Ver Versão Completa : óleo no radiador
klaus motta
19/04/2007, 10:43
Caros companheiros;
Semana pasada quando fui abastecer minha explorer a agua do compartimento do radiador estava da cor de chocolater batido.Achei que tinha queimado a junta do cabeçote,Porem não contaminou o óleo do motor nem abaixou o nível.Pode óleo de onde?tranmisão?direção?
Alguma sugestão?
Abraços
Klaus
Amostardeiro
19/04/2007, 12:01
Caros companheiros;
Semana pasada quando fui abastecer minha explorer a agua do compartimento do radiador estava da cor de chocolater batido.Achei que tinha queimado a junta do cabeçote,Porem não contaminou o óleo do motor nem abaixou o nível.Pode óleo de onde?tranmisão?direção?
Alguma sugestão?
Abraços
Klaus
Klaus
Assim de longe parece que o problema é sujeira no radiador, faz uma limpeza, troca aágua, coloca o aditivo na proporção correta e observa se contamina denovo, se sim o problema deve ser junta ou outra coisa + grave.
Abraço
arlei_vitara
19/04/2007, 13:15
Caros companheiros;
Semana pasada quando fui abastecer minha explorer a agua do compartimento do radiador estava da cor de chocolater batido.Achei que tinha queimado a junta do cabeçote,Porem não contaminou o óleo do motor nem abaixou o nível.Pode óleo de onde?tranmisão?direção?
Alguma sugestão?
Abraços
Klaus
Klaus,
Quase certo que vc. está com a junta do cabeçote danificada.
Algumas vezes, vc. tem passagem de óleo para o sistema de refrigeração e contamina a água do radiador, sem que isso implique em passar água para o óleo (aí vc. não vai detectar contaminação no óleo do cárter).
Como estava esta água cor de chocolate que vc. encontrou no reservatório de expansão, era sujeira, escura, ou estava OLEOSA ???
Outras dicas: veja na tampa do radiador se existe algum acúmulo de borra oleosa, esbranquiçada. Veja isso tbém na tampa de abastecimento de óleo sobre a tampa de válvulas. Estes são outros pontos onde normalmente acontece acúmulo de borra oleosa quando tem problema de mistura água x óleo.
Por fim: tua Explo é automática ??? Não conheço a mecânica das Explorers, mas nos Suzukis auto existe uma passagem do óleo do câmbio auto no radiador para seu resfriamento. Não sei se as Explo têm radiador em separado para o óleo do câmbio, cheque isto tbém. Pode acontecer de esatr dando fuga do óleo do câmbio para as galerias do radiador.
Posta prá nós aí a solução do mistério, ok !
[ ]s,
Márcio T
19/04/2007, 19:26
Klaus, o trocador de calor da transmissão automática na EXPLORER é um tubo vertical acoplado ao radiador, próximo à tampa. Já passei por um problema de vazamento do óleo hidráulico, mas foi fácil identificar porque o óleo ainda estava vermelho. Dê uma olhada no estado do óleo da transmissão (se for o caso), porque se tiver ocorrido contaminação com água ele vai perder suas características, ficar marrom e queimar as cintas, que são envoltas por uma camada de celulose que não é resistente à agua. O trocador de calor da DH não tem nenhum contato com a água do radiador.
Boa sorte.
Márcio
Márcio T
19/04/2007, 21:30
Klaus, o trocador de calor da transmissão automática na EXPLORER é fica no próprio radiado, num "tubo" vertical logo ao lado da tampa. Já passei por um problema de vazamento do óleo hidráulico, mas foi fácil identificar devido à coloração vermelha (o reservatório de expansão ficou "rosa"). Acontece que, se houver contaminação com água, o óleo hidráulico perde suas características e propriedades, ferve sob alta pressão, sobreaquece a caixa, fica marrom e acaba por danificar as cintas da transmissão, que são envoltas por uma camada de celulose não resistentes à agua. O trocador de calor da DH não tem nenhum contato com a água do radiador.
Boa sorte.
Márcio
Márcio T
19/04/2007, 21:36
Desculpe a postagem em duplicidade. Influência do Flusão na TV.
Klaus, há separação de fases (água/óleo)?
klaus motta
23/04/2007, 08:02
Caros companheiros;
Retirei o radiador e mandei recondicionar, o mecânico acha que o oleo é da transmissão pois o carro é automático.Já rodei um pouco para teste com o radiador consertado,e até agora não contaminou a agua.Quando tiver uma posição concreta informo vcs.
Abraços A todos
Klaus
Enrique Javier Romay
23/04/2007, 17:32
Verifica o nivel do oleo da caixa, e se não contamino, não acostuma acontecer porque a presão do oleo e muito maior, mais um checkup não faz mal.
um abraço.
Enrique
Márcio T
23/04/2007, 22:52
Olá, Klaus.
