PDA

Ver Versão Completa : Construir um chassi???

allexjose
22/04/2007, 12:38
bom dia a todos, acompanho este forum a mais de 1 ano(assiduamente), recentemente(mais ou menos seis meses) consegui comprar um jeep 61 para iniciar a estrada sem fim das reformas.Como o valor pago foi barato(R$1500) e o documento não era problema ja da para imaginar como ele esta.Dando uma olhada com o meu primo(mecanico com futuros problemas) ele acha que seria melhor fazer um novo chassis em virtude do mesmo estar muito torto,furado e desalinhado(foras as porqueiras de remendos).Com isso em mente eu pergunto?
compensa?
valeria apena fazer um chassis mais longo?
ou tentar uma reforma sem saber o resultado final?

DJunior
22/04/2007, 20:52
ALLEXJOSÉ,

Primeiramente, seja bem vindo ao forum.

Na minha opinião vale a pena reformar o seu chassi.

Procura em sua região alguém que faz alinhamento de chassi de caminhão e manda ver.

Não existe chassi que não tenha concerto, depois do que fiz com o meu. Dá uma olhada no link da minha assinatura e veja o antes e o depois.

Duvido que o seu chassi está pior que o meu antes da reforma.

Só para referência, gastei R$1500,00 para reformar o meu.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Abraços,

Dirceu

Sergio Rocha
22/04/2007, 21:00
bom dia a todos, acompanho este forum a mais de 1 ano(assiduamente), recentemente(mais ou menos seis meses) consegui comprar um jeep 61 para iniciar a estrada sem fim das reformas.Como o valor pago foi barato(R$1500) e o documento não era problema ja da para imaginar como ele esta.Dando uma olhada com o meu primo(mecanico com futuros problemas) ele acha que seria melhor fazer um novo chassis em virtude do mesmo estar muito torto,furado e desalinhado(foras as porqueiras de remendos).Com isso em mente eu pergunto?
compensa?
valeria apena fazer um chassis mais longo?
ou tentar uma reforma sem saber o resultado final?

O problema do chassis é a numeração dele.Normalmente é um processo complicado no Detran.E como seria um novo chassis vai ter que ter aprovação do Inmetro.Tudo isso custa R$

[]'reforma que é mais fácil

allexjose
24/04/2007, 18:41
andei conversando com o pessoal do detran e as taxas são relativamente baratas(cerca de R$250,00).fiz o levantamento nas empresas de aço mais a mão de obra e o preço ficou em torno de 600,00.sera que ainda assim não compensa????

DJunior
24/04/2007, 19:31
Allexjosé,

Faz o seguinte. Posta umas fotos do seu chassi para que possamos verificar o real estado dele. Aí podemos dar um melhor parecer.

Abraços,

Dirceu

Sukys
24/04/2007, 20:27
Sérgio,

O Willys que tive era do mesmo ano do Alex (61), e não tinha numero de chassi, apenas de motor. Na época em que fiz a reforma a Agromotor ainda tinha chassi zero-bala de fábrica, daí foi só tirar um e colocar outro.

Sds,
Sukys

Sergio Rocha
24/04/2007, 20:51
Sérgio,

O Willys que tive era do mesmo ano do Alex (61), e não tinha numero de chassi, apenas de motor. Na época em que fiz a reforma a Agromotor ainda tinha chassi zero-bala de fábrica, daí foi só tirar um e colocar outro.

Sds,
Sukys

Aí é moleza.:dance:

[]'

felipemendes
24/04/2007, 22:19
Só pra informar, o número do meu jeep (CJ3A) é na carroceria, não no chassi. É uma chapinha parafusada, daria até pra tirar e colocar em outra carroceria caso eu quisesse e tivesse $$ pra trocar.
[]s

carraro
17/06/2007, 20:54
andei conversando com o pessoal do detran e as taxas são relativamente baratas(cerca de R$250,00).fiz o levantamento nas empresas de aço mais a mão de obra e o preço ficou em torno de 600,00.sera que ainda assim não compensa????:concordo:ÇE REALMENTE AS EMPRESAS CONSEGUIREM FAZER AS CURVAS DAS LONGARINAS (OQ DUVIDO QUE CONSIGAM)AINDA ASSIM TERAS O PROBLEMA DE REBITAR TUDO, POIS Ç SOLDA-LO FICARA MUITO RIGIDO E COMEÇARA A QUEBRAR ,VISTO QUE O CHASSIS FAZ PARTE DA SUSPENSAO DO JEEP(POR ISTO POSSUI POUCAS TRAVESSAS)MESMO QUE PARAFUSE TUDO (TRAVESSAS)AINDA ASSIM SERA MUITO DIFICIL DE ALTERAR A ESPESSURA DAS LONGARINAS QUE MUDAM NO SEU DECORRER!!!!,ç quiser mesmo fazer um tera que fazer oq a "TROLLER"fez e eu acho que ficou uma merda ,mas ç nao se importar com o tipo que sera feito!!!!!!!!faça usando tubos tipo gaiolas ai sim consiguira bons resultados e inclusive com algumas vantagens (acumulo de terra por exemplo)e ç souberem calcular o diametro certo dos tubos, podera ate mesmo melhorar o "TORCIONAL":concordo:

cadu
17/06/2007, 21:05
Alex primeiramente parabéns pela aquisição e boa sorte na reforma!!!

Bem, eu aproveitaria esse chassi... leve a um bom profissional que depois da reforma vc nem vai reconhece-lo, primeiramente porque vai ficar muito mais em conta e acima de tudo na minha humilde opinião ficaria muito mais seguro, é só acertar as trincas e reforçar, vc vai ver fica novo, depois que coloca as fotos do chassi novo ou do reformado!

jeep
18/06/2007, 14:28
Alguém se lembra há alguns anos uma empresa chamada Chassis Fortaleza, que fazima chassis para jeep?

