PDA

Ver Versão Completa : Pneus 33" Ou Maiores



guilhermeabreu
13/04/2007, 20:17
A TODOS

Reafirmando o que todos já sabem , ontem , dia 12/04/07 qdo fui trabalhar em uma cidade a 50km daqui , aconteceu o que já era previsto aqui no forum :

Sem impacto nenhum andando no asfalto , O EIXO , digo A BENGALA DO EIXO DANA 44 QUEBROU NA PONTA , do eixo trazeiro esquerdo e quebrando a pinça do freio . Com ísto a roda caiu . Incrível , quebrou por torção , como se estivesse torcendo o eixo na ponta e no local do rolamento ficasse fixo .

Meu ENGESA tem pneus 33" x 12,5" x 15" , e o eixo é o original DANA 44 que não é FLUTUANTE , ( palavra mágica ) para quem anda com 33" ou mais .

RESUMINDO : Fui salvo pelas mãos de DEUS , pois havia acabado de sair da BR e entrar na cidade , estava a 40km/h , e costumo sempre a andar em vel. cruzeiro de 120/130 km/h .

Moral da estória : TODOS AQUELES QUE USAM PNEUS 33" OU MAIS NOS SEUS VEÍCULOS , SUGIRO COLOCAR EIXOS "FLUTUANTES" , para que não passe por este dissabor , se ísto ocorresse em velocidade alta , SERIA FATAL .


QUE "DEUS" TAMBEM AMPARE A TODOS VCS DAQUI DO FORUM , CONTINUO VIVO E A CADA DIA MAIS CRENTE EM "DEUS" .

Pedro
13/04/2007, 22:02
Mais um que teve sorte...como foi o meu caso.
Antes de investir em qualquer acessório p/ viatura, recomendo
instalar o flutuante...é de vital importancia para a segurança, sua e de outros.
Deixa p/ por inclinometro e outros badulaques em outra hora...

betooliveira
13/04/2007, 23:30
Gulherme,

Realmente você teve muita sorte!
Quando comprei meu Engesa para reformar, o primeiro "investimento" foi o kit flutuante traseiro, inclusive acredito ter sido o primeiro a montar o kit da Ensimec em Engesa, pois tive que esperar o Franco tirar do "forno".
Concordo plenamente com o Pedro. A minha vida e da minha família não tem preço.


betooliveira

gnecchi
14/04/2007, 00:55
Guilherme,

Tb ando chutado com a viatura e já sabia dessa ocorrência com o Pedro, portanto tb decidi investir nos semi-eixos flutuantes !! Não podemos dizer que é um investimento barato, mas como trata-se de segurança não adianta adiar muito.

Se vc estiver com a grana curta para encarar os flutuantes nesse momento, os semi-eixos que estavam no Predator, estão bons........ não quiz entrar para a estatística como vc e o Pedro.


[]'s

lostensos
15/04/2007, 08:19
Tenho um colega que tem um Engesa Jor dânia (fase 3) que
capotou o jipe a uns 100 Km/h la em MG perto de Aiuruoca
pois sua roda traseira esquerda fugiu, ultrapassando-o...

Ele se salvou pela coluna do carro da capota de fibra reforçada
e do parabrisa... Detalhe, ele e a namorada. (ambos com cinto de segurança)

Eu vi o carro moiido, por Deus mesmo...

Agora sim ele comprou um eixo flutuante! Colocou mais um santo
antorio interno, etc.

Detalhe, é que recomendavamos p/ ele comprar o flutuante,
mas como não queria gastar...

Teve que aprender na pratica né...

Abraços

rodrigo camper
16/04/2007, 11:49
Que susto!! em meu camarada. Por acaso a ponta quebrou perto do rolamento onde os mecâ dão aquele pingo de solda? E v/c usava solta para auxiliar a trava de rolamento no seu Jipe?

Angelo T. P.
16/04/2007, 15:00
Putz!! :shock:
Vou trocar logo os meus tbém!! Estou correndo alto risco....
Viajo 300km p/ semana de estrada (100-120 km/h), fora a cidade... e ainda c/ pneus 35" :twisted:

gnecchi
16/04/2007, 16:26
Putz!! :shock:
Vou trocar logo os meus tbém!! Estou correndo alto risco....
Viajo 300km p/ semana de estrada (100-120 km/h), fora a cidade... e ainda c/ pneus 35" :twisted:

Angelo,

Com 35" sem flutuantes, na minha opinião........ é inconcebível em nossas viaturas, pois o risco é muito grande de dar merda

Tomara que vc consiga trocar logo seus atuais semi-eixos.


[]'s

Angelo T. P.
16/04/2007, 18:04
Fala Marcos!
Realmente o risco é grande.
Faz 5 anos que tenho meu Engesa e sempre usei 35", acho que ja estou arriscando demais.. Sempre faço manutenção e contando c/ o histórico dele nunca ter dado problema, acho q acabei deixando de lado essa questao de segurança... :parede:
Mas claro que isso nao é desculpa q se arrume.. :oops: Vou aproveitar o tempo de seca e parar ele pra trocar isso..

guilhermeabreu
16/04/2007, 20:58
RODRIGO CAMPER

No meu caso , o eixo quebrou praticamente em cima do rolamento , e não foi usado nenhuma solda , foi montado tudo certinho como manda o figurino .

Amigo RODRIGO , como já falei , por incrível que possa parecer o eixo "quebrou" se assim posso dizer , mas o certo , é que ele torceu como vc estivesse torcendo uma toalha de banho , e em cima do rolamento quebrou deixando até um fio de metal , como se o eixo estivesse ficado liquefeito .

Acredito eu que o rolamento foi travando devagar , esquetando o eixo até destemperar o aço , aí , o aço amolecido foi torcendo até quebrar .

CARO ANGELO T.P.

Sugiro que vc faça um SACRIFÍCIO , mesmo que seje grande para trocar o mais rápido possível , pq o que ocorreu comigo , não é comum acontecer sempre , o mais provável é quebrar com velocidade mias alta , aí já viu né .

Nós normalmente nunca acreditamos que estas coisas possam acontecer conosco , que ísto só acontece com os outros , mas esta não é a realidade da vida . ÍSTO PODE ACONTECER COM QQUER UM E A QQUER HORA .

Mas graças a DEUS estou vivo e inteiro e ESPERO E TORÇO para que ísto náo acontessa com ninguem .

Mais uma vez agradeço a todos pelo apoio e pelo alerta que vcs já deram , e espero em ter ajudado a vcs que tem 33" ou maior a trocar seus eixos o mais breve possível . POR FALTA DE AVISO DAQUI DE VCS DO FÓRUM NÃO FOI .

