Ver Versão Completa : Trocando lona com roda livre
litwinski
19/04/2007, 08:41
Olá amigos. Acompanho o Fórum há algum tempo, mas é a minha primeira mensagem. Tenho um CJ5 1960 e preciso trocar a lona de freio dianteira. Já fiz isso em um CJ5 1951, o problema é que o atual possui roda livre e não sei como retirar o cubo da roda. Será que alguém pode me dar uma dica ? Já procurei no fórum, até encontrei alguma coisa, mas ainda estou com dúvidas. Obrigado.
joão k. chikui
19/04/2007, 09:40
Litwinski
Bem vindo em nome de todos. Fazem muitos anos que não troco lona , mas , acho que não precisa tirar o cubo, pois a panela fica livre para sair assim que vc tirar a roda.Tv tenha um parafusinho(posso estar conf. com Bandeirante) que prende o tambor ao cubo, mas se tiver , pode jogar fora.
Mas , se precisar tirar a roda livre mesmo , existe de dois tipos:
Uma é só tirar os 6 parafusos 13 mm, em outras tem que tirar os 6 allen da tampa da roda , tirar uma trava (e jogar fora, só atrapalha ) que vai na ponta do entalhado da ponta de eixo , com uma "L13" retira os 6 parafusos que prendem o corpo da RL.
O cubo é flutuante, tem uma porca e contra porca com uma arruela trava (Aranha) entre ambas.
Aproveite , revise os rolamentos , retentor , e , ao montar deixe uma mínima folga , nada de deixar os rolam. pesados.Sempre troque as aranhas.
Boa sorte.
litwinski
19/04/2007, 09:49
Oi João, muito obrigado. Falei cubo erroneamente, queria dizer panela. O problema é que a roda livre esta na frente da panela. Não sei se ela vai presa em alguma coisa ou se posso simplesmente forçar a panela (como fazia no jeep sem roda livre) e tirar a roda livre junto com a panela.
A minha roda livre tem 6 parafusos. Então eu acho que terei que fazer como você falou, retirar a trava.
Obrigado.
Caro amigo!
O eixo que tem é de um modelo que a campana de freio fica atraz do cubo, sendo necessário a retirada do mesmo.
O procedimento é como foi citado.
Porém, existem dois tipos de RL, a automática e a manual.
As duas são fixadas da mesma forma ao cubo, pelos parafusos de cabeça 13mm ou 1/2", sendo esta última medida a mais exata, pois nos Wilys é tudo polegada.
Sendo manual, é só retirar o jogo de parafuso que a mesma sai, sendo automática, tera que retirar a tampa, que originalmente é cromada, e então retirar a trava da ponta do semi-eixo, para então retirar o sistema de RL.
Após esse procedimento, de posse de uma chave de fenda de ponta pequena, soltará dois parafusos que ficam na porca de deslize do sistema de acionamento da RL. (algumas porcas usam chave allen, e é pequena)
Retira a porca, após a aranha de trava e então a porca interna, que assenta no rolamento.
Feito esse procedimento, o cubo estrá livre para retirar a campana.
Esse sistema de freio tem uns parafusus com cabeça excentrica para regulagem de lona, um para cada sapata de lona.
Quanto a trava do semi-eixo, pode deixa-la sem, mais se tem, então deixa.
Nos modelos de eixo mais novos, a campana é na "frente" do cubo, bastando retirar a roda e o parafuso de trava, a mesma já é passível de ser sacada, sem desmontar o cubo.
O único ponto negativo é que não se revisa os rolamentos do cubo...
Espero ter ajudado.
Abraços.
Kim.
litwinski
19/04/2007, 11:09
Obrigado aos dois. Agora eu acho que dar para fazer o trabalho. Vou fazer hoje à noite. Depois eu conto como foi.
Abraços e obrigado.
Caro amigo, segue algumas fotos de um sistema onde a campana é na frente do cubo.
A primeira foto, é a sequencia d montagem;
A segundo é o cubo dentro da campana;
Terceira, ambos lado a lado e
Quarta o sistema de freio com regulagem automática, onde há uma catraca na parte inferior que vai apertando a sapata contra a campana conforme há o desgaste dos componentes.
Abraços.
Kim.
litwinski
19/04/2007, 13:39
Esqueci de falar antes que a minha roda livre é manual (AVM). Realmente no meu jeep a campana fica atraz do cubo. Então terei um pouco mais de trabalho. Mas com as suas informações acho que vai ser tranquilo. Espero não ter problema nenhum. Depois eu te conto.
