Ver Versão Completa : Boia combustível engesa
alissonalexis
20/04/2007, 09:29
Estou querendo saber que boia de combustivel eu poderia colocar no meu Engesa fase II. De qual carro seria a boia utilizada originalmente, estou com a do Santana mas não funciona de acordo.
Obrigado pela ajuda.
Caro amigo!
Passei por esse problema também quando da aquisição do Brancão.
Tentei da D20, D40, Chevette, Opala...
Bem consegui uma que se encaixou perfeitamente, que foi na Rota 4x4.
Desculpa a brincadeira, mais foi a única que consegui para o FI.
Vou passar alguns endereços...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=166
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18527
Abraços e boa leitura.
Kim.
No Predator instalei uma bóia do tipo tubular.
Mandei fazer na Tacobrás aqui em Sampa. A vantagem dela é que não fica oscilando o ponteino em função do tamanho do nosso tanque.
http://www.tacobras.com.br/index.php?id_pagina=106&f=
[]'s
A original é dele mesmo.
Comprei a minha na Agromotor há vários anos....tá funcionando certinho.
Gnecchi,
Essa boia sob-medida ficou cara? Funciona legal no marcador original?
Gnecchi,
Essa boia sob-medida ficou cara? Funciona legal no marcador original?
Carlos,
Veja o post de quando instalei a bóia na Tacobrás...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=197820&postcount=24
Paguei R$95 na bóia e R$78 no marcador de combustível (dezembro/2005). Acredito que seja bem mais cara que a bóia que a Rota4x4 vende.
Não é recomendável usar essa bóia para que usa cachaça no tanque (como é o meu caso), pois o álcool gera corrosão puntiforme no alumínio. A marcação é bem estável, mas quando a bóia chega na metada da altura do tanque, marca no painel que tem apenas 1/2 tanque.... o que não é verdade em função do formato do nosso tanque. (veja anexo).
Obs.: montei o tanque do Predator na semana passada, pois tirei várias peças (para-choques, protetores, suporte de guincho, ancoragens, etc) para jatear com areia e realizar pintura eletrostática. A bóia tubular está em boas condições depois de 01 ano de uso, mas é perceptível que o álcool agride o alumínio.
Não sei se funciona com o marcador original. Eu tenho apenas o velocímetro original o qual foi aferido na Tacobrás com os pneus de 33", os demais marcadores são todos da Turotest (comumente utilizados em caminhões e tratores).
Ainda devo ter alguns marcadores antigos... se quiser te presenteio !!!
[]'s
Opa,
Presente é sempre bem-vindo!
Fique á vontade...rs
Vítor Martins
26/04/2007, 21:57
amigos, em razão de ter feito um "upgrade" no painel de meu Engesa, ou seja, coloquei todos os relógios do Marruá, deparei com o pior dos problemas: o relógio do Marruá é VDO e o do Engesa é Horasa, o que torna incompatível a bóia do engesa com o relógio VDO do Marruá. Solução: inverter o sensor de filamentos da bóia. Ficou perfeito. Agora, se alguém quizer se aventurar em fazer o que eu fiz, se prepare... O total de gastos em relógios, ficou em torno dos R$1.300,00 (hum e trezentos reais). Mas, como gosto é gosto... Em tempo, o fase II militar tá quase... (de 6.000 reais do valor pago em leilão, já está atualmente em R$47.000,00 na restauração total). Não podia voltar atrás... Abraços a todos. Vitor Martins
Vitor,
Também estou restaurando um engesa que foi da antiga funasa e sei bem o trabalho, e principalmente o custo que dá.
Visto que um marruá custa cerca de 85.000,00, e o jipe que montou ser idêntico a ele, acho que no final vai ficar barato!
Abraços doido para ver seu jipe pronto (e o meu também, rs).
Vítor Martins
27/04/2007, 12:20
Vitor,
Também estou restaurando um engesa que foi da antiga funasa e sei bem o trabalho, e principalmente o custo que dá.
Visto que um marruá custa cerca de 85.000,00, e o jipe que montou ser idêntico a ele, acho que no final vai ficar barato!
Abraços doido para ver seu jipe pronto (e o meu também, rs).
É Carlos, 85.000 é o preço antigo. Atualmente gira em R$105.000,00 um Marruá zero Km... Quem sabe um dia, talvez o de São Nunca, teremos um. Provavelmente, em 2020, teremos um ano 2007... Abraços, Vitor Martins. Obs: Tão logo fique pronto, acredito que daqui a duas semanas vá para o emplacamento, postarei fotos.
