Ver Versão Completa : Cabos de vela 8,8 mm X Bobina
guiglufke
16/04/2007, 23:38
Estava pensando em trocar os cabos de vela do meu CJ por cabos 8,8 mm de silicone. To tendo um pouco de problemas com agua e quero parar de me encomodar. Por acaso numa conversa de bar a alguns dias me falaram que eu deveria trocar a bobina se eu trocar os cabos de vela para 8,8 mm. Isto tem algum fundamento mesmo? Qual a razao para fazer esta troca e que bobina eu devo colocar para o motor OHC 4cilindros neste caso?
Obrigado
creio que não precissee necessariamente trocar a bobina, embora seja bom a troca por uma mais potente, ja que os cabos aguentam bem mais corrente
te aconselho um pouco de silicone nas ponteiras dos cabos e no distribuidor pra vedar melhor
[]´s
turboroe
17/04/2007, 02:13
No mercadolivre tem cabos de 8.8mm ou até mais grosso (a rigor, quanto mais grosso o cabo, melhor). As ponteiras desses cabos são muito boas e bem isoladas.
Não precisa trocar a bobina não, mas uma bobina mais potente (a do gol MI, por exemplo) vai melhorar a ignição.
Dependendo dos cabos / bobina q vc comprar, talvez seja necessário abrir ou fechar um pouco o contato do cabo da bobina, mas isso vc vê na hora.
A bobina vc só troca se pifar, pelo cabo de vela não precisa trocar não. Só por curiosidade: qual é o problema? Água no cabo? Não seria no distribuidor?? :pensativo:
[s],
Cacá
Guiglufke,
Sem dúvidas que um cabo e terminais de silicone ajuda muito nessas situações de água, mas um de 8mm já é suficiente, não precisa ser de 8.8mm (são mais caros). Mas atenção porque tem muito cabo fajuto na praça, tem uns amarelos de PVC com ponta de silicone. Fuja desses, são uma bomba. Uma opção são os da marca Fina Parts, cabos de boa qualidade a preços acessíveis (na Donatti4x4 tem pra vender).
Aproveitando, vou deixar uma dúvida aos mais experientes: como sei se uma bobina tá realmente em sua carga máxima? Ou não existe isso, tipo ou tá 100% ou tá 0%?!?
[s] bobinados,
guiglufke
17/04/2007, 20:06
A bobina vc só troca se pifar, pelo cabo de vela não precisa trocar não. Só por curiosidade: qual é o problema? Água no cabo? Não seria no distribuidor?? :pensativo:
[s],
Cacá
Com certeza o ponto mais crítico era agua no distribuidor, mas isso to resolvendo com isolamento. Mas passei um silicone e nao tive mais problema de distribuidor molhado nas ultimas trilhas, mas quando o pneu respinga agua em direção ao motor ele comeca a falhar (mesmo sem agua funda). Dai espero uns 20s, acho q oq molhou seca, e o motor volta com todo pique, mesmo q eu pare dentro da agua! Dificil de acreditar não???
Depois disso posso abri o distribuidor e ta sequinho, sem um pingo de humidade dentro. Imaginei q tvz fosse alguma conexao eletrica q esta molhando e perdendo o contato (algum cabo). Considerando que os cabos do meu willys sao os de fabrica ainda, pensei em trocar, e ja que vo tracar ja ponho algo um pouco melhor, pra nao me encomodar mais.
Alguem ja teve este tipo de problema e tem alguma outra idéia do que pode ta causando o problema?
sds
Cara,
Muitas vezes não entra água no distribuidor, mas o ar quante que está dentro condensa quando bate a água fria na tampa e dai a tampa fica umidecida, como se estivesse suada, e já é suficiente pra parar.
Tinha desse problema, mas depois que coloquei ignição eletrônica, nunca mais.
