PDA

Ver Versão Completa : Molas de Toyota no CJ



Páginas : [1] 2 3 4

fugger
21/04/2003, 23:48
Pessoal

:) Aqui em CWB tem gente instalando o feixe de molas da Toyota no CJ para ficar mas leve e macio. Alguém já viu o resultado?? Fica bom no mato?

Luis Assis
22/04/2003, 09:50
Pessoal

:) Aqui em CWB tem gente instalando o feixe de molas da Toyota no CJ para ficar mas leve e macio. Alguém já viu o resultado?? Fica bom no mato?

Meu mecanico esta colocando num CJ-5 80, ele disse que não deve ficar muito bom para trilha não, o carinha que encomendou o serviço vai usa-lo mais na cidade mesmo...
Assim que tiver pronto o serviço eu publico umas fotos e o resultado...
[]'s
Gustavo

Pavani
22/04/2003, 14:03
Fala galera..
Falei a um tempinho atras com uma dona de um Willys com motor ap 1.8 com a suspensao do bandeirantes... Ela me disse que fica MUITO melhor que o original, parece que tira aquele balan;o do jeep.... O marido dela quer fazer indoor com o jeep.... POr ai deve ser realmente boa essa adapta;ao.. POr que nao e mole fazer indoor com uma suspensao ruim.... Praticamente impossivel... Ela disse que ficou otimo o carro assim.... Mas eu nao tenho esperiencia nenhuma com esse esquema de suspensao... Mas ela disse que era uma maravilha...
Vai saber...
Abra;o..
Pavani

Giovani
22/04/2003, 18:40
:D Salve galera!

:D Amigo Pavani, se o jeep não balança mais e ele está bom para fazer indoor, significa que está duro para cara... :wink:
Simplesmente colocar a suspensão da Toyota num jeep não ficará bom. Na Toyota já é muito dura. O que se pode fazer é usar as 2 ou 3 primeiras lâminas da Toyota, dependendo do peso do jeep, motor, etc. Os amortecedores deveriam ser os do 608 ou S-10, pois os originais da Toyota são muito duros! Dessa forma se consegue ter um jeep macio e com bom curso de suspensão para as trilhas! :wink:

ramiro_eli
23/04/2003, 12:09
Oi pessoal,

Eu uso as molas da pick up Toyota no meu CJ a 4 anos, já fiz diversas trilhas, viagens e uso urbano. O Jeep ficou muuuito melhor em todos os aspectos. Ele ficou mais macio(não é nenhum Landau, mas melhorou), ficou mais estável, com melhor digiribilidade e principalmente com um curso de susp. bem maior.
Demorei um bom tempo até acertar a suspensão, mas depois de tirar e colocar diversas molas intermediárias diferentes, gostei do resultado.
Esta é a ficha da minha susp.:
Feixes, jumelos e suportes da pick up Toyota.
Diant: 3 lam. inteiras e uma interm.
Tras.: 2 lam. inteiras e duas interm.

obs: A durabilidade das buchas é muito maior que com a susp. original (utilizando buchas de PU em ambos)

Eu aprovo e recomendo!!!

Giovani
23/04/2003, 12:50
:D Olá Ramiro!

:D Que amortecedor vc usa?

Pavani
23/04/2003, 14:11
Ramiro... Vc teria fotos?!?
Abra;o...
Pavani

ramiro_eli
23/04/2003, 14:56
Giovani & Pavani (dá para formar uma dupla sertaneja!!!)

Eu uso os amortecedores Billstein, exelentes!!!
Já usei os Rancho 9000, que tb são ótimos, mas eles ficaram "curtos" para a nova susp...

Fotos eu tinha várias, mas meu computador derreteu o HD...vou tirar novas fotos e posto aqui! :D

Giovani
23/04/2003, 17:40
Giovani & Pavani (dá para formar uma dupla sertaneja!!!)


:lol: Siria bão dimais sô!!! :lol: Só qui num sei tocá viola! :lol: :lol:

Pavani
23/04/2003, 18:18
Ai galera eu me arrisco um pouco na viola... E canto de leve....hahahah
So marcar a trilha que agente da um jeito na dupla....hehehe
Valeu gente..
Abra;o....
Pavani

monge
24/04/2003, 02:19
Aqui pros meus lados, muita gente tá fazendo esta adaptação, e quem já fez só elogia... dizem que fica show...

Já vi jeep de indor assim, motor 4.1 turbinado
Já vi jeep SPOA assim, mecanica todinha da toyota 97. motor, caixa, molas...
Já vi jeep motor ohc e molas da toyota...

Creio que em termos de suspenção é uma boa escolha pra se fazer...

[]'s

Eugênio

João Ricardo
24/04/2003, 15:15
Olá pessoal,

Os feixes de molas da Band são do mesmo tamanho dos feixes do Jeep ?
Basta tirar um e colocar o outro ou temos que fazer algumas adaptações?
Os jumelos da Band são fixados nos mesmos suportes dos jumelos do Jeep ou temos que reposicioná-los?

[ ]'s.

João Ricardo.
CJ5 - 63.

ramiro_eli
24/04/2003, 15:27
João:

Os feixes da Toyota são maiores que os originais do CJ.
Os suportes originais devem ser removidos e instalar os originais Toyota.
O chassis deve ser aumentado em 4 cm no comprimento na frente.

walter.andreis
28/04/2003, 09:50
Ramiro,
Não poderia ser apenas soldado o suporte 4 cm mais pra frente, ao invés de aumentar o chassis em 4cm???
Estou trocando os 8 suportes de molas do meu CJ, pois estavam muito gastos, e já penso na possibilidade das molas da Band...

[]´s

ramiro_eli
28/04/2003, 09:58
Walter,

Acredito que algum tipo de "mão francesa" pode ser utilizada...mas deve ser muito bem feita....

Quanto a troca dos feixes originais pelos da Toyota, na minha opinião, vale cada centavo.

walter.andreis
28/04/2003, 10:08
Valew Ramiro,
Poxa... to empolgado com o 4X4Brasil...
O pessoal aki está bem animado mesmo... participo de outros forums / listas de discussão, e atualmente esta aki está MATANDO A PAU!
Parabéns pro Admin e todos que fazem este esporte tomar as proporções que tomou e está tomando no BR!!!

[]´s contentes e atrasados pra facul!!! Falow galera!

João Ricardo
28/04/2003, 10:39
Amigos,

Gostaria de aproveitar este tópico sôbre molas para tirar umas dúvidas:

Há um tempo atrás, mandei arquear as molas dianteiras do meu CJ porque ele estava um pouco torto para a esquerda. Com o arqueamento das molas e substituição de algumas que estavam muito finas, o Jeep ficou novamente alinhado.
Tempos depois, quebrei a mola mestra dianteira do lado direito, sendo a mesma substituída.
Hoje, observo que o Jeep está novamente torto para a esquerda. Pergunto:

- Será que o fato de substituir a mola mestra do lado direito, fez com que o Jeep entortasse para a esquerda?
- Se eu substituir somente a mola mestra do lado esquerdo ele voltará a ficar alinhado?
- Se as molas mestras traseiras também forem substituídas o Jeep ficará um pouco mais alto, fazendo com que os pneus (700 x 16) não raspem nas caixas de rodas (lado interno)?

Obrigado a todos.

dptucunduva
28/04/2003, 10:56
Grande João,


- Será que o fato de substituir a mola mestra do lado direito, fez com que o Jeep entortasse para a esquerda?
É normal. Com o uso, as molas cedem um pouco. Vc trocou a mola mestra, e ela não "assentou" ainda... Ande com o jipe um tempo que tudo se ajeita novamente. Claro, isso se o moleiro colocou a mola com o arqueamento correto.

Eu troquei os feixes traseiros do meu jipe e ele ficou torto. Com o tempo, ajeitou. Há pouco tempo estourei os dois feixes dianteiros, e mesmo trocando os dois, o jipe ficou um pouco torto de novo. Nada que um pouco de uso não corrija.


- Se eu substituir somente a mola mestra do lado esquerdo ele voltará a ficar alinhado?
Como disse acima, não é necessário, se a mola mestra do lado esquerdo estiver relativamente nova. Espere a outra assentar.


- Se as molas mestras traseiras também forem substituídas o Jeep ficará um pouco mais alto, fazendo com que os pneus (700 x 16) não raspem nas caixas de rodas (lado interno)?
Molas só deixam o jipe mais alto se as que você tem estiverem cansadas demais. Pra parar com esse raspa raspa do pneu, só trocando rodas por umas de offset mais negativo (mais pra fora) ou então com espaçadores de roda.

João Ricardo
28/04/2003, 11:02
Obriado pelas dicas, Daniel.

Abraços.

Mauro B.
15/10/2003, 12:22
Fala pessoal !!! :D

Para instalar os feixes da Band tem que trocar os suportes dos feixes e suportes dos jumelos, certo! Esses suportes existem para vender??? Os dois??? Ou tenho que fabricar??? Quanto custa +ou- cada um deles???

[]'s

fugger
17/10/2003, 20:20
:) Pessoal

:) Se instalar os suportes das molas e jumelos na lateral do chassi, parte de fora, este não fica enfraquecido, ou seja, nas trilhas levando porrada, ele não quebra mais fácil? :?

Giovani
17/10/2003, 20:38
:) Pessoal

:) Se instalar os suportes das molas e jumelos na lateral do chassi, parte de fora, este não fica enfraquecido, ou seja, nas trilhas levando porrada, ele não quebra mais fácil? :?

:D Grande Fugger!!!

:D Aí depende... Depende quem faz! Se fizer como o do Walter, é bem provável que quebre... :lol: Brincadeira... Fazendo com os devidos reforços, como uma "mão francesa" pra cima, apoiando o suporte, não quebra! Caminhões e pick-ups usam as molas dessa forma... :wink:
[]'s

Mauro B.
18/10/2003, 00:28
Se instalar os suportes das molas e jumelos na lateral do chassi, parte de fora, este não fica enfraquecido, ou seja, nas trilhas levando porrada, ele não quebra mais fácil?
Oi Fugger !!! :D

Se vc colocar os suportes apenas ao lado do chassis (como o Walter) não precisará de reforço algum no chassi. Porém, se afastar uns 12cm cada feixe traseiro, como eu, precisará! :wink: Os reforços são feitos apenas no centro do chassi, onde fixa-se os suportes fixos do feixe (não o dos jumelos!) Para isso, vc apenas liga a parte de baixo de uma longarina com a parte de baixo da outra, e a parte de cima de uma longarina, com a parte de cima da outra. Tudo pelas "abas". É assim mesmo, partes separadas, para permitir a torção normal do chassi :wink:
A parte lá de trás, onde vão os suportes dos jumelos, não precisa reforço, pois a última travessa do chassi já faz esse papel! :P

Eu tenho um desenho aqui de como fiz esses reforços no meu jipe. Posso mandar se te interesar! :D

[]'s

fugger
18/10/2003, 04:53
:D Grande Mauro

:D Então manda aí! :P

Mauro B.
21/10/2003, 13:50
:D Então manda aí! :PTudo bem, eu mando! :lol:

Os suportes não estão desenhados, mas eles estão na parte de fora do chassi, bem a frente desses reforços. No meu caso, em que meu jipe é SPOA, essas barras ficam bem longe do cardan, mas em um jipe SPUA, tem que observas se vai bater ou não. Um amigo meu, que tbm jogou os feixe para fora, ao invés de fazer essas barras indo de uma longarina á outra, apenas soldou uma chapa de 30cm fechando o chassi nessa parte. Eu acho melhor esse aí da foto, pois toda a força de torção recai sobre as barras! Ah, esses reforços só são necessários na parte central do chassi :wink:

Essa é apenas uma idéia, esse foi o modo que fiz no meu jipe! 8)
OBS: subentende-se que estes "T"s vão até a outra longarina!

[]'s

fugger
22/10/2003, 00:08
:) Valeu Mauro

:) E o desenho aquela parte que ligaria o chassi ao suporte da mola vc, ou outro colega, não tem? :oops:

[]'s abusados

ramil2007
22/10/2003, 20:09
Olá All,
Blz?

Aproveitando o embalo, gostaria de fazer essa adaptação de molas de Toyota, mas no momento estou meio sem $$$, então estou pensando em comprar primeiro os amortecedores Billstein, será que é possivel de instalar esse amortecedor nos jumelos originais sem problemas? E fica bom até que eu compre os da Toyota?
Quanto por cima eu gastaria na adaptação completa da suspenção, contando com amortecedores?

Muito grato

Ramil

andretomasi
22/10/2003, 21:01
Ramil,

Você vai comprar amortecedores BILSTEIN pra depois colocar os da TOYOTA? :shock:
Os da Bilstein são importados, caríssimos.. e imagino que sejam muito melhores que os da Toyota, então por que a troca?

Ou você confundiu Amortecedores com o feixe de molas? Não entendi, me corrijam se estiver errado.

[ ]´s

ramil2007
22/10/2003, 22:48
Quero comprar os amortecedores para posteriormente comprar os feixes e suportes, e por enquanto ir usando esses amortecedores se possivel no feixe original...

Tendeu?

Ramil

andretomasi
23/10/2003, 00:28
Ramil,

Tendi! :lol: :lol: Desculpe a ignorância :oops:

E acho uma boa, pelo que falam e pelo que vi na net os amortecedores da Bil$tein :lol: são ótimos, e acho que depois no máximo vai ter que reposicionar alguns suportes, etc..

[ ]´s

ramiro_eli
23/10/2003, 09:31
Ramil;

Alguns anos atras eu estava na mesma situação que vc!
Queria colocar os feixes da Band e amortecedores Bilstein.
Fiz da seguinte forma:
1) instalei os feixes de Toyota e tentei colocar os amortecedores Rancho9000 q usava na época, mas óbviamente, não couberam, pois ficaram curtos.
2) Fui a uma empresa q recondiciona amortecedores aqui em SP e fui exprimentando diversos amortecedores até achar um do tamanho ideal (traseiro F-4000) que são baratos.
3) juntei umas latinhas e comprei os Bilstein, que na minha opinião, superam os Rancho em tudo! são exelentes!

ps: coloque os feixes da Pick-Up Toyota! eles irão proporcionar + curso de susp.

Mauro B.
23/10/2003, 13:26
E o desenho aquela parte que ligaria o chassi ao suporte da mola vc, ou outro colega, não tem? :oops:

Oi fugger !!!

Esse desenho mostra dois modos que dá pra fazer: todo parafusado (sem nada de solda) ou soldado (mas com dois parafusos). Eu fiz o mátodo "soldado". Fiz tbm o desenho "de frente" do método "parafusado"! :P Nos dois casos, os dois parafusos que vão na parte de baixo do chassi entram nos furos que antes eram destinados aos rebites do suporte, ou seja, vc não precisa fazer outros furos! :wink:
Esses desenhos mostram o básico, mas o alargador de suspensão é basicamente isso mesmo, um retângulo com dois triângulos!

Acho que é isso! Nas fotos do site http://inema.com.br/ff/f004162/fotos/CabecaJeeps/ tem uns dois jipes que usam estes suportes, com diversas fotos que os mostram. Caso não sejam suficientes para tirar as dúvidas, eu tenho mais outras fotos! :wink:

[]'s

fugger
24/10/2003, 00:47
:D Grande Mauro

Beleza de desenho hein? :shock:
Só mais uma pergunta. :roll: Que material uso pra fazer este suporte? :lol:

[]'s

ramil2007
24/10/2003, 03:11
E ae Ramiro/Fugger,
Blz?

O mauro perguntou qual o material e eu pergunto qual a expessura recomendada?

Ramiro valeu pelas dicas...

Pq Ramiro?Vem de Ramil?

Falow

ramiro_eli
24/10/2003, 09:01
Meu nome é Ramiro mesmo.

Mauro B.
24/10/2003, 18:10
Oi pessoal !!! :D

O material usado é um aço comum (MR-250), e a espessura eu havia pedido chapas de 5mm, mas como a empresa que encomendei trabalha com chapas em polegada, acho que fizeram com 3/16" (4,76mm). :wink:

[]'s

Mauro B.
26/10/2003, 14:04
ps: coloque os feixes da Pick-Up Toyota! eles irão proporcionar + curso de susp.
Oi Ramiro !!! :D

Vc utilizou no seu jipe os feixes dianteiros da toyota??? Quantas lâminas, e quais, vc deixou (na frente e atras)???

[]'s

Epiro
27/10/2003, 23:05
Alguém tem idéia do custo total da brincadeira ?

Amortecedores novos (com maior curso) + kit de instalação das molas de Toyota no CJ (suportes de fixação dos feixes) + jumelos novos e maiores da Toyota (preferencialmente com buchas de PU) + molas novas de Toyota + SPOA... :roll:

Quantas latinha$$$ :?:

Leonardo Truccolo
01/11/2003, 16:55
Oi Ramiro !!!

Vc utilizou no seu jipe os feixes dianteiros da toyota??? Quantas lâminas, e quais, vc deixou (na frente e atras)???

No meu jipe vou colocar só a mestra dianteira da pick-up toyota e um kit fess com molas traseiras de gol.
[]´s

Giovani
01/11/2003, 20:42
No meu jipe vou colocar só a mestra dianteira da pick-up toyota e um kit fess com molas traseiras de gol.
[]´s

:D Fala Leonardo!!!

:D Entrando no papo... Se vc usar só uma lâmina, vc terá problemas com a torção do eixo nas arrancadas, que podem ocasionar a quebra do cardã. :wink:
:D Ponha "Anti-wrap", na pesquisa que vc encontrará maiores informações sobre o assunto... :wink:
[]'s

Mauro B.
01/11/2003, 21:34
Fala pessoal !!!


No meu jipe vou colocar só a mestra dianteira da pick-up toyota e um kit fess com molas traseiras de gol.

Leonardo, porque vc e o Ramiro falam em utilizar o feixe dianteiro da picape toyota??? Os feixes dianteiros de todos os modelos de Band não são iguais??? Pergunto isso porque o manual de serviço da Band diz que o feixe dianteiro de qualquer modelo de Band tem 6 lâminas , e cada uma com 1100x69,8x6,35mm de dimensões! :shock: Tem alguma outra diferença que não sejam estas medidas??? :?:


Entrando no papo... Se vc usar só uma lâmina, vc terá problemas com a torção do eixo nas arrancadas, que podem ocasionar a quebra do cardã.
Giovani, eu tbm acho que com uma só o eixo vai torcer...e o que vc(s) acha(m) de usar só com duas lâminas, ou seja, só a mestra e a outra??? :?:

[]'s

Giovani
01/11/2003, 22:11
...e o que vc(s) acha(m) de usar só com duas lâminas, ou seja, só a mestra e a outra??? :?:

:D Grande Mauro!!!

