Conectar

Ver Versão Completa : Band-Eixo Dianteiro-Rodas

TcheRenato
13/04/2007, 14:44
Salve PessoALL,

Estou terminando uma adaptação do eixo dianteiro de Toy Band (não sei o ano) em um Engesa e me deparei com um problema:

Comprei 4 rodas Mangels (aço) aro 16, tala 7'', offset 0, que batem nos pivôs do setor de direção. Para terem uma idéia de quanto "pega", se eu colocasse um espaçador de roda de uns 5mm resolveria o problema.

Minha dúvida:

1- Os bracinhos, nos quais são ligados o pivôs, indicados na foto, são realmentes curvos para fora? Não estariam invertidos de lado?

2- Caso afirmativo, estava pensando em inverte-los, deixando-os virados para dentro e encurtando a barra de direção (que liga um braço ao outro). O que acham?

[]'s

Luca
13/04/2007, 18:57
1- Os bracinhos, nos quais são ligados o pivôs, indicados na foto, são realmentes curvos para fora? Não estariam invertidos de lado?
2- Caso afirmativo, estava pensando em inverte-los, deixando-os virados para dentro e encurtando a barra de direção (que liga um braço ao outro).
Renato,
1) Sim, prá fora.
2) Se virar prá dentro, funciona bem em linha reta. Quando você virar o volante em manobras, a roda de fora vai esterçar muito mais que a de dentro. Vai arrastar pneu. O carro vai fica "zarolho". Melhor seria ter comprado um jogo com off-set negativo.
Meu engesa tem o mesmo conjunto que o seu. Eixos de Band e jogo Mangels, porém 15X10 pol., só que off-set negativo 44mm. Não pega no braço de direção. Ainda assim, tive que colocar um espaçador de 10 mm, para não pegar nas pinças de freio.

Abraço.

TcheRenato
13/04/2007, 19:22
Renato,
1) Sim, prá fora.
2) Se virar prá dentro, funciona bem em linha reta. Quando você virar o volante em manobras, a roda de fora vai esterçar muito mais que a de dentro. Vai arrastar pneu. O carro vai fica "zarolho". Melhor seria ter comprado um jogo com off-set negativo.
Meu engesa tem o mesmo conjunto que o seu. Eixos de Band e jogo Mangels, porém 15X10 pol., só que off-set negativo 44mm. Não pega no braço de direção. Ainda assim, tive que colocar um espaçador de 10 mm, para não pegar nas pinças de freio.

Abraço.

OK Luca, esclarecedora sua explicação. Obrigado.

Certamente um espaçador de 10mm resolve este meu problema, mas, como pretendo colocar freio a disco neste eixo, acabei com outra dúvida:

- Um espaçador de 10mm resolveria um futuro problema de uso dessas rodas 16x7 offset 0 em relação às pinças de freio :?::?::?:

*** Tu tens sorte de teres estas Mangels 15x10 com offset negativo. A Mangels parou de fabricar rodas de aço, dando sequência apenas a produção de rodas em liga leve. Me foi bem penoso achar estas que acabei de comprar, em uma loja que ainda as tinha em estoque.

[ ]'s

Gildo Antônio
13/04/2007, 23:13
Olá tcherenato.

Pela curvatura dos "bracinhos" se trata de eixo até 82. Os mais novos são quase retos. Portanto, eles são curvos mesmo e para fora, mas salvo engano (ilusão de ótica), na foto parecem estar mais curvos que o normal. Digo isto porque tenho uma band 80 com este eixo e "bracinho" (deve ter um nome que também não sei) e uso mangels, 16x7, e, tenho quase certeza (vou olhar amanhã) com off-set zero.

Abraços.

Gildo.

TcheRenato
14/04/2007, 00:16
Olá tcherenato.

Pela curvatura dos "bracinhos" se trata de eixo até 82. Os mais novos são quase retos. Portanto, eles são curvos mesmo e para fora, mas salvo engano (ilusão de ótica), na foto parecem estar mais curvos que o normal. Digo isto porque tenho uma band 80 com este eixo e "bracinho" (deve ter um nome que também não sei) e uso mangels, 16x7, e, tenho quase certeza (vou olhar amanhã) com off-set zero.