[]ÇÃO A TODOS

rodrigo camper
17/04/2007, 12:38
Puta merda,vou ter que mexer no dinheiro do ar condicionado.

Valeu Guilherme.

franzlana
18/04/2007, 09:27
Caros Colegas.
Sempre ouví estórias sobre os semi-eixos de CJ5, C10, D20, F1000, que se quebram ou soltam "liberando" a roda do carro, independente do tamanho dos pneus. Entretanto em todos os casos que pude verificar o que causou a falha foi o rolamento que chegou ao fim de vida, não foi feita manutenção preventiva, ele travou ou quebrou o colar interno e se soltou do eixo e então o eixo quebra e sai ou simplesmente sai. Um semi - eixo não irá partir instantaneamente a não ser por tranco (comum em veículos que trabalham pesados como camihões e caminhonetes) ou por impácto muito forte. O normal é que se o semi-eixo partiu ele tenha na região da fratura uma zona escura, oxidada, indicando que havia uma trinca antiga, que progrediu até a fratura. Se ocorre este tipo de fratura então pode ter havido uma intervenção de troca de rolamento onde se usou maçarico ou solda, alterando as características físicas e metalurgicas do eixo, que trincou e quebrou posteriormente, ou pode realmente ter havido uma fadiga por excesso de esforço que gerou uma trinca e depois a fratura. Entretanto, uma fratura instantânea no semi-eixo não ocorrerá em função de tamanho de pneu, ou seja, ela começou a longa data e progrediu até quebrar. Este fim de semana estarei realizando preventiva no eixo trazeiro do meu F III, calçado com 33" x 12,5 R15 a mais de dois anos, onde vou verificar rolamentos e fazer ensaio de líquido penetrante nos semi-eixos. Após esta intervenção escreverei aquí o que encontrei.
Abraços a todos.

CAVESO
18/04/2007, 13:50
Franz,

Explique melhor sobre o tal líquido penetrante que tenho interesse sobre.

Abraço

Elmer_Jeep
18/04/2007, 14:08
Carlos, isso é um detector/revelador de trincas, sempre usamos pra verificar possíveis trincas em cabeçotes de motor.

Não dá a mesma precisão de um magnaflux... mas ajuda.

[]'s

CAVESO
18/04/2007, 14:13
Ah tá!

Esse spray que se usa em cabeçotes eu sei qual é.

Pensei que fosse um específico para eixos.

Valeu mestre Elmer!

FernandoRisso
18/04/2007, 14:33
É... aconteceu comigo, estava a 20km/h numa lombada... o semi-eixo traseiro esquerdo quebrou próximo ao rolamento e lá se foi a roda. Uso pneus 33" há uns 6 anos.

Mas parecia que havia uma trinca antiga e que naquele momento partiu por completo. A sensação é horrível e recomendo a todos instalar um kit flutuante.

[]'s juntando as moedinhas...

adolfinho
19/04/2007, 23:59
Olá Guilherme....

É muito importante esse tipo de comentário, com certeza está ajudando muita gente, inclusive eu.....

Acabo de comprar um Engesa FI, digo, acabo mesmo, comprei a 1 mês, meu sonho sempre foi esse, agora que tive condições me dei isso de presente.....

A questão é: Sou totalmente leigo no assunto, ainda não sei nada, fiquei preocupado com essa questão do eixo, gostaria de saber como identifico se o eixo do meu Engesa é flutuante ou não !?!? Será que pode me ajudar ?

Um grande abraço,

Adolfo Garner
www.acampivale.com.br (http://www.acampivale.com.br)

Elmer_Jeep
20/04/2007, 00:20
Adolfinho até onde sei engesa não saiu de fabrica com flutuante.

Pra ter certeza basta vc olhar se onde a roda trazeira vai parafusada tem um centro parecido com o da dianteira e no lugar da roda livre tem uma tampa parafusada.

[]'s

Estevam
20/04/2007, 00:45
Caros Colegas.
Sempre ouví estórias sobre os semi-eixos de CJ5, C10, D20, F1000, que se quebram ou soltam "liberando" a roda do carro, independente do tamanho dos pneus. Entretanto em todos os casos que pude verificar o que causou a falha foi o rolamento que chegou ao fim de vida, não foi feita manutenção preventiva, ele travou ou quebrou o colar interno e se soltou do eixo e então o eixo quebra e sai ou simplesmente sai. Um semi - eixo não irá partir instantaneamente a não ser por tranco (comum em veículos que trabalham pesados como camihões e caminhonetes) ou por impácto muito forte. O normal é que se o semi-eixo partiu ele tenha na região da fratura uma zona escura, oxidada, indicando que havia uma trinca antiga, que progrediu até a fratura. Se ocorre este tipo de fratura então pode ter havido uma intervenção de troca de rolamento onde se usou maçarico ou solda, alterando as características físicas e metalurgicas do eixo, que trincou e quebrou posteriormente, ou pode realmente ter havido uma fadiga por excesso de esforço que gerou uma trinca e depois a fratura. Entretanto, uma fratura instantânea no semi-eixo não ocorrerá em função de tamanho de pneu, ou seja, ela começou a longa data e progrediu até quebrar. Este fim de semana estarei realizando preventiva no eixo trazeiro do meu F III, calçado com 33" x 12,5 R15 a mais de dois anos, onde vou verificar rolamentos e fazer ensaio de líquido penetrante nos semi-eixos. Após esta intervenção escreverei aquí o que encontrei.
Abraços a todos.
Vlw.................pela explicação. pq acabei de comprar os bf 33x12,5x15 com as rodas mangels 10, e não achei tão pesada para o eixo, mas devido ao tamanho fiquei na duvida, qdo li o tópico, mas agora estou mais tranquilo......vlw mesmo...
Obrigado.................:cool:

Eduardo Velo
20/04/2007, 12:56
Galera ... vou dar meu pitaco por aqui ...

