Ver Versão Completa : motor BF esquentando
Mauro Darezzo
21/04/2007, 14:04
Olá pessoal,
Preciso de uma luz, vamos ver se alguém tem uma dica. Desde que reformei meu jeep, há dois anos, só andei em perímetro urbano. Nunca tive problemas de aquecimento. O ponteiro nunca passa dos 3/4 da escala mesmo andando com trânsito intenso. Normalmente fica pouco acima da metade. Outro dia peguei um pedaço da rodovia dos imigrantes e ele ferveu, o ponteiro chegou quase no fim da escala. Parei e esperei uns 15 minutos para esfriar. Voltei para a estrada e ferveu de novo. Uma nova parada e completei a água do radiador que havia vazado. Resolvi andar mais devagar e não ferveu mais.
Resumindo: Quando ando com o motor na casa dos 4000 rpm ele ferve, quando ando nos 3000 rpm não. Lembrando que o contagiros é da marca wiltec e não podemos confiar muito na marcação dele. Com certeza marca errado.
Chegando em casa resolvi trocar toda a água e colocar aditivo novo. A água velha estava com aspecto de ferrugem (não em exagero). Verifiquei que dentro do radiador havia pequenas placas de ferrugem que se soltaram do bloco. Lavei todo o circuito e retirei o bujão que fica ao lado do distribuidor. Também troquei o suporte do alternador que era um pouco fino e vibrava. Tive a impressão de que com a vibração a correia estivesse girando em falso e não acionava a bomba d’água na velocidade correta. Coloquei também um vaso expansor.
Hoje fui fazer um teste. Entrei na marginal do rio Pinheiros por um acesso ao lado da ponte do Jaguaré indo na direção de Interlagos. Acelerei até chegar aos 4000 rpm e mantive a velocidade. Na altura da ponte Euzébio Matoso (+ - 5km) o ponteiro estava chegando no fim da escala quando de repente começou a descer rápido. Baixou tanto que chegou até a metade. Pensei comigo:
_A termostática deve ter aberto toda e passou mais água, por isso esfriou rápido. Caso resolvido.
Resolvi ir mais adiante e continuar o teste. Já na altura da ponte do Morumbi a temperatura começou a subir. Até chegar próximo da ponte João Dias o ponteiro já estava no final da escala novamente. Reduzi a velocidade, mas ele não baixou. Quando comecei voltar pela marginal oposta tive que entrar em uma travessa, parar e esperar esfriar. Depois de uns 10/15 minutos voltei para a marginal e fiz o percurso de volta a 3000rpm. Não ferveu mais.
Já verifiquei o ponto e está certo.
Será que estas pequenas placas estão entupindo o sistema em algum lugar e diminuindo o fluxo de água? Por exemplo, na termostática, na bomba d’água, etc. Me dá a impressão que sim, pois teve uma hora que a temperatura baixou bastante. Ou seria outro motivo.
Já aconteceu isso com alguém. O que sugerem.
Grato
Mauro
(desculpe o texto tão longo)
Alexandre Vaz Ferreira
21/04/2007, 14:13
Mauro
Parpites:
O ponteiro tá marcando certo?
Será que tem alguma mangueira ruim que murcha e interrompe o fluxo.
Sei que alguns são contra...mas EU retiro sempre a valvula termostatica de todas viaturas.
Uma varetada no radiador não ia fazer mal...
[]s
Pelo teu relato, eu também acredito estar nessa ferrugem a causa do problema, como tu relatou "havia pequenas placas de ferrugem que se soltaram do bloco" isso deve estar impedindo a circulação.
[]'s
Lucas Nassif
21/04/2007, 17:43
Verifique se o ponteiro está marcando certo, como Alexandre falou!
Na hora em que o ponteiro sobe, vc sente um calor forte (as vezes até insuportável) dentro do jeep, nos pés?? Se tiver sentindo, ele realmente está esquentando.
verifique se o radiador tem vazamentos, e se a tampa dele está vedando bem!
