PDA

Ver Versão Completa : Cambio Auto no MWM 2.8 Sprint

Páginas : 1 [2]

Zepi
10/08/2009, 12:03
Haundrich, já pensou nos três marchas do opala e Galaxy?São bem curtos, se diminuir o tamanho do eixo de saída!

Abraço

Spina4x4
10/08/2009, 21:38
galera, desculpa a demora das fotos, pois o volante esta no torneiro...
estou utilizando um volante bi massa, o meu volante não era !
mas ele é oco, não tem parede pra usinar, por isso precisei do bi massa !
desmontei ele todo e estamos fazendo uma flange para dar altura !
postarei fotos assim que voltar o volante !

CAVESO
10/08/2009, 23:42
galera, desculpa a demora das fotos, pois o volante esta no torneiro...
estou utilizando um volante bi massa, o meu volante não era !
mas ele é oco, não tem parede pra usinar, por isso precisei do bi massa !
desmontei ele todo e estamos fazendo uma flange para dar altura !
postarei fotos assim que voltar o volante !

Spina,

Você estava usando um volante rígido que não é maciço e sim oco, é isso?

Zepi
11/08/2009, 07:40
Spina,

Você estava usando um volante rígido que não é maciço e sim oco, é isso?

Não, ele está usando um bi-massa!

Abraço

Zepi
11/08/2009, 07:41
Semana que vem começo a fazer esse mesmo flange, mas usarei parte do volante original para isso.

Abraço

Spina4x4
11/08/2009, 10:48
agora estou usando o bi massa, pois o original deste motor era oco atras..

CAVESO
11/08/2009, 11:04
Spina,

Desenhe por favor: o volante que você usava era rígido (que é oco atrás), é isso?

Desculpe a insistência, mas nunca vi um rígido (ui) de perto.

Spina4x4
12/08/2009, 08:02
Spina,

Desenhe por favor: o volante que você usava era rígido (que é oco atrás), é isso?

Desculpe a insistência, mas nunca vi um rígido (ui) de perto.

veja as fotos Caveso

os dois volantes... rigido e bi massa

o rigido é oco atras, para instalar o conversor de torque é necessario usinar 14,5 mm mas nao tem parede, pois é oco

entaum consegui este volante bi massa, desmontei (matei ele !! rsrs) estamos fazendo uma flange para fixar o conversor de torque !

Spina4x4
12/08/2009, 08:31
Caiaio!!!

Kede as fotins Spina4x4????????????????????

Vamo

vamo

vamo!!!!

Só que tem que ser o passo-a-passo.

depois de longos dias... kkk

nas fotos segue a adaptação p/ t-case willys
retiramos a saida original do ZF ... e segue a flange ..
para instalar a engrenagem intermediaria foi feito uma luva com estria interna e externa...

[]'s

Zepi
12/08/2009, 09:05
Beleza Spina!
Cara temos que trocar informções, pricipalmente eu você e o caveso que usamos exatamente o mesmo conjunto!
O flex estou fazendo igual ao seu!
Agora por que você fez tantas estrias?

Abraço

Spina4x4
12/08/2009, 09:17
Beleza Spina!
Cara temos que trocar informções, pricipalmente eu você e o caveso que usamos exatamente o mesmo conjunto!
O flex estou fazendo igual ao seu!
Agora por que você fez tantas estrias?

Abraço

vc tb esta usando t-case orginal ?

fiz mais estrias pis tenho mais flanges prontas... rsrs
minha idéia no inicio era montar esse jeep com t-case hillux
mas é spoa e ficaria muito angulo o carda traseiro...

abraços

equipeminas4x4
12/08/2009, 10:27

para instalar a engrenagem intermediaria foi feito uma luva com estria interna e externa...

[]'s
spina,

bela flange vc desenvolveu.

[]'s

Zepi
12/08/2009, 11:49
E qual é o valor dela?
Sabe que a Macrotorque está largando esse mercado...bom para o Marcel...hehehe!
Gostei da flange também...achei bem feita!
Não teria a possibilidade de fazer com o segundo apoio?Tipo o "Porcalong"?
Abraço

equipeminas4x4
12/08/2009, 12:26
E qul é o valor dela?
Sabe que a Macrotorque está largando esse mercado...bom para o Marcel...hehehe!
Gostei da flane também...achei bem feita!
Não teria a possibilidade de fazer com o segundo apoio?Tipo o "Porcalong"?
Abraço
O Spina tá bem encaminhado, passo a bola pra ele.

[]'s

CAVESO
12/08/2009, 14:03
Spina,

Beleza de trabalho, cara!

Mas não pare de mandar foto, principalmente da ligação do conversor ao volante.

Cara, a parte oca do volante rígido ultrapassa a cremalheira não é? Se usinar ele até a altura da cremalheira ele partiria, é isso?

Acho que terei que detonar o meu bi-massa também..rsss

CAVESO
12/08/2009, 14:06
Gaylera,

Alguém sabe de algum mecanismo (alavanca, borboleta ou coisa do tipo) para colocar a alavanca de marchas na coluna de direção.

As SS10 gringas sairam com alavanca na coluna....

equipeminas4x4
12/08/2009, 15:11
Gaylera,

Alguém sabe de algum mecanismo (alavanca, borboleta ou coisa do tipo) para colocar a alavanca de marchas na coluna de direção.

As SS10 gringas sairam com alavanca na coluna....
Explorer usa esse sistema.

[]'s

Zepi
12/08/2009, 15:31
Acho que terei que detonar o meu bi-massa também..rsss

Bem vindo!:mrgreen::twisted:

CAVESO
12/08/2009, 16:59
Zepi,

Tens msn? passe depois por mp!

Zepi
12/08/2009, 17:34
Zepi,

Tens msn? passe depois por mp!

Caveso,
Mais fácil falar comigo por e-mail...fico na frente do PC.
O msn é bloqueado aqui...
Vou ver se consigo entrar no msn do hotmail.

Abraço

haundrich
13/08/2009, 08:26

[]'s

Spina

Qual o comprimento total, do início da capa seca no motor, até o flange de saida da t-case wyllis montada?

Excelente trabalho! :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Zepi
13/08/2009, 15:08
vc tb esta usando t-case orginal ?

fiz mais estrias pis tenho mais flanges prontas... rsrs
minha idéia no inicio era montar esse jeep com t-case hillux
mas é spoa e ficaria muito angulo o carda traseiro...

abraços

Spina, manda os dados do seu produto!
Vou usar t-case willys também!
Abraço

haundrich
25/08/2009, 17:43
Zepi
Valeu pela dica do câmbio 3 marchas do opala!

Galera
Alguém pode informar quantos CV consome a bomba hidraúlica que aciona o câmbio automático? É bomba separada ou é o conversor de torque que bombeia óleo para o câmbio?

equipeminas4x4
25/08/2009, 18:07
Zepi
Valeu pela dica do câmbio 3 marchas do opala!

Galera
Alguém pode informar quantos CV consome a bomba hidraúlica que aciona o câmbio automático? É bomba separada ou é o conversor de torque que bombeia óleo para o câmbio?
puta pergunta difícil, qtos CV consome a bomba??? Não é conversor q bombeia e sim uma bomba de engrenagem no CA.

[]'s

haundrich
25/08/2009, 18:22
puta pergunta difícil, qtos CV consome a bomba??? Não é conversor q bombeia e sim uma bomba de engrenagem no CA.

[]'s
Pois é Marcel...
Concordo contigo, porque vi esquemas de funcionamento de CAs, que é uma bomba de engrenagens que aciona os discos e tal...