:D Só vendo... Com 3 lâminas sei que não torce, pois tem umas Band aqui com essa configuração. Com 2 fica mais forte com certeza, mas acho que ainda vai dar o efeito de "sentar" antes de andar... :wink:
[]'s

ramil2007
02/11/2003, 14:17
Olá galera esperta,
Blz?

Vou mandar uma perguntinha, seria possivel cortar as laminas ao invés de aumentar o chassi? Pois eu vi jeeps com as molas feitas sobre medidas para que não seja necessário o aumento do chassi, em que isso prejudicaria?

E Ramiro na época que vc comprou os amortecedores Billstein, vc lembra quanto pagou?
E vcs acham que eu serei feliz em termos de curso, maciez e levando em consideração tbm o preço comprando os amortecedores MB-608 camparando com os billstein, eu sei que os Billstein seriam mto melhores, mas são bem mais caros, será que vale a pena os mb-608?

Mto grato a todos...

Ramil

Giovani
02/11/2003, 14:32
Vou mandar uma perguntinha, seria possivel cortar as laminas ao invés de aumentar o chassi? Pois eu vi jeeps com as molas feitas sobre medidas para que não seja necessário o aumento do chassi, em que isso prejudicaria?

E Ramiro na época que vc comprou os amortecedores Billstein, vc lembra quanto pagou?
E vcs acham que eu serei feliz em termos de curso, maciez e levando em consideração tbm o preço comprando os amortecedores MB-608 camparando com os billstein, eu sei que os Billstein seriam mto melhores, mas são bem mais caros, será que vale a pena os mb-608?


:D Fala Ramil!!!

:D Esse serviço nas molas é possível e até corriqueiro... Leia o tópico abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1263
:D Talvez vc só perca um pouco de curso e maciez. :wink:
:D Os amortecedores do MB-608 são uma boa opção para o Jeep. Mas será preciso refazer os suportes, pois o curso é maior. :wink:
[]'s

Leonardo Truccolo
02/11/2003, 15:40
...e o que vc(s) acha(m) de usar só com duas lâminas, ou seja, só a mestra e a outra??? :?:

:D Grande Mauro!!!

:D Só vendo... Com 3 lâminas sei que não torce, pois tem umas Band aqui com essa configuração. Com 2 fica mais forte com certeza, mas acho que ainda vai dar o efeito de "sentar" antes de andar... :wink:
[]'s

Eu tinha uma F-75 com motor de Opala 6cc e coloquei os feixes com 3 lâminas da Band. Ficou beleza, não torcia o eixo e ficou bem mais macio.

Giovani,
Sei que vou ter que usar os anti-wrap, já estou até fazendo, comprei um outro chassis e estou aproveitando que está tudo fora e vou fazer a suspensão nova.

Mauro,

Não sei te explicar se existe alguma diferença. Qdo compro sempre peço o feixe da pick-up.

[]´s

ramil2007
02/11/2003, 17:58
Olá,

Desculpem minha total ignorância, mas o q quer dizer anti-wrap?

Valeu...

Mauro B.
05/11/2003, 15:14
Desculpem minha total ignorância, mas o q quer dizer anti-wrap?
Fala Ramil !!! :D

Vamos chamar esse "anti-wrap" de "anti-torção", beleza! Acontece o seguinte: quando vc acelera, o eixo do jipe força a roda a girar, vamos supor, no sentido horário. Pelo pricípio de ação e reação, a roda, então, força o eixo a girar no sentido contrário, no caso, no sentido anti-horário. Como o eixo está preso ao feixe, toda essa força quem tem que segurar é o feixe, e ele, se tiver poucas lâminas, vai ficar fraco, e vai ficar tipo um "S" antes do jipe andar! Essa á a torção do eixo!

As barras "anti-torção", ou "anti-wrap" servem para evitar essa torção do eixo! :wink:
Não sei se explique bem....

[]'s

ramiro_eli
05/11/2003, 16:54
Pessoal, me desculpem pela demora na resposta... :oops:

Eu uso os feixes dianteiros da pickup na frente do meu jipe e na traseira uso os traseiros da pickup Toyota(estes são maiores que os do jipe Toyota).

ramil2007
05/11/2003, 16:56
muito grato pela explicação...
foi boa sim...

valew


ramil

Mauro B.
06/11/2003, 12:13
Eu uso os feixes dianteiros da pickup na frente do meu jipe e na traseira uso os traseiros da pickup Toyota(estes são maiores que os do jipe Toyota).
Aee Ramiro !!!

Agora sim! :D Os feixes traseiros da picape toyota tem 1300x69,8x7,94mm.

Ramiro, na frente a atras, quantas e quais lâminas vc usa???

Vc tem fotos para me mandar??? Estou em dúvida entre esses feixes da toyota e os da F-350...

[]'s

ramiro_eli
06/11/2003, 15:25
Mauro,

Inicialmente eu tinha montado os feixes com 3 laminas cada um(mestra, contra mestra e auxiliar). Ficou bem macio, macio até D+!!! Ao entrar em uma curva ele afundava a frente e ao acelerar na curva ele afundava a traseira de tal forma que algumas vezes a roda dianteira interna a curva ficava suspensa no ar!
Voltei ao moleiro e pedi p/ acrescentar uma lamina inteira(vai do suporte ao jumelo) na dinteira e adicionar uma "1/2" mola(ela tem aprox. 2/3 do comprimento total do feixe) na traseira.

Ficou bom, mas agora está um pouco duro demais...mas beeem mais macio q o original.

E na trilha, o curso da susp. é infinitamente melhor!

ps: quando usava buchas de metal c/ engraxadeira, a susp. era mais macia q c/ as buchas em P.U.(atuais)

Qualquer dúvida, estou na escuta.

Terada
06/11/2003, 20:09
Blz, Ramiro

Onde vc fez a adaptação? Foi em Sampa?

Terada
Cj-5/58

ramiro_eli
10/11/2003, 10:27
Foi em um posto de molas de caminhão em Osasco/sp.

Mas esta oficina fechou há 3 anos....

MVBB
06/01/2004, 14:28
Pessoal,

Apenas para utilidade pública, aqui em SP tem uma empresa - Molas FF (http://www.molasff.com.br) que, ao que me parece, tem um kit com todos os componentes para instalação dos feixes da Toyota no CJ. Pelo que pude averiguar o kit completo (com gampos, feixes, jumelos, etc) sai por R$ 1120,00. É meio caro, mas se levar em consideração que todas as peças são novas, pode ser que acabe compensando. No meu caso pode até ser que compense, uma vez que vou ter que trocar toda a suspensão (meu jeep tem a porcaria da JR)....

Abraços !

Giovani
06/01/2004, 22:26
Pelo que pude averiguar o kit completo (com gampos, feixes, jumelos, etc) sai por R$ 1120,00. É meio caro, mas se levar em consideração que todas as peças são novas, pode ser que acabe compensando. No meu caso pode até ser que compense, uma vez que vou ter que trocar toda a suspensão (meu jeep tem a porcaria da JR)....


:D Fala Mestre!!!

:D Ótima opção! Ainda mais para tirar aquelas porcarias fora... :lol:
[]'s

MVBB
07/01/2004, 11:06
Pessoal,

Ontem dei uma passada na empresa Molas FF (http://www.molasff.com.br) e fiquei impressionado com o kit. Realmente, vem todas as peças novas para instalar a suspensão da Toyota no CJ. Não resisti a tentação e comprei um kit. Já estou providenciando agora a instalação. Neste processo vou informando vocês de como estão caminhando as coisas.
Uma coisa que acho bastante interessante dizer é com relação ao atendimento que me foi dado na empresa. O pessoal realmente sabe o que faz, é um posto de molas GIGANTESCO que trabalha principalmente com caminhões. O atendimento é muito bom e as peças são de muito boa qualidade (kit de fabricação própria e molas fachinni).

Bom pessoal, é isso ai !

Abraços !

MVBB
07/01/2004, 11:13
Ahh ! Esqueci de uma coisa...
Para quem quiser ler mais sobre como fica o Jeep com kit da Toyota de suspensão, é legal dar uma olhada na revista 4x4 e Cia - Edição 123. Nesta edição tem uma matéria sobre o Jeep do dono da Crestana & Crestana aqui de São Paulo. O Jeep do cara tem a suspensão mencionada acima e um motor AP 1.9 TDI. O mais interessante é que ele usa pneus iguais ao meu (Goodyear Wranger MT 35X12.5) e suspensão SPUA.... pelo que percebi, com o ganho de altura das molas da Toyota e com uns calços de carroceria maiores é o suficiente para os pneus não rasparem.

Abraço !

ribon
07/01/2004, 11:29
Marcos,

Em relação a suspensão original, qual é o ganho de altura?

Abraço.

MVBB
07/01/2004, 11:36
Marcos,

Em relação a suspensão original, qual é o ganho de altura?

Abraço.

Estou começando a instalar o kit agora, ainda não tenho como te dizer com precisão qual o ganho de altura... mas pelo que vi, deve ganhar mais ou menos de 1" a 2". Quando tiver uma informaçao mais precisa te passo ok ?

Abraço !

Mauro B.
07/01/2004, 11:42
.... pelo que percebi, com o ganho de altura das molas da Toyota e com uns calços de carroceria maiores é o suficiente para os pneus não rasparem.
Fala Marcos !!! :D

Se eu fosse vc, partiria logo para o SPOA....primeiro porque é melhor e segundo porque retiraria a necessidade de carços de carroceria altos... :wink: O ganho de 1" ou 2" acho que é pouco para os pneus 35"! 8)

[]'s

Thiago Rodeghel
07/01/2004, 12:00
Estou começando a instalar o kit agora, ainda não tenho como te dizer com precisão qual o ganho de altura... mas pelo que vi, deve ganhar mais ou menos de 1" a 2". Quando tiver uma informaçao mais precisa te passo ok ?

Abraço !

Fala aí MVBB :D

Esse kit, é preciso aumentar o comprimento do chassis :roll: ? Ou os suportes ficam no mesmo lugar do CJ original?

[s]

MVBB
07/01/2004, 12:25
Vc tem que remover os suportes originais e colocar os novos no lugar. Não precisa aumentar o chassi.

Abraço !

ramil2007
07/01/2004, 16:31
Olá galerinha,
Blz?

Se não é necessário o aumento do chassi nesse kit vendido no MolasFF, então obrigatóriamente as molas são cortadas para q fiquem do comprimento original do jeep, ou estou enganado?

Mas se eles cortam as molas, elas não perdem um poko de maciez e eficácia? Ou seja, não compromete a adaptação?

Que amortecedor seria uma boa pedida para essa suspenção, sem apelar para os importados Billstein...?

Valew

Ramil

Mauro B.
07/01/2004, 17:45
Se não é necessário o aumento do chassi nesse kit vendido no MolasFF, então obrigatóriamente as molas são cortadas para q fiquem do comprimento original do jeep, ou estou enganado?
Oi Ramil !!! :D

Essas molas da toyota tem 1100cm de comprimento. Acho que se os suportes, tanto o do feixe quanto o do jumelo, forem instalados um pouco mais afastados, penso que não seria necessário o aumento do chassis.


Mas se eles cortam as molas, elas não perdem um poko de maciez e eficácia? Ou seja, não compromete a adaptação?
Se cortassem, sim! :wink:

[]'s

Giovani
07/01/2004, 19:17
Que amortecedor seria uma boa pedida para essa suspenção, sem apelar para os importados Billstein...?

:D Fala Ramil!!!

:D Traseiro da Ranger 4x2 antiga! :wink:

:D Caro Marcos!!!

:D Vai logo de SPOA! Satisfação garantida! Aquele Jeep do Crestana é pra porta de lanchonete... :wink: E nem pra isso serve! É feio que dói!!! :lol: :lol:
:? Aliás, ultimamente a seção Jeep do Leitor, da 4x4& Cia. só mostra essas "Jóias"... Alguém viu o Mammoth de novo??? "A suspensão foi modificada por motivos estéticos!" :shock: Pode um troço desses!!!! :lol: :lol: Vai ser banana assim lá em Cabo Frio.... :lol: :lol:
:D Vamos ver se o T-Rex aparece por lá, pra mudar a situação... 8)
[]'s

Thiago Rodeghel
07/01/2004, 21:09
Vc tem que remover os suportes originais e colocar os novos no lugar. Não precisa aumentar o chassi.

Abraço !

Bom, já é um começo :roll: , será q esse kit daria para instalar ele SPOA :shock: ??? No meu caso, se comprasse esse kit já colocaria ele SPOA, mas mesmo se não servir acho q ficaria bom :D SPUA... Mas tá beem salgado esse preço, vc sabe as formas de pgto deles???

Valeu
[s]

Thiago Rodeghel
07/01/2004, 22:58
:D Vai logo de SPOA! Satisfação garantida! Aquele Jeep do Crestana é pra porta de lanchonete... :wink: E nem pra isso serve! É feio que dói!!! :lol: :lol:

[]'s

É Giovani :D
Idem, e digo mais acho q nunca viu nenhum jipe na trilha, imagina o cara entrar em um facão, um pouquinho fundo, para arrancar fora tudo aqueles alargadores :shock: ,aliás pra q aquilo feito daquele jeito :shock:

Se fosse pneus SS, 35x 15,5 , igual do Bill, aí até q ia, mas com outro material :D ...

Bom, e outra, o cara tem loja de autopeças, mas não é coisa pequena não :roll: vende motor, câmbios, nacionais e imp., e já tive o desprazer de ligar para perguntar de uma peça, e o atendimento é uma merda mesmo :evil: parece q vc tá fazendo um favor para ele :evil:

Portanto além de caro as coisas, outra é o péssimo atendimento dessa Crestana :evil: , não recomendo :wink:

[s]

ramil2007
08/01/2004, 00:58
As formas de pagamentos são:

1 no ato da compra e outra para 28 dias...

Falows

Alemão
08/01/2004, 11:47
E ae Pessoal... blz?
Liguei lá na Molas FF e o atendimento é nota DEZ :D liguei para saber preço, forma de pagamento, se eles instalavam o kit e tudo mais... o cara que me atendeu foi super educado, gente fina e me indicou um cara para fazer a instalação se eu não a fizesse...
Pretendo no mês que vem comprar esse kit deles......

Abraços....... :wink:

MVBB
08/01/2004, 12:12
Pessoal,

Estou instalando o kit. Inicialmente vou montar SPUA, para ver como fica. Caso não fique bom, vou mudar para SPOA. Fiz esta opção, pois tenho alguns problemas para guardar o Jeep (a garagem do prédio onde ele fica guardado é baixa....).
Com relação a qualidade do kit, como já disse, é muito bem feito. Os jumelos são da D-40, vem com todas as buchas em PU, suportes de aço, parafusos com porcas travantes e feixes fachinni.
A forma de pagamento que fiz foi em 2X no cartão VISA (30/60).

Abraços !

ramil2007
08/01/2004, 12:45
Onde vc instalou o seu kit?
Quanto vc gastou de M.O.?

Valews

Ramil

Thiago Rodeghel
08/01/2004, 12:47
Bom pelo jeito é mais 1 item a ser colocado no carrinho de compras :D talvez no mês q vem :D

[s]Já guardando as LT$$$

ramil2007
08/01/2004, 13:04
Olhem a relação das peças e os preços...


Qtde Descricao Preco Unit. Preco Total
----------------------------------------------------------------------------------------------------
4 SUPORTE DIANTEIRO 16,38 65,52
4 SUPORTE TRASEIRO 16,38 65,52
4 GRAMPO DIANTEIRO 3,41 13,64
4 GRAMPO TRASEIRO 3,41 13,64
16 PORCA DUPLA 0,32 5,12
16 ARROELA DE PRESSAO 0,13 2,08
2 CHAPA DIANT.DO GRAMPO DE MOLA 10,22 20,44
2 CHAPA TRAS.DO GRAMPO DE MOLA 10,22 20,44
16 PARAFUSO CRAVO DO SUPORTE 0,91 14,56
32 PORCA SIMPLES 0,05 1,60
4 PARAFUSO DO AMORTECEDOR 2,69 10,76
4 PORCA DE PRESSAO 0,62 2,48
8 ARROELA LISAS 0,13 1,04
16 BUCHA JUMELO POLIURETANO 8,77 140,32
4 JUMELO 42,10 168,40
6 PINO DIANTEIRO 2,19 13,14
6 PINO TRASEIRO 2,19 13,14
12 PORCA DE PRESSAO 0,62 7,44
2 FEIXE DE MOLA DIANTEIRO 117,60 235,20
2 FEIXE DE MOLA TRASEIRO 117,60 235,20

Total de Pecas 1.049,68
----------------------------------------------------------------------------------------------------

Preco Total 1.049,68

ramil2007
08/01/2004, 13:06
eu sei q esta meio confuso

1º a quantidade das peças
2º a descrição
3º o valor de uma peça
4º o valor total

grozatti
12/01/2004, 10:50
Pessoal, sou novo aqui no fórum e acabei de comprar um CJ5 64 que está precisando de feixes novos, um conhecido meu tem um outr CJ ocm pneus do tamanho dos meus e molas de Toyota e realmente ele vai bem melhor que o meu em trilhas (mesmo com pneus piores).
Fiquei muito interessado nesse kit da FF, o que é necessário pra montar o kit? Precisa de solda ou é tudo parafusado? Estou pensando em fazer em casa, vou precisar de algum ferramental muito específico?

Elmer_Jeep
13/01/2004, 01:36
bom, meu cj5 tá com motor e cambio da bandeirante 2001 :o reforcei o chassi e instalei tambem as bases de fixação dos feixes dianteiros do toyota pra ser usado no eixo dianteiro e trazeiro do cj5 sem spoa por enquanto :twisted: , são 4 feixes dianteiros da bandeirante. na dianteira do cj5 estão com o jumelo pra frente da roda e na trazeira a posição está normal, não tive problemas pra instalar pois usei os mesmos furos das bases originais do cj pra fixar os suportes da band :idea: , só na trazeira q o feixe é um pouco mais curto q o original mas ficou legal e se vc usar as buchas de PU fica muito melhor.

Quanto à conforto está aceitável pra um autentico jeep , eu gostei, antes eu usava amortecedores do caminhão 608 por causa do curso, porém são muito ruins porque não são de dupla ação :evil: daí mudei os pontos de fixação e instalei amortecedores da toyota bandeirante daí melhorou muito a estabilidade andando perto de 100km/h e o desempenho nas trilhas também.

