PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas que o Manual do Vitara ajudaria. . .



alex_mello
12/04/2004, 19:56
Infelizmente não sou o único, tenho certeza, porque já vi outros colegas do fórum com o mesmo problema de possuirem Vitaras, em que os donos anteriores tizeram o descaso de perder o manual.

Amigos, por favor, alguém que tenha um manual e que permita-se tirar uma cópia, ajudem os desprovidos deste ítem de série tão raro e tão pouco valorizado. Até de um modelo diferente(desde que seja Vitara ainda na versão quadrada . . .) serve.

Não sei que pressão colocar em meus pneus wrangler 225/85, nem no asfalto nem na lama! Nem sei se esta informação tem ou não no manual, mas pelo menos eu poderia xingar a Suzuki e não o antigo dono se tivesse com uma cópia do manual nas mãos. . .

Convoco a todos os infelizes donos de Vitara ^"Desmanualizados" ou "Sem Manual" a aderirem ao manifesto para que os beneficiados com os manuais(improdutivos ou não), se compadeçam e dêem o número da conta e o quanto estão cobrando(desde que não seja extorsivo . . .) para que possamos procurar mais o que fazer além de reclamar da falta deste ítem básico e talvez sem importância para quem tem e tão desejado para os outros menos afortunados

Wallace
12/04/2004, 21:35
Alex, a fabrica ou seus representantes são obrigados a fornecer manuais e peças por no mínimo 5 anos (ou são 10, não lembro) depois de enceradas as vendas ou produção de determinado modelo.
Sempre que vi alguém pedir um manual para qualquer fabricante; recebeu o mesmo sem custo nenhum.

Rafael_Reis
12/04/2004, 23:33
Alex, tu ta meio equivocado...

No manual, tu so vai encontrar informações referentes ao jipe ORIGINAL e seus respectivos acessorios originais.

Logo, tu não vai saber a calibragem para teus pneus la pq os pneus originais dos vitaras são Bridgestone e não wrangler.

As medidas q aparecem no manual sao:
195R15
195R15 94Q
P205/75R15
215/65R15

Calibragem
para 160 kPa 23 psi
para 180 kPa 26 psi

Ajudou? :D Essa é a informação do manual...

Na boa, nao tem muita regra para isso. Se tu for ser absolutamente tecnico precisaria seber o peso sobre cada eixo... e ai vai.
O negocio é experimentar!!!

Eu usava nos Grabber 30x9,5:
-cidade/estrada: 25D e 22T
-trilha: 20D e 18T

Abraços pneumáticos

Mauricio Martins
13/04/2004, 00:41
Quanto tinha um Samurai, comprei o manual na concessionária numa boa, como quem compra uma peça qualquer. Tenta a Nova-3: 11-5643-0820

Rafael_Reis
13/04/2004, 00:48
O q eu quis dizer é q o manual nao vai te ajudar tanto assim...

Se é para comprar compra logo um Chilton q vale muito mais a pena.
Esse sim é um guia quase comleto de manutenção e MUITO melhor q o manual original.

Da uma olhada na Amazom, eu comprei o meu la.

É literatura obrigatória para qualquer dono de Zuzuki q gosta de se virar sozinho... ou quase. 8)

Abraços mexânicos,

Wallace
13/04/2004, 02:19
Rafael,

É tu que está equivocado.
Sabendo os dados do pneu original e a pressão recomendada tem-se a carga dinâmica.
Sabendo a carga dinâmica fica fácil saber a pressão para qualquer outro pneu.
São duas simples regras de três.
Multiplica-se a pressão recomendada pelo fabricante do veiculo pela a carga máxima (do pneu) e divide-se pela pressão máxima do pneu.
O resultado é a carga dinâmica.
Multiplique a carga dinâmica pela pressão máxima do novo pneu e divida pela carga máxima do novo pneu.
O resultado é a Pressão recomendada para o novo pneu...
Não tem como errar.

Rafael_Reis
13/04/2004, 07:32
Hummm, verdade...
Mas acho q não é tao obvio assim, se o cara não manjar um pouquinho.
Alem disso acho esse lance de pressao muito pessoal, vai de como o cara prefere o carro. Mais firme, mais molengao....
Mas ta certo Wallace, da para saber pelo manual sim. Viajei nessa!

De qualquer forma, ainda acho o Chilton's um melhor investimento q o manual.


Abraços sonolentos,

Mauricio Martins
13/04/2004, 09:43
Rafael,

Vi este livro que vc falou lá no Amazon. Reúne vários modelos, né? Inclui ali o Grand Vitara sob outro nome?