Até que um belo dia dessa semana, veio um "expert" que falou era o conversor de torque. Fiquei quieto, fazer o quê.....:pensativo:

Deve consumir sei lá uns 0,5CV do motor principal? nem isso?
Gira a quantos RPM essa bomba? Será que um motorzinho de ventoinha toca essa bomba, para ter idéia de quanto de potência é "roubada" do motor principal?

CAVESO
25/08/2009, 22:46
Haundrich,

Ou esse "expert" aí é mais um "trocador de peças" ou você não entendeu a respota ou ele não entendeu a pergunta..... :mrgreen:

O conversor é quem toca a bomba de engrenagens do CA, mas através da carcaça ligada diretamente ao volante e não das turbinas internas.

Quantas rotações tem a bomba? Quantas rotações tiver o volante.

Quantos cavalos a bomba rouba do motor? Posso passar? rsss
Mas como bem disse o Marcel, é insignificante!

CAVESO
26/08/2009, 01:03
Pra quem precisar de uma visão explodida do zf 4hp22 (auxilia pra caramba na hora da montagem e para comprar peças): http://www.c4imports.com.br/Esquematicos/ZF-4HP22-4HP.html (http://www.c4imports.com.br/Esquematicos/ZF-4HP22-4HP.html)

haundrich
26/08/2009, 08:00
Haundrich,

Ou esse "expert" aí é mais um "trocador de peças" ou você não entendeu a respota ou ele não entendeu a pergunta..... :mrgreen:

O conversor é quem toca a bomba de engrenagens do CA, mas através da carcaça ligada diretamente ao volante e não das turbinas internas.

Quantas rotações tem a bomba? Quantas rotações tiver o volante.

Quantos cavalos a bomba rouba do motor? Posso passar? rsss
Mas como bem disse o Marcel, é insignificante!

CAVESO

Eu senti que ele é que não queria entender minha pergunta. Ficou colocando defeito nos câmbios automáticos, que dava muita perda, muito complexo, ruim de manutenção e outros motivos. Colocou ruído no raciocínio. :parede:
Quando perguntei quantos % de perda corresponde ao câmbio, ele não quis entender a pergunta e foi enrolando e não respondeu até agora.. :evil:

Manutenção todo equipamento dá. E no final de 100.000 kms do CA, vc troca o apenas o óleo, enquanto que no CM já foram quase 2 embreagens e provavelmente vai um disco.:pipoca:

Acredito que o consumo maior é por causa do escorregamento do conversor de torque, e não da bomba hidráulica. Mas isso está com dias contados. Já existe câmbio automático com lock no conversor, e a tendência agora é 6 marchas. A diferença de consumo é insignificante. Fora o psicológico, que o CA te "convida a pisar mais" do que no manual.8)

haundrich
26/08/2009, 08:03
Pra quem precisar de uma visão explodida do zf 4hp22 (auxilia pra caramba na hora da montagem e para comprar peças): [/URL][url]http://www.c4imports.com.br/Esquematicos/ZF-4HP22-4HP.html (http://www.c4imports.com.br/Esquematicos/ZF-4HP22-4HP.html)

Valeu Cavesão !!!

CAVESO
26/08/2009, 13:16
É...pelo visto o cara entende tanto de CA quanto eu... :mrgreen:

Marcelo R. A. da Cunha
26/08/2009, 22:55
É...pelo visto o cara entende tanto de CA quanto eu... :mrgreen:

:pipoca:

:mrgreen:

[]'s

Marcelo

Spina4x4
01/09/2009, 08:40
comprimento total do cambio... da flange até a face da capa seca com o motor 625mm ! sem a t-case !

vou postar fotos do volante...

[]'s

Spina

Qual o comprimento total, do início da capa seca no motor, até o flange de saida da t-case wyllis montada?

Excelente trabalho! :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Spina4x4
01/09/2009, 08:52
segue fotos do volante adaptado p/ o conversor de torque!
ja esta tudo pronto p/ a montagem, amanha começo apertar os parafusos
e ver noq vai dar ! rsrs

equipeminas4x4
01/09/2009, 08:56
e ver noq vai dar ! rsrs
pq não aliviou mais peso nesse volante???

[]'s

Spina4x4
01/09/2009, 09:38
eu gostaria de ter aliviado mais.. ele já é usinado por dentro...
somente nas laterais onde vão os prisioneiros e no centro ele tem espessura....

pq não aliviou mais peso nesse volante???

[]'s

equipeminas4x4
01/09/2009, 09:44
a única coisa q precisa deixar aí, é o miolo onde prende ao motor, a cremalheira e os 3 pontos onde fixa o conversor. Além de usinar, pode fazer furos tb.

[]'s

Kim
01/09/2009, 10:16
Acho que no final do ano teremos o premio flex-plate.

Pois são três pessoas que estão montando, e uma que já está rodando, mais de formas diferentes.

Veremos qual será a melhor!:odedo:

Zepi
01/09/2009, 12:29
Poxa, eu tirei material pra caramba da minha e ainda tem que ir para torno tirar umas rebarbas..
O mais interessante é que só alterei o flex e deixei o resto original: conversor; capas secas do motor e do câmbio.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=188776&d=1251738572

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=188781&d=1251738692

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=188780&d=1251738631

Ainda acho que ficou com muito peso...,pois o conversor sem óleo já um chumbo, imagigem cheio de óleo....

Abraço

Zepi
01/09/2009, 12:38
Mais uma coisa amigos: É besteira pesar a embreagem e comparar com o conversor!(minha opinião)
Por quê?POis não temos( pelos eu não tenho maquinário para isso) como precisar como é feita distribuição radial da massa.Quanto mais no centro estiver a massa acredito que começe a não existir influência na rotação, ao contrário do que o peso mais concentrado nas bordas.
Na minhão opinião seria a mesma coisa que pesar um navio, e dizer que um pedaço de ferro com o mesmo peso vai boiar...existem muitas variáveis envolvidas.
Eu estou arriscando, se der deu, se não der não deu...hehehe!

Abraço

Zepi
01/09/2009, 12:49
e ver noq vai dar ! rsrs

Espina, e as flanges p/ ZF e t-case willys? vai comercializar ou não?
Abraço

CAVESO
01/09/2009, 14:22
Em 3 projetos teremos 3 flex diferentes...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Amanhã (ou hoje a noite) posto fotos do meu!!!!

Pergunta ao Zepi e ao Spina: no pino traseiro (central) do conversor há um calo do topo dele. Você cortaram esse calo no torno, deixando o pino inteiro com a mesma medida? Não furou a solda?

equipeminas4x4
01/09/2009, 14:43
Mais uma coisa amigos: É besteira pesar a embreagem e comparar com o conversor!(minha opinião)
Por quê?POis não temos( pelos eu não tenho maquinário para isso) como precisar como é feita distribuição radial da massa.Quanto mais no centro estiver a massa acredito que começe a não existir influência na rotação, ao contrário do que o peso mais concentrado nas bordas.
Na minhão opinião seria a mesma coisa que pesar um navio, e dizer que um pedaço de ferro com o mesmo peso vai boiar...existem muitas variáveis envolvidas.
Eu estou arriscando, se der deu, se não der não deu...hehehe!

Abraço
Zepi,

essa solução é muito boa, mas precisa ter cuidado com o balanceamento. Imagina isso girando a 4000rpm.

[]'s

Zepi
01/09/2009, 17:55
Beleza Marcel!
E com aquele monte de material que tirei, e o monte de solda que coloquei, o balanceamento foi para o espaço!Claro que terei de mandar balancear aquilo!Hehehe!
Concordo com você Marcel, o que quis dizer é que somente igualar os pesos não é certeza de estar balanceado, ou que não haverá alterações nos variados regimes de trabalho.

