Ver Versão Completa : Ajuda com montagem do escapamento
anderson_wzorek
12/04/2007, 22:07
Fala rapaziada,mais uma vez eu to aki cheio de duvidas.O"grilo" do momento é o escamapento.Acabei de adaptar o motor de opala 4 cc em meu jeep,ta funcionando perfeitinho,mas gostaria de deixar o escapamento com um "ronco mais bacana".Oque vcs me aconselham a fazer???? Ja tenho um silencioso esportivo,o pessoal aki falou para mim usar um tubo de parede grossa com 2,5 polegadas de diametro,sera que procede????por favor galera qualquer postagem é bem vinda abraços aos amigos
Fala rapaziada,mais uma vez eu to aki cheio de duvidas.O"grilo" do momento é o escamapento.Acabei de adaptar o motor de opala 4 cc em meu jeep,ta funcionando perfeitinho,mas gostaria de deixar o escapamento com um "ronco mais bacana".Oque vcs me aconselham a fazer???? Ja tenho um silencioso esportivo,o pessoal aki falou para mim usar um tubo de parede grossa com 2,5 polegadas de diametro,sera que procede????por favor galera qualquer postagem é bem vinda abraços aos amigos
Vc pode optar por akele escape turbo, fica ronco legal ou mandar fazer um dimensionado 4x2 tbm fica bom..
anderson_wzorek
13/04/2007, 20:31
Fala Cj 60,obrigada pela dica,eu acho que vou acabar optando por algo assim como vc me falou,alias ja estava com essa ideia em mente,quando eu tinha o bf no meu jeep,tinha um escape legal,com o ronco bom,alias to com esse escape aki ainda,vou ver a possibilidade de adaptar ele mesmo,mas de qualquer forma obrigada pela dica,e precisando de mim estou as ordens,abraço.
AE !!!
Pense tb em um 4x1 com dois JK fica bacana o ronco e melhora (pouco) o tork em baixa
anderson_wzorek
13/04/2007, 21:07
Fala pagani,desculpa minha ignorância mas oque é jk??? não manjo muito de escapamentos,entendo mais da mecanica,apesar de eu ser mecanico industrial,mas de qualquer forma valeu pela dica,e precisando alguma ajuda ai com solda,torno,fresadora,ou adaptaçoes estou as ordens... abraço
Fala pagani,desculpa minha ignorância mas oque é jk??? não manjo muito de escapamentos,entendo mais da mecanica,apesar de eu ser mecanico industrial,mas de qualquer forma valeu pela dica,e precisando alguma ajuda ai com solda,torno,fresadora,ou adaptaçoes estou as ordens... abraço
JK é o abafador esportivo.. é igual esse da foto, ai vc só precisa se optar escolher a ponteira que mais lhe agrada e soldar no conjunto..
abç
Wilson
anderson_wzorek
13/04/2007, 22:18
ok amigos obriga pelas respostas,então o tal jk eu ja tenho,possuo um abafador esportivo que estava no meu motor bf,vou usar ele mesmo.Mas vcs acham que devo manter o diametro original da tubagem de escape do opala ou devo aumentar um pouco???Aquele esquema que eu falei de fazer com parede mais espesa não deve passar de lenda,não acredito que funcione ou sera que dá???? desaculpa encher a galera de perguntas,um abraço e obrigada
Aquele esquema que eu falei de fazer com parede mais espesa não deve passar de lenda,não acredito que funcione ou sera que dá???? desaculpa encher a galera de perguntas,um abraço e obrigada
:concordo: é lenda, a espessura da parede nao :discordo: influencia em nada, agora o diâmetro dos canos isso sim, normalmente qdo se coloca 4x2, já se faz com canos de 2" ou 2 1/2", meu cj (motor BF) logo recebe um 6x2 e vou fazer até o final com uma dessas medidas de cano..
abç
Wilson
nos downloads tem um material sobre escapamentos.. talvez te ajude..