Mateus
27/02/2004, 17:14
:D :D Ramil, brigadão pelo toque, comprei meu Kit de Toyota hoje, nas MolasFF, atendimento 100%, Sr Roberto ops!!!!! ele prefere ser chamado de Beto é gente boa!!!!!!!

Observação: Para o meu chassis CJ2 Eu realmente terei que aumentar 4cm tanto atrás quanto na frente.

Paulo-AC
26/07/2004, 13:46
Ola

Pessoal, gostaria de saber a opnião de quem já está utilizando o Kit de molas da ''FF", se está funcionando bem?

:arrow: a instalação é "plug and play"?
:arrow: alguem tem fotos da instalação?

o vendedor Edvaldo afirmou que já venderam mais de 100 kits e não teve nehuma reclamação.

mantive contato com a empresa e o preço do kit é de R$ 1220, existe alguma opção mais barata?, se existir qual :?:

abraços

Thiago Rodeghel
26/07/2004, 19:20
Ola

mantive contato com a empresa e o preço do kit é de R$ 1220, existe alguma opção mais barata?, se existir qual :?:

abraços

Paulo :D

Acho q vai ser bem difícil achar um kit pronto da Toyota no CJ5, q seja barato e p&p :? ... Mas nada é impossível. A não ser q vc arrume um moleiro aí na sua região q faça o serviço para medir as molas, cortar, coisa e tal, e ainda instalar no CJ5 :shock: . Mas pelos relatos, o kit vem sem problemas para instalação :wink:

Bom eu acabei desistindo dos feixes da Toyota :roll: , agora vou de Kit da Rancho :shock: 8) , para CJ7, mas vou adaptar no CJ5. Nem vou fazer SPOA por enquanto :roll: , pq esse kit q peguei já acrescenta 3" no CJ7 imagina no CJ5 :) , SPOA só mais pra frente com Dana 60 8) ... Agora vou mandar fazer uma geral básica (peguei usado mais tá valendo) depois vou para instalação :twisted:

[s]

Marcelo
28/07/2004, 07:19
Pessoal,

Aproveitando que o tópico foi resgatado (estava pra fazer isso), gostaria de opniões daqueles que já instalaram o kit. 8)

- É possível utilzar os amortecedores originais depois da instalação? :?: Não que eu penso em mantê-los, mas as latas tem que ser gastas ao poucos. :?
- Sei que os suportes do chassis devem ser deslocados, isso qualquer moleiro faz, é muito trabalhoso? :roll:
- Alguém conhece um moleiro que faça esse trabalho em São Paulo? :?: :?:

Sei que o kit não tem nada de diferente, já que as molas da Toyota não são cortadas, e utilizam outros jumelos (que não são da Toyota). Então não poderia sair mais barato? Os feixes da Toyota são mais baratos que do Willys (que giram em torno de L$ 160 cada um), tudo bem que ainda tem os jumelos, grampos, parafusos etc (que não custam nenhuma fortuna), mas não acredito que esses itens eleve tanto no valor. :roll: :? :roll:

Preciso resolver isso, os feixes dianteiros começaram a arquear... no sentido inverso. :? :cry: :? :cry:

[s] cheios de dúvidas,

Elmer_Jeep
28/07/2004, 09:26
gostaria de opniões daqueles que já instalaram o kit.

No meu CJ não comprei esse kit pronto, montei o meu com 4 feixes de mola dianteiros da band ano 95 em diante, 4 bases de fixação do feixe, 4 bases de fixação do jumelo e 4 jumelos com buchas PU, resumindo, 2 jogos dianteiros completos da band.

Comparando o meu CJ(feixes band) lado a lado com outro jeep aqui que tem feixes novos originais nota-se uma boa diferença de altura, isso quer dizer também que os pontos de fixação dos amortecedores ficaram mais distantes, porém pra manter a posição onde o amortecedor original possa trabalhar sem dar fim de curso vc terá que soldar os pinos inferiores acima da carcaça do diferencial.

Estou usando amortecedores também da band e na suspensão trazeira passei a fixação superior dos amortecedores para a parte de trás das rodas (se vc olhar uma S-10 vai entender o esquema).
Se eu tivesse uma digital aki postaria umas fotos pra ajudar na explicação...
8)

Marcelo
28/07/2004, 10:48
Grande Elmer,

Foram os feixes dianteiros da Band curta, longa, ou pick-up (não sei se tem diferença)? Teve que alterar alguma coisa no comprimento original desses feixes? :roll:
Certamente eles não encaixaram na medida original do Willys, certo? Como você fez? :roll:

Os amortecedores da Band não são muito duros para o Willys? Como ficou o conforto e a dirigibilidade? :roll: :?: :?: :?:

Desculpa a avalanche de dúvidas, mas estou precisando trocar os feixes e não queria colocar os originais. :P

[s] ainda cheio de dúvidas,

Flavio Ramos
01/08/2004, 16:04
Fala aí pessoal, comprei os amortecedor da OMP lá no DONATTI, será que posso usar com esse kit?
Um abraço 4x4.

Flavio Ramos
01/08/2004, 16:06
Fala aí pessoal, comprei os amortecedor da OMP lá no DONATTI, será que posso usar com esse kit?
Um abraço 4x4.

Xavanty
02/08/2004, 00:38
Por favor onde eu posso mandar fazer este serviço de adapitaçao e onde eu encontro as molas de toyota ...


grato

Xavanty
02/08/2004, 00:39
Por favor onde eu posso mandar fazer este serviço de adapitaçao e onde eu encontro as molas de toyota ...


grato

Luca
02/08/2004, 09:40
... encontro as molas de toyota ...
As peças, aqui em Sampa, você encontra na Toyoplanet 011 3687 8683 www.toyoplanet.com.br, ou na Marque Diesel 011 4472 2722. O serviço ...
[]´s

Luca
02/08/2004, 09:40
... encontro as molas de toyota ...
As peças, aqui em Sampa, você encontra na Toyoplanet 011 3687 8683 www.toyoplanet.com.br, ou na Marque Diesel 011 4472 2722. O serviço ...
[]´s

Elmer_Jeep
02/08/2004, 11:05
Grande Elmer,

Foram os feixes dianteiros da Band curta, longa, ou pick-up (não sei se tem diferença)? Teve que alterar alguma coisa no comprimento original desses feixes? :roll:
Certamente eles não encaixaram na medida original do Willys, certo? Como você fez? :roll:

Os amortecedores da Band não são muito duros para o Willys? Como ficou o conforto e a dirigibilidade? :roll: :?: :?: :?:

Desculpa a avalanche de dúvidas, mas estou precisando trocar os feixes e não queria colocar os originais. :P

[s] ainda cheio de dúvidas,


No meu CJ5 são 4 feixes dianteiros da bandeirante ano 95 em diante(jipe/picape - o dianteiro é o mesmo em todas)

Não precisei alterar o comprimento dos feixes(são originais fabrini).

Dianteira
o suporte de montagem do jumelo(band) cabe nos furos do suporte original(willys) mantendo a centragem do eixo e posicionando os jumelos dianteiros na parte da frente da roda. Já o suporte do feixe fica abaixo do chassi alguns cm depois do furo onde eram montados originalmente os jumelos.
A distancia ideal entre os suportes é de 105cm que deixa o jumelo com uma inclinação próxima de 45graus. Mantendo a centragem do eixo fixei a base de montagem do jumelo, medi os 105cm(entre os centros dos suportes) e fixei a base trazeira.

Traseira
O feixe dianteiro(band) é uns 5 cm mais curto que o trazeiro do willys então repeti o procedimento que fiz na dianteira;

Daí vc faz assim, antes de soldar as bases, verifique se é possível aproveitar algum dos furos originais mantendo a centragem do eixo, monta os feixes confere as medidas pra não sair nada errado quando terminar o serviço.

No meu foi basicamente isso, veja lá e qualquer dúvida pergunte novamente.

Marcelo
22/08/2004, 22:33
Grande Elmer,

Putz... só vi sua resposta agora. :oops: :oops:

A explicação dos feixes entendi, valeu!! :P
E quanto aos amortecedores, essa é minha outra dúvida, qual você está utilizando? Como está o comportamento? :roll: :roll:

[s] com bem menos dúvidas,

Elmer_Jeep
23/08/2004, 12:11
Grande Elmer,

Putz... só vi sua resposta agora. :oops: :oops:

A explicação dos feixes entendi, valeu!! :P
E quanto aos amortecedores, essa é minha outra dúvida, qual você está utilizando? Como está o comportamento? :roll: :roll:

[s] com bem menos dúvidas,

Eu uso os 4 da band ano 95 em diante(o curso é maior) pra mim está muito bom, até comentei lá em cima da pagina 6). No caso do meu CJ ficaram bons porque ele pesa muito(motor diesel e cambio da toyota) :)

[]'s em qap 8)

Marcelo
23/08/2004, 13:29
Olá Elmer,

O meu CJ tem motor e cambio originais, talvez esses amortecedores fiquem um pouco duro para ele. :? :roll:
Sei que os da Ranger server direitinho no CJ, mas com as molas originais. :roll: Com as da Toyota não deve servir. :?

O ruim é comprar o amortecedores da Toyota e não ficar bom, dai o que faço?!? :roll: :evil:

De qualquer forma, valeu pela ajuda!
[s] amortecidos,

Elmer_Jeep
23/08/2004, 21:52
Bixo não sei como é o preço aí por essas bandas e não sei se vc está com o bolso preparado mas a ASKBY tem os amortecedores HDS com várias medidas(+lift) pro CJ acho que compensaria investir num jogo destes amortecedores. Esse vai ser o próximo passo no meu CJ, um jogo de HDS de band é claro :!: :D

Até +
8)

Marcelo
23/08/2004, 22:00
Elmer,

Por enquanto vou apenas trocar as molas e deixar os amortecedores originais, :? sei que vai ficar limitado o curso, :evil: mas isso até eu resolver qual amortecedor. 8)

[s]

cristiano
27/12/2004, 09:08
Walter,

Acredito que algum tipo de "mão francesa" pode ser utilizada...mas deve ser muito bem feita....

Quanto a troca dos feixes originais pelos da Toyota, na minha opinião, vale cada centavo.

Qual a diferença de preços entre os feixes originais do CJ e da Toyota ?? você comprou novos ?

Marcelo
27/12/2004, 09:30
Cristiano,

As molas da Toyota chegam a ser até L$ 100 mais baratas (cada uma), e, IMHO, não vale a pena comprar usadas. Elas podem ter sido arqueadas, estarem cansadas etc, dai vai ser mão-de-obra dobrada, além do dinheiro gasto. :? :?

Mas lembro que pra colocar as de Toyota no CJ não é simplesmente PnP, ok? :wink:

[s] moleiros,

DougBRSP
05/01/2005, 09:59
Ressuscitando o tópico...

Alguém aí que instalou este kit da Molas FF pode dar algum relato de como foi a instalação e onde foi feita? E quanto ao resultado final? Se tiver fotos melhor ainda :D

Estou pensando em trocar as molas do meu jeep e estou entre colocar as originais ou esse kit.

[]s

Marcelo
05/01/2005, 10:22
Grande Douglas,

Estou terminando a instalação desse kit das Molas FF, ainda não acabou por isso não tenho fotos e nem relatos de como ficou, mas posso adiantar algumas coisinhas:

- O kit é composto por jumelos de D-40. Por serem de uma estrutura diferente, fica mais firme, não ocorrerá aquele jogo lateral que o jumelo sofre quando afroxa um pouco. :P

- As molas traseiras são aquelas de duplo estágio (igual às traseiras da Ranger, S-10, etc). Isso não deixa a traseira muito dura (oopss :oops: ), deixando o jeep menos cabrito. :P

- O kit foi projetado para instalar os jumelos do feixe dianteiro na frente, e o traseiros para trás. Particularmente acho esse um grande ponto negativo do kit. :evil:
E se quiser colocar os jumelos pra trás com as peças que vem, esqueçe. Tive que trocar os jumelos que vieram por dois da Toyota e confeccionar novos suportes pros feixes dianteiro. Pro feixe traseiro não haverá problemas (pelo menos imagino :roll: )

Quando tiver concluído coloco mais impressões e opiniões a respeito. 8) :wink:

[s] moleiros,

Gomes Neto
05/01/2005, 14:38
Fala povo!!!
Marcelo escreveu:

O kit foi projetado para instalar os jumelos do feixe dianteiro na frente, e o traseiros para trás. Particularmente acho esse um grande ponto negativo do kit.


Como não tenho opinião formada sobre isso, mas estou bastante intereçado nestas modificações, pergunto:
Qual o inconveniente do jumelo ficar a frente das molas?

Gomes Neto
05/01/2005, 14:43
obs.: Onde le-se "intereçado" , :oops: ,leia-se interessado!
É a mardita da "PREÇA"

DougBRSP
05/01/2005, 15:11
Marcelo, valeu pela resposta rápida, assim, esse serviço da adaptação vc está fazendo aonde? E faço da dúvida do Gomes a minha, qual o problema de alterar a posição dos jumelos dianteiros?

Marcelo
05/01/2005, 16:30
Douglas,

A adaptação estou fazendo com um mecânico amigo meu.
As explicações sobre os problemas dos jumelos na dianteira dos feixes está em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1079

Mas não precisa nem de todos esses argumentos, é só imaginar; os CJs-3a e 3b são na frente, no CJ5 atrás, você acha que a Overland mudou apenas por estética? :roll: :roll: :wink: :P

[s]

Gomes Neto
05/01/2005, 18:53
É Douglas, o Marcelo tem razão :roll:
Pelo que eu vi lá outro pb sério é o possível desengate do cardã. :shock:
Esse é um detalhe importante, principalmente no meu caso, pq quero "epoar" o "P.P." (Pé de Pano, cj5 63)
Valeu o esclarecimento Marcelo!!! :wink:

[]'s Jumelados :oops: :cry: Shiii, ficou meio GAY!! :mrgreen: :mrgreen:

Mauro B.
08/01/2005, 02:14
- O kit foi projetado para instalar os jumelos do feixe dianteiro na frente, e o traseiros para trás. Particularmente acho esse um grande ponto negativo do kit. :evil:
E se quiser colocar os jumelos pra trás com as peças que vem, esqueçe. Tive que trocar os jumelos que vieram por dois da Toyota e confeccionar novos suportes pros feixes dianteiro. Pro feixe traseiro não haverá problemas (pelo menos imagino :roll: )

Marcelo, já ví um cj5 que fez o seguinte na dianteira: No lugar do suporte fixo original foi colocado o suporte fixo da Band;
e para o suporte do jumelo, ele fez exatamente como é original do cj5: um cilindrinho atravessando a longarina.

É uma idéia..e ficou bom! :wink:


As explicações sobre os problemas dos jumelos na dianteira dos feixes está em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1079
Mas não precisa nem de todos esses argumentos, é só imaginar; os CJs-3a e 3b são na frente, no CJ5 atrás, você acha que a Overland mudou apenas por estética?

É uma pena que, juntamente com a passagem do jumelo para trás, eles tbm não tenham aumentado o comprimento da luva e espigão do cardan do cj5, evitando os famosos desengates.... :?


Pelo que eu vi lá outro pb sério é o possível desengate do cardã.
Esse é um detalhe importante, principalmente no meu caso, pq quero "epoar" o "P.P." (Pé de Pano, cj5 63)

Se ao SPOAr teu cj5 tu girares o diferencial, deixando sua saída bem apontada para a saída da caixa, não terás problemas de desengate do cardan, mesmo com os jumelos nas posições originais do cj5. Ah, estou considerando o uso dos feixes originais. Quanto ao uso dos feixes da Band, e com jumelos atrás, eu não sei te responder se haveria desengate ou não. :wink:

[]'s

Elmer_Jeep
26/04/2005, 18:53
FALANDO NISSO:
Jeep Willys com feixes de Toyota band.

Na reforma do meu futuro CJ6 estou chegando na parte da suspensão.
O que vou utilizar:

2 Feixes dianteiros da toy band moderna
2 Feixes trazeiros da toy band moderna
4 Jumelos de tamanho original da toy band com buchas de PU
4 Bases de fixação dos feixes originais toy band.
4 Bases de fixação dos Jumelos. - Aqui é onde estão minhas dúvidas principalmente na parte DIANTEIRA:
Lembrando que o bixão vai ser SpOado. :wink:


:arrow: Quero usar os jumelos atrás do eixo(posição original dos CJ5) porém a base de fixação do jumelo vai ficar por baixo do chassi. Então pra tentar manter a parte trazeira do feixe dianteiro mais próxima ao chassi to pensando em usar olhais de feixe parafusados abaixo do chassi pra receber os jumelos.(foto abaixo)
http://img.photobucket.com/albums/v256/geberhard/shacklemount.jpg
Guilherme, emprestei algumas fotos do seu tópico pra usar como exemplo. :wink:

Aí q vem a pergunta:
montando o feixe dianteiro dessa forma com a base de fixação do jumelo por baixo do chassi vou precisar aumentar a distância da base frontal em relação ao chassi :?:
Isso seria necessário por exemplo praaaa deixar o centro dos feixes paralelo ao solo ou não preciso me preocupar com isso visto que vou girar o diferencial dianteiro para corrigir o angulo do pião e também o angulo de caster. :wink:


Tá bom, mas como se isso não bastasse fiquei interessado no sistema 3/4 eliptical(não sei se o nome está correto mas vai algumas fotos pra mostrar)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=10135
http://www.bluetorchfab.com/gallery/albums/blueyj/JB19.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v256/geberhard/gui3quartermockup.jpg

:arrow: Pergunto aos mais experientes se esse sistema das 3/4's na dianteira e trazeira é viável pra um Jeep CJ6 que vai ser 60% OFF e 40%On Road(não vou deixar de andar nessa máquina na cidade né gente).

Obrigado, aguardo notícias.
[]'s 8)

billj
26/04/2005, 21:31
Não põe esta suspensão na frente!!! Vai quebrar sob as forças de direção!!!!