[]'ss:concordo:
Mauro, vc já fez o famoso chá de termostato pra ver se ele está abrindo?
[s],
Cacá
Mauro Darezzo
22/04/2007, 10:09
O ponteiro tá marcando certo?
Será que tem alguma mangueira ruim que murcha e interrompe o fluxo.
Sei que alguns são contra...mas EU retiro sempre a valvula termostatica de todas viaturas.
Uma varetada no radiador não ia fazer mal...[]s
O ponteiro está marcando certo. Esquenta mesmo, o óleo afina e vaza um pouco pelo pé do distribuidor. Também chega e encher o vaso expansor até a boca e vazar para fora. As mangueiras antigas eram ruins e realmente murchavam, comprei nova de boa qualidade e não murcham mais. O radiador foi comprado zero bala, acredito que ele ainda esteja bem, não tem vazamento. Já andei sem válvula termostática antes, mas nunca peguei estrada. Vou tirar e ver o que acontece.
Pelo teu relato, eu também acredito estar nessa ferrugem a causa do problema, como tu relatou "havia pequenas placas de ferrugem que se soltaram do bloco" isso deve estar impedindo a circulação.
[]'s
Vou retirar a válvula e ver se as placas não estão entupindo o fluxo antes dela. Podem ter se acumulado lá. (?????) vai saber.
Verifique se o ponteiro está marcando certo, como Alexandre falou!
Na hora em que o ponteiro sobe, vc sente um calor forte (as vezes até insuportável) dentro do jeep, nos pés?? Se tiver sentindo, ele realmente está esquentando.
verifique se o radiador tem vazamentos, e se a tampa dele está vedando bem!
[]'ss:concordo:
O ponteiro realmente está certo. Calor nas pernas eu não sinto (não estou na menopausa, hehe), mas a gente vê a água vazando, antes pela tampa do radiador, e agora pela do vaso expansor. A tampa do radiador não é aquela padrão que se compra nas lojas, aquelas que enferrujam logo, ela foi feita pela CLICK (se não me engano) com materiais inoxidáveis. Não enferrujou nada até agora.
Mauro, vc já fez o famoso chá de termostato pra ver se ele está abrindo?
[s],
Cacá
Ainda não. Tinha pensado em fazer...mas e a preguiça. Eu quero evitar a fadiga...hehe. Vou tirar hoje e fazer o famoso chá de termostato...mas isso só lá pelas 5:00.
:-)
Depois eu digo os resultados...
joão k. chikui
22/04/2007, 10:32
mauro, será que um tempo com Rad clean , mais uma boa lavada e por fim um pouco de aditivo, nem que seja anti-ferrugem.
Outra coisa : 4000 rpm num BF161 ? É muito, o máximo deveria ser 3500 rpm.
Mauro Darezzo
22/04/2007, 10:40
mauro, será que um tempo com Rad clean , mais uma boa lavada e por fim um pouco de aditivo, nem que seja anti-ferrugem.
Outra coisa : 4000 rpm num BF161 ? É muito, o máximo deveria ser 3500 rpm.
Eu sei, mas como eu disse, o contagiros é da marca wiltec. Não é lá essas coisas, deve marcar muito errado. Quando o contagiros está em 4000 rpm o jeep está andando a uns 80km/h. A gente sente que dá para pisar mais ainda, mas não faço para não forçar. No jeep do meu irmão na mesma velocidade o contagiros marca uns 3000 ou 3500, não me lembro.
Para vc ter uma idéia, a marcha lenta que deveria marcar uns 600rpm, fica por volta de uns 800rpm. Se desacelerar para chegar nas 600rpm o motor não se mantem funcionando. Isso é que dá comprar acessório barato.
Eu citei a rotação somente como referência. Certo?
háááá!!! e esse RAD CLEAN? funciona mesmo? já tinha visto algo do gênero mas fiquei com receio de comprar. o que eu ví diz que retira a ferrugem de dentro do bloco, funciona como um aditivo. tem muito produto que promete mundos e fundos, a gente não vê os mundos e recebe nos fundos.