Diones Hartmann
19/06/2007, 22:50
Procura alguem alguem ai na sua regiao que alinha chassis e depois faça dele um tubular e pronto nao perde o original,parte interna com chapa U o alinhador de chassis conhece do que estou falando. Boa sorte

Flávio Tigre
27/06/2007, 19:55
Agora , se você quiser investir $$$ , pede pro Bill da Spider 4X4 fazer . Ele está com aguns projetos , inclusive de gaiolas prá Rock Crawling .
[]'s

allexjose
29/07/2007, 10:47
Realmente o meu chassis não tem condição,tentar alinhar e bater cabeça a toa:parede:,estou acompanhando atentamente a varios topicos inclusive o do cambio de chevette com flange para reduzida.estou comprando todas as peças aos poucos para poder realizar um serviço bem feito.estou trocando juntas, buchas cruzeta da ponta de eixo dianteira, ou seja uma reconstrução do zero.no momento estou revisando os chassis e aguardando as flanges para o cambio.Achei interressante o jeep do lassis com feixe de mola da pickup strada e estou fazendo o mesmo, ja ate ja adquiri os mesmos.Quanto ao chassis eu andei pesquisando e encontrei alguns textos sobre o sistemas de caminhoes onde o chassis e reto e não tem curvas.Fiz alguns desenhos e gostaria da opnião de voces.Tudo foi desenhado com as medidas de chapa 5mm.

allexjose
29/07/2007, 10:52
as medidas do diferencial ao chassis foram preservadas, o que aumentou foi o suporte para o feixe de mola .Sem considerar que neste desenho não estou fazendo SPOA, o que tambem pode ser uma alternativa.

Marcos ET
29/07/2007, 19:48
Realmente o meu chassis não tem condição,tentar alinhar e bater cabeça a toa:parede:

Meu amigo, bem vindo ao fórum!
Bater a kbeça na parede... isso pode acontecer por vários motivos! se vc acha que seu chassis está arruinado, no fim da vida... entao vou postar algumas considerações sobre um "novo chassis" ok? vamos la:

1. Um chassis novo tem que ter CSV (Certificado de Segurança Veicular) para ser usado... e como é nele que vai gravado o numero do veículo, provavelmente ele sera "do ano", oq fara você ter que pagar IPVA de um veículo 4x4 "zero km"... (AEH GALERA, se eu estiver falando besteira, me corrijan ok???);

2. Além disso, seu carro nao sera mais um "JEEP WILLYS", e sim um veículo artesanal, onde a "marca" será seu sobrenome (Alguem ai lembra do "Quatrax"?), nao que isso importe muito nos documentos, mas na questao da legalizaçao.... nao é só adaptar um novo chassis no jeep... é adaptar todo um conjunto de peças a um novo carro chassis! rs e para isso eu acho que o pessoal do DETRAN deve ter se enganado, ou esquecido da quantidade de exigencias legais para liberar um documento de um carro assim....

3. Mesmo que o pessoal do DETRAN tenha falado que o valor seja este, eu acho complicado que eles saibam realmente de tudo que seja necessário para legalizar seu carro... nao que seja culpa ou incompetencia de ninguem, é que isso nao é fato "ordinário" e por isso mesmo, nao constuma-se saber de cor os procedimentos que nao sao os do cotidiano.. quer testar? procure outros funcionarios e veja se nao tem contradição sobre as coisas que vc terá que fzer para documentar o novo chassis....

4. Novo chassis tem questao de projeto... nao é so colocar uma "barra com perfil tal" e montar tudo que nao funciona.... pois estas sofrerao solicitaçoes "estranhas" qdo vc estiver na trilha.... e se elas se comportarem diferente do previsto... seu jeep tbem vai se comportar assim, podendo quebrar a carroceria, o próprio chassis.... ou criar instabilidade em algumas situações....

...ou seja uma reconstrução do zero.no momento estou revisando os chassis e aguardando as flanges para o cambio.

Se voce quer "partir do zero", eu aconselho pegar seu velho, detonado, ferrado e fudi@$%@ chassis e desmontar ele todo... dai vai limpando as longarinas, vai reforçando, vai soldando aqui e ali... vai inspecionando tudo.. se vc tiver afim, monta ate uma estrutura tubular dentro do chassis... sei lá, vai trabalhando com oq vc tem! depois, vai montando tudo novamente.... com calma e cuidado... trocando partes muito danificadas.... lixando aqui e ali.... até que o seu chassis volte as condições operacionais..... por mais trabalho que seja, ainda assim nao será tao complicado doq montar um novo... e vc nao terá dores de cabeça burocráticas no DETRAN...

Quanto ao chassis eu andei pesquisando e encontrei alguns textos sobre o sistemas de caminhoes onde o chassis e reto e não tem curvas.

é... isso me pareceu uma boa idéia a algum tempo atras... mas dai eu vi que isso rouba o espaço para a suspensao trabalhar! ta certo que se vc for montar SPOA, este problema fica menor.... mas ainda assim tem inconveniente do chassis "novo".... nao é atoa que caminhoes e onibus nao costumam ter bom curso de suspensao nao é mesmo?

Claro que posso estar falando bobeiras, pois ja tem um tempo que andei vendo como construir um novo chassis.... claro que se vc tiver sorte de pegar um cara que nao for CDF para legalizar o jeep, vai sair tudo blza... MAS se vc pegar um "cri cri"... daqueles que sao mais que CDFs (beirando os FDPs rsrsrs), dai a coisa complica.... eu fui levar meu jeep para a vistoria com um "Rodogás" dentro do cofre do motor (calma gente.... eu nao uso mais isso) e o cara nem mesmo abriu o motor para a dita vistoria (eu tava com motor trocado, rodogás e mais um monte de gambiarras, mas ainda assim passou), e com vc pode acontecer de vc chegar e pegar um "descansado" destes que orientam vc a fzer "assim"... dai, depois que vc monta tudo, gasta $$, vem e pega um daqueles.... que verifica até os parafusos.. dai vc vai estar muito mais enroscado doq com o chassis velho....