Abraços,

Marcelo
27/04/2005, 08:38
Aí q vem a pergunta:
montando o feixe dianteiro dessa forma com a base de fixação do jumelo por baixo do chassi vou precisar aumentar a distância da base frontal em relação ao chassi :?:
Isso seria necessário por exemplo praaaa deixar o centro dos feixes paralelo ao solo ou não preciso me preocupar com isso visto que vou girar o diferencial dianteiro para corrigir o angulo do pião e também o angulo de caster. :wink:

Elmer,

Foi exatamente o que passei quando coloquei os feixes da Toy no meu jeep. No meu caso ao invés de utilizar um olhal do feixe, confeccionamos uma bucha de aço que foi soldada numa chapa que foi soldado/aparafusado no chassis. E pra compensar a diferença na altura, foi confeccionado um suporte mais alto (que o original) para a dianteira. Como não fiz SPOA não quis mexer nos ângulos de caster, por isso partimos para essa linha. :wink:

Não saberia te dizer se, pelo fato de você compensar o cáster ao fazer o SPOA, você poderá deixar o feixe "desalinhado", com a traseira do feixe mais baixa que a dianteira. :roll: :roll:

Estou enviando umas fotos pra você ver como ficou. :wink:
[s]

leopoldo
27/04/2005, 09:54
Marcelo,

Só enriquecendo uma conversa que tive ontem pelo MSN com o Elmer, já que você está berm adiantado no processo ao qual ele se propõe a fazer:

1- Embora seu Jeep não esteja SOA ou SPOA, como você fez para lidar com a limitação do ângulo de trabalho da cruzeta na flange da 4x4 junto ao cambio?

Pois baixando o feixe por igual na frente e atráz para manter o caster, no fim de curso, a cruzeta está fora do ângulo e próximo ao encavalamento, a menos que tenha sido compensado o ângulo ou virando a pontas do munhão interno removendo-as e soldando em nova posição, ou sacando-se os tubos e soldando em novo ângulo - processos de ajuste para corrigir o ângulo junto ao cambio mas que não foram mencionado até aqui,


2- O problema da luva do entalhado do cardan: como originalmente já é muito curta e propensa a escapar ao dar fim de curso ou arrancar o tampão/selo da luva quando comprimido o cardan dianteiro: nessa nova configuração, como fez para compensar? usou um entalhado/luva mais comprido?


3- Quanto aos batentes de borracha (da suspensão): como fez para compensar também o ganho em altura proporcionado pela reconfiguração com as molas da band ?


4- Quanto aos flexíveis de freio e terminais de direção, pergunto o mesmo.


5- Amortecedores e o curso: o mesmo

Elmer_Jeep
27/04/2005, 09:55
Bom dia povo.

billj, thank's bill, grato pela observação.

Marcelo, ow, finalmente vc montou a sua suspensão né, eu li as paginas anteriores desse tópico e vc sempre dizia q estava prestes à montar, depois nem postou suas impressões sobre o conjunto, hehehe.
Então Marcelão, valeu pelas dicas, estive conversando pelo messenger ontem à noite com o mestre Leopoldo que me ajudou a esclarecer algumas dúvidas que ainda restavam me confirmando que não há problema em deixar a parte trazeira do feixe ligeiramente mais baixa que a dianteira já que vou corrigir os ângulos do pião e do caster no diferencial dianteiro.

Quero registrar também meu agradecimento ao mestre Leopoldo pela sua atenção e paciência sempre esclarecendo os prós e os contras das nossas dúvidas cruéis. :mrgreen:

Valeu galera, to indo lá por em prática minhas decisões.

[]'s :D

Mauro B.
27/04/2005, 14:13
(...) estive conversando pelo messenger ontem à noite com o mestre Leopoldo que me ajudou a esclarecer algumas dúvidas que ainda restavam me confirmando que não há problema em deixar a parte trazeira do feixe ligeiramente mais baixa que a dianteira já que vou corrigir os ângulos do pião e do caster no diferencial dianteiro.

Ops....houve um equívoco aí....há desvantagens sim.... :? Imagino eu que vc's estejam se esquecendo da translação que o eixo sofre quando a suspensão abre e fecha.

É o seguinte: quanto mais baixo estiver o lado do feixe que tem o jumelo em relação ao outro lado, MAIS o eixo irá se movimentar pra frente e para trás, e MENOS o eixo vai se movimentar para baixo e para cima. Pô, isso é bem ruim para o curso!!! E tem mais: com esse movimento maior de "para frente" e "para tras", o cardam tbm vai abrir e fechar com maior amplitude, e com isso maiores as chances do cardan escapar quando a suspensão abre e maiores as chances do cardan "bater" em fim de curso quando a suspensão fecha. Para evitar os problemas com o cardan, a solução é limitar o curso...o que ninguém quer neh??? :shock:

Elmer, para evitar os problemas acima e fazer a suspensão trabalhar melhor (e inclusive mais macia!) eu aconselho que tu faças um furo no chassis com serra copo e insira dentro dele um tubinho, IGUAL como é no cj5. Eu já ví um cj5 com molas de Band que fez exatamente assim. E tu faz isso com um pé nas costas! :P

[]'s indo estudar (tenho prova amanha! heheh)

Elmer_Jeep
27/04/2005, 15:06
Valeu Mauro, eu sabia q vc ia aparecer poraqui também, bem q o mestre Leo falou q baixando a parte trazeira do jumelo eu estaria mudando a direção do movimento do eixo :cry:
Porém não entramos em detalhes quanto à todos os problemas envolvidos que vc relacionou.

Obrigado também.

[]'s :D

Elmer_Jeep
27/04/2005, 15:11
Marcelo, tem como vc medir no seu Jeep pra me informar qual a distância em centímetros da parte inferior do chassi até o centro desse parafuso que segura o feixe :?:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=13950

Obrigado. 8)

Rafael Kuzma
27/04/2005, 20:41
GALERA MUITO IMPORTANTE PARA QUEM QUER FAZER ESSA ADAPTAÇÂO!!!

Ola galera eu tenho uma Fabrica de molas( Molas Kuzma) em Curitiba Pr. Ando de jeep a muito tempo ja tive um niva e agora tenho um Cj5 recem comprado do Exercito Brasileiro. e fabrico para os aficionados em OFF-Road Um sistema muito legal! eu fabrico com o mesmo comprimento do Fxs de mola do Jeep um feixe de mola Igual o do Toyota, sendo assim menos laminas, esse feixe de mola sustenta com muita eficiencia o peso do Jeep, e aumenta o curso da suspenção( pelo fato de ter menos molas) ....




Galera amanha eu creio que ja estarei com um orçamento de preços dos feixes dianteiros e traseiros para Jeep. lembrando que na Rural e F-75 tmb fica muito bom... estou estudando a possibilidade de montar um KIT Plug and Play aonde virao em um pacote todas as peças nescesarias para a adaptaçao( suportes Jumelos buchas etc....



Aquele Abraço pra galera!!! :D

Molas Kuzma-346-5363 ( preferencialmente falar com Rafael)

Marcelo
27/04/2005, 21:15
1- Embora seu Jeep não esteja SOA ou SPOA, como você fez para lidar com a limitação do ângulo de trabalho da cruzeta na flange da 4x4 junto ao cambio?
Leopoldo,

Apesar de parecer, a diferença de altura não ficou muito maior que o original e a primeira vista os ângulos das cruzetas não estão muito diferentes do original. Confesso que ainda não fiz um teste decente :oops: para assegurar isso com 100% de certeza, mas a princípio não ficarão no limite. :roll: :P


2- O problema da luva do entalhado do cardan: como originalmente já é muito curta e propensa a escapar ao dar fim de curso ou arrancar o tampão/selo da luva quando comprimido o cardan dianteiro: nessa nova configuração, como fez para compensar? usou um entalhado/luva mais comprido?
O cardan do meu jeep já estava um pouco alongado desde que peguei ele e nunca deu fim de curso ou escapou da luva. Como a diferença de altura não foi muito grande para o que estava, acredito que não terei esse problema. Mas, como disse, ainda não testei ele de verdade.


3- Quanto aos batentes de borracha (da suspensão): como fez para compensar também o ganho em altura proporcionado pela reconfiguração com as molas da band ?
Essa sinceramente não entendi. :oops: :roll: Os batentes servem para llimitar a suspensão quando encolhida, certo? Qual seria o problema de ter os batentes mais curtos? :roll: :roll:


4- Quanto aos flexíveis de freio e terminais de direção, pergunto o mesmo.
Devidamente ajustados!! :wink: :wink:


5- Amortecedores e o curso: o mesmo
Como ainda não consegui fazer um teste para saber o quanto tenho de curso esse item não foi visto. Está na lista. Para andar na cidade (por enquanto) os amortecedores originais estão mandando bem. :wink:

[s]

Marcelo
27/04/2005, 21:18
Marcelo, ow, finalmente vc montou a sua suspensão né, eu li as paginas anteriores desse tópico e vc sempre dizia q estava prestes à montar, depois nem postou suas impressões sobre o conjunto, hehehe.
Grande Elmer,

Eu postei um relato de tudo isso, foi no tópico referente ao meu Jeep ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2540 ). Acho que você não deu uma olhada lá... :roll: :roll: :wink:

Vou medir essa distância que você pediu no final de semana, ok? Dai depois eu posto aqui. :D

[s] medidos,

Marcos ET
27/04/2005, 21:33
... eu fabrico com o mesmo comprimento do Fxs de mola do Jeep um feixe de mola Igual o do Toyota, sendo assim menos laminas, esse feixe de mola sustenta com muita eficiencia o peso do Jeep, e aumenta o curso da suspenção( pelo fato de ter menos molas) ....

... estou estudando a possibilidade de montar um KIT Plug and Play aonde virao em um pacote todas as peças nescesarias para a adaptaçao...

Aquele Abraço pra galera!!! :D



Faala Rafael, blz? destas molas q vc fabrica, nao t esquece de montar tbem nas medidas para CJ3A e mandar fotos ok? Por acaso estas molas seriam "apenas" molas da Band mais curtas? ou tem outras diferenças???

Manda notícias ok?

Rafael Kuzma
27/04/2005, 21:46
é Possivel sim, amanha eu estarei postando uma foto aqui no Forum, quero lembrar que a minha empresa tem 40 anos de mercado.... e eu vendo os feixes de mola para muitas oficinas de Curitiba e regiao, provavelmente estarei levando meu produto na FENAJEEP... galera []'s moleiros... :D :D

leopoldo
27/04/2005, 22:26
....Essa sinceramente não entendi. :oops: :roll: Os batentes servem para llimitar a suspensão quando encolhida, certo? Qual seria o problema de ter os batentes mais curtos? :roll: :roll:

O cuidado que você tem que ter é que em primeiro lugar, haja batente; depois, os batentes devem dar "batente", antes que o amortecedor o faça....... e ainda haja folga. Então baiscamente, voce ajustará a altura do batente ao mesmo tempo que for ajustar os amortecedores.

Mas

Preste atenção se o batente não terá que ficar ou ser mais comprido que o esperado para que ao fechar a suspensão ao máximo, a ponta do entalhado do cardan não atravesse a cruzeta na luva.

Ou

A parte da mola no jumelo não encoste no chassis e começe a "comer" o dito cujo.

Só um lembrete.

Mauro B.
27/04/2005, 22:38
2- O problema da luva do entalhado do cardan: como originalmente já é muito curta e propensa a escapar ao dar fim de curso ou arrancar o tampão/selo da luva quando comprimido o cardan dianteiro: nessa nova configuração, como fez para compensar? usou um entalhado/luva mais comprido?
O cardan do meu jeep já estava um pouco alongado desde que peguei ele e nunca deu fim de curso ou escapou da luva. Como a diferença de altura não foi muito grande para o que estava, acredito que não terei esse problema. Mas, como disse, ainda não testei ele de verdade.


Marcelo, talvez tu não tenhas problemas quanto ao desengate do cardan pq a posição que tu deixaste o jumelo (um pouco inclinado para o lado contrário ao normal) limita o curso de abertura da suspensão, e conseqüentemente menos chances do cardan escapar.

Abaixo, outra imagem que mostra o ângulo do jumelo do jipe do Marcelo: a suspensão não irá abrir tudo que pode pois o jumelo irá impedir .... ruim para o curso .... bom para o não-desengate cardan....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=10368

[]'s

Marcelo
27/04/2005, 23:39
Leopoldo,

Obrigado pelas explicações. Quando for medir o curso vou prestar atenção nesse detalhe. :wink:

Mauro,

Essa foto não dá pra ter base porque o piso é irregular. Num piso correto o jumelo fica na posição correta. :wink:

[s]

Mauro B.
27/04/2005, 23:52
Mauro,

Essa foto não dá pra ter base porque o piso é irregular. Num piso correto o jumelo fica na posição correta. :wink:

Ah sei lá, to vendo um asfalto lisinho lisinho, mais plano que pista de gelo! hehehe! :lol: Mas foto é foto e pode passar um impressão errada :wink:

[]'s

Elmer_Jeep
28/04/2005, 09:33
Marcelo, ow, finalmente vc montou a sua suspensão né, eu li as paginas anteriores desse tópico e vc sempre dizia q estava prestes à montar, depois nem postou suas impressões sobre o conjunto, hehehe.
Grande Elmer,

Eu postei um relato de tudo isso, foi no tópico referente ao meu Jeep ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2540 ). Acho que você não deu uma olhada lá... :roll: :roll: :wink:

Vou medir essa distância que você pediu no final de semana, ok? Dai depois eu posto aqui. :D

[s] medidos,


Opa, bom dia Marcelo.

Desculpe a falha, certamente eu não estava acompanhando o tópico do seu Jeep :lol:
Valeu, tenta tirar uma foto com ele em piso plano pra gente ver a inclinação do jumelo dianteiro.
E não esquece de verificar pra mim a medida do suporte fixo dianteiro.

[]'s 8)

Marcelo
30/04/2005, 21:20
Marcelo, tem como vc medir no seu Jeep pra me informar qual a distância em centímetros da parte inferior do chassi até o centro desse parafuso que segura o feixe?
Elmer,

Medi hoje. Tem exatos 11 cm.
Infezlimente estava sem a máquina e não tirei a foto do jumelo. :oops:
Vou ver se tiro amanhã.

Qualquer dúvida, é só falar. :wink:
[s] medidos,

Elmer_Jeep
01/05/2005, 18:12
Grande Marcelo,

Obrigado pela dica.

Estive medindo o suporte frontal do Jeep com feixes originais e mede 10cm.

Já to fazendo uma outra base pra baixar a parte frontal do feixe pois a base original toyota que tenho mede apenas 6cm :?

Valeu.
1 [].

Rafael Kuzma
02/05/2005, 18:03
Aeee o seguinte turma, eu estava esperando o ultimo carrgamento de aço para poder dar o preço correto...



Seguinte, 01 Jogo NOVO ( par) de feixes de mola toyota dianteiro para adaptação no jeep Willys dianteiro moderno ( mesmo do 62) R$290,00
Pintados e emgraxados.
01 Jogo NOVO ( par) de feixes de mola toyota Traseiro para adaptação no jeep Willys Traseiro moderno ( mesmo do 62) R$330,00

Os preços estao sujeitos a alteraçao de preços( por causa do aço que nao para de subir).... galera é isso emquanto as outras peças eu estou vendo com meus fornecedores talvez eu mesmo fabrique os suportes.

Beto Lacerda
02/05/2005, 18:13
Aeee o seguinte turma, eu estava esperando o ultimo carrgamento de aço para poder dar o preço correto...



Seguinte, 01 Jogo NOVO ( par) de feixes de mola toyota dianteiro para adaptação no jeep Willys dianteiro moderno ( mesmo do 62) R$290,00
Pintados e emgraxados.
01 Jogo NOVO ( par) de feixes de mola toyota Traseiro para adaptação no jeep Willys Traseiro moderno ( mesmo do 62) R$330,00

Os preços estao sujeitos a alteraçao de preços( por causa do aço que nao para de subir).... galera é isso emquanto as outras peças eu estou vendo com meus fornecedores talvez eu mesmo fabrique os suportes.
opa ve o preço dos suportes que vc tem um interessado
[]'s

bibizinhu
09/05/2005, 22:45
pessoal tenho uma duvida, meu jeep esta pulando muito ta muito duro, , c eu retirar algumas laminas do feiche de mola trazeiro e dianteiro o jeep ficará mais macil? o que ira aocntecer? ou o que eu posso fazer para melhorar isso!!!

abraços daniel

ferraz
10/05/2005, 10:18
Fala ai este valor é sem frete, não é e é necessario mais algo para a insralaçãono jeep, quanto custaria um kit completo .

Muito obrigado

Sergio Rocha
10/05/2005, 18:48
pessoal tenho uma duvida, meu jeep esta pulando muito ta muito duro, , c eu retirar algumas laminas do feiche de mola trazeiro e dianteiro o jeep ficará mais macil? o que ira aocntecer? ou o que eu posso fazer para melhorar isso!!!

abraços daniel

Fala Daniel, benvindo.

jeep pula mesmo, mas vc pode melhorar um pouco essa caracteristica dele.
Quanto a tirar laminas do feixe, pode ser feito desde q vc retire no maximo duas laminas, as menores, se tirar mais do q isso corre o risco do eixo girar em algumas situações.Isso de tirar laminas, desde q vc esteja com o motor original.

Vc pode colocar laminas de radiografia entre as laminas do feixe.Manter sempre bem engraxado.Verificar as buchas dos jumelos e dos suportes fixos, q dependendo do modelo são tb lubrificáveis.Os parafusos, dos suportes fixos e os do jumelos, são bem apertados mas sem exageros.

Vai fazendo uma coisa de cada vez pra sentir os resultados.

Rafael Kuzma
10/05/2005, 19:28
Galera é o seguinte, o Kit completo está em torno de R$ 1.000,00
Com:
4 feixes de mola do toyota na medida original do JEEP (cj3 ou cj5).
4 suportes da parte fixa do molejo
4 suportes da parte movel.
4 jumelos originais.
12 Buchas silenciosas originas do toyota.
4 Chapas de fixaçao( Ja com o suporte do amortecedor igual a original).
4 cunhas, se for o caso de mudar o angulo do eixo.
É isso ae... fora o frete... o KIT ja vai prontinho só retirar o original e instalar este... qualquer coisa entrem em contato!!!! Vou levar um Kit desse na FENAJEEP!!!

bibizinhu
10/05/2005, 23:15
obrigado Sergio!!

mas qual a quantidade de feixes de um jeep original? e meu motor é de opala 4cc... o que seria tambem feixes de radiografia?

eu vi para comprar no donatti4x4 molas que s~çao instaladas mo meio do feixe de mola em cada roda, será que isso ira ajudar alguma coisa?

sua caixa de diração é original, do maverick?

obrigado abraços

fugger
11/05/2005, 08:40
Galera é o seguinte, o Kit completo está em torno de R$ 1.000,00
Com:
4 feixes de mola do toyota na medida original do JEEP (cj3 ou cj5).
4 suportes da parte fixa do molejo
4 suportes da parte movel.
4 jumelos originais.
12 Buchas silenciosas originas do toyota.
4 Chapas de fixaçao( Ja com o suporte do amortecedor igual a original).
4 cunhas, se for o caso de mudar o angulo do eixo.
É isso ae... fora o frete... o KIT ja vai prontinho só retirar o original e instalar este... qualquer coisa entrem em contato!!!! Vou levar um Kit desse na FENAJEEP!!!