[s]
Pois é, esse lance de condensação dentro do distribuidor atrapalha pacas. Mas vc diz que depois "onde molhou seca e volta a funcionar"... Isso é intrigante guiglufke :pensativo: Como é a falha? Parece que tá com uma velha pifada ou coisa assim? Vc reparou se, nas horas que falha, vc nota algum estalido, um som de faísca vindo dos cabos de vela? Essa falha aí tá cheirando a vela aterrando no motor, ou seja, a faísca é produzida fora do motor, por consequencia, não há faísca no eletrodo, sacou? A água pode estar dando um contato indesejado entre cabo/vela e o ferro do cabeçote. Depois ela seca com o calor do próprio motor e fica tudo bem de novo, capiche?
Mas, entenda, são apenas suposições de um leigo tentando ajudar:concordo: .
Abraços,
Cacá
guiglufke
20/04/2007, 00:14
Pois é, esse lance de condensação dentro do distribuidor atrapalha pacas. Mas vc diz que depois "onde molhou seca e volta a funcionar"... Isso é intrigante guiglufke :pensativo: Como é a falha? Parece que tá com uma velha pifada ou coisa assim? Vc reparou se, nas horas que falha, vc nota algum estalido, um som de faísca vindo dos cabos de vela? Essa falha aí tá cheirando a vela aterrando no motor, ou seja, a faísca é produzida fora do motor, por consequencia, não há faísca no eletrodo, sacou? A água pode estar dando um contato indesejado entre cabo/vela e o ferro do cabeçote. Depois ela seca com o calor do próprio motor e fica tudo bem de novo, capiche?
Mas, entenda, são apenas suposições de um leigo tentando ajudar:concordo: .
Abraços,
Cacá
Bah velho, é exatamente isso que eu estava imaginando que pudesse estar acontecendo. Como mensionado, acredito que nao seja problema de condensacao no distribuidor pq ele ja tem ignição eletronica e nao fica mais umidade nenhuma dentro...
Nao consegui reparar estalos como tu comento mas de dentro do carro com o barulho do motor seria mesmo coisa pra audicao de super homem, e eu me recuso a usar cuecas por cima das calças! huahuaha
Mas foi justamente imaginando um problema desse tipo q pensei ser alguma pane nos cabos de vela, q com agua estavam deixando fugir corrente e falha 1 dos cilindros... acho q a troca dos cabos pode ajudar neh? se for isso ao menos...
Obrigado pelas dicas
Guilherme
Que tal aproveitar um momento de falha, abrir o capô e tentar ouvir os estalidos? Não precisa de super-audição, nem de cueca por cima das calças, tchê...
[s],
Cacá
Condensação no distribuidor não tem nada a ver com ter ignição eletrônica ou não. Pode ocorrer condensação em distribuidores com ignição sim, uma vez que é um efeito físico (rápido resfriamento da tampa). No meu caso, eu estava experimentando problemas com os cabos e condensação. Passei silicone nas pontas dos cabos e instalei um respiro na tampa do distribuidor, ligado no coletor do motor. E claro, tampa do distribuidor isolada com silicone. NEste final de semana vai ter um evento em uma cidade próxima e vou ver se está tudo OK. :mrgreen: Se não resolver, vou partir para cabos com pontas melhores.
Em tempo: meu CJ tem motor GM-151 (Opala 4 cil.), ignição eletr. original. ;)
Amigo,
Vendo os cabos de silicone da SP Cabos, que utilizam os mesmos materiais da NGK, e posso afirmar que a maioria dos cabos vendidos no Mercado Livre são se pvc e ponta de silicone, por isso os preços baratos.
[]'s
turboroe
22/04/2007, 02:53
Ja comprei cabos no ML da Fina parts (8.8mm) e e da Nika (10mm), ambos muito bons.
A prova de que são bons: minha pistola de ponto, q tem gatilho nos cabos de vela, funciona perfeitamente com cabos normais, mas falha várias vezes com o cabo de 8.8 da Fina parts e nem sequer pisca com o cabo de 10mm da nika.
e as ponteiras dos cabos da Nika, nem se fala, sao gigantes e nao tem como escapar nada!
Tá mão entendi..os cabos da fina parts são bons ou não?
Abraço
Turboroe,
O fato do isolamento ser bom, não significa que o produto é bom. Com o tempo, o material isolante pode ressecar e apresentar micro-fissuras, o que é o suficiente para começar a ter fuga de corrente.
