PDA

Ver Versão Completa : Coxins e calços de carroceria



NeRo
11/04/2004, 13:12
Pessoar!

Os coxins e calços utilizados na carroceria do Engesa são de algum outro veículo ou próprios dele?
Gostaria de encontrar uma solução, se não a original, bem próxima disso, então quem souber de alguma coisa agradeço desde já.

[]s

Eduardo Chaves
13/04/2004, 19:28
NeRo,

Senão me engano são da D-20...

[]'s...

NeRo
13/04/2004, 23:32
Curioso amigo... hoje mesmo passei por uma D-20 e por pouco não me enfiei embaixo dela pra espiar... Da próxima não deixo passar...
O catálogo ajuda na hora de ver como montar as coisas mas na hora de saber "de quem é", só no fórum mesmo.

Valeu mesmo!
[]s

Fredão ºOlllllllllllllOº
17/02/2005, 16:56
o melhor mesmo é o tarugo de poliuretano, vendido com 30cm
depois da reforma da minha caranga vou comprar 60cm e fazer 10 calços de 6cm

até,

Eduardo Chaves
17/02/2005, 17:34
Eu já prefiro os coxins do motor da F1000, têm 65mm...

[]'s...

Alexandre Reis
17/02/2005, 18:13
Nero,

Na Barao de LImeira tem uma loja chamada Barão da Borracha que tem os calços originais...Se eu nào me engano custam 6 ou 7 reais cada um...

[]'s

Alexandre
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Camper (Vampira)

Gerson Jacareí
18/02/2005, 08:13
Nero eu coloquei os coxins do motor do opala , por indicação de um colega que colocou em uma F75 , ja estou com estes coxins 6 meses e até agora tudo bem .

caducouto
18/02/2005, 09:05
tudo bem Nero?
Eu vi várias discussões a respeito de calços de carroceria e fique muito na dúvida.
Na verdade, o poliuretano tem várias densidades, que nem sempre dependem da cor, e é um material mais flexível (tipo, se você der uma marretada nele ele funciona como uma mola). Já o de nylon é duro (quebra com a marretada), mas dura mais, aparentemente.
Se você for subir muito o seu carro, coloque o de nylon para que ele não fique muito "molenga". Estou subindo o "maresias" esta semana 4 polegadas. Se quiser esperar um pouco, te digo como ficou.
[]'s

guilhermeabreu
18/02/2005, 12:01
NERO

Qdo montei o meu , aproveitei quase todos ,pois estava em bom estado , troquei só um , que na realidade tem duas partes. São da D-20 mesmo , só que uma das partes é menor , é só vc colocar na parte de baixo que sofre menos esforço.

Eu estou querendo aumentar a altura com calço de POLIPROPILENO que eu vi o JOÃO da ROTA 4X4 colocar no dele de 2". Agora eu não sei qual a diferença de POLIPROPILENO e POLIURETANO e TECNIL ( eu sei que TECNIL é duro , não quebra nem deforma). ALGUÉM SABE RESPONDER?

cristiano
18/02/2005, 12:59
Eu já prefiro os coxins do motor da F1000, têm 65mm...

[]'s...

Eduardo, será que dá para usar esses calços da F1000 no CJ-5 ?? Encontrei eles aqui num preço mais interessante, 15 latinhas, comparado com os do Opala que achei por 24 latinhas...

Eduardo Chaves
18/02/2005, 15:12
Cristiano,

Atualmente uso os coxins do Opala ou Chevette, sei lá...
Vou trocá-los pelos da F1000 qdo o Jericó for pro estaleiro...

No caso do CJ, seria interessante verificar como vai ficar principalmente a estética nos calços dianteiros, sob os paralamas e grade, pois os coxins da F1000 são beem largos, no mais naum vejo problema algum...

[]'s...

NeRo
18/02/2005, 21:17
Fala pessoar!
Vou fazer um catado do que os amigos postaram... então os coxins de carroceria na medida ORIGINAL são os da D-20 mesmo?
O meu tem os coxins, aparentemente originais, e mais calços de 10cm, de madeira, não me xinguem que já comprei assim... se eu fosse mexer, baixaria a carroceria usando os calços da D-20, então?
Como o Guilherme informou, são dois e o menor vai embaixo.

Eduardo Chaves
18/02/2005, 21:28
Vê se tira logo esses toco que tem embaixo de vc, ou tá gostando ??? :mrgreen:

E aí acabou o suspense do Japi II ? Vai ou num vai ?

[]'s...

Eduardo Velo
18/02/2005, 21:29
Nero , os originais não são da D20 ...
São da cabine da C10 ... , mas se vc for comprar na GM os caras te vendem um kit safado com 2 calços que servem e 2 que não servem + umas borrachas por $ 60,00 .
Vai numa casa de borracha qqer e pede o calço de carroceria da cabine da C10 , comprei no final da Manifesto , paguei $ 5,00 cada ... No Fase 3 são 10 calços
É o mesmo tamanho que estava no meu , que era original ...
Nero , essas infos que tinha que ter no Site das Engesas , será que vamos conseguir montar o site esse ano ???

[]s...

guilhermeabreu
19/02/2005, 14:49
EDU VELO

Vamos conversando para conseguirmos a um denominador comum e correto.

Qdo comprei os tais calços , não comprei em autorizada não , foi em loja de borracha. O cara PODE TER me informado errado , mas qdo comprei , vem realmente um KIT com 4 borrachas , 2 iguais as originais ENGESA e 2 menores que ele falou que poderia usar por baixo. Ele me falou que era da D-20 ou D-10 ou C-10 , elas tem a mesma espessura das originais , que é de +- 2 cm a 2,5cm.

NERO , LEMBRE-SE QUE: se as do seu BOI tem um calço de madeira de 10 cm mais as originais , E SE vc tirar os calços de madeira e colocar estas de C-10 ( que tem espessura igual as originais) , vc vai abaixar o seu BOI em 10 cm , e se colocar as de F 1000 como o EDU vai colocar no dele vc irá abaixar 6 cm .

Vc tem que saber qtos cm quer abaixar.

UM ABRAÇÃO NERO

FIQUEI TRISTE EM SABER QUE VAI VENDER O BOI

NeRo
19/02/2005, 14:57
Fala Edu!
Bicho a minha idéia é que, quem precisa de info sobre manutenção de Engesa, que venha para o Fórum! :D O site é apenas para manter um arquivo histórico.

Fala Guilherme!
Um passo pra trás para logo mais dar 2 à frente... quem sabe um Marruá me espera no futuro? :wink: Não vou mexer nessas coisas agora...

Fala Cachorrão!
O Toco tá bom onde está! :shock:
Abraços!

guilhermeabreu
19/02/2005, 15:04
AMIGO NERO


SENTI FIRMESA AGORA.

OUTRA COISA: EU ENTENDI BEM . Eu sabia que o toco estava BOM onde ESTÀ.

UM ABRAÇO AMIGO

Eduardo Chaves
19/02/2005, 15:12
Guilherme,

O Cachorrão foi pra mim... hehehe...

O NeRo naum sabe diferenciar Coyote de Cachorro... :roll:

A gente arruma cada amigo... hehehe... :mrgreen:

[]'s...

