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Ver Versão Completa : tubulação de freio



Mauro Darezzo
13/04/2004, 08:28
Olá pessoal,
Tenho uma dúvida que com certeza podem me ajudar. É simples mas importante.
Montei em meu CJ5 as pedaleiras suspensas do Opala com hidrocácuo, discos nas 4 rodas, pinça de Kombi na frente e Kadett na traseira. Acontece que a tubulação que vai para a traseira passa bem ao lado do cano de escapamento, ou seja, do tubo que sai do coletor e desce em pé. A tubulação do freio está entre o chassi e este cano do escape. Tem algum problema por causa da temperatura? Seria melhor trocar a posição da tubulação de freio?
Desde já agradeço

Obs: depois de resolvido isto vou poder dar a primeira volta no meu Jeep. iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuupppp pppppppppiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Iabadabadoooooooooooooooooooooooooooooooooooo

EduardoLang
13/04/2004, 08:37
Grande Mauro,

Com certeze se o encanamento do freio estiver muito próximo ao escapamento, vc terá problemas sim!!!!!!!

O problema que vc terá é o mesmo que se tem quando se desce a serra do mar com o pezão no freio!!!!!!

Com o aquecimento do sistema, o fluído entra em ebulição criando ar no sistema e com isso deixando sei veículo sem freio!!!!!

Não sei o quanto o sistema de freio está próximo ao escapamento, mas seria muito bom que vc o distanciasse evitando assim um possível efeito ebulição.


Boa Sorte!!!!!!!!



sds

Marcos ET
13/04/2004, 09:10
Salve Eduardo, td blz?

Mauro, seguinte: senaum me lembro bem (e acho que nao lembro mesmo), o sistema original do CJ3A é mais ou menos assim... o escapamento dos Continetal 442 passam "raspando" (uns 5cm) do cilindro mestre do freio e vao acompanhando a tubulação até a travessa traseia do jeep... bom, depois de 24 anos com o mesmo jeep, e andando com ele bastante... (inclusive indo de Bragança Pta. até Itatiaia - RJ umas duas vzs) eu nao tive problemas... mas é claro que se vc tiver usando um motor maior, etc e tal... aih nao sei como fica.

Ah! cuidado com outra coisa, vc colocou tubulação de cobre? se colocou é melhor tirar... elas nao costumam aguentar pressão...

[]'s tentando ajudar....

Paulo Eduardo
13/04/2004, 13:13
Daê pessoal,

eu também tive um problema desse tipo, no meu caso os dois circuitos do freio, dianteiro e traseiro, passam a muito pouco, (5cm +-) do coletor de escape, que é dimensionado, então esquenta pacas.
resolvi o problema isolando a tubulação, encapando ela com uma mangueirinha, das de combustível lonada, e depois enrolei uma termotape por fora, não esquenta mais, com certeza. E é simples de fazer. :wink:

Há, Mauro, depois que você rodar com o jeep, me diga como ficou o freio, porque eu tenho exatamente o mesmo esquema, com servo do opala, e tenho a impressão que o cilindro mestre é meio pequeno pra encher e dar pressão nas quatro pinças, pois o pedal vai até quase o fundo antes de travar as rodas. Tem um pessoal aqui que usa o da f-1000 e o freio é bem mais sensível que o meu. :roll:

[]´s isolados...

billj
13/04/2004, 13:27
Desde que a tubulação de freio não esteja em contato físico com o escapamento, não tem problema algum.........

EduardoLang
13/04/2004, 15:23
Fala ae Paulo Edu,

No meu eu uso o servo do opala com o cilindro da F1000. Funciona que é uma beleza!!!! Realmente o cilindro do opala é pequeno para o sistema de freio do CJ, pois a cubicagem interna do cilindro do opala é bem menor que a do cilindro da F1000.

Troca o cilindro que é plug and play!!!


sds

Melancia
13/04/2004, 19:04
Ah! cuidado com outra coisa, vc colocou tubulação de cobre? se colocou é melhor tirar... elas nao costumam aguentar pressão...

[]'s tentando ajudar....

Lá vou eu de novo com as famosas dúvidas, mas é para isso mesmo que estamos aqui né.. então vamos lá: não utilizar tubulação de cobre; ok, mas como fazer as flanges na tubulação de aço, todas as vezes que eu tentei o aço rasgou..... estou com a adaptação do servo pendente por este motivo.... aqui em Campinas liguei em várias lojas de freio (algumas bem renomadas :?: :?: :?: :?: :?: :?:) para perguntar como era feito por eles, a em TODAS a resposta foi a mesma, tubulação de cobre !!!!!:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: ... acho melhor deixar meu carro na garagem e sair só de jeep, pois deste jeito não vai demorar muito para uma vaca louca desenfreada bater em mim.... :D :D :D :D :D :D

Abraços cobreados.... :roll: :roll: :roll: :roll:

Melancia

EduardoLang
13/04/2004, 19:20
Fala ae melancia!!!!!

