Ver Versão Completa : Iniciante
Daniel P. Gabrielli
12/04/2004, 10:38
Gostaria de saber quando se gasta em média para iniciar no off- road, e quais os equipamento necessarios.
Desde já agradeço a atenção e um grande abraço aos amigos que levam a vida Fora Da Estrada!
Chacal do Pantanal
12/04/2004, 12:10
Quanto gasta???
Sei nâo :!: :!: Entenda primeiro o que é o off-road, procure um Jeep clube e comece a participar das reuniões, participe de algumas (várias) trilhas como Zequinha, pague muitas cervas pros pilotos, abra muitas porteiras, empurre muitos jeeps atolados, descubra o "espirito da coisa" e ai sim você vai ter a resposta de quanto se gasta e quais os equipamentos necessários.
Não desanime companheiro, uma escada se sobe pelo primeiro degrau. :wink: :wink:
Muita lama e um abraço
Desculpa Chacal, acho que não é necessariamente por ai...
Não precisa frequentar Jipe Clube nem ir de Zequinha pra se Jipeiro, isso é um dos jeitos mas não o unico. Fazer Offroad compreende bem mais do que isso. Não é um social, e sim um Hobby, um Esporte, um estilo de vida (gostaram hein!!).
Não frequento Jipe Clubes e faz só alguns meses que estou nessa de listas e forum. Mas ja faz 5 anos que estou no meio.
Daniel,
A pergunta que vc fez é bem dificil de reponder, vc pode gastar de R$7000 em um Willis a R$100000 em um Wrangler super equipado. É melhor começar por quanto vc tem para gastar, e a partir dai encontrar a melhor equação de custo beneficio para as suas necessidades.
Comece pensando se vai ser o seu carro do dia a dia ou só um carro para fins de semana.
( )s
lg_gustavo
12/04/2004, 13:53
Nando,
Acho que estou no "mesmo barco" do Daniel. Você levantou um ponto que me vem me deixando com a pulga atrás da orelha. E se o meu futuro 4x4 for o meu carro do dia-a-dia ? Será que vou sofrer muito ?
Penso em comprar um Samurai e o que me deixa mais pensativo é sobre o consumo (o meu atual carro faz 13 km/l na cidade), custo da manutenção (a Suzuki saiu do Brasil) e o seguro (nem sei se alguma seguradora ainda atende veículos Suzuki ou importados mais velhinhos). Experimentei um Samurai 94 e gostei muito dele...quanto ao conforto não devo sofrer mais do que já sofro no meu pobre popular, hehehe.
Oque vc acha ???
Oi Gustavo,
Se vc vai sofrer vai depender muito de que offroad vc comprar, e tb qual o nivel das trilhas que vc pretende fazer. Pelo que tenho visto nas listas, é meio inviavel ter um CJ como unico carro, da muito problema e é extremanente incomodo. Agora se partir para uma gama mais aberta, vc vai encontrar o que procura (conforto com boa atuação offroad) em Rangers, Hilux e L200, porém por preços mais elevados. Tem também as Campers, conheco algumas pessoas que usam elas no dia a dia, vale conferir. Ainda nessa tem as Bands, que são bem parrudos mas andam com preços bem acima do que valem. Cherokees, Wranglers....
Dependendo do carro, vc vai ter que fazer algumas modificações para tornar ele mais trilheiro, ou mais estradeiro. Coisas como suspensão, pneus, calços, amortecedores, etc
Não sou a pessoa mais indicada para falar de Suzukis, tem bastante gente por aqui que tem e pode falar mais, mas pelo que escuto, não é um carro muito beberrão e as peças, a pesar da Suzuki não estar mais por aqui, são facilmente encontradas e por preços justos. Sei tb que o Samurai é bem mais confortavel que um CJ, mas ainda assim deixa bastante a desejar na cidade e em viagens pelo espaço limitado.
Cara, a melhor coisa a fazer é começar a fuçar nas listas individuais dessas marcas, e trocar ideias com os proprietarios (jipenet, suzukinet, toyoteiros, etc) e tentar bater as conclusões com a grana que vc tem para gastar.
( )s
marco cruz
12/04/2004, 17:55
Discordo de que não dá para ter o CJ como único veículo.
Vc pode montar um bastante confortável e com consumo razoável; qto aos problemas que dá, lembre-se que qq mecânico arruma e as peças são bem baratas...
