Ver Versão Completa : Feixe de molas abrindo o bico
Luis Assis
11/04/2004, 23:04
PessoALL,
Venha solicitar a ajuda dos experts em feixe de molas originais do CJ.
Meu jipe vivia sempre muito baixo, com o pneu 29" sempre pegando na caixa da roda. Em fevereiro mandei arquear as molas, e ele teve uma senvivel melhora, mas hoje, ja percebi que elas votaram para o mesmo de antes de arquear, principalmente as traseiras...
Pergunt-lhes? Chegou a hora de trocar as barras? Precisa trocar todas? Elas perdem a forma com o tempo? Será com o custo ja não vale mais a pena colocar a de Toyota?
[]'s
Gustavo
Gustavo
Algum tempo atrás fiz este comparativo aqui em CWB e se vc tiver que trocar o feixe inteiro, jumelos e buxas, não vale a pena usar do CJ.
As molas da Toyota são mais baratas, e acaba por viabilizar os novos suportes e a adaptação. sem falar é claro no benefício de um melhor conjunto.
Mas se vc precisar apenas trocar as mestras, aí é menos $$$ substituir pelas "originais".
[]'s
Melancia
12/04/2004, 11:39
Pessoal, estou como mesmo problema no meu Jeep, só que minhas molas estão praticamente retas; será que seria a hora de fazer um SPOA ? ou será que um pouco mais de tempo minhas molas vão acabar arqueando ao contrário :?: :?: :?: , onde acabaria por danificar as mesmas e perder o serviço de SPOA, afinal não quero um jeep muito alto como por exemplo com feixes arqueados e SPOA, acho que o ideal para mim seria feixe Reto e SPOA, pois simplesmente detesto inclinações laterais, e como pude observar o SPOA acaba favorecendo a torção do Jeep nestar horriveis inclinações.
Pergunta 2 - para fazer o SPOA nestas condições, será que eu terei que virar a bola do diferencial dianteiro, afinal já vi muito jeep extra arqueado rodando por aí que acabou ficando mais alto do que eu pretendo deixar o meu.... e no sistema original de direção (aquele que as barras fazem um Y, será que preciso colocar um drop Pitman.... onde, afinal na caixa de direção não vai me resolver nada, terei que mexer naquela articulação sob o radiador, correto ??
Obrigado e no aguardo de alguma luz...sem querer tombar de lado ao subir na calçada..... :roll: :roll: :roll:
Melancia
Ola Luiz:
eu ja mandei rebater os feixes do CJ umas 3 ou 4 vezes.
realmente acho que nao compensa, eles SEMPRE acabam voltando.
ou fica "arqueado" pro lado.
utilize outros feixes, toyota, blazer, etc. eh melhor mais barato e nao da tanto problema.
[]´s
Sergio Rocha
12/04/2004, 21:21
PessoALL,
Venha solicitar a ajuda dos experts em feixe de molas originais do CJ.
Meu jipe vivia sempre muito baixo, com o pneu 29" sempre pegando na caixa da roda. Em fevereiro mandei arquear as molas, e ele teve uma senvivel melhora, mas hoje, ja percebi que elas votaram para o mesmo de antes de arquear, principalmente as traseiras...
Pergunt-lhes? Chegou a hora de trocar as barras? Precisa trocar todas? Elas perdem a forma com o tempo? Será com o custo ja não vale mais a pena colocar a de Toyota?
[]'s
Gustavo
Segundo os experts no assunto, arquear molas é perda de tempo.Isso vc já descobriu.Além de voltarem como estavam antes o material da mola vai pro saco.O ideal é trocar todas, seja pelas do Toyota ou originais.
Um abraço
Sergio Rocha
12/04/2004, 21:23
Melancia
Se as molas já estão retas, com SPOA vão com certeza virar ao contrário.
Um abraço
Melancia
12/04/2004, 22:18
Melancia
Se as molas já estão retas, com SPOA vão com certeza virar ao contrário.
Um abraço
Hummmmmmmm..... aí dancei.... teria que trocar os feixes e depois partir para o SPOA ????? :( :( :( :( :( :( :( :( :( será que só trocando as mestras já resolve meus problemas ??? (claro que se nenhuma outra tiver quebrada....)
Bom, mas estava olhando agora de novo e elas não estão perfeitamente retas, existe uma ridicula curvatura nela.... será que dá..... :roll: :roll: :roll: :roll:
Marcos ET
13/04/2004, 08:29
Hummmmmmmm..... aí dancei.... teria que trocar os feixes e depois partir para o SPOA ????? :( :( :( :( :( :( :( :( :( será que só trocando as mestras já resolve meus problemas ??? (claro que se nenhuma outra tiver quebrada....)