O seu revolver não verifica a passagem de corrente por energia que saia dos cabos, mas sim pela indução magnética. Por isso, não funcionar, significa que o isolamento magnético existe.
[]'s
turboroe
22/04/2007, 15:50
Zepi, pra mim, são ótimos.
Mas eu to usando os cabos ha 2 anos e minha ignição funciona perfeitamente.
Outra: com cabos de silicone, eu segurava nas pontas ou até no próprio cabo, e levava choque.
Com esses cabos aí que eu comprei eu posso até lamber que nao sinto nada heuhehueuh
guiglufke
23/04/2007, 00:56
Galera, e outra duvida que me surgiu agora nas pesquisas de preço, tipo, etc.
Reparei que os cabos 8,8 mm sao cerca de 50% mais caros que os 8,0 mm da mesma marca e com mesmo tipo de isolamento. Será que vale a pena mesmo? A diferenca é perseptivel de alguma forma ou os dois sao muito parecidos?
Turboroe,
O fato do isolamento ser bom, não significa que o produto é bom. Com o tempo, o material isolante pode ressecar e apresentar micro-fissuras, o que é o suficiente para começar a ter fuga de corrente.
O seu revolver não verifica a passagem de corrente por energia que saia dos cabos, mas sim pela indução magnética. Por isso, não funcionar, significa que o isolamento magnético existe.
[]'s
escoria , to precisando trocar os cabos de vela do meu carro , faz uma cotação pra mim de quanto sairia , motor 4cl ohc . meus cabos tao resecados e a ponto de partir em alguns pontos, akele precinho camarada pro rj hehehe, manda via mp pra mim por favor .
Santoro,
Como minha caixa de mensagens está sempre cheia, para não bagunçar o tópico, você pode ver o preço e características no link http://www.trilhadaspecas.com.br/store/comersus_viewItem.asp?idProduct=146.
O material utilizado na confecção dos cabos é o mesmo utilizado pela NGK. Os cabos não são coloridos, são pretos.
Se tiver interesse, pode efetuar o fechamento do pedido pelo site.
[]'s
Galera, e outra duvida que me surgiu agora nas pesquisas de preço, tipo, etc.
Reparei que os cabos 8,8 mm sao cerca de 50% mais caros que os 8,0 mm da mesma marca e com mesmo tipo de isolamento. Será que vale a pena mesmo? A diferenca é perseptivel de alguma forma ou os dois sao muito parecidos?
Cara,
Como te disse lá atrás, vai de 8mm e seja feliz. Cabos de 8,8mm são para motores de competição, de alta potência. :concordo:
[s]
Alexandre Vaz Ferreira
23/04/2007, 19:14
Alguem ja teve este tipo de problema e tem alguma outra idéia do que pode ta causando o problema?
Tampa do distribuidor rachada:idea: . Dá uma olhada com o motor ligado no escuro...as vezes se encherga a faisca passando pela trinca.:concordo:
[]
guiglufke
26/04/2007, 19:27
Eh, final de semana esta ai, feriadão ainda, e melhor, com chuva! hehehe Vo ve se encontro uns banhados por ai e vamos atraz dos estalinhos ou faiscas no motor... Por enquanto agradeco as dicas e qualquer descoberta eu aviso!
Bom final de semana a todos!
guiglufke
23/05/2007, 12:37
Amigos, agradeco a todos as dicas, a tampa do distribuidor olhei no escuro e nao percebe-se nada, o que eu fiz foi abri-la, desmontar e limpar todos os contatos e remontar tudo passando silicone nos terminais...
Sabado passado na trilha atravessei uns corregos e andei na agua (sem exagero né) e não falhou nada. O que me ferrou foi que pegou agua na vetoinha e quebro uma pa da helice. A trilha acabou um pouco mais cedo q o esperado, mas tava show.
Essa semana chegaram os cabos de silicone 8mm, ja to instalando e assim que tiver novas noticias posto aqui.
abracos
Caiogaucho
01/07/2007, 13:17
Pessoal, quero trocar os cabos por um jogo do Donatti 8,8mm. Minha dúvida é se os anunciados para 6 cil pode ser colocado no motor que equipa o meu Jeep (GM 6cil C- 20).
