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Ver Versão Completa : motor esquentando



Mauro Darezzo
21/04/2007, 14:03
Olá pessoal,
Preciso de uma luz, vamos ver se alguém tem uma dica. Desde que reformei meu jeep, há dois anos, só andei em perímetro urbano. Nunca tive problemas de aquecimento. O ponteiro nunca passa dos 3/4 da escala mesmo andando com trânsito intenso. Normalmente fica pouco acima da metade. Outro dia peguei um pedaço da rodovia dos imigrantes e ele ferveu, o ponteiro chegou quase no fim da escala. Parei e esperei uns 15 minutos para esfriar. Voltei para a estrada e ferveu de novo. Uma nova parada e completei a água do radiador que havia vazado. Resolvi andar mais devagar e não ferveu mais.
Resumindo: Quando ando com o motor na casa dos 4000 rpm ele ferve, quando ando nos 3000 rpm não. Lembrando que o contagiros é da marca wiltec e não podemos confiar muito na marcação dele. Com certeza marca errado.
Chegando em casa resolvi trocar toda a água e colocar aditivo novo. A água velha estava com aspecto de ferrugem (não em exagero). Verifiquei que dentro do radiador havia pequenas placas de ferrugem que se soltaram do bloco. Lavei todo o circuito e retirei o bujão que fica ao lado do distribuidor. Também troquei o suporte do alternador que era um pouco fino e vibrava. Tive a impressão de que com a vibração a correia estivesse girando em falso e não acionava a bomba d’água na velocidade correta. Coloquei também um vaso expansor.
Hoje fui fazer um teste. Entrei na marginal do rio Pinheiros por um acesso ao lado da ponte do Jaguaré indo na direção de Interlagos. Acelerei até chegar aos 4000 rpm e mantive a velocidade. Na altura da ponte Euzébio Matoso (+ - 5km) o ponteiro estava chegando no fim da escala quando de repente começou a descer rápido. Baixou tanto que chegou até a metade. Pensei comigo:
_A termostática deve ter aberto toda e passou mais água, por isso esfriou rápido. Caso resolvido.
Resolvi ir mais adiante e continuar o teste. Já na altura da ponte do Morumbi a temperatura começou a subir. Até chegar próximo da ponte João Dias o ponteiro já estava no final da escala novamente. Reduzi a velocidade, mas ele não baixou. Quando comecei voltar pela marginal oposta tive que entrar em uma travessa, parar e esperar esfriar. Depois de uns 10/15 minutos voltei para a marginal e fiz o percurso de volta a 3000rpm. Não ferveu mais.
Já verifiquei o ponto e está certo.
Será que estas pequenas placas estão entupindo o sistema em algum lugar e diminuindo o fluxo de água? Por exemplo, na termostática, na bomba d’água, etc. Me dá a impressão que sim, pois teve uma hora que a temperatura baixou bastante. Ou seria outro motivo.
Já aconteceu isso com alguém. O que sugerem.

Grato

Mauro
(desculpe o texto tão longo)

joão k. chikui
22/04/2007, 10:09
Mauro
Qual motor, cambio , relação, tipo de ventoinha(eletrica ou direta com correia) , tipo do jeep ,etc.... ajudaria a analisar as possibilidades.

Mauro Darezzo
22/04/2007, 10:21
Mauro
Qual motor, cambio , relação, tipo de ventoinha(eletrica ou direta com correia) , tipo do jeep ,etc.... ajudaria a analisar as possibilidades.

Meu jeep é o mais comunzão, igual a todos os originais. Carro de véio, lerdo, lerdo.... Só que tá maquiado para ficar bonito. Olha as fotos dele:
http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/arquivoj/1957/index7.html
http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br

especificações:
Jeep CJ5-1957
Motor: BF (6cil)
Câmbio: original jeep 4 marchas
cax redução: original
diferenciais: 43x8
pneus: 33" BFgoodrich All Terrain
ventoinha: direta com correia
radiador: original, comprado zero quando reformei o jeep

Olha as condições do motor:
http://www.meujeepentao.hpg.ig.com.br/arquivoj/1957/70.htm

tá tudo zerado e o bicho tá esquentando.

Meu irmão montou um exatamente igual e não está dando este problema.
ÔÔÔÔÔÔ ziczera.

joão k. chikui
22/04/2007, 10:28
Mauro , não vi que tinho outro tópico igual. Vamos prá lá.

Mauro Darezzo
22/04/2007, 10:32
Não sei o que eu fiz para aparecer dois tópicos? Também não sei como apaga-lo. Moderador, faz o favor de apagar este.

Grato
Mauro

Sergio Rocha
22/04/2007, 21:05
Fala Mauro

Tira a válvula termostática e refaz o teste.Checa a correia. Se não resolver manda varetar o radiador.

[]'