Conectar

Ver Versão Completa : consumo alto do vitara

Ismar Leal Machado
10/04/2007, 13:26
pessoal eu me espantei hoje quando fui conferir o consumo do meu vitara.
até então eu ainda não havia feito a média mesmo porque eu comprei o carro faz apenas 6 meses. pois bem dentro da cidade, e vale apena ressaltar que é uma cidade pequena do interior de minas não temos transito nem semáforos, fatores que eu entendo serem importantes ou influêntes para determinar um maior consumo do veiculo. a média que meu vitara alcançou foi de 6 km por litro, eu achei um pouco exarcebado, ou seria isto mesmo?
vale resaltar ainda que o meu vitara é 3 portas ano 97/98 cãmbio automático. se esta média estiver muito baixa o que poderei fazer para melhorar?
agradeço a todos que contribuirem..

Morcego
10/04/2007, 14:58
Para medir o consumo de um veiculo, são tantas as variaveis que fica quase impossivel falar se o seu carro está ou não com problema. Tem Vitara aqui no Forum que faz 10~12 Km/litro na cidade e outros fazem 6~7 Kms na mesma cidade.
Um fator que colabora para aumentar o consumo pode ser exatamente o fato da sua cidade ser pequena e você rodar pouco. Se você sai de casa e chega sempre ao destino a poucos Kms da sua casa não dá tempo para o motor trabalhar na temperatura ideal, com isto a mistura vai ser mais rica nestes primeiros Kms e o consumo é maior. :|
Como falei antes, isto é apenas um dos fatores para diferenciar o consumo e não sei se é o seu caso. Existe o relevo da cidade, transito, sinal, veiculo automático bebe mais que o manual, regulagens de motor, qualidade de gasolina, teor alcolico e peso do pé do piloto, etc..etc..etc...:parede:

Ismar Leal Machado
10/04/2007, 15:13
fernando parece que vc tocou num ponto importante mesmo. realmente morro perto do trabalho não chega a 3 km e é uma subida ingrime, tenho certeza que não da mesmo para esquentar o motor. sendo assim não há mesmo o que fazer.
agradeço muito esta luz.
um abraço fraterno.

Morcego
10/04/2007, 15:24
fernando parece que vc tocou num ponto importante mesmo. realmente morro perto do trabalho não chega a 3 km e é uma subida ingrime, tenho certeza que não da mesmo para esquentar o motor. sendo assim não há mesmo o que fazer.
agradeço muito esta luz.
um abraço fraterno.

Ismar, meu amigo,

3 Kms :?: :?: :?: , Largue a viatura em casa, pare no pé da subida e tome uma lata de Skol gelada que chegará lá em cima rapidinho :twisted: :mrgreen: :-D

jmquiroga
10/04/2007, 18:09
realmente ... concordo .. e ainda ira fazer um exercício .. o meu vitara tem tudo o que um vitara pode ter para gastar muito , e ele deve estar fazendo uns 7km/l , lembrando que ele é mecanico ..

Morcego
10/04/2007, 18:34
realmente ... concordo .. e ainda ira fazer um exercício .. o meu vitara tem tudo o que um vitara pode ter para gastar muito , e ele deve estar fazendo uns 7km/l , lembrando que ele é mecanico ..

Parei de medir o consumo do meu Vitara depois que coloquei pneus muito agressivos, primeiro que eles são maiores e não batem com o hodometro mais, segundo que eles seguram bem a viatura exigindo mais aceleração e trocas de marchas mais frequentes. Deve estar fazendo uns 5 por litro ! :shock: :shock:

laserman
10/04/2007, 19:41
É, jipe é jipe !
O meu faz 5,5 e já marquei 4 km/l no off .
Adoraria ter um jipe que faz 12 na gasosa !

Boa lama,

Morcego
10/04/2007, 19:53
É, jipe é jipe !
O meu faz 5,5 e já marquei 4 km/l no off .
Adoraria ter um jipe que faz 12 na gasosa !

Boa lama,

Prá um 6 canecos tá bom o consumo ! :mrgreen:

jmquiroga
11/04/2007, 00:39
Eu resolvi um pouco meu problema , comprando uma moto dessas bem economicas para fazer tudo que é necessario , ir trabalhar , faculdade , e deixei o jipe para lazer e emergências ..

Ismar Leal Machado
11/04/2007, 08:28
pessoal eu concordo que realmente a distãncia é pequena, porém existem outros fatores, em minas temos montanhas e aqui onde eu trabalho fica bem em cima de uma delas, assim sendo fica quase impossível fazer este trajeto sem um veiculo, ainda mais com uma linda mulher do lado de salto alto segurando na minha mão..rsss

vou pensar na idéia da moto. obrigado a todos

Morcego
12/04/2007, 08:57
Por curiosidade, esta semana resolvi verificar o consumo da minha Viatura e fiz a medição. O consumo foi de 6.7 Km/l. Rodei uns 60% na cidade e 40% entre trilhas e estradas de terra usando tração. Acho que não foi tão ruim assim.:dance: . Esta medida não considero a media de consumo do meu Vitara, como disse depende do percurso da semana.:mad:

Dfpf
12/04/2007, 09:15
Por curiosidade, esta semana resolvi verificar o consumo da minha Viatura e fiz a medição. O consumo foi de 6.7 Km/l. Rodei uns 60% na cidade e 40% entre trilhas e estradas de terra usando tração. Acho que não foi tão ruim assim.:dance: . Esta medida não considero a media de consumo do meu Vitara, como disse depende do percurso da semana.:mad:

Fernando, estava discutindo essa questão de consumo em outro tópico. Tenho um Tracker 2007 com 1500Km que em todas as marcações que fiz não deram mais que 7km/l na cidade. Um colega aqui do fórum que roda no RJ e outro que roda em Natal, com o mesmo carro, afirmam ter consumo de 9km/l a 9,5km/l. Acho que por estarmos em uma cidade localizada em uma região montanhosa, obtemos consumos superiores aos de outros colegas, mas em compensação o que não falta por aqui é trilha. Mesmo assim doí no bolso quando discutimos que consumo misto de 6,7km/l está até bom....

Morcego
12/04/2007, 09:39
Dalton,

É isto ai...Este negocio que as pessoas gostam de dizer que o carro dele é economico e dá 10 km/l não considero muito, levo na gozação.
Repare que todo brasileiro gosta de dizer duas coisas sobre suas viaturas: :twisted:
1 - "Que compra carro barato e vende caro"
2 - "o carro dele dá 10 km/l na cidade enquanto o dos outros não passa de 7km/l".

Comigo é o seguinte: Meus carros bebem muito e nunca acho o bobo com a corda no pescoço vendendo uma Viatura bem abaixo da tabela quando procuro um novo carro prá comprar.:parede: :mrgreen: :mrgreen:

Jeanilson
12/04/2007, 13:10
Dalton,

É isto ai...Este negocio que as pessoas gostam de dizer que o carro dele é economico e dá 10 km/l não considero muito, levo na gozação.
Repare que todo brasileiro gosta de dizer duas coisas sobre suas viaturas: :twisted:
2 - "o carro dele dá 10 km/l na cidade enquanto o dos outros não passa de 7km/l".