Rafael

Vc pode fazer a instalação também?

[]´s

Marcelo
11/05/2005, 10:57
Daniel,

Se não me engano, as molas originais do CJ5 são 12 lâminas nos feixes dianteiros e 10 nos traseiros.

São lâminas, ou melhor, chapas de radiografia. É só tirar umas 2 chapas do pulmão que você tem bastante lâmina pra colocar entre os feixes. :lol: :lol: :wink:

Esse kit da Donatti que você comentou deve ser o conhecido KIT FESS. Eu, particularmente, não gosto. :roll: Tem jipeiro aqui do fórum que gosta. :wink: Faz uma pesquisa sobre FES aqui no Fórum que você encontra muuuuuita coisa. :wink:

[s] moleiros,

Rafael Kuzma
11/05/2005, 13:29
Eu instalo tambem, ai tem mais o valor da mao de obra!!! beleza??? qualquer coisa me ligue!!! 41-346-5363!!!

Sergio Rocha
11/05/2005, 17:16
obrigado Sergio!!

mas qual a quantidade de feixes de um jeep original? e meu motor é de opala 4cc... o que seria tambem feixes de radiografia?

eu vi para comprar no donatti4x4 molas que s~çao instaladas mo meio do feixe de mola em cada roda, será que isso ira ajudar alguma coisa?

sua caixa de diração é original, do maverick?

obrigado abraços

O Marcelo já respondeu praticamente tudo.é isso q ele falou.
Minha caixa de direção é de Alfa Romeu.
Quanto ao Kit Fess, eu já usei e não gostei muito.E olha q eu cheguei a ficar com 5 laminas no feixe, tive q colocar barras de tração por causa disso.Tem gente q gosta eu aprendi muito sobre feixe de molas nessa época. :evil:

Uma boa alternativa, talves seja a melhor delas, se vc estiver disposto a gastar um pouco é colocar feixe da Toyota. Tem um topico rolando sobre isso.

bibizinhu
13/05/2005, 13:01
beleza galera!!

alguem pod eme falar como é colocado as laminas de rdiografia entre as laminas do feixe? é recortada? que geito.... e para que serve? o que ira ajudar?

braços

Beto Lacerda
13/05/2005, 13:24
bibizinhu, mande uma MP p/ o Sergio Rocha , ele é o expert em raio-x nos feixes , se vc fizer uma pesquisa tb vai achar muita coisa sobre isso
[]'s

Marisan
13/05/2005, 13:48
Só para tirar uma dúvida. A vantagem do feixe da Toyota não é o cumprimento? Molas da Toyota com comprimento (ou será cumprimento?) do feixe do Jeep tem alguma diferença? Muita diferença? Ou nenhuma diferença?

Elmer_Jeep
13/05/2005, 15:51
Marisan, boa tarde.

Acho q a sua pergunta se encaixa melhor nesse outro tópico aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9652

[]'s

Sergio Rocha
13/05/2005, 18:37
beleza galera!!

alguem pod eme falar como é colocado as laminas de rdiografia entre as laminas do feixe? é recortada? que geito.... e para que serve? o que ira ajudar?

braços

Bibizinhu
Que meigo esse nome. :roll:

Recorte a radiografia em tiras, na largura do feixe e no comprimento da ponta do feixe até o eixo.Note q as lamina do feixe tem comprimentos diferentes.Desmonte o feixe, e lambuze com graxa a lamina do feixe, coloque a tira de radiografia, lambuze a tira por cima, coloque outra lamina do feixe, lambuze, outra tira de readiografia........

Vc já viu um bolo em camadas ? É por aí.
A finalidade, é reduzir o atrito entre as laminas do feixe ( ferro com ferro), tornando assim o Jeep um pouco mais confortável, e tb acabando com a tendencia incomoda do jeep após fazer uma curva, continuar inclinado por algum tempo. :wink:

Sergio Rocha
13/05/2005, 18:51
bibizinhu, mande uma MP p/ o Sergio Rocha , ele é o expert em raio-x nos feixes , se vc fizer uma pesquisa tb vai achar muita coisa sobre isso
[]'s

Quase virei especialista nisso. :lol: :lol: Devo ter desmontado os feixes do cj3 umas 50 vezes, tentando de tudo pra transformar o cj3 em Landau. :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

bibizinhu
13/05/2005, 19:13
obrigado sergio!!!

sei que é meui chabi esse bibizinhu, quero mudar hahahahah é o nome que meu priminho deu pra meu jeep...

mas , outra duvida é a seguinte: dei uma lida em algum lugar , que os jumelos, deveriam estar não perpendicular com o solo, e sim um pouco mais para tras ,( olhando o jeep de lado) pq caso contrario c estivesse 90º com o solo o jeep ficaria muito mais duro!!!!

e para alguns aí, eu mandei adapitar caixa de direção do santana no meu jeep, e ficou nota 1000000000. muito bom, antes era do maveco, com a do santana a dirigibilidade melhoro de mais... c alguem desejar ver... eu tiro uma foto e coloco aqui!!!

abraços!

bibizinhu
13/05/2005, 19:21
mais uma coisa pessoal!!!

alguem pode me ajudar ... é o seguinte, comprei meu jeep a 2 mese, e to loco pra fazer uma trilha, mas não sei por onde começar, alguns clube.. alguns lugar.. pessoas sei lah... poderiam me direcionar....

sou de snato andré!!

abraços

Marcelo
14/05/2005, 09:31
Só para tirar uma dúvida. A vantagem do feixe da Toyota não é o cumprimento? Molas da Toyota com comprimento (ou será cumprimento?) do feixe do Jeep tem alguma diferença? Muita diferença? Ou nenhuma diferença?
Marisan,

Sim, uma das vantagens dos feixes da Toyota é o comprimento que permite uma maior flexibilidade dos feixes, :) mas não só isso, mas também a quantidade de lâminas existentes no feixe, a largura das lâminas, sua espessura e talvez mais algum fator que não me lembro, :roll: mas basicamente são esses. :wink:

E é o conjunto desses fatores que determina a flexibilidade das molas. :wink: :wink:
Molas de Toyota com o comprimento do CJ certamente terá mais flexibilidade que as originais do CJ, mas não a mesma do que no tamanho original. :wink:

[s] moleiros,

Marisan
14/05/2005, 20:44
Então tá.
Agora, outra dúvida. Pelo que entendi, com todos os suportes e etc. é plug and play? Ou vai serviço de solda e torneiro?

Marcelo
14/05/2005, 21:21
Marisan,

Em qual dos sistemas, com feixes originais da Toyota ou os reduzidos ppara CJ? :roll:
Se for os originais, requer o reposicionamento dos suportes, se for o outro, seria melhor perguntar nesse tópico que o Elmer indicou: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9652

[s]

Elmer_Jeep
16/05/2005, 00:41
Mari,

como vc disse, tendo tudo na mão(feixes/suportes/jumelos) NÃO é plug and play, tem q medir com cuidado a distancia entre os suportes mandendo o eixo na centragem original. De resto é arrancar os suportes originais e talvez aproveitar algum dos furos pros novos suportes(dependendo do comprimento dos feixes).

No caso de usar feixes "band encurtados" como tão falando no outro tópico aí sim é "PnP" vc remove os suportes originais e fixa os novos suportes nos mesmos furos existentes no chassi.

[]'s

Marisan
16/05/2005, 12:38
Gente, eu jurava que era este o tópico sobre os feixes de Toy feitos para CJ. :oops: Realmente, e isto eu já vi, tem que aumentar a distância entre os suportes para as molas originais da Toyota. :lol:
Agradeço as ajudas.

ramil2007
17/03/2006, 11:06
Olá Pessoallll,

Gostaria de saber se o rapaiz que faz os kits das molas do Toyota Band para cj5 ainda esta entre nós, se sim gostaria de saber o preço do kit e da adaptação.

Grato
Ramil

Elmer_Jeep
17/03/2006, 11:18
ramil2007, aí mano, o tópico do cara é outro:

entra lá
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9652

1 abraço.

ramil2007
17/03/2006, 12:35
Mto obrigado, vcs amigos jeepeiros sempre de pronto ajudando os necessitados...
Mto obrigado mesmo

Ramil2007

edgartoledo
20/04/2006, 21:30
Caros amigos,


:arrow: Gostaria de saber dos amigos se alguém já adaptou as molas da Toyota no CJ3A ?
:arrow: Existiu alguma dificuldade técnica?
:arrow: Houve necessidade de alongar o Chassi na parte frontal?
:arrow: Quantas lâminas usar no CJ3A?
:arrow: Os amortecedores da Ranger 4X2 também são uma boa opção para o 51?

Caso algum colega possua fotos da adaptação no 51 favor postar no tópico. :concordo:

Grato a Todos

rafaelsouza
21/04/2006, 10:33
Caros amigos,


:arrow: Gostaria de saber dos amigos se alguém já adaptou as molas da Toyota no CJ3A ?
:arrow: Existiu alguma dificuldade técnica?
:arrow: Houve necessidade de alongar o Chassi na parte frontal?
:arrow: Quantas lâminas usar no CJ3A?
:arrow: Os amortecedores da Ranger 4X2 também são uma boa opção para o 51?

Caso algum colega possua fotos da adaptação no 51 favor postar no tópico. :concordo:

Grato a Todos

Nós já adaptamos
Sim, Houve necessidade de alongar um pouco na parte frontal
Estava usando 3 molas por feixe
Colocamos este amortecedor citado e ficou muito bom

Fotos posso conseguir mas só na semana q vem :(
até :concordo:

edgartoledo
21/04/2006, 11:56
Grande Rafael,

Sempre salvando a pátria, obrigado pela ajuda e aguardo as fotos.
Mais algumas perguntinhas:
:arrow: Existem 2 modelos de Molas da Toy o antigo que possui maior número de folhas porém são mais finas e o novo (>93) que possui menor número de molas porém essas são mais espessas. Qual é melhor?
:arrow: Qual melhor esquema: Mestra,2º e reforço ou Mestra,2º e 3º?
:arrow: Tenho dificuldade de encontrar as buchas PU por aqui, as buchas silenciosas da Toy são boas?
Grato.

PS- Rafael, posta aí os links das suas empresas, ok?

Hélio
21/04/2006, 18:39
mais uma coisa pessoal!!!

alguem pode me ajudar ... é o seguinte, comprei meu jeep a 2 mese, e to loco pra fazer uma trilha, mas não sei por onde começar, alguns clube.. alguns lugar.. pessoas sei lah... poderiam me direcionar....

sou de snato andré!!

abraços

Ae! aparece lá no Poli em S. Bernardo as terças feiras, que tem um pessoal bacana ae vc fica sabendo das trilhas/passeios.

[]'s 8)

Carlos ZN
22/04/2006, 12:46
Olá Amigos,


No caso do CJ 3 precisa alongar o chassi e no CJ 5 ????

Elmer_Jeep
22/04/2006, 12:52
CJ5 é plug and play, não precisa alongar

Carlos ZN
24/04/2006, 11:33
Obrigado Jipeiro RR,


Outra duvida é pelo custo alto do cojunto, pode ser feito por partes tipo fazer a traseira depois a dianteira ou ao contrario???

Elmer_Jeep
24/04/2006, 16:03
Vai ficar bastante desproporcional pois os feixes band levantam bastante o CJ, mas... :lol:

rafaelsouza
25/04/2006, 03:44
Edgard, acho q amanhã consigo postar fotos pois acho que minha camera digital foi para o beleleu :( vou tirar no celular e posto aqui,
os links:
www.ironparts.com.br
www.topkits.com.br
www.x4aventura.com.br (entrando no ar no final desta semana :concordo: )
[],s :wink:

Gustavo de Olliveira
25/04/2006, 09:53
Vai ficar bastante desproporcional pois os feixes band levantam bastante o CJ, mas...

Coloquei no meu as molas de TOY apenas na dianteira e o jipe ficou mais macio com a mesma altura de antes ou pouca coisa mais baixo , acompanhei o esquema de montagem visto neste tópico :pensativo: será que saiu algo errado ou o Jipero RR está com SPOA ?

Elmer_Jeep
25/04/2006, 10:09
Gustavo de Olliveira, logo que montei o meu com feixes band tava spUa mesmo e quando ficava lado a lado com jipes originais notava-se facilmente a diferença de altura.

Em novembro/2005 mudei pra spOa, agora sim tá nas alturas :lol:

[]'s

rafaelsouza
25/04/2006, 11:07
Conforme prometido aí vai a foto do suporte dianteiro da Toy no CJ 3 repare na foto que alongamos aproximadamente 30 mm o chassis

edgartoledo
25/04/2006, 11:38
Rafael,

Valeu a atenção e dentro de alguns dias estarei fazendo a minha adaptação, assim que tiver pronto posto aqui as minhas impressões e as fotos .

Aproveito tbém para agradecer ao Elmer(jipeiro RR) que me deu uma força nesta pequena empreitada....


[]'s

Carlos ZN
03/05/2006, 15:37
Olá Amigos

Estou empolgado de fazer a adapitação, vem agora os custos recebi este orçamento sem a MO e gostaria de saber se está dentro uo fora da realidade?

2 FEIXE DE MOLA DIANTEIRO N.001 166,82 333,64
2 FEIXE DE MOLA TRASEIRO N.002 166,82 333,64
4 SUPORTE DIANTEIRO N.003 22,74 90,96
4 SUPORTE TRASEIRO N.004 22,74 90,96
1 GRAMPO DIANTEIRO X N.005 3,37 3,37
16 PORCA DUPLA GRAMPO DT./E TS. N.007 0,39 6,24
16 ARROELA DE PRESSAO N.008 0,17 2,72
32 PORCA SIMPLES N.012 0,06 1,92
6 PINO DIANTEIRO N.013 2,50 15,00
6 PINO TRASEIRO N.014 2,50 15,00
16 PORCA PRES.PINO AMORT/MOLA N.016 0,78 12,48
4 ARROELA LISAS DO AMORTECEDOR N.017 0,24 0,96
2 JUMELO DIANTEIRO COM BUCHA X N.018 58,46 116,92
2 JUMELO TRASEIRO COM BUCHA X N.019 58,46 116,92
8 BUCHA MOLA DT.EM POLIURET. N.020 7,47 59,76
8 BUCHA MOLA TS.EM POLIUTETANO N.021 7,47 59,76
16 PARAFUSO CRAVO SUPORTE N.011 0,71 11,36
1 CHAPA DO GRAMPO DT.DIR. - CH-038 CJ5 25,34 25,34
1 CHAPA DO GRAMPO DT.ESQ. - CH-040 CJ5 25,34 25,34
1 CHAPA DO GRAMPO TS.ESQ. - CH-040 CJ5 25,34 25,34
1 CHAPA DO GRAMPO TS.DIR. - CH-039 CJ5 25,34 25,34
3 GRAMPO DIANTEIRO - 9/16x78x160xC 3,59 10,77
4 GRAMPO TRASEIRO - 9/16x78x160xC 3,59 14,36
- Total de Pecas 1.398,10

Elmer_Jeep
03/05/2006, 15:44
esse é o preço do kit ou vc tá comprando peça por peça :?:

Carlos ZN
04/05/2006, 07:55
Olá Grande Elmer_Jeep


Estou fazendo por partes, vou fazer a dianteira e depois a traseira.
E em 3 x.
1° peças miudas.
2° feixos de molas.
3° M.O.
Seria os 3x a vista, para guanhar descontos, sendo que na MO só dianteira foi orçado em R$ 250,00.

Elmer_Jeep
04/05/2006, 09:58
Beleza, e sobre a mão de obra o preço tá bom, resta saber se vai ficar bem feito e se o mecanico entende de feixes de mola e adaptação em jipes... :parede:

eu não faria por menos de 500... pra deixar perfeito, claro :wink:

[]'s e boa sorte.

Carlos ZN
04/05/2006, 13:11
Olá Elmer
Pena que está longe, O preço é o mesmo que o seu, R$ 250,00 só a parte dianteira na oficina da Josewal 4x4.
As peças estes preços são da FF.

Vinicius_4x4
04/05/2006, 13:31
E aí Carlos!!

Colocando a suspensão da band então! Ótima adaptação :concordo: .
Não se esquece que vai ter que trocar os amortecedores também. Eu tô usando o do 608 se não em engano.

[]´s

NeRo
04/05/2006, 13:46
Carlos ZN, Eu cotei na FF semana passada por email tudo da Rural... deu 1.600,00 :shock:
Da Toy sai mais barato então. :concordo:

Carlos ZN
06/05/2006, 10:05
Olá Nero e Amigos,

Isto mesmo bem mais barato, no caso do Jeep as molas chega a custar R$ 100,00 a mais cada, a cima tem a relação de preços de todas as peças e valores da adaptação da suspenção da Toy, até as aruelas e o preço da M.O.
Agora estou com a duvida cruel sobre a posição dos jumelos na dianteira e entrei no topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1079
Agora na pesquisa todos com quem falei dentro e fora do site a aprovação é de 99% da adaptação os 1% restantes são os cricas.

Elmer_Jeep
06/05/2006, 10:08
Carlos ZN, já respondi pra vc no tópico acima sobre a posição dos jumelos no eixo dianteiro.

[]'s

edgartoledo
15/05/2006, 09:18
Pessoal,

Terminei a adaptação e como prometido estou postando minhas primeiras impressões.
:arrow: Realmente precisei alongar cerca de 4cm na parte anterior
:arrow: Usei mola mestre,2º e reforço mais amortecedores da Ranger e buchas PU.
:arrow: Ganhou bem em altura, mas nada absurdo ao ponto de necessitar de aumentar cardã ou mecher em outras coisas.
:arrow: Achei que ficou bem macio e também notei que melhorou a estabilidade em curvas.
:arrow: O ponto negativo foi o custo que superou minhas expectativas passando dos $2000,00 :cry:

Ainda hoje vou ver se posto aqui algumas fotos

Obrigado a todos pelas informações em especial ao Rafael e ao Elmer

Carlos ZN
07/06/2006, 14:31
Olá Amigos,

Coloquei só na dianteira e ficou SHOW DE BOLA quem adapitou foi o pessoal da Josewal 4x4 que tem os jumelos próprios para esta adapitação para evitar torção.
Agora estou echendo um porquinho "juntando dinheiro" para colocar na traseira para ficar 100%

Elmer_Jeep
07/06/2006, 14:55
Carlos ZN, desculpe a pergunta, mas o q q os jumelos tem de especial :?:

Elmer_Jeep
07/06/2006, 15:19
e qual o problema de as molas torcerem :?:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/84a5ebdf7a787eabd06bf6091e18682b.jpg

[]'s :pensativo:

Carlos ZN
07/06/2006, 18:35
Grande Amigo Elmer,

O "Especial" nada errei feio, os jumelos são da toy, o especial é igual o do amigo Rafael foto a cima na pagina que é do caminhão mercedes para 4 toneladas e mais macio pois usa uma bucha de borracha.
Por sinal vc. utiliza o mesmo jumelo que o meu, eu tenho uma duvida.

