PDA

Ver Versão Completa : S10 4X4 ou 4X2



Ticianeli
13/04/2007, 17:13
Antes de colocar as dúvidas que tenho devo informar aos colegas de gosto da S10 e sei que muita gente vai falar para fugir para outro modelo, mas vou colocar as dúvidas que tenho mesmo assim:

1. Quem tem S10 4X4 teve problema com o sistema de acionamento da tração (sistema de botões), tenho a impressão que o sistema com o tempo deve dar problema, alguém teve problemas com este sistema?

2. A diverença de preço entre o modelo 4X4 e 4X2 gira em torno de 8k, o investimento vale a pena para quem só vai andar na cidade e fazer viagens longas?

3. Pelo que pude perceber o consumo de combustível do modelo a diesel da s10 é baixa, na faixa de 12km/l na estrada, quem possue a viatura confirma esta informação?

4. Alguém tem algo de muito grave contra a S10? outro modelo de mesma faixa de preço seria a ranger, mas acho que o espaço interno é menor..

Abs e grato pela ajuda.
Fabiano

Dieselboy
13/04/2007, 17:31
"... 2. A diverença de preço entre o modelo 4X4 e 4X2 gira em torno de 8k, o investimento vale a pena para quem só vai andar na cidade e fazer viagens longas? ..."
Não tenho S-10, aliás até temos, mas é uma Blazer V6 :twisted: mas mesmo assim vou arricar uns palpites ... particularmente creio que vale a pena :concordo: pois o público consumidor desta categoria dá (uiiiii) muito mais preferência à uma versão 4x4 que uma 4x2. Se quiser comprovar isto, basta consultar os clasificados para teres uma noção do mercado e da "valorização" do modelo "traçado" em relação à versão comum.


"... 3. Pelo que pude perceber o consumo de combustível do modelo a diesel da s10 é baixa, na faixa de 12km/l na estrada, quem possue a viatura confirma esta informação? ..."
Aqui na minha região há um elevado nº de S-10 e pelos comentários de amigos proprietários deste modelo, sempre a elogiam muito neste quesito consumo. Em geral dizem que faz em média 10km/l (cidade) e 12 a 13 km/l (rodovia), claro que também dependerá muito do pé do motorista, mas à "grosso modo" esta é a média da versão 2.8 (132 cv) mecânica.


"... 4. Alguém tem algo de muito grave contra a S10? outro modelo de mesma faixa de preço seria a ranger, mas acho que o espaço interno é menor ...
Sinceridade? A Ranger é superior, disso não tenhas dúvida, mas se você está "inclinado" pela S-10 .... o melhor a fazer é "rodar" em ambas e analisar a que te atender melhor no quesito custo/benefício :concordo:

Bianor
13/04/2007, 19:16
Depende de qual S10 voçe está pensando.
Na faixa inferior tem a S-10 cabine dupla Advantage 4x2 que a meu ver oferece o melho rcusto benefício.
Na faixa superior, as diesel acho que não faz sentido comprar uma que não seja 4x4. Mas nesta faixa de preço existem muitas opçoes, sem tens dinheiro compre uma Hilux, Se quer um bom custo benefício compre uma Ranger.
Se quiser uma S10 mesmo assim e digo que o motor MWM é excepcional, a tração é temporária como as outras 4x4, geralmente temos problemas com as mangueiras de vácuo que ressecam e quebram e o acionameto elétrico tem um motor com engenagens que quebram depois de muito uso. Pesquise no forum antes de abrir um novo tópico para ver o que já disseram.
Sds

Edintruder
13/04/2007, 19:35
A S-10 é a que mais se parece com um carro grande (depois da Hilux nova...) é baixinha e se sentirás certamente humilhado ao lado de picapes mais altas. Bem, fora isso é uma excelente picape, manutenção mais em conta do mercado, porém mais freqüente que a Ranger e Hilux. A vantagem maior da 4x4 mesmo que não pretendas usar, é na hora da revenda, pois o valor se mantém mais e é um bom atrativo. Se pensares em ir a praia e for 4x2, não te mete em areia fofa pois ela atola direto. Nessas horas notarás que o 4x4 vale cada centavo. Em relação ao funcionamento, basta der a manutenção adequada no sistema de vácuo. Se parar de funcionar troca as mangueiras que o problema é resolvido na hora.

Edintruder
13/04/2007, 19:38
Ah!, não compra a 2.5 se a tua intenção for viajar, pois ela original é muito lerda. Tem um conhecido meu que andou de carona numa que não passava de 115km/h com o pé atolado no fundo. Porém se abrir a bomba e trocar os bicos melhora bastante com um custo de uns R$1000,00. Porém o motor MWM é outra história...

csirani
13/04/2007, 22:24
Não está explícito na mensagem, porém pela forma que relatas creio que vá adquirir uma 0km.

Particularmente eu não adquiriria uma pick-up agora. O mercado está em vias de sofrer alterações em alguns modelos, o que pode reposicionar os preços e causar prejuízos futuros.

Pela quantia que vais rodar, como citado em outro tópico, eu avaliaria a ranger a gasolina, que segundo alguns relatos é um ótimo custo/benefício, tendo bom consumo e um seguro relativamente barato.

Tenho uma S10 2001 4x4 com mais de 120.000 km e posso te dizer que ela é um sedã travestido de pick-up. É macia para andar, absorve bem impactos de pedras e pequenos buracos, porém borrachudos, saliências na pista, costelas de vaca e afins não são o forte dela.

Nunca tente passar uma lombada rápido demais pois vai fincar a frente no chão.

O estilo "navegar é preciso" dela às vezes te prega alguns sustos, mas com o tempo você vai se acostumando, porém segundo dizem, nas novas foi amenizado bastante o problema. A minha foi rebaixada um pouco a frente e trocado os amortecedores cofap pelos monroe e ai ela está se comportando melhor, só que os batentes estouram mais rapidamente. Mesmo com essa suspensão molenga, pelo menos aqui na região não se tem relatos de acidentes freqüentes em virtude disso.