Como o Franz ,tenho um F 3 tb , estou usando 31" , mais pra parar de trocar rolamentos , ja rodei muiiiito com esses 31" e os rolamentos diant. , que eu mais trocava , ainda vão longe ... se os eixos originais eram tão ruins seriam trocados antes de fechar a Engesa , e pelo q sei todos usam o mesmo eixo tras. Dana 44 , então não deve ser tão ruim assim ... agora o Franz falou uma coisa bem óbvia , será que esses eixos ja não estavam com muita fadiga antes de o novo dono começar a fazer uma manutenção correta ??

abs ...

guilhermeabreu
20/04/2007, 15:14
FRANZLANA

Acho que fui bem claro na minha exposição , mas vai lá de novo : O meu eixo não partiu , e sim torceu até separar em dois pedaços , não tinha trinca anterior , pois o mesmo torceu por inteiro ,ísto é , em sua secção total , nunca vi coisa parecida , e nem o mecanico de 40 anos de profissão , a única coisa que observei , foi que antes de partir , a uns 100 metros antes , observei que dava a impressão que estava com pneu furado , ísto é : ficou variando um pouco a direção como se estivesse querendo desgovernar , assim que dobrei na esquina , plaft , foi pro chão . Não ficou sinal nenhum de trinca previa , pois onde dividiu , o aspecto é de que o eixo derreteu em redemoinho . Não houve impacto e sim torção .

Como já disse , acredito que no local do rolamento foi prendendo o eixo aos poucos áté a ruptura por torção .

ADOLFINHO

O ELMER explicou como verificar se o eixo é flutuante ou não .

gnecchi
21/04/2007, 11:31
Galera ... vou dar meu pitaco por aqui ...

Como o Franz ,tenho um F 3 tb , estou usando 31" , mais pra parar de trocar rolamentos , ja rodei muiiiito com esses 31" e os rolamentos diant. , que eu mais trocava , ainda vão longe ... se os eixos originais eram tão ruins seriam trocados antes de fechar a Engesa , e pelo q sei todos usam o mesmo eixo tras. Dana 44 , então não deve ser tão ruim assim ... agora o Franz falou uma coisa bem óbvia , será que esses eixos ja não estavam com muita fadiga antes de o novo dono começar a fazer uma manutenção correta ??

abs ...

Edu,
Tb concordo que fazendo as manutenções preventivas em nossas viaturas a probabilidade de ocorrer uma quebra de um semi-eixo diminiu bastante.
O problema é que quando estamos fazendo uma trilha abusamos da resistência das nossas viaturas, pois na hora do "vamo vê" esquecemos que o ideal é poupar os semi-eixos e não dar trancos e sentar o pé desnessariamente.

Já estourei os 2 semi dianteiros.... o alongado em trilha, o curto até hoje não sei como, mas provavelmente foi em função de travar o rolamento (que por sinal era novo).

Com os traseiros nunca tive problemas e ainda estão intactos, mas decidi trocar antes de fazer parte da estatística, pois estou usando BF 33"x12,5x15 e nossas viatruras foram projetadas para rodar com 750x16. Sendo assim é compreensível que as visturas militares EE4 não tinham o mesmo índice de quebra de semi-eixos do que os atuais engeseiros que estão usando sapatos maiores do que os especificados originalmente. Para poupar o desgaste dos semi-eixos, rolamentos, buchas etc.. deveríamos fazer o que vc fez no passado: migrar dos 33" para os 31", ficando desta forma com um conjunto mais próximo do projeto original.

O fato de estar atualmente com semi flutuantes não vai mudar em nada as manutenções preventivas que sempre fiz no Predator, entretanto caso haja uma ocorrência de quebra dos atuais semi flutuantes, estarei mantendo a segurança da família, pois a turminha sempre me acompanha em viagens e nas trilhas mais tranqüilas.

Tudo isso para concluir que o Guilhermeabreu está correto em sua recomendação: Pneus 33" ou maiores devem ter semi-eixos flutuantes !!!


[]'s

Marx'z
28/06/2007, 17:16
Faço minhas as palavras do Sir Gnecchi.
[ ]'s

guilhermeabreu
04/08/2007, 14:05
Faço minhas as palavras do Sir Gnecchi.
[ ]'s
REAFIRMANDO

Mais uma contraprova do que eu já falei com relação a nescessidade de colocar eixo flutante em jipes com pneus 33" ou maiores .

Ha +- 2 meses atras tive o dissabor de ter o eixo trazeiro quebrado , o ENGESA ficou 1 mes esperando chegar o novo eixo e adaptar o disco , pois tem disco na trazeira .

EU DEVERIA NESTE TEMPO , MANDAR CORRIGIR O OUTRO LADO ; " MAS O CERTO É QUE DEVERIA TROCAR O ROLAMENTO DO OUTRO LADO INDEPENDENTE DO SEU ESTADO " , pois se de um lado o rolamento travou e causou a quebra da bengala , era de se esperar que a vida útil do rolamento do outro lado estaria prestes a acabar tb , digo TRAVAR tb .

Logo : nesta semana , indo trabalhar na mesma cidade próxima que da outra vez quebrou a bengala , O ROLAMENTO DO OUTRO LADO danificou , ficou querendo tb travar o eixo , FEZ COM QUE O ANEL que prende na bengala para que a mesma não saia ( O ANEL PASSEOU NA BENGALA ), fazendo com que a bengala saísse , MAS A BENGALA NÃO SAIU pq eu tenho FREIO A DISCO NA TRAZEIRA , aí o disco ficou forçando a pinça para fora , gastou a pastilha , E EU COMECEI A ESCUTAR aquele barulho clássico de pastilha gasta , ou seja ferro no ferro , arranhou o disco , mas houve tempo de eu perceber e verificar o que aconteceu , e FOI EXATAMENTE ÍSTO QUE ACONTECEU .

RESUMINDO :

Reafirmando o CONSELHO E RECOMENDAÇÃO de colocar EIXO FLUTUANTE QDO SE COLOCA PNEUS 33" OU MAIORES no seu carro .

Caso vc não tenha condições de colocar R$$$$$$$$$$ , QDO OBSERVAR QQUER barulho e/ou em manutenções periódicas OBSERVAR DESGASTE EM UM ROLAMENTO DO EIXO TRAZEIRO , " FAVOR TROCAR O ROLAMENTO DO OUTRO LADO TB " mesmo que ele NÃO APRESENTE DESGASTE E/OU FOLGA .

FICA BEM MAIS BARATO DO QUE O VALOR DA SUA "VIDA" .

OUTRA OBS :

Voce não podendo colocar EIXO FLUTUANTE , além destas dicas dadas , O FREIO TRAZEIRO A DISCO evita que a bengala saia e PROVOQUE UM ACIDENTE de graves proporções , como foi no meu caso de agora .
E a colocação de freio a disco na trazeira não fica tão caro assim não .

haundrich
06/08/2007, 01:11
Com os traseiros nunca tive problemas e ainda estão intactos, mas decidi trocar antes de fazer parte da estatística, pois estou usando BF 33"x12,5x15 e nossas viatruras foram projetadas para rodar com 750x16. Sendo assim é compreensível que as visturas militares EE4 não tinham o mesmo índice de quebra de semi-eixos do que os atuais engeseiros que estão usando sapatos maiores do que os especificados originalmente.

