Ver Versão Completa : Pivos para o Niva(identificaçao)
Cavalcante
10/04/2007, 09:50
Quanto aos pivôs, use uma dica que li aqui no fórum mesmo há muito tempo: ande sempre com pivôs velhos no porta-mala, ainda que danificados (não quebrados lógico), claro que é melhor um novo, mas se não tiver vai com o velho mesmo. Se te quebra um pivô, o carro não sai do lugar nem puxado. Se você tem um velho na mala, troca e sai do aperto, ainda que puxado.
Rones Jr
10/04/2007, 09:55
Já que o assunto entrou nesta esfera....como trocar o pivô...no meio do nada e sozinho?
Cavalcante
10/04/2007, 10:06
Nada que uma ferramenta de precisão 2.5, dois macacos (ou um macaco e um toco pra levantar as bandejas), uma chave acho que 23 (aquela do terminal do pivô) e duas chaves 13 não resolvam. Se estiver sozinho complica um pouco. Mas se estiver em dois é facin.
alexandre roveri
10/04/2007, 10:21
Pivos originais do Niva :!: Já ouvi muita coisa a respeito de pivos "piratas" a uns 3 ou 4 anos atras e tive péssima experiencia com os ditos Argentinos, mas os tais Italianos tambem não duraram muito :parede:
Definições : Pivo superior é um pouco diferente do pivo inferior, ele tem menos curso angular, só que nunca me venderam um pivo na caixa, e ele nunca veio com identificação de posição:parede: então na minha sincera simplicidade acho todos eles iguais :p
Algus dizem que não, mas os pivos dão sinal de vida sim vc´s devem ficar atentos a :
1º - coifas rasgadas
2º - rangidos vindos da roda ( se vc esguer o carro e esterçar o rangido para pois não tem carga:parede: )
3º - toc´s, toc´s vindo da direção da roda
4º - Folga axial na roda, dá pra ver balançando o pneu
5º - não significa que vai seguir exatamente essa ordem :twisted:
Ainda acontece uma coisa engraçada, um certo dia o carro para de ranger ou fazer toc, toc, ai o expertise propietario de Niva esquece de verificar o pivo !!!! Pronto, está a um passo de cair a roda :oops:
;-)
alexandre roveri
10/04/2007, 10:33
Já presenciei a troca de um pivo de niva no meio de uma erosão e sem macaco :twisted: (tambem era um puta dum buraco)
Se vc tem Niva e tem medo de ficar na mão por causa de um pivo então arruma duas chave 13mm e uma chave 24 pra ficar junto com o seu pivo de reserva
Fora o macaco e o toco, triangulo e chave de roda :mrgreen: :twisted: :mrgreen: :twisted:
O lance é subir o carro de um lado só, pra barra estabilizadora te ajudar a subir a bandeja na hora de montar
Tenta soltar a roda , ergue o carro, encaixe a ponta de eixo no lugar, que ela deve ter escapado, verifique o flexivel de freio, campanas de freio tortas;-)
Solte o cônico do cubo de roda, ah táva esquecendo da marreta, vai que o conico tá travado, solte o que sobrou da bandeja, fixe primeiro o cone depois tente aproximar o cubo da bandeija!Nessa hora se tiver um outro macaco por perto é bom pra te ajudar a subir o cubo !
Pronto aperta tudo, vai pra casa e refaz tudo dinovo pra ter certeza que fez bem feito, pois no meio da pista deve ter feito tudo correndo e com o cú ná mão:mrgreen:
Rones Jr
10/04/2007, 11:06
Boa Alexandre,
Descobri que os pivõs eram diferentes entre si quando em pesquisa pra repor o estoque de sobressalentes liguei pra Alternativa.
Segundo estes eles vendem os pivos, conforme manda o figurino, superior é superior...inferior é inferior. Mas, como um destes tem mais curso, acabam montando este em todas as posições....sinceramente não sei o problema que pode dar..
alexandre roveri
10/04/2007, 11:08
A melhor coisa que vc pode fazer pelo seu Niva é nacionalizar o seu pivo !
