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Ver Versão Completa : VEDAR CAIXA SECA



bacasurf
11/04/2004, 00:35
ALGUEM TEM ALGUMA SUGESTÃO DE COMO VEDAR A CAIXA SECA DA EMBREAGEM?? POIS POR TRES VEZES EU JÁ VI COMPANHEIROS SEREM REBOCADOS POIS ENTROU BARRO PELO VÃO DA PINÇA E TRAVOU A MOLA DO PLATO, FICANDO O JEEP COMO SE ESTIVESSE COM A EMBREAGEM ACIONADA.

ALGUMA DICA??/

VALEU..

MARCOS
CJ5 - 72

leopoldo
11/04/2004, 10:15
Esse barro/água barrenta também pode chegar a afetar o mancal trazeiro do motor.

1- Algumas caixas sêcas possuem uma borracha para a vedação do garfo.
Adapte uma ou crie um sistema semelhante.

2 - Use silicone (permatex sem ácido acético) ou poliuretano entre a caixa e o motor e na janela de inspeção.

CJ 60
11/04/2004, 13:49
2 - Use silicone (permatex sem acido acético) ou poliuretano entre a caixa e o motor e na janela de inspeção.


Pq silicone sem ácido acético? que acontece se usas um com?

Caio
11/04/2004, 14:01
Só dando uma dica:

O acido acético oxida o metal e pode contaminar o oleo, se for usado no carter pode oxidar a ceboliha do oleo.

[ ]´s sem vinagre

Danniel Pizatto
11/04/2004, 22:58
O silicone da GE, muito usado pra vedaçao de telhados de policarbonato tb nao tem acido acetico..

leopoldo
11/04/2004, 23:19
Bom, pelo menos se for o silicone vermelho RTV que eu conheço e que é usado na aviação, tem muito ácido acético.

Mas de qualquer forma é fácil identificar, tem aquele cheirinho bom a beça !

elcio
12/04/2004, 12:03
ola Marcos:

eu ja tive muitos problemas com agua e sujeira na embreagem. o que fiz foi desmonta-la e colocar massa de calefaçao destas encontradas em materiais de construçao, entre a capa seca e o bloco do motor, depois aperte bem e esta regiao esta resolvida. entre o arranque e a flange tbem pode ser usada a mesma soluçao. o problema do silicone eh que qquer movimento ou mexida que vc der ele rompe e fica vulneravel nesta regiao.
neo se esqueça do garfo da embreagem, a soluçao mais obvia seria a coifa de borracha que vc pode adaptar. eu usei uma coifa de homocinetica do gol ou semelhante, ja que nao acho mais a original do maverick V8.
e lembre-se que as capas secas tëm um respiro, eu geramlente o vedo antes de ir pra trilha depois tiro.

[]´s

monge
17/04/2004, 08:59
Fala Gente.... :D


Eu já parei também por causa da caixa seca. :roll:

Tipo quando eu atravesso um alagado, ou uma poça mais funda, o jeep andanva uns 2 km e simplesmente travava :shock:

Parecia que os diferenciais haviam encavalados. :shock:

A marcha não muda, e o jeep não anda. Mesmo com o pé na embreagem :shock:

O que fiz foi uma tampa mais bem vedada que a original.

Antigamente eu nem tinha ela, ficava com a parte de baixo da caixa seca aberta.

Depois desta tampa nunca mais tive este tipo de problema. :D

[]'s


Eugênio

André-4WD
21/10/2005, 18:09
Gente,
ando preocupado com a possibilidade do GM 6cc tomar agua pelo retentor trraseiro qdo usar a viatura em trechos alagados.

1) Tá vazando um pouco de óleo pelo retentor traseiro.
2) Nao tem a coifa do garfo da embreagem e estou com dificuldade de encontrar (caixa seca da C20).

Penso em vedar a capa seca com silicone ( o q nao tenha ac. acetico como mencionado).

POREM:
a) a coifa da caixa seca: tem alguma outra coifa que da para botar no lugar?
b) o dreno que tem embaixo da capa seca poderia ser tampado numa situação pré-trilha e depois retirado no pós-trilha?