Porque os jumelos não ficam retos como os originais dos CJs :?: :?: :?: :?: :?: :?:

Deculpe e me corrija se eu estiver errado pois com a troca de informação é que aprendemos não sou dono da razão e ajudamos muitos companheiros.

ceveiga
25/07/2006, 23:35
Grande Amigo Elmer,

O "Especial" nada errei feio, os jumelos são da toy, o especial é igual o do amigo Rafael foto a cima na pagina que é do caminhão mercedes para 4 toneladas e mais macio pois usa uma bucha de borracha.
Por sinal vc. utiliza o mesmo jumelo que o meu, eu tenho uma duvida.

Porque os jumelos não ficam retos como os originais dos CJs :?: :?: :?: :?: :?: :?:

Deculpe e me corrija se eu estiver errado pois com a troca de informação é que aprendemos não sou dono da razão e ajudamos muitos companheiros.

Carlos ZN,

Qual a sua impressão depois de mais algum tempo com o kit parcial? Estou pensando em instalar no meu CJ3B mas a grana tá curta :rolleyes: e esta pode ser uma boa opção.

Abraços,

valmor
05/08/2006, 19:55
Depois de ler este topico , minhas duvidas :

Uso meu jeep , c/ suspensão original , em estradas de terra. Ja diminui a calibragem , engraxei as laminas ( melhorou um pouco ...) mas e bicho PULA pra Kcete !!!!! e curvas com um pouco de velocidade ...da medo ! :roll: :roll: :roll:

1- kit toy seria a solução pro meu caso ?????
2- qual amortecedores são indicados pra usar c/ o kit toy ????
3- suspendi a carroceria em 1" recentemente. Se optar pelo kit , vou ter que mecher em eixo cardã ????????

[]´s

ribon
05/08/2006, 20:21
Valmor,

Instalando um kit de suspensão vc vai ganhar em:

- Conforto
- Estabilidade
- Robustez
- Altura
- Estética
- Durabilidade

Mas seu carro vai ser sempre um jeep...

O amortecedor mais indicado é o da Ranger até 97 turbo gás: GL 12343 (cofap). O mesmo pode ser instalado em seu jeep mesmo com a suspensão original (ganha em conforto).

O cardã é uma incógnita... Só vai descobrir se mexe nele ou não após terminar de instalar a suspensão.

[ ]´s

valmor
05/08/2006, 20:33
Valmor,

Instalando um kit de suspensão vc vai ganhar em:

- Conforto
- Estabilidade
- Robustez
- Altura
- Estética
- Durabilidade

Mas seu carro vai ser sempre um jeep...

O amortecedor mais indicado é o da Ranger até 97 turbo gás: GL 12343 (cofap). O mesmo pode ser instalado em seu jeep mesmo com a suspensão original (ganha em conforto).

O cardã é uma incógnita... Só vai descobrir se mexe nele ou não após terminar de instalar a suspensão.

[ ]´s

obrigado Ribon :concordo: :concordo: :concordo:

[]´s

pcervieri
17/09/2006, 21:06
Vixi, e tanta informacao que eu fiquei mais em duvida ainda.
Tenho uma porcaria de uma suspensao da JR 4x4 no meu jeep (infelizmente).
Queria colocar alguma coisa que funcione, ja que meu jeep e bastante alto pois tem pneus agricolas aro 18, um pouco maior que o 38.
Alguem pode me ajudar.
Esses kits (fess, etc...) sao bons?? ou devo montar meu proprio kit??

Quem se interessar pela minha suspensao JR 4x4 eu vendo. HUAUHAHUAHUAHUAHU

FernandoRisso
18/09/2006, 08:42
Paulo,

Se quer fazer algo simples e funcional, use feixes de toyota com SPOA. Existem várias exemplos aqui no fórum de jeeps montados desta forma, se precisar de um pouco mais de curso de suspensão pode usar jumelos revolver ou articulados.

Ou pense em desenvolver uma suspensão com braços, mas isso é um trampo que exige um tanto de leitura e conhecimento, mas não é impossível.

[]'s com feixes e 4 link... :D

pcervieri
18/09/2006, 14:00
Paulo,

Se quer fazer algo simples e funcional, use feixes de toyota com SPOA. Existem várias exemplos aqui no fórum de jeeps montados desta forma, se precisar de um pouco mais de curso de suspensão pode usar jumelos revolver ou articulados.

Ou pense em desenvolver uma suspensão com braços, mas isso é um trampo que exige um tanto de leitura e conhecimento, mas não é impossível.

[]'s com feixes e 4 link... :D


Fernando,

Se eu colocar os feixes da toyota com SPOA qual amortecedor devo utilizar?? e esses jumelos?? Quais sao os melhores? Nao conheco nenhum.

pcervieri
18/09/2006, 15:37
Fernando,

Se eu colocar os feixes da toyota com SPOA qual amortecedor devo utilizar?? e esses jumelos?? Quais sao os melhores? Nao conheco nenhum.

Liguei na FF molas e falei com o Sr. Edivaldo, ele me disse que o kit deles nao permite a instalacao de outros jumelos. Voce conhece esse kit? Relamente nao permite a instalacao de outros jumelos?
Vou utilizar um pneu muito grande (maior q o 38) e acho que nao vai dar se utilizar ou jumelos originais.

Elmer_Jeep
18/09/2006, 15:41
Lembrando que SOA e jumelos grandes não são uma boa combinação.

FernandoRisso
18/09/2006, 16:20
Paulo,

Veja o tópico do Bob que está na minha assinatura, usamos molas FF com jumelos revolver e eles servem sim, é só medir e pedir pra quem for fabricar fazer na medida que vc precisa. Uso os revolvers da RC4x4, mas o Afonso da TT4 tb faz.

Como o Elmer disse, não use jumelos grandes, os originais já estão bons. Como vc usa pneus grandes pode pensar em aumentar um pouco o entre-eixos, isso vai ajudar na estabilidade em subidas íngremes e um pouco no conforto, apesar de não ser o que procuramos em um off-road.

Com pneus tão grandes vc nunca teve problemas com os semi-eixos ? Quais eixos usa ?

[]'s

pcervieri
18/09/2006, 20:17
[QUOTE=FernandoRisso]Paulo,

Veja o tópico do Bob que está na minha assinatura, usamos molas FF com jumelos revolver e eles servem sim, é só medir e pedir pra quem for fabricar fazer na medida que vc precisa. Uso os revolvers da RC4x4, mas o Afonso da TT4 tb faz.

Como o Elmer disse, não use jumelos grandes, os originais já estão bons. Como vc usa pneus grandes pode pensar em aumentar um pouco o entre-eixos, isso vai ajudar na estabilidade em subidas íngremes e um pouco no conforto, apesar de não ser o que procuramos em um off-road.

Com pneus tão grandes vc nunca teve problemas com os semi-eixos ? Quais eixos usa ?

[]'s[/QUOTE

Fernando,
ai que mora o perigo. Nunca utilizei esse pneu no meu jeep, atualmente tenho uma MERD@ de uma suspensao da JR 4x4 e utilizo pneus 35x15,5 R 15 ( e 15,5 mesmo nao 12,5) acabei de comprar esse pneus e vou aproveitar para mexer na suspensao do meu jeep. O diferencial estou pensando em por o do troller ou da f75 ainda nao sei, o original com certeza nao vai aguentar.
Com os pneus 35" o diferencial ja estala, com esses agricolas com certeza vai quebra.
OBS: nao quero conforto nenhum, apenas um pouco mais de estabilidade e alguma coisa mais resistente que essa bost@ da JR4x4. O que vcs me recomendariam? Andei cotando esse kit da molas ff. E bom? To numa duvida cruel pois aqui onde eu moro sao poucos os jeeps modificados e poucos os mecanicos que entendem de jeep, entao tenho que confiar na opiniao de vcs.

Um abraco.
Paulo

FernandoRisso
19/09/2006, 08:10
Paulo,

Para os eixos a melhor opção que temos são os de Troller. O Bill pneus 38,5" em eixos de troller com uns semi-eixos especiais e cruzetas maiores ao invés de homocinéticas, parece estar aguentando, já as homocinéticas quebravam direto.

Quanto a suspensão vá de molas de toyota com SPOA, não tem o que errar.

[]'s

Vinicius_4x4
19/09/2006, 11:33
Paulo, vou contribuir com o que vejo nas trilhas daqui ...

Aqui no RS tem um javali e uma band com estes pneus, ambos utilizam caixa + t-case + eixos da bandeirante. Tem aguentado bem este conjunto, é difícil de ver eles quebrados (na verdade nunca vi eles quebrados devido à estes equipamentos). Mas também tem uma, o pessoal anda tipo trator nas trilhas, devagar e sempre - não dá para querer velocidade que senão não funfa!!

Ah, o mais importante - a suspensão deles é band spoa e os pneus cabem tranquilo!

[]´s

pcervieri
19/09/2006, 14:37
Paulo, vou contribuir com o que vejo nas trilhas daqui ...

Aqui no RS tem um javali e uma band com estes pneus, ambos utilizam caixa + t-case + eixos da bandeirante. Tem aguentado bem este conjunto, é difícil de ver eles quebrados (na verdade nunca vi eles quebrados devido à estes equipamentos). Mas também tem uma, o pessoal anda tipo trator nas trilhas, devagar e sempre - não dá para querer velocidade que senão não funfa!!

Ah, o mais importante - a suspensão deles é band spoa e os pneus cabem tranquilo!

[]´s

Valeu Vinicius,

Essa e a minha ideia mesmo, o barro aqui e bem nervoso, nao quero velocidade e sim bastante tracao, vo anda so na moral, tomando uma e tal.....

Pedro Freitas
19/09/2006, 18:22
Preciso trocar as molas da viatura, vou aproveitar e comprar as da band de uma vez.

estou querendo comprar um kit de suspensao da band com jumelos revolver.
irei utilizar sem spoa (por enquanto), com eixos originais do CJ.

logo que conseguir mais latas compro os eixos da rural e mando soa.
nao adianta querer fazer tudo de uma vez se nao tiver tempo e dinheiro pra fazer spoa bem feito.

[]'s esperando o escorpião do bolso do velho dormir. :)

edwint
19/09/2006, 19:07
Oi pessoal,

Eu uso as molas da pick up Toyota no meu CJ a 4 anos, já fiz diversas trilhas, viagens e uso urbano. O Jeep ficou muuuito melhor em todos os aspectos. Ele ficou mais macio(não é nenhum Landau, mas melhorou), ficou mais estável, com melhor digiribilidade e principalmente com um curso de susp. bem maior.
Demorei um bom tempo até acertar a suspensão, mas depois de tirar e colocar diversas molas intermediárias diferentes, gostei do resultado.
Esta é a ficha da minha susp.:
Feixes, jumelos e suportes da pick up Toyota.
Diant: 3 lam. inteiras e uma interm.
Tras.: 2 lam. inteiras e duas interm.

obs: A durabilidade das buchas é muito maior que com a susp. original (utilizando buchas de PU em ambos)

Eu aprovo e recomendo!!!


ramiro eu tambem coloque estes feixes de mola em meu cj, q por sinal ficou MUITO bom, estou satisfeitissimo com esta alteraçÃo, só que coloquei 3 molas na trazeira e 2 na dianteira, só que o jumelo trazeiro esta pegando um pouco naquela barra de arraste, vc tambem teve esse problema? na dianteira almentei o chassis em +- 10 cm na trazeira nao mechi...

Pedro Freitas
20/09/2006, 12:35
só que coloquei 3 molas na trazeira e 2 na dianteira

pelo peso do motor, axo que o ideal seria 3 na frente e 2 na trazeira.
ou isso nao faz diferença?

[]'s

Vinicius_4x4
20/09/2006, 13:46
pelo peso do motor, axo que o ideal seria 3 na frente e 2 na trazeira.
ou isso nao faz diferença?

[]'s

Faz sim, no meu eu utilizo 4 lâminas na suspensão dianteira e 4 na suspensão traseira.

edwint
20/09/2006, 13:46
pelo peso do motor, axo que o ideal seria 3 na frente e 2 na trazeira.
ou isso nao faz diferença?

[]'s

Pedro, eu apenas segui conforme foi feito em um jeep aqui perto. mas creio que vc tem razão, mas p/ mim, vou deixar assim mesmo como esta pq o curso esta bom.

edwint
20/09/2006, 14:38
Faz sim, no meu eu utilizo 4 lâminas na suspensão dianteira e 4 na suspensão traseira.

4 molas de toyota??? puts p/ que isso tudo? deve ta um pau de duro! neste caso, melhor é usar mesmo os feixes do jeep.

edwint
20/09/2006, 14:41
ramiro eu tambem coloque estes feixes de mola em meu cj, q por sinal ficou MUITO bom, estou satisfeitissimo com esta alteraçÃo, só que coloquei 3 molas na trazeira e 2 na dianteira, só que o jumelo trazeiro esta pegando um pouco naquela barra de arraste, vc tambem teve esse problema? na dianteira almentei o chassis em +- 10 cm na trazeira nao mechi...

ahh esqueci de falar, meu jeep usa o motor hurrican 4CIL. muito mais leve que o 6 canecos ....

Elmer_Jeep
20/09/2006, 15:01
A quantidade de laminas vai de acordo com o peso suspenso, carroceria, acessórios, tanque, motor/cambio/tcase.

O meu tem 4 na dianteira(com o peso do motor diesel ficou bem macio) e 6 na trazeira(pra diminuir o axle-wrap).

[]'s

Pedro Freitas
20/09/2006, 22:59
concordo com o Elmer
depende do peso suspenso.
[]'s

Vinicius_4x4
21/09/2006, 07:36
6 na trazeira(pra diminuir o axle-wrap).

Exatamente por isto o meu tem 4 laminas na traseira. Antes disto tinha 3 :concordo:.

E a suspensão não ficou dura não, ficou muuito boa e olha que estou usando as molas dianteiras da band, se usar as molas traseiras fica melhor ainda.

Se o teu motor é menor coloca menos (eu colocaria 3) e testa, se achar que ficou dura, tira uma e vê como ficou e assim vai. Pode ir testando para que fique do teu agrado. As lâminas da band possuem duas expessuras também, daí dá para alterar esta caracterísitca também.
OBS.: Eu utilizo 3 das finas e uma das mais grossa (a última - menor de todas)

[]´s

alexrib2005
03/10/2006, 10:29
Galera, alguém já usou o kit da Garra, pois estou interessado e gostaria de saber se funciona bem no meu CJ5 69, pq estou com duvida se uso esse ou providencio o jogo de molas original.

Marcos ET
26/02/2007, 10:17
PessoALL, depois de um tempo, tou "arrancando fora" os kits "eu-fiss" do meu jeep e instalando os feixes dianteiros da Band curta com as tais "buchas silenciosas" metálicas (as fixas serao de borracha). Só que eu tou colocando apenas duas laminas na dianteira... (lamina mestre e contra-mestre).

Pergunta que nao quer calar: Para um CJ3A com motor de Opala 4 cil.(GM151) sem mais nenhum agregado na dianteira (frente leve), a quantidade de laminas é pouca? será que nao vou sofrer muito com o "axle warp" nas frenagens e na hora de usar o 4x4?

Outra coisa, tou pensando em usar mesmo os amortecedores MB608 e nao os da Ford Ranger... alguma crítica????

Como a "maioria absoluta" dos usuários do fórum tem CJ5 ou "coisa" mais pesada, nao encontrei quem tenha testado o conjunto num "51" (CJ3A) por isso tou vendo como ficará com apenas duas laminas por feixe (somente na DIANTEIRA - a traseira é outro assunto)

Aguardo comentários o mais breve possível, pois o jeep deve ficar pronto hoje no final da tarde... hehehehehe

[]'s com molejo a todos!

Elmer_Jeep
26/02/2007, 10:29
ET,

Coloca 3 laminas e amortecedores da Ranger.

[]'s

Marcos ET
26/02/2007, 10:46
Elmer, blza?

Cara, é justamente isso que eu tava pensando... mas a dúvida apareceu pq eu olhei no fórum e o pessoal coloca 3 laminas em CJ5 com motor GM4.1.... como o meu é um simples e "pacato" CJ3a com GM 151, acho que é bemmmmm mais leve, por isso pensei somente nas duas laminas...

No caso das tres laminas, qual a 3ª lamina vc indicaria? a menor, a mediana ou a maior????

Voce fala do amortecedor da Ranger pcausa do tamanho dele (nao ter que mudar os suportes originais) ou por outro motivo? eu li nos outros tópicos que os do MB608 sao aida mais macios que os da Ford, por isso tava pensando naqueles.... pq vc indicou os da Ranger?

desde já, valeu pela ajuda!

p.peleje
26/02/2007, 10:50
Meu CJ5 está com os amortecedores da Ranger, ficou bem melhor. Notei que nos buracos (on road) além de passar um pouco mais macio ele parou de balançar/trepidar qdo passa em piso irregular. Notei tb que os jumelos revolver contribuiram para ele ficar um pouco mais macio tb.
Antes que perguntem: os amortecedores da ranger deram contam do curso dos revolver.

[]s

Peleje

Elmer_Jeep
26/02/2007, 11:05
Elmer, blza?

Cara, é justamente isso que eu tava pensando... mas a dúvida apareceu pq eu olhei no fórum e o pessoal coloca 3 laminas em CJ5 com motor GM4.1.... como o meu é um simples e "pacato" CJ3a com GM 151, acho que é bemmmmm mais leve, por isso pensei somente nas duas laminas...

No caso das tres laminas, qual a 3ª lamina vc indicaria? a menor, a mediana ou a maior????
A maior.