Comigo é o seguinte: Meus carros bebem muito e nunca acho o bobo com a corda no pescoço vendendo uma Viatura bem abaixo da tabela quando procuro um novo carro prá comprar.:parede: :mrgreen: :mrgreen:
Pôxa, mas eu faço 10km/l no meu Vitara... :rolleyes: :mrgreen:

Mas sou favorecido pela geografia da região onde moro (tudo plano e poucos engarrafamentos), embora se bem que trocava um pouco disso por mais variedades de trilhas... :pensativo: :twisted:

Então fica o alerta, na comparação de consumo ter que levar em consideração o lugar em que roda.

[]'s

Morcego
12/04/2007, 13:34
Olá Jeanilson,

Tirando as brincadeiras, acho que todos tem uma tendência a dizer que seu carro é mais economico que o dos outros, não sei a razão disto.
Mas é claro que tem Vitara que pode dar 10Km/l, vai depender muito de onde e o tanto que o cara pisa num acelerador. Tenho um amigo com um Marea SW turbo que ele jura que faz 14 Km/l na cidade. Diz que só dirige de olho no Vacômetro, pode até ser, mas eu não acredito.

Mas em uma cidade grande, transito, sinal, subidas com aqui em BH eu acho impossivel. Encher um tanque, andar, encher novamente e medir o consumo muitas vezes destorce muito o resultado, o certo e fazer isto durante várias abastecidas mesmo porque num dia você pode pegar mais ou menos transito ou ir em algum lugar diferente do seu itinerário padrão.

Numa pista plana andando a 60Km/h com 50 Libras no pneu um Vitara pode chegar até 20 Km/l ou mais. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Ismar Leal Machado
12/04/2007, 14:35
como é bom este forum, eu não sabia que a calibragem do pneu pudesse interferir no consumo do veículo.
mesmo sabendo que aumentando a calibragem a viatura será mais econômica eu manterei o meu consumo auto ( 6 km /L) primando pelo conforto , sempre que coloco mais de 23 Libras nos pneus eu percebo logo a diferênça.

wagnerf
12/04/2007, 16:06
Dalton,

X2.......

Meu vitara faz 7 e olhe lá acho que a media certa é 6,5, mas devemos lembrar que estamos em uma região alta e montanhosa.

Mas se andar a 60 num passar de 2000 giros pode ser que de 10, pode ser, á e BH sendo plano.

Grassmann
12/04/2007, 16:28
6km/l com morro, carro frio e câmbio automático?
Tá loco de bom... rsrsrs
O meu, com câmbio automático, motor quente e cidade com aclives menores já faz isso e eu não acho muito não.
Tem que lembrar que o carro é um utilitário 4x4. O consumo baixo nunca foi uma de suas virtudes.
Eu fazia medição de consumo todas as vezes que abastecia, e me incomodava pacas com o resultado! Pra parar de me incomodar com o alto consumo do meu carro, parei de fazer a média... rsrsrs (Fazer o que? O carro não ia mudar mesmo...)

zanötto
12/04/2007, 17:11
Dalton,

É, e na hora de vender a turma num qué paga nem o que vale...
Me ofereceram 15 K na Sportage 97...

[ ]'s
CZnt

Ismar Leal Machado
13/04/2007, 07:56
esta questão de desvalorização é muito relativo, já vi depoimentos aqui no forum de alguém que teve 100% de valorização da viatura, eu por exemplo paguei 27000 num vitara 97/98 porque eu queria a viatura e estava em ótimo estado de conservação.

ericteles54
13/04/2007, 08:45
Quer comprar um carro economico??? Mesmo que seja uma Pajero a gasosa... É só perguntar ao vendedor se o carro bebe muito... Ele vai te dizer que é super economico, faz 10km/l na cidade... eheheeeheh

Morcego
13/04/2007, 09:05
como é bom este forum, eu não sabia que a calibragem do pneu pudesse interferir no consumo do veículo.
mesmo sabendo que aumentando a calibragem a viatura será mais econômica eu manterei o meu consumo auto ( 6 km /L) primando pelo conforto , sempre que coloco mais de 23 Libras nos pneus eu percebo logo a diferênça.

Ismar meu caro,

Não sei se foi com irônia sua primeira frase ou realmente você não sabia disto, mas a calibragem para mais ou para menos interfere e muito no consumo de qualquer viatura.

De qualquer maneira no meu post acima jamais aconselhei aumentar calibragem de pneus para tornar a viatura mais economica.

A baixa pressão é grande inimiga dos pneus e geradora de sérios riscos de segurança:
• Acelera o desgaste geral do pneu (trabalha mais quente).
• Aumenta o desgaste nos ombros do pneu (apoio maior sobre essa área).
• Aumenta o consumo de combustível (maior resistência ao rodar).
• Provoca perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo).
• Deixa a direção pesada e dificulta o manejo (maior resistência).
• Gera rachaduras na carcaça e na área dos flancos do pneu (mais flexão e mais calor).
• Provoca quebra circunferencial da carcaça na área dos flancos (excesso de flexão).
• Provoca bolsas de separação entre lonas e sob a banda de rodagem (gerada por calor e atrito).
• Provoca desagregação da rodagem (geralmente na região dos ombros, onde o calor se acumula mais).

O excesso de pressão também gera problemas que podem comprometer a sua segurança:
• Desgastes acentuados no centro da banda de rodagem (apoio maior sobre esta área).
• Perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo).
• Rachaduras na base dos sulcos (esticamento excessivo).
• Menor resistência a impactos aumentando riscos de estouros (menor absorção).
• Menor resistência a perfurações (rodagem mais rígida).
• Menor conforto ao dirigir: o veículo fica mais duro (menor absorção).

O meu exemplo no post foi ilustrativo, a mensagem que passei é que com um pneu muito cheio, tirando tudo de negativo que isto possa causar, o carro vai consumir menos gasolina por ter menos atrito com o chão e só.

Gosto de dar este exemplo de andar a 60Km/h constantemente, numa pista plana e com 50 libras no pneus para mostrar que só assim o cara consegue aquela média astronomica que ele fala andando numa viatura semelhante a minha, pegando engarrafamentos igual eu pego e ainda falar que sua viatura consome a metade da minha. Só rindo !!! E tem mais, eles devem esttar sempre de intestino vazio, ou seja cagam antes de medir para aliviar peso. Sacou !!!!

O correto é usar a especificação do fabricante. Note que nas trilhas baixamos a calibragem para ganhar mais aderencia, mas devemos recalibra-los ao voltar ao asfalto.