Eduardo Velo
19/02/2005, 16:09
Guilherme , qdo fui na Acioli com o calço antigo o camarda do balcão falou que não era de D20 e sim da cabine de C10 , trouxe um kit com 2 pares que eu queria e outras borrachas que não interessavam por $ 58,00 , fui no Yoshio (A. Peças) e pedi coxim de C10 , nem mostrei , ele trouxe o que eu queria por $ 11,00 o par e o resto peguei na Manifesto por $ 8,00 o par , sem os tubinhos ...
Nero coloquei 2 calços originais , não fica muito erguido e vc tem aceso bom pra limpeza . qdo vc descer a vtr o eixo do volante vai ficar um pouco mais pra dentro do carro fica ligado .
Qto as dicas , entendi perfeitamente , poderia então linkar o Engesa ao 4x4brasil em algo assim - Dicas e sugestões dos Engeseiros - , o que acha ???

NeRo
19/02/2005, 16:42
Qto as dicas, entendi perfeitamente, poderia então linkar o Engesa ao 4x4brasil em algo assim - Dicas e sugestões dos Engeseiros, o que acha?
Edu... eu não vou mexer mais na altura... Mas é bom seu aviso... tem que mexer em tudo... coluna de direção, alavancas... dá um bom trabalhinho.
Já está previsto um espaço com uma foto sua de macacâo: "Dicas do Edu Velo". :twisted:

guilhermeabreu
19/02/2005, 17:50
EDU CHAVES

Eu entedi que o cachorrão era pra vc , mas não me contive pra mexer com o NERO

EDU VELO

O cara daqui não sabe nada de calço , valeuws.

Eduardo Velo
19/02/2005, 17:59
Já está previsto um espaço com uma foto sua de macacâo: "Dicas do Edu Velo". :twisted:

KKKKK , ta querendo espantar a clientela ????
Minhas dicas são mais pras bobeiras , hehehe ...
Coloca uma mina gostosa segurando um semi-eixo que dá mais Ibope ...

[]s...

Cotrim
14/09/2006, 16:08
Revivendo este tópico...

Pessoal,

Alguém pode informar quantos são e quais as medidas (altura x diâmetro) dos calços do Engesa?

Tem diferenças entre os F1, F2 e F3?

[]'s

CAVESO
14/09/2006, 17:21
Escória,

No Fase II são 10 calços de 25mm de altura.

Nas outras fases eu não sei.

Aproveitando o tópico, no meu levantei a carroceria para 70mm mesclando calço de borracha com nylon.

Cotrim
14/09/2006, 18:10
Obrigado, Carlos.

Estou vendo com um fornecedor a produção de calços de carroceria em PU com dureza 80 shore e preciso saber das medidas e quantidades.

Vi em um Engesa o diâmetro de 65 mm, são todos assim?

[]'s

CAVESO
14/09/2006, 23:55
No meu usei de 65mm de diâmetro também...

guilhermeabreu
14/06/2008, 14:49
AE

Vou levantar a carroceria do meu ENGESA e já descidi que vou utilizar umas borrachas lonadas utilizadas entre as molas de caminhão .

Elas tem de várias espessuras , tem as seguintes medidas +- 12 cm de largura x 50cm de comprimento x 4cm de espessura , tem tb com 2 cm de espessura .

Vou utilizar uma de 4cm e uma de 2 cm , assim ficará com 6 cm de espessura que na realidade ficará apenas 4 cm mais alto , pq vou tirar as originais que tem +- 2 cm .
Tenho que cortar , pois de cada tira de 50 cm da para fazer 4 calços , assim tenho que comprar 3 tiras de 4 cm e 3 tiras de 2 cm , com um custo total de R$60,00 , darão para fazer 10 calços com 6 cm de espessura no tamanho de 12 x12 com , que é o tamanho dos calços originais , tem outra , esta borracha tem + umas 5 camadas de lona na de 4 cm , logo : NÃO VAI ACABAR NUNCA , caso a pessoa queira levantar mais , seria apenas colocar 2 calços de 4 cm , assim ficaria com 8 cm , elevando neste caso 6 cm do original , a um custo BEM BARATINHO .
Teria só ter um pouco de trabalho para cortar e furar , mais ísto é mole de fazer .

É a minha dica , e vou fazer assim no meu .

Sem falar que no mesmo posto de molas , encontrei buchas de PU VERMELHO utilizado em caminhões de todas as formas diametros e tamanhos , vou aproveitar e trocar as buchas da supensão traseira e da panhard traseira , pois já fiz ísto na dianteira ha 2 anos e ficou por R$68,00 todas da dianteira e estão zeradas até hoje . É de um PU vermelho de EXCELENTE qualidade .

ABRAÇÃO A TODOS

CARLOS SIQUEIRA
14/06/2008, 18:52
Caro Guilherme, acabei de trocar as buchas do meu F1, pelas do Marcelo(PU vermelho), que eram o maior problema do "mal de parkinson", que impediu a ida a Ibitipoca com o mesmo. O material é de ótima qualidade, o mecânico ficou impressionado com a elasticidade e resistência.
Comprei o F1, já calçado com material similar ao que você citou(lona), tendo inclusive as buchas trazeiras também confeccionadas assim, guadei-as para uma possível substituição dos calços. São bem resistentes e não torcem ou deformam.

[]'s Carlos Siqueira.

CAVESO
14/06/2008, 20:15
Eu fiz os calços de borrachas lonadas, mesclados com nylon...

guilhermeabreu
15/06/2008, 01:40
GRANDE CARLOS SIQUEIRA

Não fala de IBITIPOCA não pq dá uma saudade danada .

Mas só a título de curiosidade , qto ficou o KIT das buchas de PU vermelho do MARCELO ?

Com relação as borrachas lonadas , vou usar só no lugar dos calços da carroceria , no lugar das buchas de borrachas da suspensão e da panhard é que vou usar as buchas de PU vermelho dos caminhões que encontrei lá no mesmo posto de molas que acho que ficará BEM mais baratas do que as do MARCELO , MESMO SABENDO QUE AS DO MARCELO SÃO ÓTIMAS E JÁ VEM PRONTAS . Ma sabe como é que é , dinheiro não esta facil de encontrar , é uma solução caseira que tenho aqui e que fica com a mesma qualidade das buchas do MARCELO e com um preço bem em conta .

fpc3
16/06/2008, 23:22
to querendo suspender a minha carroceria tambem.voou seguir a receita.e os parafusos?tem que comprar outros?quais?

CAVESO
16/06/2008, 23:50
Eu comprei parafusos maiores (130 mm se não me engano) em aço 8.8

guilhermeabreu
17/06/2008, 01:05
JÁ COMPREI

Já comprei as tiras de borracha lonada que usam para calçar molas em caminhões da espessura de 4 cm , vou colocar uma em cima da outra , ficando com 8 cm , que na realidade estará levantando 6 cm , pq vou tirar as borrachas originais de cima , vou deixar as de baixo .

As tiras tem +- 40 cm de comprimento x 10 cm de largura x 4 cm de espessura , com ísto cada tira dará para fazer dois calços de 10cmx10 cm com 8 de altura , se são 10 calços , comprei 5 tiras que ficaram por R$60,00 . E eu falei que tinha umas 5 camadas de lona em cada tira , mas tem muito mais , estas tiras são feitas praticamente de lona com borracha , NÃO VAI ACABAR NUNCA . E é baratinho . Depois de pronto , posto as fotos pra vcs de como ficou .