Saudações,
Andre

vnogueira
26/10/2005, 08:58
Pessoal,

Comigo tem acontecido o seguinte: durante as trilhas chega uma certa hora que não consigo mais engatar nem a primeira nem a ré com o Jeep parado, engata somente a segunda.

O acionamento do pedal da embreagem fica normal, ou seja, não fica duro, mas parece que não abre para engatar, nem forçando a alavanca a marcha entra.

O mais estranho é que somente durante as trilhas acontece isso, e mesmo às vezes sem pegar qq trecho de lama ou água, ou seja, mesmo andando só em terreno seco (só poeira) tbm acontece esse problema.

Aí quando paro o Jeep e saio de novo com ele uns dois dias depois o acionamento volta normal...

Na cidade nunca aconteceu isso, acho que até pq quase não ando muito com ele pra lá e pra cá pela cidade.

O que pode ser? Será sujeira? Ou será que durante a trilha andando por horas e tendo que mudar de marcha tantas vezes a embreagem acaba falhando?

Será câmbio?

Desculpem pela ignorância e por tantas perguntas...hehehehe

Abraços,

Gustavo de Olliveira
26/10/2005, 13:34
E ai VNogueira , esse problema seu esta acontecendo com meu CJ também , mas em menores pro
porções , ou seja as marchas com jeitinho ainda entram , neste caso não é sujeira ou embreagem
vi não sei se no forum que é devido a temperatura do cambio que sobe muito com o uso
e altera o funcionamento do sincronizado se ele estiver um pouco gasto , acho que o do meu cambio
tá um pouco e o do seu câmbio deve estar mais , me falaram para colocar óleo um pouco mais grosso
que melhora , só que ainda não testei . ( só estou passando o peixe )
A respeito de vedar a caixa seca , penso em fazer isso não pq da embreagem mas sim pq do motor de arranque que depois de muita lama para de funcionar , acho que deve encher de barro nos dentes da cremalheira .

[] CJ 67 vermelho + ohc alcool

Vinicius_4x4
26/10/2005, 13:55
A respeito de vedar a caixa seca , penso em fazer isso não pq da embreagem mas sim pq do motor de arranque que depois de muita lama para de funcionar , acho que deve encher de barro nos dentes da cremalheira .


Isto acontece principalmente nesta época que todo mundo leva o jipe pra praia e pega aquela mistura de areia fina com água. O arranque simplesmente trava, mas não é problema na cremalheira (pelo menos não foi isto que ocorreu comigo) e sim no próprio motor de arranque. O rotor travou e as escovas gastaram bastante. Tive que desmontar o arranque limpá-lo e trocar as escovas.

vnogueira
26/10/2005, 14:01
me falaram para colocar óleo um pouco mais grosso
que melhora


Qual usar então?? Uso o SAE 90...

ronairy
26/10/2005, 15:57
Leopoldo,

Essa vedação do garfo eu tenho pensado em algo a uns 9 meses e não nasceu ainda :shock:

Aceito sugestões.

[]´s (sem nunca ter passado por esse problema... ainda)

leopoldo
26/10/2005, 18:40
Ta vendo porque eu coloquei cambio automático ?

Num momento de crise de radicalismo, voce pode (quem sabe) remover a caixa seca do jeep e bolar algo com camadas de camaras de ar rebitadas na carcaça. Isso é algo a ser pensado no 3 M do BF pois não tem originalmente nada lá.

Na caixa seca do 4 M OHC pedaleira suspensa já tem uma borracha desenhada para ser colocada lá.... mas não seve nos outros modelos.

Pagani
27/10/2005, 09:15
AE !!

Comigo após a trilha do Barro Branco, comecou a fazer barulho qdo eu pressionava o pedal da embreagem, mas as marchas entravam normalmente.
Porém ao desmontar pra conhecer o responsável pelo barulo, vi que o rolamento de encosta estava fundido com o cubo de alojamento e as esferas todas tortas dentro do rolamento...

Nunca tinha visto a peça dakela forma...


Porém a embreagem (diacos e plato) estavam blzinha...