O meu CJ serviria facilmente como único veículo.
Agora, considere o custo de manutenção dessas pick-ups (sem contar que também não são muito mais confortáveis do que um CJ bem arrumado), peças, etc, sem contar que têm uso limitado.
O Samurai é um ótimo veículo, dificilmente dá problema e vc encontra peças facilmente (não são baratas...)
[]'s jipeiros
Marco, esse assunto ja foi bastante discutido por aqui, mas não consigo achar o link. Vc mesmo falou de um CJ bem arrumado, como faz para arrumar? Muita pesquisa, milhares de horas na oficina, vai, vem , testa, volta.
Uma coisa é pensar em um CJ que seja comfortavel para andar na cidade, outra é pensar nele como um único carro, onde a pessoa dependa exclusivamente dele para se locomover e trabalhar. E claro que tudo é bem mais simples de resolver, mais e as horas perdidas quando o carro para? Até levar na oficina, mandar vir guincho, etc. O CJ não é um carro tão confiável como uma Pickup, e demanda muito mais cuidado e atenção.
Agora comparar o conforto de um CJ com uma Hilux é meio absurdo né....
Ela é um carro de passeio com uma suspensão pancada. Ganha de longe de BAndeirantes, Land Rovers, Suzukis e principalmente CJs... A suspensão é mais macia, os bancos são mais confortaveis, a posição de guiar é muito parecida com a de um carro (pernas para frente e não para baixo), o centro de gravidade é bem mais baixo, mesmo com pneus do mesmo tamanho, fora a caçamba, que cabe toda tralha do mundo.
Vou ainda um pouco mais além, dependendo do que vc faz com a Hilux, ela vai tão bem quanto CJs e Bands nos piores buracos.
Conheço gente que gastou bem mais que o preço de uma Hilux em um Jipe, mas essas são pessoas que gostam de mexer em Jipes, de entrar e sai de oficinas toda semana, e principalmente que não dependem deste carro para se locomover.
( )s
lg_gustavo
13/04/2004, 12:13
Senhores,
Acho que até dá para ter um CJ como carro do dia-a-dia, mas tenho que concordar que para isso vou precisar de muito tempo e dinheiro. Acho que não tenho o suficiente de ambos... Até acho legal a idéia de ter um CJ na garagem...ficar cuçando nele...mas nem garagem disponível para isso tenho !!!!
Acho que se tivesse grana suficiente, comprava logo uma L200 ou até um Hummer, hehehe
Enfim, oque procuro é um carro que não me dê dor de cabeça !!! Vou precisar dele todo santo dia e depois do passeio no domingo é ele que vai me levar para o trabalho na segundona. E como é com ele que vou enfrentar o trânsito ou uma manhã chuvosa de inverno, vou precisar de um pouco de conforto, ou seja, não dá pra ser um carro muito cansativo de dirigir, daqueles com pedais "pesados" e câmbio de retro-escavadeira. Quanto ao assento de poltrona do vovô adaptada, forro de pelica no volante, ar-condicionado com milhões de regulagens, tapetes persas, entre outros itens de luxo, dispenso. Não preciso de nada além doque tenho no meu Celta, hehehehe.
Quanto às minhas necessidades off-road, elas também não são tão pretenciosas. Preciso de um carro que consiga enfrentar lama, mas não uma camada de um metro de lama. Preciso de uma reduzida que me dê segurança em rampas, não necessariamente em paredes... Percorro caminhos "leves", que durante a estiagem passo sem problemas (e, até me gabo disso, com alguma técnica) com meu Celtinha.
Resumindo, quero trocar o meu Celta, que vale algo em torno de 13.000 por um veículo 4x4 que eu possa confiar e sentir um pouco de conforto, investindo algo em torno de 5.000, somando então no máximo 18.000. Infelizmente não dá pra ser um carro a Diesel, pois o seguro deles eu sei que é uma fábula. Quanto ao seguro de um Samurai, ainda não pesquisei.
Tá difícil, companheiros.....
Obrigado pessoal pelas dicas e espero em breve acompanhá-los em algum passeio.
[]s
Oi Gustavo,
Com essa grana acho que vc deve mesmo partir para os Suzukis, talvez o Vitara seja uma boa opção para vc, mais confortavel que o Samuca e bem valente também.