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27068
anderson_wzorek
13/04/2007, 22:34
eu tb sempre achei que a espessura da parede era lenda,e quanto ao diâmetro do tubo,vou fazer exatamente como vc disse,vou partir dessas medidas que vc citou ,acho que vai ficar legal,ahhh e o detalhe é que vou fazer td o escape sozinho,onde eu trabalho tem dobradeira e solda oxi-acetilenica,ou ate mesmo tig,vai dar trabalho mas vai ficar joia,obrigada pelas dicas Wilson,percisando estou as ordens,abraços Anderson
Sergio Rocha
13/04/2007, 22:34
Coloca um silencioso do Chevette, e deixa o resto como está.Simples e barato.Fica um ronco legal
[]'
ahhh e o detalhe é que vou fazer td o escape sozinho,onde eu trabalho tem dobradeira e solda oxi-acetilenica,ou ate mesmo tig,vai dar trabalho mas vai ficar joia,obrigada pelas dicas Wilson,percisando estou as ordens,abraços Anderson
Isso é bom infelizmente no meu caso vou partir pra um serviço pago :cry:.. bom pra vc dobrar os canos a dica é fazer um molde de arame e ir trabalhando o cano conforme as curvas do molde e claro ir testando como vai ficando no carro..
anderson_wzorek
13/04/2007, 22:47
Sergio valeu pela dica,vou pensar nessa ideia que vc me deu.... valeu pela dica abraço
anderson_wzorek
13/04/2007, 22:50
Então Wilson,vou partir de um molde com vc disse,ai quando estiver td definido é so fazer as dobras e meter solda,td no capricho,só não sei se coloco o abafador bem lá tras ou mais ou menos no meio do carro,oque tu acha??? desculpa tar te enchendo de pergunta,tendo definido isso é so esperar o jeep chegar do mecanico e começar a empreitada,to cheio de ideias pro jeep,com certeza vou incomodar mais o pessoal aki,abraço
cmte_carvalho
20/04/2007, 01:01
Anderson, peço sua licença para pegar uma "carona" no seu tópico: muito em breve terei de comprar um escapamento novo para o Thunderbolt uma vez que o conjunto atual já está MUITO enferrujado e até com algumas partes em plena decomposição (especialmente o "silenciador", que já contém diversos furos).
Gostaria, portanto, de obter dicas de como proceder para escolher um bom escapamento - 6:1 ou 6:2? Tal peça é comprada de acordo com o modelo do veículo ou do motor..? Qual preço aproximado, incluindo instalação? Etc.
Grande abraço, até mais!
Anderson, depende de como e qual silencioso traseiro vc vai por, se vai por uma ponteira cromada, como quer o acabamento depende mesmo de vc !
Anderson, peço sua licença para pegar uma "carona" no seu tópico: muito em breve terei de comprar um escapamento novo para o Thunderbolt uma vez que o conjunto atual já está MUITO enferrujado e até com algumas partes em plena decomposição (especialmente o "silenciador", que já contém diversos furos).
Gostaria, portanto, de obter dicas de como proceder para escolher um bom escapamento - 6:1 ou 6:2? Tal peça é comprada de acordo com o modelo do veículo ou do motor..? Qual preço aproximado, incluindo instalação? Etc.
Grande abraço, até mais!
Cmte Carvalho, qual sua ideia? original, barulho? bom 6x1 é o coletor original do seu jeep, 6x2 são 3 cilindros pra cada saída de escapamento, podendo se unir no final ou não, 6x1 qualquer loja de escapamento tem capacidade para fazer, mais ainda c vc comprar os canos num Donatti da vida, agora 6x2 só em lojas de escapamento especializadas em adaptações, pois precisa ter a dobradeira de canos e por ai vai..
abç
cmte_carvalho
21/04/2007, 21:28
Cmte Carvalho, qual sua ideia? original, barulho? bom 6x1 é o coletor original do seu jeep, 6x2 são 3 cilindros pra cada saída de escapamento, podendo se unir no final ou não, 6x1 qualquer loja de escapamento tem capacidade para fazer, mais ainda c vc comprar os canos num Donatti da vida, agora 6x2 só em lojas de escapamento especializadas em adaptações, pois precisa ter a dobradeira de canos e por ai vai..
Grande Wilson!
Eu gosto de ouvir o som do motor, então não quero silenciar demais não. Ao mesmo tempo não quero deixá-lo com aquele barulho horrível de "escapamento estourado".
Eu achei que o 6:2 fosse fácil de encontrar, por isso o mencionei. Mas, pelo que você disse, acabarei partindo mesmo para o 6:1.