[]'s tb procurando vedar tudo...

elias flato
27/10/2005, 12:32
Vcs poderiam colovar fotos da vedação?!?! :roll:
Obrigado! :mrgreen:

Raphael Diniz
28/10/2005, 09:27
Pessoal,

Tenho 2 caixas secas em casa, uma totalmente fechada onde a carcaça é "inteira" possui apenas a saída do fundo para acoplar no câmbio e uma outra onde a carcaça só tem metade do corpo onde é colocado uma tampa para fechar em baixo.......meu mecânico disse que a caixa pela metade é melhor, pois facilita a manutenção (sem necessidade de desmontar tudo, já a outra, tem que tirar toda a caixa seca para manutenção......Em termos de uso, vedação, ambas seriam iguais ou a caixa "inteira" é melhor neste sentido? Alguém tem alguma experiência com ambas as caixas secas? Como estou reformando o veículo, o mesmo está sem carroceria, então seria a hora ideal para pensar nisso.....OBS: o motor é um BF161 e o câmbio é um 3M (1ª seca).

[ ]s tentando evitar problemas com a embreagem......

leopoldo
28/10/2005, 10:28
Rafael,

A caixa inteira tem mais resistência estrutural.

A meia caixa favorece a troca de disco/ plato/ rolamento quando não se quer baixar o cambio, só afastá-lo o suficiente. Só que pode ser incomodo, impraticável ou perigoso ficar debaixo do cambio então .......

Também é útil pra quem quer ficar de olho no desgaste o do disco.

Em termo de vedação, nua e crua, a inteira é melhor ...... o que não quer dizer que não dá para fazer melhor na meia. é só usar a imaginação.

Opinião pessoal: a meia é melhor.

Pagani
28/10/2005, 11:31
AE !!

O meu tem a mesma configuração do seu...
BF161 + 3m com caixa seprada...

TRokei a embreagem sozinho, claro que tomando muito cuidado pro cambio nao cair em cima de mim... :| , mas nada que umas cintas bem colocadas nao resolvam e dois macacos jacare...


[]'s fugindo dos mecas

Alexandre Targino
09/11/2005, 10:39
monge,

O que fiz foi uma tampa mais bem vedada que a original.

Antigamente eu nem tinha ela, ficava com a parte de baixo da caixa seca aberta.

Depois desta tampa nunca mais tive este tipo de problema.


Pessoal no meu CJ com motor BF 161 e câMBIO de 4 marchas, dei uma verificada e estou sem a tampa :( , conforme foto anexa.

Monge, como vc fez esta tampa? Mandou fazer de chapa :pensativo: :pensativo: ?
Estou com dificuldade de encontrar a tampa aqui em Recife :( :(

Alguém pode me dar uma orientação de como proceder :?: :?:

Alexandre Targino
09/11/2005, 10:48
monge,

O que fiz foi uma tampa mais bem vedada que a original.

Antigamente eu nem tinha ela, ficava com a parte de baixo da caixa seca aberta.

Depois desta tampa nunca mais tive este tipo de problema.


Como vc fez esta tampa :?: :?: De chapa :pensativo: :pensativo: ? Estou sem a tampa em meu cj conforme fotos acima......não estou encontrando a tampa aqui em Recife :( :) .....

leopoldo, alguma idéia/sugestão de como fechar a caixa seca?

Pessoal, agradeço sugestões/opiniões :wink:

diogosp
07/08/2008, 21:55
Fala Pessoal,

estou retomando este topico, pois preciso de ajuda(dicas). Estou com o mesmo problema do amigo que abriu o topico....Acho q na ultima trilha a vedacao do garfo da embragem caiu e entrou barro e fiquei sem embreagem, trocar marcha nao foi problema, o problema é que fiquei sem o guincho e bem nesse dia tinha outras 2 viaturas quebradas........
Bom, gostaria de saber como vedar. O meu cambio é o 4 marchas jeep e a caixa seca tem uma abertura retangular onde entra o cabo da embreagem. Liguei nas lojas de jeep e o pessoal nem sabe do que estou falando.

Alguem pode me ajudar??? As dicas aqui postadas, Silicone e Coifa da homocinetica do Gol, funcionaram???


Obrigado

Diogo

Yuri Rodrigues
08/08/2008, 12:33
Esse barro/água barrenta também pode chegar a afetar o mancal trazeiro do motor.