105.000,00 ?????????????
Será um sucesso estrondoso de vendas! rs
Galera, minha bóia de combustível parou de funcionar e não tem 1 ano, era a original...
Entrei em contato com a Willtec (marcador) para ver a possibilidade de alguma bóia tubular compatível...
Engesa fase 1 - profundidade do tanque: 30 cm Marcador Willtec ( W23.096P): 0 Ohm - cheio e 90 Ohms - vazio
Através da DeltaPeças, atendido pelo Sr. Leonardo, aliás, muito bem atendido, fiz a compra de uma bóia tubular da empilhadeira Clark ( 5 Ohms - cheio e 74 Ohms - vazio) de 30 cm de comprimento.... na prática, marcará cheio quando assim e vazio quando ainda restar alguns litros de diesel no tanque, o que é funcional, já que se o nível baixar demais, a entrada de ar é certa... preço com frete: 90,00... tempo de espera: 20 dias úteis.
Estou no aguardo, postarei fotos e resultados.
Camarada tem como passar o contato desta delta peças.
Será bem útil.
Obrigado
Sallé, meu contato na Delta Peças é o vendedor Leonardo, muito educado e prestativo... porém no momento estou no aguardo da peça... quando chegar dou notícias ... o telefone é 17-3014-2726.
Mas essa boia é parafusada ou encaixada no tanque?
Caveso, eu acho que é parafusada... não recebi a peça ainda, mas colocarei fotos dela e do serviço...
Aí galera, fotos da bóia de combustivel... Marca: Willtec, altura: 30cm, 5 Ohms - cheio e 74 Ohms - vazio.... detalhe que o meu relógio é da mesma marca só que 0 Ohm - cheio e 90 Ohms - vazio.
Olhem nas fotos, a bóia, o local onde foi furado e o detalhe do tanque já no carro.
Abraços.
Opa a vão mais umas fotos... depois uma do bichinho em seu habitat natural e um fim de tarde no cais da cidade à beira do rio São Francisco, ao fundo a ponte da Br-242....
Eu tenho usado da D20. Mas o relogio tem que casar (nao tenho os valores de resistencia, mas é invertido com o original da Engesa), comprei o meu da cronomac.
A grande vantagem da boia da D20 é que o pescador pega bem no fundo do tanque, puxa ate o fim. Mas a vareta da boia precisa ser um pouco encurtada, senao bate da parede do tanque e marca até um 1/4 somente.
O tanque do engesa fase II é diferente do FAse I.
A boia é de encaixe no fase II e não aparafusada.
advogadoneto
29/09/2011, 21:14
Olá meus caros.
Coloquei com alguma adaptação a boia do kadett.
É fácil de fazer e custa apenas R$40,00. Está marcando certinho!!!
Att. Carlão.
Marvin_CPS
01/10/2011, 16:44
Srs, boa tarde!
Gostaria da ajuda de vcs!
Tb estou procurando uma boia de tanque, só que para meu Samurai 93. Uma original é muito cara pelo custoxbeneficio dela, e confio muito mais nas boias tubulares, pp para trilha.
Queria saber da experiencia de vcs sobre a qualidade das boias da marca Willtec (usada pelo nosso amigo Caveso) e da Tacobras (usada pelo nosso amigo Kim e outros).
Começando pelo preço, os kits da Willtec (boia e mostrador) saem em torno de R$130,00 a vista, e os da Tacobras saem em torno de R$195,00, ambos sem contar o frete! Ou seja, preço bem diferenciados....
Logo, além de preço, que nem preciso dizer qual o mais favoravel, queria prezar qualidade e conto com a ajuda de vcs, que usam os produtos, para uma opinião!
Grato.
Caro Marvin_CPS!
Posso te afirmar, que a boia Tacobras é excelente, precisa em sua marcação e sem oscilações no painel.
Mandei o marcador para eles, e fizeram a marcação apartir do marcador.
Para a fixação no tanque, fiz uma flange, como pode ser visto neste álbum:
https://picasaweb.google.com/117104387613456434130/TanqueDeCombustivelBoiaEProtetor
Eu recomendo.
Abraços.
Kim.
Como vc viu mais acima, eu uso marcador e bóia Wiltec... sem problemas tb... comprei com leonardo da delta peças, tranquilo...