Mauro Darezzo
22/04/2007, 16:20
Olá pessoar,
Retirei a termostática. Fiz o chá dela, que por sinal estava uma delícia, principamente com torradas. Ela abriu normalmente. Em uma das fotos dá para ver as cracas de ferrugem junto com a válvula. O bolo da esquerda estava no radiador, o da direita estava embaixo da válvula. Repare como são maiores que o da esquerda. Eu imagino que por serem maiores são mais pesados, também por serem maiores não conseguem passar por ela. Provavelmente devem se agrupar e fechar a passagem da água. Mas isso é pura suposição minha, eu imagino que deva acontecer isso. Segue as fotos abaixo.
Alguém sabe como remover essas cracas de ferrugem? Qual produto usar? Será essa ferrugem chega a entupir o radiador?
joão k. chikui
22/04/2007, 17:36
Mauro, deve ser essa craca que não deixa a agua circular.
Tente limpeza quimica com o rad clean , e , se não resolver ...
Vai ter que fazer uma boa limpeza de bloco e radiador. Talvez até varetar o radiador.
Alexandre Vaz Ferreira
22/04/2007, 17:39
Mauro
E em que temperatura ela abriu :?:
[]s
Mauro Darezzo
23/04/2007, 15:31
Boa pergunta...eu sei lá!!!!! Ela começou a abrir pouco antes de começar a aparecer as bolhas da fervura. Deveria estar em torno de 80º, eu acho. Infelismente eu não tenho um termómetro para medir. Vou ter que comprar. Na foto do link abaixo ela está bem aberta e a água já ferve de leve.
Tem alguma idéia da temperatura?
O Rad Clean por enquanto eu não achei. Achei o Radiator Flux, ou algo assim, da marca Wins. A marca eu sei que é boa, mas e o produto? Alguém conhece?
O frasco sai por R$9,00.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=79512&d=1177269462
p.peleje
23/04/2007, 16:52
Meus centavos de contribuição de quem já teve 2 BF161 no CJ5:
Fora o que todo mundo já citou acima acrescento o seguinte:
Se realmente ele está em 4.000 RPM vc está usando cerca de 90% da RPM que seu motor chega, ou seja está forçando pra caramba e consequentemente vai ferver. Já pastei bastante com este problema qdo meu CJ5 estava com BF. O que fazia era não passar dos 3.000 RPM.
Para saber a verdadeira RPM:
http://www.suzukioffroad.com.br/tecnica/calculator.php
[]s e boa sorte
Peleje
Meus centavos de contribuição de quem já teve 2 BF161 no CJ5:
Fora o que todo mundo já citou acima acrescento o seguinte:
Se realmente ele está em 4.000 RPM vc está usando cerca de 90% da RPM que seu motor chega, ou seja está forçando pra caramba e consequentemente vai ferver. Já pastei bastante com este problema qdo meu CJ5 estava com BF. O que fazia era não passar dos 3.000 RPM.
Para saber a verdadeira RPM:
http://www.suzukioffroad.com.br/tecnica/calculator.php
[]s e boa sorte
Peleje
X2:concordo:
O meu ex-CJ num guentava 4.000 não.
Quando o pé pesava, fazia chimarrão la na frente!:putz:
Abraços.
Kim.
p.peleje
23/04/2007, 18:30
Fiz as contas e seu CJ com a atual configuração estaria a 117km/h.:shock: Se vc não estava nesta velocidade verifique seu contagiros.
[]s
Mauro,
Fiz uma viagem semana passado com meu CJ de aproximadamente 200km e ele foi bem até por volta de 180km percorridos(numa velocidade média na estrada de 80km/h), depois disso começava estrada de terra e muita subida, aí não teve jeito.... ferveu e tive que ser rebocado para não atrapalhar meu retorno....