Na bandeja inferior um uso o pivo da pampa , pois o cone é o mesmo e vc acha facil facil !
E ainda te ajuda a corrigir a cambagem
Eu uso um pivo antigo torneado a bolota fora pra ficar só com a flange da furação e uso essa flange por baixo do pivo da pampa, fica como um sanduwich
alexandre roveri
10/04/2007, 11:13
Boa Alexandre,
Descobri que os pivõs eram diferentes entre si quando em pesquisa pra repor o estoque de sobressalentes liguei pra Alternativa.
Segundo estes eles vendem os pivos, conforme manda o figurino, superior é superior...inferior é inferior. Mas, como um destes tem mais curso, acabam montando este em todas as posições....sinceramente não sei o problema que pode dar..
Se vc montar o que tem maior curso em todas as posiçoes não existe risco algum, mas o inverso é perigoso pois vai dar fim de curso e ai que o bixo pega ! :concordo:
alexandre roveri
11/04/2007, 08:29
Isso é o que de melhor vc pode fazer para o seu Niva ! Coloca um pivo de D-20 na bandeja superior :dance:
Dá pra subir a frente do carro entre 1,5" e 3" dependendo da espessura da flange
A espessura minima da flange deve ser de 12mm (1,5X o diâmetro do prisioneiro)
Qualquer torneiro ou ferramentaria bem intencionada pode fazer isso pra vc
Giuliano Barbosa
11/04/2007, 08:57
Pivô inferior usa o da Pampa e o superior de D20, é isso mesmo?
Putz, acabei de comprar os pivôs originais... será que eles aguentam pelo menos uns 5.000Km rodando 90% em rodovias e 10% em estradas de chão e trilhas leves?
alexandre roveri
11/04/2007, 12:46
Giuliano, o forum é exatamente para que "novatos" como vc não sofram como EU:parede: e muitos outros, sofremos no passado ! ;)
Aproveita que vc está colocando pivos novos e vai fazendo as flanges de adaptação com calma pra num futuro, vc trocar por peças nacionais ! Eu acho um puta conforto8-)
Não jogue fora os seu pivos velhos fora, eles seram úteis pra marcação de furação das flanges e até memos calçar as bandejas pra erguer um pouco o carro :twisted:
Luciano SHAKALL
12/04/2007, 04:33
Isso é o que de melhor vc pode fazer para o seu Niva ! Coloca um pivo de D-20 na bandeja superior
Dá pra subir a frente do carro entre 1,5" e 3" dependendo da espessura da flange
A espessura minima da flange deve ser de 12mm (1,5X o diâmetro do prisioneiro)
Qualquer torneiro ou ferramentaria bem intencionada pode fazer isso pra vcO famoso "Kit Scherer" consiste basicamente dessa flange?
Li em algum lugar, que uma versão "mais nova" do "kit Scherer" tinha o "adaptador" dividido em duas partes, para - se eu não me engano - facilitar o acerto da cambagem...
Alguém confirma?
Como é essa "divisão em duas partes"?
Não jogue fora os seu pivos velhos fora, eles seram úteis pra marcação de furação das flanges e até memos calçar as bandejas pra erguer um pouco o carro"Galo", não entendi "esse lance" de erguer o carro calçando as bandejas com os Pivôs: Seria os superiores da D-20, os inferiores - por exemplo - da Pampa;
e mais os originais na bendeja????? Tem algum esquema?
VALEU!
PS. E esse ombro???? (Te respondi lá no "Camarautos"... Lá, se eu não me engano, o meu nome aparece como Luciano A. C. China...)
alexandre roveri
12/04/2007, 06:42
No post nª 7 eu coloquei uma foto onde aparece uma flange com 3 furos, aquela "flange" foi feita com um pivo velho que eu passei no torno e tirei o miolo dela !
