PDA

Ver Versão Completa : Suzuki - boatos ou verdades?



nepomuk
13/04/2004, 09:16
Fala Galera dos Suzuki´s.

Eu sou aquele que tinha um Bandeirante 97 e acabei vendendo-o por motivo de viagem (e também porque era muito barulhento e desconfortável).
Sempre “ namorei” os Suzuki´s mas também sempre ouvi falar muito mal deles quando o assunto é Manutenção (os mecânicos tem trauma de suzukis). Depois que a Suzuki deixou o brazil falam que virou uma dor de cabeça para conseguir peças , fora o preço injusto.

Gostaria da maior sinceridade dos proprietários desses valentes veículos quanto aos problemas e facilidades que enfrentarei ao adiquirir um desses.

Obrigado pela atenção de todos,

Mauricio Martins
13/04/2004, 10:04
Caro amigo,

Estou em meu terceiro Suzuki. Acho até que já é um bom argumento, né? eheheh E, engraçado, é a primeira vez que ouço alguém falar que ouve falar mal de Suzukis.

Neste link, uma matéria da 4 Rodas que vai ao encontro do que eu disse:

http://quatrorodas.abril.com.br/plus/0503suzuki.shtml#

Como todo carro usado, é preciso muito cuidado na compra (tanto mais cuidado quanto mais tempo de vida tiver o carro).
Como qualquer carro de produção não massiva, quanto mais antigo o carro, maior a dificuldade para se encontrar algumas peças.
A favor dos modelos mais novos, particularmente o Grand Vitara, tem a vantagem de ter o Tracker, da GM, que é o mesmo carro, além deles serem montados (tanto o 3 como o 4 portas) aqui ao lado, na Argentina, onde a presença da Suzuki é mais forte. Lá, inclusive, o Celta é vendido sob a bandeira da Suzuki com a marca Fun.

Espero ter ajudado a clarear um pouco suas dúvidas.

Abraços,

nepomuk
13/04/2004, 13:11
Obrigado Maurício,

Na verdade foi um mecânico bem conhecido meu que me falou para ficar longe dos suzukis e que se eu quisesse um 4x4 confortável importado por baixo custo deveria ir atrás dos Sportages.

Há algum site exclusivo para Suzukeiros, com fórum de discussões e curiosidades?

Obrigado,

Mauricio Martins
13/04/2004, 13:15
Seu mecânico é conhecido e "mui amigo", hein? Ligue pra uma loja de carros e diga que vc tem uma Sportage pra vender. Acho até meio injusta a fama do carrinho, mas ai entra o estigma do fato de ser coreano, sei lá... a verdade é que é mico, mesmo.

Este é um link legal sobre Suzukis:

http://www.suzukioffroad.com.br/portal/index.php

Abs

fonta
24/04/2004, 23:20
O Mauricio aih falou tudo agora... o Sportage só tem aparência de utilitario esportivo, mas na verdade eh igual ao Niva...

SIM aos Suzuki's
TALVEZ ( + pra não do que pra sim) ao Sportage.. :D

Mauricio Martins
24/04/2004, 23:25
Oi Leo,

Difícil comparar o Sportage com o Niva. O Niva tá mais na categoria tratorzinho mesmo. Se bem cuidado, agüenta um tranco que nem alguns de nossos Suzukinhos agüentam. Além de terem mais alma off-road mesmo.

O problema é que chegaram aqui numa fase de transição, por exemplo, com carburador quando o padrão já estava virando pra injeção e coisas assim, além da falência de todo o negócio no Brasil.

Se a Lada tivesse vindo pra cá dimensionada pra vender Nivas, estaria vendendo até hoje. Mas o projeto era muito maior, pra vender milhares e milhares de Laikas, Samaras e sei mais o que. Ai, foi pro brejo mesmo.

Acho o Sportage mais fácil de comparar com um EcoSport da vida..

Abs.

CMartins
25/04/2004, 02:14
Como o pessoal disse ,Suzuki é Suzuki ,made in Japan ,feito para durar ,minha mãe não é estradeira ,mas tem uma Sidekick 5 portas comprada zero em 1993 e está com ela até hoje ,peças para trocar....só o básico ,velas correias ,bateria ,embreagem ,escapamento e um abraço!!! :D :D :D
Já eu que tive uma S10 desde zero :( :( ,com lojas da GM ,por todo o brasil ,só fiquei na mão e no guincho da Porto e no preju$$$$,vendi ,tô fora .
Dando o meu apoio aos Suzukeiros,
Abraços Claudio(Engeseiro)

Mauricio Martins
25/04/2004, 02:19
Pô Cláudio,

Quando a mama foi trocar o Side tô na fila, hein? Ai mantém o carro em família, ehheh

Rafael_Reis
25/04/2004, 23:22
Ta tudo muito bom, ta tudo muito bem....
POREM :twisted:

Suzuki não costuma dar problema, a maioria dos mecanicos foge deles por pura ignorancia ou por nao saber onde conseguir as peças de reposição.

Eu diria o seguinte: mesmo com a saida da Suzuki do Brasil as coisas são as mesmas!!! A maioria das peças tem similares nacionais e a manutenção não é difícil.

So q se quebrar alguma coisa grande, ou motor se nao encontrar em desmanche ta Fu meu velho...

Suzuki é MUITO resistente, mas dependendo do q quebrar já era...

Abração

LuizCabral
26/04/2004, 14:12
mas pra isso existe aquela velha adaptação ne...