Tudo isso para concluir que o Guilhermeabreu está correto em sua recomendação: Pneus 33" ou maiores devem ter semi-eixos flutuantes !!!


[]'s

Gnecchi

Você chegou no ponto que eu queria discutir com a turma;

Talvez a questão não seja tão somente diâmetro, e sim na largura dos sapatos.

Considerando:
pneus 33 pol x 12,5 aro 15
pneus 750 x 8 aro 16

A diferença no raio é só 1 polegada. Isso só representa 6% de acréscimo no raio.

O semi-eixos não pode ser tão sensíveis assim, por causa do diâmetro do pneu.

Agora, na largura...

Apesar de existirem pneus 33 x 9,5 de largura, o mais comum é se encontrar 33 x 12,5,beeeem mais largos que os 750 x 16, que estão dando em torno de 8 pols de largura...Ou seja, 2 pols a mais no comprimento do centro da roda até o limite do pneu de um 33 para um 750. Para quem tem um rolamento de apoio na ponta, 2 pols a mais talvez seja muito, mais de 40% de acréscimo no esforço.

Deve ser isso que mata um eixo semi-flutuante. Acredito que posso ter menor chance de quebra usando um pneu 33 x 9,5 do que 31 x 12,5 ou mesmo de um 31 x 10,5. (vamos esquecer da necessidade de flutuação do pneu...)

É claro que a coisa complica mais ainda com pneus 35, ou superiores

Agora...independente do diâmetro ou largura, todas viaturas 4x4 tinham que ter flutuante.

O pessoal que usa alargador de roda também teria que ficar ciente disto.

Angelo T. P.
06/08/2007, 18:37
Fala Haundrich
essa questao dos alargadores de roda, ou rodas com off-set muito para fora acho que também prejudicam o funcionamento do rolamento, pois imagino que vc descentraliza todo esforço para a parte de fora, como uma gangorra, onde se vc tira o apoio do centro e direciona para algum lado,acaba forçando mais o conjunto.
Eu uso 35" faz mais de 5 anos, e tenho o eixo original com freio a tambor na tras. Faço manutenção e SEMPRE to de olho nos rolamentos. Acho que o que contribui pra eu nao ter um desgaste excessivo nos rolamentos é meu off-set das rodas. Ele é zero. O pneu passa a 2 dedos do protetor do tanque, mas nao pega nada nas trilhas.
Mas depois de ver muitas histórias de pontas de eixo quebrada, vou investir num flutuante no proximo mes, pois rodo 400km p/ semana com ele, entre estrada e cidade.

guilhermeabreu
08/08/2007, 23:07
ANGELO T.P.

Pois é ANGELO , no MEU 1º EIXO que quebrou torcendo , só fui perceber algo estranho qdo estava prestes a quebrar , e estava a 30/h ísto ha 3 meses atras , e agora no outro lado ele deu sinal pq uso freio a disco na trazeira e a pastilha acabou e ficou aquela chiadeira clássica de barulho de ferro no ferro de pastilha gasta , se não tivesse freio a disco na trazeira , com certeza o eixo sairia ou quebrava , que seria provavelmente uma TRAGÉDIA INSTALADA .

VC ESTA CERTÍSSIMO EM PROVIDENCIAR O KIT FLUTUANTE , PARABENS POR TER OUVIDO MEU RELATO E DE OUTROS TB .

COM CERTEZA ESTOU SATISFEITO EM TER AJUDADO OUTRAS PESSOAS A EVITAR ACIDENTE GRAVE , DORMIREI COM A SENSAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO .

Angelo T. P.
14/08/2007, 18:07
É isso ai Guilherme!
Segurança em primeiro lugar!
Como pretendo ficar com o Engesa até os fins da minha vida, vou investir um pouco mais e ja colocar uns eixos de toyota.
É preferivel gastar com segurança agora, do que sofrer um acidente e o $$ ir para remedios, medicos, etc etc... isso nao pensando no pior.

Kim
15/08/2007, 08:52
PessoALL!

Sobre os eixos do Engesa, tem novidade na Rota.

Liguem lá e conversem com o Igor.

Abraços.

Kim.

haundrich
16/08/2007, 19:21
ichi Kim....

Não vou ligar, porque já tenho os meus eixos de troller para colocar no meu engesa e não quero me arrepender telefonando para lá...............kkkk

CAVESO
16/08/2007, 22:28
Como telefone agora é por minuto, alguém poderia postar a novidade aqui? rs

Kim
16/08/2007, 22:38
Bem, eu liguei!!!:putz:

Eita curiosidade!!!!:pensativo:

O esquema é o seguinte, são eixos para Engesa com D44, já prontinho.

Não entendeu?

Não é eixo de Rural, nem de Troller.

É o eixo do Engesa mesmo, com munhões abertos, cruzetas exposta, suporte de molas...

Pelo que soube, será mais resistente que o D44 e o D30.

Ainda não tem o valor!:parede:

Abraços.

Kim.

Dieselboy
16/08/2007, 22:47
Pessoal

Este tópico é de suma importancia, pois aborda um tema imprescindível a qualquer veículo off-road, SEGURANÇA :shock:

Contudo, mesmo após ter lido TODOS os post's desde o início o verdicto que indica a real causa para a queda de uma roda ainda não ficou totalmente esclarecido :-?

Pelo que entendi alguns defendem a tese que deve-se instalar eixos flutuantes enquanto outros acreditam que uma manutenção rotineira dos rolamentos seria suficiente para diminuir as chances de tal ocorrencia :pensativo: contudo não há um consenso ou unanimidade sobre o referido tema :shock:

Afinal qual das linhas de raciocinio está correta? :pensativo:

Pessoal acho que chegar num consenso seria o ideal, pois a dúvida é com certeza uma das piores sensações que podemos ter :shock: ainda mais quando o assunto em pauta envolve nossa própria segurança :shock:

Abs duvidosos quanto `a segurança em rodar com a "Black Truck" que utiliza pneus 32x11,50R15 + alargadores de 35 mm :shock: :shock:

CAVESO
16/08/2007, 23:18
Diesel,

Um ponto parece ser (e torço para ser mesmo) consenso: o mais seguro é o flutuante.