Por isto continue com sua viatura como está, primando pelo conforto e segurança que é o correto....:concordo:

Abrs

Morcego
13/04/2007, 09:12
É, e na hora de vender a turma num qué paga nem o que vale...
Me ofereceram 15 K na Sportage 97...

[ ]'s
CZnt

zanötto,
Queria muito conhecer duas pessoas na minha vida.
O bobo que compra carros caros e o trouxa que vende carro barato. :twisted:

Ismar Leal Machado
13/04/2007, 10:48
fernando, primo muito pelo uso correto da lingua, mas confesso que ainda tenho muito o que aprender. digo isto porque por mais que tenhamos a intenção de dizer algo esta poderá tomar outra conotação. diante disto faço-me agora entender, uma vez que teve a gentileza de externar sua dúvida sobre o real sentido das minha palavras, lhe dizendo que fui fiel a minha intenção quando disse que realmente não sabia do aumento de consumo quando com menor calibragem.
tenho uma satisfação muito grande sempre que venho aqui ouvir a todos, aprendo sempre e jamais usaria de ironia com qualquer membro deste forum ou de qualquer outro.
só tenho mesmo que agradeçer a todos que compartilham aqui suas experiências.
e um abraço fraterno a todos.

Carlos Magalhaes
13/04/2007, 12:58
Olá, pessoal! Só para constar: tenho um Vitara 97 5 portas manual há mais ou menos um mês. Ainda não consegui medir o consumo exclusivamente urbano. Mas num percurso misto - cidade, estrada, estrada de terra - tem dado 9 km/litro.

Apesar de morar em BH, o percurso que mais faço com o carro - casa/trabalho - é tranqüilo (Para quem mora aqui: uns 10 km pela Av. Catalão entre o Mineirão e o bairro Caiçara sem engarrafamento).

O importante é que estou gostando muito do carro!

Abraços.

Carlos

Joao Baeta
13/04/2007, 13:13
:arrow:O meu ex-Jimny fazia 10 na cidade e 11.5 km/l na estrada.... Não achava beberrão....... Era boa média! Mas eu adorava o meu querido Verde (Dei PT aos 68000 km) :cry:
Lembrando que fiz a revisão 2 meses antes de bater! :mad:
Agora tenho o Grand Vitara 2.0 TD...Estou muy feliz!
Absssssssssssssssssss

laserman
13/04/2007, 13:44
Que lástima, um suzuki a menos no mundo !

Boa lama,

:arrow:O meu ex-Jimny fazia 10 na cidade e 11.5 km/l na estrada.... Não achava beberrão....... Era boa média! Mas eu adorava o meu querido Verde (Dei PT aos 68000 km) :cry:
Lembrando que fiz a revisão 2 meses antes de bater! :mad:
Agora tenho o Grand Vitara 2.0 TD...Estou muy feliz!
Absssssssssssssssssss

Joao Baeta
13/04/2007, 14:20
Que lástima, um suzuki a menos no mundo !

Boa lama,
:arrow:Mas estou gostando muito do GV....Macccciiiiioooo!!!!!!
E beeeeeeeem economico!!!!:concordo:
Abssssssssssss

Morcego
13/04/2007, 15:14
fernando, primo muito pelo uso correto da lingua, mas confesso que ainda tenho muito o que aprender. digo isto porque por mais que tenhamos a intenção de dizer algo esta poderá tomar outra conotação. diante disto faço-me agora entender, uma vez que teve a gentileza de externar sua dúvida sobre o real sentido das minha palavras, lhe dizendo que fui fiel a minha intenção quando disse que realmente não sabia do aumento de consumo quando com menor calibragem.
tenho uma satisfação muito grande sempre que venho aqui ouvir a todos, aprendo sempre e jamais usaria de ironia com qualquer membro deste forum ou de qualquer outro.
só tenho mesmo que agradeçer a todos que compartilham aqui suas experiências.
e um abraço fraterno a todos.

Ola Ismar,
Esquenta não amigo

Mas só por causa disto desejo que sua viatura fique sempre muito suja nos fins de semana e que seus caminhos sejam repletos de atoleiros, buracos, muita lama e poeira e desafios. :D :D
E quando a viatura aparentar assim, poste umas fotos dela aqui no Forum prá gente ver.

Grande Abraço

Faccioli
13/04/2007, 16:50
meu Vitara faz 7,5 cidade e 8,8 na pista, não tem geito... não passa disso, e olha que o pé é na casquinha!!!

sempre 100 km/h no máx 110 km/h

sem tração, com tração a conversa é outra, e eu nunca fiz consumo em trilha com a tração ligada, mesmo pq aí eu tô curtindo e isso não tem precço, portanto esqueça valores com diversão!!

abraço á todos...

Joao Baeta
13/04/2007, 17:19
meu Vitara faz 7,5 cidade e 8,8 na pista, não tem geito... não passa disso, e olha que o pé é na casquinha!!!

sempre 100 km/h no máx 110 km/h

sem tração, com tração a conversa é outra, e eu nunca fiz consumo em trilha com a tração ligada, mesmo pq aí eu tô curtindo e isso não tem precço, portanto esqueça valores com diversão!!

abraço á todos...
:arrow:Faccioli,
O Seu vitara está sendo um V6!
:mrgreen:
Absssssssssssssssssssss

laserman
13/04/2007, 18:54
Ops,
o meu V6 faz 10 km/l na estrada rodando a 100 km/h, no lockup, hehehe

Boa lama,

:arrow:Faccioli,
O Seu vitara está sendo um V6!
Absssssssssssssssssssss

Joao Baeta
13/04/2007, 19:07
Ops,
o meu V6 faz 10 km/l na estrada rodando a 100 km/h, no lockup, hehehe

Boa lama,

:arrow:Caraca,
O seu V6 é mais economico do que o Faccioli!
Pq será? :pensativo: :mrgreen:
Absssssssssssssssssssss

laserman
13/04/2007, 19:48
O segredo é sua baixa cilindrada, 2000 cc ! Resulta num ótimo grenciamento e pouca perda !

Boa lama,

:arrow:Caraca,
O seu V6 é mais economico do que o Faccioli!
Pq será? :pensativo: :mrgreen:
Absssssssssssssssssssss

Joao Baeta
13/04/2007, 19:54
O segredo é sua baixa cilindrada, 2000 cc ! Resulta num ótimo grenciamento e pouca perda !

Boa lama,
:arrow:E depende muito do pé do dono né?
Absssssssssssssssss

Morcego
13/04/2007, 20:21
ÔÔÔÔ João,

Cê fica provocando....:mrgreen: :mrgreen:

Daqui a pouco aparece aqui no Forum motor V8 gasolina dando 15 Km/l na cidade e o cara tem pé de chumbo :shock: :shock: e este topico não acabará jamais !!!:D :D :D

Abrs

laserman
13/04/2007, 20:28
Claro,
Se pisar fundo no modo sport trocando aos 6500 ele faz 5, isso de pneuzin 215 qd tiver de 265 vai pra 4 ...