[]' em prol dos chassis antigos! rs

EDUARDO LEITE VALEIXO
29/07/2007, 20:27
oi alex josé
voce esta começando reforma certo pelo chassis para voce optar em fazer um chassis novo tudo depende do que voce quer fazer com o teu futuro jeep se vai ser um jeep original ou proximo disso acho que não compensa partir para um chassis novo e sim reformar e reforçar o chassis velho mais se voce quer um jeep totalmente diferente do original com suspenções eixos motor caixa diferentes usando somente a lataria ai eu
ia de chassis novo.
BOA SORTE NA REFORMA
um abraço
EDUARDO VALEIXO

Loras
29/07/2007, 20:44
Hum...

Considerando o tempo, o custo, a fase de "acertos" e MEU escasso conhecimento em mecânico, eu lhe aconselho a procurar a Spider 4x4!!!:!:

Faça um chassis tubular!!!:idea:

Também já ouvi falar da chassis Fortaleza, diversas opiniões positivas sobre a qualidade do produto. Mas nunca vi um pessoalmente...:pensativo:

E nunca consegui contatar a referida empresa...

Chassis é acima de tudo SEGURANÇA, afinal TODOS os componentes do CJ dependeram da performance dessa peça!!!:shock:

Por isso, eu deixaria com quem realmente entende.:concordo:

Agora, se você tiver conhecimentos extensos em engenharia, solda, propriedades de material e desejar encarar tudo como "hobby", vai com tudo!!!:!:

Abs,

scrat
29/07/2007, 21:30
Caro Alex Jose,

Não sei se ajuda, mas o telefone da Chassis Fortaleza é 6110-0812.

Boa sorte nas suas decisões!

Kim
29/07/2007, 22:41
Tem código de area?

ADRIO DIAS
29/07/2007, 23:55
Alex
na minha opiniao se o seu chassis nao tiver aquela curvatura sobre os eixos nao vai dar muito certo a sua ideia.Lhe digo isso pois na minha Rural o chassis dela era reto na parte dianteira(pois ela era a versao luxo que tinha balanças e posteriormente o ex dono instalou feixe de molas pela dificuldade de manutençao pra esta suspençao de balanças).O eixo batia no chassis mesmo depois de spoa e quando eu aumentei o suporte das molas para dar maior curso perdi muita instabilidade.Ficava quase inviavel andar nela em uma velocidade media(isto é acima de 50Km/h ja dava medo).Desfiz o spoa e deixei os suportes maiores,e a instabilidade continuou uma m......!!!!
Agora parti em busca de um chassis novo!!!
Na minha opiniao se o seu nao tem remedio vai atras de outro que no final das contas é mais viavel e de melhor resultado!!!!

scrat
30/07/2007, 09:28
Sim Kim....desculpe, esqueci, é São Paulo (0XX11)

Marcos ET
30/07/2007, 09:45
A voz do povo.......

allexjose
31/07/2007, 14:35
adriano, não compreendi o seu comentario porque a distancia entre o chassis e o diferencial esta sendo preservada no chassis novo sem a necessidade de fazer spoa????

Ra
31/07/2007, 14:48
Seguinte, da uma olhada nssa discussão nesse forum americano.
http://www.pirate4x4.com/forum/archive/index.php/t-217248.html

Para quem não entende inglês, basicamente um cidadão dá uma receita de faça vc. mesmo o seu chassis. E todo mundo sabe que americano é louco por "do it yorself", right? Olha a foto: http://www.respite.org/images/cj66dean/frame2.jpg

Falou que levou 3 horas e 2,5 tubos de 2x4x.120 polegadas.
Taí. Manda bala.

Ra
31/07/2007, 15:49
Só complementando. http://www.rockmodified.com/offroad/Tech/creep2/creep2.htm

allexjose
04/08/2007, 08:24
Muito interssante este site, vou refazer os desenhos do chassis com base nestas informacoes:concordo:

Elmer_Jeep
04/08/2007, 10:43
"do it yorself", right? "

esse aqui é o meu
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=436954#post436954

Ra
04/08/2007, 11:48
Tô acompanhando o trabalho de vcs. aí no Norte. Sem dúvida, um trabalho de 1º mundo. Parabéns. No Brasil quando se tem vontade se faz muita coisa boa. Keep the good work, mate. Abs.

allexjose
04/08/2007, 12:18
muito legal seu material elmer:concordo:, estou no inicio da reforma do meu jeep e estou fazendo a "fundacao" do meu jeep toda. Eu comprei feixes de mola e suportes mas ainda to pesquizando bem porque quero fazer um servico bem feito, Ja comprei o material para a confeccao do chassis e agora estou juntando material e opnioes. assim que possivel coloco imagens tambem.:palmas:

Elmer_Jeep
04/08/2007, 12:36
cara, tem outro amigo aqui do forum que fez o chassi todo com perfil quadrado, eu tava com as fotos no meu hd mas acho q apaguei pois nao to mais encontrando, se eu achar vou postar aqui pra acrescentar conteúdo.

[]'s

allexjose
04/08/2007, 14:44
segue agumas imagens do projeto que tenho em mente. nas curvas estou pensando em colocar um reforco feito com chapa de 5mm na parte interna da longarina.esta chapa seria soldada e parafusada por garantia.

allexjose
04/08/2007, 15:11
olha as dimensoes do projeto, estou com a intencao de alongar meu cj5 para melhor o conforto aumentando o entre-eixos.

allexjose
04/08/2007, 15:22
dimensoes da chapa

Elmer_Jeep
04/08/2007, 20:31
allexjose, que programa vc usa pra fazer os desenhos ?

muito perfeito.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=89882&d=1186251054

[]'s

CAVESO
04/08/2007, 21:38
Se eu fosse construir um chassis, o faria com perfil quadrado (igual ao engesa).

