PDA

Ver Versão Completa : Resistência dos pivôs dianteiros



Giuliano Barbosa
10/04/2007, 17:05
Pessoal, andei dando uma vasculhada aqui pelo forum e constatei parece existir um problema crônico com os pivôs... comprei meu Niva recentemente, e já quebrou do lado esquerdo, estourando também o superior e o amoretecedor... sorte que foi a 20Km/h e num local sem trânsito pesado.
Entendo que carro usado é assim mesmo, vou levar um tempo até acertá-lo para ganhar confiaabilidade, mas o que me preocupa na verdade com relação a este item especificamente é que apesar de já ter comprado as peças originais, parece que mesmo assim não são muito confiáveis... (made in Argentina, por exemplo).
Sendo uma peça que não "avisa" antes de quebrar:discordo: , gostaria de saber se tem alguma solução que pelo menos minimize o risco de uma nova quebra pra tirar essa pulga detrás da orelha. (tipo troca preventiva, reforço, adaptação...)
Só esclarecendo que apesar da "fama" devido a alguns que difamam o jipe Niva, até que fique provado o contrário na prática (apesar de meus conhecimentos ainda serem um tanto limitados) considero o Niva um carro robusto - contato que seja feita a manutenção adequada, calro.
Só usando uma analogia, sempre andei no off road de moto e já tive umas 13 motos e nada menos que 7 AGRALES! Elas, apesar da (injusta):sad: fama simplesmente provaram ser disparadas o melhor custo-benefício no off-road, agora tem uns detalhes que influem decisavamente no desempenho e durabilidade...tipo o cilindro não pode ser encamisado, peças somente originais, detalhes na montagem do câmbio, etc...agora tem umas coisas chatas tipo a vibração crônica, o que não chega a apagar o brilho de suas muitas outras qualidades.Enfim as motos pedem um certo carinho na manutenção mas retribuem isso em dobro :-D (apenas exigem proprietários cuidadosos)
Espero que o Niva seja assim também - mas isso só tempo poderá dizer na prática e com o aprendizado com as experiências dos colegas aqui do forum 4x4.8-)

emtsuhako
10/04/2007, 19:52
Giuliano, nunca tive problemas com pivôs, mas pelo sempre acompanhei nas listas de discussão, o principal problema são os pivôs feitos na Argentina... outra peça que costuma dar muito problema são as homocinéticas, mas faz um bom tempo que não leio relatos sobre quebra de pivô ou homocinética... parece que as peças bichadas já sumiram do mercado...

alexandre roveri
10/04/2007, 20:24
Gente vamos tentar organizar um pouco o forum :stop:
Vamos tentar encaixar as duvidas em tópicos já existentes antes de abrir novos tópicos e fragmentas as informações :concordo:
Beleza :?:
Já existem muitos tópicos sobre pivos, se tivessemos focado as duvidas em um unico tópico talvez ficasse mais facil a pesquisa, principalmente para novos menbros :mrgreen:

shuther4x4
10/04/2007, 21:38
Giuliano, o cilindro das agrales podem ser encamisados sim!!!! Dá trabalho, mas é perfeitamente possível! E ficam bem mais confiáveis que os originais de cromo! Se precisar te passo o telefone de um torneiro que sempre fez esse serviço pra mim! O resto sobre elas eu assino embaixo!
Gosto muito de agrales!!!! Será que é por isso que gosto de niva?????

Giuliano Barbosa
11/04/2007, 08:48
pessoal, valeu pelas contribuições, tem até um outro tópico sobre identificação dos pivôs!
roveri, realmente uma organização de tópicos seria interessante, pois quem é novo por aqui como eu, acaba encontrando dificuldade em achar as informações espalhadas... coloquei o tópico porque é realmente uma grande preocupação pra mim essa questão dos pivôs... acabo tendo que contar com a galera mais experiente.
shutter4x4, o encamisamento dos cilindros que eu me referi é o "padrão", semelhante ao que fazem com cilindros de DT180, que não tem revestimento em aço liga Cr-Mo da Agrale... se for encamisado assim a moto perde potência, ferve, a camisa se dilata e trava os pistões... eu não conhecia este contato do encamisamento, na dúvida sempre procuro usar os cilindros orginais... mas acredito que exista um serviço feito com critério e que dê certo, só que não conhecia ainda.
Para pegar o Niva vendi uma WXT200 toda original e uma Elefant 27.5 (e mais minha antiga Belina) ... agora estou "apenas" com uma EX!
Pode ser que realmente ocorra esta associação :shock: - Agrale & Niva nas nossas mentes!