Os componentes da suspensão apresentam um desgaste mais acentuado que as outras camionetes, mas na revisão dos 100.000 km consegui bastante peças fora de concessionárias (por exemplo, a polia do alternador que me pediram R$ 480,00 na concessionária, comprei na Autoz da mesma fábrica por R$ 147,00), o que barateia a manutenção.

Não é uma camionete para serviço pesado, especialmente em estradas ruins, mas em uso moderado ela vai embora, a minha adquiri de um empreiteiro que a utilizava para serviço e minha família também e por enquanto ela tem aguentado.

O MWM sprint 4.07 é um excelente motor, porém não tem uma faixa de torque muita plana ( o turbo aciona somente acima de 2.000 giros ) e se você não se acostumar com isso, vai acabar dando trancos na transmissão, que não é lá essas coisas.

Para amenizar esse problema, a GM colocou um volante motriz "elástico", cujas molas teriam a função de aliviar a carga na transmissão caso soltasse a embreagem de soco, contudo, se fizeres isso freqüentemente, esse volante vai pro saco, no mercado paralelo custa mais de R$ 2.500,00 e na concessionária mais de R$ 5.000,00.

Neste ponto vem a vantagem do 4X4, em marcha reduzida a camionete tem muita força, isso facilita nas arrancadas em subidas, especialmente carregado, o que evita que você tenha que subir muito o giro do motor.

O acionamento do 4X4 é uma piada, depois de certo tempo começa a encher o saco, geralmente são problemas com o acionamento a vácuo da RL, especialmente as mangueiras que ressecam, às vezes você aciona e ele te deixa na mão.

A transmissão não é o forte da S10, mas pelo menos aqui na região não tenho ouvido muita reclamação neste sentido, a maioria dos problemas estão relacionadas a exigência demasiada ou falhas na condução.

A minha tem feito uma média de 10 km/l na cidade, em uma viagem longa que fiz em quatro pessoas com ar ligado, fez média de 13 km/l andando na faixa de 100 - 110 ( +/- 2.100 rpm) , algumas vezes na faixa de 130 - 140.

O sprint é um motor voraz na proporção do teu pé, quanto mais alto o giro que trabalhar, maior o seu consumo. Se andares com o pé embaixo não faz 9 km/l na estrada.

Em modo geral ela tem me atendido bem, tem que respeitar os limites dela, não é um canhão para andar, mas pode-se manter tranquilamente boa faixa de velocidade com o motor em giro mediano ( que garante boa durabilidade a ele ) é macia para andar (meu pai que sofre de hérnia de disco não troca ela por nada ) e tem boa disponibilidade de peças no mercado paralelo.

Problemas mecânicos podes enfrentar com qualquer marca, por isso vais ter que cuidar muito bem da manutenção e da forma como vai utilizá-la, independente de qual adquira.

Dieselboy
13/04/2007, 22:37
Csirani

:palmas: :palmas: pelo teu relato, salientou muito bem os prós e contras e não tentou "esconder o sol com a peneira", gostei :concordo: acho que outros proprietários que defendem ferrenhamente seus veículos deviam trilhar o mesmo caminho de IMPARCIALIDADE :palmas:

PS - Não estou fazendo menção implícita a nenhum dos participantes deste tópico :discordo: apenas quis enfatizar que já li outros tópicos em que alguns proprietários "rasgam seda" em prol da marca favorita :parede: relegando a um segundo plano a imparcialidade e o bom senso em seus relatos.

murilloaquino
13/04/2007, 22:53
Csirani

:palmas: :palmas: pelo teu relato, salientou muito bem os prós e contras e não tentou "esconder o sol com a peneira", gostei :concordo: acho que outros proprietários que defendem ferrenhamente seus veículos deviam trilhar o mesmo caminho de IMPARCIALIDADE :palmas:

PS - Não estou fazendo menção implícita a nenhum dos participantes deste tópico :discordo: apenas quis enfatizar que já li outros tópicos em que alguns proprietários "rasgam seda" em prol da marca favorita :parede: relegando a um segundo plano a imparcialidade e o bom senso em seus relatos.

X2...concordo com vc dieselboy....o csirani falou exatamente os prós e contras da S-10

Ticianeli
13/04/2007, 23:34
Valeu pelas dicas foram muito úteis e como disse o colega dieselboy você foi imparcial o que ajudou muito. Es gosto muito da S10 e sei que tem muita gente que odeia, mas gosto é gosto.
Abs

murilloaquino
13/04/2007, 23:36
Sinceramente?
se vc tiver a GRANA pra comprar, pra min camionete é a diesel e 4x4...

Bianor
14/04/2007, 13:05
Prezado CSirani o cambio da S10, Ranger e Nissan são Eaton se não me engano o FSO2405, O da Hilux não sei, é um bom cambio bem resistente mais duro que o Getrag que deve ser o seu caso com peças caras e difíceis de achar. Se for esse procure o Cambio Técnico em São Paulo.
Sds

csirani
14/04/2007, 13:50
Caro Bianor,

a minha nunca apresentou problema de transmissão, mesmo utilizando ela para carga ( não exagerando no peso é claro, algumas vezes só colocamos acima de 700kg ), inclusive o proprietário anterior que tinha uma empreiteira na área de construção civil.

O que deu problema foi no acionamento da RL. Mas em níveis gerais o que tenho visto é reclamação na questão do câmbio dela ( ai tem o misto da antiga com a nova).

O problema é que a GM fez uma miscelânea ao longo do tempo, pois tem algumas equipadas com câmbio getrag, algumas com o eaton (que me disseram que é a antiga clark) e algumas com o importado NGV.