Abraços

equipeminas4x4
01/09/2009, 18:14
Beleza Marcel!
E com aquele monte de material que tirei, e o monte de solda que coloquei, o balanceamento foi para o espaço!Claro que terei de mandar balancear aquilo!Hehehe!
Concordo com você Marcel, o que quis dizer é que somente igualar os pesos não é certeza de estar balanceado, ou que não haverá alterações nos variados regimes de trabalho.

Abraços
devido a diferença de massa entre o volante e o flex plate, deve ter alguma diferença de comportamento sim, mas nada absurdo ou facilmente percebido.

[]'s

CAVESO
02/09/2009, 00:02
Galera,

Eu continuo insistindo, baseado com a experiência nas máquinas de terraplenagem, que o conversor não pode ser fixado a uma massa rígida como um volante.

Posso estar enganado, mas todos os conversores de máquinas que conheço, são presos a flex plates e depois aos volantes.

A principal razão, é que as forças resultantes de um conversor são totalmente diferentes de uma embreagem.

Já pesquisei sobre o assunto mas ainda não encontrei um embasamento para tal, portanto, prefiro ficar com o empirismo.

Lembrando que o próprio nome "flex plate", fala por si.

Daí resolvi usar o flex do opala (dimensionado para o câmbio) no meu projeto, mesmo sabendo que o peso dele + o pedaço de volante com cremalheira do motor mwm sprint será maior que o do opala.

Pelo menos a flexibilidade eu mantive...

Peço reprovações, comentários, críticas e sugestões dos experts para que possa fazer as mudanças enquanto estou com tudo na oficina! Podem falar mesmo o que acharem, pois estou aqui para aprender!

Vamos às fotos:

1- Fiz um disco adaptando o flex do opala ao centro do volante do mwm.
2- Flex do opala refurado para a furação do volante mwm.
3- Os rebaixos no disco: um para centralizar o flex no disco e outro para centralizar o disco (com o flex) no centro do volante.
4- Cortei 4 m.m. no centro do volante para deixar na mesma distância do conversor no lugar à carcaça do CA (detalhe: o disco adaptador ficou com 4 m.m. de espessura, para compensar o que retirei no centro do volante e permitir aproveitar os parafusos do volante).

Importante: Não deu tempo de fazer hoje, mas amanhã o flex plate do opala vai para o dentista, digo, torneiro, arrancar todos os dentes para ficar banguela e mais leve...

CAVESO
02/09/2009, 00:20
Continuando...

1- Volante pós-dieta no spa do torneiro.
2- Relógio micro-comparador para verificar a centralidade do flex plate.
3- Conversor fixado ao flex
4- Mais...
5- Verificando a centralidade do conversor...

CAVESO
02/09/2009, 00:36
Continuando...

Só para terem a noção da flexibilidade do flex:

1- Zerado, sem forçar...
2- Com uma forçada de leve, foi a 0,03 m.m. (forçando mais um pouquinho foi a 0,06 m.m. fácil)
3- medindo..
4- Carcaça fixada no lugar...

E aí, que me dizem? :pensativo:

Aguardo a palavras dos sabichões (ou sabichonas, ui)...

Zepi
02/09/2009, 07:39
Agora entendi Caveso...Você vai deixar o volante original...e vai colocar mais o flex de opala....
Putz, e eu que estou com um flex de opala com a cremalheira ruim...se soubesse...
Caso alguém queria..estou doando, mas só se for para adaptar em mwm sprint!Hehehehe!
Abraços

equipeminas4x4
02/09/2009, 09:11
alguém me explica por favor onde um flex plate de Opala ou de qualquer outro carro tem qualquer flexibilidade que seja.

[]'s

CAVESO
02/09/2009, 12:54
Agora entendi Caveso...Você vai deixar o volante original...e vai colocar mais o flex de opala....
Putz, e eu que estou com um flex de opala com a cremalheira ruim...se soubesse...
Caso alguém queria..estou doando, mas só se for para adaptar em mwm sprint!Hehehehe!
Abraços

Zepi,

O meu flex estava com alguns dentes ruins e, para minha felicidade, meu volante bi-massa também estava detonado.

Ainda bem que não vendi pra ninguém! :mrgreen:

CAVESO
02/09/2009, 13:09
alguém me explica por favor onde um flex plate de Opala ou de qualquer outro carro tem qualquer flexibilidade que seja.

[]'s

Marcel,

Minha única experiência com CA automotivo é com o zfhp22, que originalmente veio com o flex que vou usar.

A flexibilidade é visivel estando a placa presa ao volante e ao conversor e pode ser medida, como fiz nas última fotos acima.

Mas como frisei, não conheço como os conversores de outro carros são fixados ao motor.

Nas máquinas e tratores que conheço, todos são presos a placas flexíveis, daí, tendo um flex em mãos, resolvi manter mais ou menos o projeto original do câmbio.

Mas como disse acima: não tenho e não consegui informações precisas sobre tal.

Mas que o flex do opala é flexivel, ah isso é!

É só observar o nome dele....

Beijos

Zepi
02/09/2009, 13:39
Dei uma olhada no mestre google..achei algumas coisas interessantes...
Encontra-se as masi variadas formas e espessuras...dependendo do uso.Parece o valor de torque é fatos determinta na confecção do flex...:pensativo:

CAVESO
02/09/2009, 17:17
Zepi,

Resta saber se os conversores são fixados diretamente nesses volantes ou se há alguma placa (flex) intermediando.... :pensativo:

CAVESO
02/09/2009, 17:20
Pessoal,

É o seguinte: não sou o dono da verdade e nem tenho compromisso algum com o erro.

Postei o que acho coerente ser feito e peço encarecidamente a opinião de vocês!

Está certo ou errado? Fariam diferente? Como fariam?

Podem opinar mesmo, sem medo ou receio algum!

Conto com vocês!

Zepi
02/09/2009, 17:41
esse é mais grosso...parecido como o mwm...

CAVESO
02/09/2009, 23:45
http://www.peachparts.com/shopforum/attachment.php?attachmentid=60695&d=1226041490

Já tem gente copiando a minha idéia..:mrgreen:

CAVESO
02/09/2009, 23:47
Que troço bunitu e bem feito:

http://www.vincihiperformance.com/vinci/products/transmission/c5flexplate%20004.jpg

CAVESO
03/09/2009, 00:13
Vejam o que achei: o flex de range rover com V8 + Zf4hp22!

Juro que só vi depois de quebrar a cabeça para fazer o meu.....

http://www.usfamily.net/web/hoffbug/Rover%20flexplate%20assembly%202.jpg

equipeminas4x4
03/09/2009, 11:58
Pessoal,

É o seguinte: não sou o dono da verdade e nem tenho compromisso algum com o erro.

Postei o que acho coerente ser feito e peço encarecidamente a opinião de vocês!

Está certo ou errado? Fariam diferente? Como fariam?

Podem opinar mesmo, sem medo ou receio algum!

Conto com vocês!
Caveso,

Aí q está a questão, não existe certo ou errado nesta história. Vai funcionar de um jeito ou de outro, aliviando volante, usando flex original, flex adaptado, usando os 2 juntos flex e volante, duvido que tenha qualquer diferença perceptível ao conduzir o veículo. Eu usinei 1 volante de AP pra colocar a cremalheira do UNO e o TH180 funciona do mesmo jeito.
É um momento complicado, aqui na casa só tem amigos e infelizmente tenho que votar em alguém. Não tenho nada contra essa pessoa, sempre nos demos bem. Eu voto pela solução mais simples/barata por motivos óbvios e por isso meu voto hoje vai pra solução do Zepi. (momento BBB):odedo::odedo::odedo::odedo::odedo:

[]'s

CAVESO
03/09/2009, 12:39
Caveso,

Aí q está a questão, não existe certo ou errado nesta história. Vai funcionar de um jeito ou de outro, aliviando volante, usando flex original, flex adaptado, usando os 2 juntos flex e volante, duvido que tenha qualquer diferença perceptível ao conduzir o veículo.