( )s
Sandro Tannuri
13/04/2004, 16:32
Quanto às minhas necessidades off-road, elas também não são tão pretenciosas. Preciso de um carro que consiga enfrentar lama, mas não uma camada de um metro de lama. Preciso de uma reduzida que me dê segurança em rampas, não necessariamente em paredes... Percorro caminhos "leves", que durante a estiagem passo sem problemas (e, até me gabo disso, com alguma técnica) com meu Celtinha.
Eu tambem pensava assim no inicio....
Abraços,
Dê uma olhada nesse tópico, talvez tenha algo que lhe interesse:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3013
É dificil achar um veículo com essas características tão economico quanto o Celta (que alias é o 1.0 mais economico do brasil). Se você preza economia de combustivel acho que o Daihatsu Terios e o Vitara 1.6 16v também seriam interessantes alternativas...
lg_gustavo
13/04/2004, 20:07
Pois é, galera
Tá realmente difícil. Quanto mais eu procuro, mais coisas para procurar eu acho !!!
Birita, valeu pela dica...mas acho que aquela discussão lá é coisa de "gente grande". Não tenho meeeesmo como manter uma Galloper ou uma Hilux ou ainda qualquer um dos SUVs lá mencionados. Mesmo assim, deu pra pegar algumas dicas !!! :D
Voltando a um dos assuntos lá discutidos, alerto que GNV não é tão bom assim...Não discuto aqui quanto a economia de combustível (isso é indiscutivel), mas quanto ao desgaste de certos componentes do motor :!: . Aqui na empresa onde trabalho estamos tendo problemas com a toda a frota que foi convertida para GNV há +/- uns 40.000 km. Perdemos 3 motores no fim de março !!! Acho que consigo mais informações, se quiserem...
Nando, não tinha pensado em comprar um Vitara, mas cada vez mais acho que ele tem realmente uma boa relação custo / benefício. Pra falar a verdade, estava quase decidido em ficar com um Samurai fabricado até 96, ainda com feixe de molas. Não vi muita coisa sobre o Vitara, mas a grande maioria dos que vi em oferta têm câmbio automático. São todos assim ???
Birita, esse tal de Daihatsu Terios vale a pena ??? Alguns pontos que estão pesando muuuito a favor dos Suzuki são: a baixa depreciação do valor e a facilidade da manutenção (acho que mais para os Samurais). Não sei nada sobre Daihatsu....mas gostei da idéia de ter um Vitara 16 V. Valeu !!!
[]s pra todos
Ricardo Cubas
13/04/2004, 20:31
Eu tambem pensava assim no inicio....
Abraços,
Pois é acho que o ser humano é assim mesmo .... nunca estamos satisfeitos.
Tenho meu Engesa há muito pouco tempo. Antes disso só uma pequena experiencia com um JPX, há uns 5 anos, mesmo assim por breves 3 meses.
Daí a gente começa com aquela história de vou começar com trilhas leves, pouca lama, mais passeio, um 4x4 com uns pneuzinhos já tá bom ....
Grande engano. Assim que o bichinho da lama te pica nao dá mais para parar. Depois da primeira trilha a gente sempre quer mais, fico esperando o fim de semana para preparar alguma coisa.
Claro no começo tem que se começar de leve, mas o prazer da superaçao de obstáculos é demais. E quando a gente começa a ficar em certos atoleiros e erosões se começa a pensar em pneus maiores, novos eixos, bloqueios, guinchos, e por aí vai.
Não há limites. E sempre há mais alguma coisa para se fazer no jipão.
lg_gustavo
16/04/2004, 14:10
Senhores,
como havia dito, ainda faltava dar uma olhada nos gastos com o seguro de um Samurai. Consultei meu corretor e digo: Quase caí de costas !!!
Pedi um orçamento para um Suzuki Samurai Metal Top 94 com ar:
- R$ 2.943,00 para seguro total...caso instale um bloqueador teria um desconto de cerca de R$ 200,00.
- R$ 1.088,00 para seguro contra terceiros e socorro mecânico. Esse valor é quanto eu pago hoje pelo seguro total do Celtinha...
- R$ 2.337,00 caso deseje, além do socorro mecânico e do seguro contra danos a terceiros, a apólice contra roubo e incêndio. Este valor também não inclui o desconto caso instale um bloqueador...
Conclusões:
- a única opção é contratar um seguro contra terceiros e socorro mecânico, instalar um bloqueador e contar com sua eficiência pra proteger o bem e arcar com os prejuízos com o meu carro caso eu cause um sinistro...