Abraços.

Gildo.

Blz Gildo, fico no aguardo. Talvez, se existir outro braço de direção (mais curto ou menos curvo) que seja passível de troca para este eixo (deve ser mesmo anterior a 82) eu possa ver se a substituição é viável.

Se precisar mais fotos eu posto aqui.

PS.: Estou pensando também em alterar o offset desta roda em 30mm, torneando as soldas e deslocando o centro 30mm para dentro.

[ ]'s

guilhermeabreu
15/04/2007, 00:29
LUCA

Estava em dúvida sobre a bitola do eixo da BAND para se colocar no ENGESA , perguntei ao ELMER , ele me respondeu que achava que um espaçador de 4cm seria suficiente , mas li seu relato e te pergunto : No meu ENGESA estou com a mesma configuração do seu , ou seja , rodas de 10" de tala , aro 15 e off-set de -44 mm , sendo que é de liga leve , modelo BBS da BINNO .

A questão : vc já vem usando desta forma a qto tempo , não roça em nada ? O seu espaçador é maciço ou de 2 flanges soldados em um tubo cortado com 10 cm , pois qdo tive uma BAND aço curta coloquei um destes , e tive o dissabor da solda romper e cair a roda , e TIVE QUE USAR A AJUDA DO NOSSO PAI MAIOR "DEUS" , para salvar a minha vida .

Devo colocar eixos de BAND FLUTUANTE no meu ENGESA , pois pela segunda vez me soltou a roda , agora do ENGESA por ter partido o eixo trazeiro esquerdo que é DANA 44 NÃO É FLUTUANTE , poderia colocar FLUTUANTE da ENSIMEC neste eixo , mas o da frente é o fransino DANA 30 ( fransino por usar pneus 33" ) , aí mato 2 coelhos com uma só paulada .

Mas a dúvida , é em gastar esta baba de $$$$$$$$$$$$ e ficar com problema de roça-roça .

Aguardo seu relato dos eixos BAND no ENGESA .

Luca
15/04/2007, 07:53
Um espaçador de 10mm resolveria um futuro problema de uso dessas rodas 16x7 offset 0 em relação às pinças de freio
... tens sorte de teres estas Mangels 15x10 com offset negativo. A Mangels parou de fabricar rodas de aço...
Renato,
Posso quase te garantir que não haverá nenhuma interferência entre roda aro 16 e as pinças de freio. No caso do eixo Band do meu Engesa o aro 15 é apertado, e raspa levemente no “cucuruto” da pinça. O espaçador de 10mm sanou o problema.
Com rodas aro 16, não terás problemas. Não pela pinça de freio, acho eu.
Abraço

Pela curvatura dos "bracinhos" se trata de eixo até 82. Os mais novos são quase retos.
Gildo,
Pouco conheço de Band´s. Pode haver outro braço de direção para eixo Band, mas eles são casados com outro conjunto de manga de eixo. Se misturar o braço de um com a manga do outro, acho que vai arrastar roda em manobras. No meu entender, a distancia entre os olhais do braço tem que ser idêntica à distância entre os pinos mestres. Trocou, bagunçou.
Vou aguardar as suas fotos, pois no caso do meu Engesa, também os olhais do braço de direção ficarão muito próximas à lateral do pneu (isto quando ele tiver pneus, rss...rss...). Aí vou conversar com meu meca.
Abraço

... Estou pensando também em alterar o offset desta roda em 30mm, torneando as soldas e deslocando o centro 30mm para dentro
Esta solução é válida. Gostaria de ver fotos depois do serviço feito.
Abraço

... No meu ENGESA estou com a mesma configuração do seu , ou seja , rodas de 10" de tala , aro 15 e off-set de -44 mm , sendo que é de liga leve , modelo BBS da BINNO. A questão : vc já vem usando desta forma a qto tempo , não roça em nada ?
O seu espaçador é maciço ou de 2 flanges soldados em um tubo cortado com 10 cm.
Guilherme,
O espaçador é maciço de 10mm e não 10cm. Sem dúvida, duas flanges soldadas com tubo de 10 cm, pode vir a quebrar. Mas teu carro devia estar bem largo, ainda mais com as BBS.
Abraço

