PDA

Ver Versão Completa : Motor de Jeep



AndréSanchez
21/04/2003, 20:29
Esse assunto é muito interessante, uns dizem que um bom motor de jeep é o próprio OHC original, outros falam que esse motor é muito velho e bebe muito e o bom mesmo é o ap.
No meu ponto de vista o motor ap é uma merda pra jeep, pq é um motor que tem pouco torque e deve ser horrível em trilhas.
Eu tb não aprovo o motor 4.1 da GM, é muito pesado deve beber muito....
O OHC é muito antigo e dá problema.
Eu tenho pouco conhecimento a respeito do motor V8 302 da ford. É verdade que esse motor rende 200cv sem nenhuma preparação? Qual é a cilindrada desse motor? bebe demais?
Como é o motor do Maverick 6cc? anda bem? bebe muito? Como é a sua adaptação no jeep?
Caso eu coloque o motor do maverick 6cc ou o V8 terei que trocar de câmbio?

Giovani
21/04/2003, 22:58
:D Olá André!

:D Barbaridade tchê! Desse jeito vc pisa em alguns calos... :lol: Não meus, pois respeito a livre expressão de sentimentos... :lol: Mas vamos ao que interessa: falando mal de motores antigos, o que vc quer com o V8 302 e funil por natureza?? Isso pra não entrar em detalhes como peças de reposição e custo de manutenção! Ou então o 6 do Maverick?
:arrow: V8 302 = cilindrada: 4.950cc, potência = 198cv à 4.600 RPM, torque = 39,5 Kgf/m à 2.400 RPM. Para adaptação creio que deva pôr um câmbio Clark, pois o original do jeep já "desmancha" com o GM 4.1!
:arrow: O GM 4.1 não pesa mais que o 6cc original do jeep, deve ser até mais leve e bebe menos que qualquer outro 6 canecos, ainda mais se for com IE, é atual e de fácil manutenção.
:arrow: Uso no meu Jeep o 6 canecos do Maverick, é em grande parte idêntico ao 6 Willys, muda alguns componentes internos e a cilindrada. Para instalar ele no Jeep, use algumas peças do motor Willys, como pescador do óleo, cárter e suporte de motor. O câmbio pode ser o original, a capa-seca não muda. Bem regulado faz uns 5Km/l na cidade. Na trilha é um trator! :twisted: Na estrada fica amarrado... :?
:arrow: Quanto ao motor AP, que possui alguns admiradores fervoros e já usei no meu CJ, considero apropriado para um jeep pequeno e leve, relação curta, sem bloqueio de diferencial e pneus = ou menores que 31". Como um jeep 42 ou Samurai... Se bem que já vi um V8 num 42... Existe de tudo! :D
:arrow: O motor Ford 4cilindros OHC, que veio original no meu jeep, é um meio termo entre AP e 6 cilindros. É de rotação mais alta que um 6 porém mais baixa que o AP. Bebe muito, 5 Km/l na cidade, e considero sua regulagem "enjoativa", pois volta e meia tinha que regular o ponto, o motor de partida é fraco para o motor, etc. Quando está "redondinho" é muito bom, mas é um saco para conseguir... Troquei pelo 6 bocas pela simplicidade e potência, e não me arrependo... O consumo ficou na mesma, portanto só ganhei! :wink:
:D Mas diga pra que vc quer o jeep, fica mais fácil indicar um "power train" apropriado para seu uso! :wink:

AndréSanchez
21/04/2003, 23:30
Giovani,
É fácil de encontrar esse motor V8 302? Se não me engano, esse motor foi usado recentemente pela ford no explorer. É o mesmo motor utilizados em ambos os carros, aquele utilizado pelo "maverick sport" na decada de 70 e pelo explorer mais recente?
Esse motor deve beber MUITO!!!! O que vc acha de um kit a gás nesse motor?
Esse motor é grande e pesado? Será que é preciso fazer recortes no jeep para botar o motor?

Giovani
22/04/2003, 00:04
:D Grande André!

:D "Tanto o 302 é um dos melhores V8 do mundo, que esta até hoje na Explorer, e ficou até 1996 no Mustang, onde rendia 215 hp. É o mesmo motor, só que com comando de válvulas roletado, injeção eletrônica e mais algumas tecnologias que só deixou ele mais caro e mais difícil de arrumar." Retirei de um site sobre motores V8. :wink:
Encontrar um bloco com "alguma coisa" dentro deve ser fácil, mas achar algo que dê para aproveitar... creio que seja difícil. Ano passado, junto com uns amigos, revirei toda a região em busca de um Maverick V8, ou então um Maverick inteiro e um motor V8 inteiro... Não encontrei nem um, nem outro! :wink:
Quanto a "entrar" no jeep, creio que não terá problemas, pois como disse já vi em um jeep 42, ou melhor, num CJ2! Pela clilindrada, deve pesar mais que o GM 4.1, mas se for da Explorer, que tem cabeçote de alumínio, o que deve deixá-los na mesma faixa de peso. :wink:
Quanto à um Kit à gás, é muito pessoal. Acho que se vc quer economia, ande com um carro... No meu entender um jeep não deve possuir essas coisas, ainda mais com um magnífico "V8" dentro! É um sacrilégio! :lol:

Luis Assis
22/04/2003, 09:31
André,
Será que vale a pena partir para um V8?
O Powertech 4.1 MPFI, alem de ser um motor barato, de facil manutenção ( qualquer oficina que tenha um captor vira ele do avesso ), com uma boa disponibilidade de peças com um preço relaticamente baixo, com adaptação sem grandes traumas e dá 30 Kgf a 2500 RPM.


