Ver Versão Completa : 19 ou 30 estrias ???
Beto Lacerda
12/04/2004, 21:01
Pessoal , troquei em um desmanche meus eixos de CJ por eixos de Rural , o meu Jeep é 1980 e as pontas de eixo tem 30 estrias , as pontas de eixo da rural tem 19 estrias , o que me geraram algumas duvidas,
qual é melhor (guenta mais ) 30 ou 19 ??existe ponta de eixo da rural com 30 ?? os bloqueios tipo positraction servem em qual 19 ou 30 ?? devo trocar as planetarias por de 19 estrias ou as pontas por de 30 ??
[]'s
FALA BETO
O NEGOCIO É O SEGUINTE, ACHO QUE DE RURAL VC NAO VAI ENCONTRAR DE 30 ESTRIAS, E POSITRACTION VC ACHA DE 19 ESTRIAS (F 100-MAIS RARO) E DE 30 ESTRIAS(F 1000-MAIS COMUM), QUANTO A RESISTENCIA, ACHO QUE É A MESMA COISA.
NA MINHA OPINIAO, VC DEVE TROCAR AS PLANETARIAS PELAS DE 19 ESTRIAS.
NÃO.... quanto mais estrias mais forte é (mais área de contato).
Acho que encontra bloqueio para ambos.
Beto Lacerda
12/04/2004, 22:14
pensei como o Wallace colocou , qto. mais estrias a força é distribuida em um maior numero de pontos, porem no de menos estrias elas são mais "carnudas" :lol: , qual guenta mais ??
mas o problema é ,existem pontas de eixo de rural com 30 estrias ??caso sejam mais resistentes e se levar para um torneiro as de 19 estrias tem alguma dificuldade em "trabalhar" as pontas para terem 30 estrias ??pensei nisso pois ja ouvi de fazerem ao contrario , pegar um bloqueio para 30 estrias e transforma-lo em 19 , mas nunca ouvi falar em fazer nas pontas de eixo .
ou a diferença de resistencia não merece todo esse trampo troca as planetarias logo e acha um bloqueio de f-100 ou de f1000 (caso encontre os de f-1000 mexe nele pra receber 19 estrias ou o de f-100 não é tão raro )esses bloqueios antigos tipo positraction (f-100/1000)funcionam ?? (custam menos de 1/3 do que custa um bloqueio novo) pelo que entendi funcionam em teoria como o do troller mas e na pratica (to pensando em por nos dois eixos)??
Já expliquei... mais estrias mais fortes... não estou chutando... estou afirmando... e já expliquei o porque.
Não invente de modificar nada, nem semi eixo nem o bloqueio... é metalurgia e não tornearia... 99,99% de ficar ruim.
A diferença de resistência é grande, mas depende do motor, pneus e do pezinho do motorista para fazer diferença ou não.
Os bloqueios tipo F1000 quando bem regulados e com o óleo correto fazem diferença em situações de piso escorregadio, mas não em situações mais radicais.
Ai o melhor é partir para um bom bloqueio tipo 100% como o Lock-Right.
Beto Lacerda
12/04/2004, 23:47
Wallace, entendo sua expicação do pq as pontas com 30 estrias serem mais fortes e penso da mesma maneira , releia com atenção vc vera que concordei com vc não disse que vc tinha chutado , somente levantei uma nova duvida.
Não invente de modificar nada, nem semi eixo nem o bloqueio... é metalurgia e não tornearia... 99,99% de ficar ruim.
pensei em usinagem , mas se não da certo como resolver o problema nos eixos da rural , não existem ou pelo menos nunca vi nem ouvi falar de pontas de eixo pra rural com 30 estrias , e sabendo que
A diferença de resistência é grande, mas depende do motor, pneus e do pezinho do motorista para fazer diferença ou não.
motor 4.1 MPFI , BF33" , pezinho 43 de muleke :lol: , o jeito é torcer pra de 19 estrias aguentar ??
quanto aos bloqueios , não sei o que é radical pra vc , não pretendo fazer uso extremo (ainda :lol:) do cj (o endurance que vc vai por exemplo ) mas trilha eu gosto das mais ruinzinhas , não tava afim de atolar ou ficar nos tipicos locais onde um bloqueio faz falta , pra isso o positraction serve ??e como ja me passaram a cola que de bloqueio vc manja vou tentar tirar mais uma duvida , caso eu opte por um 100% , é verdade que com somente um na traseira o desempenho é superior a um jeep com positraction nos dois eixos? mas e em terrenos de boa tração , não força tudo ??
[]'s
Paulo Eduardo
13/04/2004, 01:19
daê pessoal,
o de 19 estrias, é feito em fresadeiras, e o de 30, é, digamos, "mordido", as estrias são prensadas no semi-eixo, por tanto, mais resistente, pois não existe o corte do material e sim um achatamento do mesmo quando ainda esta cru, sem têmpera. Nem pensar em retrabalhar as de 30 p/ 19 estrias ou o contrário, isso não existe....