Ralado/SP
17/06/2008, 16:50
Guilherme,

dê mais detalhes do produto que utilizará como bucha de suspensão... fabricante, onde encontra, qual a aplicação original, nome dado pelo vendedor e como adaptar na suspensão da engesa... assim podemos procurar em nossas regiões e ver doque se trata, pois o preço parece ótimo

Abraçones


Ralado

fpc3
17/06/2008, 17:29
Vê se tira logo esses toco que tem embaixo de vc, ou tá gostando ??? :mrgreen:

E aí acabou o suspense do Japi II ? Vai ou num vai ?

[]'s...


heheheh, tirar o toco de baixo foi ótimo, engraçadasso, to rindo ate agora....
a lista de vez em quando tem umas pérolas, ja vale o ingresso.

fpc3
17/06/2008, 17:36
bom gente, em contato com a rota 4x4, eles vendem(ja no melhor preço) os 10 calços por 280 reais e os 10 parafusos por 40 reais.

pensei em comprar por aqui mesmo os parafusos na medida que caveso comprou e a receita do guilherme, talvez na casa da borracha em bh.

segundo a rota 4x4, até 7 cm da pra subir a carroceria sem muito trabalho, a partir de 7 cm tem que mexer em alavancas, cabos e etc...

o que você acham?será que acho o material que o guilherme achou aqui em belo horizonte?

CARLOS SIQUEIRA
18/06/2008, 02:25
Guilherme, desculpe a demora, o valor certo não lembro, pois o depósito foi feito por outra pessoa, em troca de dívida. Ligue para o Marcelo no (11)5533-9691 só a noite ou (11)9406-1186.

[]'s Carlos Siqueira.

guilhermeabreu
21/06/2008, 01:00
AMIGO RALADO

Na supensão da frente já fiz com o material já descrito , e agora vou fazer na traseira , o material que utilizei são BUCHAS DE PU VERMELHO utilizado em caminhões , existe vários modelos de buchas , de vários diametros , de vários comprimentos , com aba /orelha na lateral sem orelha/aba , é uma infinidade de buchas que nós podemos adaptar tranquilo em nossos ENGESA , tanto nas barras longitudinais qto na panhard . Só que não tem as buchas do tamanho que a gente precisa , então temos que comprar uma com o diametro externo igual aos do ENGESA , mas elas tem o furo muito grande , daí colocamos uma de diametro menor que caiba no furo da maior para fazer o conjunto com as medidas que precisamos , eu só utilizei o caninho na parte interna que fica em contato com o parafuso , na face externa ficou sem a capa de ferro , o PU entrou direto na barra longitudinal .

Anteontem estive lá para comprar as borrachas lonadas que vou utilizar para levantar a caroceria e o dono do POSTO DE MOLAS me falou que esta comprando de um fabricante ( ele me disse o nome do fabricante que não me lembro agora ) , mas se vc quizer saber o nome do fabricante , pergunto a ele e te digo , mas ele me relatou que as buchas são de excelente qualidade , o que mais me impressionou , foi a variedade de modelos que encontrei , qdo fiz a suspensão da frente , ele só tinha uns 4 modelos de bucha , na época eu utilizei as usadas nos braços das carretas RANDON e as do amortecedor das TOY BAND , encaixei uma dentro da outra e funcionou perfeito . Mas agora vou escolher uma que tem uma aba na extremidade para dar um acabamnto melhor , acho que vou utilizar elas bipartidas , para ficarem com as abas dos dois lados , não sei se me fiz entender .

É encontrada nas lojas/posto de molas , que fazem serviços de molas em caminhões , não sei como vcs chamam aí , aqui chamamos de posto de molas , que normalmente são na beira das BRs , digo estrada , onde os caminhões fazem serviço de trocas de molas .

A utilização destas buchas , são na suspensão das carretas , caçambas , buchas de molas , ísto é : utilizadas em caminhões

FPC3

Estas lonas emborrachadas ou borrachas lonadas que comprei para levantar o meu ENGESA , ficaram em R$60,00 , e irão durar toda a vida e + 6 meses , comprei 5 tiras destas lonas com 4 cm de espessura que dividi em 4 partes iguais e coloquei um pedaço em cima do outro , fazendo um calço de 8 cm . Logo : cada tira deu para fazer 2 calços de 8 cm .

Vou pedir para o ROGER colocar as fotos dos calços e das buchas de PU vermelho pra vcs .

fpc3
22/06/2008, 04:32
o mecanico disse que aqui eles vendem, cortam e furam, vou fazer de 7cm, o igor da rota disse que a partir de 7 cm começa a ter que mexer direção, cabos e etc...
abraço,
Fernando

guilhermeabreu
25/06/2008, 18:42
AMIGOS ENGESEIROS

Reafirmando o que disse anteriormente , comprei agora as BUCHAS DE PU VERMELHO para colocar nas barras longitudinais da traseira do ENGESA , como já disse comprei num posto de molas , ficaram as 4 da traseira por R$65,00 , não comprei as da BARRA PANHARD pq estão boas , mas vi o preço , seria R$13,00 , logo : todas as buchas da traseira ficaria em R$78,00 , ( na frente já coloquei ha 2 anos e estão perfeitas ) , mas se colocasse na frente tb , seria um total de R$156,00 , BEM MAIS EM CONTA do que compradas prontas tanto as de borracha qto as de PU que estão na faixa dos R$580,00 . Economizei R$424,00

Pedi ao ROGER para tirar fotografias dela e colocar aqui para vcs verem .

E os calços da carroceria já esão no lugar , ficaram por R$60,00 as 10 de BORRACHA LONADA OU LONA EMBORRACHADA como queiram , as prontas estão na faixa de R$280,00 . Ficou numa altura ESPETACULAR sem exagero , o ROGER irá tirar fotos tb pra vcs verem com ficou o visual . Economizei R$220,00 .

CONCLUSÃO : Na colocação dos calços da carroceria e nas buchas das barras longitudinais ECONOMIZEI UM TOTAL DE R$644,00 . E ficou um serviço 100% garantido para durar muitos anos , e os calços irão durar a vida toda e mais 6 meses .

CAVESO
25/06/2008, 20:39
Roger Nunes,

Largue as ferramentas e mãos à máquina de fotografar......:mrgreen:

Ralado/SP
26/06/2008, 12:29
queremos fotinhas.... afinal, gastar pouco é algo que agrada.

Abraçones

Ralado

zguilherme
26/06/2008, 12:44
Fotos Xara Fotos Xara!!!!

RogérioNunes
26/06/2008, 18:39
Pra começar, fotos das buchas na barra longitudinal traseira já instaladas saindo do forno.
A montagem é relativamente simples e o ajuste das buchas nos alojamentos é perfeito!!
Depois posto as buchas antes da montagem mostrando os detalhes e o passo a passo.

Roger Nunes,

Largue as ferramentas e mãos à máquina de fotografar......:mrgreen:

Kim
26/06/2008, 21:08
Se for do Marcelo, são excelentes!!!

Eu tenho destas, desde de que comprei meu engesa.

Foi uma das primeiras aquisições, desde então, não parei mais...

CAVESO
26/06/2008, 21:49
Essas são da carreta randon, eu acho!