Funcionar funciona sim, mas o que me pergunto é: até quando?

Mais cedo ou mais tarde vai quebrar algo (nesse caso a chapa do conversor) ou haverá um desgaste maior de bucha da bomba e tal...

O problema é que se tem um volante centralizado pelo motor e um conversor centralizado pelo câmbio. Qualquer diferencinha nas carcaças de ambos, tira a centralidade do conjunto, algo, que ao meu ver, uma placa "flexivel" poderá amenizar.

Mas flex também quebra, não é? É só visitar o google imagens....

É o tipo da coisa que tem que colocar pra rodar e ver no que dá....

O tempo dirá! :concordo:

equipeminas4x4
03/09/2009, 12:52
Funcionar funciona sim, mas o que me pergunto é: até quando?

Mais cedo ou mais tarde vai quebrar algo (nesse caso a chapa do conversor) ou haverá um desgaste maior de bucha da bomba e tal...

O problema é que se tem um volante centralizado pelo motor e um conversor centralizado pelo câmbio. Qualquer diferencinha nas carcaças de ambos, tira a centralidade do conjunto, algo, que ao meu ver, uma placa "flexivel" poderá amenizar.

Mas flex também quebra, não é? É só visitar o google imagens....

É o tipo da coisa que tem que colocar pra rodar e ver no que dá....

O tempo dirá! :concordo:
Caveso,

Na boa, vc tá viajando na maionese. Não vai quebrar nada, nem volante nem conversor, nem flex plate, a não ser q esteja feito da forma errada. Não que a quebra não ocorra em conjuntos originais, mas é 1 em 1 milhão.
Estou falando de um conjunto centralizado, da forma correta, usando o pino do conversor pra centralizar no volante. Falar q existe alguma flexibilidade no flex plate, que compense uma falta de centralização do conjunto, vc tá de sacanagem comigo né???
Lembrando que não adianta nada vc centralizar tudo pelo flex plate ou volante ou qq outra merda q usar e o câmbio não estiver perfeitamente centralizado com o motor, pela flange q foi fabricada.

Deixemos as teorias um pouco de lado e vamos para a prática.:concordo::concordo::concordo:

[]'s

CAVESO
03/09/2009, 13:14
Marcel,

Como disse trocentas vezes acima, não sei se a principal função de um flex é corrigir uma possível "descentralização" do conjunto, apenas insisto que deve uma razão de ser mais do que estamos dicutindo aqui, que nem eu e nem você sabemos.

Como disse, estou indo pelo empirismo: todos os câmbios automáticos de máquinas que conheço (ZF, Alisson, Caterpillar, Fiat-hitach, Maxion e etc) são ligados por flexplates e não rígidos aos volantes do motores.

Uma pesquisa rápida no google imagens mostra isso também.

Continuo esperando uma explicação convincente, mas enquanto isso vamos à prática!

Beijocas!

CAVESO
03/09/2009, 13:18
Uma outra pergunta: o pino do conversor do opala vem com uma cabeça (ui).

Pelo visto ele não se encaixa ao volante do motor, ou encaixa? :pensativo:

Zepi
03/09/2009, 14:50
:odedo:
Caveso,

Aí q está a questão, não existe certo ou errado nesta história. Vai funcionar de um jeito ou de outro, aliviando volante, usando flex original, flex adaptado, usando os 2 juntos flex e volante, duvido que tenha qualquer diferença perceptível ao conduzir o veículo. Eu usinei 1 volante de AP pra colocar a cremalheira do UNO e o TH180 funciona do mesmo jeito.
É um momento complicado, aqui na casa só tem amigos e infelizmente tenho que votar em alguém. Não tenho nada contra essa pessoa, sempre nos demos bem. Eu voto pela solução mais simples/barata por motivos óbvios e por isso meu voto hoje vai pra solução do Zepi. (momento BBB):odedo::odedo::odedo::odedo::odedo:

[]'s

Ehehehehe!Gincan, gincana, gincana!!!

Obrigado pela força Marcel!:concordo:
Demorei a ver isso...no início minha idéia era quase igual a do Spina, pois não me agradou o jeito que o Walter fez, parecido com o do Caveso, mas por questão de economia...acabei pensenado em outro jeito :pensativo::pensativo: : gastei uns 15 eletrodos, uns 30 reais de torno e deu...reaproveitei todas as peçasoriginais...hehehe!:mrgreen:

Ps devo informar-lhes que vou ficar para trás nessa corrida pois terei de dar um tempo pra estudar até outubro...:putz:
Abraço a todos!

Zepi
03/09/2009, 14:54
Uma outra pergunta: o pino do conversor do opala vem com uma cabeça (ui).

Pelo visto ele não se encaixa ao volante do motor, ou encaixa? :pensativo:

Por que esse ressalto não pode ser o guia do conversor?É só um guia, não um eixo que recebe grandes esforços...
No meu deixei original ora...vai que um dia eu consigo um conversor para trocar o meu...aí tenho ir no terneiro novamente...na minha idéia quanto mais original ficar melhor!

Abraço

CAVESO
03/09/2009, 16:51
na minha idéia quanto mais original ficar melhor!

Essa frase não me é estranha....:mrgreen:

CAVESO
03/09/2009, 17:34
Por que esse ressalto não pode ser o guia do conversor?É só um guia, não um eixo que recebe grandes esforços...
No meu deixei original ora...vai que um dia eu consigo um conversor para trocar o meu...aí tenho ir no terneiro novamente...na minha idéia quanto mais original ficar melhor!

Abraço

Zepi,

No seu caso tudo bem, eu entendi.

A minha pergunta é como é o sistema original no opala.

O pingulinho do conversor encaixa no centro do virabrequim ou não? :pensativo:

Zepi
03/09/2009, 18:04
Zepi,

O pingulinho do conversor encaixa no ... :pensativo:

Hehehehe!:mrgreen::mrgreen:

Zepi
03/09/2009, 18:07
Olhem essa propagenda:

Flex Plate, Ford Powerstroke, 7.3L Flex Plate, Ford Powerstroke, 7.3L
Part# 305-900-3104 Part # 305-900-3104

ATS Billet Flexplates Features and Benefits: ATS Billet Flexplates Características e Benefícios:
Fits stock and aftermarket converters Conversores Fits fotografia e pós-venda
Solves common breakage issues Resolve problemas comuns de ruptura
Meets SFI 29.1 standards Atende às normas SFI 29,1
Strong, durable and reliable Forte, durável e confiável

ATS Billet Flexplates are an excellent alternative to stock and other manufacturers' flexplates, solving the breakage issues so commonly found in stock applications. ATS Billet Flexplates são uma excelente alternativa para ações e flexplates de outros fabricantes, resolvendo as questões quebra tão comumente encontrados em aplicações de imagens. ATS Billet Flex Plates meet the SFI 29.1 standard, and come with a certification card for racing applications. ATS Billet Flex placas se encontram a SFI 29,1 standard, e vêm com um cartão de certificação para aplicações de corrida.

Machined out of a solid piece of billet steel, the ATS Flex Plate is engineered and designed to replicate the factory ring-gear to ensure trouble free starts. Usinadas a partir de um pedaço sólido de tarugos de aço, a ATS Flex Plate foi concebido e desenhado para reproduzir o anel de fábrica engrenagem para assegurar problema começa livre. Exclusive 12-bolt design allows for use with any stock or aftermarket torque converter (like the 5Star Torque Converter). Exclusive Bolt 12-projeto permite o uso com qualquer fotografia ou conversor de torque do mercado de acessórios (como o 5Star do conversor de torque).