Caso vc tenha alguns pivos velhos vc pode fazer isso e guarda-los :idea:
- Tá, e como é que eu uso isso pra erguer o carro :?:
Ai vc usa, uma, duas, trez "flanges" dessas (depende do seu gosto) entre o pivo original superior e a bandeja ! Isso vai fazer com que a bandeja superior suba em relação ao batente, dando espaço pra mola expandir mais um pouco
É quase a mesma coisa que está no site do Albino (apoio4x4.com)
Cada flange dessas tem 3 mm, até 6mm(duas delas) vc só vai ter que acertar a cambagem, a partir de 9mm vai ter que começar a calçar a mola, pois ela começa a perder a força (aquelas arruelas que o pessoal coloca em baixo do prato de molas)
O limite pra regulagem de cambagem está entre 12 e 15 mm (aquelas arruelas no braço das buchas superiores;) )
O tal do Kit Sherer fase 2 nada mais é do que essa flange que fixa o pivo, usinada em cunha ( original ele é assim "II" o fase dois é assim "I/" )
Na foto que eu postei vc consegue perceber que em posição de descanso o pivo está inclinado, fazendo a cunha no angulo certo ( I/ ) o pivo vai estar na posição normal, e não é só isso esse angulo tambem joga a manga de eixo um pouco mais para dentro, facilitando o acerto da cambagem !
Capiti :?:
Ou eu fui muito prolixo:?:
Luciano SHAKALL
12/04/2007, 15:16
Valeu, Galo! :concordo:
Depois do motor (tá quase pronto), o próximo ítem "a ser atacado" é a suspensão, e pretendo usar os pivôs superiores da D-20 (com os inferiores da Pampa), mas perguntei sobre "esse lance" do aumento, mais a título de curiosidade (informação nunca é demais, hehehe), pois pretendo levantá-lo usando molas do Opala 6 cil. na frente.... :twisted:
alexandre roveri
12/04/2007, 15:56
Valeu, Galo! :concordo:
Depois do motor (tá quase pronto), o próximo ítem "a ser atacado" é a suspensão, e pretendo usar os pivôs superiores da D-20 (com os inferiores da Pampa), mas perguntei sobre "esse lance" do aumento, mais a título de curiosidade (informação nunca é demais, hehehe), pois pretendo levantá-lo usando molas do Opala 6 cil. na frente.... :twisted:
Tudo bem, vc pode colocar a mola, mas de onde vai surjir o espaço pra ela descomprimir :?: :pensativo: A unica coisa que vc não vai precisar é calçar a bandeja da mola no braço inferior
A mola por si não ergue nada ;-) por isso a necessidade de calçar o pivo superior 8-)
Uma observação muito importante : :pensativo: O curso da suspençao dianteira é a diferença entre a distancia entre as tetinhas de borracha (superior/inferior) e a distancia entre os dois braços (superior inferior), o curso de compressão máximo de uma mola é a soma das distancias entre elos( menos 1,5 elo,pra nunca bater) :concordo:
Capito
Luciano SHAKALL
12/04/2007, 17:34
Tudo bem, vc pode colocar a mola, mas de onde vai surjir o espaço pra ela descomprimir ?
A unica coisa que vc não vai precisar é calçar a bandeja da mola no braço inferior
A mola por si não ergue nada, por isso a necessidade de calçar o pivo superior
Xíííiiiíííí..... Já ví que "tem muito mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a minha vã filisofia"...
Galo, a idéia era usar molas/amortecedores (dianteiros) de Opala 6 cil. na frente (dupla ação, pressurizados a gás);
Pivôs superiores da D-20 (com o tal Kit Scherer) e inferiores da Pampa;
Barra de direção da Kombi, com terminais de Opala, invertendo os braços de fixação das barras, para diminuir o ângulo do pivô da barra de direção (ao inverter sua posição);
instalação do amortecedor de direção (talvez da Kombi);
Homocinéticas VW (internas e externas): Já que vão trabalhar em nova posição, vai evidenciar o "calo", e já que vai ter que trocar...
Molas dianteiras do Del-Rey 1.8 (c/ ar e direção) atrás, com amortecedores da Ranger (dupla ação, pressurizados a gás);
Barra Panhard (é assim que escreve?) transformada em regulável;
Barra estabilizadora traseira com "desconector";
Rolamentos novos (talvez do Santana, como vc fez...);
Todas as buchas em poliuretano (da Apoio 4x4); e
Penso ainda em alterar a fixação do diferencial dianteiro...