RogérioNunes
26/06/2008, 23:59
Mestre Kim,
As buchas são usadas em carretas, não são do Marcelo mas devem ser do mesmo material.
O material parece ser de ótima qualidade e o preço, melhor ainda...Como o Dr relatou anteriormente, foi instalado na dianteira e tem 2 anos e estão perfeitas.
Se for do Marcelo, são excelentes!!!

Eu tenho destas, desde de que comprei meu engesa.

Foi uma das primeiras aquisições, desde então, não parei mais...

Ralado/SP
27/06/2008, 14:00
Parece bom mesmo... agora, abusando um pouco mais, vê se consegue informações sobre a aplicação original dessas peças, (acho que é uma bucha grande com uma menor dentro??). Pra faciliatar a vida dos mortais.
Abraçones

Ralado

guilhermeabreu
27/06/2008, 14:37
AMIGO RALADO

Vou acabar indo aí te dar umas porradas , já falei várias vezes que é uma dentro da outra mesmo , e vcs parecem não acreditar que ficou tão boas assim , fazendo até o GRANDE KIM achar que são as buchas do MARCELO , como já disse anteriormente que as BUCHAS DO MARCELO SÃO EXCELENTES , mas estas que coloquei TB SÃO EXCELENTES e por um preço ÓOOOOOOHHHHHHH , BARATIM .

Acho que vcs SÓ estão acreditando AGORA , PQ ESTÃO VENDO AO VIVO NAS FOTOS QUE O ROGER POSTOU .

Estou brincando com vc AMIGO RALADO , mas é ísto mesmo , é difícil de acreditar que uma coisa tão boa assim custa tão pouco para ser feito .

PROMETO A VCS QUE VOU LÁ PARA SABER DE TODAS AS APLICAÇÕES DESTA BUCHAS QUE USEI , só não postei pq qdo fui comprar estava com muita pressa pq estava indo trabalhar e passei no posto de molas que fica no mesmo trajeto do meu trabalho e se perguntasse naquela hora , iria chegar atrasado no serviço , mas vou postar as expecificações pra vcs , e esperar o meu AMIGO/MECA/PROF. postar as fotos dos calços tb que tb ficaram muito bons para não dizer ÓTIMOS .

ABRAÇÃO A TODOS

OBS :

Amigo RALADO e outros , pode perguntar qtas vezes quiser que estou aqui para responder a todos naquilo que estiver em meu alcance , e desculpe mais uma vez pela minha brincadeira RALADO .

guilhermeabreu
27/06/2008, 18:24
VAMOS LÁ

As buchas de PU vermelho , o fabricante é : MARTPLAS

As buchas maiores que tem a mesma medida externa das originais de borracha : é a BUCHA DO TIRANTE DO TRUCK E CARRETAS RANDON

As buchas menores que foram introduzidas nas maiores : são as buchas da MOLA DIANTEIRA DOS TOYOTAS BANDEIRANTES DE 95 EM DIANTE .

As tiras de lona emborrachada que fiz os calços da carroceria : são do batente do feixe de molas traseiras do camihão MB 1113 , 1313 .

O posto de molas que comprei é :

POSTO DE MOLAS SHALLON
Rodovia BR 101 Km 08 nº 2660
Campos dos Goytacazes - RJ.
Fone : (22) 2737-8914
2739- 4066
Dono : GEREMIAS

Qquer dúvida é só perguntar .

CARLOS SIQUEIRA
27/06/2008, 23:26
Guilherme e demais, achei o valor pago nas buchas do Marcelo, foram R$ 395,00 no conjunto completo, incluindo frete.

[]'s Carlos Siqueira.

Ralado/SP
30/06/2008, 18:54
Guilherme,

esquenta não rapaz... afinal já basta o engesão esquentando à 3000 rpm's - rsrsrsrs brincadeirinha!!!!!

Quero só ver os detalhes de aplicação, pois as danadas ficam bem justinhas uma na outra e dá a medidas que queremos...com o preço mais baratim - assim "o lojinha dos brimo" fica feliz

Explica melhor esse lance da luva de encaixe duplo, no rebaixo externo do eixo motriz da segunda alavanda de câmbio, onde vc aplicou as buchas - rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Abraçones

Ralado

paulobarbosa
30/06/2008, 19:50
Guilhermeabreu,
Quanto aos calços, acho que a força na vertical não será problema com a lona emburrachada, mas fico aqui pensando nas forças horizontais, com o trabalho lateral da carroceria, se o parafuso poderia danificar a borracha.
Quando peguei dicas para levantar a carroceria da Camper, o Ricardo do Clube da Camper, frisou diversas vezes para fazer o furo com o mesmo diametro do parafuso, para evitar esse trabalho lateral.
Com as borrachas, acho que é mais frágil lateralmente que PU.
PB

RogérioNunes
30/06/2008, 20:47
Pra matar a curiosidade do pessoal...
As buchas no seu estado "comercial" o a borracha lonada já instalada na carroceria do Engesão!!1

RogérioNunes
30/06/2008, 20:57
Tem um dito popular que diz o seguinte: "os filósofos arranjam um problema pra cada solução"

Paulo, depois que a carroceria estiver apertada até sair caldo por 10 parafusos de meia polegada + o próprio peso você acha que ela vai se deslocar lateralmente?Te digo que não vai mesmo.O próprio calço original já é bem folgado nos parafuso e nem assim ela se desloca sem falar na furação original na carroceria e dos suportes do chassis que também tem o diâmetro bem maior que os parafusos,logo, se tiver que ajustar os parafusos na borracha lonada terá que ajustar todos os alojamentos tb ou não terá sentido todo esse cuidado não concorda?

abraços


Guilhermeabreu,
Quanto aos calços, acho que a força na vertical não será problema com a lona emburrachada, mas fico aqui pensando nas forças horizontais, com o trabalho lateral da carroceria, se o parafuso poderia danificar a borracha.
Quando peguei dicas para levantar a carroceria da Camper, o Ricardo do Clube da Camper, frisou diversas vezes para fazer o furo com o mesmo diametro do parafuso, para evitar esse trabalho lateral.
Com as borrachas, acho que é mais frágil lateralmente que PU.
PB

guilhermeabreu
30/06/2008, 21:02
PAULOBARBOSA

Concordo com vc que as borrachas lonadas tem menor resistencia a compressão e ao deslizamento lateral , mas se vc pegar estas borrachas lonadas como foram colocadas , vc verá que para elas se desgastarem por força lateral ou na horizontal como vc citou , deverá passar uns 200 anos +- , elas são muito resistentes .

Agradeço sua preocupação , mas neste sentido estou tranquilo , e se ocorrer algum desgaste prematuro não ocorrerá o rísco de provocar algum acidente grave .

RALADO

Com ralação a aplicação das buchas , agora vc tem elas como comprei , e elas já instaladas na barra longitudinal , nas fotos anteriores postadas pelo ROGER .

Qto a pergunta das " luvas de encaixe duplo no rebaixo externo do eixo motriz da segunda alavanca de cambio , onde vc aplicou as buchas " ? VIAJEI ?????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! iiiiiiiiiihhhhhhhhhhhhhhhh !!!!!!!!!! , NÃO ENTENDI BULUFAS DO QUE VC ME PERGUNTOU . Vc poderia perguntar de outra forma para que eu pudesse entender melhor a sua dúvida ?