[]'s
Lucas Nassif
01/07/2007, 15:21
Caio,
se vc viu esses cabos para 6cc na área de 'jeeps' (donatti), certamente é para BF-161!! IMHO não há problema algum colocar em seu GM 6cc, mas tem que lembrar que os cabos do gm 6cc são MUITO MENORES que os do BF-161, pelo fato de que o distribuidor do GM fica do mesmo lado das velas, ao contrário do BF!!
Abraços :concordo:
Caiogaucho
21/07/2007, 13:55
Então vai sobrar cabo! Isso é problema? A bobina está no lado de dentro da cabine.
Lucas Nassif
21/07/2007, 16:20
Então vai sobrar cabo! Isso é problema? A bobina está no lado de dentro da cabine.
:roll: :roll: :roll: :roll:
Se a bobina tá dentro da cabine é foda.. Vc terá que arrumar um cabo de silicone (1 só) que seja bem grande. Sei nao, se eu fosse você eu colocava a bobina do lado de fora de novo, e vedava o cabo. Bem mais fácil!
A, outra coisa: se vc colocar o cabo do BF, vai sobrar muito cabo....vc terá que fazer muitas voltas. Exemplo: Cabo do cilindro 1 do GM num é nem 15cm...o do bf é mais de 40cm....aí ja viu!!
Até!!
guiglufke
05/09/2007, 12:03
eu comprei os cabos pro meu jeep 4 cil com motor original, fico tudo certinho o unico rolo foi a bobina q eu tb uso dentro da cabine. Mas conversei com o pessoal da donatti que conseguiram o cabo sob medida pra mim. fico perfeito. Da uma conversada com o pessoal la que eles fazem negocio.
abraco
Caiogaucho
05/09/2007, 20:21
eu comprei os cabos pro meu jeep 4 cil com motor original, fico tudo certinho o unico rolo foi a bobina q eu tb uso dentro da cabine. Mas conversei com o pessoal da donatti que conseguiram o cabo sob medida pra mim. fico perfeito. Da uma conversada com o pessoal la que eles fazem negocio.
abraco
Valeu!:concordo: Vou medir e entrar en contato com o Donatti
[]'s
Prezados,
dêem uma olhada em www.youtube.com/motorspice, pois poderão ver um sistema de ignição achem útil (DIS - ignição direta).
Abraço!
Sérgio
Prezados,
dêem uma olhada em www.youtube.com/motorspice (http://www.youtube.com/motorspice), pois poderão ver um sistema de ignição achem útil (DIS - ignição direta).
Abraço!
Sérgio
Sergio bom dia.
Interessante seu produto.
Seguinte, gostaria de fazer algumas perguntas sobre ele.
1 - Quais as funções específicas dele?
2 - Melhora algo no motor? (potencia, consumo etc)
3 - foi desenvolvido e está em funcionamento/teste a quanto tempo?
4 - Alem das peças do seu produto necessita de algo mais para a instalação?
5 - è facil de instalar ou só mesmo nos representantes credenciados por voces?
6 - Garantia de quanto tempo?
7 - Finalmente, qual o preço e a forma de pagamento?
Sei que são muitas perguntas, mas outros também podem ter se interessado pelo produto e estar com estas mesmas duvidas
[]´s
Osmir
Caiogaucho
16/10/2007, 17:20
Valeu!:concordo: Vou medir e entrar en contato com o Donatti
[]'s
Recebi os cabos da Donatti! e...Advinhem....O da bobina ficou perna de anão:shock::shock:Como faço pra conseguir um cabo 8,8 silicone com pelo menos 85cm?? Alguem conheçe quem confecciona sob medida??
[ ]'s
Caio,
Se não me engano o Escória aqui do Fórum faz cabos sob medida.
Procura por ele aqui ou no site www.trilhadaspecas.com.br (http://www.trilhadaspecas.com.br).
[s] indicados,
Caiogaucho
16/10/2007, 21:11
OK! Já mandei um recado pra ele!
[ ]'s