Que eu me lembre, era isso...
O principal problema é juntar tudo isso, de forma que uma adaptação não interfira (anule ou prejudique) a outra...
alexandre roveri
12/04/2007, 22:17
Xíííiiiíííí..... Já ví que "tem muito mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a minha vã filisofia"...
Galo, a idéia era usar molas/amortecedores (dianteiros) de Opala 6 cil. na frente (dupla ação, pressurizados a gás);
Pivôs superiores da D-20 (com o tal Kit Scherer) e inferiores da Pampa;
Barra de direção da Kombi, com terminais de Opala, invertendo os braços de fixação das barras, para diminuir o ângulo do pivô da barra de direção (ao inverter sua posição);
instalação do amortecedor de direção (talvez da Kombi);
Homocinéticas VW (internas e externas): Já que vão trabalhar em nova posição, vai evidenciar o "calo", e já que vai ter que trocar...
Molas dianteiras do Del-Rey 1.8 (c/ ar e direção) atrás, com amortecedores da Ranger (dupla ação, pressurizados a gás);
Barra Panhard (é assim que escreve?) transformada em regulável;
Barra estabilizadora traseira com "desconector";
Rolamentos novos (talvez do Santana, como vc fez...);
Todas as buchas em poliuretano (da Apoio 4x4); e
Penso ainda em alterar a fixação do diferencial dianteiro...
Que eu me lembre, era isso...
O principal problema é juntar tudo isso, de forma que uma adaptação não interfira (anule ou prejudique) a outra...
MEU DEUS DO CÉU !!! ISSO É UM FRANKT !!!! O MININO TÁ DOIDO !!!!!!!!!
hehehehehehehehe
Meu , na boa, vc não tã disposto a comprar um outro jipe não :?:
Luciano SHAKALL
12/04/2007, 23:03
ISSO É UM FRANKT !!!! O MININO TÁ DOIDO !!!!!!!!!
Meu , na boa, vc não tã disposto a comprar um outro jipe? nãohehehe, eu sempre gostei do Niva, e nunca fui "apegado" em manter a originalidade. Principalmente, se for por uma melhora funcional! Sempre que tenho que trocar algo, eu procuro saber se "não há um substituto melhor", tipo: pivôs, homocinéticas, etc...
"FRANK" por FRANK, ele já é mesmo... Que eu me lembre:
Faróis pra Fusca, Piscas dianteiros de Caminhão VW, Lanternas de Kombi, retrovisores de D-20, carburador de Opala, Pistões de Fusca, Bomba de Combustível de Fiat Uno 1300, Bronzinas de Fiat Tipo, alternador de Santana, Tampa do radiador de Passat, coifas da homocinéticas de monza, "burrinhos" do freio traseiro da Fiorino, bancos do Fiat Tipo...
Roveli comprei um pivo da pampa custou R$32,00
agora o torneio me pediu R$30,00 para soldar e
fazer nova furação ,to case comprando um original
mesmo que custa R$50,00.
Sds.
Freitas
Niva 91 Figurinha
Mauricio Rossetto
15/04/2007, 13:24
Luciano, você comenta no uso de homocinética VW, você têm dados dessa adaptação?
Outra coisa: molas do OPALA 6 CIL COM AR, nada menos que isso, pois já me ferrei tendo que comprar outras molas de novo (depois de 5 dias), e depois que cortou corta também a garantia heheheh.....Comprei as molas do Opala 4/6 cilindros e não aguentou, já estava encostando os elos, quase fechando depois de 5 dias.
Rones Jr
16/04/2007, 00:09
Sobre as homos....site: nivasgerais4x4.