Luca
15/04/2007, 08:16
Devo colocar eixos de BAND FLUTUANTE no meu ENGESA, ... poderia colocar FLUTUANTE da ENSIMEC neste eixo , mas o da frente é o fransino DANA 30 ( fransino por usar pneus 33" ) , aí mato 2 coelhos com uma só paulada. Mas a dúvida, é em gastar esta baba de $$$$$$$$$$$$ e ficar com problema de roça-roça. Aguardo seu relato dos eixos BAND no ENGESA.
Guilherme,
Meu conselho sincero. Fique com seus Dana´s. Nem pense em substituí-los por Toyota. Aplique o flutuante da ENSIMEC, e seja feliz. Você gastará muito menos, a roda nunca mais cairá, não precisará de espaçador, há kits de freio a disco prá traseira (acho que se jipe já tem, né?), suas Binno continuarão rodando. Eu mifú para adaptar eixos de Band com flutuante no meu Engesa.

Vou desabafar e te aborrecer com minha experiência:

1) Custou uma grana preta. Comprei as carcaças usadas e montei tudo zerado. Há que se cortar e retirar todos os apoios, suportes e amarrações Band e soldar apoios, suportes e amarrações Engesa. Prá transformar o traseiro Band em flutuante Band, tive que cortar as flanges das mangas de eixo, e soldar outras flanges, específicas prá flutuante Band. Uma bosta. Fico a espera de um rompimento do cordão de solda, algum dia. E me tomou mais de 03 meses prá ter o serviço pronto.

2) Havia comprado um conjunto Binno BBS zeradaço, igual ao seu, antes de comprar o Engesa. Comprei o jipe pra por nas rodas, rss, ...rss. Nunca vou poder usá-lo. Raspa pesadamente nas pinças de freio. Ficará guardado, até o próximo brinquedo. Daí, a solução foi comprar Mangels 15X10. Ainda assim raspa. Tive que aplicar espaçador. Outra bosta. Pode ir se despedindo de suas lindas Binno BBS 10X15.

3) Pode esquecer freio a disco na traseira. Não há pinça para eixo Toyota que permita aplicação de freio de estacionamento. No meu, adaptei disco na traseira, e conjunto de estacionamento do Jeep CJ, no cardã. Mais outra bosta.

4) Só há duas relações de transmissão para Band, na prateleira, 37:9 e 37:10. Fiz as contas direitinho, prá escolher a melhor aplicação. Quando meu carro tiver rodando, não haverá ajuste fino. Ou terá dado certo ou terá dado errado. Dana tem várias possibilidades.

Se você faz trilhas pesadas, dessas que tem que por o jipe em cima da árvore, e usa motor diesel em seu Engesa, aplique eixos de Band, com todo conjunto rodante Toyota. Pacote completo. Se não for seu caos, continue com Dana+Ensimec.
Abraço sinceros e boa sorte. Escute meus conselhos.

guilhermeabreu
15/04/2007, 18:39
LUCA

Desculpe por ter lido errado a medida do seu espassador .

Estou te entendendo , mas vou te encher o saco mais um pouco .

O caso é que eu já comprei um eixo TOY BAND trazeiro FLUTUANTE , só que esta vazio , sem nada na bola do diferencial , só esta com as bengalas e as panelas de freio , que devo tirar pra colocar disco do ENGESA e pinças do opala , perco o freio de mão , mas já comprei tb a T-CASE da TOY BAND que tem a bosta do freio de mão no cardã , mas um cara em FRIBURCGO-RJ ,coloca os apetrechos internos da HILUX e funciona bem , fiz ísto na minha TOY BAND que tive .

Mas tenho que gastar uma baba $$$$$$$$$ de satélite , planetária , coroa e pinhão , fora rolamento retentor e outros bichos mais e mão de obra .

Repetindo minha dúvida : Como vc falou que não cabe as rodas BINNO BBS 10X15 , pergunto ; não cabe no eixo dianteiro ou trazeiro ? Roça por dentro na caixa de rodas ?