Se for o óleo da transmissão automática, é porque o radiador do óleo furou e vai ter que ser trocado. Não é muito difícil encontrar oficinas de radiadores que fabriquem o radiador de óleo (se não me falha a memória o Seba mandou fazer um em cobre por R$300,00 - você pode pesquisar no fórum). O problema é que qualquer contaminação do óleo (até mesmo pela "decapagem" de material do novo radiador) poderá comprometer a transmissão.
Se for confirmado que é óleo da transmissão, eu, por precaução, faria o seguinte: Troca do radiador, flush do sistema, troca do ATF e do filtro.
Enrique, não esqueça que só existe pressão onde houver resistência ao fluxo. A pressão do óleo hidráulico é alta no conversor de torque e na válvula de controle. Já no trocador de calor a pressão é residual (pressão de "retorno"). Além disso, não se pode descartar a contaminação do óleo por higroscopia.
Um abraço.
klaus motta
27/04/2007, 09:43
Caros companheiros;
O fim do mistério.O óleo era mesmo da transmissão.foi trocado a coméia do radiador 350,00, segundo o mecânico não há necessidae de trocar o óleo pois não contaminou.
Obrigado a todos
Klaus
Márcio T
27/04/2007, 22:12
Olá, Klaus.
Bom que já resolveu. Por curiosidade, qual o ano da sua Explorer? É câmbio 5R55E? Qual óleo você está usando na transmissão?
Um abraço.
Márcio Teixeira
klaus motta
30/04/2007, 08:14
Márcio:
Ela é 94/94 quanto ao óleo desde que a comprei não precisei trocar ou completar,já faz uma ano,então não sei qual foi utilizado anteriormente.Mesmo com o vazamento que foi muito pequeno o nível não alterou.Quanto ao cambio eu não a especificação só sei que é 4x4.
Obrigado a todos pela ajuda
Abraços
Klaus
j.sebastian
30/04/2007, 08:36
teu câmbio é o A4LD, Klaus...
Seba
Márcio T
30/04/2007, 21:39
Olá, Klaus.
Desculpe insistir no assunto, mas estamos aqui p'rá trocar experiências, não é? Então vamos lá:
Se houver água (ou coolant) no ATF, ela vai ferver quando submetida à pressão de serviço (que pode passar de 350PSI) e descolar a celulose que envolve as cintas.
Bom, o fato é que há grande chance de passar água do radiador para o ATF, pelo seguinte: A pressão interna do radiador, depois do motor aquecido, fica em cerca de 16PSI. Já a pressão na linha de circulação do ATF varia de 0 até 40 PSI (depende da temperatura do próprio ATF e da regime de marcha). Então, quando a pressão na linha do ATF for maior que a pressão do radiador, vai passar ATF para a água. Mas o contrário também é verdadeiro.
Dê uma olhada na tabela abaixo (explorerforum.com):
When just start the truck(tranny & engine cold) - Motor e transmissão frios
1) at idle pressure is ~ 0 PSI Marcha lenta => 0
2) when I rev the engine in park about ~ 10PSI max Acelerando, câmbio em P => 10 máx
3) when put into drive (@idle) ~ 0 PSI Marcha lenta, câmbio em D => 0
4) Driving on Highway normal ~ 10 - 40 PSI Dirigindo em estrada normal => 10 a 40PSI
When Truck is completely warmed up. Motor e transmissão aquecidos
1) at idle pressure is ~ 2 - 5 PSI Marcha lenta => 2 a 5 PSI
2) when I rev the engine in park about ~ 10PSI max Acelerando, câmbio em P => 10 máx
3) when put into drive (@idle) ~ 2 to 5 PSI Marcha lenta, câmbio em D => 0
4) Driving on Highway normal ~ 35 PSI Dirigindo em estrada normal => 35PSI
Percebe quantas "chances" de contaminar o ATF?
Mais dúvidas:
1) Com o mecânico "sabe" que não houve contaminação? Como a água é mais pesada que o óleo, ela fica no fundo da caixa e não vai aparece na vareta. Se não me engano, a A4LD também não tem dreno na tampa de caixa (alô Seba). Então só vai dá p'rá perceber se houver emulsificação (formação de "espuma");
2) Quer dizer que ele trocou o radiador e não precisou completar o nível do ATF? Coletou o óleo do trocador e depois mandou p'rá dentro de novo? "Limpinho"?
Bom, cheguei aqui então vou até o fim: Se não dá p'rá fazer flush e trocar o filtro, pelo menos troque todo o óleo. Na A4LD pode usar o ATF Mercon / Dexron III, que não é caro (o Texamatic não chega a R$15,00/litro) e sua caixa pega menos de 10 litros.