Existe alguma espessura ideal? E quanto à pintura para proteção? É mesmo bom fazê-la para prolongar a vida útil do escapamento?
Até!
anderson_wzorek
21/04/2007, 21:51
fala cmte,se seu motor for 6cc acho que 3"(polegadas) seria uma medida de tubo legal,não use tubos com a parede muito espessa,mas nd de muito fino,acho que algo em torno de 1.2 ou 1.5 mm seria legal,quanto a proteção o ideal seria uma zinagem a fogo,mas um anti-ferrugem resolve bem,o mais pratico mesmo é comprar os tubos curvados ja e unir com solda,mas as evite,pois muita solda ,são mais pontos de quebra entende?espero ter te ajudado,duvidas é so postar e a proposito tu é piloto??? eu trabalho com construção aeronautica,vc deve ter ouvido falar em Ipe aeronaves,ou nhapecan ou quero -quero?se quiser acessa www.ipeaeronaves.com.br (http://www.ipeaeronaves.com.br) e da uma olhada em nossos novos projetos ou conhece a nossa historia...abraços Anderson
Grande Wilson!
Eu gosto de ouvir o som do motor, então não quero silenciar demais não. Ao mesmo tempo não quero deixá-lo com aquele barulho horrível de "escapamento estourado".
Eu achei que o 6:2 fosse fácil de encontrar, por isso o mencionei. Mas, pelo que você disse, acabarei partindo mesmo para o 6:1.
Existe alguma espessura ideal? E quanto à pintura para proteção? É mesmo bom fazê-la para prolongar a vida útil do escapamento?
Até!
Entendi Cmde, jogo nesse seu time tbm, não é questão de achar facil ou nao.. é mais questao de estilo, 6x2 vv tem 2 opções: ou achar o coletor do itamaraty q é plug n´play no BF ou como disse alguma loja especializada em escapamentos, eles fazem sim, a partir do zero, bom aki no forum tem 1 video com o som do 6x2 com coletor do itamaraty, é de 1 amigo aki do forum, peguei emprestado e coloquei no tube pra vc poder ter uma ideia de como fica.. em anexo, pra vc ter uma ideia os coletores do itamaraty e na segunda foto um 4x2 pra linha gm celta/corsa, feito do zero..
http://www.youtube.com/watch?v=Orud_2KhBt4
abç
cmte_carvalho
22/04/2007, 02:22
Anderson, eu sou totalmente leigo em compra de escapamento, por isso eu não estou entendendo quando você fala sobre comprar os tubos já curvados... Quer dizer que eles já não vem com a medida própria do veículo? E o que seria esse anti-ferrugem? Uma tinta?
As minhas limitações principais são as seguintes: orçamento e local de compra (o qual não dispõe de grande diversidade ou qualidade de opções).
Quanto à pilotagem ainda não, mas muito em breve deverei estar começando o meu curso de piloto privado!!! :D :D :D
Bacana o site da IPEA, não conhecia! Parabéns pelo seu emprego, admiro muito o desenvolvimento de aviões! Se conseguisse aprender a ter paciência para estudar eu bem que gostaria de me tornar, além de piloto, um engenheiro aeronáutico... Bem, darei uma boa navegada por lá e depois te mando uma MP!
Wilson, o vídeo que você postou trata-se de um Jeep com motor BF ou motor de Opala? Aqui na minha cidade é difícil ter uma loja especializada em escapamentos, por isso deverei ser praticamente obrigado a partir para um 6:1...
Ah, uma coisa que eu esqueci de comentar com vocês é quanto ao conversor catalítico - pelo que pude observar atualmente o meu Jeep está sem e desejo saber se esse é um item já incluso na compra do novo escapamento..?
Grande abraço, até!