ABRAÇÃO A TODOS

OBRIGADO ROGER PELAS FOTOS .

RogérioNunes
30/06/2008, 21:03
Óia como ficou depois de pronto!
Detalhe da posição das alavancas.

CAVESO
30/06/2008, 22:03
Paulo,

No meu engesa coloquei borrachas lonadas iguaias as do guilherme, mas fiz um furo maior onde é coloca um tubo (mesmo esquema original) maior, do tamanho do conjunto todo. Fixa preso à borracha e justo no parafuso.

Espero ter ajudado..

Kim
30/06/2008, 23:17
Pessoal!!

O engesa do dr. Guilherme ficou muito bom!!!!

Fico imaginando o meu, que sem os calços estava um pouco mais alto, então, depois que colocar os coxins de motor de cavalo mecânico (volvo = 14cm eu acho), vai ficar um monstro, pronto para os 37"!!!

Está de parabéns Dr. Guilherme, bem como o grande Roger!

Abraços.

Kim.

CAVESO
30/06/2008, 23:20
37"????????????

Agora estou entendendo o porquê do eixo dana 44 na frente.....:pensativo:

CAVESO
30/06/2008, 23:25
Tem um dito popular que diz o seguinte: "os filósofos arranjam um problema pra cada solução"

Como filósofo de formação, digo que essa frase é a mais pura verdade.

Já que para nós filósofos, importam mais as perguntas que as respostas.....:mrgreen:

paulobarbosa
01/07/2008, 00:24
Rogerio Nunes, Caveso, e Guilherme Abreu,
Desculpe se pareci um pessimista. Mas não era a intensão.
Não sou especialista em mecanica, tenho uma camper a pouco tempo. E tenho a intenção de levanta-la. Quando peguei informações sobre isso, foi o que ouvi. Inclusive foi falado para prestar bastante atenção nesse fato. Apenas por isso comentei. Poderia ser algo, que vcs não tivessem pensado.
Abraços
PB

CAVESO
01/07/2008, 00:28
Sem problemas, amigo!

Todas as idéias aqui são bem vindas!

guilhermeabreu
01/07/2008, 00:47
AMIGO PAULOBARBOSA

Fique tranquilo amigo , embora vc tenha uma CAMPER ( QUE EU ACHO LINDA ) a pouco tempo e vc só tem 151 mensagens aqui no fórum ?. Sua preocupação é muito válida , não foi com a intenção de chamar a sua atenção pelo seu comentário , foi só esclarecimento mesmo das experiencias que nós temos .

Repito novamente , sua opinião e a de todos daqui não importa qto tem de experiencia ou de fórum , " TODOS DEVEM MANIFESTAR SEUS PENSAMENTOS E DÚVIDAS ) só assim que conseguimos crescer em tudo .
Manda lá qquer dúvida ou opinião será bem vinda .

Eu de minha parte , repito novamente , muito obrigado pela sua preocupação .

E BEM VINDO AO NOSSO CONVÍVIO .

ABRAÇÃO

Ralado/SP
01/07/2008, 12:50
Guilherme,

A pergunda enigmática, foi só pra fazer uma brincadeirinha, pois eu já tinha perguntado ums 5 vezes, de formas diferentes, a mesma coisa sobre as buchas - aliás parabéns pelas respostas e imagens ( esse é para o Roger), pois se eu consegui entender tudo sobre esse esquema alternativo das buchas, qq um entenderá... rsrsrsrsrs ( cabeçudo eu???)

Paulo,
o lance do calço mais firme nas camper's é o seguinte: como a carroceria da camper é muuuuito pesada e a rosca que prende o parafuso é fixa na carroceria ( no engesa é um parafuso passante ) o mais indicado é usar calços mais duros e com furação justa e manter os calços originais, pois em qq jipe a carroceria "dança" sobre o chassi, e isso é muito importante para os veículos off-road. Assim, essa folga ( torção da carroceria ) é feita apenas pelos coxins originais (no chassi) e não força o ponto de fixação dos parafusos, na carroceria, evitando que se danifiquem.
Uma dica bem legal, é quando for levantar a carroceria, levante também o câmbio, pois assim vc deixa o motor mais nivelado ( reto ) e melhora a lubrificação dele. Quando calcei a minha em 5cm, vi que o túnel do câmbio ficou com uma folga boa, que não havia inicialmente, aí coloquei uns calços de 3 cm no suporte do câmbio. Ficou show, alé de nivelar o motor, deu mais espaço entre a parte de trás do mesmo e a parede corta fogo.Dá até pra mexer na bomba de combustível por cima, sem grandes dificuldades.

Abraçones ALL

Ralado

paulobarbosa
01/07/2008, 15:45
Ahhh. agora entendi. Essa preocupação tem que ser maior na Camper do que nos Engesas.
Eu só tinha levantado a duvida, pois foi o que falaram comigo.
Abracos e boas trilhas.
Pb

Ralado/SP
01/07/2008, 18:31
O importante é estar sempre em QAP e jogar as idéias para serem debatidas... eu mesmo vivo dando uns "pitacos", porém muito é de ficar ouvindo, lendo e debatendo com a galera. Ciotado do Kim, do Guilherme, Edu e etc... que vivem me explicando as coisas - rsrsrsrs

Abraçones

Ralado

Ops: já colocou os Ranchos na viatura??? Vendeu os 1113????

paulobarbosa
01/07/2008, 19:03
Já coloquei os ranchos. Já vendi os 1113 para a camper do Igor de Valença.
E agora estou trocando as molas.
PB

Ralado/SP
02/07/2008, 14:17
Pense na possibilidade de calçar o câmbio em 3cm, fica bem legal esteticamente e o motor vibra menos.

Abraçones

Ralado

PS: só agor aque dei conta que o Igor em questão é o que mora aí... abraços pra família toda

Eduardo Velo
02/07/2008, 21:07
Quando peguei dicas para levantar a carroceria da Camper, o Ricardo do Clube da Camper, frisou diversas vezes para fazer o furo com o mesmo diametro do parafuso, para evitar esse trabalho lateral.

Só agora li os comentários e vi as fotos ...
O que acontece é o seguinte , os calços originais casam em 2 meia luas na chapa do chassi , se ficar só o calço inf. original , fica só 1 meia lua e existe a tendencia de correr a carroceria e até danificar a meia lua pq a furação no chassi é bem maior que o diam. do parafuso ... não precisa a furação da borracha ser exatamente o diam. do parafuso , isso não influencia ... e por mais que se aperte pode correr ...

No meu F3 os parafusos do assoalho não são passantes , depois de perder varias vzs por vibração colei com loctite ...

abs ...