Voce fala do amortecedor da Ranger pcausa do tamanho dele (nao ter que mudar os suportes originais) ou por outro motivo? eu li nos outros tópicos que os do MB608 sao aida mais macios que os da Ford, por isso tava pensando naqueles.... pq vc indicou os da Ranger?

desde já, valeu pela ajuda!
Etzinho.

Os amortecedores da ranger são pressurizados, e isso já é muita coisa se comparado com amortecedores convencionais de dupla ação, pior ainda são os do 608 que oferecem resistencia apenas pra extender, quando comprimidos não seguram nada iai teu jeep com feixes mais flexíveis vai pular igual antes quando tu usava kit fess... :parede:

Mas se quiser fazer o teste vai fundo, tem um tópico aí onde falo que já rodei sem amortecedores, usei os de 608, toyota, e parei nos turbogás da Ranger.

Boa sorte na escolha.

Pagani
26/02/2007, 11:10
Mas se quiser fazer o teste vai fundo, tem um tópico aí onde falo que já rodei sem amortecedores, usei os de 608, toyota, e parei nos turbogás da Ranger.

Boa sorte na escolha.


X2

Os do 608 eu nao recomendo, meu CJ parecia um João Bobo, balancando de um lado para outro...
Na minha opinião não vale a pena pula logo para os da Ranger...

[]´s turbogases

Marcos ET
26/02/2007, 11:16
A maior.

Etzinho.

... tem um tópico aí onde falo que já rodei sem amortecedores, usei os de 608, toyota, e parei nos turbogás da Ranger.

Boa sorte na escolha.

Grande Elmer! falou a voz da experiencia! nao existe melhor argumento doq aqueles em que usamos a "1ª pessoa do singular".... pra justificar erros ou acertos! Pagani, em breve vai ser "X3"....

Amortecedores TURBOGÁS da RANGER com molas da Band...... (ETzinho? putz, apelido carinhoso assim vai pegar mal! hehehehehehe)

Agora vou correndo na oficina pra instalar mais uma mola antes que eles terminem o serviço!

valew pessoALL !!!

Marcos ET
26/02/2007, 14:03
Blza, fui até o moleiro e as 3ª lâminas (das grandes) foram acrescentadas! agora só me restaram duas dúvidas:

1. O amortecedor da Ford Ranger é o dianteiro ou o traseiro..... (acho que é o traseiro para qualquer dos eixos do jeep, correto?)

2. Com estas três laminas por feixe, ainda terei "problemas" com o efeito "axle warp" nas frenagens e acelerações (com a tração 4x4 acionada)?

Valew!

Elmer_Jeep
26/02/2007, 14:23
Blza, fui até o moleiro e as 3ª lâminas (das grandes) foram acrescentadas! agora só me restaram duas dúvidas:

1. O amortecedor da Ford Ranger é o dianteiro ou o traseiro..... (acho que é o traseiro para qualquer dos eixos do jeep, correto?)

2. Com estas três laminas por feixe, ainda terei "problemas" com o efeito "axle warp" nas frenagens e acelerações (com a tração 4x4 acionada)?

Valew!

ETzinho :mrgreen:

1 - O amortecedor é o trazeiro da ranger, referencia cofap GL12343. (04peças)
E precisam de uma pequena alteração pra montar corretamente.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2879


2 - Pensei que seu problema era apenas com a suspensão dianteira... :pensativo: :rolleyes:




Nesse caso seria mais seguro adicionar uma lamina na suspensão trazeira deixando os feixes trazeiros com 4 laminas.

Pra manter a flexibilidade do conjunto prefira as mais longas.

Mas pra isso não existe receita definida, como falei antes, tem que testar e modificar até encontrar um desempenho favorável.

[]'s

Marcos ET
26/02/2007, 15:05
ETzinho :mrgreen:

1 - O amortecedor é o trazeiro da ranger, referencia cofap GL12343. (04peças) E precisam de uma pequena alteração pra montar corretamente.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2879



Caro Elmer, mais uma vz, obrigado!




2 - Pensei que seu problema era apenas com a suspensão dianteira... :pensativo: :rolleyes:



Problema? na verdade esta é a SOLUÇÃO dos problemas! hehehehe sim sim, eu tava falando apenas do eixo dianteiro... como os freios atuam prioritariamente nas rodas dianteiras, penso que se eu freiar "forte" (especificação de freiar forte: travar os pneus 750x16 no asfalto) terei um efeito de axle warp no eixo dianteiro (tampa da bola de diferencial "olhando" para o chao). Da mesma forma, usando o jeep em 4x4, o mesmo efeito ocorreria no eixo dianteiro, porém no sentido contrário de rotação (tampa da bola do diferencial "olhando" para o cárter do jeep, puxando o cardan para fora)... por isso tava perguntando se este efeito seria acentuado ou estaria dentro do "tolerável" (especificação de tolerável: que nao solte o cardan nem quebre nada! hehehe)

valew novamente!!!

edwint
26/02/2007, 16:55
PessoALL, depois de um tempo, tou "arrancando fora" os kits "eu-fiss" do meu jeep e instalando os feixes dianteiros da Band curta com as tais "buchas silenciosas" metálicas (as fixas serao de borracha). Só que eu tou colocando apenas duas laminas na dianteira... (lamina mestre e contra-mestre).

Pergunta que nao quer calar: Para um CJ3A com motor de Opala 4 cil.(GM151) sem mais nenhum agregado na dianteira (frente leve), a quantidade de laminas é pouca? será que nao vou sofrer muito com o "axle warp" nas frenagens e na hora de usar o 4x4?


Outra coisa, tou pensando em usar mesmo os amortecedores MB608 e nao os da Ford Ranger... alguma crítica????

Como a "maioria absoluta" dos usuários do fórum tem CJ5 ou "coisa" mais pesada, nao encontrei quem tenha testado o conjunto num "51" (CJ3A) por isso tou vendo como ficará com apenas duas laminas por feixe (somente na DIANTEIRA - a traseira é outro assunto)

Aguardo comentários o mais breve possível, pois o jeep deve ficar pronto hoje no final da tarde... hehehehehe

[]'s com molejo a todos!



marcos de Et p/ Et.

exatamente isto que eu fiz no meu cj3b, usava o motor original, MUITO mais pesado que o 151 do opala ou o ap1.8, agora estou colocando o motor ap, a suspençào dianteira subil uns 2cmm, deve ficar melhor ainda, uma sugestão aproveite p/ colocar os jumelos p/ traz, ajuda em muito na macies. 02 laminas (curtas) na dianteira e 03 na trazeira.

outra coisa usei os amortecedores trazeiros da ranger argenina ficou 100% é só sacar o tubinho de ferro do olhal superior, nem precisa trocar a bucha.

qualquer coisa estou ak.

Leo - Beethoven
26/02/2007, 17:37
Alguns aqui provavelmente vão cair matando :discordo: no que eu vou dizer, mas sou obrigado....:)
Temho um CJ-5 a mais de 15 anos, e todo o tipo de adaptação que alguém puder imaginar eu já fiz ou pelo menos tentei.....´quando pensei em um sistema de suspensão mais eficiente pro meu CJ, fui de cara no sistema da Toyota, pensei: É um sistema "mais moderno", consiável e relativamente barato.....pois bem...lá fui eu encarar essa briga....hoje tem muita gente fazendo isso, mas na época, a uns 7, 8 anos atrás, não havia ninguém que pudesse dar umas dicas.....(uma pena que este fórum não era dessa época)....me chamaram de louco e tudo mais, quando propuz algo assim, mas fui a luta......depois de uns 3 anos de modificações e ajustes, cheguei a conclusão que só ganhei em uma coisa efetivamente: Robustez.....curso, conforto e desenpenho, não foram tão significativos assim.....Peço desculpas, mas por toda a experiência que passei, posso recomendar uma coisa áqueles que pensam em mudar de suspensão: Exitem kits Americanos que são muito melhores e se pode encontrar aqui no Brasil por uns U$1.000,00 (alguns aqui no fórum que comercializam e possuem boa reputação) e que realmente valem a pena, não só por atingirem o desempenho que queremos em um Jeep, mas por não descaracterizar tanto quanto instalar uma suspensão de Toyota. Esses Kit são uma moleza de instalar e alguns nem há necessidade de soldagem......só depois que apanhei por muito tempo, descobri que comercializam no Brasil a um custo que valia a pena....
Para aqueles que já optaram por este caminnho, tudo bem, acho muito válido (e sou assim tbém), mas para os que ainda estão pensando....pesquisem....de uma volta em um Jeep antes com a suspensõ que vc acha que vai ficar bem seu, antes de se decidir....

Abs.

alexrib2005
26/02/2007, 20:02
Alguns aqui provavelmente vão cair matando :discordo: no que eu vou dizer, mas sou obrigado....:)
Temho um CJ-5 a mais de 15 anos, e todo o tipo de adaptação que alguém puder imaginar eu já fiz ou pelo menos tentei.....´quando pensei em um sistema de suspensão mais eficiente pro meu CJ, fui de cara no sistema da Toyota, pensei: É um sistema "mais moderno", consiável e relativamente barato.....pois bem...lá fui eu encarar essa briga....hoje tem muita gente fazendo isso, mas na época, a uns 7, 8 anos atrás, não havia ninguém que pudesse dar umas dicas.....(uma pena que este fórum não era dessa época)....me chamaram de louco e tudo mais, quando propuz algo assim, mas fui a luta......depois de uns 3 anos de modificações e ajustes, cheguei a conclusão que só ganhei em uma coisa efetivamente: Robustez.....curso, conforto e desenpenho, não foram tão significativos assim.....Peço desculpas, mas por toda a experiência que passei, posso recomendar uma coisa áqueles que pensam em mudar de suspensão: Exitem kits Americanos que são muito melhores e se pode encontrar aqui no Brasil por uns U$1.000,00 (alguns aqui no fórum que comercializam e possuem boa reputação) e que realmente valem a pena, não só por atingirem o desempenho que queremos em um Jeep, mas por não descaracterizar tanto quanto instalar uma suspensão de Toyota. Esses Kit são uma moleza de instalar e alguns nem há necessidade de soldagem......só depois que apanhei por muito tempo, descobri que comercializam no Brasil a um custo que valia a pena....
Para aqueles que já optaram por este caminnho, tudo bem, acho muito válido (e sou assim tbém), mas para os que ainda estão pensando....pesquisem....de uma volta em um Jeep antes com a suspensõ que vc acha que vai ficar bem seu, antes de se decidir....

Abs.

Quais os tópicos destas suspensões, amigo...

Marcos ET
26/02/2007, 20:32
marcos de Et p/ Et.

...uma sugestão aproveite p/ colocar os jumelos p/ traz, ajuda em muito na macies. 02 laminas (curtas) na dianteira e 03 na trazeira.



Saudações Edwind! como vai?

Meu amigo, olhando a foto do seu jeep ele parece estar ficando mto bonito! só uma coisa que me chamou a atenção: voce teve que usar alguma cunha entre as molas e o eixo? eu pude perceber que a mola ficou muito diferente da posição original... nos jeeps com jumelos posicionados originalmente para tras (corrijam-me se eu estiver errado) a articulação fica no meio do chassis (acho que para compensar a diferença do tamanho do jumelo) e nao abaixo dele.... isso nao alterou muito o angulo do cáster? como voce resolveu este problema? outra coisa, como voce vai resolver a questao de soltar o cardan quando a suspensao "abre"?

Salve Leo, blza?

Eu concordo em parte com oq vc falou... sabe, embora eu tenha o mesmo jeep a 28 anos, foi só a partir de 1997 que iniciei as adaptações.

Neste tempo todo eu percebi algumas dificuldades em encontrar determinadas peças para o velho GoDevil, ou outras coisas menores... e foi este o motivo que me "obrigou" a abrir mao da originalidade da viatura.

Penso que estes kits que voce falou podem ser ótimos, mas certamente eles sofrerao desgaste e terao que sofrer manutenção.... daih é que, no meu caso, eu acho inviável tal opção, pois é muito mais fácil encontrar peças da Toyota Bandeirantes "em qualquer esquina" doq uma lamina importada, uma bucha ou grampo (sei lá que mais).

Nao me agradaria ficar com a viatura parada esperando uma peça chegar dos EUA se eu posso ter resultado semelhante usando peças com uma relação custo/benefício mais atraente e que podem ser encontradas a menos de 20km da minha casa entende?

MAS, como eu disse: todas estas considerações sao aplicáveis "NO MEU CASO"... pois pretendo passar pelo menos mais 30 anos com este mesmo jeep, no mínimo! rsrsrs

Leo - Beethoven
27/02/2007, 09:06
Quais os tópicos destas suspensões, amigo...

Exitem dois tópicos que valem a pena conferir...me identifiquei muito com eles, apesar de tratarem de um tipo diferente de suspensão, tem ótimas dicas por lá.....dá pra ver quem são os caras afim de cultivar a imagem do 4x4, aqueles que realmente gostam de partilhar as experiêcias boas e as ruins, para que outros passem por trajetos das adaptações menos tortuosos, mas infelizmente (ou felizmente) conhecermos os picaretas e pilantras que infelizmente degridem o conceito do que é ser um verdadeiro jipeiro.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18202
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1957

Aaahhhh....como eu queria ter descoberto estas listas antes.....

Abs.

Elmer_Jeep
27/02/2007, 09:22
Nao me agradaria ficar com a viatura parada esperando uma peça chegar dos EUA se eu posso ter resultado semelhante usando peças com uma relação custo/benefício mais atraente e que podem ser encontradas a menos de 20km da minha casa entende?


x2 :mrgreen:

Leo - Beethoven
27/02/2007, 09:39
Salve Leo, blza?

Eu concordo em parte com oq vc falou... sabe, embora eu tenha o mesmo jeep a 28 anos, foi só a partir de 1997 que iniciei as adaptações.

Neste tempo todo eu percebi algumas dificuldades em encontrar determinadas peças para o velho GoDevil, ou outras coisas menores... e foi este o motivo que me "obrigou" a abrir mao da originalidade da viatura.

Penso que estes kits que voce falou podem ser ótimos, mas certamente eles sofrerao desgaste e terao que sofrer manutenção.... daih é que, no meu caso, eu acho inviável tal opção, pois é muito mais fácil encontrar peças da Toyota Bandeirantes "em qualquer esquina" doq uma lamina importada, uma bucha ou grampo (sei lá que mais).

Nao me agradaria ficar com a viatura parada esperando uma peça chegar dos EUA se eu posso ter resultado semelhante usando peças com uma relação custo/benefício mais atraente e que podem ser encontradas a menos de 20km da minha casa entende?

MAS, como eu disse: todas estas considerações sao aplicáveis "NO MEU CASO"... pois pretendo passar pelo menos mais 30 anos com este mesmo jeep, no mínimo! rsrsrs

Salve Marcos, blz ?
Eu concordo em quase 100% com o que vc disse. Certamente temos a mesma linha de raciocínio....se vc está em Palmas-TO realmente tem que pensar nas questões de ter as peças acessíveis pra não ficar com a viatura parada, eu mesmo quando fui pro NE com o meu CJ, passei um perrengue em uma cidade chamada Terezina de Goiás, é aí pro seus lados.....trincou o suporte do jumelo da suspensão trazeira nessa cidade e só encontrei um cara que lidava com máquinas agrícolas por lá.....o cara tinha máquina de solda mas não sabia soldar....rsrsrs....ele até me emprestou a máquina e os eletrodos, mas depois tive que soldar uma tonelada de coisas pra ele....mas essa é uma outra hístória....

Reconheço que no Brasil tem pessoas muito, ou talvés até com mais abilidade pra essas coisa do que em qualquer outro lugar do mundo, mas infelizmente no EUA, os caras tem duas coisas no mercado que nós não temos: Recursos e demanda. Recursos por que esse caras tem acesso a materias primas que nós aqui Brasil só lidamos com o resto, no caso do aço por exemplo, e recursos de produção, por exemplo, são empresas de tratamento térmico (temperas) que possuem instalações e condições de executar um trabalho com certa propriedade. Posso dizer isso com certa propriedade, pois meu trabalho está lidado diretamente ao controle de qualidade em metarlurgia e resistência dos materiais em geral.
E lá se tem demanda, pq a frota de Jeeps e SUVs nos EUA é invejável.....já qualquer um pode ter um Wrangler, aqui no Brasil, quem tem um Jeep ou muitas vezes taxado de "boy".....o que sabemos que não é verdade.
Apesar de toda essa novela que escrevo (risos), ainda acho que vale a pena considerar um kit americano....a durabilidade e o desempenho é muito maior....sem contar que vc consegue comprar esses kits no Brasil hoje por uns USD1.000....e reposição também.....com certaza os amigos aqui do Fórum vão poder fazer algumas indicações.
Parece até que tenho uma loja, não é...(risos)....mas a real é que estou bolando algo novo pro meu CJ....mas ainda estou rodando com a suspensão Toyota....mas como eu disse: Ah se eu tivesse essas dicas antes.....não tinha gastado um centavo com isso.....mas sou obrigado a adimitir, que apanhar dessa suspensão foi um apredizado e tanto....

Abs.

JUNINHO_BITTENCOURT
27/02/2007, 09:48
Bom dia galera, é o seguinte tenho um cj-3b e estou reformando por completo, estou adaptando os feixes de molas da toyota bandeirante tambem, o meu mecânico ja fez isso em varios jipes e falou que fica ótimo, o que estamos fazendo é o seguinte, como meu jipe tem motor AP 1.8 que é muito leve, esta sendo utilizado apenas as molas mestras e contra mestras nos 4 feixes, sendo que são todos 4 feixes dianteiros da toyota, por isso não houve a necessidade de tanta adpatação, pois o traseiro da toyota é mais comprido segundo meu mecânico, necessitando de maiores adptações, alem disso os feixes traseiros estão deslocandos mais para proximo da roda e todo o conjunto por cima do eixo, minha intenção é ter um jipe alto, por isso vou instalar estabilizador na traseira e colocar alargador de 5 cm em cada roda para ajudar na estabilidade, a minha duvida são os amortecedores, vi que citaram o da ranger, seria adequado ao meu caso tambem?
OBS: tenho pneus bf 33"x12,5 e colocarei ou general 35"x12,5 ou maxxis 33''x 13,5

Elmer_Jeep
27/02/2007, 10:40
Bom dia galera, é o seguinte tenho um cj-3b e estou reformando por completo, estou adaptando os feixes de molas da toyota bandeirante tambem, o meu mecânico ja fez isso em varios jipes e falou que fica ótimo, o que estamos fazendo é o seguinte, como meu jipe tem motor AP 1.8 que é muito leve, esta sendo utilizado apenas as molas mestras e contra mestras nos 4 feixes, sendo que são todos 4 feixes dianteiros da toyota, por isso não houve a necessidade de tanta adpatação, pois o traseiro da toyota é mais comprido segundo meu mecânico, necessitando de maiores adptações,
Até aí tudo bem...



alem disso os feixes traseiros estão deslocandos mais para proximo da roda e todo o conjunto por cima do eixo, minha intenção é ter um jipe alto, por isso vou instalar estabilizador na traseira e colocar alargador de 5 cm em cada roda para ajudar na estabilidade, a minha duvida são os amortecedores, vi que citaram o da ranger, seria adequado ao meu caso tambem?
OBS: tenho pneus bf 33"x12,5 e colocarei ou general 35"x12,5 ou maxxis 33''x 13,5
Se os feixes estão por fora do chassi vc pode dispensar o estabilizador.