Beto, quer um conselho de quem lidou recentemente com algo parecido?
compra o kit de semi-eixos flutuantes da ensimec. Não tem comparação, e acho que existe disponível com 30 estrias (indestrutível).
eu to negociando com eles um consórcio para o pessoal aqui do fórum. O thread tá lá no geral.
[]´s
Oi Beto,
Certamente um 100% só no eixo traseiro é bem melhor que os da F1000 nos dois eixos.
Em terrenos com tração vai forçar o que?
Estamos falando de um bloqueio certo. Que quando necessário pula um ou mais dentes para diferenciar... e não uma soldagem que realmente força tudo até quebrar.
Beto Lacerda
13/04/2004, 11:14
quer dizer então que bloqueio 100% num é bem 100% , antes de estourar ele "desbloqueia" ??
vou trocar as planetarias por de 19 estrias (como se fosse numa rural) e usar essas pontas de eixo de 19 estrias que eu ja tenho,mesmo sabendo que as de 30 do cj são mais resistentes,mas agora sabendo que os bloqueios 100% somente no eixo traseiro funcionam melhor que 2 positraction qto. custa em media um bloqueio dessse tipo para rural (D44, 19estrias) ??
se os bloqueios 100% "desbloqueiam" antes de forçar as peças qual a vantagem dos caros bloqueios que "desligam" seja eletrico ou a ar ??
[]'s
quer dizer então que bloqueio 100% num é bem 100% , antes de estourar ele "desbloqueia" ??
vou trocar as planetarias por de 19 estrias (como se fosse numa rural) e usar essas pontas de eixo de 19 estrias que eu ja tenho,mesmo sabendo que as de 30 do cj são mais resistentes,mas agora sabendo que os bloqueios 100% somente no eixo traseiro funcionam melhor que 2 positraction qto. custa em media um bloqueio dessse tipo para rural (D44, 19estrias) ??
se os bloqueios 100% "desbloqueiam" antes de forçar as peças qual a vantagem dos caros bloqueios que "desligam" seja eletrico ou a ar ??
[]'s
Eu juro que nunca vi alguma coisa que gere mais confusão do que essas merda de bloqueios........ :roll:
Os bloqueios chamados "100% automáticos", tipo Lock-Right, EZ Locker, Aussie Locker, todos trabalham com o mesmo princípio. Eles têm dentes que permitem destravamento dos semi-eixos, mas apenas no sentido de diexar uma roda girar MAIS RÁPIDO do que o conjunto coroa-pinhão. Assim sendo, o clac-clac vem da roda do lado de fora da curva, pois ela está girando numa velocidade maior que a de dentro.
Em situações off-road, o bloqueio trava os dois semi-eixos juntos porque ele não deixálos girar mais lento do que o R&P.........
Abraços,
Oi Beto,
Esses bloqueios em que o usuário controla quando bloqueia são indicados para o eixo dianteiro... onde um 100% não é a coisa mais interessante de se ter na maioria das situações.
Estou sem minha tabela de preços no momento, mas se der uma procurada aqui no fórum eu já postei tais preços.
Beto Lacerda
13/04/2004, 17:20
Bill valeu pela explicação finalmente consegui entender o funcionamento, o da ensimec "full lock" é desse tipo , é bom ??
Wallace valeu vou procurar os preços,
[]'s
Bill valeu pela explicação finalmente consegui entender o funcionamento, o da ensimec "full lock" é desse tipo , é bom ??
Wallace valeu vou procurar os preços,
[]'s
Sim, esse da Ensimec é deste tipo. Dizem que o novo modelo é bom, o antigo era uma bosta.........
Dennis Figueiredo
13/04/2004, 19:39
qto. custa em media um bloqueio dessse tipo para rural (D44, 19estrias) ??
Comprei o meu semana passada direto pela ENSIMEC, paguei R$ 1.100,00 no 19 estrias. Ja ta testado e aprovado :wink:
leopoldo
13/04/2004, 20:15
O de 19 estrias, é feito em fresadeiras, e o de 30, é, digamos, "mordido", as estrias são prensadas no semi-eixo, por tanto, mais resistente, pois não existe o corte do material e sim um achatamento do mesmo quando ainda esta cru, sem têmpera. Nem pensar em retrabalhar as de 30 p/ 19 estrias ou o contrário, isso não existe
Só para esclarecer e complementar a informação fornecida pelo nosso colega PAULO:
Nos de 19 dentes as estrias são usinadas ou seja, frezadas. O material é cortado.
O nome para o processo de geração das estrias no de 30 dentes é rolagem, uma forma de laminar o perfil. Parafusos de alta resistência ALLEN) também são feitos assim.
A diferença entre a resistência entre um e outro não é só o número de dentes para distribuir a carga, mas também, que na rolagem, as fibras do material são emagadas ( achatadas, como o Paulo disse) e não cortadas como na usinagem.
