Ver Versão Completa : Ranger 4X4 Low falhando
Pessoal
Sempre testo a traçao antes de sair de manha, e a 4x4 high sempre entra legal, mas a 4x4 low não, ai dou uma mexida nos fuziveis respectivos na caixa dentro do motor e embaixo do porta luvas, ela volta a funcionar.
Oque pode ser alguem ai ja passou por isso?
Tem alguma ideia para solucionar?
Abraços
Marcelo
murilloaquino
18/04/2007, 16:09
Se a mexida nos fusiveis faz ela funcionar, pq nao tenta trocar os mesmos??
pode ser apenas um mal contato...
Ahh, muita gente esquece q é preciso apertar o freio e a embreagem para passar do H para o L na ranger....
é isso aii...
shimomoto
18/04/2007, 22:10
Ahh, muita gente esquece q é preciso apertar o freio e a embreagem para passar do H para o L na ranger....
é isso aii...
Não posso afirmar as Rangers 2,5L mas a 2.8 e a 3.0 tem sensores no freio e na embreagem, na parte superior do pedal. Se eles estiverem com mal contato, também não aciona. Não manda sinal para o acionamento.
Abraços
Allan Nielsen
19/04/2007, 01:09
El vehículo no cambia
adecuadamente entre los modos
4x4 alta y 4x4 baja
Interruptor modo 4x4
Interruptor de seguridad punto
muerto
Circuito
Interruptor de freno
Relé control de cambio eléctrico
Módulo electrónico control de
cambio
Mecanismo caja de transferencia
Embrague eléctrico de caja de
transferencia
Sensor digital TR
Sensor velocidad del vehículo
GEM
DTC P1483
DTC P1845
DTC P1812
DTC P1815
DTC P0500
Luizinho
19/04/2007, 10:14
Marbo,
Descreva um pouco melhor o que está acontecendo.
Na minha aconteceu algo semelhante e o disco de contatos do motor da tração se soltou do eixo e perdeu a referência.
Vamos tentar resolver.
Abraço.
Vamos la Luizinho
Para engatar a 4x4 high não tem problemas ela engata a qualquer hora (mas nunca tentei acima dos 70 km).
Para engatar a low paro o carro e faço o procedimento normal conforme o manual, aperto o freio e a embreagem, mas ja sei se vai engatar ou não quando ouço ( ou não ) um estalo de um rele vindo da região do painel.
A Primeira vez que ocorreu resolvi fussar os reles e tentar novamente e deu certo mas não durou muito tempo.
Uma coisa que preciso passar é que por outros serviços foi desligado a bateria mas não consegui relacionar o fato na epoca. Porem certo dia fui dar a partida no motor e este falhou e eu repeti rapidamente a operação e senti que tinha forçado a bateria (talvez esta ja esteja prematuramente apresentando desgaste) e o painel deu um "reset" voltando logo em seguida e zerando tudo inclusive o odometro parcial.
Bom so depois relacionei os fatos e acho estar ai o problama ou em algum mal funcionamento da caixa de fusiveis.
Esta é a minha impressão caso alguem ja tenha passado por isso e tenha uma luz desde ja fico grato.
Abraços
Marcelo
Luizinho
19/04/2007, 14:55
Alguma vez quando você volta o botão para 4x2, as luzes de 4x4hi ou low permanecem acessas?
Os relés que você "fuçou" foram os da caixa dentro do cofre do motor, perto do reservatório de óleo da embreagem, não é?
Existem ali dois ou três (não me lembro ao certo) relés iguais, tente troca-los de posição e aproveite e verivique se não há oxidação nos contatos.
Não acredito que qualquer problema na bateria vai ter este tipo de reflexo, existem outras funções que sofreriam muito antes, além disso este módulo da tração aprende o serviço rápido (na minha liguei e desliguei a bateria várias vezes e não houve diferênça).
Quando seu carro indica que a tração está ligada ela realmente está? E a reduzida você sente a Pick-up reduzida?
Estou lhe fazendo essas perguntas pois quando o motor perde o referencial ela dá informações malucas para o módulo logo o fato das luzes estarem acessas ou apagadas não é o suficiente para saber como a Pick-up está?
A propósito, quantos KM tem o veículo?
Abraço.