Luciano SHAKALL
16/04/2007, 01:01
Luciano, você comenta no uso de homocinética VW, você têm dados dessa adaptação?Maurício, uma vez estávamos expondo os "ingredientes da nossa "salada russa" em outra lista, e o CAmaRAda Roveri citou que possuia essa adaptação (rolamentos do Santana. Sobre ela, citou-me o seguinte (Acho que ele não se importará se eu postá-la aqui):
Quanto ao rolamento de santana eu desaconselho se vc não tiver um mecanico de confiança e bem amigo seu ! Pois tem um puta trabalho inicial de usinagem que tem que ser muito bem dimensionado, caso qeira podemos discutir isso em particular.
Alexandre Roveri
PS.
É, eu realmente estava pensando nessa dos Opalas 6Cil. c/ AR e Direção...
molas do OPALA 6 CIL COM AR, nada menos que isso,
Luciano SHAKALL
16/04/2007, 01:13
Putz! Eu devo estar maluco...
Eu lí Homocinética VW, “copiei e colei” a citação da pergunta sobre as Homocinéticas VW e, não sei “por que cargas d’água” eu respondi sobre “Rolamentos do Santana”... (de repente, sei lá... é tudo Volkswagen, rsrsrs...)
Bom, quanto à adaptação das homocinéticas VW, o “criador é o CAmaRAda Leo Stief Jr (o mesmo que “criou” a adaptação dos pistões de Fusca) e, como o Rones falou (escreveu, digitou, teclou, enfim, hehehe...) – há uma descrição no site “NIVASGERAIS”, mais precisamente no link: http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/junta/junta.htm .
Existe também uma variação “mais em conta” do sistema em: http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/hclight/hclight.htm .
Espero que (dessa vez) eu tenha ajudado...
Marcio Rossetto
16/04/2007, 11:31
Olá pessoal , com relação as homocinéticas do gol e sobre a adaptação citada , gostaria de fazer um comentário que eu acho importante :
Observei que tulipa do gol ( copo) tem uma altura( profundidade de curso) bem menor que a original russa , então o curso interno axial de deslocamento do eixo/esferas dentro do " copo " vai ficar restrito .
Na prática , quando o jipe entra na erosão , a suspensão se cumprime ao máximo e o eixo com a ponta /esferas entra dentro do copo , que é a tulipa .
O ponto mais crítico de profundidade do eixo na tulipa é quando a roda esta paralela e a mola totalmente comprimida .
O ponto mais crítico de afastamento do eixo na tulipa é quando a roda esta totalmente esterçada e a roda suspensa no buraco , ou seja a mola totamente descomprimida .
A minha pergunta : Na foto aparece tão reduzida a profundidade da tulipa do gol. Será que vai permitir o curso de deslocamento axial do eixo ?
Luciano SHAKALL
16/04/2007, 13:55
Marcio, eu realmente não sei a resposta às suas perguntas (ainda não tenho essa adaptação), mas vou falar com o Leo Stief, repassando essas suas observações,
e depois posto as respostas aqui, blza?
Marcio Rossetto
16/04/2007, 19:18
Valeu Luciano !
Luciano SHAKALL
16/04/2007, 22:51
"vou falar com o Leo Stief ... e depois posto as respostas aqui, blza?"Marcio, segue a resposta do Léo Stief:
Excelente a observação do camarada.....só tem um detalhe..acredite se quiser mas a homocinetica do Gol permite um curso maior que a do Niva...
só é mais compacta e moderna! Quando eu fiz a peça experimental eu montei no meu Niva sem colocar a mola na suspensão e mantive o veiculo sustentado por dois macacos jacare um na bandeja e outro na carroceria desta maneira ,sem amortecedor e mola a única dificuldade em simular o curso total da suspensão era so o peso, o que o macaco jacare resolveu...... trocando em miudos foi o mais importante teste que fiz e tem curso de sobra porque a homocinetica do Gol,
diferente da do Niva, é expansível... Sai para fora do alojamento para atingir curso maximo.
AH! Detalhe fiz os testes também com a direção toda virada para os dois lados..... sobra curso...
aliás ate na original do NIva tem curso demais para facilitar a montagem, o que não é necessário na do Gol.
Esclareci?