Aqui em Sampa, tem uma avenida que se chama VITAL BRASIL. Ela dá acesso ao Instituto do Butantã!!!! Bem, nesta avenida, já bem perto do Instituto do Butantã, tem uma loja onde eu comprei todas as peças para meu sistema de freio e os encanamentos são em metal que não o cobre. Só não sei te dizer se são em aço ou outro material, mas não são de cobre não!!!!!!!!


Forte abraço,


Edu

Sergio Rocha
13/04/2004, 22:34
Oi Melancia.

Uma coisa muito importante é o oleo de freio. Normalmente todo mundo usa o classificação DOT 3 (ferve a +- 160graus) use o Dot 4 ou 5 que suportam uma temperatura MUITO mais elevada.(não me lembro agora quantos graus, mas com certeza quase 300).
Vale a pena.Principalmente quando se desce uma serra prolongada.

elcio
13/04/2004, 23:10
ola:

realmente como o bill falou nao deixe encostar a tubulaçao no escape. vcs ja devem ter percebido como o escapamento -original - passa perto da tubulaçao, e nao da problema, mas a ideia de isola-lo com material anti-termico eh bem-vinda.
mas numa coisa eu concordo, meus freios melhoraram consideravelmente depois que troquei a tubulaçao por aço.com servo de F1000 entao nem se fala, e um fluido decente, claro.
ate meu cachorro consegue frear o carro.
eu nao encontrei dificuldades em trabalhar com este material, ja o cobre eh muito maleavel, rompe facil e ja fiquei sem freio duas vezes por causa desta Bos!#$@.

[]´s a todos

Paulo Eduardo
14/04/2004, 00:20
Daê Eduardo.. :D

pois é, :roll: eu vou fazer isso sim, mas não agora, não to mau de freio, só não é tão bom quanto aos que tem cilindro da f-1000, mas isso não quer dizer que não "ancore" o jeep no chão quando se pisa no freio....com vontade.... :wink:

Valeu....

Marcos ET
14/04/2004, 10:27
Melancia e All, blz?

Tbem nao encontrei quem pudesse fzer aquelas pontas nos dutos de metal... por isso fui num ferro velho e catei uma de Voyage.... ficou blz!

Nao usa a de cobre nao... aquele negócio foi feito pra usar em serpentina de geladeira! :lol:

vai num ferro velho e corre atrás de um tubo daquele, muito mais confiável!

[]'s

Melancia
14/04/2004, 11:32
Fala ae melancia!!!!!

Aqui em Sampa, tem uma avenida que se chama VITAL BRASIL. Ela dá acesso ao Instituto do Butantã!!!! Bem, nesta avenida, já bem perto do Instituto do Butantã, tem uma loja onde eu comprei todas as peças para meu sistema de freio e os encanamentos são em metal que não o cobre. Só não sei te dizer se são em aço ou outro material, mas não são de cobre não!!!!!!!!


Forte abraço,


Edu

Fala Edu, valeu pela dica; só para esfolar mais um pouquinho, vc não teria o telefone da loja onde vc comprou ???? eles fizeram os tubos sob medida para vc ou vc aproveitou de algum outro carro ???

Abraço de aço

Melancia ...

EduardoLang
14/04/2004, 11:45
Grande Melancia!!!!

Os Kras fizeram pra mim na hora, mas quando eu fui colocar no jeep, tinha ficado um pouco maior do que eu precisava. Então comprei aquela ferramenta de fazer flange e fiz em casa mesmo!!!!!!! Ficou show de bola. Então,.............. agora estou em plena reforma de meu cj e vou trocar toda a tubulação devido a um novo sistema de freio que vou montar. Com isso, terei que dispensar este encanamento que fiz ( tá novinho em folha). Se vc quiser, posso mandar pra vc.

Me fala se interessa e qual o tamanho que vc precisa, porque se vc quiser eu já mando com a flange pronta!!!!! Só não sei se a porquinha que eu tenho vai servir pra vc, mas se vc me mandar as porcas eu faço pra vc!!!!!

Forte abraço,


Edu

Melancia
14/04/2004, 11:57
Grande Melancia!!!!