Pelo que ouvi falar (não sei se procede ) a getrag além de engates mais macios e possui a marcha a ré sincronizada.

A minha além dos engates duros, não possui a ré sincronizada, contudo nunca olhei para ver qual o câmbio que equipa ela (tem uma proteção de transmissão que esconde a caixa e ai tem que tirar tudo para olhar), pois que eu saiba em 2001 teve algumas com eaton e algumas com NGV.

Como coloquei antes, a maioria dos problemas aqui na região estavam relacionados a problemas de condução/manutenção ou para o pessoal que utilizava mais para serviço pesado, quem a usa somente para passeio ou para serviço leve não tem reclamado muito da questão da transmissão ( tem um conhecido meu que é vendedor e possui uma 2002 que a última vez que esteve aqui ela estava com 368.000 km e me disse que além da suspensão, é obvio, tinha tido problema apenas com a bomba injetora).

Pequeno jr
14/04/2007, 14:02
Csirani

:palmas: :palmas: pelo teu relato, salientou muito bem os prós e contras e não tentou "esconder o sol com a peneira", gostei :concordo: acho que outros proprietários que defendem ferrenhamente seus veículos deviam trilhar o mesmo caminho de IMPARCIALIDADE :palmas:

PS - Não estou fazendo menção implícita a nenhum dos participantes deste tópico :discordo: apenas quis enfatizar que já li outros tópicos em que alguns proprietários "rasgam seda" em prol da marca favorita :parede: relegando a um segundo plano a imparcialidade e o bom senso em seus relatos.


X3!!!

Csirani postou a verdade nua e crua das S-10. PArticularmente não gosto delas, mas questão de manutenção e consumo é a melhor. Mas, em manutenção por ser mais barata, tem a questão q a S-10 gosta de uma oficina q é uma beleza.

Ticianeli,
Veja um tópico chamado a vida com S-10 e L-200 na parte que se fala das S-10. Veja quanto o camarada gastou com a L-200 e com a S-10.

Bianor
14/04/2007, 20:39
Bom no manual de serviço só tem dois Eaton FSO2405 que é o atual e o Getrag NGV 3500 que é o antigo. Como já tive o antigo e o novo posso comparar os dois e dizer com certeza que apesar dos sincronizadores do Getrag irem pro espaço em pouco tempo e custarem uma nota para arrumar era muito mais macio e agradavel. O problema era que o pessoal não colocava o óleo certo, que custa caro e ferrava os sincronizadores. Até no Eaton voçe nota diferença se não usar o TGF 80W90 da Texaco ao inves do 90 tradicional.
Acho que todos os dois tem ré sincronizada, o que pode estar ocorrendo com o seu é o sincronizador da ré ter ido pro saco.

Dieselboy
14/04/2007, 20:53
"... O problema era que o pessoal não colocava o óleo certo, que custa caro e ferrava os sincronizadores. Até no Eaton voçe nota diferença se não usar o TGF 80W90 da Texaco ao invez do 90 tradicional ..."
Embora seja um erro primário, isto ocorre com certa frequência com muitos mecânicos, inclusive com os mais experientes :shock: :shock:

Seja por relaxo, ou excesso de confiança balizado sobretudo em sua convivência diária com cãmbios e motores, muitos nem se preocupam em averiguar a tabela de lubrificantes específicos para cada modelo de transmissão :parede: :putz:

Já ocorreu comigo na F-1000, logo após a transformação para diesel :putz: a princípio notei uma dificuldade anormal na passagem das marchas e não sei se por sorte ou simples acaso :pensativo: me ocorreu a idéia de checar a lista de lubrificantes para a transmissão Mazda, feito isso voltei na oficina e perguntei qual óleo haviam colocado, disseram sem titubear óleo 90 :shock: :putz: :parede:

Neste câmbio não vai óleo :discordo: e sim um fluído denominado Dexham 3 :putz: bastou abrir lavar as peças, substituir o óleo pelo fluido e voltou ao normal :dance: :dance:

dsamaz
14/04/2007, 22:48
Se queres comprar S10 zerada, eu, feliz proprietário de uma pseudo-4x4 (quebrou a tração) diesel cab. dupla, te recomendo algo:


!!!!! NÃO COMPRE !!!!!!!!


Mas calmem aí, não entendam mal. A S10 eh a melhor de todas as camionetes, mais bonita e economica, porém seu design vai mudar. Daqui pro final do ano teremos jah a nova S10, ou seja, a mesma Isuzu D-max feita na ásia e na colombia. Eu tive o prazer de conhecê-la na Venezuela, onde tem bastante. Eh bonitinha, porém parece ser "menor" que a atual S10 ou Hilux. Eh muito parecida com a nova Hilux.

T+
Daniel

Edintruder
15/04/2007, 11:46
Bom no manual de serviço só tem dois Eaton FSO2405 que é o atual e o Getrag NGV 3500 que é o antigo. Como já tive o antigo e o novo posso comparar os dois e dizer com certeza que apesar dos sincronizadores do Getrag irem pro espaço em pouco tempo e custarem uma nota para arrumar era muito mais macio e agradavel. O problema era que o pessoal não colocava o óleo certo, que custa caro e ferrava os sincronizadores. Até no Eaton voçe nota diferença se não usar o TGF 80W90 da Texaco ao inves do 90 tradicional.
Acho que todos os dois tem ré sincronizada, o que pode estar ocorrendo com o seu é o sincronizador da ré ter ido pro saco.

