Ver Versão Completa : Parabrisa Fixo X Basculante
Em quais modelos ou ano vieram instalados os parabrisas basculantes ????
Por que ha veiculos , originais , com parabrisas fixos e outros basculantes ???
[]´s
valmor
joão k. chikui
19/04/2007, 23:02
Valmor
Tenho um CJ3A (1951) que tem o para-brisa basculante. É uma delícia, dia quente abre e deixa o vento bater no rosto, parece que está de moto e sem capacete. mas, na chuva o meu entra agua.
O meu bascula o quadro todo também, não sei se tem a ver com militar ou civilian.
Valmor
Tenho um CJ3A (1951) que tem o para-brisa basculante. É uma delícia, dia quente abre e deixa o vento bater no rosto, parece que está de moto e sem capacete. mas, na chuva o meu entra agua.
O meu bascula o quadro todo também, não sei se tem a ver com militar ou civilian.
O meu bascula o quadro todo, é bão dimais. Vira uma moto de 4 rodas :dance: E sem capacete! A patroa que num gosta muito, disarruma a chapinha :twisted: .
[s], dando um pitaco furado e um UP no post:concordo:
cmte_carvalho
20/04/2007, 00:46
Para-brisa basculante é uma das "marcas registradas" dos Willys!
felipemendes
20/04/2007, 08:15
Na verdade, acho que nunca vi um original com quadro não basculante.
[]s sem vento pq o jeep tá parado.
GustavoRisso
20/04/2007, 11:35
Quadros basculantes sairam nos militares.
[]s
felipemendes
20/04/2007, 12:31
Quadros basculantes sairam nos militares.
[]s
Peraí. Acho que estamos falando de duas coisas diferentes: Tem um pára-brisa que bascula no quadro e tem um quadro que bascula na carroceria. O meu (e acho que de todo mundo) bascula na carroceria. E, sim, acho que só os militares basculam o pára-brisa no quadro. E continuo não tendo visto um original que não bascula nada.
[]s
otavio_gomes
20/04/2007, 12:52
Peraí. Acho que estamos falando de duas coisas diferentes: Tem um pára-brisa que bascula no quadro e tem um quadro que bascula na carroceria. O meu (e acho que de todo mundo) bascula na carroceria. E, sim, acho que só os militares basculam o pára-brisa no quadro. E continuo não tendo visto um original que não bascula nada.
[]s
Corretíssimo,
Todos os modelos de Jeep basculam os quadros de para-brisas(para baixo) e alguns basculam o próprio para-brisas(para cima).
de acordo com os modelos:
MB e GPW - basculam os para-brisas - padrão
CJ2A - basculam os para-brisas - padrão
CJ3A - não basculam os para-brisas - os CJ3A têm o ventilador logo abaixo do para-brisas. Já vi adaptações dos basculantes do CJ3B instalados em CJ3A
CJ3B - basculam os para-brisas - opcional
CJ5 e CJ6 - basculam os para-brisas - opcional
Um abraço,
Otávio.
Qdo me refiro a Parabrisa basculante considero o que "abre somete o vidro" pois até onde sei TODO quadro de CJ5 ( original) é dotado de dobradiças que "dobram" o quadro todo , apoiando na carroceria.... Não sei a utilidade disto , a não ser encher os olhos c/ areia e sujeira ! Mas vamos respeitar o engenheiro que projetou isto .....:p :p :p
[]´s
o meu cj5, bascula o vidro no quadro do parabrisa!!! eu nunca tinha visto antes a nao ser no meu. parece que a função dele e quando o jeep ta com capota e se quer que entre ar, entao bacula-se o vidro para entrar ar...
otavio_gomes
25/04/2007, 16:45
Qdo me refiro a Parabrisa basculante considero o que "abre somete o vidro" pois até onde sei TODO quadro de CJ5 ( original) é dotado de dobradiças que "dobram" o quadro todo , apoiando na carroceria.... Não sei a utilidade disto , a não ser encher os olhos c/ areia e sujeira ! Mas vamos respeitar o engenheiro que projetou isto .....:p :p :p
[]´s
O Jeep foi projetado como veículo de combate. O quadro de para-brisas abaixado e encapado diminuia o perfil do veículo e não refletia raios solares.
Em baixa velocidade não tem problema de poeira. Mesmo que tenha, já existem óculos de proteção.
A facilidade de remoção do quadro de para-brisas permite uma manobra usada desde a segunda guerra: Quando o Jeep atola, retira-se o quadro de para-brisas, retira-se apenas o volante de direção, capota-se o Jeep para o lado e o carro está fora do atoleiro. Os quatro soldados que o Jeep transporta conseguem fazer isso. No caso de atolamento em areia fofa ou equivalente, depois de muito cavar e enterrar o Jeep, o seu capotamento deve ser mais fácil que tentar retirá-lo do buraco.
Outra facilidade do quadro de para-brisas basculante é o espaço ocupado para transporte e também armazenagem.
Um abraço,
Otávio.
CJ3A em Lagoa Santa.
Elmer_Jeep
26/04/2007, 00:30
ae povo, se alguém tiver um quadro de parabrisa desse que abre o vidro to afim de comprar valeu.
[]'s
cmte_carvalho
26/04/2007, 01:43
Valmor, entendo que seja uma questão de opinião mas, na minha, o quadro basculante é mais uma das tantas características que tornam o Willys um veículo tão singular. Aliás, também acho maravilhoso poder unir a emoção de uma moto à segurança de um veículo de quatro rodas!
Otávio, não conhecia essa tática de capotamento. Obrigado por compartilhar mais essa característica única conosco!
Grande abraço, até!
O Jeep foi projetado como veículo de combate. O quadro de para-brisas abaixado e encapado diminuia o perfil do veículo e não refletia raios solares.
Em baixa velocidade não tem problema de poeira. Mesmo que tenha, já existem óculos de proteção.
A facilidade de remoção do quadro de para-brisas permite uma manobra usada desde a segunda guerra: Quando o Jeep atola, retira-se o quadro de para-brisas, retira-se apenas o volante de direção, capota-se o Jeep para o lado e o carro está fora do atoleiro. Os quatro soldados que o Jeep transporta conseguem fazer isso. No caso de atolamento em areia fofa ou equivalente, depois de muito cavar e enterrar o Jeep, o seu capotamento deve ser mais fácil que tentar retirá-lo do buraco.
Outra facilidade do quadro de para-brisas basculante é o espaço ocupado para transporte e também armazenagem.
OTIMAS informaçoes Otavio !!!! :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
obrigado
[]´s
Valmor
JUNINHO_BITTENCOURT
26/04/2007, 09:00
O meu cj-3b bascula o parabrisas (para cima) , e o quadro inteiro (para baixo, como todos), eu vi num video que o quadro bascula inteiro para o jeep ficar baixo, os bancos originais tambem são baixo, na utilização militar
erá um ponto forte para passar em lugares com obstaculos que necessitasem o veiculo passar por baixo, tambem auxiliava na camuflagem, etc, tem inumeras coisas que explica no video. abraços
vou te incomodar outra vez.O meu cj5 tem um parabrisa basculante mas esta faltando as presilhas laterais que seguram ele aberto.Sera que vc poderia me mandar uma foto delas ?pois ja procurei no donatti,portugues,gama, garra,agromotor,rolo4x4, marcel auto peças,paulista tudo quanto foi loja on line e ninguem tem essas presilhas.Ja tambem andei dando uma olhada em umas fotos que um amigo do forum me enviou mas ficaram muito pequenas preciso de mais detalhes para mandar o torneiro.