Bom, mas estava olhando agora de novo e elas não estão perfeitamente retas, existe uma ridicula curvatura nela.... será que dá..... :roll: :roll: :roll: :roll:
Putz... Melancia, invertendo a posição dos eixos vc nao resolve o problema, apenas camufla ele..., se as molas já foram pro beleléu, tem que trocar... e se tem que trocar e vc ta disposto a gastar com SPOA, gasta logo com um bom feixe de molas da band.... aih vc nao vai ter problemas tao cedo.
Claro que é apenas uma opinião...
[]'s
DougBRSP
13/04/2004, 08:45
Meu CJ também já teve as molas arqueadas mas já está pendendo pro lado de novo, fiquei interessado nessa adaptação de molas da Toyota para arrancar os feixes originais e substituir pelos da Toyota quais são os pre-requisitos e o que terei que trocar para poder fazer essa adaptação? E qual seriam as melhoras evidentes?
Abraços
Marcos ET
13/04/2004, 09:14
Douglas, parece que tem um tópico q fala sobre isso aki na lista... (acho que é mto falado tbem no que fala das molas eXtreme)
Vantagens MIL, desvantagens...? ainda nao vi nenhuma... (claro que nao é nenhum milagre, mas é quase isso se vc for comparar com as molas do CJ...)
Ah! desvantagem: melhor colocar uma barra estabilizadora (a do corcel deve ser uns R$10,00) pra ficar mais seguro, mas tem quem nao coloque...
grande abraço!
Mauro B.
13/04/2004, 12:39
Pergunt-lhes: Chegou a hora de trocar as barras? Precisa trocar todas? Elas perdem a forma com o tempo? Será com o custo ja não vale mais a pena colocar a de Toyota?
Oi Gustavo !!! :D
Eu só trocaria os feixes originais se eles estivessem velhos. Quando digo velhos quero dizer muito enferrujados, com lâminas tortas ou quebradas. Se só está desarqueado eu não trocaria ($$$). Se meu jipe estivesse com feixes desarqueados, e eu achasse o jipe baixo, passaria para SPOA, e foi o que eu fiz. E o jipe não fica tão alto não :D
As lâminas no feixe são arranjadas de uma forma que os esforços se dividam mais ou menos entre elas. Dessa forma, se espera que mantenham sempre um formato mais ou menos harmônico, ou seja, sem grandes diferenças de deformação entre as regiões do feixe.
Gustavo, se vc for trocar mesmo os feixes inteiros, eu acho que é melhor optar pelos da Toyota, por ser mais barato, ser mais confortável e a mestra ser mais forte. Agora, se achas que só a mestra do jeep tá pedindo aposentadoria, acho que daí é melhor manter o original e só comprar a mestra nova. :wink:
Pessoal, estou como mesmo problema no meu Jeep, só que minhas molas estão praticamente retas; será que seria a hora de fazer um SPOA ? ou será que um pouco mais de tempo minhas molas vão acabar arqueando ao contrário ??? , onde acabaria por danificar as mesmas e perder o serviço de SPOA, afinal não quero um jeep muito alto como por exemplo com feixes arqueados e SPOA, acho que o ideal para mim seria feixe Reto e SPOA,(...)
Oi Melancia !!! :D
É, os feixes vão virar ao contrário....mas e daí??? Deixa ele virar! :shock: Não tem galho, o meu é assim, e tudo que é jipe SPOA o feixe acaba virando ao contrário, a não ser que o cara coloque um batente maior....mas eu acho besteira. :wink: Meu feixe dianteiro vira ao contrário facilmente, o traseiro é que é um pouco mais difícil, pois meus feixes traseiros estão para fora, mas acabam virando um pouco tbm em uma torção mais forte. :wink:
Pergunta 2 - para fazer o SPOA nestas condições, será que eu terei que virar a bola do diferencial dianteiro, afinal já vi muito jeep extra arqueado rodando por aí que acabou ficando mais alto do que eu pretendo deixar o meu.... e no sistema original de direção (aquele que as barras fazem um Y, será que preciso colocar um drop Pitman.... onde, afinal na caixa de direção não vai me resolver nada, terei que mexer naquela articulação sob o radiador, correto ??
Obrigado e no aguardo de alguma luz...sem querer tombar de lado ao subir na calçada.....