Isso faz com que o material seja mais resistente pois não há fibras com "linhas de corte", ou seja, pequenas descontinuidades que enfraquecem a ponteira.
Oi Beto,
O Lock Right para 19 estrias US$ 480,00
Se fosse 30 estrias seria US$ 400,00
Para 30 estrias ainda tem o Quick Lok por US$ 345,00.
Beto Lacerda
13/04/2004, 23:22
Wallace , valeu mas por enquanto , vai ficar sem bloqueio mesmo , tinha grana para os positraction mas me convenceram que pra valer a pena tem que ser os 100% ou os air,electric da vida, então o jeito vai ser esperar um pouco (alem do mais US$ 480 , nem é tão mais caro que o nacional , é bem mais que 2 positraction , mas acho que vale juntar a grana).
Paulo Eduardo
14/04/2004, 00:12
aêêê....
valeu Leopoldo, pela terminologia... :D
abraços (atualizando o vocabulário técnico) :D :D
Beto Lacerda
16/04/2004, 00:02
Comprei o meu semana passada direto pela ENSIMEC, paguei R$ 1.100,00 no 19 estrias. Ja ta testado e aprovado :wink:
Num deve em nada pros gringos ??bom saber , ta pintando um papo sobre fazer um consorcio de eixo flutuante + bloqueio ensimec http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3103 vamos ver no que vai dar , se virar vou testar o ensimec pela fac. de pagto. mas se tiver que juntar pra comprar acho que acabo ficando com um gringo ($$ mto. proximo)
Dennis Figueiredo
18/04/2004, 16:00
Não se esqueçam que o da ENSIMEC vem com a caixa satelite inteira, segundo o fabricante mais robusta que a original,... e não só o bloqueio propriamente dito.
Willys1951
23/05/2004, 23:30
tô querendo colocar ponta de eixo flutuante no meu CJ3A (19 estrias) com o bloqueio 100% da ensimec.... frente as explicações dos especialistas em processos de fabricação de pontas de eixo, o melhor à fazer é comprar pontas de eixo flutuante de 30 estrias e bloqueio para 30 estrias ??....(pergunta besta, hein :lol: ). Tem algum problema? traseira 30 estrias e dianteira 19 estrias ?!
VALEU !!!
Paulo Eduardo
24/05/2004, 00:17
trinta estrias é mais forte, é melhor comprar esses então, já que vem cx de satélites junto.
da pra usar 30 atrás e 19 na frente sim, nenhum problema.
[]´s
Marcos ET
24/05/2004, 11:31
O nome para o processo de geração das estrias no de 30 dentes é rolagem, uma forma de laminar o perfil. Parafusos de alta resistência ALLEN) também são feitos assim.
Daeh Leopoldo, blz?
Cara, só uma dúvida, na época que tava no CEFET-GO (fiz Mecânica lá - antiga ETFG) um professor me falou que o processo chamava-se "recartilhagem" e era um tipo de usinagem, pois havia a retirada de material mesmo com a prensagem da peça colocada no torno contra as roldanas com o "desenho" a ser imprimido... (o "cavaco" saída como se fosse um pó metálico muito ralo...)
Claro que faz "só" 12 anos que vi isso, nem mesmo sei se o nome era este mesmo.... mas realmente, ele nao comprometia tanto a resistência mecânica da peça.
quanto ao bloqueio de diferencial, alguém já viu aquele "bloquietor tabajara" que usa molas para limitar o deslisamento das planetárias???
falows!
Dennis Figueiredo
24/05/2004, 11:45
quanto ao bloqueio de diferencial, alguém já viu aquele "bloquietor tabajara" que usa molas para limitar o deslisamento das planetárias???
falows!
Eu já... uso um destes no eixo dianteiro. Oque tu quer saber?
Beto Lacerda
24/05/2004, 13:24
quanto ao bloqueio de diferencial, alguém já viu aquele "bloquietor tabajara" que usa molas para limitar o deslisamento das planetárias???
falows!
Eu já... uso um destes no eixo dianteiro. Oque tu quer saber?
O ET num sei mas eu , tudo que vc possa informar ,tipo funciona ?? , vale a pena ?? , como é feito ?? é tipo um LSD ?? , etc. :lol: :lol:
Dennis Figueiredo
24/05/2004, 14:15
O ET num sei mas eu , tudo que vc possa informar ,tipo funciona ?? , vale a pena ?? , como é feito ?? é tipo um LSD ?? , etc. :lol: :lol:
Que eu saiba ele é um LSD, só se eu e o ET não estejamos falando a mesma lingua.
Na minha opnião vale apenas só se tu não pagar muito e colocar na frente. Atras sem dúvida prefiro 100%.
Se ele estiver bem calçado ajuda bastante na trilhas com erosão e barro liso, mas se o jeep parar, ou um lado do eixo ficar com muita diferença de aderência ele não toca. Aí só de 100% mesmo.
