Ver Versão Completa : Relação longa pneu menor??
victorleyton
14/04/2007, 19:52
Pessoal, uma luz. O meu "bichinho" esta com a relação bem alongada para andar mais na estrada, esta andando bem mas na subida perde completamente e a velocidade cai. Tenho um motor maverick, 3000, 110 vc, na gasolina e no gas, caixa de quatro, no retão a velocidade vai aos 100 km sem problemas os pneus são Good Year RT/S LT 120/116 R. Pergunto, se eu colocar um pneu mais baixo de banda mais baixa, não sei qual é a medida exata acho que os 120 se refere area de rodagem do pneu e os 116 a area entre a roda e o chão, se eu colocar um pneu com esta medida mais curta, vou melhorar a relação? Ganhar pouco? ou não vou ter efeito nenhum e até efeitos colaterais indesejaveis???
Gringo Vitor
leopoldo
14/04/2007, 20:46
Independende da norma que define o pneu, quanto menor o diâmetro do pneu, mais curta fica a relação, mais devagar o jeep roda para uma mesma rpm, porém, mais torque surge.
Entretanto, que fique sabido que e velocidade é indicada pela rpm no cambio e portanto, colocando pneu maior ou menor em relação ao diâmetro original, a velocidade indicada no mostrador será erronea, pois ele "lê" o cambio e não a roda.
victorleyton
15/04/2007, 18:50
Obrigado pela resposta Leopoldo. Voce esta certo a leitura de velocidade inicia no cambio por que o cabo vai encaixado bem na saida da caixa. Eu noto a perda de velocidade, mas o ponto mais notorio e que esqueci de mencionar é na saida, de ponto zero para alguma coisa ele sofre, numa subidinha pequena se começar de ponto imovel e melhor colocar a 4x4 e a reduzida que ai ele sobe bem.
Sergio Rocha
15/04/2007, 20:49
Obrigado pela resposta Leopoldo. Voce esta certo a leitura de velocidade inicia no cambio por que o cabo vai encaixado bem na saida da caixa. Eu noto a perda de velocidade, mas o ponto mais notorio e que esqueci de mencionar é na saida, de ponto zero para alguma coisa ele sofre, numa subidinha pequena se começar de ponto imovel e melhor colocar a 4x4 e a reduzida que ai ele sobe bem.
To achando muita dificuldade pro teu motor.Verfique se o seu motor está normal.Verifique qual a relação vc tem no seu jeep.
Pelas dificuldades apresentadas, uma troca de pneus não vai resolver.
[]'
victorleyton
17/04/2007, 21:15
Sergio, acontece que a relação é super longa, o motor esta ok. Estou até pnesando para reduzir a relação para uma 9 x 44 como a maioria, mas sei que vou perder velcidade e como ando 40 km todo dia com ele em estrada, preciso de um pouco mais de velox.
José Augusto
17/04/2007, 23:42
Para estar tão fraco, vc deve estar usando relação (coroa e pinhão) para motores diesel de baixa rotação, tipo 13x43 ou 13x39 ....
Vc disse usar um pneu nas medidas 120/116, desconheço tal medida.
Qual relação vc está usando e o diâmetro do pneu qual é ?
victorleyton
18/04/2007, 12:40
José, no site da Yood Year o penu aparece com as seguintes informações:
235/85R16 120/116R
Medida Largura da Secção: 235
(mm) Diâmetro Externo: 806
(mm) Aro de Medição: 6.5 6.0
(pol) Aros Recomendados: 7.0
(pol)
Vou verificar atraves do velho metodo de gira uma roda no alto e ver quantas voltas o cardã da.
Victor
José Augusto
18/04/2007, 18:20
José, no site da Yood Year o penu aparece com as seguintes informações:
235/85R16 120/116R
Medida Largura da Secção: 235
(mm) Diâmetro Externo: 806
(mm) Aro de Medição: 6.5 6.0
(pol) Aros Recomendados: 7.0
(pol)
Vou verificar atraves do velho metodo de gira uma roda no alto e ver quantas voltas o cardã da.
Victor
Praticamente um pneu 32", e do tamanho de alguns 7.50x16.
Sergio Rocha
18/04/2007, 20:31
Pelo que se sabe dos pneus ( 32) vc deveria usar uma relação de 8x43.