Fica mais resistente, durável, bonito e segue....

allexjose
05/08/2007, 14:57
caro elmer eu estou usando o google sktechup
seguer link no baixaki
http://baixaki.ig.com.br/download/Google-SketchUp-Free.htm

carraro
12/08/2007, 21:58
:pensativo:MEU PRIMO É ENG.MECANICO E TA BOLANDO PRA UMA EMPRESA AQ DO SUL UMA MAQUINA PRA FAZER ISTO!!!!!!!!!AI JA TO NA ESPREITA DE SIMPLIFICA-LA PRA COMEÇAR A RECONTRUIR MEU CJ-6,QUE VAI VIRAR CJ-8:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

luciano Rodrigues
14/08/2007, 20:18
Amigos muito boa essa discussão, porém ainda acho que melhor seria reformar, pois o meus tava um lixo e eu mesmo em grende conhecimento técnico consegui dar um jeito, vejam as fotos.

Marcelo
14/08/2007, 21:08
Se eu fosse construir um chassis, o faria com perfil quadrado (igual ao engesa).

Fica mais resistente, durável, bonito e segue....
Cavesco,

Só um detalhe que não pode esquecer e que muita gente esquece é o fato de que o chassis do jeep, na forma que ele foi concebido, deve ter uma boa torção, trabalhando junto com a suspensão. Esse é um dos segredos da suspensão do CJ. Coisa que num Engesa, por exemplo, quem trabalha acaba sendo somente a suspensão, o chassis tem pouca participação nesse trabalho. Por isso, talvez, fazer com perfil quadrado não seja o melhor para o CJ.

[s] torcidos,

CAVESO
14/08/2007, 23:47
Bem lembrado, Marcelo!

Não havia me atentado para esse detalhe importantíssimo.

Valeu!

chapolin colorado
15/08/2007, 19:20
Allexjose boa tarde,
Sem querer desanimar, apenas pensando na sua segurança depois de tantos acontecimentos tristes com o pessoal aqui do forum, um chassis não é só um monte de perfil de aço soldados e parafusados, tem algumas coisas que são importantes como: rigidez torcional, frequencia natural de vibração, fadiga, absoção de impactos vindos do solo, suspensão, etc....e para chegar a estes números é necessario muitas horas de projeto e calculo....o pessoal da Willys fez todos esses e muitos mais calculos ao longo da vida do Jeep, ao reformar o seu chassis voce poderia estar alterando alguns destes valores mas muito provavelmente em valores insignificantes, ou seja seu chassis continuaria com o mesmo comportamento de um chassis Willys. Ao construir um chassis novo tudo isso não esta sendo levado em consideração, a menos que voce esteja fazendo calculos e tudo mais....ai sim sua segurança estaria garantida.
[]' pensando na segurança.

allexjose
21/08/2007, 08:18
consegui localizar um chassis de cj5 em melhor estado que o meu:dance: e estou praticamente concluindo o negocio:dance:.O dono dele esta de mudança e esta desfazendo de muita coisa e este chassis e uma das ultimas coisas.Estou fechando por R$300 reais.assim que eu possivel eu coloco as fotos dele.Mas ja adianto que gostaria da opnião de voces de como eu posso alongar as pontas do chassis em função do feixe de mola que eu pretendo usar ser o da pickup strada aproximadamente 10cm mais comprido.

portugues
14/12/2008, 18:41
pessoal um amigo meu esta montando um jeep e me pediu para fazer algumas dobradiças para a porta dele.. até ai tudo bem então hoje fui dar uma olhada do jeep dele que é o (jeep) esta ficando show e esta lá na chassis fortaleza zona leste de são paulo ai vai minha opinião nunca vi um chassis tão bem feito como o do cara não tem nenhum aqui em sampa que possa concorrer com o cara!!! é animal muito bem feito muito bonito e super resistente ele fez na época um prototipo e foi para teste para ver se passava em todos os processos para que fosse aprovado como protótipo os caras fizeram de tudo e ficaram admirado pois passou sem nenhum problema estive lá hoje e posso afirmar e mais forte do que o do proprio land rover engesa etc parede simplesmente de 5mmm de espessura...bom é ´só vendo pessoalmente para comprovar o trabalho do cara ...eu indico quem queira um chassis pro resto da vida... abraços:concordo:

Eduardo_Coton
20/07/2011, 11:17
Pessoal, bom dia

Não tem jeito, vou ter que partir para um chassis novo. Li esse tópico inteiro e alguns outros, inclusive no Pirate4x4, e como já se passaram alguns anos desde as últimas postagens, posto aqui algumas dúvidas que talvez tenham uma resposta mais atual (nosso hobby está sempre evoluindo, e o que era ruim no passado pode ser bom hoje).

Parto também da preferência em construir um chassis do zero pois encontrar um usado em bom estado é complicado e os novos vendidos por aí custam um rim e um fígado.

Antes de passar às perguntas, um resumo do que vai ser o meu CJ5, construído especificamente para trilhas:
Motor Ford YBlock 272 levemente apimentado
Caixa 260F + Dana 18
Eixos de Rural com alma Ensimec
SPOA
Molas Toy
Pneus 37" (futuramente 38"5)
Entre-eixos 100" (já esperando os 38"5)

Vamos lá:

1. Chassis tubular (retangular) restringe a flexão?
Essa teoria levantada aqui mesmo nesse tópico talvez não considere algumas melhorias atuais na suspensão, tais como SPOA, Jumelos Revolver, etc (apesar de já existirem na época da discussão). Na maioria dos tópicos que encontrei no Pirate4x4, os chassis fabricados utilizavam tubos de 2x4 polegadas, parede de 3mm. Algum ponto pacífico aqui (tubular vs perfil "U")?