Obrigado e abraços.
joão k. chikui
19/04/2007, 13:44
Kim, não conhecia esse aí. meu primeiro CJ5 era 69 e não era assim. Meu CJ3A já veio com disco nas 4.
Ainda esqueci das RL automáticas, essa foi f%%%
Mas , sabe qual a RL que eu disse que tem de tirar uma tampinha presa por 6 allen compridos? Se não tirar , os 6 parafusos nem saem?
Caro amigo joão k. chikui!
Não consegui captar vossa mensagem, mais vamos lá!!!
A RL que tem os parafusos compridos, independente de qual cabeça que tem (allen/sextavado), é a RL Automática, se at tampa for cromada, é fabricada pela AVM; Neste modelo é que possui a trava do semi-eixo que citou.
No modelo RL Manual, há também os 6 parafusos, só que com tamanho menor.
Quando retirados, a RL sai inteira, não havendo trava na ponta do semi-eixo.
Espero estar no caminho certo para sua pergunta.
Abraços.
Kim.
Lucas Nassif
19/04/2007, 17:21
Kim, não conhecia esse aí. meu primeiro CJ5 era 69 e não era assim.
Novidades pra mim tbm. No cascão é só tirar a roda, o tambor e soltar as lonas. Nao precisa nem de tirar a RL...muito simples!
Mas cada jeep é d um jeito né :mrgreen:
[]'ss
litwinski
19/04/2007, 17:24
Novidades pra mim tbm. No cascão é só tirar a roda, o tambor e soltar as lonas. Nao precisa nem de tirar a RL...muito simples!
Mas cada jeep é d um jeito né :mrgreen:
[]'ss
Pena que o meu não é assim :(
Lucas Nassif
19/04/2007, 17:52
Pena que o meu não é assim :(
hehe, mas tem galho não...os amigos aki ajudam!!
Depois se não for incomodo, coloca umas fotos ai pro pessoal ir ajudando melhor...:concordo:
[]'ss
hehe, mas tem galho não...os amigos aki ajudam!!
Depois se não for incomodo, coloca umas fotos ai pro pessoal ir ajudando melhor...:concordo:
[]'ss
Grande Lucas, tudo bem?
Concordo plenamente e, ajudaria a matar a saudade de um antigo companheiro de trilhas, um CJ5 19:neutral: :neutral:
Abraços.
Kim.
Lucas Nassif
19/04/2007, 18:58
Grande Lucas, tudo bem?
Concordo plenamente e, ajudaria a matar a saudade de um antigo companheiro de trilhas, um CJ5 19:neutral: :neutral:
Abraços.
Kim.
Fala "Tio" kim...
nada melhor que matar a saudade do seu ex-companheiro né! :palmas:
[]'ss:concordo:
Denis Takashi
19/04/2007, 20:43
Kim,
A roda livre que o João se Refere é um modelo "superior" da AVM, são 6 parafusos que seguram a campana da borboleta da RL, este modelo é muito resistente, no entanto, existe outro modelo de baterial beeeem inferior que não possui tal tampa.
Este modelo "superior" tem esta tampa para acesso àquela trava que prende o semi eixo, sem retirá-la não é possível retirara a parte que é parafusada ao cubo, tem que tomar um baita cuidado, pois se não pode-se espanar as cabeças dos parafusosalem compridos,não há maneira de retirar o corpo da Rl, aí é de chorar..
João,
Os modelos à partir da metade dos anos 60 possuem a panela desconectada ao cubo, em especial os 69 (sem piadinhas, por favor :mrgreen:) que saíam com o cubo sem chaveta.
litwinsk,
Sinceramente, creio que um freio à disco cairia bem para seu Cj, pois além de aumentar a frenagem, daria bem menos mão de obra no pós trilha.
Abraços
Grande Denis Takashi!
Obrigado pela informação, não estava compreendendo sobre os parafusos, posto que a AVM do Engesa não tem e, os CJs que tinha eram Automática.
Mais uma vez, obrigado.
Abraços.
Kim.
Lucas Nassif
19/04/2007, 20:56
A roda livre que o João se Refere é um modelo "superior" da AVM, são 6 parafusos que seguram a campana da borboleta da RL, este modelo é muito resistente
Seria essa da foto?? AVM modelo 401...
[]'s:concordo:
litwinski
19/04/2007, 21:24
Essa foto é exatamente a minha roda livre. Claro que para melhorar a minha vida os parafusos já estão espanados (trabalho de algum porcanico). Só que não tinha nenhuma trava. Tirando os parafusos maiores eu consegui soltar as porcas e retirar o cubo.
Só que com Jeep nada é simples e depois de chegar nas lonas ... surpresa .... as lonas estão ótimas, é o flexivel do freio que entupiu, por isso não freia.