Para aqueles (como eu) que estão sem grana para comprar o kit, é altamente recomendável fazer uma manutenção periódica e criteriosa do eixo.

Abraços juntando moedas para o flutuante.

haundrich
19/08/2007, 11:10
Reforço as palavras do Caveso.

Se eu tenho um equipamento original, sem modificações, e rodando em condições previstas pelo fabricante, sou obrigado a seguir a norma de manutenção do manual. Daeh, sem problemas.
Manutenção impecável, condução impecável, é só alegria.
Todo mundo careca de saber.

Agora, começa a colocar pneuzão, começa a envenenar motor, começa a fazer trilha radical que ultrapassa os limites estabelecidos pelo fabricante, aeh nem com manutenção de padre exorciza minha viatura de uma quebra, ou acidente.

Já que quer brincar, quer modificar, então o sistema flutuante lhe trará mais segurança. Você pode rodar mais tranquilo. "Quase" que independente das modificações que nós fazemos.

haundrich
19/08/2007, 11:23
Só para constar

No início deste ano, o motorista de um caminhão tôco, carregado, sentiu algo estranho na condução e no freio. Antes da m*3da acontecer no início de uma ladeira íngreme, buscou estacionar numa esquina a direita, já sem freios.

Quando passei por ele, estranhei a situação. Deu para perceber que o rodado traseiro direito já estava apontando para fora da carroceira.

O acidente era certo, não fosse a sensibilidade do motorista na ocasião e a entradinha a direita. Se não houvesse a entradinha a direita, não iria adiantar mais nada.

Segundo o motorista me informou, na linguagem dele, entendi que os caminhões mais novos voltaram a usar o sistema flutuante.

É isso que as fábricas fazem, é cortar custos, até beirar o limite do aceitável e pela lei (quando os consumidores se acordarem para isso) .

E muitas coisas que aparecem em carro mais barato, é que estão jogando o custo para o consumidor assumir no decorrer do uso, sem ele perceber.

Um dos clássicos para mim é o caso da bateria. Lembram que as baterias duravam 4-5 anos? Agora compra um carro novo e veja se em 2 anos vc já não está trocando a mesma?

Em resumo, o semi-flutuante é o caso que acaba saindo mais caro para o consumidor durante a vida útil. Fica caro ter que trocar rolamento e as bengalas ao mesmo tempo.

Marx'z
22/08/2007, 18:28
Ouvi dizer q quanto maiores os pneus, maior o risco de quebra das pontas de eixos. Isso é fato ou lenda???
Se for verdade, me desculpem a ignorância, mas existe algum meio de se, por exemplo, reforçar as pontas de eixo ou trocá-los por algo mais reforçado????
[ ]'s.

paulosotello
22/08/2007, 19:38
Pneu maior aumenta o risco de quebra da ponta de eixo sim ......

Poe Flutuante pra se garantir..... nada de gambiarras ...reforços.....
faz o neg direito pra não ter problemas no futuro

No meu EE foi a primeira coisa que fiz . depois disso fui pra Bahia..... pelas praias .....6000 km de aventura ....e sussego...... eu não faria isso sem flutuante nem a pau.

[]

paulosotello
22/08/2007, 19:40
Pneu maior aumenta o risco de quebra da ponta de eixo sim ......

Poe Flutuante pra se garantir..... nada de gambiarras ...reforços.....
faz o neg direito pra não ter problemas no futuro

No meu EE foi a primeira coisa que fiz . depois disso fui pra Bahia..... pelas praias .....6000 km de aventura ....e sussego...... eu não faria isso sem flutuante nem a pau.

[]

Marx'z
22/08/2007, 20:20
Ah então tá sussa Paulão.
Quanto a isso sem problemas, pois já os tenho.
Na verdade pensei q além dos flutuantes, eu teria q me preocupar em fazer mais alguma coisa.
Vlw pela dica.
[ ]'s.

guilhermeabreu
30/04/2008, 22:15
ATUALIZANDO O TÓPICO

" IMPORTANTÍSSIMO = SEGURAÇA = DIGO MAIS SEGURANÇA .

Iniciei este tópico em 13/04/07 , de lá até hoje :

Quebrei uma bengala e a roda caiu , como todos já sabem . Só que no decorrer deste ano , quebrei o rolamento por mais 3 vezes , e a roda não caiu , simplesmente pq estou muito atento agora com qq barulho diferente que aparece .

NÃO DA NENHUMA SEGURANÇA ANDAR COM PNEUS 33" OU MAIORES SEM EIXO TRASEIRO FLUTUANTE .

Amanhã dia 01/05/08 , estarei saindo daqui de CAMPOS-RJ para o 1º ENCONTRO NACIONAL DE ENGESAS em IBITIPOCA . Por pouco eu vou sem o meu ENGESA , retirei ele hoje da oficina para : TROCAR O ROLAMENTO DA BENGALA , POIS , POR MAIS UMA VEZ , É A 4ª VEZ QUE TROCO ESTES DITOS CUJOS ROLAMENTOS PQ EU PERCEBI ALGO ERRADO NA ROLAGEM DO ENGESA , " MAIS UMA VEZ IRIA QUEBRAR A BENGALA = SEMI-EIXO ", POR ESTAR USANDO PNEUS 33" SEM EIXO FLUTUANTE .

" ATENÇÃO A TODOS " : PELO AMOR DE DEUS , QUEM TEM PNEUS 33" OU MAIORES COLOQUEM EIXO TRASEIRO FLUTUANTE .

O meu KIT só chegou ha 2 dias atras , ainda vou a IBITIPOCA COMO ESTA , MAS ASSIM QUE CHEGAR , IREI PARAR O BICHÃO PARA FAZER A TROCA .

ALERTA GERAL , ALERTA GERAL , ALERTA GERAL , NÃO ESQUEÇAM DISTO .

Acredito eu que os rolamentos do meu ENGESA tem estragado muito pela maneira que eu ando , pois sou pé pesado e não alivio a velocidade nas curvas , do jeito que eu venho , entro na curva , aí a força da alavanca sobre o rolamento deve aumentar muito . Só pode ser ísto . E rodo em torno de 700 Km/semana .

ABRAÇÃO A TODOS E AMANHÃ ESTAREMOS JUNTOS EM IBITIPOCA .

guilhermeabreu
04/05/2008, 23:14
AÊ PESSOAL

Reiterando mais uma vez .

Cheguei agora de IBITIPOCA , vcs não vão acreditar , O ROLAMENTO da bengala que troquei na 4ª feira 1 dia antes de ir para IBIOTIPOCA , rodou apenas 430 km , e lá indo para a trilha do areal/dunas , O DITO ROLAMENTO ESTOUROU NOVAMENTE .