2. Longarinas retas (vista lateral) ou seguindo as elevações originais na traseira e dianteira?
Quais os prós e contras das duas opções? No tópico da Gaiola das Loucas (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/90583-f75-1979-gaiola-das-loucas-v8.html) alguém sugeriu ao Zeca que as fizesse retas mantendo assim o projeto simples e mantendo o centro de gravidade baixo. Sobre essa segunda vantagem (CG baixo) o tico e o teco aqui não conseguiram vizualizar de que maneira isso ocorreria. Outro ponto: As longarinas retas restringiriam também o quanto o eixo poderia subir numa suspa SPOA?

3. Especificações do aço?
Quando for comprar as barras, o que devo pedir?

4. Travessas:
As travessas podem ser também "vitaminadas" quanto à construção ou aqui a maleabilidade também conta?

Só lembro dessas perguntas por enquanto, mas tenho certeza que várias outras irão surgir na medida que o pessoal for desenvolvendo o raciocínio...

Abraço a todos

Eduardo

Robertux
20/07/2011, 15:11
Caro Eduardo_Coton,

Não sou especialista em chassi, mas nesse vídeo você pode ver claramente a diferença entre um chassi rígido do Troller e Tracker ou um monobloco da TR4 e um chassi flexível do Jeep. O jeep não toma nem conhecimento do obstáculo, enquanto que os outros...
YouTube - ‪Canal de turma4x4‬‏ (http://www.youtube.com/turma4x4#p/c/8946C2972E73D4B5/9/9nSTaySRpkE)
O problema é que hoje em dia é praticamente impossível conseguir um chassi novo como o do Jeep, então realmente quem terá que fazer todo o trabalho é a suspensão, mas se você conseguir um curso de suspensão que compense o movimento do chassi do jeep acho que você terá problemas com curso do cadan, por isso, tudo tem que ser muito bem estudado e calculado.
Por outro lado, o chassi mais rígido melhora a estabilidade em rodovias, o que permite fazer viagens mais longas com mais segurança.
É uma questão a se pensar.

Eduardo_Coton
20/07/2011, 17:30
Robertux, tudo blz?

Fazendo aqui o advogado do diabo, ok?

Vc não acha maldade :twisted: comparar o CJ com essas viaturas que parecem que acabaram de sair da concessonária de tão originais que são as suspas? Até que ponto, no CJ, foi o chassis que torceu. Será que não foi apenas a suspa dele?

Também não sou especialista nessa bagaça toda, mas uma idéia que me ocorreu agora: o set-up chassis CJ original + Feixe de mola original (duro pra KCT) + eixos originais (menor alavanca) torceria mais que um chassis mais rígido (tubular) + Feixe Toy + eixos de Rural (maior alavanca) + jumelos revolver? É essa equação que tem que ser feita ou deve-se comparar tudo separadamente?

São realidades completamente diferentes e nem gosto de comparar, mas porque o Tio Sam só faz chassis boxed/tubular? Bobos a gente sabe que eles não são.

E vamos desenvolvendo...

Abraço e valeu pela resposta

Caro Eduardo_Coton,

Não sou especialista em chassi, mas nesse vídeo você pode ver claramente a diferença entre um chassi rígido do Troller e Tracker ou um monobloco da TR4 e um chassi flexível do Jeep. O jeep não toma nem conhecimento do obstáculo, enquanto que os outros...
YouTube - ‪Canal de turma4x4‬‏ (http://www.youtube.com/turma4x4#p/c/8946C2972E73D4B5/9/9nSTaySRpkE)
O problema é que hoje em dia é praticamente impossível conseguir um chassi novo como o do Jeep, então realmente quem terá que fazer todo o trabalho é a suspensão, mas se você conseguir um curso de suspensão que compense o movimento do chassi do jeep acho que você terá problemas com curso do cadan, por isso, tudo tem que ser muito bem estudado e calculado.
Por outro lado, o chassi mais rígido melhora a estabilidade em rodovias, o que permite fazer viagens mais longas com mais segurança.
É uma questão a se pensar.

daniloatui
21/07/2011, 03:04
Estou iniciando um up no jeep e um ponto que gostaria de mexer, mas fico muito apreenssivo é o chassi.
Meu mecanico monta hot road e fabrica os chassis para tal, inclusive esta montando um chassi para um hot , misto forb 29 com ford 32, e mecanica V8 com cambio automatico. Conversando ontem com ele , a diferenca entre o chassi para off road e de hot orad é o uso, hot , nao roda em terreno irregular, assim a suspensao é mais rigida, visando tracao em piso de asfalto. O chassi dos hot são fechados em perfil quadrado ou retangular, nao tenho certeza.

Para o jeep, tivemos uma ideia louca e quem sabe pode rolar.
Montar o CJ em cima de um chassi de rual ou F75, vai ficar estranho, mas o que importa é que não precisa alongar o chassi. O que ele diz, a solda sempre fica muito resistente, mas em volta da soldfa é o problema, além de ter diferencas de materiais. Resumindo ele não acha interessante a questão de alongar chassi. Reforçar , sem problemas, sabendo que vai limitar o trabalho do chassi
em função da suspensão..

Como tenho na garagem uma rural e um jeep, vou tirar medidas e ver como ficaria a qustao desta louca adptacao,

Alguem ja viu isto antes: colocar a carroceria de um jeep, sobre o chassi de uma rural?

Dic3
21/07/2011, 11:45
Agora que minha oficina ficou pronta, eu pretendo comecar a construcao do meu em breve. Vou arriscar e vou fazer em perfil retangular 100x50mm, espessura 3/16" (4,75mm), aço 1020. Seja o que Deus quiser rsss.