Eu tb não aprovo o motor 4.1 da GM, é muito pesado deve beber muito....


O peso do V8, deve ser maior ainda...
Quanto a consumo, eu acho que o Powertech deve fazer uns 5 na cidade e uns 7 na estrada, coisa que o meu atual OHC Georgia, dificilmente faz...

[]'s
Gustavo

Carvalho
23/04/2003, 21:43
Sou possuidor de dois motores V8 302( um no maveco e outro para backup) quanto a encontrar peças foi mais fácil que o meu celta 2001- felizmente vendi . Tudo que vc quiser , encontra em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre(viu Sr. Giovani) com preço compatível a muitos 4c atuais. Tenho um amigo que colocou em seu Jeep um V8 - o seu ronco é indescritível(morro de inveja :evil: ) além do mais foram feitos para durar. Sobre o consumo depende do pé - tipo assim: sou mal educado, se pisar respondo . Com certeza vc chama a atenção. Por favor não coloque gás :(

Giovani
23/04/2003, 23:47
:D Grande João!

:D Ótimo saber disso! O problema é que procurávamos um Maverick inteiro para pôr um motor desses. Como não achamos nem o Maverick... E a grana acabou indo para uma Rural, negócio de ocasião... que hoje já está com mecânica da Ranger 2.5TDI... :wink:
:D Agora, realmente, pôr um Kit à gás num V8... Por favor amigos, vamos respeitar o ilustríssimo "senhor" dos motores... :lol: :lol: :lol:

monge
24/04/2003, 02:13
:D :D :D :D hehehehehe GNV num V8.... cada coisa.... :P

André... Vc está meio indeciso? é 8 ou 80?

Não sei muito sobre peso de motores... mas achar um GM pesado e querer colocar um V8????

Bom, cada qual com cada qual como diz o sabio mestre Álvaro...

O jeep é pra trilha ou pra passear pela cidade? A melhor escolha de motor deverá ser aplicada ao uso do jeep...

[]'s confusos

Eugênio

Haron
13/06/2009, 21:02
ALL,sei que é UM POUCO tarde mas para quem tiver duvidas eu posso dizer desse 3 motores(ohc,ap,gm6cc)se o jipe é para trilha eu vou de gm 6cc!

pq?

pelo fato de ser um motor forte,baixa manutençao,custo das peças relativamente baixo,e principalmente:torque mais que o suficiente!
é pesado?é,maaaassss...é o peso no lugar certo!

jipe para passear:

ap,pois o ap nao é gastao quanto o ohc,e é mais confiavel que o ohc,peças faceis e baratas!

ja o motor ohc é gastao,antigo e peças muuuito caras....só vale apena ficar com ele no jipe se o motor tiver ZERO.....caso contrario indico o opala 4cc,que tem torque o suficiente(parecido com o ohc)mais confiavel,mais barato e nao bebe tanto!

ja o 6cc original eu nao curto muito....é muito peso e "pouco toque'' se comparado ao gm 6cc que é ''quase'' o mesmo peso e tem muito mais torque.....

Bom essa é a minha opiniao....eu ja tive 3 jipes,um com o ohc,outro com ap 2.0,e outro atual gm 6cc....ap e ohc com relaçao 8x43,nao chega perto do gm 6cc com relaçao longa pra Kcete....

quanto ao v8 acho muito exageiro.....se o gm 6cc ja tem torque mais que o suficiente e nem assim ''usa-se'' toda a cavalaria..imagina um v8.......

um jipinho com motor gm opala 4cc ou 6cc(principalmente um 6zao) com clarck 4m, bloqueio nos 2 eixos e pneu 3k ja vira um trator na trilha....Pra que esse put@ exageiro?!?!?!

ta certo que o ronco é foda,mas.....fico com meu opala 6cc...

Espero ter ajudado...

abraçoss....
[]´s

megadeth
14/06/2009, 18:48
Eu conheço uma pessoa que tem um V8 302 retificado e... parado na oficina dele!

Se alguém se interessar, passo o contato
O motor é um "ignorante"...

Haron
14/06/2009, 20:59
quanto?
aceita algum tipo de troca?
onde ele esta?

me passa o email dele que tem um amigo com um jipe cj3b 1954 com chassis de engesa e pneus 35 eixos de rural parado por causa do motor v8 32 que foi pra casa do cara...lho......hehe...