RogérioNunes
02/07/2008, 21:57
Esquenta não Paulo!!
Juntando todas as nossas experiências, opiniões e também "achismos" é que chegaremos a um consenso para resolvermos os problemas e desafios que aparecem naturalmente e outros tantos que inventamos com nossas adaptações em nossas máquinas.Em momento algum seu comentário pareceu pessimista e como os outros amigos já comentaram, todas as opiniões, dúvidas,soluções, são bem vindas sempre.Ser um especialista numa determinada área não confere a ninguém sabedoria plena sobre um determinado assunto e como vc bem disse, "Poderia ser algo que vcs não tivessem pensado" é isso é uma verdade....
Pergunte, opine,debata e com certeza todos sairemos ganhando.

abraços


Rogerio Nunes, Caveso, e Guilherme Abreu,
Desculpe se pareci um pessimista. Mas não era a intensão.
Não sou especialista em mecanica, tenho uma camper a pouco tempo. E tenho a intenção de levanta-la. Quando peguei informações sobre isso, foi o que ouvi. Inclusive foi falado para prestar bastante atenção nesse fato. Apenas por isso comentei. Poderia ser algo, que vcs não tivessem pensado.
Abraços
PB

uxio69
27/12/2011, 22:12
Amigos Engeseiros,

Posso desenterrar este tópico? ;)

É o seguinte: O Galego está passando por uma mutação. Tá saindo o motor opala 4 cilindros e tá entrando o MWM 2.8. Hoje o Galego está com rodas e pneus originais (Fate Super Agarre 7,50 x 16) e calços de carroceria de PU vermelho de 4,5 cm.

Porém, como vou colocar pneu Maxxis Creepy de 38x13 R15, terei que subir mais um pouco a carroceria. Uma vez conversando com Luiz da Rota 4x4, ele me informou que nessa loja tem a venda um kit pronto de calços de 14cm próprios pra Engesa com pneus grandes.

Tento ligar pra Rota 4x4 desde ontem, mas não consigo ser atendido. No site não diz nada, mas acho que estão em recesso de fim de ano. :parede:

Aqui neste tópico, a maioria dos posts trata do calço original ou um pouco mais alto, e já sei que existem calços de vários materiais: nylon, polipropileno, poliuretano (PU), tecnil e borracha lonada. Não entendo nada das especificidades de cada material e aí surge minha dúvida.

Como vou colocar calços bem maiores no meu Engesa, na opinião de vcs qual seria o material ideal para os calços de 15cm? Informando que o Galego é só pra trilhas. No dia a dia vou de Abutre.

Valeu pela ajuda!

Uxío

geandre2004
28/12/2011, 09:15
No meu esta com essa configuração de pneus, coloquei o kit da rota (calços de PU + molas maiores) e até agora só alegria. Sou irmão do MaGao.

uxio69
28/12/2011, 11:06
No meu esta com essa configuração de pneus, coloquei o kit da rota (calços de PU + molas maiores) e até agora só alegria. Sou irmão do MaGao.

Oi Geandré,

Pois é, não tô querendo elocubrar muito não. Tô querendo pegar esse kit da Rota 4x4, mas não consigo falar com eles.

Ligo pro 11 2971 0588 e 0584, a chamada é atendida, ouço a gravação sobre a empresa e depois fica mudo. Já liguei mais de 10 vezes esta semana e nada. Acho que estão mesmo em recesso de fim de ano. Se for isso, deveriam avisar no site e tb na gravação telefônica. :freaking:

Enquanto a Rota 4x4 não volta do recesso, vamos trocando ideias! :dance:

Ontem conversei com o meca. Ele tb é torneiro. Ele deu uma sugestão de fazer um sanduíche, aproveitando os atuais calços de 4,5mm que seriam utilizados embaixo do suporte. Ou seja, os parafusos não ficariam em contato direto com a chapa do suporte, mas no calço de 4,5cm. Seria assim: parafuso + calço 4,5cm + chapa do suporte + calço de 15cm + porca.

Pra fazer os 10 calços de carroceria ele pediu 5 tarugos de PU de 30cm x 80mm. Para os parafusos ele pediu 10 pedaços de 30 cm de aço aftn 1045 trefilado de 5/8" + 20 arruelas de 20mm + 20 porcas parlock de 16mm com passo de 1,5mm. A soma das despesas de material mais mão de obra, chega a R$ 700. :shock:

Lendo aqui este tópico entendi que pro calço de carroceria parece que é melhor usar nylon por ser mais duro, e PU é mais indicado pro calço de suspensão por ser mais flexível.

Ainda tô achando melhor pegar a solução pronta da Rota. Esse calço de PU da Rota que vc comprou é o de carroceria ou de suspensão? Se for o de carroceria, lembra quanto pagou?

Léo_Babiski
28/12/2011, 16:22
Não é mais fácil e mais barato cortar o suporte original de ferro que é fixado ao chassis, mandar cortar e dobrar um novo, com parede mais grossa, na altura desejada e manter os calços originais?

Ao menos para o jpx todo munda faz assim. Mandei fazer 9 calços em forma de U com 15cm e na época não custou 50,00.

Abs.

JOÃO R.
28/12/2011, 18:54
Dino, conversei com Caca e ele me disse do calco de PU , vamos mandar fazer juntos ai em salvador, os de nylon ficam muito duros e diminuem o amortecimento de impactos na carroceria... nao acho vantagem.... abracos

Walter da Camper
28/12/2011, 20:33
A vantagem de usar calços sem alterar os suportes do chassi é a possibilidade de alterar ou até reverter para o original, no caso de vender a viatura ou mudar sua destinação.
Eu usava a Camper só para trilha e estava com 13 cm com dois calços de PU empilhados (7 + 6 cm). Agora que decidí usá-la no dia-a-dia e viagens, vou retirar um deles e ficar só com o de 7 cm (suficiente para manter os pneus 33').

Eduardo Velo
28/12/2011, 22:10
Uxío , vc vai tirar os 7.50 x 16" ( 31" ) e colocar 38 " sem mexer nos eixos ??
E pra colocar o motor Diesel ?? tem como legalizar não colocando motor eletrônico ??

Na minha opinião a idéia do Leo é bem interessante com viga de ferro U da pra fazer quadrados e usar os parafusos e calços originais ... simples e rápido de fazer ...
Não esqueça que subindo a carroceria vai ter que mudar a posição das panhards , do eixo de direção , da mangueira de abastecimento ... se for embr. original vai ter que mudar o limite da capa ... molas , amortecedores ... acompanha de perto o trampo pra não ter surpresas ...

abs ... e muitas trilhas em 2012 ...
Edu

Kim
28/12/2011, 22:13
Opa galera!
Olhem meu álbum de fotos na assinatura.
Tem uns calços que fiz.

uxio69
29/12/2011, 03:58
Não é mais fácil e mais barato cortar o suporte original de ferro que é fixado ao chassis, mandar cortar e dobrar um novo, com parede mais grossa, na altura desejada e manter os calços originais?Abs.Léo, essa solução que vc passou tb é interessante, e vou conversar com o meca. Valeu mesmo!


os de nylon ficam muito duros e diminuem o amortecimento de impactos na carroceria... nao acho vantagem.... Pois é João, tb tinha a idéia de PU. Mas pelo que andei lendo, para calço de carroceria de 5cm PU é ideal, porém calços de 15cm parece que nylon é melhor, justamente por não ser tão flexível quantro o PU. Mas continuo pesquisando e ouvindo a experiência de vcs.

Já tá rolando a lista pro evento de Serinhaém, de 10 a 12/02. Posso colocar teu nome na lista?


A vantagem de usar calços sem alterar os suportes do chassi é a possibilidade de alterar ou até reverter para o original, no caso de vender a viatura ou mudar sua destinação. Walter, não pretendo colocar o Galego pra rodar no dia-a-dia. É só pra trilha mesmo. Porém a vantagem que vc apontou é interessante. Valeu!