Acontece que depois na volta ele começou a se comportar exatamente como voce descreveu com seu jeep. Tive que voltar na frente do comboio para ter bastante ar frontal e o bixinho não voltou mais ao normal. Hoje levei a uma empresa que só trabalha com radiador e ele ficou de desmontá-lo e revisar por inteiro ante de eu pensar em começar a desmontar bomba dágua, cabeçote, etc.... Vou buscá-lo hoje no final da tarde....e depois eu passo as conclusões.
[ ]´s ferventes
[quote=Mauro Darezzo;383598]Olá pessoar,
Retirei a termostática. Fiz o chá dela, que por sinal estava uma delícia, principamente com torradas. Ela abriu normalmente. Em uma das fotos dá para ver as cracas de ferrugem junto com a válvula. O bolo da esquerda estava no radiador, o da direita estava embaixo da válvula. Repare como são maiores que o da esquerda. Eu imagino que por serem maiores são mais pesados, também por serem maiores não conseguem passar por ela. Provavelmente devem se agrupar e fechar a passagem da água. Mas isso é pura suposição minha, eu imagino que deva acontecer isso. Segue as fotos abaixo.
EU GOSTARIA DE SABER ONDE FICA ESSA VALVULA EM UM CJ5 DE 6 CILINDROS POIS QUERIA DAR UMA OLHADA JA QUE A MINHA TEMPERATURA MESMO O CARRO FRIO ELA JA MARCA NO QUENTE.
Opa coloma!
Acho que está fazendo confusão!
A válvula termostática se encontra dentro da flange onde conecta a mangueira superior do radiador, no motor.
Ela responsável pela temperatura estável do motor, tanto num dia quente, quanto num dia frio.
No primeiro caso, deixa a água permanecer mais tempo dentro da colmeia, tendo assim uma melhor troca de calor na água, e então assim uma melhor refrigeração.
No segundo caso, além de manter o motor na temperatura ideal e funcionamento, dosa a quantia de água a entrar no bloco para não haver o problema de trinca devido a choque térmico.
O que marca a temperatura no painel, é a cebolinha, que se encontra perto da carburador.
O que pode estar ocorrendo, são diferenças de marcas, ou de resistências de funcionamento.
Comece por um eletrecista.
Abraços.
Kim.
Muito obrigada mesmo Kim pela ajuda .Tou ficando fera nessa coisa de jeep com vcs .
Andrea coloma
Lucas Nassif
15/02/2009, 21:23
Meu jeep voltou a dar umas esquentadinhas, tanto na trilha, estrada quanto na city!!!! :parede: :parede: :parede:
Hoje dei umas voltas nele, e dentro da city o marcador ficou cravado nos 100 graus, e quando estava indo pra casa (tem uma subida meio forte), chegou nos 110°c!!! :pensativo: :-x
Pelo que li aqui, desconfiei de ser ou válvula termostática meio emperrada, ou suja d+ ou então as mangueiras do radiador estão fechando!!!!
Neste caso da mangueira, como faço pra saber se elas que estão avacalhando a circulação de água?? (As minhas aqui não tem molas internas)
Abrss,
T+
simtesch
15/02/2009, 22:41
Olá,
Tive uma Rural com este motor e não esquentava nada!!!!!melhor solução compra uma nova válvula termostática(pode estar demorando muito abrir ou com sugidades) é barata!!!!outra coisa a tampa do radiador influecia muito, compre novas e especificas motor 6cil e uma varetada no radiador faz bem, maioria radiadores bem antigos e mal tratados. Outro teste vc pode fazer, com o motor frio retire a tampa radiador, ligue o jipe e deixe ele esquentar sem a tampa, se expulsar muita água sua junta cabeçote pode estar indo embora(quase queimando ou queimada).