- pra ter um carro desses precisa ser macho.....MUITO macho !!!
Alguém tem conhecimento de alguma outra boa alternativa ???
[]s desprotegidos
Eu não sei muito sobre o Daihatsu Terios, só sei que ele é um Jipinho (realmente bastante pequeno) com motor 1.3 16v (n sei se teve outro tipo de motorizacão), bastante economico...
Eu lhe dei a dica pois acho que saindo do Celta você iria custar a se acostumar com carros grandes de dificil manobra na cidade...
Ele é bastante confortavél se comparado ao Celta, básicamente o mesmo espaço interno...
Seguro eu não tenho idéia do valor...
Mas se, de um modo geral o veículo apresentar bom custo-benefício para suas exigências, acho que vale a pena o investimento...Eu particularmente acho ele muito lindu ;)
http://www.br-ja.com.br/fotos_mercado4x4/L1613-2502.jpg
Terios Caindo Na Lama: http://www.viagemaventura.com.br/printout.php?recid=3741
Outra opção para uso misto seria o Feroza 97...
Foto: http://www.br-ja.com.br/fotos_mercado4x4/V1039-1807.jpg
O Birita, Terrios é sacanagem, eles devem ter jogado fora depois dessas fotos.... :oops: e o Ferroza se for comprar precisa de dois, um para andar e o outro para vc conseguir as peças de reposição.
É Gustavo, macho tem que ser quem tem Hilux! R$10000 de seguro, da pra comprar uma a cada 3 anos e meio! Optei pelo bloqueador, só que aqula me$rda tinha a morbida mania de bloquear meu carro nas trilhas.
Mas achei muito caro esse seguro pro Samuca, quando tinha o TJ pagava essa mais ou menos isso, só que ele era 1997 e com um valor de 35 paus na época... Da uma pesquisada melhor, busque outras seguradoras e corretores que ce deve achar mais barato.
( )s completamente desprotegido e macho paca!
Acho que vocês precisam pesquisar mais os seguros.
Paguei R$ 1,9 mil no seguro da Cherokee 98 que é avaliada em mais de 30 mil.
Tive varias propostas ao redor dos 2 mil.
Meu primo tem um Feroza e disse que as peças são facilmente encontradas pois muitas são similares a de autos nacionais como lonas de freio do opala e disco de embreagem do santana...
E tipo, ele não está pensando em pegar pesado com o carro...
Sim Terios seria uma boa opção para uso misto, ainda mais levando em conta que ele vai sair de um Celta...
Eduardo Velo
17/04/2004, 14:08
Acho que vocês precisam pesquisar mais os seguros.
Paguei R$ 1,9 mil no seguro da Cherokee 98 que é avaliada em mais de 30 mil.
Tive varias propostas ao redor dos 2 mil.
Wallace a Cheroka não faz parte dos carros visadas , pode fazer parte quem ta dentro , mas não o carro ...
L200 , Defender ...
Hilux , Ranger , Silverado , S10 (todas Diesel) , gasosa o seguro é baixo
Se entrar no mercado Cheroka diesel vc vai ver o preço do seguro ...
Lógico que estamos falando de Sampa , onde não dá nem pra pegar carona em picape diesel , no resto do País acho que a polícia não dá mole ... mata a bandidagem , só assim pra ter uma picape diesel ...
[]s ...
Como assim Edurado... se entrar no mercado Cherokee a Diesel?
Existem sim Cherokee a Diesel.
Os seguro da Grand Cherokee também é alto, seja a gasolina ou a diesel.
Eduardo Velo
17/04/2004, 21:01
Fala Wallace , cara não sabia que tinha Cheroca Diesel não , todas que conheço são gasosa , Grand Cherokee é Diesel ? , rapaz , só lembro de ter visto uma Grand Cherokee em Floripa , mas nem me liguei se era diesel ...
Sei que fazer seguro de carro diesel não é fácil , se for picape pior ainda .
[]s ...