Boa lama,

:arrow:E depende muito do pé do dono né?
Absssssssssssssssss

Joao Baeta
13/04/2007, 20:29
ÔÔÔÔ João,

Cê fica provocando....:mrgreen: :mrgreen:

Daqui a pouco aparece aqui no Forum motor V8 gasolina dando 15 Km/l na cidade e o cara tem pé de chumbo :shock: :shock: e este topico não acabará jamais !!!:D :D :D

Abrs
:arrow:Só se for V8 a GNV! :mrgreen::mrgreen:
Absssssssssssssssss

laserman
13/04/2007, 20:36
Cara,
Vc tem algum familiar chamado Zeca B... ?

Boa lama,

:arrow:Só se for V8 a GNV! :mrgreen::mrgreen:
Absssssssssssssssss

nanito
28/08/2007, 11:14
Uma coisa que eu não vi ninguém comentar aqui é em relação aos filtros. Além do tamanho dos pneus, os filtros de ar e de gasolina influenciam um pouco na economia da viatura. Esse mês instalei um vacuômetro e já me ajudou muito, agora essa semana troquei os filtros de ar e de gasolina e já melhorou muito a marcha lenta, totalmente estável. Agora só falta medir o consumo!!

Trata-se de um vitara 1.6 automático, carburado.

No manual heynes diz que um vitara carburado faria em torno de 11 km/l na estrada e 9 km/l na cidade, com pneus salsichinha, óbvio.

[]´s

Joao Baeta
28/08/2007, 22:19
:arrow:Nanito,
Essa marca esta boa para o seu Vitara!
Se mexer no carro... Ai piora! :mrgreen:

Morcego
29/08/2007, 15:57
Meu Vitara 1.6 8v com pneus Argentinos faz 5,5 ~ 6,0 Km/L no maximo medindo Trilha / Cidade.
6,5 ~ 7,0 Km/L no maximo medindo só cidade.
Viagem nunca medi porque não viajo com estes pneus.
E duvido de alguma outra viatura com pneu de trilha com perfil agressivo consiga uma media melhor.

josuenog
24/09/2007, 01:44
sou suzukeiro novo e ainda estou me adaptando ao carro.
Fiz 10km/litro em estrada sem interrupção. Na cidade creio que deva fazer uns 8...
O meu éh automatico e 16 valvulas com 130.000 rodados

r1.net
25/09/2007, 11:22
O meu faz em média 7,5 km/l na cidade ... uso pneus Blackstar Guyanne 235/75/R15 e estou doido pra me desfazer deles :( ... e colocar um 205 ... a altura do pneu tb influência?

MARCELO VITARA SUBMARINO
25/09/2007, 15:47
Meu Vitara 1.6 8v com pneus Argentinos faz 5,5 ~ 6,0 Km/L no maximo medindo Trilha / Cidade.
6,5 ~ 7,0 Km/L no maximo medindo só cidade.
Viagem nunca medi porque não viajo com estes pneus.
E duvido de alguma outra viatura com pneu de trilha com perfil agressivo consiga uma media melhor.

Aí Fernandão,

Segue planilha (Tive que passar pro Word mas se alguem quiser envio ela por MP) que faço desde que comprei o Submarino. Desde agosto de 2006 ele está com pneus argentinos 235 75 R15, rodas mangels direcional 15 x 7, todas as proteções, parachoques de ferro, focinho de aço, sem catalizador, uso tubo direto com abafador de alfa, snorkel, alem de andar com todas as tralhas de uso no offroad, uma mala de uns 20 kg. Ando nele diariamente, um trajeto de +/- 18 km, saindo do Gutierrez e indo a Santa Efigenia somente na hora do rush, e com este calor a/c ligado direto. Dá pra sentir que piorou o consumo nos últimos abastecimentos. Trilhas de 15 em 15 dias pra relaxar. Hoje ele faz 7,64 km/l eu acho uma boa média, mas tá caindo, vide o grafico anexo.

Joao Baeta
25/09/2007, 15:59
:arrow:Marcelo!
Caraio... Onde foi esse 2.56km/l?
:pensativo:

MARCELO VITARA SUBMARINO
25/09/2007, 16:17
isto aí foi num acampamento, tava calor pra caraí e dormi com o A/C ligado a noite inteira. Bebeu igualzim dogde v8.

nanito
25/09/2007, 17:24
Aí Fernandão,

Segue planilha (Tive que passar pro Word mas se alguem quiser envio ela por MP) que faço desde que comprei o Submarino. Desde agosto de 2006 ele está com pneus argentinos 235 75 R15, rodas mangels direcional 15 x 7, todas as proteções, parachoques de ferro, focinho de aço, sem catalizador, uso tubo direto com abafador de alfa, snorkel, alem de andar com todas as tralhas de uso no offroad, uma mala de uns 20 kg. Ando nele diariamente, um trajeto de +/- 18 km, saindo do Gutierrez e indo a Santa Efigenia somente na hora do rush, e com este calor a/c ligado direto. Dá pra sentir que piorou o consumo nos últimos abastecimentos. Trilhas de 15 em 15 dias pra relaxar. Hoje ele faz 7,64 km/l eu acho uma boa média, mas tá caindo, vide o grafico anexo.
rapaz, qual a configuração de pneus e rodas que vc estava usando quando fez 13,65 km/l?

isso seria um sonho pra mim, hehehe!

[]´s

Morcego
25/09/2007, 19:47
Fala Marcelo,

Realmente, os 2,56 e os 13,65 espantam :shock::shock::shock:

Meu consumo é mais parecido com o seu dos ultimos 4 meses, não consigo mais que isto,:parede: A diferença é que ando muito pouco na cidade, apesar de rodar uma média de 200 km por semana, talvez a metade disto ou mais seja na trilha e deslocamentos.:pensativo: Pode ser esta a explicação para eu ter um consumo mais elevado.:putz:
Mas no seu caso está estranho mesmo este aumento de consumo se você não mudou sua rotina !:pensativo:

Abração procê

Joao Baeta
25/09/2007, 19:47
isto aí foi num acampamento, tava calor pra caraí e dormi com o A/C ligado a noite inteira. Bebeu igualzim dogde v8.

