PDA

Ver Versão Completa : Câmbio escapando (2ª e Ré) novo tópico

Clay
18/04/2007, 23:51
Fala pessoal!!

Viajei para Monte Verde no feriadão da Páscoa, obviamente fui com o Tinky Winky andando :dance: , nunca tinha viajado de jipe... tirando a mulher que reclamou muito do desconforto e barulho :lol: e a porta que quase saiu voando :putz: a viajem foi muito boa.

Obviamente que fucei as trilhas locais e botei o TW para trabalhar... nada muito pesado mas eis que a ré foi para o saco... :parede: fica escapando mesmo quando seguro a alavanca. A 2ª escapa quando estou descendo engrenado, mas se seguro a alavanca ela fica.

Bem descobri que além de cerveja, dinheiro e mulher (não necessariamente nesta ordem), não podemos viver sem a marcha a ré... :mrgreen:

Dei uma olhada em tópicos antigos sobre o assunto mas resolvi postar este novo para ver se alguém tem informação nova e alguns valores para resolver o problema que pelo visto atrapalha (e muito) vários de nós.

Desde já agradeço as dicas e respostas!!!

[]s em ponto morto

p.peleje
19/04/2007, 01:49
Fala pessoal!!

não podemos viver sem a marcha a ré... :mrgreen:

[]s em ponto morto

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :pensativo:

cuidado heim!!!! vai que vc acaba gostando!!! :-D brincadeira

mas voltando ao assunto: embora eu imagine que seu câmbio seja o 3 marchas original willys, não custa perguntar para poder responder com mais exatidão, qual seu câmbio?

[]s e desculpe a brincadeira

Peleje

joão k. chikui
19/04/2007, 09:43
Acho que é o 4 M....

Clay
20/04/2007, 23:00
Peleje, fala sério... melhor que o jipe dê a ré e deixe o jipeiro intacto :mrgreen: :mrgreen: vai falar que vc fica sem dar a ré!!! :twisted:

Agora falando sério: o cambio é original 4 marchas (mais a dita cuja da ré!!), o motor é o 4 cil. também original.

Estou em dúvida se arrisco tentar fazer isto na mão :pensativo: ou se levo no meca :putz:

[]s sem dar a ré (mesmo que o câmbio volte a funcionar)

Lucas Nassif
21/04/2007, 18:27
Abra o cambio, nem que seje pela tampa, e verifique o estado geral das engrenagens. Se tiver muito ruim, não tem jeito. Tire-o do jeep, e abra por completo!

[]'s

Rodrigo59
22/04/2007, 23:02
Clay o meu tbm estava com esse problema tbm!! o mecanico falou que tem que trocar o sincronizado da 2º!!

Santoro
23/04/2007, 10:07
dando meus 2 cents , minha 1 marcha tb pula mto , e pulava outras marchas tb , eu abri meu cambio , tirei akela tampa com as alavancas, tirando ela vc tem um conjunto com 4 molinhas e umas bilhas , essas molas e as bilhas q seguram as alavancas no lugar , n deixando q ela pule , quando tirei a tampa , eu tinha 3 molas quebradas e uma pra quebrar , troquei e parou de pular quase q por completo rs , esto precisando abrir novamente pois a primeira ta começando a pular de novo , acredito q seja a msm coisa . de uma olhada e substituia as molas pra ver se melhora .

p.peleje
23/04/2007, 10:23
Estou em dúvida se arrisco tentar fazer isto na mão :pensativo: ou se levo no meca :putz:

[]s sem dar a ré (mesmo que o câmbio volte a funcionar)

O problema em mexer neste câmbio, tentar reformá-lo, é que não acha mais peça de boa qualidade para a reposição. Ou seja, a cada reforma o seu câmbio vai ficando ainda mais frágil. Pense na hipótese de trocar por algo mais moderno e resistente. Este câmbio enquanto está com peças originais, aguenta tranquilo, depois que começa a trocar peças.....