Os Kras fizeram pra mim na hora, mas quando eu fui colocar no jeep, tinha ficado um pouco maior do que eu precisava. Então comprei aquela ferramenta de fazer flange e fiz em casa mesmo!!!!!!! Ficou show de bola. Então,.............. agora estou em plena reforma de meu cj e vou trocar toda a tubulação devido a um novo sistema de freio que vou montar. Com isso, terei que dispensar este encanamento que fiz ( tá novinho em folha). Se vc quiser, posso mandar pra vc.

Me fala se interessa e qual o tamanho que vc precisa, porque se vc quiser eu já mando com a flange pronta!!!!! Só não sei se a porquinha que eu tenho vai servir pra vc, mas se vc me mandar as porcas eu faço pra vc!!!!!

Forte abraço,


Edu

Poxa, o flangeador eu tenho, se vc me mandar os tubos ou descobrir quais são eu agradeço, pois fui tentar flangear o de carro (que veio no cilindro mestre que eu comprei e o bixo rasgou...); a principio vou precisar de alguns pedaços para trocar a ponta que vai para a roda direita dianteira (está com cobre :roll: :roll: :roll: ) e para alongar a tubulação para o servo.... acho que com folga uns 2 metros dão (pode até ser picado, pois vou precisar de 3 pedaços... me passa por MP os custos e uma conta para eu depositar para vc o $$$$ ....

Abraços

Melancia...

EduardoLang
14/04/2004, 13:29
Melanca,

Vou fazer o seguinte:

O telefone da loja eu não tenho, mas vou dar uma passada por lá e faço uma cotação, OK???

Assim que eu tiver a resposta eu te falo. Qual a sua urgência disso???

Forte abraço,


Edu

Melancia
14/04/2004, 15:38
Melanca,

Vou fazer o seguinte:

O telefone da loja eu não tenho, mas vou dar uma passada por lá e faço uma cotação, OK???

Assim que eu tiver a resposta eu te falo. Qual a sua urgência disso???

Forte abraço,


Edu

Digamos que o Jeep está andando, logo não tenho muita urgência não...

Obrigadão pela força

Melancia

EduardoLang
14/04/2004, 15:51
Beleza,

Até o final da semana consigo isso procê, ok???

Faz o seguinte,

Manda uma MP com os seus telefones pra eu te falar o preço, pois da loja mesmo eu te ligo e se vc quiser eu já pego. OK????

AH!!!

Se tiver celular manda também que fica mais fácil de te achar.



Forte abraço,


Edu

Dennis Figueiredo
14/04/2004, 16:23
Galera agora que vi esse tópico fiquei na dúvida... será ques os caninhos de cobre podem contrubuir para o freio ficar baixo????? Tipo será que ele pode alargar quando tem pressão e depois voltar ao normal?

[]´s

EduardoLang
14/04/2004, 16:33
Denis,

Dilatar e depois retornar isso não aocntece, o que acontece é que eles realmente não aguentam as pressões!!!!!! e acabam estourando de vez ou simplesmente apresentando um vazamento ( pequena fissura).


sds

Dennis Figueiredo
14/04/2004, 16:36
Denis,

Dilatar e depois retornar isso não aocntece, o que acontece é que eles realmente não aguentam as pressões!!!!!! e acabam estourando de vez ou simplesmente apresentando um vazamento ( pequena fissura).


sds


Se isso não aconteceu até agora então problemas com freio baixo nada tem a ver com eles????

EduardoLang
14/04/2004, 16:53
Grande Dennis,

Isso mesmo! Não tem nada haver com os canos, mas pode haver com os flexíveis.

Me diga uma coisa:

Qual o conjunto de freio que vc está utilizando???? Descreva-o completamente para que eu possa tentar ajudar. Descreva também seu problema.


sds

Dennis Figueiredo
14/04/2004, 17:03
Conjunto Cilindro mestre e hicrovácuo de D20, pinças de golf, o disco não lembro faz tanto tempo. O problema é q parece que o sistema está sempre com ar, não há mais oque sangrar mas pra frear mesmo tenho que dar duas bombadas antes só assim ele segura beleza.

Ja troquei os flexíveis, hidrovácuo ta beleza. Não entendedo :?

ramiro_eli
14/04/2004, 17:39
Dennis;
IMHO, isso pode ser:
Rolamentos de roda dianteiras c/ folga
Discos empenados
Flexiveis c/ defeito
Suporte da pinça desalinhado

O meu jeep apresentava o mesmo sintoma. Reapertei os rolamentos dianteiros e o problema foi solucionado.