Wallace
13/04/2004, 10:17
Oi Rafael,

Continua equivocado...
Mudar a pressão recomendada normalmente sacrifica o pneu.
Mais pressão = menos área de contato, menos seguro, maior desgaste nessa área, etc...
Menor pressão = maior área de contato, maior aquecimento, maior desgaste, menor resistência a impactos (mais frágil), maior consumo, enfraquece as cintas, etc..

Rafael_Reis
13/04/2004, 10:35
Wallace,

Acho q isso so serve para condicoes ideias, como asfalto por exemplo, e levando em consideracao a melhor durabilidade possivel do pneu.

Na trilha geralmente se roda pressoes baixas para melhorar o grip, tanto q tem gente q precisa de beadlocks, senao destalona. Na minha experiencia ate agora com os General Grabber, a performance em trilha melhora muito com pressao baixa. Agarra melhor e limpa mais facil. Claro q o mesmo setup no asfalto seria um desastre.

Em outras experiencias q tive em competicoes de MTB e Rally muitas vezes mantinha o mesmo pneu, com o mesmo composto mas mudava a pressao pra ter mais aderencia ou maior velocidade/ acelerecao.
Em bikes de downhill, por exemplo, chegava a baixar um segundo no tempo da pista so brincando com a calibragem. Sem mudar composto ou tipo de pneu.

Logico q ambas as tecnicas aumentam o desgaste, mas na minha opiniao, alteram a performance significativamente. Ja aconteceu de nao conseguir passar em um trecho na trilha e apos baixar a calibragem transpor o obstaculo ate com certa facilidade.

Na pratica com o vitara uso uma calibragem na cidade/estradas de terra (mais confortavel), outra no asfalto (mais firme) e uma outra na trilha (bem baixa).

Abracos pneumaticos.

Rafael_Reis
13/04/2004, 10:38
Mauricio, procure por um especifico do GV

Oq tenho engloba vitaras, samucas e o X90

Abraco

Aderson
13/07/2005, 15:16
Calibragem
para 160 kPa 23 psi
para 180 kPa 26 psi

Alguém saberia dizer qual é a equivalência dessas medidas de calibragem em libras?
Além disso, qual seria uma boa medida para areia?

Um forte abraço,

Andre Sousa
13/07/2005, 17:28
Pode usar seguro 26 libras. (estrada carregado até 28)

Usava esta calibragem com o pneu 225 e uso hoje com 235.

Mai que isso o carro pula muito.

Na areia vá tranquilo com 15 libras. Menos que isso corre o risco do pneu sair da roda.

O vitara é leve. Areia é literalmente sua praia. Cansei de atravessar longos trechos de areai sem sequer me preocupar com a calibragem.
Só pense nisso se a areia estiver muito fofa.

Saudações

Andre Sousa
13/07/2005, 17:30
OLHA O G.VITARA FELIZ DA VIDA EM CABO FRIO/RJ

Heberson Senra
02/04/2006, 00:09
GALERA COMPREI UM VITARA 97 JLX AUTOMATICO

Gostaria de saber onde conseguirei informacoes sobre relacao de marchas e como usar o 4x4?

Estou adorando este carro......


.: Heberson Senra :.

fgerlach
08/06/2012, 11:58
sou novo aqui no forum e, primeiramente, me perdoem por estar ressuscitando um tópico que provavelmente fora esquecido.

estou QUASE acertando a compra de um Suzuki Vitara 1994/1995.
Como pesquisei algumas coisas e caí nesse site (muito bom por sinal), vi que algumas pessoas que possuem esse veículo não tem o manual do proprietário.
Achei nesse link (http://jdmfsm.info/Auto/Japan/Suzuki/Samurai_Sidekick_Geo_Tracker_Vitara/Suzuki%20Vitara%20-%20Manual%20usuario.pdf) o manual. Está em espanhol. Para quem entende, não será problema.

Um abraço, pessoal!

Edjr
18/06/2012, 14:26
Pessoal,

Possuo um GV 98 e também sofro com a inexistência do manual do proprietário. Entrei em contato com o SAC da Suzuki. Prontamente houve um e-mail em resposta a minha solicitação informando que está sendo verificada a possibilidade de providenciar o manual do meu veículo. Após alguns dias recebo uma ligação informando que é possível que seja enviado o manual, e que eu teria que entrar em contato com uma concessionária Suzuki para acertar a compra. Segundo me foi informado, o manual teria o custo de R$80,00.

Fica a dica então.

Rainer 89
19/06/2012, 00:53
PSI e libras são a mesma unidade!
Wikipédia:
"Psi (pound force per square inch) ou libra força por polegada quadrada..."
PSI (unidade) (http://pt.wikipedia.org/wiki/PSI_%28unidade%29)

Para areia acho que umas 15 libras... menos que isso tem risco do pneu "destalonar".

Abraço!