Em relação ao óleo, no diferencial da Ranger manda usar o 80W90, e na própria concessionária me venderam óleo 80 mono viscoso para usar no diferencial da Ranger, resultado, após rodar pouco mais de 20.000 km os rolamentos das rodas traseiras começaram a roncar, claro que em parte é culpa dos 33", porém se tivesse com o óleo correto teria durado mais pois os rolamentos criaram folga por desgaste. Coloquei novamente o óleo correto quando troquei os rolamentos na semana passada. Então mais uma vez a minha teoria que as concessionárias Ford fazem de tudo para dificultar a boa vida dos proprietários e fazem coisas para estragar os carros dos clientes na tentativa de dar mais movimento nas oficinas, ehehehe!

csirani
15/04/2007, 11:59
Bom no manual de serviço só tem dois Eaton FSO2405 que é o atual e o Getrag NGV 3500 que é o antigo. Como já tive o antigo e o novo posso comparar os dois e dizer com certeza que apesar dos sincronizadores do Getrag irem pro espaço em pouco tempo e custarem uma nota para arrumar era muito mais macio e agradavel. O problema era que o pessoal não colocava o óleo certo, que custa caro e ferrava os sincronizadores. Até no Eaton voçe nota diferença se não usar o TGF 80W90 da Texaco ao inves do 90 tradicional.
Acho que todos os dois tem ré sincronizada, o que pode estar ocorrendo com o seu é o sincronizador da ré ter ido pro saco.

Não pesquisei muito afundo este assunto e na verdade o que sei foi o que ouvi ao longo do tempo, mas sei que este getrag é renomado na Alemanha, sendo utilizado por marcas como masseratti.

Li um artigo em que falava que a previsão da substituição dos câmbios estaria prevista para 2003 ou 2004, contudo quando começaram a apresentar problemas, a GM fez um recall branco, substituindo apenas os problemáticos e acabou antecipando a troca também nas unidades novas.

Contudo, ouvi reclamações também dos modelos mais novos, no quesito transmissão, não se referiam especificamente a caixa de câmbio, mas ao conjunto em sí, especialmente a tração 4x4.

A minha começou a apresentar os primeiros problemas na faixa do 90.000 km, tivemos que trocar as mangueiras e dar uma limpeza no sistema, ai o sistema de acionamento voltou a funcionar. Agora encrencou de novo, e como o mecânico que conhecia bem disso ai foi embora, acabei ficando órfão, mas agora o problema creio que seja outro, pois as vezes ela acopla as rodas livres e as vezes não.

Essa questão da durabilidade da transmissão tem muitos fatores a se levar em consideração, pois meu primo tinha uma L200 gl 1998 que com a km um pouco acima de 100.000 ela já tinha trocado as RL, tinha tido problemas com a caixa de transferência (que gastou uma nota preta) e com o diferencial, ele cuidava da manutenção, mas era meio pé de chumbo, por isso atribuo os problemas ocasionados a forma como ele conduzia ela. (mas já houvi outros reclamando também da questão da caixa de transferência da L200).

A GM quiz com a S10 buscar um filão de mercado entre aqueles que achavam um carro pequeno demais e uma camionete desconfortável de demais, ai criaram um sedã a diesel, ela não foi um carro projetado para trabalho pesado.

Passei a usar ela como um sedã grande, considero como você andar de vectra e abastecer um uno mille, rodo em estradas de chão, carrego peso, mas respeito os limites dela, em trechos de estrada ruim passo bem devagar, cuido muito nas arrancadas para não dar tranco na transmissão e por enquanto ela não me deu grandes problemas.

Se me perguntares se compraria de novo uma S10, te digo sim, pois tem atendido bem ao meu propósito, nas estradas cobertas de cascalho aqui da região ela é macia para andar, você pode andar trechos longos sem cansar. ( já andei em l200 e ranger nesses mesmos trechos e vi o quanto a suspensão mais rígida causa de trepidação dentro do veículo).

Outro detalhe que esqueci de mencionar ao colega Ticianeli, verifica a questão do seguro, pois creio que ai na sua cidade, o seguro de uma camionete a diesel não deve ser moleza, e muito vezes a economia do combustível estará muito aquém do custo de ipva e seguro que você vai ter.

csirani
15/04/2007, 12:06
Se queres comprar S10 zerada, eu, feliz proprietário de uma pseudo-4x4 (quebrou a tração) diesel cab. dupla, te recomendo algo:


!!!!! NÃO COMPRE !!!!!!!!


Mas calmem aí, não entendam mal. A S10 eh a melhor de todas as camionetes, mais bonita e economica, porém seu design vai mudar. Daqui pro final do ano teremos jah a nova S10, ou seja, a mesma Isuzu D-max feita na ásia e na colombia. Eu tive o prazer de conhecê-la na Venezuela, onde tem bastante. Eh bonitinha, porém parece ser "menor" que a atual S10 ou Hilux. Eh muito parecida com a nova Hilux.

T+
Daniel


X2

Com certeza a mudança de modelo vai reposicionar os preços, e talvez o cara já leve prejuízo de arrancada.

Quando fui comprar o meu primeiro veículo a diesel eu queria uma SW4, gostei muito dela, excelente dirigibilidade, macia e tudo mais. Mas minha grana alcança uma 97 no máximo e ai fui pesquisar a questão de manutenção e descobri que tinha uma problema de aquecimento no motor 1-Kzt, que ocasionava a trinca do cabeçote e era uma fortuna para substituí-lo.

Nas de 99 para cima disseram que o problema já havia sido solucionado, contudo pedia uma fortuna por uma (uma 2001 custa mais de 100.000) e acabei desistindo, por teria que financiar uma valor considerável.

Agora que entrou a nova SW4, o modelo antigo está despencando o valor, 2001 que até pouco tempo atrás eu via anúncios de 90.000 - 100.000, agora estão 70.000 - 80.000.

João Pedro
17/04/2007, 13:44
Csirani, lendo o seu relato quase pensei que sobrariam apenas os tapetes para levar o epíteto de "bons", rsss.