[]'s, torcendo amanhã p'ro Seba => o cara mais legal que eu não conheço.:mrgreen:
j.sebastian
01/05/2007, 07:54
Faaala, Márcio! :)
A4LD tbem não tem plug de dreno... tem que tirar o carter para ver se tem água, e eu concordo com vc que valeria a pena trocar esse atf, sim, visto que há chances de ter havido contaminação!
Vai torcer por mim?? :pensativo: :oops:
Vc tbem é muito legal, hehehe!! E o manual?? :lol: :lol: :lol:
Seba
Márcio T
01/05/2007, 13:02
Pô, Seba, é que ontem tava com cara de sexta-feira...
Meu scanner tá com problema, mas tirei cópia xerox do manual e te envio logo.
[]'s, torcendo p'ro Seba conseguir segurar o gringo no sábado!
j.sebastian
01/05/2007, 13:12
Ahhhhh!! :D
Sábado vou tentar segurar o Bill, mas se não conseguir subo no jipe capotado e faço pose, hahaha!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Valeu pelo manuEl, não tem pressa!!
Seba
klaus motta
02/05/2007, 08:38
Companheiros;
Vou seguir a recomendações de vcs e trocar o óleo,eu só não troquei anteriormente por orientação do mecânico,mas os argumentos de vcs é fundamentado.
Muito Obrigado
Klaus
ELCIOFERREIRA
20/01/2008, 15:44
FIQUEI ALEGRE AO VER ESTE TOPICO, POIS ESTOU COM O MESMO PROBLEMA NA MINHA EXPLORE, O PROBLEMA QUE A MINHA É 4x2 MECANICA, NAO TEM TROCA DE CALOR DE OLEO DA CAIXA COM O RADIADOR, ESTOU COM O CABEÇOTE ABERTO NAO HA VESTIGIOSDEE JUNTA QUEIMADA, O CABEÇOTE TBEM NAO TEM TRINCA... APROVEITEI E FIZ UMA GERAL NO CABEÇOTE TROCANDO JUNTAS E VALVULAS, AGORA RESTA A DUVIDA E O PROBLEMA DO OLEO NO RADIADOR??? NO RESERVATORIO DE AGUA FICA UMA BORRA MORROM OLEOSA NA TAMPA DO RADIADOR TBEM, NA NA TAMPA DE OLEO NAO TEM NADA E O OLEO DO CARTER TBEM TA LIMPO!!!EXISTE ALGUMA TROCA DE CALOR ENTRE OLEO E AGUA EM ALGUM PONTO DO MOTOR?? NAO ESTOU LOCALIZANDO ESTE... ALGUMA RESPOSTA SOLUÇÃO URGENTE PARA ESTE PROBLEMA FAVOR DIRECIONAR PARA ELCIO.XR@HOTMAIL.COM
EM CURITBA TEM JUNTA DE CABEÇOTE PARA V6 4.0 POR $44,00 O PAR E JG DE VALVULAS (AS 12) POR 200,00$
j.sebastian
21/01/2008, 09:41
Elcio,
Sendo manual, o radiador não tem mesmo o elemento de atf que possa furar e passar oleo pra água...
Se tá misturando óleo na água, normalmente vem de um dos cabeçotes, mesmo... fez teste para microfissuras?
Teu carro tem gnv? Tem aquecimento do redutor com água do radiador? Quantos anos tem o kit?
Não foi colocado nenhum radiador de óleo ou resfriador no filtro de óleo "aftermarket", né?
Qual a marca das juntas/valvulas e onde comprou, pode passar o contato?
Seba
ELCIOFERREIRA
24/01/2008, 09:49
Elcio,
Sendo manual, o radiador não tem mesmo o elemento de atf que possa furar e passar oleo pra água...
Se tá misturando óleo na água, normalmente vem de um dos cabeçotes, mesmo... fez teste para microfissuras?
Teu carro tem gnv? Tem aquecimento do redutor com água do radiador? Quantos anos tem o kit?
Não foi colocado nenhum radiador de óleo ou resfriador no filtro de óleo "aftermarket", né?
Qual a marca das juntas/valvulas e onde comprou, pode passar o contato?
Seba
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vendas@vedamec.com.br
Ou visite-nos no endereço abaixo.
Av. Comendador Franco, 4175
Jardim das Américas
Curitiba/Pr
(41) 3366-1007
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estou montando o cabeçote hoje!! foi feito trestes de trincas... trocados todas as valvulas.. o redutor do gnv tem 8 meses, e passa agua quente por ele sim!!!nao tem radiador de oleao nao!! espero de pois de gastar 1000$ meu problema tenha sido solucionado pois os cilindros estao zerados, ainda com a marca de brunido pq foi feito a pouco tempo!!!
abraços....
ps as valvulas foram compradas na SVP
svp-pecas@hotmail.com
svp@netpar.com.br
fone 41-33771313 curitiba-pr
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