Já vai ter um jeep alto com uma suspensão que não flexiona/extende totalmente :rolleyes:

Marcos ET
27/02/2007, 15:13
Salve Leo, blza?

Cara, além de demanda e qualidade, lá nos EUA os caras tem instituições de ensino voltadas ao ramo automobilístico.... já aqui no Brasil, acho que para protejer as montadoras ou seja lá o motivo que for, as modificações em suspensao, ou até mesmo mudar rodas e pneus por outros maiores sao... simplesmente PROIBIDOS..... (vide resolução do CONTRAN sobre alterações veiculares, nao me lembro o número). ou seja: Lá os caras se especializam e aqui agimos na clandestinidade... rsrsrssr

Ivo, concordo com o Elmer... vc até pode colocar barra estabilizadora no seu jeep, mas como os feixes já estao deslocados para fora.... acho que vc nao vai sentir falta....

Leo - Beethoven
27/02/2007, 16:59
Salve Leo, blza?

Cara, além de demanda e qualidade, lá nos EUA os caras tem instituições de ensino voltadas ao ramo automobilístico.... já aqui no Brasil, acho que para protejer as montadoras ou seja lá o motivo que for, as modificações em suspensao, ou até mesmo mudar rodas e pneus por outros maiores sao... simplesmente PROIBIDOS..... (vide resolução do CONTRAN sobre alterações veiculares, nao me lembro o número). ou seja: Lá os caras se especializam e aqui agimos na clandestinidade... rsrsrssr


Marcos, vc tem absoluta razão, se vc tem um carro antigo e quer comprar as peças originais dos EUA, vai pagar 60% de imposto de importação , mais 18% de ICMS (pessoa física). Isso é uma vergonha levando em conta que neste exemplo nem similaridade nacional existe.....as nossas leis de importação são uma verdadeira piada......e nem precisa de comparações com países de 1o. mundo....O nosso governo, acaba estimulando o informalidade e ilegalidade de algo que poderia ser um meio de vida honesto e legítimo pra muitos aqui do fórum mesmo.....que poderiam oferecer as suas idéias e serviços de uma maneira, clara, legítima e útil a todos....
Quanto a nova resolução do Contran, tem tópico aqui sobre isso..
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25576
Em SP as coisas estão ficando cada vez mais complicadas pra quem quer ter o seu Jeep modificado, porém regularizado....acho isso muito importante, pois muitos aqui cuidam das viaturas como filhos, e não querem correr riscos em predê-las em uma blitz....
....com certeza, política, religião, futebol e preferência sexual, não se descutem....mas o fato de nosso governo não abrir os olhos pra questões assim me revolta....

Abs.

JUNINHO_BITTENCOURT
28/02/2007, 06:20
Elmer obrigado pela resposta, você diz que com os feixes da toyota mesmo sendo somente duas laminas por mola não ira flexionar por completo? ou o motivo é o feixe estar por cima do eixo? valeu, abraço

Elmer_Jeep
28/02/2007, 08:09
Elmer obrigado pela resposta, você diz que com os feixes da toyota mesmo sendo somente duas laminas por mola não ira flexionar por completo? ou o motivo é o feixe estar por cima do eixo? valeu, abraço

Ivo, tem gente que usa apenas uma lamina (trazeira picape strada) e não flexiona por completo devido a posição de montagem... E não é o fato de estar por cima do eixo, o problema (na minha opinião) é estar por fora do chassi.

Se quiser comparar os prós e os contras desse tipo de montagem tem um tópico específico sobre o assunto (e interessante pelo menos até a pagina 3)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1205

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
01/03/2007, 09:02
Ivo, tem gente que usa apenas uma lamina (trazeira picape strada) e não flexiona por completo devido a posição de montagem... E não é o fato de estar por cima do eixo, o problema (na minha opinião) é estar por fora do chassi.

Se quiser comparar os prós e os contras desse tipo de montagem tem um tópico específico sobre o assunto (e interessante pelo menos até a pagina 3)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1205

[]'s


Valeu Elmo, agora não tenho mais como voltar atrás, e esperar acabar e testar para ver o que dá,hehe, minha intenção ''e ter um jeep alto para trilhas, quero estabilidade porem sem diminuir a performance em trilhas, vamos ver como vai ficar, eu fiz esta adptação pois um amigo meu colocou no willys dele e falou que ficou muito melhor na trilha, mais valeu pelas dicas, e os amortecedores que vou colocar mesmo é o da ranger traseiro, abração

Marcos ET
02/03/2007, 16:41
Ivo, eu coloquei tres na dianteira.... ainda nao testei em trilha, mas nas ruas tá uma maravilha... bom dmais! Eu coloquei tres laminas pq antes de montar eu testei o feixe com duas molas... putz, eu pisei no meio do arco enquanto o moleiro tinha largado ela no chao e nao é que ela cedeu totalmente? eu achaVA que duas laminas bastavam, nao cheguei a montar o jeep só com duas, mandei botar as tres antes de terminar tudo... e ficou mto bom... achjo que atrás pode ir duas laminas... pois nao tem peso de motor, mas se vc colocar só duas, pode ser que tenha aquele "marvado" problema de axle warp.... ah! vc já reparou que as molas dianteiras da Band sao DO MESMO TAMANHO que as traseiras do CJ3A?

JUNINHO_BITTENCOURT
02/03/2007, 18:57
Ivo, eu coloquei tres na dianteira.... ainda nao testei em trilha, mas nas ruas tá uma maravilha... bom dmais! Eu coloquei tres laminas pq antes de montar eu testei o feixe com duas molas... putz, eu pisei no meio do arco enquanto o moleiro tinha largado ela no chao e nao é que ela cedeu totalmente? eu achaVA que duas laminas bastavam, nao cheguei a montar o jeep só com duas, mandei botar as tres antes de terminar tudo... e ficou mto bom... achjo que atrás pode ir duas laminas... pois nao tem peso de motor, mas se vc colocar só duas, pode ser que tenha aquele "marvado" problema de axle warp.... ah! vc já reparou que as molas dianteiras da Band sao DO MESMO TAMANHO que as traseiras do CJ3A?


Po Marcos nâo havia persebido não, este é o motivo então de meu mecânico ter pedido para comprar 4 feixes dianterios da band. facilitou a adptação, hoje o bichinho ja estava com a traseira calçada,
bom a principio meu mecânico falou que 2 laminas bastariam, pois o peso do willys é leve e do motor ap tb, porêm tenho guincho mecânico e um parachoque mto reforçado que vai contribuir para o peso ser maior, vou testar e ver no que da, Marcos qual motor e caixa você tem no seu cj3? abraço

Marcos ET
04/03/2007, 16:59
Atualmente eu uso um motor GM151... (Opala 4Cilindros) com cambio e t-case originais (cambio 3marchas).... até agora a adaptaçao ta indo bem....

JUNINHO_BITTENCOURT
05/03/2007, 08:10
Atualmente eu uso um motor GM151... (Opala 4Cilindros) com cambio e t-case originais (cambio 3marchas).... até agora a adaptaçao ta indo bem....

Eu tinha no meu Ap a caixa original 3m, fica bom mesmo, agora coloquei a clark 4 marchas da f-1000, em relação aos feixes acredito o ideal colocar 3 mesmo na dianteira, voce tem motor GM151 que é um pouco mais pesado que o AP, porem tenha a caixa clark que é mais pesada que a t-case, os peso dos conjuntos devem estar proximos, se esta legal o seu com 3 laminas o meu deve ficar bom tambem, valeu abração Marcos

lucciano amaral
06/03/2007, 18:28
Eu tinha no meu Ap a caixa original 3m, fica bom mesmo, agora coloquei a clark 4 marchas da f-1000, em relação aos feixes acredito o ideal colocar 3 mesmo na dianteira, voce tem motor GM151 que é um pouco mais pesado que o AP, porem tenha a caixa clark que é mais pesada que a t-case, os peso dos conjuntos devem estar proximos, se esta legal o seu com 3 laminas o meu deve ficar bom tambem, valeu abração Marcos

Amigo seria possivel vc postar umas fotos da sua adaptação dos feixes de mola da toyota? valeu

JUNINHO_BITTENCOURT
08/03/2007, 07:48
O luciano, eu bati fotos com o celular, mas ficaram péssimas, essa semana vou la na oficina e bata umas fotos com a digital ai posto aqui, valeu abraço

lucciano amaral
08/03/2007, 09:06
O luciano, eu bati fotos com o celular, mas ficaram péssimas, essa semana vou la na oficina e bata umas fotos com a digital ai posto aqui, valeu abraço


OK. MUITO OBRIGADO

alexandre roveri
24/05/2007, 16:31
Deu um puta trabalho ler os duzentos e tralalá post´s , mas mesmo assim vou falar besteira !!!!
E se, ao invez de prolongar o chassis pra colocar os suportes das novas molas Toy ( o site da Garra "recomenda" prolongar tanto a frente quanto a traseira) eu diminuir o entre eixos do jeep !
Quais seriam as consequencias esperadas :pensativo: :?:

DJunior
24/05/2007, 16:53
Deu um puta trabalho ler os duzentos e tralalá post´s , mas mesmo assim vou falar besteira !!!!
E se, ao invez de prolongar o chassis pra colocar os suportes das novas molas Toy ( o site da Garra "recomenda" prolongar tanto a frente quanto a traseira) eu diminuir o entre eixos do jeep !
Quais seriam as consequencias esperadas :pensativo: :?:

ESTABILIDADE...

Sergio Rocha
24/05/2007, 20:06
Deu um puta trabalho ler os duzentos e tralalá post´s , mas mesmo assim vou falar besteira !!!!
E se, ao invez de prolongar o chassis pra colocar os suportes das novas molas Toy ( o site da Garra "recomenda" prolongar tanto a frente quanto a traseira) eu diminuir o entre eixos do jeep !
Quais seriam as consequencias esperadas :pensativo: :?:

Nào precisa prolongar o chassis.De uma olhada no site da tt4.

[]'

Luiz Marcos
05/10/2007, 21:58
Pessoal,

Tô querendo colocar um kit de molas da Toy Band no meu CJ. Liguei para a FF molas e falei com Edvaldo que me informou que o Kit está por R$ 1.347,00 e segundo ele é produto de primeira linha, já testado por muitos jipeiros sem reclamações da qualidade. Só que descobri no site da Tratorgama um kit por R$ 1.180,00 liguei pra lá e falei com um vendedor e o mesmo não quiz me dizer quem fabricava esse kit.

Alguém conhece o kit da tratorgama? as vezes compramos pelo preço e compramos produtos de qualidade duvidosa.

JPSP
05/10/2007, 22:19
Luiz,
eu instalei o kit da FF. Não estou aqui para dengrir a imagem de ninguém, apenas para dividir minha experiência.
Bom, depois de aproximadamente 4 meses com as molas instaladas no CJ, sem rodar ainda... pois passei aproximadamente 1 anos e meio montando o jeep, ele arriou do lado do passageiro. Deu um trabalho danado mas levei até a FF. Eles disseram que haviam mudado as molas, etc... o mecanico havia feito marcas nas molas, e as mesmas permaneceram no mesmo lugar e ainda arriadas. Mandei arquear em um moleiro aqui perto de casa....e agora, quase 1 anos depois, arriaram novamente. Sem contar aquele jumelo que eles usam, que não sei do que são, só não são de band. Meu CJ5 ficou pulando demais, e só agora que mexi nos feixes e deixei com apenas 2 laminas é que ficaram mais ou menosm, e olha que estou usando amortecedores rancho 9000X (com compressor).
Bem, vai aí meu depoimento!

Abraços,

Luiz Marcos
06/10/2007, 17:38
Valeu, até agora só tinha ouvido falar bem desse kit. Vou tentar descobrir alguma informação do kit da tratorgama. O meu Jipe aundo faço uma curva parece que vai rolar e dizem que com o kit Band ele fica mais firme.

lucciano amaral
08/10/2007, 08:56
LUiz eu comprei os feixes Kit da Band, na tratorgama e te recomendo, nunca tive nenhum problema, abraços

Marcos ET
08/10/2007, 12:15
PessoALL, vou contar rapidamente minha história....

Sempre tive vontade de colocar molas da Band no jeep, e tem tempo que tou morando longe do "Brasil", por isso tenho feito "Homebuilt" mesmo...

Fui em um moleiro e comprei:
quatro lâminas mestre da band curta DIANTEIRA (a menor mola de todas)
quatro lâminas contra-mestre da band curta DIANTEIRA
quatro lâminas médias da band curta dianteira
duas lâminas medio-pequenas curta dianteira
quatro suportes fixos
quatro suportes articulados (dos jumelos)
quatro jumelos da Band

Assim, meu jeep ficou com quatro feixes DIANTEIROS da Band curta, dois na dianteira e dois atrás... os feixes dianteiros ficaram com três laminas cada um, e os de tras ficaram com quatro.

Os suportes de amortecedor eu soldei um parafuso direto no "tubo" do eixo, um para cada.
os grampos foram de acordo com o eixo...

Montei tudo e tou satisfeito... gastei mais ou menos oq vcs tao falando ai sobre breços, mas nao quebrei a cabeça com kits, ou alongamento de chassis.... somente retirei os suportes "velhos" e coloquei os novos.... como as dianteiras originais do jeep sao mais curtas que as da band, só reforcei a ponteira da longarina e sodei o suporte bemmm na ponta... mais nada....

[]'s SPOAdos com molas da band e eixos da F.75......

Elmer_Jeep
08/10/2007, 12:26
Ô ET, kd as fotos da viatura ??

[]'s

lucciano amaral
08/10/2007, 12:49
Marcos et poe as fotos ai pra ajudar a galera, abraços

rubensx
06/12/2007, 21:01
Comprei o Kit no posto de molas ff

www.molasff.com.br

Falei com o Sr. Edvaldo ele entende bastante e explicou algumas coisas

O Kit é bem feito e tudo mais, molas feitas sob medida mas assim... para quem tem motor 6 caneco ou algum motor diesel fica bom o kit do jeito que está pois precisa das molas a mais, agora para quem usa 4cc etc tire 1 mola de cada feixe para melhorar o conforto.

o Jumelo dele é da D-40

desse brinquedo aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-66661181-d40-carroceria-93-_JM


Ou seja (segundo explicações) é exatamente o mesmo da D40 que suporta 4.000 quilos, se esse jumelo não for bom qual que é???
As molas são da FABRINI e o kit vem com buchas de poliuretano tudo em perfeito estado os suportes e tudo mais.

Estou instalando ele esse fds mas como meu jeep está todinho desmontado só vou sabe ro resultado quando terminar e posto o que achei, por enquanto o atendimento foi ótimo, o produto condiz com o anunciado e o Sr. Edvaldo deu um descontinho de 5% a vista...


Nota 10 recomendo até agora

Guilherme Kyrillos
07/12/2007, 11:28
Valeu, até agora só tinha ouvido falar bem desse kit. Vou tentar descobrir alguma informação do kit da tratorgama. O meu Jipe aundo faço uma curva parece que vai rolar e dizem que com o kit Band ele fica mais firme.
Luiz, saudações.
Esse problema de "adernamento" que todo CJ tem, se resolve instalando uma barra estabizadora na traseira (do CJ).
No meu caso usei uma do Opala com os suportes dele (Opala) compradas no ferro velho:concordo:. Apenas usei buchas novas.
Faz um ano e nunca mais mexi nas molas que arriavam sempre.8)
[]s

Furlan
07/12/2007, 20:05
Comprei o Kit no posto de molas ff

www.molasff.com.br

Falei com o Sr. Edvaldo ele entende bastante e explicou algumas coisas

O Kit é bem feito e tudo mais, molas feitas sob medida mas assim... para quem tem motor 6 caneco ou algum motor diesel fica bom o kit do jeito que está pois precisa das molas a mais, agora para quem usa 4cc etc tire 1 mola de cada feixe para melhorar o conforto.

o Jumelo dele é da D-40

desse brinquedo aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-66661181-d40-carroceria-93-_JM


Ou seja (segundo explicações) é exatamente o mesmo da D40 que suporta 4.000 quilos, se esse jumelo não for bom qual que é???
As molas são da FABRINI e o kit vem com buchas de poliuretano tudo em perfeito estado os suportes e tudo mais.

Estou instalando ele esse fds mas como meu jeep está todinho desmontado só vou sabe ro resultado quando terminar e posto o que achei, por enquanto o atendimento foi ótimo, o produto condiz com o anunciado e o Sr. Edvaldo deu um descontinho de 5% a vista...


Nota 10 recomendo até agora

Olá,

Também estou pensando em instalar o Kit da FF, vc poderia me dizer quem vai fazer a instalaçao para vc aqui em SP?, tbem sou da zona Norte, por isso estou perguntando.
Abraços,

rubensx
09/12/2007, 23:41
Furlan o cara que vai instalar já fez uma penca dessas adaptações o unico problema ele num tme lugar pra fazer no meu caso na minha casa é sem problemas

se precisar me liga que eu indico o Carlão e ve se ele faz pra vc a instalação (não sei quanto ele cobra pois fechei o pacote pra ele montar meu jeep inteiro)

meu cel

11-8451-1610

pode ligar ZN tá em casa ;-)

Furlan
10/12/2007, 21:45
Ok Rubens, grato pela informação, anotei seu tel, qdo resolver te ligo.
Um Abraço e boa sorte com o Jeep

william artur pussi
25/02/2008, 11:27
Gostaria de saber a opinião daqueles que trocaram o feixe de molas do CJ5 pelo feixe do toyota bandeirantes. Principalmente, se o Cj fica realmente mais macio e se em termos de conforto vale a pena a mudança ?