Irei fazer os suportes já para molas da blazer tanto na dianteira como na traseira, devendo mante-lo spuado. Suporte de motor, direcao, radiador e calcos de carroceria tbm ja deixarei prontos.
Depois do chassis montado e pronto quero fazer pintura eletrostica a pó (cotacao que fiz nao devera passar dos R$150,00).

A ultima cotacao que fiz havia ficado em aprox 750,00 de material. Fora isso os gastos normais como pintura, cilindro de gás/arame da mig, eletricidade, etc. Mão de obra sera minha e do meu primo que é quase engenheiro mecanico hahaha

JCJ
21/07/2011, 12:50
Agora que minha oficina ficou pronta, eu pretendo comecar a construcao do meu em breve. Vou arriscar e vou fazer em perfil retangular 100x50mm, espessura 3/16" (4,75mm), aço 1020. Seja o que Deus quiser rsss.

Dic3,

Apenas para informação.

Acabamos de montar um com perfil 100x50x3/16", mas achamos ficou um pouco pesado.
O próximo que vamos fazer será 100x50x1/8".

[]´s
JCJ

Dic3
21/07/2011, 12:55
Informacao anotada, muito grato amigao!!!

Rodrigo Baratti
21/07/2011, 17:33
1. Chassis tubular (retangular) restringe a flexão?
Essa teoria levantada aqui mesmo nesse tópico talvez não considere algumas melhorias atuais na suspensão, tais como SPOA, Jumelos Revolver, etc (apesar de já existirem na época da discussão). Na maioria dos tópicos que encontrei no Pirate4x4, os chassis fabricados utilizavam tubos de 2x4 polegadas, parede de 3mm. Algum ponto pacífico aqui (tubular vs perfil "U")?

Eduardo,

Não sou especialista mais vou arriscar um grade chute que faz sentido para os meus conhecimentos.

Se fosse construir um chassi faria ele de tubo fechado com 3 travessas do mesmo tubo fechado.
Se for fixar (soldar) os parachoques no chassi arriscaria tirar uma das travessas traseira.
Embora ache que se ele fosse totalmente reto com molas de Band e SPOA ele não deve ter problemas de curso da suspensão faria ele com um rebaixo no centro, como o da foto, alias faria um chassi igual ao da foto (2 travessas e parachoques fixos).

Acho que nesse chassi vc teria a rigidez para não ter muitos problemas com a lata e manteria uma boa flexão para ajudar a suspensão.

De uma olhada nos detalhes: 1942 Willys MB, Gen III Build (http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=777868)

[]'s

Dic3
21/07/2011, 17:37
Rodrigo

Minhas ideias partem exatamente desse chassis

fugger
21/07/2011, 17:43
...
De uma olhada nos detalhes: 1942 Willys MB, Gen III Build (http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=777868)

Se estivesse começando meu jeep hj, eu faria assim também :concordo:
Com aquela carroceria, eixos, suspensão e pneus não vai ficar legalizado mesmo...

[]´s

Kim
21/07/2011, 20:35
Mais um chassi tubular
Flatty Build - Pirate4x4.Com Bulletin Board (http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=868450)

Eduardo_Coton
22/07/2011, 10:48
PQP!!!!

Acabei de ler "1942 Willys MB, Gen III Build" todo... como eles dizem lá: "Bad Ass".

Agora vou começar a ler esse "Flatty Build - Pirate4x4.Com Bulletin Board".

JCJ, se não for pedir muito, será que você conseguiria me enviar o desenho desse chassis que vc fez 100x50x3mm? Queria levar o projeto pronto pro caldeireiro mas não tenho o equipo pra tirar os graus das curvas.

Valeu!

Eduardo

Dic3
22/07/2011, 10:55
Eu acompanho esse topico do 1942 Willys MB desde o primeiro post hehehe

Eduardo_Coton
22/07/2011, 15:14
Buenas,

Bom, comecei hoje a procurar o material aqui em Vitória mas já vi que vai ser complicado.

Tenho ido nas lojas que vendem aço e perguntado qual seria a especificação do material para ser usado num chassis. Por incrível que pareça, nenhum vendedor, em nenhuma loja, sabe me dizer :parede:

Como a mão de obra especializada aqui tb é um problema, preciso ter o máximo de detalhes pra deixar que o camarada decida o mínimo possível por conta própria. Sabe como é, né? Tá cheio de artista por aí...

Somente em um lugar achei o tubo retangular de 100x50x3 mm, de um materal que eles chamam de A36, e somente tubo com costura. Alguém sabe dizer se isso resolve, ou preciso dos tubos sem costura e em algum outro tipo de aço? Outra dúvida: alguma especificação para o tipo de eletrodo a ser usado, ou vai depender do aço? (não tenho noção nenhuma de caldeiraria, sorry...).

Tinha pedido as medidas pro JCJ mas como meu projeto não tem a medida original, vou ter que fazer um desenho novo na raça. Começo amanha a tirar uma medidas e assim que tiver um esboço, posto aqui para avaliação.

[]'s

Eduardo

Rodrigo Baratti
23/07/2011, 10:17
PQP!!!!

Acabei de ler "1942 Willys MB, Gen III Build" todo... como eles dizem lá: "Bad Ass".

Tem mais informações desse jeep nesse outro forum chileno: Proyecto Willys MB, V8 LS (http://www.twistedandes.com/foro/showthread.php?t=55079&page=240)

[]'s

Eduardo_Coton
04/08/2011, 09:45
Boas!

Depois de pensar muito sobre se valeria a pena ou não construir um chassis do zero, comecei a esboçar o projeto.

Basicamente, falando de apenas uma das longarinas, serão 3 'pedaços' de tubo retangular. Um pedaço maior será a parte mais rebaixada do chassis, onde o meio da carroceria se assenta. Os outros dois pedaços (as pontas) serão cortadas em ângulo de 45º, apoiadas sobre o 'pedaço' do meio e soldadas. Duas chapas serão soldadas também, nos dois lados, para fazer o reforço.