O problema de eu fazer o DANA 44 virar flutuante ENSIMEC , é com relação ao eixo dianteiro que é DANA 30 , para mudar pra DANA 44 na frente , vou ter que vender meus olhos $$$$$$$$$$$$ de tanta grana que vai .

Vc não me aborreceu com sua experiencia , mas sim ter me colocado um bocado de dúvida no que fazer . Não uso meu ENGESA para moer , e sim para fazer tudo , trabalho ,viagens e trilhas de leve a moderada .

Gostaria se possível for de vc mandar seu fone por MP , para eu poder trocar mais idéias , pois aqui fica muito extenso e sem retorno imediato .

Tenho uma HILUX SW4 2.8 tb .

Luca
15/04/2007, 20:31
Repetindo minha dúvida : Como vc falou que não cabe as rodas BINNO BBS 10X15 , pergunto ; não cabe no eixo dianteiro ou trazeiro ? Roça por dentro na caixa de rodas ?
Guilherme,
Raspa na dianteira e na traseira. Raspa muito. Não dá nem prá dar uma ... lixadinha nas pinças. Tenho pinças Toy na dianteira e SuperBreak Disk.
Ouça meu conselho.

Te mandei fone por MP.
Abraço

Elmer_Jeep
16/04/2007, 09:50
o problema das rodas bbs que por serem de liga leve tem mais material no interior o q deixa a roda mais grossa pra adquirir resistencia, aí só se usar um espaçador pra deslocar a roda completamente da pinça de freio...

Outra coisa, o eixo band ali na primeira foto é do modelo mais antigo, não possui nem roda-livre, pra substituir os braços de direção vai ter que trocar as carcaças de munhão completas pois o diametro dos pino-mestre são diferentes nos modelos mais modernos, os braços são menos deslocados para fora tb (angulo de Ackerman), já usei rodas 15x10 de aço com braços e munhões da band moderna e o máximo que acontecia era os chumbos do balanceamento encostarem na coifa do terminal de direção. Nesse caso não precisa de espaçador.

[]'s

joão k. chikui
16/04/2007, 09:56
o problema das rodas bbs que por serem de liga leve tem mais material no interior o q deixa a roda mais grossa pra adquirir resistencia, aí só se usar um espaçador pra deslocar a roda completamente da pinça de freio...

Outra coisa, o eixo band ali na primeira foto é do modelo mais antigo, não possui nem roda-livre, pra substituir os braços de direção vai ter que trocar as carcaças de munhão completas pois o diametro dos pino-mestre são diferentes nos modelos mais modernos, os braços são menos deslocados para fora tb (angulo de Ackerman), já usei rodas 15x10 de aço com braços e munhões da band moderna e o máximo que acontecia era os chumbos do balanceamento encostarem na coifa do terminal de direção. Nesse caso não precisa de espaçador.

[]'s

Elmer, não é esse eixo que tem as manga de eixo mais fracas do que as parrudas de 80 acima?
Se sim , não seria interessante o colega trocar as carcaças do munhão, etc...Se é que é possível?

TcheRenato
16/04/2007, 12:33
Este tópico está tornando-se bastante esclarecedor... :-D

Após pesquisar vários relatos aqui do forum, quanto ao uso de espaçadores de roda, decidi por alterar o offset das rodas. Devem ficar prontas hoje mesmo, mas, como ainda vou pinta-las, atendo o pedido do Luca amanhã, postando as fotos da modificação das rodas.

Elmer, não é esse eixo que tem as manga de eixo mais fracas do que as parrudas de 80 acima?
Se sim , não seria interessante o colega trocar as carcaças do munhão, etc...Se é que é possível?O joão k. chikui e agora eu também, esperamos o esclarecimento do Elmer quanto a resistência das mangas de eixo. Isso existe mesmo? A diferença é significativa?

[ ]'s

joão k. chikui
16/04/2007, 12:53
Tche, acho que em 79 ou 80, e acho que foi no mesmo ano que surgiu a parruda homocinética.
Vamos esperar a palavra do grande Elmer.