Thiago Rodeghel
17/04/2004, 22:40
É sim Eduardo
Os modelos atuais da Jeep o Liberty e Grd. Cherokee sei q tem a diesel me parece q são motores 4c 2.8L . Não sei se continuam trazendo os beberrões V8, se bem q diminuiram o tamanho dos motores a gasolina q agora são 4.7L, mas q tem tem :wink: . Tava vendo o site da Jeep e parece q roda mais de 480 milhas com 1 tanque de diesel... :D O link é esse http://www.jeep.com/crd/index.html?context=jeep_life-news-jeep-crd_news&type=link
Uma boa opção pra galera q quer um jipe valente pra usar em uso misto, q seria uma boa é um Engesa :wink: FII ou FIII se quizer um pouco mais de espaço :D com uma capotinha de fibra, bom nem queria mais nada 8)
(ou será, uma T-CASE toyota na fera :twisted: ) Não é tão "seco" q nem o CJ é mas tbm não é tão caro como um outro modelo :roll: , e peças são fáceis e baratas :D
[s]
Fase III tambem é sacanagem.... apareceu uma la na Jipenet pra vender a um tempo atras e em uns 2 dias saiu por uns 40 paus. O FIII a meu ver é um Jipe de "luxo", mas não deixa de ser um Jipe. E ainda mais é mais raro que mulher bonita desacompanhada no Ibira, só quem for meio louco ou tiver passando fome passa adiante. Se é pra gastar isso em um carro para o dia a dia acho que vale mais uma Ranger ou uma Hilux, ou até uma Defender, não pelo carro, mas pela manutenção e tempo que um Engesa ocupa, sendo um carro de no mínimo 12 anos. E isso fora o conforto.
( )s
Thiago Rodeghel
18/04/2004, 00:21
Fase III tambem é sacanagem.... apareceu uma la na Jipenet pra vender a um tempo atras e em uns 2 dias saiu por uns 40 paus. O FIII a meu ver é um Jipe de "luxo", mas não deixa de ser um Jipe. E ainda mais é mais raro que mulher bonita desacompanhada no Ibira, só quem for meio louco ou tiver passando fome passa adiante. Se é pra gastar isso em um carro para o dia a dia acho que vale mais uma Ranger ou uma Hilux, não pelo carro, mas pela manutenção e tempo que um Engesa ocupa, isso fora o conforto.
( )s
É q tem uns caras q pagam os 40000 :roll: , principalmente por aqui em SP :shock: , mas não sei se podemos considerar jipe de luxo, mesmo pq é a mesma plataforma da Camper :roll: essa sim é mais luxuosa :roll: Por aqui em SBC já vi FI por 45000 :shock: ,antes de saber o preço, entrei nela e pensei assim "é essa..." aí fui ver o preço :shock: , saí correndo da loja :lol: . Já com relação a comparar a manutenção da Engesa eu acho q sai bem mais em conta :roll: ...
Mas com relação a conforto, ser um projeto mais moderno, isso nem discuto com vc :) . É q tem uns doidos por aí com FIII, q nem o Edu Velo q compra essas moscas brancas :D . Mas aí é só mais uma dica pro cara, vai ser mesmo o gosto dele q vai decidir :roll:
[s]
Concordo! E legal mesmo essa troca de impressões.
Cara eu acho que sei que FI é essa, uma amarela que esta la no Mercado 4x4 faz séculos. Linda é com motor diesel! Agora posso estar meio "viajendo" mas é capaz de se conseguir uma parecida, com essa mesma grana constuindo do zero, arrumar eixos, mecanica, carroceria e fazer um Engesa único, que foi o que esse maluco deve ter feito....
( )s ainda sonhando com um Jipe "made by Nandão"
A Cherokee usa aqui o mesmo motor Diesel da Dakota. 4 cilindros 2.5 L Turbo Intercoller. O Wrangler na Europa tinha esse motor como opção.
A Grand Laredo iniciou aqui com Diesel de 5 cilindros 3.1 L 141 cv a 3.900 rpm e 373 Nm de torque a 2.000 rpm...;-) (motor Mercedes). Mas parece que depois usou outro motor também Mercedes.
Agora tem o 5 cilindros 2.7 CRD 163 cv a 4.000 rpm e 400 Nm a 1.800 rpm.
O Diesel atual lá fora da Cherokee é um 4 cilindros 2.5 CRD com 141 a 4.000 rpm e 312 Nm a 1.800 rpm.
Parece que esse 2.8 é novo
lg_gustavo
19/04/2004, 20:18
Pessoal,
Fui atrás desses Daihatsus da vida e confirmo: é mico. Ou pelo menos me levaram a concluir isso. A informação de que faltam peças é verdade e isso eleva o custo da manutenção. Da mesma forma, isso também aumenta o preço do seguro.