:arrow:Dormiu com motor ligado e A/C tb!
Qns acordou... Meio tanque!:mrgreen:

MARCELO VITARA SUBMARINO
26/09/2007, 09:01
Fala Marcelo,

Realmente, os 2,56 e os 13,65 espantam :shock::shock::shock:

Meu consumo é mais parecido com o seu dos ultimos 4 meses, não consigo mais que isto,:parede: A diferença é que ando muito pouco na cidade, apesar de rodar uma média de 200 km por semana, talvez a metade disto ou mais seja na trilha e deslocamentos.:pensativo: Pode ser esta a explicação para eu ter um consumo mais elevado.:putz:
Mas no seu caso está estranho mesmo este aumento de consumo se você não mudou sua rotina !:pensativo:

Abração procê

É, poderiamos desconsiderar estes dois valores, mas a média não ia mudar muito não, agora nestas ultimas médias, eu acho que é por causa do uso do Ar condicionado. Estou usando direto. Mas é isto aí, num tem jeito de sair disso não, pra quem tá achando que tá bebendo muito compra uma Honda Biz e fique inimigo do dono do posto do seu bairro. ehehehehehe

Abs a todos,

nanito
26/09/2007, 10:56
É, poderiamos desconsiderar estes dois valores, mas a média não ia mudar muito não, agora nestas ultimas médias, eu acho que é por causa do uso do Ar condicionado. Estou usando direto. Mas é isto aí, num tem jeito de sair disso não, pra quem tá achando que tá bebendo muito compra uma Honda Biz e fique inimigo do dono do posto do seu bairro. ehehehehehe

Abs a todos,
e os pneus?!

fala aí qual vc tava usando quando fez 13 km/l!! hehehehe!!

quero mudar meus pneus, tô afim de colocar uns 215/75, pra ver se adianta "um pouco" na economia.

[]´s

Morcego
26/09/2007, 11:13

Abs a todos,

É isto mesmo Marcelo,
Quando falo que minha viatura faz (5,5~6,0 Km/L Trilha/Cidade) e
(6,5~7,0 Km/L medindo só cidade), todo mundo acha um absurdo :shock: e falam que os Vitaras deles dão 8 ou 9 ou até 10 km/L na cidade e que andam na hora do Rush :stop:... ai eu dou os parabéns e calo minha boca. :mrgreen:
Ando também na maioria das vezes com o Ar ligado e se quisesse economia tambem compraria uma Biz, ou passaria a sair de bike !! :lol::lol::lol:

MARCELO VITARA SUBMARINO
26/09/2007, 11:23
e os pneus?!

fala aí qual vc tava usando quando fez 13 km/l!! hehehehe!!

quero mudar meus pneus, tô afim de colocar uns 215/75, pra ver se adianta "um pouco" na economia.

[]´s

Nanito,

Este 13 km/l é coisa inacreditável, nesta época eu viajava muito no vitara e com pé de pano, bem levim, nem levo em conta mais. Mas se quiser saber, nesta época o Submarino calçava michelin LTX A/T 215 75 R15 com rodas originais de liga leve, e estavam quase chegando no final de sua vida útil. Mas quer saber é coisa que acontece uma vez na vida e outra na morte, andei até quase acabar a gasosa.

Abs

MARCELO VITARA SUBMARINO
26/09/2007, 11:26
É isto mesmo Marcelo,
Quando falo que minha viatura faz (5,5~6,0 Km/L Trilha/Cidade) e
(6,5~7,0 Km/L medindo só cidade), todo mundo acha um absurdo :shock: e falam que os Vitaras deles dão 8 ou 9 ou até 10 km/L na cidade e que andam na hora do Rush :stop:... ai eu dou os parabéns e calo minha boca. :mrgreen:
Ando também na maioria das vezes com o Ar ligado e se quisesse economia tambem compraria uma Biz, ou passaria a sair de bike !! :lol::lol::lol:

Tem gente que sonha, estes caras fazem contas de cabeça e acham estes resultados, eu queria ver uma planilha com os abastecimentos e autonomia dos ultimos 06 meses, os caras vão ter uma surpresa!!!!! Aí vai ter nego vendendo vitara baratim e comprando Honda Biz. KKKKKKKKKK

Morcego
26/09/2007, 11:43
Tem gente que sonha, estes caras fazem contas de cabeça e acham estes resultados, eu queria ver uma planilha com os abastecimentos e autonomia dos ultimos 06 meses, os caras vão ter uma surpresa!!!!! Aí vai ter nego vendendo vitara baratim e comprando Honda Biz. KKKKKKKKKK

Tem uma série outros fatores que influenciam no consumo :
Temperatura, trafego, itinerário, relevo, velocidade, tipo de gasolina, tipo de pneus, calibragem dos pneus, humor do piloto no dia, tipo de piso, se mora em cidade plana ou montanhosa, pressão Atmosférica, se o cara roda sempre com tanque vazio e o carro fica muito no sol e outros 1000.:putz:

Para se chegar a um numero mais proximo do Real, somente uma planilha igual a sua, medindo por um periodo muito longo e fazendo uma média aritimética com o periodo total.

O que acontece é que o cara numa semana X mede o consumo e se este for baixo ele o desconsidera e na semana seguinte tira o pé, mede denovo e sai falando prá todos que a viatura dele dá 10 km/l.:evil::evil::evil::evil:

chrisb
26/09/2007, 14:47
Minha viatura estava fazendo 8.5Km/L em uma mistura de trânsito(pego todo dia de manhã) e estrada (Anel, pra quem é de BH..pego todo dia de noite) quando eu tinha o pneu 205/75/15..... depois que coloquei o 235/75/15, caiu para 7.5Km/L na mesma mistura trânsito/estrada.....sempre com o ar desligado

O máximo que já fiz foi 9.2Km/L na estrada com o ar ligado..somente.
O mínimo que já fiz foi 4.3Km/L mas, somente em trilha.

Vale lembrar que meu Vitarinha é automático ;)

abs

nanito
26/09/2007, 21:11
Nanito,

Este 13 km/l é coisa inacreditável, nesta época eu viajava muito no vitara e com pé de pano, bem levim, nem levo em conta mais. Mas se quiser saber, nesta época o Submarino calçava michelin LTX A/T 215 75 R15 com rodas originais de liga leve, e estavam quase chegando no final de sua vida útil. Mas quer saber é coisa que acontece uma vez na vida e outra na morte, andei até quase acabar a gasosa.

Abs
Valeu a dica!!

É exatamente isto que penso em fazer: colocar pneus mais estreitos, acho que 215/75 seria o ideal pra mim. Até porque, não sei se o 235/75 leva tanta vantagem assim sobre o 215/75, pras trilhas que eu faço. Pros barros onde me meto, o ideal seriam aqueles pneus agressivos com cravos, mas como uso o vitarinha no dia-a-dia, daí não tem como fazer isso. A minha solução é levar sempre um amigo com um JPX pra me rebocar quando encrenca mesmo, hehehe!!

Se alguém quiser comprar os meus yokohama, tô vendendo. Faltam alguns mils km pra chegar na meia vida!!

[]´s

marcosartioli
27/09/2007, 22:24
Alguem saberia me informar sobre prós e contras de kit gas em grand vitara 2.0 16v?

Joao Baeta
27/09/2007, 23:56
:arrow:Para dar inveja aos suzukeiros beberroes!
O meu faz na cidade 11,5 km/l e 14,5 km/l!!!!
:palmas:
Lembrando o meu GV é TD! :twisted:

Morcego
28/09/2007, 07:39
:arrow:Para dar inveja aos suzukeiros beberroes!
O meu faz na cidade 11,5 km/l e 14,5 km/l!!!!
:palmas:
Lembrando o meu GV é TD! :twisted:

E o Azul... :?: :twisted::twisted::twisted::twisted::twisted:

arlei_vitara
28/09/2007, 08:40
Valeu a dica!!