[]'
victorleyton
22/04/2007, 17:04
Cara, fiz o teste hoje, levantei uma roda, marquei um ponto da roda e outro no cardã, ai girei a roda a relação que saiu foi que para uma volta da roda o cardã girou 2 +-. Que relação é essa???
victorleyton
22/04/2007, 17:06
Esqueci de comentar o meu motor é o BF 184, aquele inicialmente usado pro Maverick, depois foi trocado pelo v8.
José Augusto
22/04/2007, 21:07
Cara, fiz o teste hoje, levantei uma roda, marquei um ponto da roda e outro no cardã, ai girei a roda a relação que saiu foi que para uma volta da roda o cardã girou 2 +-. Que relação é essa???
:shock: :shock: :shock: :shock:
Vc levantou apenas 1 roda, a outra roda do mesmo eixo ficou no chão?
Tem algo estranho aí, as relações disponíveis para o DANA44, vão de 2.27:1 (49x18) até 5.78:1 (53x9), qualquer coisa abaixo de 4:1 já pode ser considerado longo.
Cara, fiz o teste hoje, levantei uma roda, marquei um ponto da roda e outro no cardã, ai girei a roda a relação que saiu foi que para uma volta da roda o cardã girou 2 +-. Que relação é essa???
Pessoal, postei um dado errado, estou aqui para cerrigir meu erro, não é dividir, mais sim multiplicar, portanto, se foram duas voltas +-, multiplicando, será 4,..., portanto seria 4,88:1, então 9x44.
Desculpem meu erro, espero ter corrigido a tempo.
Abraços.
Kim.
ps.: Se alguém tiver um par de 11x45 para trocar, tenho duas 9x53 e duas 9x44.
victorleyton
23/04/2007, 07:44
Tá, tem que multiplicar...??? Isso significa que a minha relação é abaixo dos 4,88:1 por tanto bem abaixo dos comuns 9x44??? E agora???
victorleyton
23/04/2007, 11:47
Jose Augusto, sim levante uma e a outra ficou no chão. Ai dei uma volta na roda que ficou levantada e o cardã girou aproximadamente duas vezes.
José Augusto
23/04/2007, 13:49
Jose Augusto, sim levante uma e a outra ficou no chão. Ai dei uma volta na roda que ficou levantada e o cardã girou aproximadamente duas vezes.
Vc deve estar na zona do "agrião", com algumas das relações muito próximas :
41x11 = 3.73
47x12 = 3.92
45x11 = 4.09
47x11 = 4.27
Acho mais provável que vc deve estar com uma 47x12, que é uma das mais antigas.
Se for isso, para vc ter idéia, eu usava na Rural com pneus 35" a 47x11, mas o motor é um S4T intercolado com aproximadamente 38 kgfm de torque, comparativamente, 806/889 = 0.90*4.27 = 3.84, 3.92/3.84 = 1.02, a diferença de nossa relação considerando tb os pneus é de apenas 2%, sendo que o torque do S4T é o dobro do BF-184 em rotação ainda mais baixa.
victorleyton
24/04/2007, 07:48
Por acaso alguem tem a ficha tecnica do BF 184?. Jose Augusto, legal, mas resumindo, que relação voce recomenda? Se eu diminuir o diametro dos pneus vou ganhar alguma coisa? Pelo que voce expõe passar a usar pneus aro 15 pode ma judar a melhorar a força do jipe ou pneus aro 16 mas com um diametro menor.
José Augusto
24/04/2007, 09:43
Por acaso alguem tem a ficha tecnica do BF 184?. Jose Augusto, legal, mas resumindo, que relação voce recomenda? Se eu diminuir o diametro dos pneus vou ganhar alguma coisa? Pelo que voce expõe passar a usar pneus aro 15 pode ma judar a melhorar a força do jipe ou pneus aro 16 mas com um diametro menor.
Jose Augusto, legal, mas resumindo, que relação voce recomenda?
Depende, mantendo esse pneu, se vc desejar um jeep mais forte uma 8x43 (como o colega Sergio já citou), um jeep mais solto 9x44.
Se eu diminuir o diametro dos pneus vou ganhar alguma coisa?
A relação com o diâmetro do pneu é diretamente proporcional, como o Leopoldo já citou, pneu menor mais torque e menor velocidade final.
Pelo que voce expõe passar a usar pneus aro 15 pode ma judar a melhorar a força do jipe ou pneus aro 16 mas com um diametro menor.
O aro não quer dizer muita coisa, o que realmente importa é o diâmetro do pneu, comparando o mesmo jipe com pneus 225x70x16=28.4" e 315x80x15= 34.8", o segundo com aro 15 é mais longo que o primeiro aproximadamente 23% .
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