Elmer_Jeep
16/04/2007, 15:20
Se sim , não seria interessante o colega trocar as carcaças do munhão, etc...Se é que é possível?

Sim, os eixos mais antigos tem diferença nas carcaças de munhão, mangas de eixo e braços de direção.

Vou juntar uns pedaços aqui pra tirar umas fotos como comparativo.

Acredito que seja perfeitamente possível instalar o conjunto moderno no eixo antigo, a única diferença que sei de eixo pra eixo seria nos modelos que não tem homocinética pois a bolota de munhão é mais espessa internamente não permitindo caber uma homocinética. Externamente as bolotas(antigas e modernas) possuem o mesmo diametro.

Outro detalhe também são os rolamentos de munhão, eu uso os da hilux que possuem mais roletes que os da band permitindo uma maior distribuição da carga e consequentemente tem mais durabilidade e resistencia.

[]'s

guilhermeabreu
16/04/2007, 21:16
ELMER JEEP

Vc é novo amigo , logo peço que tenha paciencia comigo .

Complementando minha angústia , como vc sugeriu de usar espaçadores de 4cm , volto a perguntar de novo , estes espaçadores seriam suficientes para jogar as rodas BINNO BBS 10"X15" para fora o suficiente para "não roçar nas pinças" e "não roçar por dentro das caixas de rodas" ? nem na frente , nem atras ?

Elmer_Jeep
17/04/2007, 09:09
Guilherme, sugeri os espaçadores apenas pra compensar a diferença de largura dos eixos toyota em relação aos originais do engesa, naquele outro tópico eu não sabia que vc tinha um jogo de rodas bbs... nesse caso acho q não vai ser suficiente, só testando mesmo. O mais indicado seria trocar essas rodas por modelos em aço.

[]'s

guilhermeabreu
20/04/2007, 15:24
ELMER JEEP

É ELMER , vc e o LUCA estão me deixando triste , pois adoro as minhas rodas BINNO BBS 10"x15" . E colocar para esperimentar , olha só o gasto $$$$$$$$$$$$$ e depois não ficar bom , é melhor já dar um tiro no saco .

É que o sonho dos ENGESEIROS é de colocar eixos de TOY BAND , ísto eu tenho visto aqui no FORUM , mas com rodas BINNO BBS 10"X15" tem este problema né ? TÔ FÚ .

Elmer_Jeep
20/04/2007, 16:16
E colocar para esperimentar , olha só o gasto $$$$$$$$$$$$$ e depois não ficar bom , é melhor já dar um tiro no saco .

Cara, desculpe por não te dar uma resposta concreta pois ainda não tive oportunidade de trabalhar nesse tipo específico de adaptação, existem muitas variáveis então se vc for mesmo encarar a empreitada tem que estar disposto à se submeter na tentativa de erro/acerto...

As pinças originais da band são enormes e simplesmente travam no aro (em rodas de aço 15x10) o que fiz no meu Jeep foi utilizar espaçadores de 3cm no eixo trazeiro que deixou as rodas beem longe das pinças já no dianteiro passei a lixadeira com bastante cautela (não recomendo esse procedimento) e resolvi meu problema.

No Crocodillo eu tava preocupado com 2 pinças por roda, mas agora to tranquilo pq as rodas são 17"...

[]'s

EDUARDO LEITE VALEIXO
21/04/2007, 09:11
Oi Elmer
Como Vai Croc
Sem Problema Se O Eixo Tiver Freio A Disco Do Toyota Vai Pegar Na Pinça Tambem Se A Roda For De Liga .
Eu Alem De Ter Que Mudar O Off Set Pra Caber O 39,5/15/15 Fiz Um Espaçador De + Ou - 4 Centimetros Na Dianteira E Pra Alinhar O Eixo Trasseiro Um De + Ou - 8 Centimetros De Ferro Aparafusado No Cubo Com Novos Prisioneiros.
E Ai Deu Certo O Motor Mwm Na Caixa Toyota
Um Abraço
Eduardo Valeixo
Jipira Made In Cwb

