PDA

Ver Versão Completa : Dificuldade ao engatar marchas



andraschko
12/04/2007, 10:29
Caros colegas foristas.

Venho tendo um pequeno problema (tomara!)
Na cidade, quando vou engatar a segunda e a terceira, principalmente a terceira, o cambio dá uma "enroscada" para entrar a marcha. Na estrada não percebi ainda esse problema.
Pensei primeiro que pudesse ser o atuador da embreagem, que nunca foi trocado, embora a picape esteja com 150mkm, porém como as outras marchas entram normalmente acabei rejeitando esa idéia.
Aí pensei nos tais anéis sincronizadores da segunda e da terceira (acho que a ranger tem isso tb), uma vez que se dou uma acelerada antes de engatar, a marcha entra melhor, pois acaba por encontrar o "tempo" da marcha.

Se for esse último caso, alguém já trocou? é caro? precisa abrir a caixa?

Desde já, obrigado!

[]´s mal sincronizados...

LucianoJra
12/04/2007, 11:00
Tambem estou com esse mesmo problema, e ja faz tempo, embragem acho que não é, pois recentemte troquei o kit completo... estou andando assim mesmo, pois não quero abrir a caixa.

ojaneri
12/04/2007, 12:35
Qual a picape que você se refere?

andraschko
12/04/2007, 13:37
Qual a picape que você se refere?

Boa pergunta...
É essa da assinatura, que não saiu na pergunta...

edubelem
12/04/2007, 14:52
Ta com cara que é sincronizador, procura um mecânico de confiança e troca, pois se demorar, pode quebrar a engrenagem da terceira.

[]’s.

TylerNTL
12/04/2007, 21:54
Na minha que deve ser bem parecida com a sua (2001 4x4 CD 2.5), às vezes tenho dificuldade passando da 2ª para 3ª, desconfio também de ser um sicronizador. Porém como é uma passagem relativamente fácil de fazer perto do tempo, dificilmente ela arranha e assim vou levando.

Já que estamos falando de caixa de marcha...
A minha quando em marcha lenta às vezes faz um barulho parecido, com o barulho do motor quando é ligado e o óleo ainda não subiu do cárter. Basta um pequeno toque no acelerador e o barulho desaparede.

Já disseram que provavelmente o óleo da CM está baixo: Chequei e está exatamente no nível, além de ser relativamente novo 30k.

Ainda estou observando o barulho mas percebi que quando ela está inclinada com a frente na parte mais alta, so o motor estiver em marcha lenta, ele aparece e só desaparece com um pequeno aumento no giro.

Alguém tem idéia do que seria isso?

Reforçando a pergunta do Andraschko, qual a estimativa de R$ para abrir a CM e trocar um anel sincronizador?

Se mexer na CM vou aproveitar e trocar o retentor do volante que está com um pequeno vazamento. R$ 200,00 neste retentor está adequado ou estão tentando me roubar?

Pequeno jr
12/04/2007, 21:56
Ta com cara que é sincronizador, procura um mecânico de confiança e troca, pois se demorar, pode quebrar a engrenagem da terceira.

[]’s.

X2 !!!

Casos q ja vi dessa forma foram o sincronizador.

Edintruder
12/04/2007, 22:46
Troca as marchas mais devbagar que ajuda a preservar o sincronizado do jeito que está e reduz muito os riscos de quebra. Podes também trocar o óleo para garantir que esse serviço não seja feito nas tuas mãos. E aproveita para juntar essa grana para trocar por outra Ranger mais nova!

andraschko
13/04/2007, 09:13
Troca as marchas mais devbagar que ajuda a preservar o sincronizado do jeito que está e reduz muito os riscos de quebra. Podes também trocar o óleo para garantir que esse serviço não seja feito nas tuas mãos. E aproveita para juntar essa grana para trocar por outra Ranger mais nova!

Eu venho trocando as marchas com cuidado, mas quero consertar, pois não vou trocá-la tão cedo, eis que a relação custo x benefício dela é muito favorável, visto que gasto uns R$ 2000 por ano entre seguro total e ipva, licenciamento etc...

Se for pegar uma mais nova, além do investimento inicial, vou gastar mais em ipva, seguro...

Além disso, a "pretinha" está na família desde uns 12000km, sempre teve toda a manutenção feita na autorizada pelo meu pai, comprei-a porque estou morando a uns 450km da casa na minha noiva. Então rodo ( e muito) apenas em asfalto com ela. Em suma, está impecável, e provável que tenha q procurar muito para encontrar uma 2003/4 no estado dela.

Troquei o óleo da CM e do Diferencial em fevereiro e não mudou...

Portanto, alguém tem idéia de quanto gastaria em peças para consertar?

ojaneri
13/04/2007, 14:50
Antes de abrir a caixa, daa uma olhada no nível do óleo da embreagem..abre o capo, olha do lado direito, escondidinho tem um reservatorio..da uma olhada e caso esteja baixo, complete com óleo de freio DOT4.