The ATS Billet Flex Plate is the perfect upgrade for towing, street performance, sled pulling and racing applications. A ATS Billet Flex Plate é o upgrade perfeito para reboque, performance de rua, puxando trenó e as corridas de aplicações

Zepi
03/09/2009, 18:30
Mais outra:

NEW BD's Black Flex-Plate Se você vai correr em seu caminhão, ou competir em puxar competições, você é provavelmente muito familiar com a frase: "A transmissão está tão forte quanto seu elo mais fraco". Well, with the Dodge-Cummins, one of the weakest links is the factory flexplate-but the BD FleX-Plate can change all that. Bem, com o Dodge-Cummins, uma das principais falhas é a placa flexível de fábrica, mas o Flex BD-Plate pode mudar tudo isso.

The power and torque that modified 5.9L Cummins engines deliver can crack or even shatter the stock flex plate. A potência e torque que modificou os motores 5.9L Cummins entregar pode rachar ou até quebrar o estoque placa flex. BD's new Black FleX-Plate is designed to reliably handle up to 1,500 lb.-ft. Novos BD's Black Flex-Plate é projetado para lidar de forma fiável até 1.500 lb.-ft. of torque. de torque. Featuring twice the material of the stock flex plate, these units are forged billet, precision-balanced and SFI approved for use in race sanctioning bodies. Apresentando duas vezes o material da chapa de estoque flex, estas unidades são forjados boleto, precisão equilibrada e SFI aprovado para uso em corrida de sanção corpos.

The flex plate is what connects your engine to the torque converter, and the factory component is only meant to handle the output of the stock engine-not the high torque loads that can easily be produced by a modified engine. A placa flex é o que liga o motor para o conversor de torque, eo componente de fábrica é apenas para lidar com a saída do motor de ações não das cargas de alto torque que pode ser facilmente produzida por um motor modificado.

Now with Black Oxide coating that resists corrosion and prevents hydrogen embrittlement that can cause cracking. Agora com o Black película de óxido que resiste à corrosão e previne a fragilização por hidrogênio, que pode causar rachaduras. These new style units will fit any OEM or aftermarket torque converter and affordable enough to replace with converter or transmission swap. Estas unidades novo estilo caberá qualquer OEM ou conversor de torque aftermarket e acessível o suficiente para substituir com conversor ou trocar a transmissão. The BD Black FleX-Plate fits all 1994-2007 5.9L Cummins engines and is a direct, bolt-in replacement for the stock unit. O BD Preto Flex-Plate para todos 1994-2007 5.9L motores Cummins e é um direto, parafuso substituto para a unidade de estoque.
Great for racing, towing or stock applications! Ótimo para corridas, reboque ou aplicações de fotografia!

The BD Black Max FleX-Plate is guaranteed to be the industry's strongest. O BD Black Max Flex-Plate é garantido para ser o mais forte da indústria. Advanced design allows the FleX-Plate to reliably handle over 1,500 lb-ft. Design avançado permite que o Flex-Plate confiantemente segurar mais de 1.500 lb-ft. of torque. de torque. Featuring twice the material of the stock flex plate, these units are precision-balanced, and are backed by the best warranty in the business. Apresentando duas vezes o material da chapa de estoque flex, estas unidades são de precisão equilibrada, e são apoiados pelo melhor garantia do negócio. Check out these features! Confira esses recursos!

SFI-approved for race sanctioning bodies SFI-aprovado para a corrida de sancionamento órgãos
Twice the thickness of the stock flexplate Duas vezes a espessura da placa flexível de royalties
Manufactured using a high-strength "cold formed" process Fabricado com uma alta resistência a frio "formado" processo
300% less radial run-out than other aftermarket flex plates 300% correr menos radial para fora do que outras placas de aftermarket flex
Shot-peened for stress relief and higher fatigue strength Shot-peened para aliviar o estresse e maior resistência a fadiga
350% better fatigue strength than aluminum Resistência à fadiga 350% melhor do que o alumínio
Unaffected by hydrogen embrittlement, which can drastically reduce strength Afetada pela fragilização por hidrogênio, que pode reduzir drasticamente a força
Easy installation-simply align with starter and bolt in place Fácil instalação, basta alinhar com starter e parafuso no lugar
Correct ring gear tooth spacing won't damage starter Anel espaçamento correto do dente da engrenagem não irá danificar starter
Available for 1994-2007 Dodge-Cummins automatic transmission applications the BD FleX-Plate is the ultimate flex plate for your racing or pulling Ram! Disponível para 1994-2007 Dodge Cummins aplicações de transmissão automática o Flex BD-plate é a placa final flex para sua corrida ou puxar Ram! We priced it so you can afford to change it even if your old one has no cracks on inspection. Temos preços para que possa dar ao luxo de mudar, mesmo que o seu antigo não tem rachaduras na inspeção.

This new BD Flex Plate does allow for some "flex" unlike other competitive products as well. Esta nova BD Flex Plate permite alguns "flex" ao contrário de outros produtos da concorrência também.

NOTE: The NEW BD FleX-Plate is designed to work with ALL Torque Convertors . Nota: O novo BD Flex-Plate é projetado para trabalhar com todos os conversores de torque. If you have any questions, please call for details. Se você tiver qualquer dúvida, ligue para mais detalhes.

Comes with 2-year/50,000 mile replacement warranty Vem com 2-year/50, 000 milhas de garantia de substituição

Parece que a esspessura varia conforme o tipo de uso....

Abraço

CAVESO
04/09/2009, 00:37
A gambi no flex ficou pronta....

Amanhã o volante perderá mais umas gordurinhas antes de ir para o balanceamento......

Walter L. L. Casitta
04/09/2009, 08:47
A gambi no flex ficou pronta....

Amanhã o volante perderá mais umas gordurinhas antes de ir para o balanceamento......

Como você vai fazer pra centralizar o conversor de torque com aqueles parafusos cabeçudos ali? Eles não estão muito salientes? No meu tive que usar parafusos com cabeça chata...

http://img522.imageshack.us/img522/1825/flexfinal1.jpg

Zepi
04/09/2009, 08:58
Como você vai fazer pra centralizar o conversor de torque com aqueles parafusos cabeçudos ali? Eles não estão muito salientes? No meu tive que usar parafusos com cabeça chata...

Nunca montei assim, perto do centro do conversor ele é aprofundado...talvez dê sim...

Abraço

equipeminas4x4
04/09/2009, 11:59

Pô Walter,

Tá escondendo leite da galera???? Posta mais fotos ae.

[]'s

CAVESO
04/09/2009, 12:11
Walter,

As cabeças dos parafusos ficaram distantes do conversor.

Vou tirar umas fotos...

Walter L. L. Casitta
04/09/2009, 13:25
Pô Walter,

Tá escondendo leite da galera???? Posta mais fotos ae.

[]'s

Tem foto pra mais de metro no meu tópico lá picapes4x4...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43271

AdrianoJPX
05/11/2009, 22:57
Pessoal..
Abri um tópico para solicitar informações quanto a instalação de um Câmbio auto no JPX com motor VW AP TDI 1.9 DIESEL.
Se os senhores puderem ajudar ficarei grato. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1023416#post1023416)

Não perguntei aqui para não desviar do assunto desse tópico.

Obrigado.

Zepi
11/11/2009, 13:48
Para quem pretrende usar a ZF, qui tem um site bem interesante...pena não ser no brasil..
eles montam a ZF com o interior da ZF24!
E também fazem alterações em sua t-case a LT230, mesma do land rover.