Ele tem um caixa satélite diferente da original e dentro exitem molas que comprimem uns disco a outros, na hora que uma hora começa a girar o atrito entre os discos faz a outro roda girar também. quando mais disco tu colocar mais calçado fica e mais "bloquedo" fica.
Resumindo.... bem melhor que nada.
Eu tinha um rolando por aí e vendi a um mês por R$ 200 .
Olá, pessoal :!:
Reavivando o tópico...... :roll:
Alguem poderia me explicar o que são as chamadas estrias, 19 ou 30 :?:
Como faço pra identificar qual é qual :?:
Na troca do pinhão e coroa faz diferença qual é :?:
Em quais modelos de viaturas são usados os determinados modelos de estrias :?:
Desde já agradeço a paciência. :D
Até. :!:
Beto Lacerda
25/04/2005, 12:38
Olá, pessoal :!:
Reavivando o tópico...... :roll:
Alguem poderia me explicar o que são as chamadas estrias, 19 ou 30 :?:
na ponta de eixo , na parte que encaixa na cx. satelite , tem um estriado , pode ser de 19 estrias ou 30
Como faço pra identificar qual é qual :?:
se for rural ou f-75 são 19 estrias , se for CJ , após 1980 são 30 estrias antes 19 estrias , mas como ja rodou muito por ai , só contando mesmo
Na troca do pinhão e coroa faz diferença qual é :?:
só se vc vai trocar a cx satelite tb
Em quais modelos de viaturas são usados os determinados modelos de estrias :?:
rural f-75 (todas ) e cj's grande maioria 19 estrias , cj de 1980 / 81 / 82 /83 30 estrias , esses são os da linha willys né ...
[]'s
Paulo Eduardo
25/04/2005, 12:54
Olá,
vou tentar ajudar...
estrias são as ranhuras existentes nos semi eixos, na parte de dentro, onde eles encaixam nas planetárias, ou na parte de fora, onde encaixam no cudo de roda.
os semi eixos de 19 estrias, são usinados em fresadeiras, e as estrias são mais largas e profundas, porém menos resistentes, pois existe corte e descontinuidade no material.
os de 30 estrias, são fabricados num processo chamado rolagem, no qual as estrias são esmagadas no aço do semi eixo, sendo assim mais resistentes, por não criar descontinuidades e por conseguir uma maior área de contato, creio que existe também um encruamento do material, na área estriada.
se você pretende comprar relações novas pro jipe, vai de 30 estrias, mas cuidado na escolha que nem todos os conjuntos CeP são compatíveis com as carcaças.
em geral, os semi eixos feitos por rolagem são mais modernos.
acho que é isso... se faltou algo, logo alguém completa :wink:
[]´s
leopoldo
25/04/2005, 14:42
..............o processo chamava-se "recartilhagem" e era um tipo de usinagem, pois havia a retirada de material mesmo com a prensagem da peça colocada no torno contra as roldanas com o "desenho" a ser imprimido... (o "cavaco" saída como se fosse um pó metálico muito ralo...)
Marcos,
A rolagem é um processo de laminação ou da rosca do parafuso, ou do entalhado do semi-eixo. Alguns fabricantes proclamam 35% a mais em resistência sobre o usinado. Veja na página do Pirate4x4 uma explicação muito bem feita entre esse e outros processos de geração do entalhado.
Observe a sutil diferença entre o recartilhar no torno e a rolagem em equipamentos especiais:
http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-BV60/index1b.html
Alguem poderia me explicar o que são as chamadas estrias, 19 ou 30
Eros, sem ficar muito massante de tanto que já explicaram, veja se fica mais claro:
http://fourwheeler.com/techarticles/p154560_image_small.jpg
Legal... bacana. 30 estrias é mais forte do que os de 19 estrias.
Só que....
é mais dificil de encontrar um semi eixo desses do que uma mosca branca de olhos verdes claros. (pelo menos para os eixos de F-75)
Foi isso que nos tirou do II TRC. As estrias ficaram lá, intactas... Só que a luva da cruzeta estourou e não achamos outra peça dessas em nenhum lugar.
[]´s
leopoldo
25/04/2005, 16:56
luva da cruzeta??????????????
não tamos falando de semi-eixo ???????????????
Beto Lacerda
25/04/2005, 17:02
Legal... bacana. 30 estrias é mais forte do que os de 19 estrias.
Só que....
é mais dificil de encontrar um semi eixo desses do que uma mosca branca de olhos verdes claros. (pelo menos para os eixos de F-75)
Foi isso que nos tirou do II TRC. As estrias ficaram lá, intactas... Só que a luva da cruzeta estourou e não achamos outra peça dessas em nenhum lugar.
[]´s Fábio mas rural/f-75 com 30 estrias não é semi-eixo dana , é paralelo , deve ser difivil mesmo de achar
luva da cruzeta??????????????
não tamos falando de semi-eixo ???????????????
é dianteiro , por luva ele se refere a parte onde encaixa a cruzeta
[]'s
Não é a luva...