[]s

Peleje

Lucas Nassif
23/04/2007, 13:38
dando meus 2 cents , minha 1 marcha tb pula mto , e pulava outras marchas tb , eu abri meu cambio , tirei akela tampa com as alavancas, tirando ela vc tem um conjunto com 4 molinhas e umas bilhas , essas molas e as bilhas q seguram as alavancas no lugar , n deixando q ela pule , quando tirei a tampa , eu tinha 3 molas quebradas e uma pra quebrar , troquei e parou de pular quase q por completo rs , esto precisando abrir novamente pois a primeira ta começando a pular de novo , acredito q seja a msm coisa . de uma olhada e substituia as molas pra ver se melhora .

Teve uma vez, numa sexta feira, que tava andano no jeep mais a tarde, quando o cambio começou a querer abrir o bico. Aí, em plena 7 da noite (p/ ser mais preciso :mrgreen:), tava eu na rua, sem o assoalho, e sem a tampa da caixa, fuçando no carretel com uma chave de fenda. Deu pra vê que os anéis do sincronizador amassaram, e os macaquinhos foram moídos pro fundo da caixa. Apenas tirei as molinhas, e tirei um dos macaquinhos que ficou agarrado na engrenagem da 1ª. Foi montar tudo de novo, e ir embora pra casa.
Fiquei sem os macaquinhos durante uns 6 meses...e funcionou beleza! :palmas:

[]'sssss

Mauro Darezzo
23/04/2007, 17:56

Leva no meca para não ficar uma eca.
Eu mesmo desmontei e remontei um câmbio de 3m. Ele até que rodou, mas não ficou 100%. Ficou faltando aquele ajuste final que só com a experiência mesmo se aprende.

TUY
23/04/2007, 22:06
A minha viatura tbm tá com o problema na marcha ré,
conversei com um mecânico e ele disse q por enquanto
não devo mexer, pois tá escapolindo pouco.

Clay
02/05/2007, 22:37

Uma dúvida de leigo: para abrir a caixa o acesso é por cima (pelo assoalho onde ficam as alavancas) ou por baixo mesmo???
Ainda não tive tempo de olhar mas já que provavelmente vou gastar com um meca :cry: vou arriscar dar uma fuçada... :twisted:

Peleje, caso a melhor opção seja trocar o câmbio, que opções eu tenho? Tem alguma dica de onde encontrar (e instalar) um câmbio novo?

Quem tiver mais idéias deixe por aqui para ajudar quem está enfrentando o mesmo problema. Quando for desmontar vou ver se tiro umas fotos para deixar aqui.

[]s a todos e obrigado pelas dicas :palmas: .

Sergio Rocha
03/05/2007, 20:35
Uma dúvida de leigo: para abrir a caixa o acesso é por cima (pelo assoalho onde ficam as alavancas) ou por baixo mesmo???
Ainda não tive tempo de olhar mas já que provavelmente vou gastar com um meca :cry: vou arriscar dar uma fuçada... :twisted:

Peleje, caso a melhor opção seja trocar o câmbio, que opções eu tenho? Tem alguma dica de onde encontrar (e instalar) um câmbio novo?

Quem tiver mais idéias deixe por aqui para ajudar quem está enfrentando o mesmo problema. Quando for desmontar vou ver se tiro umas fotos para deixar aqui.

[]s a todos e obrigado pelas dicas :palmas: .

para abrir a caixa o acesso é por cima (pelo assoalho onde ficam as alavancas):concordo:

[]'

Clay
18/10/2007, 22:36
Fala pessoal,

Voltei aqui pois havia esquecido de postar a solução :putz:

A caixa estava amassada e fez o eixo piloto deslocar, ficou praticamente apoiado pelo amassado da caixa.

No final das contas foi trocada a caixa, eixo piloto, engrenagem da 2a., retentores, travas, etc etc...
ficou zerado :dance:

Gasto: R$ 600,00 de peças e R$ 300,00 de meca (Josewal).

Agora chegou a hora do motor :parede: :parede: :parede:

Abs.