Vale a pena lembrar que somos proprietarios de 4x4 e adaptação faz parte da nossa rotina.

sportagecbp
14/05/2006, 23:15
Oi Leo,

Acho o Sportage mais fácil de comparar com um EcoSport da vida..

Abs.

Da pra alguem que se diz entendido em off road me dizer qual a caracteristica tecnica do vitara que o faz melhor do que o sportage?

Rafael_Reis
15/05/2006, 00:03
Não, não dá...

Discutir "qual é o melhor jipe" é uma das maiores perdas de tempo que existem.

Existem argumentos a favor e contra TODOS ELES.

Abração,

sportagecbp
15/05/2006, 07:49
Não, não dá...

Discutir "qual é o melhor jipe" é uma das maiores perdas de tempo que existem.

Existem argumentos a favor e contra TODOS ELES.

Abração,

Perfeito. So coloquei a questão por que as vezes acho que a paixão cega... alem do mais, visto que a engenharia desses carros são parecidas, o piloto é que faz a diferença...

Morcego
15/05/2006, 12:14
sportagecbp,

Não sei que tipo de trilha você faz com seu sportage, mas achar que ele faz o que o Vitara faz é um grande engano. Não precisa de caracteristicas tecnicas para ver isto, basta procurar nas trilhas do Brasil e do mundo e ver a quantidade de cada um nas trilhas. Deve encontrar muitos sportages em asfaltos e estradinhas de fazendas, 1 ou 2 em trilhas de média dificuldade e nenhum em trilhas médias e dificeis. Deve ter alguma razão para isto, você não acha ? e não é só paixão cega não, senão só teria cegos nas trilhas.

sportagecbp
15/05/2006, 13:28
Amigo, fiz 3 anos de Raid com o Sportage, ganhei algumas provas ficando a frente de vitaras, samurais, pajeros, troller etc.
Sei bem o que vc diz qto a se ver poucos na trilha, pois penei para equipar meu carro de forma adequada. Fato é que o preconceito e o desconhecimento acerca do carro fazem com que o povo não ponha o Kia na lama. Este desconhecimento acaba fazendo com que a manutenção fique mais cara.
Sem dúvida que a disponibilidade de peças e acessórios (tanto aqui qto lá fora menos na coreia), alem de profissionais com maior experiência em suzuki é um fator preponderante na utilização deles em trilhas e raids, mas compare tecnicamente um sportage e um vitara e me diga por que o vitara seria melhor - suspensão, motor, transmissão, chassis, etc.
Alem do mais o sportage foi produzido de 94 a 2002 - os Suzukis samurai estão no mercado desde quando? e os vitara? então é meio óbvio que a Suzuki tenha mais tradição.
Por experiência propria posso afirmar categoricamente que não "acho" que ele faz o que o vitara faz, e afirmo que FAZ, e se der mole dependendo do piloto, faz mais.
By the way, como sempre digo, não tenho delegação da Kia, nunca me ajudaram em nada portanto a discussão é meramente técnica.

Poc
15/05/2006, 14:00
Ai nepomuk, tenho um Samuca 95, um ótimo carro, pouco dá problemas, quando quebra alguma coisa (raro acontecer) sempre acho a peça (nova ou usada). Bom, o preço, realmente é caro, mas vale a pena. Vc ainda pode nacionalizar o que estragou usando peças similares já bastante visto em outras enquetes.
T+

Andre Sousa
15/05/2006, 15:48
Acho que o tópico não se propõe a discutir sobre os Sportage.

Sou Suzukeiro e ponto final. Mas não tenho restrições ao Kia. Acho que a maior dificuldade está em acessórios, peças para levantar e adaptar o bruto pra trilha. Comparativamente as ofertas pro Suzuki são infinitamente maiores. SUZUKI É PLUG-AND-PLAY.

Sobre o papo de um mecânico dizer que não gosta de Suzuki pq. não acha peça e pq é de difícil mecânica. êpa. Que mecânico é esse?? ahh já sei, ele só mexe em Gol, Pálio, Fiesta. Tá bom. Agora entendi.

Procura um mecânico de 4x4!!!!!!

isaianet
15/05/2006, 16:15
Tenho vitara e gosto dele.... mas ficar comparando com sportage é perda de tempo..... cabe lembrar que a sportage é o 4x4 no brasil com a maior capacidade de inclinação lateral....

JOSE CANDIDO
16/05/2006, 18:17
cabe lembrar que a sportage é o 4x4 no brasil com a maior capacidade de inclinação lateral....


é mesmo ?? ate mais que o vitarinha ??? fiquei de cara agora ...

abs de quem gosta de vitara, de sportage, de cj, de f1000 4x4, de rural, de troller .... tudo é jipe bom, depende do que vc quer ... heheheh

isaianet
16/05/2006, 20:04
é sim. Se não estou enganado o valor exato da sportage original eh 52º

bcantunes
16/05/2006, 22:49
Carro bom é aquele que a gente tem! O resto é besteira...

Tem gente que sai do Oiapoque e vai ao Chuí de fusca... sem reclamar do carro e achando tudo muito bom!
Tem gente que usa o Pajero Full TDI Diesel Master Ultra Personal Extra Power para ir ao shopping... e nunca tá satisfeito.

Abraços!

JOSE CANDIDO
16/05/2006, 23:22
Tem gente que usa o Pajero Full TDI Diesel Master Ultra Personal Extra Power para ir ao shopping... e nunca tá satisfeito.



Hahahaha ... pegou o espirito da coisa meu caro ... :palmas: :palmas:

Abs