Como chama aquilo que segura a cruzeta no semi eixo? Tem algum nome?!
[]´s
Valeu, pessoal :!:
Obrigado, Leopoldo...uma imagem vale por mil palavras. :wink:
Só pra explicar....não pretendo trocar a coroa e o pinhão. Perguntei porque tenho um amigo que está desmontando o eixo traseiro de sua f-75 para trocar o pinhão e consequentemente a coroa e estavamos na dúvida sobre as "estrias" . :roll:
Agora o problema está em desmontar o semi-eixo, o negócio não quer sair de dentro. :?
Obrigado :!: :!: :!:
[]'s
leopoldo
26/04/2005, 12:52
Tem algum nome?
Sim.
Em inglês: axle shaft yoke
Em português: olhal do semi-eixo
http://www.4x4wire.com/tech/axle/ujoint/2.jpg[/img]
leopoldo
26/04/2005, 15:14
E por falar em estrias finas, estrias grossas, etc...
Me lembrei que o ELMER- jiperio RR (que eu ví que está por aqui nesse momento)andou mexendo nas estrias da ponta do entalhado que acopla nas planetárias....... para juntar semi eixos de toyota na planetária do jeep 31 dentes.
E ai? aponta do semi eixo não esfarelou? cê matou parte do beneficiamento do dente.........só quase tudo.
Elmer_Jeep
26/04/2005, 16:24
E por falar em estrias finas, estrias grossas, etc...
Me lembrei que o ELMER- jiperio RR (que eu ví que está por aqui nesse momento)andou mexendo nas estrias da ponta do entalhado que acopla nas planetárias....... para juntar semi eixos de toyota na planetária do jeep 31 dentes.
E ai? aponta do semi eixo não esfarelou? cê matou parte do beneficiamento do dente.........só quase tudo.
Mestre Leo. Boa tarde :!:
Vamos lá, inicialmente vou usar suas palavras que encontrei na página 4 no tópico Cuidado, Seu Eixo Semi-Flutuante Pode Matar.
:arrow: 1-as estrias das planetárias jeep x toyota não são iguais, ou seja, não dá pra colocar o semi-eixo da toyota na planetária do jeep e vice-versa.
:arrow: 2-o diâmeto do eixo da toyota, no entalhado da planetária(32,66mm) é ligeiramente maior que o do jeep(31,64mm).
Então respondendo à vossa pergunta eu também observei essa diferença na cavidade das estrias D44 X Toy Band. Usei uma Dremel com um disco de policorte bem fininho e "aprofundei" as estrias/entalhado do semi eixo Toy Band (no olhômetro obviamente) até conseguir encaixar na planetária do D44. :D
Está rodando assim há mais de um ano no eixo trazeiro com bloqueio ensimec, desmontei começo desse ano pra verificar o estado das estrias e não notamos nenhuma anormalidade. Outro dia vou postar aqui no site um vídeozinho do Prateado cantando pneu de 1ª e 2ª no asfalto :shock: faço isso regularmente. 8)
Os semi eixos dianteiros (assim como os trazeiros antigamente) são Toy Band com 19 estrias do D44 implantadas, isso mesmo, soldadas com eletrodos cromo níquel e até hoje ainda não tive problemas, porém por questões de precaução(bom gosto) estou trabalhando na adaptação de novos eixos D44 mais largos que os do CJ e mais estreitos que os da F75 que receberão os 4 semi eixos originais Toy Band(apenas com o retrabalho nas estrias). :idea:
Por enquanto o serviço está parado pois esses novos eixos serão usados no meu novo Jeep, o CJ6. :wink:
Mais detalhes sobre a salada dos eixos na página 5 do tópico do meu Jeep. :lol:
[]'s
Como faço pra identificar qual é qual :?:
se for rural ou f-75 são 19 estrias , se for CJ , após 1980 são 30 estrias antes 19 estrias , mas como ja rodou muito por ai, só contando mesmo
Obrigado Lord Darth Vader! Eu precisava dessa informação para olhar um CJ.
Viram? Para quem reclama de nunca achar nada na pesquisa é pq não sabe procurar ou não tem paciência. Levei 5 minutos. :mrgreen:
Rogério Tortato
23/07/2005, 12:32
apenas para complementar.
pelo que sei, os primeiros semi eixos eram todos 19 estrias.
após a evolução da indústria, melhoraram e passaram a ser 30 estrias.
ocorre que tal evolução/alteração se deu em um determinado ano que não sei qual é, mas já não mais se fabricavam Rurais, por isso não existem semi eixos de rural com 30 estrias.
mas..... ao contrário do que foi dito, pelo que sei, ainda se fabricavam F75, mas logo ela parou, portanto, ainda existem uns poucos semi eixos de F75 com 30 estrias, valendo lembrar que o diferencial dianteiro da f75 é o mesmo da rural (em tamanho).