[]..
Fredão ºOlllllllllllllOº
30/11/2011, 18:30
Comprei na Rota mesmo...com certeza tive problemas de infiltração de água no tanque, só pode ser, ou os postos por aí estão de sacanagem!!!:karate:
Bom, tive que fazer a bomba injetora, limpar todo o sistema (incluindo o tanque) e trocar a boia, agora está funcionando certinho!
:concordo:
abraço!
CARLOS SIQUEIRA
21/12/2011, 15:46
Durante a reforma e substituição do tanque do "mulo", por um de inox, fiz uma revisão na boia tubular da willtec, "disvendando" seu funcionamento.
[]'s
lmaimone
01/06/2012, 22:51
Pessoal, comprei a bóia tubular, mas não instalei ainda. Pelo que percebi o "pescador" de combustível fica preso na boia original, mas na tubular, não tem esta opção. Como vocês estão montando a saída so combustível?Têm as peças que preciso comprar?Abs
CARLOS SIQUEIRA
02/06/2012, 10:55
Leonardo, no tanque antigo, fiz outro furo, só para esta boia, ficando a outra com o pescador. No tanque novo, fiz a saida da linha de combustivel por baixo, seguindo a dica do pessoal das campers, depois posto fotos.
[]'s
CARLOS SIQUEIRA
02/06/2012, 19:00
Leonardo, não consegui fotos da conexão tipo "parafuso oco/banjo" instalada na linha de diesel, mas aqui está a do "dreno", sem o tampão, que na verdade, foi aproveitado, pelo erro durante a fabricação, no posicionamento da "saída", sendo confeccionada e corrigida depois.
[ ]'s
lmaimone
04/06/2012, 19:30
Pessoal, não achei esta confirmação no tópico.
A furação da boia Wiltec é a mesma da bóia original?
CARLOS SIQUEIRA
08/06/2012, 04:35
Leonardo, sim é a mesma.
[]'s
lmaimone
20/07/2012, 21:11
Aproveitei que estou fazendo o motor da viatura para colocar a bóia.
Pedi para o mecânico instalar, mas ele me ligou falando que a bóia é mais comprida que o tanque (sobrou 2cm)
Achei muito estranho. O meu é um F1 com tanque original.
Alguém teve este problema?
Abs
Eduardo Velo
21/07/2012, 01:01
Não tem como dobrar a haste pra ficar menor ???
Eu tinha desenhado um tanque que não ficasse apenas entre as longarinas, mas que tivesse as laterais na mesma altura que a parte central do tanque, fazendo com que as longarinas passassem entre o tanque.
O Rodrigo acabou adotando a idéia e fazendo esse tanque.
Já esta instalado na viatura.
Além de ganhar autonomia (meu motor bebe pra kct) a bóia faz uma leitura mais uniforme do que antes, pois o formato do tanque original não ajuda.
Aqui em Manaus só dá para rodar na gasolina, pois com o preço do álcool não vale a pena.
Do iPad não consigo anexar fotos gravadas nele..... ( será que o problema é de BIOS?) então segue o link do anuncio do Rodrigo para venda deste tq.
Tanque Gg 112 L P/ Envemo Camper E Jipe Engesa - Inox - R$ 1.800,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-431714318-tanque-gg-112-l-p-envemo-camper-e-jipe-engesa-inox-_JM)
Resgatei esse tópico para o pessoal dar uma revisada... Tem bastante informação sobre os projetos de cada um sobre bóia de combustível.
Fabio Diniz
02/03/2014, 09:34
Resgatei esse tópico para o pessoal dar uma revisada... Tem bastante informação sobre os projetos de cada um sobre bóia de combustível.
:curtir: valeu João, muito util este topico. Agora uma pergunta aos universitários( rsrs ) o que é ohms não entendo a ligação disso com o tanque. Pra mim, seria apenas colocar o tanque e conectar os relogios marcadores, to errado então?
Abraços
Ohm é a unidade de resistência elétrica. Normalmente uma bóia de combustível é uma resistência elétrica que trabalha entre uma faixa de limites definidos, e o relógio marcador é o instrumento que faz essa leitura. Então, se vc tem uma bóia que quando está com 0 Ohm o tanque está cheio e 90 Ohms está vazio, vc também tem que ter um relógio marcador que faça a leitura entre esse intervalo de resistência.
Abraço.