É exatamente isto que penso em fazer: colocar pneus mais estreitos, acho que 215/75 seria o ideal pra mim. Até porque, não sei se o 235/75 leva tanta vantagem assim sobre o 215/75, pras trilhas que eu faço. Pros barros onde me meto, o ideal seriam aqueles pneus agressivos com cravos, mas como uso o vitarinha no dia-a-dia, daí não tem como fazer isso. A minha solução é levar sempre um amigo com um JPX pra me rebocar quando encrenca mesmo, hehehe!!

Se alguém quiser comprar os meus yokohama, tô vendendo. Faltam alguns mils km pra chegar na meia vida!!

[]´s

Leo,

A medida 215 é meio "incomum"..........meio dificil de encontrar, vc. encontra fácil 205/ 225/ e 235........
Colocar pneus menores vai deixar teu Vitara mais econômico sim, mas não é muita coisa, como eu rodo pouco, prá mim não faz diferença, talvez prá vc. que roda bastante, acabe compensando, mas leva em conta que vc. vai perder altura (vão livre) e portanto desempenho off-road.........em compensação, calçando pneus 205/75 o Graxaim era muuuuito mais esperto, bem melhor de retomada e aceleração...........
Bom, de toda forma, tenho guardado lá na garagem os pneus antigos do Graxaim, são Michelin LTX MS, perfil "street", medidas 205/75/115, e estão com bem mais de meia vida ainda pela frente, vão rodar muito ainda...........se tiver interesse em colocar pneus menores na viatura para ganhar alguma coisa em consumo, me avisa........te faço o jogo de pneus a 300 latinhas :concordo:

Grande abraço,

nanito
28/09/2007, 13:26
Leo,

A medida 215 é meio "incomum"..........meio dificil de encontrar, vc. encontra fácil 205/ 225/ e 235........
Colocar pneus menores vai deixar teu Vitara mais econômico sim, mas não é muita coisa, como eu rodo pouco, prá mim não faz diferença, talvez prá vc. que roda bastante, acabe compensando, mas leva em conta que vc. vai perder altura (vão livre) e portanto desempenho off-road.........em compensação, calçando pneus 205/75 o Graxaim era muuuuito mais esperto, bem melhor de retomada e aceleração...........
Bom, de toda forma, tenho guardado lá na garagem os pneus antigos do Graxaim, são Michelin LTX MS, perfil "street", medidas 205/75/115, e estão com bem mais de meia vida ainda pela frente, vão rodar muito ainda...........se tiver interesse em colocar pneus menores na viatura para ganhar alguma coisa em consumo, me avisa........te faço o jogo de pneus a 300 latinhas :concordo:

Grande abraço,
Bah Arlei,

essa sua oferta é mesmo muita tentadora quando penso em combustível, mas quando pesno em lama, acho que não seria o ideal por eles serem "street", se fossem AT, levaria sem piscar. Acredito que pneus AT levam alguma vantagem significativa em cima dos street, tanto em barro quanto em areia.

Me corrija se eu estiver muito errado.

[]´s à procura de pneus 215/75 e rodas mangels 15 x 7

arlei_vitara
28/09/2007, 16:27
Tchê Nanito,

Vc. está parcialmente certo..........no barro com certeza pneus AT mandam melhor que pneus street, mas prá falar a verdade a diferença não é tão grande não, pelos menos o modelo de AT que eu uso, Good Year Wrangler ATS.....se tiver bastante barro, os sulcos enchem de lama e o pneu vira um slick do mesmo jeito.......claro que é um pouco pior nos street pois os sulcos são menos espaçados. Em estrada de terra seca, não faz diferença nenhuma.
Agora na areia seca, quanto mais liso o pneu (menos espaçamento entre os gomos) melhor, pois tendem a cavar menos e "flutuar" melhor na areia. Vc. já viu aqueles pneus "Dune Buggie" que os bugueiros usam, são muito largos, mas lisos.............justamente prá obter "flutuação", não cavar.

[ ]s,

nanito
28/09/2007, 16:56
Tchê Nanito,

Vc. está parcialmente certo..........no barro com certeza pneus AT mandam melhor que pneus street, mas prá falar a verdade a diferença não é tão grande não, pelos menos o modelo de AT que eu uso, Good Year Wrangler ATS.....se tiver bastante barro, os sulcos enchem de lama e o pneu vira um slick do mesmo jeito.......claro que é um pouco pior nos street pois os sulcos são menos espaçados. Em estrada de terra seca, não faz diferença nenhuma.
Agora na areia seca, quanto mais liso o pneu (menos espaçamento entre os gomos) melhor, pois tendem a cavar menos e "flutuar" melhor na areia. Vc. já viu aqueles pneus "Dune Buggie" que os bugueiros usam, são muito largos, mas lisos.............justamente prá obter "flutuação", não cavar.

[ ]s,
É verdade!!

buggys usam pneus lisos!! E os meus AT enchem de lama também e ficam slicks!! Mas mesmo assim, eu me sentiria muito inseguro na lama com pneus street. Mas vou considerar a sua oferta!

mudando de assunto arlei, como andam as trilhas? Já encarou alguma com a viatura nova? Eu descobir um playground muito legal a caminho de dois irmãos, se quiser ir lá brincar com a tração no barro, na lama e na água, é só me passar um fio!!

[]´s

Ismar Leal Machado
28/09/2007, 17:20
pessoal iniciei este tópico e jamais pensei que este assunto pudesse ser tão cogitado.
tenho feito acompanhamento do consumo e não tem jeito, fica sempre na casa dos 7,5. uso pneu 205/70/15 .
mas depois de tantos depoimento acredito que consumo menor do que este é apenas sonho.
assim como o meu vitara. um sonho.
por isto vou pagar satisfeito pela emoção e prazer que ele me proporciona.
um abraço a todos .

arlei_vitara
28/09/2007, 17:30
É verdade!!

buggys usam pneus lisos!! E os meus AT enchem de lama também e ficam slicks!! Mas mesmo assim, eu me sentiria muito inseguro na lama com pneus street. Mas vou considerar a sua oferta!

mudando de assunto arlei, como andam as trilhas? Já encarou alguma com a viatura nova? Eu descobir um playground muito legal a caminho de dois irmãos, se quiser ir lá brincar com a tração no barro, na lama e na água, é só me passar um fio!!

[]´s

Falando nisso.........hehehe...........lembro de certa vez que entrei numa área em terraplanagem, daquela terra vermelha, após um dia de chuva...........ainda com o graxaim usando os Michelin LTX street........vc. não faz idéia da diversão, era como andar de jipe em cima do sabão.......hehehehe.........até parado as rodas patinavam.........muita diversão !