O guia que estava com a gente MUITÍSSIMO atencioso , de lá do fim do mundo , ligou para JUÍZ DE FORA e pediu para o amigo dele que tem loja de peças mandar UM ROLAMENTO 2 RETENTORES UM ANEL TRAVA E 1 LATA DE GRAXA . desmontamos tudo lá levamos para IBITIPOCA , MONTEI TUDO LÁ E VOLTEI PARA COLOCAR NO LUGAR , chegamos de volta as 21 hs .

Aí hoje , domigo dia 4/5/08 saímos de IBITIPOCA as 10 hs da manhã para retornar para CAMPOS , " APÓS RODAR Apenas 100 MÍSEROS KM , na saída de JUÍZ DE FORA , O ROLAMENTO QUE COLOQUEI ONTEM MOEU DE NOVO E FIQUEI SEM ANDAR NOVAMENTE " .

RESUMINDO : Chamei um reboque e voltei em cima do caminhão , cheguei agora as 22 hs .

Amanhã já estarei levando o CORAÇÃO VALENTE lá para o ROGÉRIO colocar o FLUTUANTE JÁ , SEM ESPERAR NEM UM SEGUNDO .

" DIFÍCIL DE ACREDITAR NESTE RELATO " , mas foi o que passei neste MARAVILHOSO PASSEIO A CONCEIÇÃO DO IBITIPOCA deste último fim de semana .

VCS QUE NÃO FORAM , PERDERAM , tive o prazer de conhecer pessoalmente o EDUARDO VELO , O RODRIGO CAMPER , O JAPA TROLLER , O ZEÍTON ( TROLLER ), O WALDIR DO CJ DE BARBACENA , O CARLOS SIQUEIRA , O CAVESO QUE JÁ CONHECIA , E MEUS DOIS IRMÃOS O RAUL E O LUCIANO que nos prestigiaram com a presença , O ROGER NUNES ( ROGÉRIO DA F-75 ) meu amigo meca/professor que me deu cobertura lá , e os outros amigos daqui de CAMPOS , O DAEL ROBERTO , O FIDÉLIS , O RONALD , O ANDRÉ , TODOS ACOMPANHADOS DAS RESPECTIVAS ESPOSAS E NAMORADAS E FILHOS ,desculpe se esqueci de alguem , pois estou muito cansado e um pouco triste com o que ocorreu comigo , MAS MUITO FELIZ E AGRADECIDO A DEUS POR ESTAR COM SAÚDE E TODOS QUE ESTIVERAM PRESENTES CONOSCO TB .

Só que ontem , no sábado , fizemos um churrasco de despedida , mas houve desencontro por causa das quebras , mas no final todo mundo comeu e bebemos umas caiabas arrumado e FICOU MUITA GENTE ALEGRE DEMAIS COM LÍGUA ENROLADA E TUDO MAIS , MAS SÓ UM QUE EMBORCOU , MAS NÃO ME LEMBRO QUEM FOI .

ABRAÇÃO A TODOS .

haundrich
05/05/2008, 08:15
Guilhermão

Pena que não pude ir nesse importante primeiro encontro de engeseiros.

Mas, continuando o assunto, acredito que você tem um problema no seu eixo traseiro. O pneu 33 pols não ferra com semi-eixos ou rolamentos, assim, um atrás do outro, com freqüência tão grande.

Tem uma lebre dentro de seu eixo.

Antes de colocar o flutuante, checa o alinhamento do tubo, verifique as folgas, veja como que está os ajustes do diferencial, verifique a sede dos rolamentos, sei lá, tem coisa ai que está minando sua viatura. Eu verificaria também a marca do rolamento, e procuraria identificar se houve algum tipo de contaminação, na graxa, ou no óleo, ou externo, ou durante a montagem. (Não me esqueço o dia, quando tive trocar um rolamento, num dia de vento, naquelas oficinas que o cara se diz mecânico, e um mês depois tava lá o rolamento novo, roncando novamente, que nem gato manso no asfalto...)

Não me é possível uma coisa dessas :parede:. Verifique tudo, porque se continuar com o mesmo tubo/eixo, vai voltar a te dar dor cabeça.

E claro, que bom que irá usar o eixo flutuante.:cool:

Enquanto isso, na Bat-Caverna... Ursus em exercício de levitamento, orientado para meca...

gnecchi
05/05/2008, 09:20
Guilhermão
... acredito que você tem um problema no seu eixo traseiro. O pneu 33 pols não ferra com semi-eixos ou rolamentos, assim, um atrás do outro, com freqüência tão grande.
Tem uma lebre dentro de seu eixo.
......
Não me é possível uma coisa dessas :parede:. Verifique tudo, porque se continuar com o mesmo tubo/eixo, vai voltar a te dar dor cabeça.
......


PUTZ Guilherme.... que zica hein :parede: :parede:
O negócio é chegar e rechecar tudo antes de montar os semi-eixos, pois como o haundrich comentou realmente tem mais algum fator que está colocando esse moedor de rolamentos para trabalhar.

Parabéns pelo encontro... como não pude ir nesse, irei começar agitar com o Veggi onde faremos o 2o :concordo:.


[]'s

guilhermeabreu
05/05/2008, 17:30
HAUNDRICH E GNECCHI

Valeu pelo apoio e orientação , mas estou com nojo de olhar para aquela bengala ( semi-eixo ) , já esta desmontado e amanhã estará montando o FLUTUANTE .

O ROGER NUNES , tb pensou em retirar o diferencial para colocar no torno , mas examinando cuidadosamente a olho nú não vemos nada de errado , a sede do rolamento perfeito , é inacreditável , se vcs olharem , não acreditarão que ocorreu ísto tudo em tão pouco tempo . Com relação a contaminnação ? Não deu tempo , pois montamos o último rolamento as 20 hs , voltei para a pousada , sem chuva e 100 km após destroi tudo de novo .

Como disse , aparentemente não da para notar nada de errado , mas colocando o flutuante será despresado todo o sistema anterior , vamos ver .

Hoje , para variar só um pouquinho fomos montar só para ver como ficaria , tudo fora do eixo , na mão mesmo , NÃO É QUE O DISCO DA D-20 NÃO CABE NO CUBO DA BAND ? Vou ligar para o KIM para saber como ele fez no dele , só por curiosidade , pq ARREGAÇADO ARREGAÇADO E MEIO , pois já havia comprado o disco da D-20 e as pinças da S-10 , NADA BARATO E QUE NÃO SERVE .