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.ashcroft-transmissions.co.uk/part_18.html&ei=QNb6SsC7LoeLuAe48r3GAw&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=2&ved=0CA0Q7gEwAQ&prev=/search%3Fq%3Dstall%2Bspeed%2BZF4hp22%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

Se alguém conseguisse importar isso...seria um maravilha!

Abraço

Spina4x4
12/11/2009, 00:08
Aeeeer galera
o meu ja andou heim.. uhuuuuuuu
esta fazendo instalaçÃo eletrica do jeep...
fui andando até la, dei umas voltas, só precisa de ajuste no cabo ...
ficou muito bom... vou postar algumas fotos amanha !!

[]'s

Spina4x4
12/11/2009, 00:22
vai algo talvez convincente:
o flexplate não serve p/ corrigir possivel descentralização...
a verdadeira necessidade de ele ser como é:
o conversor de torque com óleo pesa quase igual um volante com embreagem, agora imagina um comversor de torque num volante rigido.
vc tera um conjunto muuuuito pesado...oq te dara torque...o giro demora p/ subir vai até subir, mas num motor diesel, vai te prejudicar ainda mais..
o flex serve p/ compensar o demasiado peso do conversor,
dando ao conjunto uma relação de torque/ giro gratificante.
alguem ja funcionou um motor de carro automatico sem o conversor de torque ?? (seria praticamente o mesmo de funcionar um motor sem volante, mas impossivel pois não tem como dar partida) parece motor de moto, o giro sobe rapido demais !!!
ps. se o volante tiver muito peso acredito que o cambio vai patinar nas torcas de marchas ! até mesmo na saida....

[]'s

Marcel,

Como disse trocentas vezes acima, não sei se a principal função de um flex é corrigir uma possível "descentralização" do conjunto, apenas insisto que deve uma razão de ser mais do que estamos dicutindo aqui, que nem eu e nem você sabemos.

Como disse, estou indo pelo empirismo: todos os câmbios automáticos de máquinas que conheço (ZF, Alisson, Caterpillar, Fiat-hitach, Maxion e etc) são ligados por flexplates e não rígidos aos volantes do motores.

Uma pesquisa rápida no google imagens mostra isso também.

Continuo esperando uma explicação convincente, mas enquanto isso vamos à prática!

Beijocas!

CAVESO
12/11/2009, 00:26
Para quem pretrende usar a ZF, qui tem um site bem interesante...pena não ser no brasil..
eles montam a ZF com o interior da ZF24!
E também fazem alterações em sua t-case a LT230, mesma do land rover.

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.ashcroft-transmissions.co.uk/part_18.html&ei=QNb6SsC7LoeLuAe48r3GAw&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=2&ved=0CA0Q7gEwAQ&prev=/search%3Fq%3Dstall%2Bspeed%2BZF4hp22%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG (http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.ashcroft-transmissions.co.uk/part_18.html&ei=QNb6SsC7LoeLuAe48r3GAw&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=2&ved=0CA0Q7gEwAQ&prev=/search%3Fq%3Dstall%2Bspeed%2BZF4hp22%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG)

Se alguém conseguisse importar isso...seria um maravilha!

Abraço

Zepi,

Importar é fácil: basta ter cartão internacional e disposição para pagar as doletas e as taxas do lula...

Mas eu não faria essa "Gambi"......

Partiria logo para um 4l60e.

CAVESO
12/11/2009, 00:33
Aeeeer galera
o meu ja andou heim.. uhuuuuuuu
esta fazendo instalaçÃo eletrica do jeep...
fui andando até la, dei umas voltas, só precisa de ajuste no cabo ...
ficou muito bom... vou postar algumas fotos amanha !!

[]'s

Opaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!

Poste todos os relatos possíveis e inimagináveis e todas as fotos que puder anexar....

Aproveitando: tem fotos de como fez a ligação do volante com o conversor?

A temperatura do óleo do câmbio não esquentou em excesso?

Será que conseguirei esperar até amanhã essas fotos? :roll:

Mandei o email: não esqueça de mim....:mrgreen:

Zepi
12/11/2009, 07:32
Zepi,

Importar é fácil: basta ter cartão internacional e disposição para pagar as doletas e as taxas do lula...

Mas eu não faria essa "Gambi"......

Partiria logo para um 4l60e.

É..Caveso, mas não foi essa parte que me interessou...
coloquei para conhecimento do pessoal.
O que realmente me interessou foi que eles fazem o pino prolongador para se usar a reduzida da discovery, que acho que é a única coisa que muda nessa adaptação.
ou seja a ZF tem uma t-case quase plug'n play.

Abraço

Zepi
12/11/2009, 07:34
Spina!!!!
Essas suas visitas de médico são de enlouquecer!!!!
Não esconde o doce, por favor!!!

Viva!!! O mwm 2.8 funciona com a ZF!!!!

Abraço

CAVESO
15/11/2009, 02:19
Cadê as fotos e os relatos, Spina???????????????????

Quer matar a gente de overdose de tarja preta?

Spina4x4
16/11/2009, 08:53
desculpe a demora, é que alem de não entrar muito no forum
minha maquina esta emprestada com as fotos! mas hj pego de volta

qnto aos relatos...
achei um pouco fraco de saida, estou usando 44:9 pneu 33"
apesar de fritar pneu ! rsrs
mas estou comparandu com o meu que esta com bomba aberta...
apos alguns acertos vai melhorar !
a temperatura não subiu muito, estou utilizando um radiador de oleo
do motor da pajero full, não andei muito, mas acelerei bem e forcei as trocas de marchas...

Cadê as fotos e os relatos, Spina???????????????????

Quer matar a gente de overdose de tarja preta?

Zepi
09/02/2010, 20:31
Poxa...ninguém mais falou sobre essa adaptação????

Eu não posso opinar muito pois só ando em primeira...Mas me parece ótimo!
E deve ficar um luxo um willys, ou qualquer viatura com esse conjunto...

Abraço

Zepi
05/03/2010, 20:35
PUtz... uma mês depois e ninguém postou nada....
Será que um willys diesel com câmbio auto deixou de ser interessante?

Abraços

Kim
05/03/2010, 21:18
Zepi!!!!

Estão todos te esperando!!!!

Foto, vídeo, VHS...

Nem imagina a ansiedade de ver essa tomática!

Martin Melcop
05/03/2010, 21:24
Vou me tornar um frequentador assiduo deste topico, pois no futuro me interessa.

Zepi
26/03/2010, 22:08
....logo que minha caixa "acordar" poderei dar minha opinião, pelo pouco que vi o encaixe é promissor!

Abraço

CAVESO
01/05/2010, 23:30
Galera,

Lembro que vi aqui no fórum em algum lugar (neste tópico não está) as relações de marchas do ZF 4hp 22.

Alguém tem aí ou lembra onde está?

Abs

gnecchi
02/05/2010, 12:18
Galera,

Lembro que vi aqui no fórum em algum lugar (neste tópico não está) as relações de marchas do ZF 4hp 22.

Alguém tem aí ou lembra onde está?

Abs

Achei a seguinte informação pesquisando no google:

Automatic transmission ZF 4HP-22
Reduction ratios:
1st gear 2.48:1
2nd gear 1.48:1
3rd gear 1:1
4th gear 0.73:1
Reverse: 2.09:1

fonte: http://www.rangerovers.net/rrspecs.htm (http://www.rangerovers.net/rrspecs.htm)

[]s

Walter L. L. Casitta
02/05/2010, 13:13
Seria bom o pessoal considerar o conversor de torque. Quando coloquei o câmbio AT na minha Ranger tive muitos problemas com super aquecimento. Agora que voltei com o câmbio MT pra poder vender, percebo o ponto de stall ideal num motor diesel não pode ser maior que 1200RPM. Muito diferente dos 2000RPM ou mais desses C&T que saíram de motores a gasolina...