Roland
Olá,
Tive uma Rural com este motor e não esquentava nada!!!!!melhor solução compra uma nova válvula termostática(pode estar demorando muito abrir ou com sugidades) é barata!!!!outra coisa a tampa do radiador influecia muito, compre novas e especificas motor 6cil e uma varetada no radiador faz bem, maioria radiadores bem antigos e mal tratados. Outro teste vc pode fazer, com o motor frio retire a tampa radiador, ligue o jipe e deixe ele esquentar sem a tampa, se expulsar muita água sua junta cabeçote pode estar indo embora(quase queimando ou queimada).
Roland
Ola Simtesch,
Tenho um problema semelhante ao que vcs estao relatanto, mas o motor nao é BF e sim um de opala 4 cilindros...ocorre que a ventuinha eletrica que adaptei liga aos 92 graus...no entanto, algumas vezes ela nao liga...e a temperatura sobe muito 100 a 120 graus...fiz uma limpeza completa e colquei aditivo...e, o mais curioso de tudo é que em longos percusos a agua some por alguma razão...mas nao detectei vazamentos...reapertei mangueiras e tudo mais...deixei funcionando acelerado...e fui observando...e nada de vazamento e ai a ventuinha liga normal...mas em percursos maiores onde força um pouco mais...tenho de parar...repor agua e ai a ventuinha volta a funcionar...que coisa einhn
mecamaniaco
16/02/2009, 02:32
Ola Simtesch,
Tenho um problema semelhante ao que vcs estao relatanto, mas o motor nao é BF e sim um de opala 4 cilindros...ocorre que a ventuinha eletrica que adaptei liga aos 92 graus...no entanto, algumas vezes ela nao liga...e a temperatura sobe muito 100 a 120 graus...fiz uma limpeza completa e colquei aditivo...e, o mais curioso de tudo é que em longos percusos a agua some por alguma razão...mas nao detectei vazamentos...reapertei mangueiras e tudo mais...deixei funcionando acelerado...e fui observando...e nada de vazamento e ai a ventuinha liga normal...mas em percursos maiores onde força um pouco mais...tenho de parar...repor agua e ai a ventuinha volta a funcionar...que coisa einhn
Acima de 100 graus a agua vira vapor e a pressão faz a tampa do radiador se abrir aos poucos, liberando o excesso de pressão. Por isso a agua sumiu!
É sempre bom levar uns cinco litrinhos d'água no Jeep.
Tive problemas recentemente, e foi uma garrafa pet que me salvou e permitiu chegar ao posto mais próximo.
Abraços a todos...
Lucas Nassif
16/02/2009, 14:35
Olá,
Tive uma Rural com este motor e não esquentava nada!!!!!melhor solução compra uma nova válvula termostática(pode estar demorando muito abrir ou com sugidades) é barata!!!!outra coisa a tampa do radiador influecia muito, compre novas e especificas motor 6cil e uma varetada no radiador faz bem, maioria radiadores bem antigos e mal tratados. Outro teste vc pode fazer, com o motor frio retire a tampa radiador, ligue o jipe e deixe ele esquentar sem a tampa, se expulsar muita água sua junta cabeçote pode estar indo embora(quase queimando ou queimada).
Roland
Essa semana vou olhar isso com calma. A valvula é nova, do Opala a gasolina. Estou querendo tirar aquela tampinha do alojamento onde ela fica, para ver se ela não está meio travada ou muito suja de ferrugem, mas o que me desanima a fazer isso é que da ultima vez foi um pé no saco fazer aquilo lá parar de vazar!! :parede:
O radiador foi recentemente varetado. O ponto do motor não está muito adiantado, o motor não falha, tá normal. Apenas no marcador Cronomac que tá mostrando 120 graus.
Outro dia estava na trilha, e a temp. foi nos 125 graus. Ai em qualquer descidinha de estradao eu colocava na banguela, mas ai tava acontecendo uma coisa que achei estranho. Quando estou de 3a marcha normal, a temp. fica alta. Aí coloco na banguela, e logo quando tiro o pé da embreagem, o ponteiro cai rapidamente pra 100 graus...ai coloco 3a de novo, e novamente, quando retiro o pé da embreagem ele sobe muito rapido de novo!!!! Achei estranho essa variação rapida da temperatura.