EDUARDO LEITE VALEIXO
21/04/2007, 09:26
Oi Elmer
O Problema Que Eu Tive Foi Maior Pois O Chassi Da F 85 é Muito Largo Atrás Além De Ter Que Estreitar Uns 20 Cm O Chassis E Pra Deixar A Bitola Do Eixo Traseiro Mais Larga Que é Mais Estreito Que O Dianteiro Não Pegar No Chassi A Solução Foi Fazer Um Espaçador Na Traseira Da Largura Da Ponta Do Cubo Do Eixo Traseiro Flutuante E Ai Alinhar Com O Dianteiro Já Rodei Uns Cinco Anos E Não Tive Problema. Eu Fiz De Ferro E Fica Meio Pesado Talvez De Aluminio Fique Mais Leve Só Não Sei Se Aguenta.
Um Abraço
Eduardo Valeixo
Jipira Made In Cwb

Elmer_Jeep
21/04/2007, 09:39
Oi Elmer
Como Vai Croc
Sem Problema Se O Eixo Tiver Freio A Disco Do Toyota Vai Pegar Na Pinça Tambem Se A Roda For De Liga .
Eu Alem De Ter Que Mudar O Off Set Pra Caber O 39,5/15/15 Fiz Um Espaçador De + Ou - 4 Centimetros Na Dianteira E Pra Alinhar O Eixo Trasseiro Um De + Ou - 8 Centimetros De Ferro Aparafusado No Cubo Com Novos Prisioneiros.
E Ai Deu Certo O Motor Mwm Na Caixa Toyota
Um Abraço
Eduardo Valeixo
Jipira Made In Cwb
Fala Edu, tá sumido cara.

O problema aqui é esse, o Guilherme quer usar eixos band com freio a disco e rodas de liga...

Ainda não fechei negócio no motor e to pensando em outro cambio... mas isso é assunto pra outro tópico, hehehe.

Falando em outro tópico, dá uma olhada nesse aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7013&page=4

1 abraço.

guilhermeabreu
21/04/2007, 12:03
AMIGO ELMER

Em momento algum estou queixando de vc por não me dar a informação precisa que quero , longe disto , pelo contrário , gostaria SE VC JÁ TIVESSE INSTALADO ESTE TRAMPO E ME RELATASSE .

Realmente é como vc falou , partir para o erro/acerto é BARRA $$$$$$$$$$$$$$$$$$ . E não tem outra saída se eu insistir em fazer ísto , mas já esta ardendo as minhas hemorróidas . Estou quase desistindo , e optando em colocar o KIT de flutuante da ENSIMEC no meu DANA 44 mesmo .

Em tempo , eu já tenho disco de TOY BAND na frente com rodas BBS 10"x15" e não roçam ,pois fiz aquele peço desgaste nas pinças , já tive tb este trampo na minha BAND 90 ,e nunca tive problema , fica com um espaço que só da para passar um CABELO DE SAPO .

Elmer_Jeep
21/04/2007, 12:08
tuas pinças dianteiras são band (kit varga) tb ou kombi (kit sbd) ??

guilhermeabreu
21/04/2007, 12:16
São originais da BAND da marca VARGA . E os discos tb são originais duplo ventilados , tem fotos no tópico FROTA 4X4 , com o título : ENGESA E-4 , enfim o quase CORAÇÃO VALENTE .

Elmer_Jeep
21/04/2007, 12:27
cara, as minhas rodas dianteiras também passam muito proximo da pinça, mas retirei pouco material com a lixadeira, se as suas já foram esmerilhadas pode ser que com o espaçador de 3cm vai caber as rodas bbs.

[]'s

guilhermeabreu
21/04/2007, 22:27
ELMER

Desisti de colocar eixos da TOY BAND , vou comprar o KIT da ENSIMEC para flutuante no meu DANA 44 , acho que vou esquentar menos a moringa , vou andando e depois vejo o que vou fazer com o DANA 30 da dianteira , mas enqto ísto , dá para ir usando com segurança e um preço menor do que o conjunto TOY , sem falar nas aporrinhações .

Mas valeu a atenção em ajudar .

[]ção

Luca
22/04/2007, 08:59
Guilherme,

Decisão correta, a sua.