Quanto a trilhas e passeios..........cara, tô trabalhando demais......:parede: :parede: .....ainda não fiz um "batismo de fogo" do Tuareg.
Mas não vai faltar oportunidade !!!!!!!

nanito
01/10/2007, 15:00
Bom pessoal,

alterando um pouco o rumo do tópico, que ficou mais centrado em pneus, vou dar mais um palpite de "mexânico" para os usuários vitareiros ou samuqueiros experimentarem!! Li uma reportagem na revista planeta 4x4 sobre um feroza, e na boca do coletor de ar tinha uma luva com as pontas dos dedos cortados que teoricamente serviria como "elemento filtrante" do feroza. Conversando com um amigo, chegamos à conclusão que a razão do consumo alto do meu vitara, que é carburado, seria uma quantidade excessiva de ar na mistura. Pesquei a idéia do amigo do feroza da luva furada e alterei para uma meia furada, hehehehe. Achei utilidade pras minhas velhas meias furadas, hahaha :dance:.Calcei a meia (com uns furos feitos com tesoura, óbvio) e já vi pelo vacuometro que a lenta se estabilizou (o ponteiro fica congelado na posição correta) isso eu já achei ótimo, porque acho um saco aquele ponteiro vibrando que nem louco. Em relação ao consumo (pode ser uma conclusão precipitada) constatei que fez 7,27km/l de são leopoldo até caxias, subindo serra. Antes, se fizesse 6km/l eu já tava pulando de alegria.
Não vou tirar a meia por enquanto. Além de me servir pra diminuir um pouco o fluxo de ar do coletor, ajuda a proteger da água\umidade e funciona realmente como um auxiliar do filtro de ar.

Sério, nem dá pra ver que é uma meia ali, eu botei uma meia pretinha, hehehe!! :mrgreen:

[]´s

arlei_vitara
01/10/2007, 15:28
:shock: :shock: :shock:

caraca Nanito.............esta foi a gambiarra mais gambiarreira que já ouvi falar...........hahahaha.......imagina se a moda pega e os carros começarem a sair de fábrica com simpáticas meias coloridas no coletor de ar.......hahahaha...........deixa de gambi e vai regular este teu jipe direito tchê !
Agora falando sério.............não sei se é uma boa criar esta restrição na sucção do filtro.......na teoria vc. tá criando ali uma perda de carga (perda de pressão), se bem que pensando um pouco teu Vitara tá com aquele "snorkel" interno tabajara que eu montei, que diminui o caminho entre a tomada de ar original e o filtro, teoricamente diminuindo a restrição e perda de pressão originalmente prevista, o que em tese deveria ser benéfico tanto para desempenho quanto para consumo.....mas já não sei de mais nada .........rsrsrs

[ ]s

MARCELO VITARA SUBMARINO
01/10/2007, 15:28
Posta fotos da gambiarra aí???

nanito
01/10/2007, 16:20
hehehehe!!

Até posto! Mas pra não gerar expectativas exageradas, trata-se apenas de uma meia com alguns furos preso na entrada do tubo do coletor de ar!!

Arlei, eu sei que o ideal seria uma boa regulada/revisada, o problema é que o carro tá tão bonzinho de retomada, arrancada, lenta e tudo que envolve alguma regulagem no carburador, que não me dá coragem de deixar ele numa "especializada". O único que tá incomodando mesmo é o consumo. Nas minhas viagens à serra, eu nunca senti ele dar UMA engasgada sequer, em qualquer rotação. Realmente é o melhor carro carburado que já pilotei. :D

[]´s providenciando fotos da meia furada, hahaha!!

arlei_vitara
01/10/2007, 16:36
Regra n°1 : se tá funcionando bem, deixa quieto :concordo: :concordo:

nanito
04/10/2007, 15:46

Olha, pediu levou!!

Hahahaha!!

Fotos de como adaptar uma meia furada num motor de um vitara! :mrgreen:

[]´s

MARCELO VITARA SUBMARINO
04/10/2007, 16:05
Que fedor. PQP

ehehehehehe

laserman
04/10/2007, 16:48
Gostei da receita !

Só por isso vou passar um café no coletor do meu Vitara ! ahuahuhua

Boa lama,

Olha, pediu levou!!

Hahahaha!!

[]´s

chrisb
08/10/2007, 15:03
Pessoal, e quanto, bebe um Samurai original e um com pneus maiores??

abs

brandtoffroad
08/10/2007, 15:22
Olha, pediu levou!!

Hahahaha!!

[]´s

Numa emergência na trilha, uma vez precisei tirar minha meia, e colocar no coletor da tbi, aquele tubo plastico que liga o filtro de ar até o coletor tinha rasgado. E nao é que o Vitarinha resolveu engolir a meia? Na volta percebi o carro fraco e batendo pino, nem lembrei que havia colocado a meia lá. Quando cheguei em casa, que fui lembrar, foi aquela trabalheira para desmontar a TBI toda, e retirar a meia que estava presa lá dentro. Sorte que não passou senão seria um problema!

Muito cudado onde colocam suas meias pessoal...
E nada de coar café no coletor.

nanito
09/10/2007, 12:14
Numa emergência na trilha, uma vez precisei tirar minha meia, e colocar no coletor da tbi, aquele tubo plastico que liga o filtro de ar até o coletor tinha rasgado. E nao é que o Vitarinha resolveu engolir a meia? Na volta percebi o carro fraco e batendo pino, nem lembrei que havia colocado a meia lá. Quando cheguei em casa, que fui lembrar, foi aquela trabalheira para desmontar a TBI toda, e retirar a meia que estava presa lá dentro. Sorte que não passou senão seria um problema!

Muito cudado onde colocam suas meias pessoal...
E nada de coar café no coletor.
É, tem que cuidar mesmo. Mas pode ver ali na foto, que a meia tá bem presa por aquelas abraçadeiras de plástico. A preocupação maior é pegar uma meia muito velha que esteja se deteriorando, daí tem perigo de sugar uns pedaços, mas daí tem o filtro de ar como plano B de proteção.

Neste fim de semana fiz uma lamaceira no motor e a meia ficou úmida. Vou trocar ela, se não meu vitara vai ficar com frieira!! :D

[]´s

nanito
14/11/2007, 22:29
Galera!!

Hoje troquei os pneus AT 235/75 por pneus ST 205/75 do guaxinim. Nunca tinha andado com essa configuração e reparei que o vitara virou um foguetinho!! Sem falar no consumo, subi a serra com média de 8,5 km/l!! Antes subia fazendo 7,0 km/l. Isso que eu subi dando laço no bixo, de tão emocionado que eu tava com a retomada e aceleração!!

[]´s felizes usando "tênis de futsal" na cidade e aguardando "os kichutes" pras trilhas do fim de semana

Morcego
14/11/2007, 22:50
Galera!!