Tenho tbm uma S10 e ando 80% na cidade. Sinto-me bem com ela. Nas vezes em que me aventuro subindo a serra (para Mauá/Itatiáia/RJ), tenho cuidado com os buracos e, last but not least, já vi ela "beijar" o chão saindo de algumas craterazinhas safadas. Isto é algo que me incomodava, aí instalei amortecedores "Rancho". Melhorar melhorou, mas ainda assim fica devendo.
Indo mais além apetei as porcas das barras de torção. O serviço, mal feito, fez ela retesar e pular, com os Ranchos empurrando violentamente às rodas contra o piso. O volante ficou "nervoso" e impreciso. Vou rever os procedimentos esta semana.
Quanto ao consumo... bem nisto não sei se há igual.
Aqui, no trânsito domeu bairo (JPA/RJ), e periferia, faço em média 9 a 10Km e já fiz 15 na estrada (com ar). Como vc disse, tudo depende do "pé". Pisou mais ela bebe mais.
A minha é 2003, adorada por minha mulher (foi por causa dela que a comprei), e nunca deu problemas. Semana retrasada troquei pivôs, terminais e calços. Estou com a correia mas ainda não tive tempo de verificar o estado da original. Porém, com os KM corridos (57.000), tá na hora mesmo.
Sei não qto a tração... eu acho que tração em carro grande (Blazer, picapes) é igual a camisinha, é sempre bom ter. Afinal, nunca se sabe qdo iremos precisar

csirani
17/04/2007, 15:43
Csirani, lendo o seu relato quase pensei que sobrariam apenas os tapetes para levar o epíteto de "bons", rsss.

Tenho tbm uma S10 e ando 80% na cidade. Sinto-me bem com ela. Nas vezes em que me aventuro subindo a serra (para Mauá/Itatiáia/RJ), tenho cuidado com os buracos e, last but not least, já vi ela "beijar" o chão saindo de algumas craterazinhas safadas. Isto é algo que me incomodava, aí instalei amortecedores "Rancho". Melhorar melhorou, mas ainda assim fica devendo.
Indo mais além apetei as porcas das barras de torção. O serviço, mal feito, fez ela retesar e pular, com os Ranchos empurrando violentamente às rodas contra o piso. O volante ficou "nervoso" e impreciso. Vou rever os procedimentos esta semana.
Quanto ao consumo... bem nisto não sei se há igual.
Aqui, no trânsito domeu bairo (JPA/RJ), e periferia, faço em média 9 a 10Km e já fiz 15 na estrada (com ar). Como vc disse, tudo depende do "pé". Pisou mais ela bebe mais.
A minha é 2003, adorada por minha mulher (foi por causa dela que a comprei), e nunca deu problemas. Semana retrasada troquei pivôs, terminais e calços. Estou com a correia mas ainda não tive tempo de verificar o estado da original. Porém, com os KM corridos (57.000), tá na hora mesmo.
Sei não qto a tração... eu acho que tração em carro grande (Blazer, picapes) é igual a camisinha, é sempre bom ter. Afinal, nunca se sabe qdo iremos precisar


No meu relato, não tomei como base somente a minha experiência com a camionete, mas com informações que fui obtendo nos últimos tempos, pois aqui na região a S10 ainda manda no pedaço e o que observei, é que o pessoal que a usa como veículo de passeio e serviço leve não tem tido muito problema, exceto a velha e boa suspensão, mas é um item em que você consegue bastante peças no paralelo, o que facilita muito.

Por aqui há muitos vendedores que a utilizam por causa da economia de combutível, algumas com Km altas e garantem não ter tido muitos problemas com elas.

Tomando cuidado com os buracos mais grandes e com as valetas, rodo tranqüilamente por estradas de cascalho e com um conforto excelente (o meu primo até hoje atribui a apendicite dele ao sacolejo da L200 que ele tinha).

Até os 90.000 não tive muitos problemas, ai começou o acionamento do 4x4 encher o saco e nos últimos 30.000 km ele e a suspensão tem me azucrinado, não que tenha despendido valores elevados para conserto, mas sempre tem o incômodo. Tenho que tirar a limpo ainda, mas há grande possibilidade de eu ter sido premiado com aquele famoso câmbio importado, que provavelmente contribuirá em muito para a minha úlcera (a tua camionete já possui câmbio nacional).

Um sujeito de uma cidade vizinha possui uma 2001 4x2 e levou muito a sério aquela estória de que é só colocar combustível e andar e esqueceu de mandar substituir o óleo da transmissão. O resultado da brincadeira foi que ano passado trancou a caixa e conseguiram peças para ela somente na concessionária, mas ai estavam tentando ver para adaptar uma eaton que ia sair mais barato que consertar a outra.

Um conhecido recentemente foi premiado com o tal do “volante elástico”, bem como no fórum picapesgm tem um relato de uma que o dito cujo foi pro saco aos 84.000.

O mais estranho é que de todas as empresas que utilizam os motores MWM, somente a GM utiliza esse volante de dupla massa.

Quanto as S10 mais novas, não sei dizer se a GM corrigiu os problemas pois só vi duas aqui na cidade, mas os colegas do fórum que a possuem poderia relatar o que acharam.

É claro que problemas mecânicos não estão restritos a S10, se você buscar mais informações vê que todas apresentam, bem como existem inúmeros fatores que podem ocasiona-los.

Mas o lamentável é o fato de que você adquire uma camionete com o intuito de possuir um carro resistente, que não lhe traga dor de cabeça e depois tem que trata-la como um bibelô. Acabamos nos adaptando aos defeitos do projeto e nos acostumamos com eles.

Tenho um Escort conversível 1990 que o motor foi abrir o bico aos 250.000km, aos 280.000km mandei revisar a caixa e não precisou trocar nada.

Onde trabalho, tivemos diversos "milzinhos" que rodaram mais de 200.000km e foram agüentando o tranco até serem vendidos, tem um corsa 1.6 que roda somente em estrada de chão, média de 500 km por semana que atualmente está com 206.000km e nunca foi mexido no motor e transmissão, com o detalhe que são carros onde todo mundo bota a mão.