Cara, ao meu ver, jipe SPOA com feixe reto não fica tão alto. O jipe azul da foto em anexo está em SPOA com feixes praticamente retos. :shock: Tem um pessoal que defende SPOA "só com pneu apartir de 35" " Eu não concordo e esse jipe aí exemplifica minha opinião: pneus 750x16 e tá bem bom. E tbm não parecem esteticamente que os pneus ficaram umas "varinhas"...
Sobre virar o diferencial, se for um cj5 é recomendado, se for um cj3 talvez não precise. O meu apesar de ser um cj5, ainda não virei o difrencial, mas não sei ainda como não quebrou a cruzeta... :D
Sobra o sistema de direção, não gostei da opção de abaixar o "chifre de veado", apesar de o Giovani já ter falado sobre essa opção. Meu negócio é a famigerada "lingueta", que já é consagrada (pelo menos aqui na região sul)! :wink:
[]'s
Melancia
14/04/2004, 11:44
Cara, ao meu ver, jipe SPOA com feixe reto não fica tão alto. O jipe azul da foto em anexo está em SPOA com feixes praticamente retos. :shock:
Mauro, vc não teria mais algumas fotos deste jeepinho, pois achei que ficou na minha medida, era isso mesmo que estava imaginando fazer... :lol: :lol: , conhece o dono do jeep ??? sabe se ficou muito mole ??? se possível obter estas informações eu agradeço muito...
Abraços
Melancia...
Fala Gente... :D
Eu também descobri na prática que arquear não resolve. :roll: :shock:
Meu jeep está com SPOA e feixe de molas reto, como o Melancia quer. :D
Tem fotos no meu album, mas acho que nào dá pra notar muito não, mas no meu site tem fotos do meu SPOA. :D
http://www.furreca4x4.hpg.com.br
Lá vc verá meu jeep quando tinha acabado de sair do SPOA e fotos dele hoje. (Ano passado)
[]'s
Eugênio
Mauro B.
17/04/2004, 14:31
Mauro, vc não teria mais algumas fotos deste jeepinho, pois achei que ficou na minha medida, era isso mesmo que estava imaginando fazer... :lol: :lol: , conhece o dono do jeep ??? sabe se ficou muito mole ???
Oi Melancia !!! :D
Conheço o dono assim. O jipe é de Caçapava do Sul, RS.
Eu não cheguei a aindar no jipe, mas já subi nele e fiz a suspensão trabalhar um pouco. Ele está com os feixes completos, 12 e 10 lâminas, e sem nenhuma coisa para evitar o atrito entre elas, tipo graxa ou tiras anti-fricção. então, não está muito macio não, mas com certeza mais macio que um arqueado! :wink:
Se vc não olhasse a suspensão dele, diria que é SPUA, devido á altura. Eu diria que está ideal: um bom curso, uma maciez razoá-vel e robusto.
Bom, jáq ue vc pediu fotos, lá vai!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=662
Mauro B.
17/04/2004, 14:33
Mais ! :D
[]'s
Bom dia
Também tenho um cj5 e tenho varias duvidas quanto a suspensão.
É O SEGUINTE:
1) Este calço entre a 1º e e 2º mola é feito de que material, de borracha, de poliuretano e deve colocar em toda a area de contato entre as molas???
2) Quando for arquear as molas devo trocar apenas a mestra ou todo o feixe??? Quatro molas mestras novas vale o investimento, faz realmente diferença quanto ao conforto.
3) Se eu retirar algumas folhas do feixe, dessa forma estarei exigindo mais dos amortecedores, essa afirmativa é correta ou não???? Se eu fizer isso e colocar uns amortecedores mais macios , será que melhora quanto ao amortecimento das irregularidades da pista. Quantas e quais folhas devo retirar???
OBS: UTILIZO O JEEP EM TRILHAS LEVES E EM ESTRADÕES DE DESLOCAMENTO.
4) Neste caso qual amortecedor voçe me aconselha??? De qual marca ou de qual veiculol???
Os da marca Rancho 9000 e etc são mais macios que os originais ou são mais indicados para competição???
5) Para adaptar o feixe da toyota, quais são as modificações necessárias??? Fica mais macio que os originais realmente??
Você sabe informar o preço de cada feixe da band???
desculpa esse monte de pergunta, mas para mim é importante.
obrigado pela atenção
MAURICIO
Não arqueie molas... troque.
Os Ranchos 9000 X tem 9 regulagens... ou seja, você escolhe o quanto quer mais duro ou mais mole... essa é a vantagem dos 9000 X... pode até regular para tipo de piso até com o veiculo em movimento... mas ai te que acrescentar o controle interno da Rancho. E são indicados para uso comum mesmo, mas alguns também usam em competições.
diego marcelo
19/04/2004, 08:48
Mauro o SPOA não fez teu jeep perder a estabilidade em inclinações e principalmente na pista? Compensa o SPOA sendo que a bola do diferencial vai ficar limitando a altura do jeep????? Para mudar a maciez do jeep em SPOA você arriou as molas?