Acontece que jumento aqui fugiu das aulas de geometria e fiquei na dúvida sobre como descobrir uma das medidas nos desenhos em anexo. O que preciso saber é quanto a peça superior tem que apoiar na inferior para que o perfil diagonal tenha 100mm, que é também a medida do tubo (100x50mm).

A figura 'Chassis AA' é do perfil de uma das longarinas. A figura "Chassis BB' mostra o detalhe da junção de duas partes bem como a medida que não consegui calcular ('?').

Alguém dá um help aí?

Valeu

ECoton

4X4GARAGE
04/08/2011, 09:53
acho que da maneira que esta fazendo esta boa,como terao chapas de reforço acredito que nao tera necessidade de ser maior!
[]s

Eduardo_Coton
04/08/2011, 10:31
Opa,

Também acredito que éstá bom, mas ainda preciso saber a medida (marcada com um '?'). Sabe como faz pra calcular?

Valeu

ECoton

acho que da maneira que esta fazendo esta boa,como terao chapas de reforço acredito que nao tera necessidade de ser maior!
[]s

4X4GARAGE
04/08/2011, 13:17
sabe eu até sabia!mas faça como eu,faça um desenho com as medidas reais e mede nele essa medida que voce quer hahahahahahahah
[]s

Alemao4x4
04/08/2011, 13:25
Amigos esta empresa de lOndrina fabrica um chassis para CJ, no minimo serve de inspiração para voces que estão criando um,
Abraços

Produtos - Cinfel (http://www.cinfel.com.br/produtos.php?c=11&categoria=chassi)

eliasFerreira
04/08/2011, 15:11
Aproximadamente:
306069

Eduardo_Coton
04/08/2011, 15:21
sabe eu até sabia!mas faça como eu,faça um desenho com as medidas reais e mede nele essa medida que voce quer hahahahahahahah
[]s

Haja papel sulfite... :parede:

:concordo:

Eduardo_Coton
04/08/2011, 15:22
Não é exatamente isso que eu quero, mas valeu pela dica...

Amigos esta empresa de lOndrina fabrica um chassis para CJ, no minimo serve de inspiração para voces que estão criando um,
Abraços

Produtos - Cinfel (http://www.cinfel.com.br/produtos.php?c=11&categoria=chassi)

Eduardo_Coton
04/08/2011, 15:28
Ah, eu amo a tecnologia...

Valeu!

Aproximadamente:
306069

GuTo_Cerulli
08/08/2011, 15:54
Pessoal,

Segue ai uma "ajudinha", publicada na JP Magazine...

Mais fácil que isso não tem...Até desenho completo das peças os caras deixam disponível...

Building a Jeep CJ-5 Frame From Scratch - Jp Magazine (http://www.jpmagazine.com/projectbuild/154_1108_building_a_jeep_cj5_frame_from_scratch/index.html)

[]'s

Eduardo_Coton
08/08/2011, 16:39
Aí sim, hein...

Pra ficar mais fácil ainda, alguém assina essa JP Magazine pra disponibilizar a matéria inteira? Não acho que está completa no link que vc postou.

Mas pra quem tá pensando em partir pra um chassis novo, é mais da metade do caminho.

Valeu por postar

:concordo: :concordo:

Pessoal,

Segue ai uma "ajudinha", publicada na JP Magazine...

Mais fácil que isso não tem...Até desenho completo das peças os caras deixam disponível...

Building a Jeep CJ-5 Frame From Scratch - Jp Magazine (http://www.jpmagazine.com/projectbuild/154_1108_building_a_jeep_cj5_frame_from_scratch/index.html)

[]'s

daniloatui
08/08/2011, 16:56
Não acompanhei o tópico completo. Posso estar repetindo algum post.

há poucos dias entrei em contato com a empresa Chassi Fortaleza.

Chassi CJ5 tubular - R$ 3000,00 - segundo eles este chassi esta dentro das normas atuais para uma inspeção e ser Remarcado.
Chassi CJ% tubular com eixos de rural - R$ 6000,00- segundo eles a diferença é 180mm mais largo e com maior reforço.

Conversando pelo telefone, parece um cara sensato. Convidou para conhecer a empresa e os jeeps que montou . Ele tem também a carroceria em fibra.

Achei interessante o custo do chassi normal do CJ, pois é novo e tubular.

Eduardo_Coton
13/09/2011, 20:16
Bão, depois ler vários fóruns e analisar mais de 200 fotos de construções similares, eis que o esqueleto está tomando forma (fotos).

Descolei aqui um soldador que trabalha em plataforma de petroleo e que está de folga essa semana. Fiquei de cara com a qualidade da solda dele - profissa mesmo :cool:

Acho que até o final da semana o chassis tá pronto.

[]'s

Eduardo

Eduardo_Coton
13/09/2011, 20:21
Mais duas fotos

Skull Crusher
13/09/2011, 20:50
Chassis de um CJ7 de cliente:
311541311547311548

Skull Crusher
13/09/2011, 20:57
Mais algumas...
311551311552311553311554311555

Skull Crusher
13/09/2011, 20:58
...e mais outras...
311556311557311559

4X4GARAGE
13/09/2011, 21:06
...e mais outras...
????hahahahhahahhaha

Skull Crusher
13/09/2011, 21:10
kkkk...só pra ilustrar o "trupico"....rs

[]s OK46!

Eduardo_Coton
13/09/2011, 21:45
Soldinha marromeno, hein Skull? Kkkkk.... Chique demais!

[]'s

Eduardo

Skull Crusher
14/09/2011, 17:17
Soldinha marromeno, hein Skull? Kkkkk.... Chique demais!

[]'s

Eduardo

Estamos aprendendo...rs...um dia chego lá!

[]s & Juízo!