Ai você começa a ouvir relatos de camionetes que apresentam problemas de motor e transmissão ( isso de diversas marcas ) com km relativamente baixa, revisões abusivas, peças que são vendidas somente em conjunto completo e etc e, começa a achar que está faltando respeito pela indústria automobilística com os consumidores deste segmento.

Bianor
17/04/2007, 19:28
CSirani o seu cambio provavelmente é um Getrag.
Para ele na concesionária tem um óleo "ACDELCO" para transmissão mecanica STF (syncronized transmission fluid) custa uns R$77 o litro mas vale a pena.
Outra coisa o bujão da caixa é magnético, ao trocar o óleo limpe-o bem deve estar cheio de limalhas aderidas observe. Detalhe o cambio deve estar quente para o óleo sair.
Não se esqueça de trocar o fluído hidraulico da embreagem DOT 4, ao fazer a "sangria" da embreagem hidraulica melhoram os engates tambem.
Sds

João Pedro
17/04/2007, 23:36
É fato! Infelizmente é isto aí mesmo.
Compramos a muito custo (ao menos para mim foi assim) um carro cuja proposta inicial é o trabalho. Por conseqüência lógica pensávamos, todos nós, que tal veículo deveria ser bem mais resistente que os outros. Qual nada. Aqui no fórum há inúmeros relatos de L200 expleindo nuvéns piroplásticas (sou exagerado mesmo), Hilux com discos de freio derretendo, Nissan com embreagens indo para o espaço etc.

Contudo, se uma coisa me incomoda, deveras, é justamente o que vc disse; "termso que tratá-las como bibelôs".

A suspensão da S10, defeito congênito doprojeto, deveria ter sido modificada, e isto não custaria o sacrifício do conforto. Existem nela um emaranhado de peças (a começar pelo maldito braço Pitmann) que não se descobre o motivo de estar em uma picape, veículo voltado, originalmente, ao trabalho.
Depois, em adendo aos seus comentários, vem os problemas de câmbio, tração e correlatos.
Ou seja, exatamente o que se usará com mais exigências, e se espera mais durabilidade. Além do motor é claro. Aliás, salva-se muito bem o motor atual. O MWM tem uma entrega de potencia razoável para o modelo, durabilidade comprovada e é bem econômico.

Mas a suspensão...
Cada vez que caio inadvertidamente em um buraco mais do tipo cratera (O Rio de Janeiro parece mais a Lua) quase vou às lágrimas em pensar que terei de bater ponto no alinhamento (e se for só isto) bem mais cedo que meus carros anteriores tinham de ir. E olha que tive carro da Fiat (Tempra), cuja marca dizem "issos e aquilos" das suas suspensões.
Pois bem, deixou saudades. Nunca me deu problemas.

Uma vez liguei para a Off-Limmits, na esperança de ouvir: "Claro! Nós damos um jeito". Mas os caras só aventaram uma tal barra de torção mais forte 9importada e que sumiu do mercado) e não deram muito papo para sanar o problema. Acho que nem eles querm saber da suspensão da S10.
Eu sou masoquista mesmo. Gosto dela.
Mas a fia d'uma égua da suspensão...

csirani
18/04/2007, 13:52
CSirani o seu cambio provavelmente é um Getrag.
Para ele na concesionária tem um óleo "ACDELCO" para transmissão mecanica STF (syncronized transmission fluid) custa uns R$77 o litro mas vale a pena.
Outra coisa o bujão da caixa é magnético, ao trocar o óleo limpe-o bem deve estar cheio de limalhas aderidas observe. Detalhe o cambio deve estar quente para o óleo sair.
Não se esqueça de trocar o fluído hidraulico da embreagem DOT 4, ao fazer a "sangria" da embreagem hidraulica melhoram os engates tambem.
Sds

Eita alemão enjoado...

Obrigado pelas dicas, vou procurar algum mecânico que conheça esses câmbios por aqui para ver como esta a situação do bicho.

dsamaz
18/04/2007, 13:59
Vamos esquentar um pouco este fórum.

"A suspensão da S10, defeito congênito doprojeto, deveria ter sido modificada, e isto não custaria o sacrifício do conforto. Existem nela um emaranhado de peças (a começar pelo maldito braço Pitmann) que não se descobre o motivo de estar em uma picape, veículo voltado, originalmente, ao trabalho."

A suspensão da S10, eu falava mal dela também Erroneamente, mas a mesma não me deu nenhum problema que não seja a mínima manutenção. Só troca de pivôs com o tempo, buchinhas que estoram em determinado lugar, como em qq carro. Nada escandaloso que faça sentir no bolso.

O braço pitman existe desde antes da época das c10, d20, a20 daquelas antigas da década de 60. Eh um sistema público q a Chevrolet, Ford e outras montadores usam. Se fosse ruim mesmo jah teria sido substituido.

"Depois, em adendo aos seus comentários, vem os problemas de câmbio, tração e correlatos. "

Minha S10 com 200 mil km nunca apresentou problema com o item câmbio. Nem mesmo o kit de embreagem eu ainda não tive q colocar. E pelo jeito que as marchas estâo "durinhas e cada uma no seu devido lugar" ainda acho que agûentam + 200 mil km.


"Mas a suspensão...
Cada vez que caio inadvertidamente em um buraco mais do tipo cratera (O Rio de Janeiro parece mais a Lua) quase vou às lágrimas em pensar que terei de bater ponto no alinhamento (e se for só isto) bem mais cedo que meus carros anteriores tinham de ir. E olha que tive carro da Fiat (Tempra), cuja marca dizem "issos e aquilos" das suas suspensões.
Pois bem, deixou saudades. Nunca me deu problemas."