Um abraço...
Diego.
Melancia
19/04/2004, 18:47
Bom, já que vc pediu fotos, lá vai!
Beleza Maurão, realmente ficou bala.... o meu acho que está com 9 feixes nos 2 eixos, logo está, dentro do possível, macio.... acho que vou partir para essa e ver no que dá, afinal o SPOA é facilmente revercível e não achei o Jeepinho muito alto não... assim que terminar tento postar fotos aqui.. .
Obrigadão e um abraço a todos
Melancia...
Mauro B.
19/04/2004, 20:39
Mauro o SPOA não fez teu jeep perder a estabilidade em inclinações e principalmente na pista? Compensa o SPOA sendo que a bola do diferencial vai ficar limitando a altura do jeep????? Para mudar a maciez do jeep em SPOA você arriou as molas?
SPOA deixa o jipe mais fácil de virar porque eleva a altura do CG, e tbm mantém o eixo na mesma altura. Mas essas "desvantagens" se reduziram, tamanhas as vantagens que SPOA tras. Eu não arriei as molas não. Prefiro deixar que isso ocorra naturalmente.
Beleza Maurão, realmente ficou bala.... o meu acho que está com 9 feixes nos 2 eixos, logo está, dentro do possível, macio....
Meu cj5 está com 9 lâminas na frente e 10 atrás. Mas vou passas para 10 na frente tbm porque estou tendo problemas de "spring wrap".
acho que vou partir para essa e ver no que dá, afinal o SPOA é facilmente revercível e não achei o Jeepinho muito alto não... assim que terminar tento postar fotos aqui.. .
É por essa questão de "reversibilidade" que eu acho que vale a pena manter as sapatas originais no lugar e fazer novas para o SPOA. :wink:
Mas Melancia, pense direitinho primeiro em toda o processo de tranformação para SPOA, antes de sair por aí soldando tudo !!! :lol:
Melancia, vc não cogitou a hipótese de colocar o kit fess em vez de SPOAr ??? É uma alternativa tbm... :)
[]'s
Marcos ET
19/04/2004, 23:48
SPOA deixa o jipe mais fácil de virar porque eleva a altura do CG, e tbm mantém o eixo na mesma altura. Mas essas "desvantagens" se reduziram, tamanhas as vantagens que SPOA tras. Eu não arriei as molas não. Prefiro deixar que isso ocorra naturalmente.
[]'s
PUUUUTZ Mauro, compensa? CG de jeep já deixa ele o mais "capotável" de todos os carros que dirigi (depois da kombi, claro) com o CG mais alto o bicho deve dobrar uma esquina a uns 10km/h nao?
Putz, coloca uma barra estabilizadora aih, nao vai impedir que vc capote, mas vai retardar o processo...
Perigoso heim?
grande abraço.
Daniel MB
20/04/2004, 00:36
fabrica de feixe de mola. Molas Gaspar fabricante do molejo Cafelandia, muito usado nos anos 50 e 60, com muita qualidade . Preço dianteiro com 12 molas R$ 137,00 traseiro com 10 molas R$ 161, 00. Contato tel 14 3554 12 47
TRARBACH
20/04/2004, 09:11
olá à todos
Gostei do sistema de direção do JEEP da foto.
É de santana,ou passat?
Teria mais fotos?
OBRIGADO
JANILSON
TRARBACH
20/04/2004, 13:21
Estou me referindo as fotos da página 1 do assunto.
Tenho uma caixa hidraulica de santana e uma mecânica de passat,e procuro o melhor modo de instalar uma das duas,porém começo a declinar para a mecânica,pois parece ter um custo e benefíco melhor.
Pesquisei bastante no site e em outros sites,porém não tem certos detalhes mostrados em imagem,somente comentados.
Quando observei a foto da pagina anterior,me interessei novamente no assunto,enquanto o JEEP esta na lanternagem,pois assim sai de lá já com tudo que é necessário.
Agradeço a atenção de todos
Janilson
Mauro B.
20/04/2004, 13:26
PUUUUTZ Mauro, compensa? CG de jeep já deixa ele o mais "capotável" de todos os carros que dirigi (depois da kombi, claro) com o CG mais alto o bicho deve dobrar uma esquina a uns 10km/h nao?
Putz, coloca uma barra estabilizadora aih, nao vai impedir que vc capote, mas vai retardar o processo...