Pessoal
A titulo de atualização o Luizinho chegou bem perto do problema. Fiz a primeira revisão e nela consigui mostrar o problema, a autorizada prefiriu trocar (na garantia) o motor de engatar o 4x4 por ter testado e o problema esta no fato de não fixar na memorio o 4x4 low e depois de um tempo parar de funcionar.
Achei muito estranho e se não tivesse garantia insistiria na caixa de fusivel mas vamos ver no que vai dar. Semana do dia 29/5 estarei parando para trocar o motor e depois posto o resultado
Pessoal
Depois de grande novela o final foi feliz, trocaram o motor do 4x4 e ate agora esta funcionando normalmente, vamos ver ate quando.
Espero parar por aqui
.
Minha Ranger 99 v6 sempre quando passo para 4wd h ou 4wd l as duas luzes acendem juntas e ficam piscando intermitentemente, mas ouço um barulho de algo armando, mas as luses ficam piscando, e depois que passo para 2wd elas de vez em quando piscam também. Gostaria de saber se minha tração está quebrada ou é algum rele queimado, ja que moro na cidade e nunca precisei usar a tração, mas em breve vou precisar e gostaria de saber se posso.
Pessoal
Agora parece que vai, estarei trocando na próxima semana o sensor de velocidade, pois foi detectado um problema no mesmo podendo ser este que faz com que somente a 4x4low do meu ranger pare de funcionar e depois que tiro o rele e coloco de volta ela passe a funcionar novamente. Segundo os mecânico este sensor deve estar informando erroneamente e por segurança passa a desligar o engate do 4x4low.
Depois conto mais afinal foram so 8 meses ate agora pra resolver este problema.
rogeriomasih
23/01/2008, 03:29
Putz...pensei que já estava resolvido.
a minha (2002 com 135mil km) apresentou um problema similar, mas era exatamente no disco que o Luizinho citou anteriormente.
rogeriomasih
23/01/2008, 03:31
Confere este tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35886
Edintruder
23/01/2008, 15:00
O dia que der galho de novo no atuador da embreagem vou colocar o garfo do opala e cabo no pedal! Se algum dia der problema no motor do 4x4 da Ranger vou colocar acionamento por alavanca! Vi uma caixa da S-10 com acionamento manual, porém como fica no lado da caixa é muito fácil de fazer, na Ranger tem que fazer uma traquitana para transferir o movimento de direção, mas vou bolar algo e quem sabe colocar no fórum para que sabe alguém coloque em prática antes de mim.
Do jeito que o pessoal anda com sorte nesse sistema, acho que está fazendo falta...
Ressuscitando o assunto
Fiz revisão dos 50 mil Km e tive de voltar la pois novamente o 4x4 low estava falhando e parece que agora o conserto é pra valer pois o chefe de oficina finalmente aprendeu a resetar o modulo do carro coisa que ele não fazia trocou uma porrada de peças (motor do 4x4, modulo do botão, modulo de velocidade,e outras que não me lembro agora) mas esquecia ou não sabia apagar o erro que dava no modulo e o erro voltava a aparecer apos alguns dias.
A outra coisa ele falou que aquela famosa resetada juntando os polos da bateria não funciona para este modulo da 3,0 tem de usar o aparelho.
Parece que agora deu.
duardobruno
19/09/2008, 17:15
Cara, a minha faz umas gracinhas tb. Quando aciono o 4x4 h, é na hora, click ... click ... click.... tá engatado. Paro e piso no freio e na embreagem, aciono o 4x4 L click... click ... click e entra a reduzida. Mas quando volto pra 4x4 h, ela dá vários click... click... click demora um pouco pra desengatar a reduzida e depois ela anda em 4x4 h mas com a luz do 4x4 L acesa. Se eu voltar em 4x2 ela apaga tudo. Beleza, mas então eu tenho q sair do 4x4 L e ir pra 4x2? Não posso voltar pra 4x4 H não?
Abraço.
Ranger 2.5 98 , mesmo problema, estarei abrindo o motor para ver o que se passa, se e um fio solto la dentro mesmo... Se não for no motor vou levar num eletrecista mesmo e se for o GEM vo botar um sistema manual (porém vou vedar para que não entre sujeira!
OBS> o GEM pode estar causando isso?
Cristiano Luis Bernardi
24/11/2016, 21:13
Olá pessoal eu estou com um problema as vezes quando vou ligar o 4x4 h em movimento ele não acende a luz no painel e e ela tenta engatar o 4x4 Los