Anderson, eu sou totalmente leigo em compra de escapamento, por isso eu não estou entendendo quando você fala sobre comprar os tubos já curvados... Quer dizer que eles já não vem com a medida própria do veículo? E o que seria esse anti-ferrugem? Uma tinta?Bom qdo ele diz pra comprar pronto, SIM, existem a venda tubos pré dobrados, principalmente pro CJ no donatti tem a venda, coloquei uma foto pra vc ver
Wilson, o vídeo que você postou trata-se de um Jeep com motor BF ou motor de Opala? Aqui na minha cidade é difícil ter uma loja especializada em escapamentos, por isso deverei ser praticamente obrigado a partir para um 6:1...Sim o video q postei é do BF, agora vendo sua assinatura vi que vc utiliza motor opala 6cc, o coletor é um pouco diferente, no mercado livre achei um 6x2 a venda, postei a foto pra vc ter ideia de como é tbm
Ah, uma coisa que eu esqueci de comentar com vocês é quanto ao conversor catalítico - pelo que pude observar atualmente o meu Jeep está sem e desejo saber se esse é um item já incluso na compra do novo escapamento..?Com certeza não a não ser que vc queira, não sei como vão ficar as leis sobre poluição dos automóveis, de início eu não colocaria
abç
cmte_carvalho
22/04/2007, 15:20
Wilson, qual é a desvantagem em se colocar o tal conversor? Ele reduz o rendimento do motor? É muito caro..?
Aliás, estamos esquecendo de conversar sobre preços...
Até!
anderson_wzorek
22/04/2007, 16:38
Fala cmte,os tubos ja vem pronto pro jeep,vou te passar uns sites de lojas que vendem isso,quanto ao anti ferrugem é parecido com uma tinta,o nome é tf 7 se não to enganado ou ferrox,qualquer casa de tintas automotivas vende,mas va em uma loja de escapamentos que os caras fazem td a vc,mas como te disse evite ao maximo as soldas,pos ali que vai quebar primeiro,mas não é nd de muito complicado,surgindo duvidas me procura,e quanto a aviação no que precisar te ajudo.
Os sites:
www.donatti4x4.com.br (http://www.donatti4x4.com.br)
www.zezo4x4.com.br (http://www.zezo4x4.com.br)
www.jipebras.com.br (http://www.jipebras.com.br)
www.gama4x4.com.br (http://www.gama4x4.com.br)
são todas lojas de 4x4,mas deve ter algo,abraços...
Wilson, qual é a desvantagem em se colocar o tal conversor? Ele reduz o rendimento do motor? É muito caro..?
Aliás, estamos esquecendo de conversar sobre preços...
Até!
Sim, restringe um pouco a saida dos gases, valor? a partir de uns 100 reais (consultando rapidamende no Mercado Livre), no geral como o amigo disse você pode estar consultando nos sites q vendem peças pra jeep, pra ter parâmetros de preço, consulte em mais de um, é o que faço, vai ver q existem diferenças absurdas de preço.
abç
PedroCJ5branco
09/11/2019, 12:46
Olá a todos!Sei que o tópico ja é antigo mas creio que pode tirar minhas duvidas! Alguem pode mandar uma foto de como é o esquema do escapamento original do jeep com bf161(desde a saída do coletor ate o tudo intermediário), pois meu escape foi feito "artesanalmente"por alguem sem noçao :parede: que projetou o escape muito baixo, ai todo lugar que passa raspa no chão :?
Se aguem me ajudar ficaria muito grato
PedroCJ5branco
09/11/2019, 12:54
569619 569620 569621 569622
Ai vao algumas fotos!
Aristides Jr
11/11/2019, 09:22
Olá Pedro!
Nós temos uma F100 e fizeram escapamento igualzinho ao seu!
Mas em Jeep nunca havia visto deste jeito!
Acho que o instalador está acostumado a instalar escapamento em Puma!
Att. Aristides Júnior
Sydney66
11/11/2019, 21:54
Boa noite Pedro.
Poxa, essa foi sem noção mesmo!!! serve mais como estribo para subir no jeep, mas como escape não. rsrsrs
A montagem correta do escape para o 6cc é essa da foto, veja a altura e como fica próximo do chassi.
No desenho vai o esquema de montagem, espero que ajude.
Abr
569663
569664
Aristides Jr
12/11/2019, 10:14
Olá pessoal!
Na frente de alguns Jeeps instalamos um "quebra-mato"
Em algumas motos haviam os "mata-cachorro"
Neste caso o cara construiu um "mata-tatu!!!
Abraços Aristides Júnior
Ps. Desculpe Pedro, mas só rindo para não chorar!
PedroCJ5branco
13/11/2019, 21:40
Hehehe Obrigado a todos pelas respostas e fotos.... hey Aristides gostei da ideia do "mata-tatu" kkkkkkk