Uxío , vc vai tirar os 7.50 x 16" ( 31" ) e colocar 38 " sem mexer nos eixos ?? E pra colocar o motor Diesel ?? tem como legalizar não colocando motor eletrônico ??
Na minha opinião a idéia do Leo é bem interessante com viga de ferro U da pra fazer quadrados e usar os parafusos e calços originais ... simples e rápido de fazer ...
Não esqueça que subindo a carroceria vai ter que mudar a posição das panhards , do eixo de direção , da mangueira de abastecimento ... se for embr. original vai ter que mudar o limite da capa ... molas , amortecedores ... acompanha de perto o trampo pra não ter surpresas ...
abs ... e muitas trilhas em 2012 ...
EduEduardo, na dianteira vou trocar o D30 pelo D44 + semi-eixo reforçado + relação 5,375 + bloqueio e-locker.
Na traseira vou colocar semi-eixo reforçado + relação 5,375 + bloqueio e-locker + freios a disco.
Já me informei no Detran e tem sim como legalizar o motor que não é eletrônico.
Tb achei interessante a idéia de Léo. Amanhã mesmo conversarei com o meca sobre isso.
Tô sabendo das alterações com a subida da carroceria. Já comprei mangueira de combustível nova. A embreagem será a mesma da S-10 que veio junto com o motor. As molas vou comprar o kit da Rota 4x4. Já tenho os amortecedores do MB 1113.
Se eu acompanhar mais de perto, o meca me expulsa da oficina. Todo dia falo com ele, e 3 vezes na semana vou na oficina, pq é um pouco longe de onde moro (aproximadamente 35km). Por enquanto o serviço está na fase de "encaixar" direitinho o conjunto motor + caixa + redução no Galego.
Valeu mesmo pela atenção e dicas. Tb desejo muita lama pra vc em 2012! :mrgreen:


Opa galera! Olhem meu álbum de fotos na assinatura. Tem uns calços que fiz. Valeu Kim! Fotos no teu álbum não faltam. Verdadeiro ensaio fotográfico. Parabéns pela paciência em registrar tudo com fotos e compartilhar com os demais. Abração, Uxío

geandre2004
29/12/2011, 13:09
molas maiors e calços foi R$ 1.000,00.

uxio69
29/12/2011, 14:12
molas maiors e calços foi R$ 1.000,00.

Nem vou pensar 2 vezes. Kit Rota 4x4! :euforico:

Como cada mola custa R$ 175 x 4 = R$ 700, então os calços saem por R$ 300. :torcendo:

portugues
29/12/2011, 14:22
calços.. vai e pU não e tão maleavel assim como dizem... depois de apertado a resistencia e bruta companheiro!! vai sem medo uso 3 polegada mais pode aumentar mais se quiser!!!

326415326416326417326418326419
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.png

franzlana
29/12/2011, 14:43
Gente.

Cuidado com o custo das olucubrações e vans filosofias.

Se você mantem o calço original de borracha a questão de amortecimento de vibração está garantida. A partir daí qualquer calço que se sobreponha ao original fará o papel do chassi ou das longarinas da carroceria. Não interessa se ele é muito duro. O calço complementar pode ser até um tarugo de aço, desde que ele seja montado sobre o original que é de borracha. Daí, o nylon é uma das opções mais baratas, práticas e eternas. Você compra um tarugo de nylon de 65 ou 80 mm de diâmetro, corta no comprimento que quiser 10, 7, 15 cm (utilise torno para manter o paralelismo) e faça o furo para o parafuso. O meu está assim a 7 anos. O nylon é duro e barato. O poliuretano é mais macio, flexivel, porém muito mais caro. A borracha está sujeita a contaminação por diesel e similares e assim perde as características. Daí novamente o nylon se destaca. É eterno. Como os calços originais são de borracha, um dia eles irão ressecar (devido principalmente aos derivados do petróleo) e aí é so comprar o que existe no mercado: calços da linha GM. Monte-os sob os calços de nylon e seja feliz novamente. Alem do que os calços de nylon são bonitos e faceis de limpar. Calços de nylon são melhores que as havainas pois estes duram para sempre, coisa que nem os poliuretanos vão durar.

Walter da Camper
29/12/2011, 15:52
Eduardo, a questão sobre legalizar motor não eletronico depende do ano do veículo. Se ele foi fabricado em 1985, terá que atender às especificações para veículos daquele ano, mesmo depois de trocado o motor. O que não pode é adaptar motor mecânico em um carro de 2007, por exemplo. Poder até pode, mas em qualquer vistoria que for feita serão exigidos os padrões de emissão vigentes em 2007 e aí não vai passar.

Não entendi por que tem que alterar as Panhard, molas e amortecedores para levantar a carroceria, já que nesse tipo de lift a altura do chassi fica inalterada.

uxio69
29/12/2011, 15:56
calços.. vai e pU não e tão maleavel assim como dizem... depois de apertado a resistencia e bruta companheiro!! vai sem medo uso 3 polegada mais pode aumentar mais se quiser!!! A primeira foto deu uma idéia do tal sanduíche! hehehe Valeu português!


Se você mantem o calço original de borracha a questão de amortecimento de vibração está garantida. A partir daí qualquer calço que se sobreponha ao original fará o papel do chassi ou das longarinas da carroceria. Não interessa se ele é muito duro. O calço complementar pode ser até um tarugo de aço, desde que ele seja montado sobre o original que é de borracha. Daí, o nylon é uma das opções mais baratas, práticas e eternas. Você compra um tarugo de nylon de 65 ou 80 mm de diâmetro, corta no comprimento que quiser 10, 7, 15 cm (utilise torno para manter o paralelismo) e faça o furo para o parafuso. O meu está assim a 7 anos. O nylon é duro e barato. O poliuretano é mais macio, flexivel, porém muito mais caro. A borracha está sujeita a contaminação por diesel e similares e assim perde as características. Daí novamente o nylon se destaca. É eterno. Como os calços originais são de borracha, um dia eles irão ressecar (devido principalmente aos derivados do petróleo) e aí é so comprar o que existe no mercado: calços da linha GM. Monte-os sob os calços de nylon e seja feliz novamente. Alem do que os calços de nylon são bonitos e faceis de limpar. Calços de nylon são melhores que as havainas pois estes duram para sempre, coisa que nem os poliuretanos vão durar. Valeu Franzlana! Não tinha pensado nisso (manter o calço de borracha pra amortecer a vibração). :parede: Ainda bem que existe o fórum pra permitir a troca de idéias e experiências. Obrigado a todos pela ajuda!

Como sugerido pelo amigo Guilherme, acabo de comprar o radiador do omega 4.1 com ar da marca Delphi. O código é P160026. Custou R$ 485 com frete e diferença de ICMS incluído. Na segunda embarca pra Salvador!:dance:

Motor 2.8 já está funcionando. Amanhã coloco fotos e vídeo. Meca falou que a frente do Galego baixou muito. Torcendo pra Rota voltar logo na segunda pra comprar as molas novas!:dance:

portugues
29/12/2011, 17:17
a altura da carroceria não influencia nas barras amigo!! apenas se vc trocar as molas ai sim altera.. pode levantar 5 polegadas na carroceria que a suspensão continua a mesma.....

