PDA

Ver Versão Completa : Antena portátil - PY



Joao Paulo
12/04/2004, 20:52
Instalei uma antena de 5/8 no PY do meu jipe.
Funciona bem, mas eu queria ter uma opção portátil para montar em lugares remotos - algo que coubesse, desmontado, dentro do jipe (nada de torres de 12m, por favor)
Alguma dica?

Abraço,

marcelino
14/04/2004, 14:52
Senhor

Não existe mágica em telecomunicações, se a necessidade do senhor restringi-se a uma pequena abrangenica existem antenas base-magnética que podem ser fixadas em locais elevados desde que metálicos. Uma opção no caso do jeep (obviamente o teto é de lona) podemos utilizar um pedaço de chapa metálica de aproximadamente 1x1m.
Se o senhor puder fornecer maiores detalhes posso recondar outras soluções....

Obrigado

Joao Paulo
14/04/2004, 21:31
Sr. Marcelino,

grato pelas informacoes.
No meu caso, não tenho lona, mas de aço - mas não quero furar a lataria (o jimny é o irmao mais novo do samurai).
Minha antena funciona bem, apesar de estar fixada no meu parachoques (de aço).

O que procuro é saber que possivel antena, desmontavel e de maior alcance (e a um custo baixo) eu poderia levar desmontada no carro, para usar em locais mais remotos onde a 5/8 nao tem muito alcance.
Preciso saber tb se vale a pena tentar isto.

Grato.

marcelino
15/04/2004, 08:14
Prezado João Paulo,

Infelizmente não existe uma antena desmontável que voce possa utilizar para melhorar o alcance do seu rádio. O que voce pode fazer e aumentar a altura da instalação desta, fixando num mastro telescópico e instalando no local de operação, (não sei se isto é prático devido a tralha que voce devera levar).
A opção de colocar-se uma botina no seu rádio, mas isto é proibido pela ANATEL.
Resta a voce duas opções sem alterar seu equipamento, seu tipo de antena:

1) Procurar operar em locais altos com seu JEEP.
2) Utilizar as repetidoras de sinal dos clubes de radio-amadores no local. Note que se a situação for de EMERGENCIA voce poderá operar sem problemas agora se for um evento que necessita de apoio logístico é bom solicitar autorização antes de operar.

PS- Não se esqueça que voce deve estar habilitado pela ANATEL (possuir indicativo de radioamador)

Obrigado

Joao Paulo
15/04/2004, 22:41
Marcelino,

grato pelas dicas - estou me convencendo que a unica alternativa entao é sacar a antena do parachoque e posiciona-la em local mais alto - e que nao ha antena maior que eu possa levar no carro, correto?

ZZ2XJP

marcelino
19/04/2004, 07:48
Não de forma prática ou a um custo reduzido. Com excessão das sugestões no uso de repetidoras locais, fica complicado pois o tamanho da antena não obriga necessariamente a uma melhor performance e sim o seu "ganho".

Um abraço