assim, ainda é possível encontrar diferenciais da bitola da rural, porém de f75, com 30 estrias, eu já vi pessoalmente tais semi eixos.
já os jeeps continuaram em linha ainda por bastante tempo após essa alteração, por isso é razoavelmente normal (não muito) encontrar seus semi eixos com 30 estrias.
abraços.
fernandão
23/07/2005, 13:25
eu acabo de comprar um conjunto de eixos de F-75 e os danados são 30 estrias
só que agora eu não sei se isso é bom ou é ruim pois eu sei que é mais forte mas
me parece que vai ser muito dificil achar pessas pra reposição :?:
alguem pode falar sobre isso :?: será que fiz bom negocio :pensativo:
[],s bom pelo menos foi bem barato :mrgreen:
Rogério Tortato
23/07/2005, 17:48
excelente negócio.
as peças são exatamente as mesmas, não tem mistério.
mudam apenas os semi eixos, é claro na estria e também as planetárias na estria.
as planetárias são fáceis de achar, principalmente com 30 estrias, já que f100, f1000 utilizaram esta peça com 30 estrias.
se não achar em ferro velho, acha nova na loja por R$ 50,00.
entretanto, dificilmente você vai precisar de uma planetária, pois quase não quebram.
já o semi eixo, tenha cuidado, force o pé apenas com o volante reto e mantenha as cruzetas do munhão sempre firmes (sem folgas) e lubrificadas pois se quebrar o semi eixo, dificilmente voce encontrará outro com 30 estrias.
esses eixos jamais vão quebrar nas estrias, mas na outra extremidade, ou seja, no eicaixe com a cruzeta.
entretanto é simples, se essa quebra acontecer e não achar outro com 30 estrias, compre com 19 e troque a planetária também, fica a mesma coisa.
não sei se estou certo, mas se quebrar só de um lado, dá para trocar a planetária só daquele lado, a outra continua com 30 estrias "até quebrar". não sei se todos concordam com isso.
abraços.
leopoldo
23/07/2005, 19:30
dá mas isso é serviço de porco !
o recomendado é colocar um semi-eixo novo mesmo, nem que isso signifique visitas a desmanches.
tinha novo na agromotor.
ainda devem haver centenas espalhados por aí.
Beto Lacerda
28/07/2005, 11:35
já os jeeps continuaram em linha ainda por bastante tempo após essa alteração, por isso é razoavelmente normal (não muito) encontrar seus semi eixos com 30 estrias.
cara os jeeps passaram a ter 30 estrias no semi eixo em 1980 e terminaram sua produção em 1983 não foi tanto tempo assim
F-75 com 30 estrias nunca vi mas se existem, suponho que foram fabricadas após 1980 , pois este foi o ano da mudança p/ os CJ's
[]'s
ps.: meu eixo traseiro é de F-75 e tem 30 estrias ...
mas é Full Lock IV e T-Rex bone ensimec , de dana só CeP :lol: :lol:
F-75 com 30 estrias nunca vi mas se existem, suponho que foram fabricadas após 1980 , pois este foi o ano da mudança p/ os CJ's
[]'s
ps.: meu eixo traseiro é de F-75 e tem 30 estrias.
Beto... se você nunca viu eixo de F75 30 estrias, como é que o seu tem? :mrgreen:
Sergio Rocha
28/07/2005, 17:18
Nero
Toma 1/2 duzias de cervejas, e olha prum eixo de 19 estrias.Vc vai ver ele com 30 estrias. :lol:
[]'Foi assim q o Beto viu
Beto Lacerda
28/07/2005, 18:20
Beto... se você nunca viu eixo de F75 30 estrias, como é que o seu tem?
Nero
Toma 1/2 duzias de cervejas, e olha prum eixo de 19 estrias.Vc vai ver ele com 30 estrias.
[]'Foi assim q o Beto viu
pros dois engraçadinhos :
meu eixo traseiro é de F-75 e tem 30 estrias ...
mas é Full Lock IV e T-Rex bone ensimec , de dana só CeP
entenderam ou precisa desenhar ??? :twisted: :lol: :lol:
[]'s
Dennis Figueiredo
29/07/2005, 08:24
Beto....... eu ia responder pra esses dois abelhudos, mas deixei, sei que tu sabe esculachar muito bem :mrgreen:
Rogério Tortato
31/07/2005, 15:55
leopoldo disse:
dá mas isso é serviço de porco.
Leopoldo, o que, exatamente, voce acha que é serviço de porco?
os semi eixos usados, ou as plantárias com estrias diferentes?
não entendi.
o uso de "semis" usados não é, necessariamente, "serviço de porco", pode ser de "pobre", mas não de "porco", pois, pelo que vejo, a maioria aqui no fórum, assim como eu, "quebra seus galhos" em ferro velhos e nem por isso fazem serviço de "porco".
