Ver Versão Completa : Tô chegando
Aguinaldo A. Tavares
13/04/2007, 13:19
Boa tarde povo. Há muito que tenho acompanhado este e outros sites sobre nossos famigerados Niva! Gostei muito em especial deste. Tanto que fiz algo que não julgo comum em mim. Me cadastrei :putz:
Recentemente adquiri um Niva 1993 muito conservado. Era de uma pessoa do interior do Paraná, e ele usa apenas para ir ao sítio. Era segundo dono. Está originalzinho e funciona tudo. Só tem um enrosco: De vez em quando some tudo o que está relacionado com o fuzível 9 (luz de ré, pisca-pisca, marcador de temperatura e combustível, indicadores de bateria e feio de mão puxado no painel e tacômetro). Interessante que quando tenta-se ligar a seta do pisca, dá uma espécie de pulinho no ponteiro do tacógrafo.
Senhores socorristas de plantão, o que poderia ser isso? :shock: Obrigado. No que eu puder ajudar estou à disposição. Um abraço a todos
fabioaguilera
13/04/2007, 13:58
O começo do começo para identificar este tipo de problema é sair seguindo os fios e conectores dos sistemas envolvidos na pane.
É habitual em mtos proprietários de Niva sucumbirem aos defeitos elétricos apresentados adotando então soluções reprováveis tais como ligações em paralelo com outros dispositivos e por aí vai.
Para exemplificar: Meu Niva vivia queimando o fusível da luz de freio. Descobri que qdo eu acionava o bloqueio queimava o fusível da luz de freio (que tb tem a buzina original).
Levei no Wilson (mecânico em Moema que indico a todos os mortais. fuja dos safados da Status Lada em Sto André.) e ele fez a gloriosa constatação: O dono anterior ligou 2 positivos da bateria no bloqueio e os dois negativos da mesma região no isqueiro. Logo eu não tinha isqueiro, luz de freio e luz indicadora do bloqueio. Legal né?! hehehehe
Com certeza é alguma cagadinha deste tipo que tem aí.
Boa sorte e seja bem vindo ao mundo do Niva.
Entre também na lista de e-mail "Camaradas do Niva" que tem no Yahoo.
Abraço
Marcio Rossetto
13/04/2007, 16:27
acho que é mau contato no fuzível , pois custuma a oxidar .
tente dar uma lixadinha nos contatos do porta fuzível .
Aguinaldo conhecidencia ou não meu Niva quando comprei
esta com este sintomas do seu ,fuzivel queimando e mau contato
tirei um por um passei lubrificante antiferrugem SuperLub da Loctati
ficou resolvido.
Sds.
Freitas
GARCIA/SP
13/04/2007, 19:32
Camarada Aguinaldo,
Seja bem vindo!!! Também sou quase um novato por aqui...Na verdade, eu já participava do fórum há muito tempo, mas só comprei meu Niva em janeiro...
Sempre que vc tiver alguma dúvida, é só "colar" no povo aqui do fórum..rss...os caras sabem tudo!!
Abs
Renato
Aguinaldo A. Tavares
16/04/2007, 09:01
Camarada Aguinaldo,
Seja bem vindo!!! Também sou quase um novato por aqui...Na verdade, eu já participava do fórum há muito tempo, mas só comprei meu Niva em janeiro...
Sempre que vc tiver alguma dúvida, é só "colar" no povo aqui do fórum..rss...os caras sabem tudo!!
Abs
Renato
Isso é verdade caro Renato!
Limpei o fusível e o cara voltou ao normal. Achei a sugestão do Freitas legal. Vou fazer uma geral no porta-fusíveis.
Mas aproveitando...:oops: Sábado precisei colocar o "cara" de ré em uma rampa bem íngreme. Como tinha bastante cascalho solto travei o diferencial reduzi e, como de costume, subiu facim facim. Porém, quando desci, fui desbloquer a deu o maior trabalho. Precisei engatar primeira, dar uma arrancadinha, tentar e tentar até que liberou. O que pode ter acontecido? É normal isso?
Brigadú de novo!
Aguinaldo
emtsuhako
16/04/2007, 09:14
Aguinaldo, é normal sim! Se travar a ré, engata primeira e dá uma arrancadinha leve... se travar a primeira, dá uma arrancadinha de ré... opsss... rsrsrs... Tb é normal travar o bloqueio... aí vc dá uma arrancadinha de ré... se não resolver, engata primeira e arranca... num dos casos deve soltar...
Aguinaldo A. Tavares
16/04/2007, 09:28
Valeu Edson!
Esse site é o bixo!! Acho que os Niveiros estão bem calçados por aqui.