Teu carro deve estar precisando trocar os terminais de direção, se estão desalinhando fácil. Menos de R$100 (incluindo serviço) vc troca todos eles. São 5 se não me engano. De qualquer outra camionete vc gastaria um valor 5x maior.


"Uma vez liguei para a Off-Limmits, na esperança de ouvir: "Claro! Nós damos um jeito". Mas os caras só aventaram uma tal barra de torção mais forte 9importada e que sumiu do mercado) e não deram muito papo para sanar o problema. Acho que nem eles querm saber da suspensão da S10.
Eu sou masoquista mesmo. Gosto dela.
Mas a fia d'uma égua da suspensão..."

Acho que eles não querem saber de vc e não do carro. Mas isto eh normal, todo mecânico, pedreiro, lanterneiro, corretor, despachante trata mal seus clientes. Pense nisto e pare de falar mal da suspensão da S10. Pesquise as outras para ver, por exemplo, como a da Ranger eh uma B***A, parecidíssima com a de carros de passeio, com aquelas molas fraquinhas.

Suspensão melhor q da S10, soh da banderante.
Aliás, deveríamos estudar pq TODAS as camionetes usam uma porcaria chamada PIVÔ. Acho um completo absurdo colocarem um sistema tão frágil e sujeito a quebra facilmente segurando justamente a roda.

T+
Daniel



A suspensão da S10, defeito congênito doprojeto, deveria ter sido modificada, e isto não custaria o sacrifício do conforto. Existem nela um emaranhado de peças (a começar pelo maldito braço Pitmann) que não se descobre o motivo de estar em uma picape, veículo voltado, originalmente, ao trabalho.
Depois, em adendo aos seus comentários, vem os problemas de câmbio, tração e correlatos.

Mas a suspensão...
Cada vez que caio inadvertidamente em um buraco mais do tipo cratera (O Rio de Janeiro parece mais a Lua) quase vou às lágrimas em pensar que terei de bater ponto no alinhamento (e se for só isto) bem mais cedo que meus carros anteriores tinham de ir. E olha que tive carro da Fiat (Tempra), cuja marca dizem "issos e aquilos" das suas suspensões.
Pois bem, deixou saudades. Nunca me deu problemas.

Uma vez liguei para a Off-Limmits, na esperança de ouvir: "Claro! Nós damos um jeito". Mas os caras só aventaram uma tal barra de torção mais forte 9importada e que sumiu do mercado) e não deram muito papo para sanar o problema. Acho que nem eles querm saber da suspensão da S10.
Eu sou masoquista mesmo. Gosto dela.
Mas a fia d'uma égua da suspensão...

João Pedro
18/04/2007, 14:49
Êita Dzamas! Eu também gosto da S10, mas "cê" é apaixonado mesmo, rrr (suspensão da S10 melhor que a Bandeirantes).
Bom, aí tem que ver em "que é melhor", ou "para o que é melhor".
Na lida do campo, da roça, aa "Bands" eram como mulas. Nesse ponto nossas S10 não agüentariam 1/8 da peleja. Mas, se for na estrada...

Creio que os problemas, mesmo no asfalto, se agravam (como vc mesmo cita), pelos frágeis e perigosos pivôs e pelo peso (acho que a S10 está entre as mais pesadas). Há, também, a desproporcionalidade da distribuição dele. Se não me engano é 40% à popa e 60% à proa. Muito peso à frente.

Quanto aos terminais.
Quando fui dar um "aperto" na barra de torção troquei-os todos, inclusive os 4 pivôs.
Nenhum dos elementos trocados requeriam a troca, por folga ou outro motivo. Até o mecânico não sugeriu que os trocasse.
Não haviam folgas no sistema, nem rodas balançando "para dentro". Troquei-os, unica e exclusivamente, pela quilometragem aferida (quase 57.000Km). Assim vou proceder com a correia, só por prevenção.
Acho que o trabalho é que foi imperfeito.
Para vc ver, ela está "cantando" pneus em curvas de baixa velocidade. Até mesmo quando ao sair (de parada mesmo), o que pode sugerir mau alinhamento.

O pai do meu genro se queixa dos pivôs desde suas antigas D20 (cansou de ver suas próprias rodas passando a frente dele, rss), e o velho é cuidadoso. Ele tem uma oficina de caminhões e sempre falou mal da suspensão das picapes. Diz ele, que os sitema usado é particularmente vulnerável àquelas lombadas de rua (as antigas que parecem uma costela só), pois a roda força com seu peso, mais a energia cinética do movimento, os pivôs e terminais. Ele sempre me aconselhou a ter bastante cuidado com essas lombadas e subidas de calçadas.
Esses podemos nos cuidar, quanto aos buracos...

Mas não adianta, nós, que gostamos delas, continuamos gostando.