1- Algumas caixas sêcas possuem uma borracha para a vedação do garfo.
Adapte uma ou crie um sistema semelhante.

2 - Use silicone (permatex sem ácido acético) ou poliuretano entre a caixa e o motor e na janela de inspeção.

Prezado Leopoldo

Desculpe utilizar este espaço , pois o assunto é outro , porem para mim de grande interesse.
Sei que tens grande conhecimento de mecanica , e preciso de uma ajuda .: meu Jeep tem feito uma média de uns 2 Km por litro , motor BF 161 original , 3 marchas... já mexi no carburador não tem folga no eixo da base, e troquei o giglê , esta com um 24 e parece que o correto é 27 , sera que pelo fato de diminuir o calibre , ao contrário o consumo é maior ? ou existem outros problemas a serem resolvidos? sei que o BF 161 faz uma média de uns 4 ou 5 KM por litro , mas este meu esta um absurdo.
P.S. Meu filho esta estudando na Escola CEMAR ( mecanica de aviação ) e já sabe que o exame da ANAC não é facil...porem penso que esta escola esteja entre as boas em qualidade de ensino !

Obrigado

Abraços

Yuri

leopoldo
08/08/2008, 18:51
Yuri,

Esse consumo está alto mesmo, ou vc tem pé de chumbo no acelerador.

Eu não recomendo diminuir o gicle pois vc acaba pisando mais para andar. O motor consome tanto quanto aumenta a abertura da borboleta.

O meu CJ quando era bf fazia mesmo 5 na cidade e 7,5 na estrada. É bem por aí.

Sobre a ANAC, qualquer concurso é de Arrebentar os neuronios. Inclusive o grau de dificuldade está dentro da complexidade de perito da PF ou eng. da petrobras.

NÃO É FÁCIL MESMO. e o pior .... Lá dentro não se usa praticamente nada daquilo que está no concurso. FAZER OQUE .....

Agora, sobre a CEMAR, não sei te informar.

Sobre melhorar o consumo, vc tem que atacar item a item: verificar e corrigir todas as discrepâncias do carburador e distribuidor, regular, aprender a segurar o pé e usar o cambio X velocidade da melhor maneira = suave, sem forçar as rpm's

MESMO ASSIM, há limites pois o cj 6 cilindros é muito reduzido de diferencial e o cambio não tem overdrive.

Yuri Rodrigues
11/08/2008, 13:17
Yuri,

Esse consumo está alto mesmo, ou vc tem pé de chumbo no acelerador.

Eu não recomendo diminuir o gicle pois vc acaba pisando mais para andar. O motor consome tanto quanto aumenta a abertura da borboleta.

O meu CJ quando era bf fazia mesmo 5 na cidade e 7,5 na estrada. É bem por aí.

Sobre a ANAC, qualquer concurso é de Arrebentar os neuronios. Inclusive o grau de dificuldade está dentro da complexidade de perito da PF ou eng. da petrobras.

NÃO É FÁCIL MESMO. e o pior .... Lá dentro não se usa praticamente nada daquilo que está no concurso. FAZER OQUE .....

Agora, sobre a CEMAR, não sei te informar.

Sobre melhorar o consumo, vc tem que atacar item a item: verificar e corrigir todas as discrepâncias do carburador e distribuidor, regular, aprender a segurar o pé e usar o cambio X velocidade da melhor maneira = suave, sem forçar as rpm's

MESMO ASSIM, há limites pois o cj 6 cilindros é muito reduzido de diferencial e o cambio não tem overdrive.

Prezado Leopoldo

Obrigado pelas informações:concordo:
Qto. ao carburador , vou trocar o gigle pelo numero original, e tentar sacar a flauta tambem para verificar o estado desta , pois de uma maneira geral o carbura esta bom sem folgas...
Mas o fato que o bicho:parede: ta bebendo como uma V2 usada na WWII...
Meu filho sabe das dificuldades , sobre o exame da ANAC , cabe a ele se " ralar" para poder ser certificado !!!

Abraços

Yuri

leopoldo
11/08/2008, 18:58
....o exame da ANAC , cabe a ele se " ralar" para poder ser certificado !!!