Fiquei put@#$%¨0 , fui lá troquei o disco da D-20 pelo da BAND e fui no MARQUINHOS e COMPREI 2 PINÇAS NOVAS DA BAND E O CAVALETE DA PINÇA DA BAND TB . Se eu não quebrar desta vez vou começar a fazer MER!@#$%¨&*() daqui para frente , pois o prejuízo que estou tendo com este eixo é BARBARIDADE TCHE .

AGORA ESTA TUDO DA TOYOTA BANDEIRANTE , QUERO VER QUEBRAR , mas só para variar devo encontrar um pequena dificuldade que ainda poderá ser uma ENORME dificuldade e impedir que eu use com esta nova modificação , é o seguinte : Na frente esta assim e funciona bem , só que na traseira tem uma roda que esta com um empeno , logo vou colocar e se roçar na pinça , tenho que levar as lindas BBS 33" X 10" x15 num cara que mexe com rodas para ver se ele consegue desempenar´para poder rolar redondo como esta na frente . Como vcs já sabem que esta configuração de disco de BAND com pinças de BAND com roda de liga aro 15" fica muito apertado , tendo até que raspar um pouco a pinça para caber .

Como comigo tudo é difícil e com muito prejuíso , já estou esperando que com tudo pronto não deverá dar para rodar por causa da roda empenada , mas tudo bem , já citei aqui que tenho um monte de parentes interessantes , meu avô era MURPH , meu pai era MATUZALÉM , eu sou JÓ , e assim vai , sei que tenho a herança de MURPH mas em compensação vou durar muito por ter um pai que viveu 963 anos e sou JÓ , logo : tenho paciencia para esperar bastante para as coisas começarem a dar certo comigo .

Estou muito feliz , pois estou com saúde , O ENCONTRO FOI MARAVILHOSO , conheci os amigos daqui do FÓRUM , tomamos umas canas brabas , rimos muito , corri atrás do meu NETINHO RODRIGO CAMPER que apanhou minha grana do acerto do CHURRAS nos abraçamos , emocionamos com o relato do ROGER NUNES , e teria que ter um monte de tempo para contar tudo , deixo para o tópico do ENCONTRO .

ABRAÇÃO , sei que não puderam ir , mas vcs perderam .

Ralado/SP
05/05/2008, 18:47
Só pra entender melhor...

Então os seus rolamentos estavam estragando tão rápido assim por conta da roda empenada... pois tenho uma engesa com 275/70x16 que equivale à 33 e não tenho problemas... é lógico que adoro a idéias de flutuantes, diga-se de passagem estou colocando no meu carro, mas nunca tive problemas crônicos com os rolamentos.... era sempre na mesma roda que dava "PAU" nos rolamentos???
Abraçones

Ralado

guilhermeabreu
05/05/2008, 20:41
RALADO

Atenção : Qdo citei que devo ter problemas com a roda empenada , é com relação a caber o novo conjunto de flutuante que estou colocando , pois o disco da BAND com pinças da BAND com rodas de liga leve aro 15" não combinam bem , pois sobra pouco espaço para colcar a pinça .

Já com relação a MOER ROLAMENTO , acho que colocaram UM BICHO COMEDOR DE ROLAMENTO dentro da tubeira do meu diferencial , só assim para eu descontrair , mas na realidade RALADO , não estamos sabendo O PORQUE de tanto MOER RLAMENTO em um espaço de tempo tão curto . Não tem nada a haver a roda empenada com o problema dos rolamentos , sendo que a roda empenada , não é a do lado que esta estragando os rolamentos com extrema rapidez .

Mas eu não quero saber mais não , nem quero tocar no assunto mais , pois já estou colocando o FLUTUANTE com todo o conjunto ORIGINAL DA BAND , não terá nada mais arranjado , É TUDO DA BAND , Digo : MANGA DE EIXO + CUBO + ROLAMENTOS + DISCOS + PINÇAS + CAVALETE DA PINÇA = TUDO ORIGINAL BAND .

ATENÇÃO AMIGOS QUE EM IBITPOCA CITEI PARA COLOCAR DISCO DE D-20 E PINÇAS DE S-10 , no cubo da BAND , TEM QUE FAZER ALGUNS PEQUENOS ACERTOS .

Eduardo Velo
06/05/2008, 01:18
Só pra entender melhor...

Então os seus rolamentos estavam estragando tão rápido assim por conta da roda empenada... pois tenho uma engesa com 275/70x16 que equivale à 33 ...Ralado

Ralado acho que 275/70x16 = 70% de 275 (7,58") x2 = 15,15" + 16" = 31,15 " e não 33 "

De qqer forma o fase 1 teria que aguentar o 33" de qqer maneira , pode até ser semi eixo empenado a causa de troca de tanto rolamento ... o fato dele correr muito pode desgastar mais rapido , mas não com essa frequencia ...

Ralado/SP
06/05/2008, 17:28
Guilherme,

também sou da sua opnião: "COM SEGURANÇA NÃO SE BRINCA", só fiquei pasmo com a rapidez que o "moedor de rolamentos" está agindo, pois dessa última vez não durou mais que uma hora de estrada. Também abracei o sistema flutuante como opção, só não digo como ficou pois ainda está no cavalete ( coisas de Já que ).

Edu,

desculpe a falha na conversão de "mm" para "polegadas", mas agora eu já anotei a colinha e ficará mais fácil. Obrigadão.

Abraçones

Ralado

guilhermeabreu
07/05/2008, 23:43
AMIGO EDUARDO VELO

Já estou andando com o FLUTUANTE , como previa , o lado que estava com a roda um pouco empenada deu um pouco mais de trabalho pq tive que raspar um pouco mais a pinça , nada que comprometesse a resistencia dela .

O serviço ficou lindo , o ROGER NUNES irá postar as fotos da montagem .

O freio já era muito bom , mas agora está SIMPLESMENTE " ANIMAL " , hoje sei como o RERINSON sente com a dupla de freio dianteiro e traseiro da TOYOTA BANDEIRANTES .

Agora estou meio cabreiro de tanto as coisas darem errado comigo , MAS ACREDITO , DIGO : QUERO ACREDITAR QUE DE AGORA EM DIANTE NÃO DEVO TER PROBLEMAS COM EIXO/RODA CAINDO/ROLAMENTO MOÍDO /ETC,ETC,ETC .