rfdex
18/04/2007, 15:19
Pois é colegas... tenho uma singela S10 1998 cabine simples com motor 2.2 MPFI (GM, gasosa). Comprei a danada com 121 mil kms, em 2004, e está agora com 205 mil. O motor não baixa uma gota de óleo, tampouco água. A cada 8 meses mando ela para o "médico", revisar tudo. A suspensão dianteira realmente é algo complicado. Os pivôs, já os troquei uma vez por folga, assim como o braço pitman e auxiliar. Embreagem uma vez. Tambores de freio traseiro, com as devidas lonas, pastilhas na dianteira, correia dentada umas 3 vezes, sendo duas vezes com tensionador e correia poli-v. O meu eixo traseiro é Dana, até 1997 saiu Braseixos salvo engano. Agora estou com dúvidas. Se a troco por outra mais nova ou outro modelo ou se injeto mais grana em revisão, acrescido de 04 pneus novos. A viatura eu conheço de ponta a ponta, tenho receio de trocá-la e ser premiado com uma bomba. A danada, apesar de seus 19,5kgfm de torque e 113cv de potência, tem dado conta do recado. Como moro em sítio, levo ração e diversos bagulhos nela, transporto meus cavalos de esporte (no reboque, claro), moto em cima quando preciso, viajo, rodo diariamente, é meu único veículo. Não tenho o que reclamar. Faz 10 por litro aqui em Brasília e 13 em rodovia, a 100 por hora. Olhei algumas 2.8D (motor MWM), cabine simples, mas tudo na faixa dos 37 mil para cima (anos 2001, 2002 no máximo!). Com isso, soma o meu receio de pegar uma desse ano e dançar na temida polia elástica e outros presentinhos de grego, como mexer numa bomba injetora ou bicos, embreagem, turbina, etc. A ideal, para mim, seria uma ano 2000, equipada com o MWM 2.8 mas do modelo antigo (1ª geração), pois acho mais bonita, porém creio que nenhuma dessas saiu com o câmbio Eaton, somente com os Getrag. Sei que houve recall branco, quem levou a pickup à concessionária naqueles tempos, teve o câmbio substituido. Pensei em pegar uma com motor HS 2.5D Maxion, mas temo a correia e a baixa durabilidade/potência. Fica a dúvida. Sei que preciso adotar uma providência o mais rápido possível, para não ter que gastar com oficina e pneus e depois entregá-la zeradinha a outrem. Desculpe pelo longo mail, mas foi inevitável. Abração.

João Pedro
18/04/2007, 15:39
Amigo, não se preocupe em alongar-se nos depoimentos. Nós, que gostamos de nossas "possantes" somos assim mesmos, passionais e extensos, rsss.
Uma sugestão seria vc pegar uma com motor V6 4.3l
Mas, vc me diria; "o motorzão é importado e coisa e tal"
Porém, é um baita motor e difícil apresentar problemas. Além do mais não tem a "mardita" correia (tem corrente). E, se for possível, um kit GNV, que ela te brindará com uma economia de sonho com relatica pouca perda de potência face aos elásticos 6 cilíndros.

Ric Mac
18/04/2007, 15:53
João,

Tô contigo na sua sugestão, meu irmão tem uma CS 4x2 98/99 v6 4.3l com GNV, ele está adorando o carro, só ele e esposa, andando em estrada (dutra, etc) e chão batido tá feliz da vida.

abs

murilloaquino
18/04/2007, 16:06
Se vc tiver a grana para comprar a diesel,Eu indicaria a compra do s-10 com o motor MWM.
Se a grana tiver curta,concerteza eu procurava uma cabina simples V6.A durabilidade do motor é equivalente a dos motores mwm, alem de muito mais força e potencia.O unico senao é por conta do consumo, q pode ser aliviado com a instalaçao do gás...

Dieselboy
18/04/2007, 16:38
"... Uma sugestão seria vc pegar uma com motor V6 4.3l. Mas, vc me diria; "o motorzão é importado e coisa e tal"
Porém, é um baita motor e difícil apresentar problemas. Além do mais não tem a "mardita" correia (tem corrente). E, se for possível, um kit GNV, que ela te brindará com uma economia de sonho com relatica pouca perda de potência face aos elásticos 6 cilíndros ..."
Amigos, permitam-me indicar um link, no qual constam alguns "detalhezinhos" sobre esse "monstrinho" V6 :twisted:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=379170&postcount=2

rfdex
18/04/2007, 16:54
Pois é amigos, sou fanático pelos V6, mas aqui no DF o GNV está previsto para chegar em julho e, pasmem, 30% mais caro que a média brasileira, tudo isso devido ao ICMS. É mole ? Não queria financiar nada, mas acho que não terei jeito. Assim que tomar a devida decisão, os avisarei via fórum! Muito obrigado pelas respostas. Uma outra máquina que me desperta atenção é a Explorer e estão baratas. O meu uso é quase rodoviário, pois moro a 25km do centro (em um sítio, como disse). Creio que por essa razão minha viatura faça 10 por litro "na cidade", enquanto que outras pickups da mesma configuração fazem 6-7-8 por litro, no máximo, em outras cidades, como RJ, SP, etc! Partindo do princípio da proporcionalidade, se a minha 4 boca faz 10 na cidade enquanto suas irmãs fazem entre 6 a 8 em outras cidades, V6 que fazem 5 a 7 em outras cidades devem fazer uns 9 aqui. Hehehehe, se fizer, rodarei à gasosa mesmo. Um bom motor vale cada centavo queimado. Vou ver se acho uma V6 dessas pra alugar e rodarei uns 3 dias, pra ver seu consumo. Depois penso se compro ou não. Hehehehehe. Acho que é isso. Grande abraço a todos.

João Pedro
18/04/2007, 17:06
DieselBoy, qdo vc postou o link com aquele emoticon cara de diabinho eu sabia que aí vinha coisa, rss.

O motor é um foguete mesmo, serve até em prepações e pode virar um F-5.
Tive uma Blazer e fiz uma viagem a sampa uma vez, do jeito que a sua.Além da economia com gasolina, que me surpreendeu, pois algumas vezes encostei o ponteiro do velocímetro no final (ela registra 180Km/h mas "corta" a 165Km/h por segurança) mostrou excelente força com GNV também. Em uma dessas vezes a PRF nos parou e o parceiro da PRF, com uma cara para lá de zangada, mostrou o registro do radar.
Um motorzão em um carro mal resolvido (pouco conforto para os passageiros de trás, grande demais por fora e pequeno por dentro, pouca estabilidade etc). O problema da falta do "trac-lock" nela também contribuiu algumas vezes para me ver patinando em subidas até de "meio-fio".

Mas o motor... me deixou grandes saudades.
Penso em comprar uma e largar nas mãos dos meus guris. É um acarro imponente, seguro se for guiado com respeito aos seus limites, e revela um excelente custo/benefício com o GNV.