Perigoso heim?
Oi ET !!! :D
Tá certo que fica mais fácil de capotar, mas não é exageradamente mais fácil não. Digo algo em torno de 13° a menos em inclinações laterais, mas não sei se a geometria que eu fiz é consistente. Meu jipe SPOA sempre excedeu os limites que eu previa, inclusive em inclinações laterais. No início tu achas que vai capotar em qualquer inclinação mais forte ou curva mais rápida, mas com o tempo tu acabas conhecendo os verdadeiros limites do teu jipe (que são maiores em alguns pontos, porém menores em outros! :oops: )
ET, a barra estabilizadora serve para reduzir a rolagem (inclinação) da carroceria, e isto em quase nada influencia nos limites para capotamento. Eu tbm achava que quanto menos rolagem melhor, mas estava enganado, segundo o pessoal mais entendido! Já rolou essa discussão por aqui. Vá ao tópico Suspensão por fora Chassi (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1391&highlight=chassi) que lá isto já foi duscutido mais a fundo! :wink:
Ah, perigoso é vc nã saber usar as vantagens do SPOA!
Gostei do sistema de direção do JEEP da foto.
É de santana,ou passat?
Teria mais fotos?
Oi Janilson !!! :D
Essa caixa de direção do jipe das fotos é a do Passat! Infelizmente não tenho mais fotos para te mostrar... :cry: :(
[]'s
Melancia
20/04/2004, 19:50
Melancia, vc não cogitou a hipótese de colocar o kit fess em vez de SPOAr ??? É uma alternativa tbm... :)
[]'s
Então cogitar até cogitei, mas não achei ninguém que não troque o Kit Fess por nada, como o pessoal faz com o SPOA; creio que o ganho de altura seria até bem parecido, mas aí irei perder curso de suspensão, e eu uso o jeep exclusivamente para trilhas... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: ...
Mas fique tranquilo, ainda estou pesquisando antes de sair soldado tudo (mas com uma vontade de meter solda.. hehehehehehehehe) e mesmo depois de pesquisado voi fazer uns testes...
Abraços
Melancia
Mauro B.
20/04/2004, 23:24
Então cogitar até cogitei, mas não achei ninguém que não troque o Kit Fess por nada, como o pessoal faz com o SPOA; creio que o ganho de altura seria até bem parecido, mas aí irei perder curso de suspensão, e eu uso o jeep exclusivamente para trilhas... :twisted:
Ah tá....se é só pra trilha, tudo bem, daí vai de SPOA :D
Essa de perder curso com o kit fess eu concordo com vc...em parte. :) Falo isso pois depende de como o conjunto foi instalado. Se for feito com critério, pode até dar mais curso! :D
[]'s
Jeepolas
24/03/2016, 20:29
Desenterrando o tópico
Pessoal, seguinte, comprei um Jeep Militar para restaurar com o meu filho, projeto a longo prazo.
O problema é que o Jaques e os duendes já começaram a dar os primeiros sinais de vida. Não pretendo iniciar o projeto por hora, por esta razão não criei um tópico específico no espaço destinado às viaturas, mas desde já queria começar a rascunhar alguma coisa para evitar que o Alemão, sim aquele tal do Alzheimer, não venha mostrar as garras (de vez em quando já sinto a presença dele por perto) e ir devagar e gradualmente comprando as peças necessárias.
Ocorre que o Cj5 é um Canhoneiro VTE/CSR e possui aquela mola helicoidal na traseira para amenizar o coice do canhão 106MM.
Duvidas:
1-) SPOAR com os feixes originais do willys (CJ5) uma vez que estão um pouco cansados e não tão arqueados, exatamente como na foto do jeep azul que ilustra este tópico.
ou
2-) Trocar algumas laminas para subir um pouco e utilizar o Jumelo revolver na traseira?
Em ambas opções gostaria de manter esta característica peculiar deste modelo, e se possível até mesmo se beneficiar deste sistema, tipo colocar uma helicoidal um pouco mais comprida auxiliando o JR a dar mais tração.
Especialistas, por favor me ajudem !!!
Segue abaixo uma foto para ilustrar do que estou falando.
Desde já o meu muito obrigado e um abraço.http://mlb-s1-p.mlstatic.com/jeep-militar-canhoneira-429511-MLB20592383142_022016-F.jpg
Jeepolas
25/03/2016, 14:52
Pessoal, mesmo relutando bastante acabei abrindo um tópico na parte das viaturas, vou acabar redirecionando o meu questionamento para aquela área, já que é algo bem específico.
Abs.
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