De início, estou querendo trocar a água do radiador, sangrar o sistema e trocar a tampa do radiador (apesar de não ser mto velha).
Ah, sobre as mangueiras...as duas mangueiras do radiador do meu aqui não tem mola..será que estão estrangulando????
T+
Lucas Nassif
16/02/2009, 23:02
Aeee galera!!
Tava mexendo no jeep aqui a tarde, para tentar resolver o problema do aquecimento...bom, vamos por partes:
:arrow: A água do radiador NÃO tem ferrugem, e está no nível;
:arrow: Apertando aquela mangueira de saída de água do motor, e que entra no radiador, ouve-se um barulho de ar "vazando"!! Logo logo cogitei da tampa do radiador estar bixada!!!
Tirei o gigle de alta do carburador, e ele tava escrito "125"!!!!! :shock: Isso mesmo!!!!
Mas acredito que essa numeração seja correspondente ao carburador do Opala 4cc, sei lá, mas não fazia a mínima idéia se esse 125 correspondia ao gigle 25 ou 26 ou 27 ou 28 ou 29 ou 30 ou seja lá o que for, que o pessoal coloca nesse BF!!!!
Então fui à autopeças. Comprei uma tampa de radiador nova, um filtro de gasosa (o daqui tava ruim já) e pedi um gigle 29!!!! O cara me mostrou e realmente tinha escrito 29 nele...Paguei tudo e fui pra casa. Troquei o filtro, e a tampa (o barulho de ar vazando parou), e quando tirei o gigle, que surpresa!!!!:shock:
O que estava nele, o de 125 era muito pequeno em relação ao 29, deu a entender que o motor estava sendo muito castrado, e não parecia, pois não engasgava em alta nem nada!!! Sem pensar, tirei o tal 125 e coloquei o 29.... dei a primeira partida no motor, com ele frio. Que diferença.....
Pegou de primeirinha, ficou na lenta beleza e quando acelera ele não dá aquelas emboladinhas igual antes (tinha q acelerar devagar). [isso somente quando frio]
Bom, o importante era ver se ia esquentar. Antes de mexer em tudo, era deixar ele 15 min na lenta aqui em casa e o ponteiro cravava nos 100 graus. Hoje deixei ele uns 20 minutos, e não chegou nos 90!!! :dance:
Lógico que deixar ele na lenta não serve de base, mas amanhã ou depois eu vou sair nele na rua e pegar um trechindo de BR pra ver se vai esquentar alem do normal!!!
Por enquanto é só!:dance::dance:
T+
Opa Lucas!
Mistura pobre, o motor trabalha quente, pode queimar a junta, derreter pistão.
Mistura equilibrada, temperatura boa.
Mais, nós já havíamos conversado sobre isso em um outro tópico. (não me recordo qual)
O Original é #27, #29 vai gastar um pouco, mais em compensação, vai andar muito bem!
Abraços.
Kim.
Lucas Nassif
17/02/2009, 13:17
Opa Lucas!
Mistura pobre, o motor trabalha quente, pode queimar a junta, derreter pistão.
Mistura equilibrada, temperatura boa.
Mais, nós já havíamos conversado sobre isso em um outro tópico. (não me recordo qual)
O Original é #27, #29 vai gastar um pouco, mais em compensação, vai andar muito bem!
Abraços.
Kim.
Isso aí Kim, vamos ver agora como fica o desempenho, consumo e temperatura!!! :mrgreen:
O que achei estranho foi a numeração do outro giglê, que estava 125!! Isso é gigle de outro carburador??:pensativo:
T+
felipebrde
06/11/2009, 23:54
No meu tem escrito Solex 165, o q seria isso? E ele falha na alta. Meu bura eh um DFV 228.022.
Abraços,
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