Ué ? certificado ? ele quer ser funcionario publico da agência ou ser mecanico de manutenção(avionica estrutura e propulsão) ?

Yuri Rodrigues
12/08/2008, 12:59
Ué ? certificado ? ele quer ser funcionario publico da agência ou ser mecanico de manutenção(avionica estrutura e propulsão) ?

Prezado Leopoldo

Ele quer atuar ,nas areas de estrutura e propulsão , mas me informou que após a conclusão do curso ,que é de dois anos e meio , tera que fazer uma prova na ANAC , para poder trabalhar nesta area , então entendo que sem o cerficado aferido pela Agencia , ele não tenha como reconhecido esta formação /profissão...:pensativo:

Abraços:concordo:

Yuri

coloma
22/08/2008, 18:43
bom ,eu nao sei se o que vcs chamam de caixa seca seria a caixa de marcha .Mas eu estou tento um problema de vazamento na caixa de marcha do meu CJ .Comprei as novas embreagens devido ao desgaste de 42 anos e juntas mas mesmo assim continua vazar .Me ajudem pois nao entendo nadaaa ..Estou é ficando louca toda vez que olho para baixo e vejo aquilo sujo na minha garagem so imagino que vou estragar as novas embreagens.

coloma
28/08/2008, 23:18
Me ajudem ai nesse topico gente por favor

leopoldo
29/08/2008, 20:20
Coloma, boa noite.

A caixa seca é a peça que tem forma de sino e fica entre a caixa de marchas e o motor. Nesta peça, tem um furo ou uma tampa, dependendo do modelo e ano.

SE vc vê um vazamento, ou é da parte de trás do motor (oleo de motor é preto) OU é da frente do cambio (óleo amarelado).

Seja um ou outro, não se preocupe muito pois não costuma afetar o disco de fricção.

Antes disso, ele patinaria e sairia um cheiro bem ruim.

De qualquer forma, vazamento incomoda mas dependendo doque for, acabar com ele significa empatar um bom dindin.

rubensx
29/08/2008, 20:30
bom ,eu nao sei se o que vcs chamam de caixa seca seria a caixa de marcha .Mas eu estou tento um problema de vazamento na caixa de marcha do meu CJ .Comprei as novas embreagens devido ao desgaste de 42 anos e juntas mas mesmo assim continua vazar .Me ajudem pois nao entendo nadaaa ..Estou é ficando louca toda vez que olho para baixo e vejo aquilo sujo na minha garagem so imagino que vou estragar as novas embreagens.

coloma

tira uma foto da parte de baixo pois dá pra talvez identificar melhor, mas prepare-se pode ser uma graninha consideravel arrumar

M-Beltrame
05/09/2011, 15:42
Pessoal, blz?
To querendo vedar a minha caixa seca, mas eu tenho algumas duvidas:
Esse silicone sem acido acético tem q ser resistente ao calor?
A parte de baixo da minha caixa seca esta furada, uq eu posso usar para tapar o furo? Durepox? Massa para calafetar?
Eu procurei mas ñ achei o respiro da caixa seca, posso deixar sem e vedar tudo?


T+

valdir rainer
06/09/2011, 18:04
Pessoal, blz?
To querendo vedar a minha caixa seca, mas eu tenho algumas duvidas:
Esse silicone sem acido acético tem q ser resistente ao calor?
A parte de baixo da minha caixa seca esta furada, uq eu posso usar para tapar o furo? Durepox? Massa para calafetar?
Eu procurei mas ñ achei o respiro da caixa seca, posso deixar sem e vedar tudo?


T+

Olá M-Beltrame a uns tempos atras eu abri um topico com esse assunto,da uma olhada,
Ja fis em muitos jeeps e fica muito bom.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/78569-dica-como-proteger-embreagem-de-quem-tem-motor-de-opala-no-jeep.html

M-Beltrame
06/09/2011, 20:32
Então Valdir, o meu jeep já tem a parte de baixo da capa seca original... eu só queria saber se posso tapar um furo q tem nela com durepox?
O seu sistema ficou bem legal, parabens.



T+

Edemar
07/09/2011, 01:26
Este é um dos problemas que ainda aguardam solução.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/93073-comprei-viatura-4.html

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