Ah! Envie copia para o pessoal dessa lista do 4x4 Brasil para tranqüilizar o povo.
Abraços
Leo Stief Jr
Marcio Rossetto
17/04/2007, 23:24
Boa Noite camarada, muito legal ter esclarecido essa dúvida e aproveitando que matém contato com o Leo , será que ele vende ja pronta essa homocinética , ou ja tem um esquema , porque se for fazer em SAmpa , os torneiros vão enfiar a faca , em Minas tudo é mais barato e profissional . Se puder ver isso para nós será uma boa , porque as homocinéticas recondicionadas não são confiáveis na trilha . Troquei duas recentemente e não boto fé .
Há outra coisa , me manda seu endereço em uma MP , porque vou te enviar um pouco de graxa especial : 500 gramas para suas homo.
Espessante Complexo calcio sulfonado + oleo mineral ISO VG 1000 cSt , não tem MSO2, porque possui carga de aditivos superiores .
Usamos e indicamos a menina :mrgreen: nos grandes acoplamentos de laminadores, LTQ , em Siderurgicas
Como ja falei em outro tópico , trabalho numa fábrica de lubrificante especial concorrente da Molikote , somos www.interlub.com (http://www.interlub.com)
Valeu
Luciano SHAKALL
18/04/2007, 05:24
"...será que ele vende ja pronta essa homocinética , ou ja tem um esquema..."Marcio, se eu não me engano, ele respondeu "a alguém" (que eu não lembro quem... :| ) um tempo atrás (que eu não lembro quando... :confused: ), que um torneiro amigo dele
havia "preparado" as peças, e passou o contato desse torneiro (que eu também não lembro...) :parede: :parede: :parede:
Em todo caso, vou perguntar a respeito, e aproveito pra perguntar ao Léo se posso passar o e-mail dele aqui (acho que sim, mas convém perguntar, né!? rsrsrs) :mrgreen:
PS. Te passei uma MP.
.
Giuliano Barbosa
18/04/2007, 16:05
Eu comprei 4 pivôs recentemente, estava escrito "made in Argentina"... isso tem alguma implicação direta na qualidade das peças ou posso andar relativamente tranquilo nos próximos 6 meses?
alexandre roveri
18/04/2007, 16:36
De imediato fica tranquilo, mas fica muito atento as dicas que eu passeio no começo desse topico !:mrgreen:
Luciano SHAKALL
18/04/2007, 19:24
"...Será que ele vende ja pronta essa homocinética , ou ja tem um esquema, porque se for fazer em SAmpa, os torneiros vão enfiar a faca, em Minas tudo é mais barato e profissional. Se puder ver isso para nós será uma boa, porque as homocinéticas recondicionadas não são confiáveis na trilha.Troquei duas recentemente e não boto fé..."Segue resposta do Léo:
Eu ate pensei em comercializar isso, mas como meu trabalho me exige muita viagem eu fico sem tempo de dar continuidade... Para solucionar isso, eu entrei em contato com o torneiro que faz serviços para mim para fazer um esquema tipo base de troca, ou seja, a pessoa me envia o material que serve de base..no caso as tulipas e eu envio o que já mantenho pronto..desta forma fica fácil... Devido a um acidente de trabalho com afastamento que meu torneiro sofreu eu não dei continuidade só fiz um lado. Mas nada impede de continuar...
O bom seria varias pessoas interessadas para baixar o custo que é alto.... Apesar de muito mais baixo que comprar a homocinética original .
E realmente eles têm razão fazer em Sampa fica caro... mão de obra lá é alta .
Outra observação é que pelo custo inicial alto só vale a pena fazer se for ficar com o Niva por bom tempo ou não quiser recondicionadas que na minha opinião é puro lixo.
Para aqueles que já tiveram de trocar uma homocinetica de Niva, a grande vantagem da adaptação é que alem de baratas as substituições das homocineticas de Gol não necessitam desmontar a suspensão nem mexer no diferencial.....é mole e rápido de trocar.
Marcio Rossetto
18/04/2007, 21:11
:arrow: Vou te dar um toque camarada , quando comprar pivos novos ou até mesmo o seu usado, verifique se esta bem engraxado .