Quanto aos Engesas... adoraria ter um, desde que a diesel. Só falta $$$. E por isso não vou nem entrar no mérito das cherokas...puuuuuuuuuta carrão !!! Li um livro de um cara que rodou a américa latina inteira numa Laredo. Fez inclusive a trilha que corre paralela ao trem da morte no techo boliviano. A dele era a Diesel.
Voltando nos Engesas, o consumo dele na versão a gasolina pesa muito pra quem vai usá-lo pra tudo, até pra ir no motel com a gatinha ou na padaria a pedidos da sogra. E álcool pra mim, só no sangue...
Tô quase fechando o Samurai mesmo...
Eduardo Velo
19/04/2004, 21:08
Fase III tambem é sacanagem.... apareceu uma la na Jipenet pra vender a um tempo atras e em uns 2 dias saiu por uns 40 paus. O FIII a meu ver é um Jipe de "luxo", mas não deixa de ser um Jipe. E ainda mais é mais raro que mulher bonita desacompanhada no Ibira, só quem for meio louco ou tiver passando fome passa adiante. Se é pra gastar isso em um carro para o dia a dia acho que vale mais uma Ranger ou uma Hilux, ou até uma Defender, não pelo carro, mas pela manutenção e tempo que um Engesa ocupa, sendo um carro de no mínimo 12 anos. E isso fora o conforto.
( )s
Nando , não quero desprezar Ranger , Hilux ou Defender , são ótimos carros , mas a manutenção da Engesa é muiiito mais baixa que qqer desses 3 , lógico que tudo depende do gosto , o que posso dizer pra vcs é que nunca andem num Engesa , nem de Zeca , nem dirigindo ... só assim pra não querer um ...
Wallace e Thiago grato pelas informações sobre Cherokee diesel , mas acho que é mosca branca , pq na oficina aqui perto de casa sempre tem Cherokee de todo tipo pra consertar e nenhuma até agora Diesel , acho que não quebram , hehehe ...
Gustavo , Samuca é uma excelente escolha , mas aconselho andar num antes de comprar , tenho amigos que compraram e não gostaram pq pulava muito e não tinha espaço , e outros adoram e nem ligam que pula e não tem espaço , é leve , passa fácil em situações que os ...sauros sofrem por serem pesados e tem n recursos de suspensão ...
[]s ...
lg_gustavo
19/04/2004, 21:23
Valeu Nando,
Andei num outro dia.... realmente pula. Quanto ao espaço, hehehe.... vc já sabe o carro que eu tenho. E esse que eu tenho também pula... deve ser pq ele tb é muito leve, sem falar nas diferenças da suspensão !!!
Tava pensando em tirar o banco traseiro do Samurai... não gosto muito de carregar + do que minha gata no carro... e quando levamos mais alguém, é o Zeus...um MIMO de pastor alemão. (TÔ PROCURANDO UMA NAMORADA PRA ELE...ALGÚEM TÊM UMA CADELA PASTORA ???)
Agora uma dúvida que não pesa tanto na escolha: o Samurai roda numa boa no asfalto (tipo uma Carvalho Pinto da vida) a +/- 100 km/h ???
[]s caninos do Zeus...ele vai adorar andar de Samurai, hehehe (pelo menos nesse carro ele não bate a cabeça no teto !)
É verdade Edu, realmente depois do passeio de Domingo mudei um pouco a minha ideia sobre Engesas, o que tinha ouvido de outros (ex) donos que conversei foi bem diferente do que presenciei e ouvi de vc.... Acho que eles que eram meio "Braços".
( )s
lg_gustavo
19/04/2004, 21:40
ih......troquei o nome de todo mundo.
O "valeu" era pro Edu... mas fica também o "valeu" pro Nando. Ah... abraço pra td mundo.
lg_gustavo
28/04/2004, 12:32
É Gustavo, macho tem que ser quem tem Hilux! R$10000 de seguro, da pra comprar uma a cada 3 anos e meio! Optei pelo bloqueador, só que aqula me$rda tinha a morbida mania de bloquear meu carro nas trilhas.
Nando,
que tipo de bloqueador usava ???
...Eu particularmente acho ele muito lindu ;)
:roll:
http://www.pirate4x4.com/forum/images/smilies/rainbow.gif
roger_caldas
28/04/2004, 13:24
Como funciona esse bloqueio no diesel?
[]´s
Rogério