Me esquecí, ainda há mais uma complicação. No eixo traseiro Band adaptado, tendo em vista que seu comprimento é menor do que o original Engesa, os pontos de fixação da barra Panhard e das lanças da supensão traseira, interferem fortemente com as pinças de freio, inviabilizando a instalação imediata. Como eu disse, meu jipe tem SuperBreak na traseira. Tive que solicitar um cavalete cego e fazer um novo posicionamento na furação. Mas as pinças não mais trabalham na vertical, e sim deslocadas a 45 graus. Enfim, nada que impeça o correto funcionamento ou a sangria.

Sugiro ao TcheRenato que solicite ao moderador, Luiz Cláudio, a cópia ou transferência deste tópico para o Fórum dos Engesa, pois será de grande valia aos colegas.

[]´s

guilhermeabreu
22/04/2007, 18:42
Brigadão Luca

TcheRenato
24/04/2007, 19:13
Este tópico está tornando-se bastante esclarecedor... :-D

Após pesquisar vários relatos aqui do forum, quanto ao uso de espaçadores de roda, decidi por alterar o offset das rodas. Devem ficar prontas hoje mesmo, mas, como ainda vou pinta-las, atendo o pedido do Luca amanhã, postando as fotos da modificação das rodas.

O joão k. chikui e agora eu também, esperamos o esclarecimento do Elmer quanto a resistência das mangas de eixo. Isso existe mesmo? A diferença é significativa?

[ ]'s
Buenas tchê, conforme prometido estou postando as fotos do resultado da alteração do offset das rodas. Somente hoje consegui terminar esta brincadeira :-D

O serviço em si é bastante simples: tornear a solda que une as duas peças da roda e retirar na prensa hidráulica. Movi o centro da roda 38mm para dentro e refiz a solda, tomando cuidado de deixar perfeitamente centrada, utilizando o torno. O resto é acabamento. :palmas:

Conforme dá para ver na segunda foto ficou um espaço de 1 dedo entre a roda e o braço de direção.

Problema resolvido, agradeço a todos pelas dicas e sugestões.

Seguindo a sugestão do Luca, a respeito de mover o tópico, tentei localizar o Luís Cláudio na lista de membros, mas não achei-o.

[ ]'s

Luca
25/04/2007, 23:11
... conforme prometido estou postando as fotos do resultado da alteração do offset das rodas...

... a respeito de mover o tópico, tentei localizar o Luís Cláudio na lista de membros, mas não achei-o.
Parabéns, Renato! Ficou muito bom o serviço. Quem o fez é especializado em rodas, ou foi um torneiro de mão cheia? Pergunto isso, pois embora seja simples, pode por a perder a roda.

Quanto ao moderador, insisto para que você tente copiar este tópico para o Fórum dos Engesa e Camper. Atente para o "Z" no nome do Luiz Cláudio.

Abração

TcheRenato
26/04/2007, 11:14
Luca,

O cara que fez o serviço mexe com desempeno de rodas, logo, usa torno. De início ele ficou meio receioso em fazer o serviço, ainda mais vendo que as rodas ainda nem tinham sido usadas. Como eu já trabalhei com torno, me dispus a acompanhar passo-a-passo o serviço, ficando responsável pelo resultado final.

Para tu teres uma idéia de como a roda ficou perfeitamente centrada, depois de elas pintadas, resolvi coloca-las uma última vez no torno para retirar qualquer mínima imperfeição na parte que apóia no cubo de roda e só saiu tinta, apenas riscando o material da roda. Ficou show!!!

*** Consegui enviar mensagem para o LuiZ Cláudio, solicitando o proposto.

Mais uma vez obrigado a todos!!! :palmas:

[ ]'s

Luiz Claudio
26/04/2007, 15:14
Sugiro ao TcheRenato que solicite ao moderador, Luiz Cláudio, a cópia ou transferência deste tópico para o Fórum dos Engesa, pois será de grande valia aos colegas.

Consegui enviar mensagem para o LuiZ Cláudio, solicitando o proposto.
Tá feito!!!

[]'s...