Skull Crusher
22/09/2011, 18:47
Chassis pronto, próximo passo: tratamento e preparação de superfície (vulgo jato de granalhas, aplicação de fundo e pintura)!

312873312871312872312870
Chassis de CJ7, pesando entre 140kg a 150kg.

[]s & juízo!

fugger
22/09/2011, 19:51
Chassis pronto, próximo passo: tratamento e preparação de superfície (vulgo jato de granalhas, aplicação de fundo e pintura)!

Sei não esse chassi... tem um furo na frente :mrgreen:

[]´s

hpnardino
25/09/2011, 09:45
Galera,

Se tivesse visto este serviço a 4 anos a traz quando reformei me chassi e gastei tanto dinheiro que dava para fazer 2 desses de tudo quadrado.
Vou ficar de olho...
Sds,

Elmer_Jeep
28/09/2011, 15:30
Eduardo e Skull, nota 10 p/ os trampos, gostei mesmo.

[]'s

Skull Crusher
28/09/2011, 19:00
Eduardo e Skull, nota 10 p/ os trampos, gostei mesmo.

[]'s

Obrigado, Elmer!

hpnardino
09/10/2011, 20:18
Pessoal,
Como andas os trabalhos?
A curiosidade de ver prontos esta grande.
Sds

Eduardo_Coton
09/10/2011, 21:57
Opa,

O meu parou nas longarinas. O soldador trabalha em plataforma de petróleo e estava embarcado. Acho que essa semana recomeçamos.

O do Skull acho que deve estar pronto...

Abç

Pessoal,
Como andas os trabalhos?
A curiosidade de ver prontos esta grande.
Sds

hpnardino
15/12/2011, 18:56
Eduardo,

As coisas estão andando?

sds,

daniloatui
16/04/2012, 11:28
Pessoal, fiz um chassi novo alongado em 40cm nas pontas, sendo 20cm para cada lado..
Utilizei tubos retangulares de 5x4"com parede de 5mm.
Coloquei laminas da band com 1327mm nos doiseixos, não sei se acertei nisto, pois acho que na frente deveria ter utilizado o feixe de 1120mm, qual opinião de vocês.

Se quiserem ver as fotos do meu chassi esta no link da minha assinatura.

Elmer_Jeep
16/04/2012, 12:03
Pessoal, fiz um chassi novo alongado em 40cm nas pontas, sendo 20cm para cada lado..
Coloquei laminas da band com 1327mm nos doiseixos, não sei se acertei nisto, pois acho que na frente deveria ter utilizado o feixe de 1120mm, qual opinião de vocês.

Eu também uso 4 feixes de 1327mm e o resultado foi muito bom.

Acabei de ver suas fotos, parabéns pelo serviço.

[]'s

daniloatui
16/04/2012, 12:26
Obrigado Elmer, percebi pelas fotos de seu jeep que estava muito próximo ao meu, mas vocÊ esta utilizando pneus maiores correto? Estou com pensu 37" o que deu uma sensação que o chassi avançou demais, perdendo um pouco de angulo de ataque e esteticamente estranho.
Quantas laminas utilizou no feixe, por enquanto estou com 4 laqminas, mas acredito que sera preciso reforçar o feixe. Parece estar muito macio,

Elmer_Jeep
16/04/2012, 12:38
O meu ta com pneus 40" e 104" de entreeixos, os suportes dos feixes estão bem nas extremidades do chassi.
To usando 6 laminas mas pq a mecânica é pesada(MWM 6 cilindros) e a carroceria foi feita com chapa de 1.9mm

[]'s

daniloatui
16/04/2012, 12:56
Proporcionalmente pode ser que a minha solução esteja adequada, pois estou utilizando motor 4cil. opala e entre eixos ficou com 97" utilizando pneu 37", também coloquei os suportes nas extremidades, mas o comprimento do feixe não muda e com certeza o resultado final do seu jeep ficou melhor resolvido.

Ja pensei em trocar os feixes dianteiros por menores, mas dai não terei desculpa para colocar pneus maiores no futuro....kkkk.

hpnardino
08/12/2012, 23:07

Ficou muito bom, parabéns.

tstapazzoli
09/12/2012, 11:17
Aí sim, hein...

Pra ficar mais fácil ainda, alguém assina essa JP Magazine pra disponibilizar a matéria inteira? Não acho que está completa no link que vc postou.

Mas pra quem tá pensando em partir pra um chassis novo, é mais da metade do caminho.

Valeu por postar

:concordo: :concordo:

Encontrei esse esses dias...

Abraços.384481

hpnardino
27/01/2013, 23:28
Senhores,
Esses dias estava observando o chassi de umas carretas (semi reboque), e todos são fabricas em viga I, ou seja uma chapa com o desenho do chassi com duas abas com barra chata em cima e em baixo, formando a viga I.
Alguem já pensou em fazer um chassi assim?
sds,
hpn

FAlexandre001
29/02/2016, 13:35
Realmente o meu chassis não tem condição,tentar alinhar e bater cabeça a toa:parede:,estou acompanhando atentamente a varios topicos inclusive o do cambio de chevette com flange para reduzida.estou comprando todas as peças aos poucos para poder realizar um serviço bem feito.estou trocando juntas, buchas cruzeta da ponta de eixo dianteira, ou seja uma reconstrução do zero.no momento estou revisando os chassis e aguardando as flanges para o cambio.Achei interressante o jeep do lassis com feixe de mola da pickup strada e estou fazendo o mesmo, ja ate ja adquiri os mesmos.Quanto ao chassis eu andei pesquisando e encontrei alguns textos sobre o sistemas de caminhoes onde o chassis e reto e não tem curvas.Fiz alguns desenhos e gostaria da opnião de voces.Tudo foi desenhado com as medidas de chapa 5mm.
Allexjose, nesse chassis ai você esta usando viga perfil u? qual o tamanho que você esta usando? e essa 5 mm ai?