PNEUS 33" OU MAIORES : COLOQUEM KIT DE EIXO FLUTUANTE . Estou querendo rir a toa , mas como estou escaldado , vou esperar um pouco de tempo para então poder ficar aliviado e FELIZ COM QUE INVESTI .

NOTA : Este último rolamento que foi moído na volta de IBITIPOCA , foi descoberto a razão de ter moído em tão pouco tempo , foi o seguinte :
Qdo moeu o rolamento que coloqueI em CAMPOS 1 dia antes da viagem para IBITIPOCA , e que lá qdo fomos para as dunas e moeu , vcs lembram não ? O guia ligou para JUÍZ DE FORA e mandou um rolamento novo , a trava nova e o retentor novo , que eu troquei lá em IBITPOCA com o mecanico que o guia me indicou , SÓ QUE QDO O MECANICO COLOCOU O ANEL TRAVA NA PRENSA , A OFICINA ESTAVA MEIO ESCURA E ELE NÃO PRENSOU O ANEL ATÁ ENCOSTAR NO ROLAMENTO , O ANEL FICOU +- UNS 2 CM DE DISTANCIA DO ROLAMENTO , por ísto que ele só rodou 100km , ficou folgado .
Mas não importa mais , já ía colocar o FLUTUANTE , como já coloquei , peguei hoje as 19 hs .

RALADO

Manda ver no seu FLUTUANTE .

Lembrando a vc de um detalhe importantíssimo :

Se vc for usar roda de liga aro 15" , deve usar disco de D-20 com pinças de S-10 , MAS TEM QUE FAZER ACERTO NO TORNO PARA ABRIR O FURO CENTRAL DO DISCO PARA ENTRAR NO CUBO DA BAND E ARROMBAR OS FUROS DO ESTOJO DE RODA , POIS A FURAÇÃO DO DISCO DA D-20 É UM POUCO DIFERENTE DOS FUROS DO CUBO DA BAND . SEM FALAR QUE TERÁ QUE CONFECCIONAR O SUPORTE DA PINÇA .

Se vc for usar DISCO / PINÇAS / CAVALETES DAS PINÇAS DA BAND , FICANDO TUDO ORIGINAL DA BAND , ATENÇÃO : NÃO DEVE USAR RODA DE LIGA ARO 15" , DEVENDO USAR ARO 15" DE FERRO OU ARO DE LIGA DE 16" .

Eu estou usando tudo da BAND sem nenhum acerto de torno ou furação , usando roda de liga aro 15" , MAS NESTE CASO COMO O MEU : TIVE QUE DESBATAR UM POUCO AS PINÇAS E FICOU COM AS PINÇAS QUASE RASPANDO NAS RODAS .
Por ísto que eu não recomendo , embora tenha colocado .

ESTA DICA SERVE PARA TODOS QUE ESTÃO PENSANDO EM COLOCAR KIT FLUTUANTE NA TRASEIRA DOS ENGESAS , CAMPERS E OUTROS MAIS . MUITA SEGURANÇA QUE VALE O DINHEIRO INVESTIDO .


E boa sorte em sua empreitada .

zguilherme
08/05/2008, 01:22
Grande Xará! Fico feliz pela solucao do problema e q ja esta rodando com a viatura em tao pouco tempo. espero q suas dificuldades tenham acabado e q agora possa rodar com a cabeca fria!

Grande abraco FLUTUANTE aahhaahh parceiro!

Eduardo Velo
08/05/2008, 13:05
Bom ... foi presente de aniversário né ... rsrsrs ... acho que nem qdo criança ficou tão contente com um presente ... rsrs

Usei 33" mud um bom tempo e não tinha problema com o freio original , com os 31" uso tudo original , sem problema , pego muita estrada e trânsito em SP e não tem terror ... uso muito freio motor , nas trilhas que fizemos em Ibitipoca , quase não usei o freio ...

Comentei com o Rogerio sobre montagem errada ou rolamento falso qdo quebrou a 1a vez , essa montagem tem que ser bem criteriosa , essa troca só eu faço no meu , não deixo em nenhum meca , não confio de jeito nenhum ... agora que tá com flutuante exige outro tipo de atenção , troca de graxa , verificar folga ... mas o problema de perder a roda se foi ...

Acompanha aquecimento das rodas com esses freios novos , tras. e diant tem que estar na mesma temp. ou prox. e vc tem que conseguir ficar um tempo curto com a mão ...

abs ...

Ralado/SP
08/05/2008, 15:30
kit de freio da band nas 4 rodas... isso é sonho de consumo. rsrsrrsrs

Abraçones

Ralado

guilhermeabreu
09/05/2008, 14:46
EDUARDO VELO

Realmente foi um dos melhores presentes que já recebi : FLUTUANTE NO ENGESA .

Eu tb tenho o hábito de utilizar o freio motor com muita frequencia , troco muito pouco as pastilhas dos meus carros , só as das pinças do KADETT qdo tinha na traseira do ENGESA que trocava com frequencia por serem muito SUBDIMENCIONADAS .
Vou prestar a atenção na temperatura no início , mas acho que não terei problemas , o ENGESÃO esta deslizando em cima de 8 rolamentos agora .

Tenho ue usar bastante para dar as impressões reais , por enquanto tudo beleza .

haundrich
09/05/2008, 18:54
Pois eh Guilhermão..... Foi importante você descobrir o início desse moedor de rolamentos, que era a montagem errada do anel de trava.... Mais um ítem no caderninho para conferir....

ahhhh, vamo botar um pouco mais de realismo na sua vida. Comece dizendo que dá tudo certo comigo, tudo dá certo comigo... e que tudo funciona comigo. Nunca seja infiel a si mesmo.

Já começou bem, trocando por sistema flutuante, e está dando certo.

Kim
17/05/2008, 22:16
Caros amigos!

Começamos um papo sobre válvula eqüalizadora, mais gostaria de convidá-los à participar em uma página própria para tal assunto, pois assim, no futuro, quando formos esclarecer nossas dúvidas, teremos o lugar certo.

Vamos para VÁLVULAS EQÜALIZADORAS (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4236), aqui nos engesas mesmo!

Estou postando umas fotos de uma válvula desmontada lá!

Abraços.

Kim.

Kim
18/05/2008, 15:51
Elmer!

Ficou show a mudança!!:concordo::palmas:

Agora teremos uma grande referência no futuro!

Abraços.

Kim.

Elmer_Jeep
19/05/2008, 09:11
certo, confesso que deu um trabalhinho porque a conexão aqui não é das melhores... no meio da operação o pc ainda travou... mas resetei e acessei novamente pra terminar o serviço.

[]'s