Resultado: Jeep no cavalete esperando as lojas abrirem amanhã !!! Sorte que ainda tenho um dia antes do final de semana :-D.
Ao menos o rolamento tá ótimo. Agora é trocar o flexivel, aproveitar para trocar o reparo do cilindo e esperar o final de semana.
Sobre o freio a disco:
Comprei esse Jeep a 6 meses. Ainda estou lutando para desfazer as gambiarras do antigo dono. Antes eu tinha um 51. Motor de opala, caixa de opala, direção hidraulica, freio a disco, etc.
Comprei esse pq queria um todo original. Por enquanto ainda estou com saco para ajustar platinado, engatar reduzida em morro mais forte (o meu motor não está lá essas coisas), dar duas bombadas no freio quando o sinal fica vermelho, etc. Até o filtro de ar (que era papel) eu troquei pelo temido original a óleo. Vamos ver se toda a dedição um dia vai ser recompensada.
Amanhã eu coloco umas fotos da situação. Agora está quase. Obrigado pela ajuda de todos.
joão k. chikui
19/04/2007, 21:55
Kim,
A roda livre que o João se Refere é um modelo "superior" da AVM, são 6 parafusos que seguram a campana da borboleta da RL, este modelo é muito resistente, no entanto, existe outro modelo de baterial beeeem inferior que não possui tal tampa.
Este modelo "superior" tem esta tampa para acesso àquela trava que prende o semi eixo, sem retirá-la não é possível retirara a parte que é parafusada ao cubo, tem que tomar um baita cuidado, pois se não pode-se espanar as cabeças dos parafusosalem compridos,não há maneira de retirar o corpo da Rl, aí é de chorar..
Grande denis, ou joãopones
Ainda bem que vc saiu em meu socorro. é essa RL mesmo.Sempre uso chave TORK T-20, com essa jamais espana. Apesar de ser Allen , com allen pode espanar sim, principalmente se o porcânico usar allen 3 mm no lugar da allen 1/8 (3,25 mm).
litwinsk,
Sinceramente, creio que um freio à disco cairia bem para seu Cj, pois além de aumentar a frenagem, daria bem menos mão de obra no pós trilha.
Abraços
Positivo! É segurança.
Essa foto é exatamente a minha roda livre. Claro que para melhorar a minha vida os parafusos já estão espanados (trabalho de algum porcanico). Só que não tinha nenhuma trava. Tirando os parafusos maiores eu consegui soltar as porcas e retirar o cubo.
Só que com Jeep nada é simples e depois de chegar nas lonas ... surpresa .... as lonas estão ótimas, é o flexivel do freio que entupiu, por isso não freia...
Sobre o flexivel, tenho uma ótima história!
Quando comprei o Brancão, estava parado a amis de 5 anos em pátio de prefeitura do interior do interior.
Com o passar dos dias, fui fazendo a mecânica necessária.
Bem, já havia trocado pastilha;
Reparo de pinça:
Reparo de cilindro de roda;
Lona;
Passe nas campanas e
Cilindro mestre e servo freio.
Bem, o Bichão não tinha um frei satisfatório.
Em uma de minhas andanças pelo meio rural, parei em uma casa de um velinho conhecido, perguntou sobre o jipe, conversamos...
Ai o velinho falou: -Troca o "frequicivel" que o freio vorta a funcioná!!!
Pimba, troquei e funcionou que é uma belezura.
Não esqueço mais dessa história.
Abraços.
Kim.
joão k. chikui
19/04/2007, 22:57
Seria essa da foto?? AVM modelo 401...
[]'s:concordo:
Correto, lucas .
E estas são as chaves que uso para tirar a tampa:
Allen 1/8 ou Tork T-20.
joão k. chikui
20/04/2007, 09:14
Litwinski
Quando for montar a RL, coloque o mínimo de graxa possível(alguns usam oleo, não sei qual o correto) , pois se encher a RL de graxa, trava o mecanismo acionador(como se calçasse hidraulicamente) . Digo isto pq já desmontei muitas na trilha que não queriam travar, e o unico defeito era excesso de graxa.
litwinski
20/04/2007, 09:51
Litwinski
Quando for montar a RL, coloque o mínimo de graxa possível(alguns usam oleo, não sei qual o correto) , pois se encher a RL de graxa, trava o mecanismo acionador(como se calçasse hidraulicamente) . Digo isto pq já desmontei muitas na trilha que não queriam travar, e o unico defeito era excesso de graxa.
A minha estava cheia de graxa. Vou tirar tudo e colocar somente um pouco de graxa nova como você falou. Obrigado pela dica.