CAVESO
02/05/2010, 15:01
Achei a seguinte informação pesquisando no google:

Automatic transmission ZF 4HP-22
Reduction ratios:
1st gear 2.48:1
2nd gear 1.48:1
3rd gear 1:1
4th gear 0.73:1
Reverse: 2.09:1

fonte: http://www.rangerovers.net/rrspecs.htm (http://www.rangerovers.net/rrspecs.htm)

[]s

Caramba, procurei no tio google e não achei, talvez por ter digitado 4HP22 e não 4HP-22.

Valeu gnecchi!:concordo:

CAVESO
02/05/2010, 15:05
Seria bom o pessoal considerar o conversor de torque. Quando coloquei o câmbio AT na minha Ranger tive muitos problemas com super aquecimento. Agora que voltei com o câmbio MT pra poder vender, percebo o ponto de stall ideal num motor diesel não pode ser maior que 1200RPM. Muito diferente dos 2000RPM ou mais desses C&T que saíram de motores a gasolina...

Bem lembrado Walter!

Pena que por aqui não temos conversores sob medida como lá fora....

Você chegou a cogitar importar um, não foi?

Abs

elmestizo
02/05/2010, 17:12
Pessoal,

Depois de ler o tópico inteiro e algumas pesquisas na internet... me arrisco a perguntar...

Pq o pessoal tem aliviado o volante original, ao invés de comprar um de aluminio? Além do fator custo, existe alguma outra coisa?

Spina, parabéns pelo trabalho. Qto pesa a peça qeu tu fez para se fixado o conversor de torque? O peso do oleo+conversos+flexplate+volante ficou parecido com o peso do volante original?

Abrasss

Walter L. L. Casitta
02/05/2010, 18:01
Bem lembrado Walter!

Pena que por aqui não temos conversores sob medida como lá fora....

Você chegou a cogitar importar um, não foi?

Abs

Sim, encontrei no USA um de 1200RPM, mas devido ao peso, o preço de U$350,00 se transforma em R$5000,00 até chegar aqui...

Zepi
03/05/2010, 14:09
Walter,
Penso que deve haver muita diferença no ponto de stall do 4L60 em relação a ZF4hp22.
Pois a ZF é mais antiga, usada em motores que tem torque máximo em torno dos 2000 rpm( como o opala)
Agora a 4L é usada em um motor que tem torque máximo acima de 3500 rpm, estou certo?????
Se o mwm sprint tem curva muito semelhante, tanto em torque como em potência, com o do opala acredito facilite as coisas, não?

O único que poderia confirmar isso seria o Spina....

Abraço

Walter L. L. Casitta
03/05/2010, 15:52
Walter,
Penso que deve haver muita diferença no ponto de stall do 4L60 em relação a ZF4hp22.
Pois a ZF é mais antiga, usada em motores que tem torque máximo em torno dos 2000 rpm( como o opala)
Agora a 4L é usada em um motor que tem torque máximo acima de 3500 rpm, estou certo?????
Se o mwm sprint tem curva muito semelhante, tanto em torque como em potência, com o do opala acredito facilite as coisas, não?

O único que poderia confirmar isso seria o Spina....

Abraço

Pode ser mas o ponto de stall do C&T que usei estava especificado em 2000RPM para um motor com torque em 2600RPM da Blazer, portanto acredito quer seria melhor que o ponto de stall esteja abaixo da rotação de maior torque.

Com esse C&T, a minha Ranger andava sempre com rotação acima de 1800RPM, o torque do motor esta em 1600RPM.

Depois que voltei com o câmbio MT que percebi que a minha Ranger vence fácil uma subida íngreme com o motor girando a 1400RPM. Quando eu programava o câmbio AT para subir com uma marcha mais longa com giro em torno de 2000RPM o câmbio aquecia mais. Para não superaquecer tinha que programar uma marcha mais reduzida, para o motor girar a 2600RPM ou mais.

Cheguei a colocar dois radiadores de óleo em série com ventoinha e nem assim consegui resolver.

O meu problema de aquecimento sempre esteve relacionado com a RPM do motor. Com motor diesel não dá pra andar o tempo todo a mais de 2600RPM....

Zepi
03/05/2010, 20:57
Pode ser mas o ponto de stall do C&T que usei estava especificado em 2000RPM para um motor com torque em 2600RPM da Blazer, portanto acredito quer seria melhor que o ponto de stall esteja abaixo da rotação de maior torque.

Com esse C&T, a minha Ranger andava sempre com rotação acima de 1800RPM, o torque do motor esta em 1600RPM.

Depois que voltei com o câmbio MT que percebi que a minha Ranger vence fácil uma subida íngreme com o motor girando a 1400RPM. Quando eu programava o câmbio AT para subir com uma marcha mais longa com giro em torno de 2000RPM o câmbio aquecia mais. Para não superaquecer tinha que programar uma marcha mais reduzida, para o motor girar a 2600RPM ou mais.

Cheguei a colocar dois radiadores de óleo em série com ventoinha e nem assim consegui resolver.

O meu problema de aquecimento sempre esteve relacionado com a RPM do motor. Com motor diesel não dá pra andar o tempo todo a mais de 2600RPM....

Agora entendi Walter...vc tem razão...poxa esse power stroke tem rotação de torque bem baixa...
Vou esperar o meu ir para oficina e posto as impressóes aqui.

Abraço

SERGIO AUGUSTO
05/05/2010, 11:37
Olá a todos:
Cambio AT, não é muito minha praia, por motivo de estilo apenas( e por isso não manjo nada do negocio), mas vejo sempre aqui, falar-se em aquecimento dos cambios AT "adaptados" nas viaturas, principalmente as DIESEL. Então, vai anexo, um arquivo de um sistema de refrigeração do oleo de cambio AT, com uma bomba no circuito. Obvio que não seria o caso de se "importar" nada, mas com as dicas do arquivo na mão, é possivel montar um sistema "igual". Quando o Walter falou em dois radiadores em série, seu sistema teria "dispositivo forçador de "circulação" no circuito cambio/radiador/cambio(a bomba)? Talvez seja um item que ajudaria na refrigeração em baixa RPM(caracteristica do DIESEL).
Da pra copiar o texto do anexo, para o TRADUTOR GOOGLE(pros que não manjam de ingles, com eu), e "facilitar" a leitura.
Abraços
Sérgio

Zepi
01/09/2010, 14:53
E ae gente?
Nenhuma novidade???????
Acho que vou levar meu câmbio numa oficina e azar!!!Depois me viro para pagar...

Abraços

CAVESO
01/09/2010, 17:23
Arruam logo pra gente ver como roda o sprint com CA, zepi!

Zepi
01/09/2010, 19:04
Estou decidido a fazer isso...tenho que comprar uma cuica do servo freio, e uma mola que quebrou...
Depois pedalo a dívida...Azzzar!!!!!!!!!!!

Abraços

Martin Melcop
02/09/2010, 08:43
Zepi,

Depois vc vende o caminho das pedras, eu provavelmente compro. :D

elmestizo
01/01/2012, 17:20
Senhores,

reativando o topico, alguém sabe o diametro do volante (flexplate) do mwm? qtdade de dentes?? e padrão de furação para fixação no motor?

obrigado pelas dicas

Frederiki
09/01/2015, 15:16
Pessoal, como até agora, só se falou, mas não mostrou uma imagem do conjunto do tópico... :discordo:

Abraço :palmas::palmas::palmas:

O que tem que ser feito para esta adaptação?
Qual foi o custo?

haundrich
09/01/2015, 16:09
O que tem que ser feito para esta adaptação?
Qual foi o custo?