EduardoLang
14/04/2004, 18:17
Dennis;
IMHO, isso pode ser:
Rolamentos de roda dianteiras c/ folga
Discos empenados
Flexiveis c/ defeito
Suporte da pinça desalinhado

O meu jeep apresentava o mesmo sintoma. Reapertei os rolamentos dianteiros e o problema foi solucionado.


Prezado Ramiro,

Não consegui entender o que tem haver os rolamentos de roda dianteira, Discos empenados, E suporte de pinça desalinhado com o fato de o pedal do freio descer até o meio para então começar a brecar!!!!!

Me explica melhor!!!!

Na minha opinião, pode ser o seguinte:

- Reparo do cilindro de freio desgastado, não gerando pressão correta no sistema;
- Folga na haste do pedal que empurra o êmbulo do cilindro mestre;
- Lonas traseiras desgastadas;
- Se o seu diferencial for da rural, o cilindro de roda ( no seu caso somente o traseiro) tem uma cubicagem maior que a do CJ, demandando de maior quantidade de flúido;
- Piças de freio emperradas;


Denis,

Me diga uma coisa.

quando vc pisa no pedal do freio, ele desce até uma determinada posição e já começa a frear ou necessáriamente vc precisa bombar para que ele comece a frear ? ?

Depois que começou a frear o CJ, o pedal do freio fica como se vc estivesse pizando em uma borracha ( tipo vai e vem quando vc força) ? ? ? Se estiver assim pode ser ar no sistema.

Me diga outra coisa: Me explica com detalhes como é que vc faz para sangrar o sistema de freio???? É sozinho ou em conjunto com um colega??? Qual o procedimento adotado???? Qual a especificação de óleo que está usando???? Tem válvula retentora de pressão para as rodas traseiras??????

Aguardo respostas.


sds

Mauro Darezzo
14/04/2004, 21:27
Aqui vão todas as respostas a todos, espero não ter esquecido de ninguém. Se esqueci não vão chorar....hehe.

Marcos ET: O freio passa somente em um ponto próximo do escape, ele não acompanha até lá na traseira. Se assim fosse iria parecer uma serpentina de chá ao invés de chopp. Hehe.
E a tubulação é de ferro (aço ou sei lá qual liga, mas com certeza não é cobre). Em outro Jeep que tive ano 1963, a tubulação era cobre e já estava parecendo uma bexiga cheia de tanto que tinha estufado.

Paulo Eduardo: Meu motor é para veio, só para passeio mesmo, nada radical, UHUUUU!!! Hehe. Eu tenho o motor BF161 original, sou do estilo saudosista. Minha saída inaugural será provavelmente sábado, assim meu filho pode ver também, e depois te falo como ficou o freio, certo??????

Bill: A tubulação passa há uns 2cm do escape, mas dá para aumentar para uns 4cm. Será que tá bom??? Acho que sim, não????

Eduardo Lang: Vou dar a primeira volta e ver como fica, se achar que ta fraco mais para frente vejo se troco.

Melancia: Na tubulação de ferro eu utilizei um flangeador de um amigo meu. Na primeira vez que fiz ela rachou, cortei e fiz de novo, rachou pela segunda vez, na terceira tentativa diminui o tamanho do “toco”que irá virar a flange e aí não rachou. Entendi que o problema é que, sendo o ferro mais duro que o cobre, ele aceita menos a deformação, e portanto se estiver muito comprido, racha.

Grato a todos pelas dicas e tentem fazer a flange usando uma ponta mais curta, para mim deu certo, espero que dê para vcs.

[] tubulares, hehe

Paulo Eduardo
14/04/2004, 23:26
Pessoal, experimentem fazer a flange com uma chaleira fervendo do lado, vocês esquentam a ponta na chaleira, ou só no vapor, se for de cobre. E pra cortar os exessos dos tubos, tem que ser com o cortador, ou girando ele bem com cuidado num alicate de corte, até quebrar. Se um dos lados ficar maior (mais espesso), que o outro, vai rachar. A folga no flangeador é de uns 2mm, e tem que ir apertando gradativamente, aperta um pouco, dá uma afrouxada, aperta mais um pouco.... e assim vai.

espero que ajude...

[]´s

billj
15/04/2004, 08:21
Bill: A tubulação passa há uns 2cm do escape, mas dá para aumentar para uns 4cm. Será que tá bom??? Acho que sim, não????





Se não tocar, mesmo 1 cm tá bom. E não presica nada de revestimento térmico. Estão esquecendo do fato que ar é um dos melhores isoladores térmicos que existe........

Calor não é o principal inimigo de tubulações de freio, os problemas são fadiga e atrito.........