GH
01/05/2007, 22:12
Pessoal,

Quanto aos discos, tenho uma dica: na minha ex-camper, antes de colocar eixos de troller, resolvi melhorar o freio dianteiro, trocando as pinças de Kombi (originais da Camper) pelas de S-10, bem maiores.

Para isso, precisei adotar discos duplo-ventilados.
Fui ao site da fábrica de discos (não lembro se Varga, Frum ou outra) e concluí, depois de deparar com o problema do tamanho dos discos de Band, que os discos de D-20 ficariam perfeitos. E ficaram mesmo.

São um pouco menores que os de Band, evitando assim o problema com as rodas.

Elmer_Jeep
02/05/2007, 09:09
GH, como foi feito pra encaixar os discos da D20 nos cubos da camper ?

GH
02/05/2007, 09:22
Elmer,

Tem que tornear um pouco o centro do disco.
Não lembro se os parafusos deram trampo, mas acho que não.
Os discos da D-20 4x4 servem mais fácil ainda, mas são raros de se achar.

O resultado final foi ótimo, o freio melhorou demias, mas tem que usar conjunto servofreio/cilindro mestre melhor, pois o original da Camper é de Gol, e Gol 1.6 ainda...
Na minha, que era 94, o paralama já tem um rebaixo, então coube o conjunto da Band moderna (96).
Nas mais antigas, acho que a solução ideal seria o servo da S-10, mesmo, que tem pouco diâmetro mas é gorducho (membrana dupla).

Tanto o da Band como o da S-10 formam um bom conjunto com as pinças, que usei de S-10 (são as mesmas da Band, muda apenas a fixação).

Fabil
03/05/2007, 13:42
povo.. metendo o bedelho onde nao fui chamado.. mas pq adaptar eixo de band em engesa?? pq nao de troller? já é todo prontinho, flutuante, disco nas 4 com freio de mao, é dana, tem relacao a rodo, e toca pneus até 35 numa boa, originalzinho de fabrica..

vire e mexe aqui no forum tem gente vendendo o par na casa dos 4,500 a 5.000,00...

qual a bitola do engesa ? e qual o lado das bolas ?

T+

Angelo T. P.
03/05/2007, 18:01
Fabiano,
tanto os eixos originais Engesa e das Bands + novas tem as bolas deslocadas pro lado do passageiro. E se nao me engano do Troller sao p/ o motorista.
No meu caso q uso a t-case da band c/ reduzida, a saida fica no lado do passageiro e em breve vou colocar eixos da Band.

Fabil
03/05/2007, 18:12
em Partes Angelo

trolles até 2001 ( usando eixos de cherokee e 5 furos) tinha bola do lado do motorista...

de 2001/02 em diante usando eixos D44 nacionais ( 6 furos) sao com a bola do lado do passageiro

T+

Luca
03/05/2007, 19:08
...mas pq adaptar eixo de band em engesa?? ... Fabil, No caso de meu Engesa foi porque, quando comecei o projeto há 03 anos atrás, não havia eixos Troller a disposição. Nem flutuante Ensimec. Band era o mais recomendado. Realmente, considerando todo o custo das adaptações, teria sido bem mais vantajoso os eixos do Troller. Que fique a sua sugestão como idéia para os futuros Engeseiros.
Da experiência que eu tive com meu projeto, e depois de tudo que li aqui, se o conjunto do jipe Engesa não for ser submetido a esforços abusivos, o melhor esquema é de eixos originais Engesa c/ freio a disco nas 4 rodas + flutuante Ensimec.
[]´s

GH
03/05/2007, 22:50
Fabiano,

Estás enganado, meu caro.
Troller tem cardan dianteiro pelo lado do motorista, em qualquer ano e modelo.

Quando adaptei eixos 2004 na minha ex-Camper, precisei inverter a bola do diferencial. É a parte ruim do lance.

Elmer_Jeep
04/05/2007, 00:52
em Partes Angelo

trolles até 2001 ( usando eixos de cherokee e 5 furos) tinha bola do lado do motorista...

de 2001/02 em diante usando eixos D44 nacionais ( 6 furos) sao com a bola do lado do passageiro

T+

todos os trolha tem a bola do diferencial dianteiro no lado esquerdo...