Nos meus que comprei , tirei a coifinha com a alicate , devagar para não rasgar( ela é presa por um anel de metal ) e coloquei bastante graxa .
A graxa tem que ser semelhante ou igual das homocinéticas , nesse caso com bissulfeto ou grafite .
Eu comprei 4 pivôs recentemente, estava escrito "made in Argentina"... isso tem alguma implicação direta na qualidade das peças ou posso andar relativamente tranquilo nos próximos 6 meses?
Luciano SHAKALL
20/04/2007, 19:52
"...e aproveito pra perguntar ao Léo se posso passar o e-mail dele aqui (acho que sim, mas convém perguntar, né!? rsrsrs) :mrgreen: ..."Conforme prometido, segue o e-mail do Leo Stief Jr. : leostiefjr@stief.com.br .
Pra quem não conhece o léo Stief, ele foi o "inventor" da adaptação dos pistões de Fusca no Niva e da adaptação das homocinéticas de Gol no Niva,
mas também faz adaptações como acoplamento homocinético para câmbio/T-Case do Niva (utilizando homocinética VW), cilindro de embreagem da Toyota no Niva,
direção hidráulica de Opala no Niva, e outras...
Quem se interessar por uma dessas adaptações, tem uma descrição completa no site dos "NIVAS GERAIS" ( http://www.nivasgerais4x4.com.br/index1024.html ),
mais precisamente no link: http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/dicas.htm .
Caso as informações não sejam suficientes, não hesitem em entrar em contato com ele, que o cara é gente fina... :concordo:
PS.
Fui perguntar antes porque.... sabe como é que é, né?..... A lista é aberta ao público em geral.... Bom, mas já que ele autorizou :dance: ....
Pelo que sei e o catalogo confirma.. é que os 4 pivôs do niva são iguais , já os do laika (inferiores)são diferentes e não servem , inclusive os inferiores vem com graxeira...
Alguem sabe de alguem que venda a coifa separada pois descobri que meus pivôs estão bons, mas a coifa rasgou....
shuther4x4
22/09/2008, 20:51
Pelo que sei e o catalogo confirma.. é que os 4 pivôs do niva são iguais , já os do laika (inferiores)são diferentes e não servem , inclusive os inferiores vem com graxeira...
Alguem sabe de alguem que venda a coifa separada pois descobri que meus pivôs estão bons, mas a coifa rasgou....
Também procurei a coifa um tempo atrás mas não consegui. Porque você não tenta fazer uma? Eu fiz com couro!
abraços.
Pensei em fazer com camara de pneu e enforca gato... a coifa que vem junto rasga só de olhar meio torto pra ela..
shuther4x4
23/09/2008, 00:09
Pensei em fazer com camara de pneu e enforca gato... a coifa que vem junto rasga só de olhar meio torto pra ela..
Uma idéia!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16909&highlight=coifa+pivo&page=2
Boa... vou fazer com camara de pneu e vou tirar fotos, apesar do rasgo na coifa ser pequeno vou avaliar se adianta remendar...
Mauricio Rossetto
27/09/2008, 08:57
Camaradas, estou usando os pivôs da D20 na balança superior e da S10 na balança inferior. Um torneiro fura os pivôs e afina o cônico do pivô da S10 facilmente. Vale a pena pois poderá usar marcas como Nakata, TRW (Vargas) ao invés dessas marcas Argentinas ou importados russos que não significam ser originais - podem ser de pior qualidade que os de segunda linha da Argentina.
Camaradas, estou usando os pivôs da D20 na balança superior e da S10 na balança inferior. Um torneiro fura os pivôs e afina o cônico do pivô da S10 facilmente. Vale a pena pois poderá usar marcas como Nakata, TRW (Vargas) ao invés dessas marcas Argentinas ou importados russos que não significam ser originais - podem ser de pior qualidade que os de segunda linha da Argentina.
amigo,
O pivo inferior aceita aperto na furação meia lua que ficou, isto é, não precisa usar flange?
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