é claro que se deve ter critério ao comprar uma peça usada.
a outra hipótese. planetárias com estrias diferentes.
se quebrar um semi de 30 estrias e voce não encontrar outro para repor, a única solução é colocar com 19 estrias, aí, necessariamente, tem que trocar a planetária. não vejo porque trocar tudo de uma vez, já que ambas tem a mesma dimensão e podem, perfeitamente trabalhar em conjunto, uma de 19 e outra de 30, cada uma de um lado. quando a outra quebrar - e se quebrar - aí coloca tudo igual.
me desculpe, mas não consigo concordar com você neste ponto.
abraços.
junior braga
07/08/2009, 23:19
:mrgreen: daê turma, como sempre pesquisando algumas duvidas e desenterrando defuntos:twisted::twisted: rsrsrssrs!!!
Seguinte (chega de blá,blá,blá), a vtr aqui é:
CJ-5, ano 1967, eixos canela grossa, c&p 44-9, semi-eixo onde o cubo é o chapelão:shock:;
:pensativo: não sei se esses dados sobre os eixos é original dessa vtr :parede::parede:;
E estou precisando com urgência saber:
- quantas estrias é o semi-eixo, pois, estou comprando um bloqueio e tal informação se faz necessária :roll:!!!!
Ps: será que abrindo a tampa do diferencial é possível contar? :pensativo:
:concordo:
leopoldo
07/08/2009, 23:47
Leopoldo, o que, exatamente, voce acha que é serviço de porco?
os semi eixos usados, ou as plantárias com estrias diferentes?
não entendi.
PUTZ, só agora eu ví essa pergunta !
Simples:
1- usar eixos de desmanche tipo 19 estrias em vez de colocar novos ou usados dos mais modernos abre espaço para semi-eixos cançados, empenados e trincados, justamente trazendo vc para a fronteira do problema de fadiga relatado no topico, cuidado seu eixo semiflutuante pode matar.
2- o trampo de abrir um diferencial e fazer uma cirurgia para colocar uma planetária de 19 estrias só de um lado, além do trabalho absurdo e normalmente sem as ferramentas corretas ... é a mesma coisa que usar tenis em um pé e bota de couro no outro .... mais que estranho !
junior braga
08/08/2009, 00:19
:mrgreen: daê turma, como sempre pesquisando algumas duvidas e desenterrando defuntos:twisted::twisted: rsrsrssrs!!!
Seguinte (chega de blá,blá,blá), a vtr aqui é:
CJ-5, ano 1967, eixos canela grossa, c&p 44-9, semi-eixo onde o cubo é o chapelão:shock:;
:pensativo: não sei se esses dados sobre os eixos é original dessa vtr :parede::parede:;
E estou precisando com urgência saber:
- quantas estrias é o semi-eixo, pois, estou comprando um bloqueio e tal informação se faz necessária :roll:!!!!
Ps: será que abrindo a tampa do diferencial é possível contar? :pensativo:
:concordo:
Leopoldo me ajuda nessa aí...
[ ],
leopoldo
08/08/2009, 00:26
CJ-5, ano 1967, eixos canela grossa, c&p 44-9, semi-eixo onde o cubo é o chapelão
Vc quer dizer .... semi-eixo chavetado ?
não sei se esses dados sobre os eixos é original dessa vtr
Nem eu, mas deve ser, se for canela fina, mas como não é ... já pode ter sido mexido.
quantas estrias é o semi-eixo, pois, estou comprando um bloqueio e tal informação se faz necessária
Deve ser 19 estrias.
será que abrindo a tampa do diferencial é possível contar?
Vc teria que sacar o semi-eixo ou tirar a tampa do diferencial e contar os dentes na planetária, ai é certeza absoluta.
junior braga
08/08/2009, 14:57
CJ-5, ano 1967, eixos canela grossa, c&p 44-9, semi-eixo onde o cubo é o chapelão
Vc quer dizer .... semi-eixo chavetado ?.
:mrgreen: não é chavetado :discordo:, o outro como que da o nome?
não sei se esses dados sobre os eixos é original dessa vtr
Nem eu, mas deve ser, se for canela fina, mas como não é ... já pode ter sido mexido..
:mrgreen: então pode ter sido trocado, pois é canela grossa (melhor né?)
quantas estrias é o semi-eixo, pois, estou comprando um bloqueio e tal informação se faz necessária
Deve ser 19 estrias.
será que abrindo a tampa do diferencial é possível contar?
Vc teria que sacar o semi-eixo ou tirar a tampa do diferencial e contar os dentes na planetária, ai é certeza absoluta.
:mrgreen: ok!!! então vou fazer isso, e é agora...
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:concordo::concordo: muito obrigado
junior braga
08/08/2009, 20:17
:mrgreen: não é chavetado :discordo:, o outro como que da o nome?
não sei se esses dados sobre os eixos é original dessa vtr
:mrgreen: então pode ter sido trocado, pois é canela grossa (melhor né?)
:mrgreen: ok!!! então vou fazer isso, e é agora...
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:concordo::concordo: muito obrigado
:mrgreen: pronto fui lá e abri o danado, e também ja feixei, foi jogo rápido!!!