Hoje troquei os pneus AT 235/75 por pneus ST 205/75 do guaxinim. Nunca tinha andado com essa configuração e reparei que o vitara virou um foguetinho!! Sem falar no consumo, subi a serra com média de 8,5 km/l!! Antes subia fazendo 7,0 km/l. Isso que eu subi dando laço no bixo, de tão emocionado que eu tava com a retomada e aceleração!!

[]´s felizes usando "tênis de futsal" na cidade e aguardando "os kichutes" pras trilhas do fim de semana

nanito,

É claro que quanto menos agressivo o pneu e mais fino, menos atrito ele terá e mais economico a viatura ficará, pneus de asfalto foram feitos prá rodar no asfalto gerando um bom desempenho, consequentemente reduzindo o consumo e proporcionando maior resposta do motor.

Isto é natural em um pneu de uso misto ou 100% on road.:concordo:

O resultado disto é que seu Vitara realmente ficou mais economico e consequentemente vai andar mais !!

arlei_vitara
15/11/2007, 08:28
Galera!!

Tá mais faceiro que guri de bombacha nova né Nanito !!!!!!!!!!!!!!

Legal que vc. curtiu os pneus. Outro detalhe é que estes Michelin LTX MS são macios pacas né, conforto 10 !

[ ],

Ledzee
13/04/2008, 08:01
Alguem saberia me informar sobre prós e contras de kit gas em grand vitara 2.0 16v?
Oi Marco!

Tbém sou novato aqui.
Na verdade, esta é minha primeira mensagem.
Estou pensando em comprar um Grand Vitara 2.5 ano 2001 para colocar um kit gás, principalmente após ler os relatos deste fórum, onde fica bem claro que o consumo deste carro é alto, comparando com carros comuns.
Se vc tiver conseguido mais informações sobre isso, ou já tiver instalado um kit gnv no seu, por favor, me informe como ficou, se está satisfeito e qual o consumo.
Muito obrigado!

andre veiga
13/04/2008, 10:45
Estava relendo o topico e reparando quanto muda no consumo de acordo com o relevo e pneus usados...
Quem conhece Ouro Preto sabe que aqui andamos numa trilha de pedra 100% do tempo e so subidas/descidas fortes, uso 17lbs nos pneus 215X75X15 do vitara metal, manual, 97...

SE meu carro der 6km/l tá bom... mas quando coloco o jogo de Magels 15X7 + 235 geninho 1001... na cidade deve dar uns 3- 4km/l e ando apenas de 1a e 2a marchas... não anda nem no "plano" (em OP? existe?) de 3a ou... tem 5a marcha? hehe
Estou negociando uma troca por um pajerinho 3.0 V6, nessa média, ele deverá fazer uns 2km/l ou menos!!?

nanito
14/04/2008, 09:39
Estava relendo o topico e reparando quanto muda no consumo de acordo com o relevo e pneus usados...
Quem conhece Ouro Preto sabe que aqui andamos numa trilha de pedra 100% do tempo e so subidas/descidas fortes, uso 17lbs nos pneus 215X75X15 do vitara metal, manual, 97...

SE meu carro der 6km/l tá bom... mas quando coloco o jogo de Magels 15X7 + 235 geninho 1001... na cidade deve dar uns 3- 4km/l e ando apenas de 1a e 2a marchas... não anda nem no "plano" (em OP? existe?) de 3a ou... tem 5a marcha? hehe
Estou negociando uma troca por um pajerinho 3.0 V6, nessa média, ele deverá fazer uns 2km/l ou menos!!?
Pois é, se o seu vitara faz só isso, a pajerinho vai te dar um baita preju!! Hehehe!!

[]´s

Morcego
14/04/2008, 13:23
André, não precisa andar em OP para conseguir este belo consumo não. :mrgreen:
O meu aqui em BH não passa muito disto não.:(

chrisb
14/04/2008, 14:09
Morcego, minha viatura costuma dar uma média de ums 6,5/7Km/L (a ultima média foi de 7,23Km/L) e olha que é automática eim..... e pego transito todos os dias....mas manero no acelerador!!

abs!

Morcego
14/04/2008, 14:32
Ô Chrisb,

É mais ou menos isto ai, o que o Andre falou sobre o relevo e transito é que determina o consumo de cada um.
Mas este é um tema muito polêmico. Quase todo brasileiro, não sei porque, gosta de falar que seu veiculo é mais economico do que ele realmente é, tem varios relatos de Vitara que dão 10 ou mais Km/l na cidade, mas eu não acredito.
Ando pouco no transito com minha viatura, na maioria das semanas ando na cidade até menos do que andei na trilha no FDS. Parei de medir consumo a muito tempo, mas pelo meu uso, com meus pneus acho que se der 5~6 km/l tá bom demais.

Abrs

chrisb
14/04/2008, 14:58
Realmente, eu só faço essa média para monitorar o motor, pq se ele começar a beber de repente, vou ver que tem algo de errado....

Minha viatura só faz essa média que acho muito boa pq eu não piso muito no acelerador, não gosto de sentar o kct no meuio da cidade (até mesmo pq jipe não é pra isso né ;) ) mas se eu fizer uma média contando com a trilha tudo mais, esse consumo cai pra 5/4,5Km/L ou até menos! Mas é isso aí, Jipe é assim mesmo, "Bebe muito, corre pouco mas Trepa Bem!" heheheh

abs!

Márcio Magalhães
14/04/2008, 18:26
Olá,

Pego trânsito todo dia, meto o pé com vontade (estou largando este vício) e faço (sem ar) uma média de 7,5 Km/l. Pisando na maciota já fiz 9 (que saudade...).

[]´,s

ps. estou pensando em instalar um vacuometro para me ajudar a largar o vício!

nanito
14/04/2008, 22:46
Meu vitara auto na trilha faz menos de 4 km/l, hehehe!! Tem que rir pra não chorar. Ou como alguns dizem, é história pra gente contar pros netos depois!!

Gasto combustível, mas com muito gosto!!

[]´s

dirtyal
20/03/2014, 16:33
O meu vitara 1.6 16v 4p ta faendo 8km/l na cidade, com pneu 195/70 de asfalto e calibracao de 23psi, cambio automatico.
O meu canvas 1.6 8v fez 8km/l na estrada com pneu 225/70 misto e na trilha fez 4km/ com pneu 195/70 tb misto, com cambio automatico tb.

carlos muller
20/03/2014, 17:46
O meu vitara 1.6 16v 4p ta faendo 8km/l na cidade, com pneu 195/70 de asfalto e calibracao de 23psi, cambio automatico.
O meu canvas 1.6 8v fez 8km/l na estrada com pneu 225/70 misto e na trilha fez 4km/ com pneu 195/70 tb misto, com cambio automatico tb.

o meu Vitara MT 94 1.6 8v mecanico faz 9 andando macio sem ar...8,5 macio com ar direto, e 7,5 com ar e pisando fundo ( tudo transito urbano) e pneus 195/75/15 bf goodrich all terrain 30psi....dunas, 15psi, media 4km/l, só tração high