Eduardo Velo
29/12/2011, 17:17
Eduardo, a questão sobre legalizar motor não eletronico depende do ano do veículo. Se ele foi fabricado em 1985, terá que atender às especificações para veículos daquele ano, mesmo depois de trocado o motor. O que não pode é adaptar motor mecânico em um carro de 2007, por exemplo. Poder até pode, mas em qualquer vistoria que for feita serão exigidos os padrões de emissão vigentes em 2007 e aí não vai passar.

Não entendi por que tem que alterar as Panhard, molas e amortecedores para levantar a carroceria, já que nesse tipo de lift a altura do chassi fica inalterada.

Bom saber que pode trocar por diesel mecanico , pensei que não podia ...

Se erguer só a carroceria não será necessário mexer em nada mesmo ... mas como vai colocar motor diesel , vai ter que mexer com o espaço entre o chassi e o cofre do motor , daí troca de molas , amortecedores e as panhards ficam desalinhadas , além de mexer tb com caster , pode ser mínimo , mas mexe ... se ele conseguir colocar o motor diesel sem mexer na altura do cofre , que geralmente pega no carter , aí não precisa mesmo esquentar com mais nada ...

portugues
29/12/2011, 17:18
digo as Panhard ok!! vc pode continuar com amortecedores tb originais... vai alterar apenas a barra de direção mais Panhard continua mesma!!!

guilhermeabreu
30/12/2011, 21:01
Gente.

Cuidado com o custo das olucubrações e vans filosofias.

Se você mantem o calço original de borracha a questão de amortecimento de vibração está garantida. A partir daí qualquer calço que se sobreponha ao original fará o papel do chassi ou das longarinas da carroceria. Não interessa se ele é muito duro. O calço complementar pode ser até um tarugo de aço, desde que ele seja montado sobre o original que é de borracha. Daí, o nylon é uma das opções mais baratas, práticas e eternas. Você compra um tarugo de nylon de 65 ou 80 mm de diâmetro, corta no comprimento que quiser 10, 7, 15 cm (utilise torno para manter o paralelismo) e faça o furo para o parafuso. O meu está assim a 7 anos. O nylon é duro e barato. O poliuretano é mais macio, flexivel, porém muito mais caro. A borracha está sujeita a contaminação por diesel e similares e assim perde as características. Daí novamente o nylon se destaca. É eterno. Como os calços originais são de borracha, um dia eles irão ressecar (devido principalmente aos derivados do petróleo) e aí é so comprar o que existe no mercado: calços da linha GM. Monte-os sob os calços de nylon e seja feliz novamente. Alem do que os calços de nylon são bonitos e faceis de limpar. Calços de nylon são melhores que as havainas pois estes duram para sempre, coisa que nem os poliuretanos vão durar.

CONCORDO PLENAMENTE COMO FRANZLANA

Pq a CARROCERIA tem que ter um amortecimento na sua fixação ao CHASSI, logo o fabricante estudou e calculou este amortecimento colocando os COXINS ORIGINAIS e como nós todos fazemos as modificações elevando a CARROCERIA , a explicação do FRANZLANA esta corretíssima , vejo muitos aqui colocando calço de tubo de aço direto do CHASSI a CARROCERIA , com certeza um dia irá arrebentar a CARROCERIA , sem falar que vai passar todas as vibrações do CHASSI a CARROCERIA causando desconforto ao andar .
Como eu elevei apenas 6cm a mais do que o original , retirei o calço original acima do suporte original ( que é de 2cm ) e coloquei outro de BORRACHA LONADA com 8cm , logo : Elevei apenas 6cm e mantive o COXIN que fica abaixo do suporte original para que a arruela não ficasse direto no suporte , ou seja mantive a originalidade por baixo do suporte .

Tb acho que se elevar 15cm só com borracha , ficará com uma flexibilidade muito grande colocando em risco a segurança .

Minha impressão:

É de que o NYLON é mais duro do que o PU e acho os dois muito duros para serem colocados direto entre o CHASSI e a CARROCERIA sem um coxin de borracha para amortecimento .

Concluíndo e minha opinião :

Acho e concordo o FRANZLANA e a maneira mais barata e boa seria em confeccionar um calço de aço ( tubo de parede grossa ) fechar os dois lados furar os dois lados para passar o parafuso e manter os COXINS ORIGINAIS . Manteria o projeto original a baixíssimo custo .

OBS:

Eu uso pneus 33" e com o calço de 8cm ( FOI NESCESSÁRIO ESTA ALTURA PARA CABER O RADIADOR DO ÔMEGA 4.1 COM AR ) ficou muito bom e até um pouco alto demais para entrar no ENGESA ; meu irmão Raul esteve com o KIM e andou no FUZILEIRO , achou lindo demais SÓ RECLAMOU QUE FICOU ALTO DEMAIS PARA ENTRAR e se tivesse de usar no dia a dia , seria desconfortável por estar alto demais .

ACHO BOM VCS REPENSAREM NA ALTURA QUE VÃO FAZER PARA QUE NÃO FIQUE DESCONFORTÁVEL DEMAIS O USO DO DIA A DIA . Minha opinião é de que para pneus 37" um calço de no máximo 10cm seria mais do que suficiente , MAS GOSTO PE GOSTO E TENHO QUE RESPEITAR O GOSTO DE CADA UM .

ABRAÇÃO E BOAS FESTAS .

CAVESO
30/12/2011, 23:50
Eu fiz como o Fran: calços de borrachas originais acrecidos de calços de nylon.

O unico porém são os parafusos muito compridos.

Até agora os meus não bambearam, mas também o jipe nãoa ndou quase nada..rsss

Leonardo Raffi
31/12/2011, 10:20
uxio69 onde comprou o radiador...
Caveso tens noticias do criador do topico o Nero.... morreu..... esta sumido....
bom 2012 com saude e oportunidades......................de ligar o 4x4

uxio69
31/12/2011, 11:52
uxio69 onde comprou o radiador...
Caveso tens noticias do criador do topico o Nero.... morreu..... esta sumido....
bom 2012 com saude e oportunidades......................de ligar o 4x4

Comprei o radiador na APS. Vendedor Thiago. Negociação tranquila. Recomendo.

O tel dele é 19 3634 4852 e o e-mail é thiago.vendas@apsdistribuidora.com.br.

O código Delphi é P160026, o código Visconde é 12567 e o código Valeo é 734306R. O código Chevrolet é 52466036.

Esse radiador é o que Guilherme me recomendou. É para o Omega CD com Ar Cond e Câmbio Automático. É em alumínio brasado.

Existe um modelo mais barato que é o do Omega com Câmbio Manual e sem Ar Cond. O código Delphi é P160025, o código Visconde é 12566 e o código Valeo é 734305R. O código Chevrolet é 52466037.

Eduardo Velo
31/12/2011, 17:24
Leonardo , o Nero está vendendo a Rural , não sei se ele está entrando aqui no 4x4brasil , anota o email dele - neronets@gmail.com -

Veggi , seria muito bom criar uma fixação pra usar os calços originais , um jeito que acho eficiente é soldar um prolongamento de ferro na base do assento original e parafusar com extensor usando os parafusos e calços originais ...

O ano de 2011 está indo embora pessoal ... vamos abrir um bom vinho e comemorar a chegada de 2012 com novos Engesas rodando por esse Brasilzão ...

abs ... Edu

lucasaboboreira
12/11/2012, 02:49
Ae dino conta como ta a evolução...vou te ligar pra pegar uas dicas...
Abs
macarrão