de um blend sem controle por parte dos produtos e anp... Isso nao quer dizer que o Biodiesel seja ruim.
Nao é pq o BR nao consegue fazer direito, que o BIODIESEL seja ruim, apenas está no caminho errado.
Ate o mercado aeronáutico ja sinaliza com bons olhos o biodiesel. O nautico espera ansiosamente um produtor com demanda suficiente pra conseguir suportar a carga nautica mundial.
A VALE, maior consumidora de diesel da america latina, refez seus motores para o uso do biodiesel, ganhando em potencia e diminuicao de emissoes, a ponto de valer sequestro de carbono que paga o incremento do custo do biodiesel.
Testes em laboratorios, nações corretas e desenvolvidas que apostam firmemente no Biodiesel, politicas mundiais a respeito, isso td nao é mera ganancia de 4 ou 5 usinas nacionais em prol do governo.
Diferente de n'so brasileiros que temos que obrigatoriamente aguentar as merdas do nosso governo goela abaixo, paises de primeiro mundo nao aceitariam o biodiesel se ele fosse ruim ou quebrasse os motores la fora.
Lembrando que la fora, a frota de carros diesel é de aproximadamente 50%, pois ate carros pqnos sao movidos assim. Diferente da gente aqui que o diesel é sonho de 99% dos brasileiros e realidade de menos de 1%.
Herbet23
24/06/2016, 03:21
Fiquei impressionado com o nível das respostas. Obrigado pela excelente adição de conhecimento! :)
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