Leopoldo, vc acertou é 19E mesmo :palmas:.
E pra ilustrar e ficar completo segue algumas fotos.
Ah, já ia me esquecendo, como disse ai em cima o eixo :discordo: é chavetado :discordo:, é igual a esse da foto 1... :pensativo: é semi-flutuante? é isso?
[ ],
:concordo:
leopoldo
08/08/2009, 22:32
Positivo, o puro e perigoso semi-flutuante
junior braga
09/08/2009, 00:42
Positivo, o puro e perigoso semi-flutuante
Pois bem, :shock: fico lembrando daquele tópico que vc criou, e vira e mexe to de olho nele, mas, por enquanto, é manter o sistema original :parede:, e quem sabe mais pra frente fazer um upgrad nos eixos.:lol:
[ ],
junior se vc colocar freio a disco traseiro já minimizaria a enchrenca
em tempo
Leo... o chavetado é mais perigoso ou tanto quanto o semi-flutuante?
junior braga
09/08/2009, 22:55
junior se vc colocar freio a disco traseiro já minimizaria a enchrenca
:mrgreen: pois é rubensx já até vi um tópico por aqui falando disso, mas não sei por onde anda, e acho que vi vários comentários a respeito do freio a disco, segurar a bronca ou não!!!! Agora fiquei meio :pensativo::pensativo:
:lol:
em tempo
Leo... o chavetado é mais perigoso ou tanto quanto o semi-flutuante?[/QUOTE]
leopoldo
09/08/2009, 23:48
em princípio, os dois padecem do mesmo problema.
é o projeto da flange pendurada depois do rolamento.
RODRIGO TOMITÃO
10/08/2009, 00:37
estou estudando a compra de par de eixos de rural pra instalar no meu javali, só o que achei com preço bom aqui na região, o traseiro é de rural 4x2 com o diferencial no centro teria algum problema de resistencia ou é só a posição que muda mesmo :concordo::concordo::concordo:
leopoldo
11/08/2009, 21:08
só a posição.
willys1960_ctba
07/11/2009, 19:31
Pessoal, pode ser duvida de principiante, li e reli esse e outros tópicos e pelo que eu entendi o 30 estriaas é melhor (mais resistente), então deixo aqui minha pergunta:
Meu jipe é 1960, eixos canela fina chavetado 19 estrias, motor gm 4.1 6cc (motor pesado) diferencial 11x47 molas dianteiras de toyota. Minha pergunta é vale a pena trocar por eixos de jeep canela grossa 30 estrias ou trocar por um kit ensimec flutuante 19 estrias já terei segurança suficiente?
Ou melhor ainda trocar por canela grossa 30 estrias e kit flutuante ensimec 30 estrias???
grato
Raphael
rural4x4
07/11/2009, 19:55
Acho que vc devia comprar um kit ensimec 30 estrias e montar no seu eixo canela fina mesmo, nao sei ate aonde a diferença de resistencia das tubeiras compensa a troca dos eixos.
leopoldo
07/11/2009, 21:05
.... nao sei ate aonde a diferença de resistencia das tubeiras compensa a troca dos eixos.....
na verdade o que o colega pergutou envereda para duas questões básicas:
ele quer segurança ou
ele quer resistencia?
Se ele quer segurança, o flutuante + freios à disco são considerados um belo incremento no nível de segurança~
Se ele quer aumentar a resistencia em geral, o canela grossa já satisfaria, mas em termos de segurança, poderia ser até pior que esse original se for para as 19 estrias, na condição de usado. Se ele Montar um eixo com 30 estrias, terá um razoável aumento de resistencia, mas a segurança só viria com um par de semieixos novos.
willys1960_ctba
07/11/2009, 22:59
Boa noite Leopoldo, na verdade o que quero são as duas coisas, resistencia e segurança, e ai?
canela grossa com kit ensimec flutuande 30 estrias?
canela fina com kit ensimec flutuante 19 estrias?
abraços
leopoldo
08/11/2009, 09:39
canela grossa com kit ensimec flutuande 30 estrias?
canela fina com kit ensimec flutuante 19 estrias?
canela grossa, flutuante e 30 estrias, se forem estrias roladas.
willys1960_ctba
08/11/2009, 10:49
Valeu Leopoldo, obrigado pela dica...
[]s
JAIME MOREIRA
03/03/2010, 14:03
Tenho no meu jeep canela fina, 19 estrias...
Tava pensando em colocar um kit ensimec flutuante para 30 estrias e colocar um bloqueio, assim consigo adaptar sem trocar a carcaça do eixo...
será que vale a pena? ou o indicado seria trocar tudo?
edubasile
15/03/2010, 19:18
Estou com uma duvida, qual kit de eixo flutuante com 30 estrias devo comprar? Ensimec, Enfer ou Macrotorque. Será q existe outro? Quais as qualidades de cada e quais os problemas?
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