IMHO, a dificuldade é localizar conversor de torque compatível com a curva do motor a ser utilizado.

Na época que pesquisei sobre isso, não encontrei conversor de torque que casa certinho com o mwm 2.8 sem sobreaquecer o óleo no conversor .

Salvo se alguém tem alguma novidade sobre isso, por enquanto o melhor jeito usar conjunto casado do tipo motor com seu câmbio original (Vortec 4.3 V6 + 4L60, motor da hilux + CA da Hilux, ou etc..). Dá menos adaptação e menos dor de cabeça.

Frederiki
09/01/2015, 19:42
IMHO, a dificuldade é localizar conversor de torque compatível com a curva do motor a ser utilizado.

Na época que pesquisei sobre isso, não encontrei conversor de torque que casa certinho com o mwm 2.8 sem sobreaquecer o óleo no conversor .

Salvo se alguém tem alguma novidade sobre isso, por enquanto o melhor jeito usar conjunto casado do tipo motor com seu câmbio original (Vortec 4.3 V6 + 4L60, motor da hilux + CA da Hilux, ou etc..). Dá menos adaptação e menos dor de cabeça.

Putz!
Valeu pela dica.
Estava em dúvida entre uma 4.3 V6 autom. e uma Diesel 4x4 manual (2000/2000).
Por isto estava imaginando comprando uma 2.8 4x4 e adaptar um cambio autom. da Executive.

Frederiki
09/01/2015, 19:47
Será que adaptar o C.A. da Blazer 4.3 v6 4x4 (1998) à Blazer 2.8 4x4 dá pau?

Frederiki
13/01/2015, 14:45

Acho que encontrei!!!

http://www.summitracing.com/int/parts/hup-gm22tow/overview/

Elmer_Jeep
14/01/2015, 11:39
Acho que encontrei!!!

http://www.summitracing.com/int/parts/hup-gm22tow/overview/

Esse conversor é pro 4L60 de corvette.
Pode até ser adaptado no mwm desde que seja verificado antes o peso do volante original + kit de embreagem.
À partir daí vc precisará deixar que o flexplate + conversor(cheio de óleo) fiquem com o mesmo peso. Assim vc evita que o sprint perca torque ou fique desbalanceado em alguma faixa de rotação.

gervasio
01/04/2015, 14:28
Giovani boa tarde, sou novo aqui e gostaria de saber se encontrou este modulo aqui no brasil, pois estou montando uma gaiola 4x4 com motor sprinter 6cc e cambio 4l80d porem nao encontro o modulo usado aqui no brasil e lah fora esta muito caro. se alguem souber quem vende este modulo compushift ll favor dar um tok pois estou a procura.
muito obrigado

elmestizo
23/01/2016, 18:15
alguém rodou afinal com mwm e zf?

zaph4x4
14/07/2016, 10:39
Ola amigo bom dia to precisando de um contato seu pra umas trocas de informaçãoes tipo um zap. o meu e 31 985333937

haundrich
01/08/2016, 19:48
Galera

Será que dá esquema acoplar MWM Sprint 2.8 no câmbio automático da Hilux 3.0?

Alguém tem a informação de ponto de stall do CA da Hilux 3.0 diesel?

O CA da Hilux, que originalmente a t-case de corrente sai para o lado esquerdo , é plug & play para aquela t-case hilux engrenada lado direito?

haundrich
02/08/2016, 12:23
e dá para fazer um pequeno up, usando uma turbina tgv para levantar um pouco mais a curva de torque para ficar mais parecida com a do toy

JPXJYK
14/04/2017, 14:06
Estava animado para arriscar um CA no MWM 2.8 mecânico. Após muito pesquisar :computador:, aqui vão meus dois centavos:

Essa adaptação não pode dar certo se o conversor de torque do CA não casar com a RPM do motor.

O RPM em baixa do MWM 2.8 mecânico é 800 RPM, com conversor de torque de 2000 RPM a rotação em baixa do motor funciona em total antagonismo com a rotação do ponto neutro do CA, o que resulta em superaquecimento em qualquer situação de uso.

Conclusão: pra usar esse CA + MWM 2.8... só vai dar certo trocando o conversor de torque por um de aplicação diesel, de no máximo 1000 RPM.

Abs
Caio

JPXJYK
15/04/2017, 16:22
Falei merda, 1000 RPM não seria suficiente para o MWM "parar" em ponto morto, em "idle", suspeito que o "stall" teria de ser mais próximo a 1500 RPM.

O alto torque do diesel com rotação baixa faz com que o conversor de torque sem "lockup" - sem a embreagem que trava o eixo para não permitir nada de lapso, onde o conversor de torque tem de fazer todo o papel da embreagem, constantemente forçando óleo contra a turbina e o estator - acabe "roubando" 20% ou mais de energia só em lapso. Essa energia acaba onde? No óleo... Absorvida pela óleo.

Por isso esses câmbios estão esquentando com motor diesel.

Presumo que o correto seria instalar um conversor de torque de baixo ponto de stall, aqueles com estator maior, e com embreagem de múltiplos discos que trava o conjunto quando o RPM ideal é atingido, desse modo não perdendo energia pois não permite lapso, e consequentemente não superaquecendo o óleo.

Esses conversores existem, Welcome to SunCoast Diesel - (http://www.suncoastdiesel.com/) fabrica esses tipos de conversores para aplicação diesel. Imagina o precinho lindo.

Abs
Caio

Estava animado para arriscar um CA no MWM 2.8 mecânico. Após muito pesquisar :computador:, aqui vão meus dois centavos:

Essa adaptação não pode dar certo se o conversor de torque do CA não casar com a RPM do motor.

O RPM em baixa do MWM 2.8 mecânico é 800 RPM, com conversor de torque de 2000 RPM a rotação em baixa do motor funciona em total antagonismo com a rotação do ponto neutro do CA, o que resulta em superaquecimento em qualquer situação de uso.

Conclusão: pra usar esse CA + MWM 2.8... só vai dar certo trocando o conversor de torque por um de aplicação diesel, de no máximo 1000 RPM.

Abs
Caio

Brenotupa
13/10/2017, 15:18
amigos tenho uma chevrolet 1951 com toda mecanica da s10 2.8 sprint , gostaria da ajuda de vcs sobre o cambio automatico , vi varas postagens mas nao vi detalhes de um cambio finalizado , vcs poderiam me ajudar ? gostaria muito de fazer esta adaptacao , obrigado

pirata666
09/02/2021, 15:55
em pleno 2021 alguém conseguiu adaptar um cambio automático no 2.8 mwm?

Giusepe
21/02/2021, 16:15
Amigo, estou com este projeto parado...falta fazer flange da reduzida, fabricar um tubo de verificação do óleo, mangueiras do att, um radiador decente pois o original acho insuficiente e oxidavel tbm. Se o diesel tiver um preço bom, retomo o projeto kkkkkkk

Eduardo Valaretto
31/03/2022, 23:32
Finalmente e com anos de atraso a Camper está em fase final de projeto e andando bem com o MWM SPRINT 2.8 e com a caixa ZF-4HP22 do opala. O acoplamento funcionou a contento, pelo pouco que andei só tive a impressão que a troca da primeira para segunda que é feita por volta dos 2.100 RPM poderia ser feita em rotação um pouco menor.
Está fazendo alguns detalhes na fibra do capo e no túnel do câmbio.
Manterei vocês informados, mas estarei distante do carro por alguns meses.
Está andando e bem, mas ainda não foram feitos testes com algum stress no sistema.

Eduardo Valaretto
31/03/2022, 23:44
Fotos do motor instalado: