PDA

Ver Versão Completa : L200 Como tornar mais confortável

PericlesFreitas
09/04/2007, 20:38
Boa noite Senhores/Senhoras.

Finalmente cheguei ao mundo 4x4. Após passar por um VW/Golf e uma FIAT/Palio Week Adventure adquiri uma MIT/L200 GL 2002. :concordo:
Experimentei a menina por diversas vezes no trajeto BH/Queluzito (casa/fazenda) no qual rodo pouco mais de 30km de terra (fora outros tantos de asfalto ruim) e minha impressão foi a melhor possível - baixo consumo (Deus abençoe o inventor do ciclo otto :palmas:), conforto (ar condicionado melhor dos três, vedação perfeita, boa posição para o piloto e espaço invejável).
Contudo, neste feriado (Semana Santa) resolvi REALMENTE "ver do que a 'Aninha' é feita" e fomos (eu e a namorada) para Milho Verde/MG, via Serra do Cipó/Conceição do Mato Dentro/Serro. A viagem transcorreu sem problemas. Só que, após os 291km (computados no GPS), ao descer do carro, senti uma dorzinha chata nas costas.
Pergunto: algum dos listeiros proprietários de L200 já vivenciaram o mesmo problema? É impressão minha ou realmente a MIT deveria equipar suas L200 com bancos mais confortáveis? :pensativo:
Para fins de comparação, tenho 1.75m e peso 80kg, estou em boa forma física pois pratico esportes com regularidade.
O que os amigos tem a contar sobre suas experiências com a MIT/L200?
Abraços.

Péricles Freitas
Belo Horizonte/MG
MIT/L200 GL 2002

Waldir Carlos
09/04/2007, 21:41
Bem-vindo ao mundo 4x4 amigo! Aqui certamente você encontrará um número imenso de informações sobre as L200 e outras picapes. Por enquanto, me limito a comentar a questão do "conforto" em viagens longas.

Sabemos das limitações das picapes, obviamente não podemos compará-las com possantes e confortáveis sedans ou SUVs. Independente do modelo, qualquer uma tem pontos fortes e também "incovenientes". Talvez o maior deles seja o pequeno espaço no banco traseiro. Nesse quesito, me parece que a Mit L200 e a Nissan Frontier são a mais "apertadas". A Toyota Hilux SRV e a Ford Ranger são melhores. A GM S10 não conheço.

Quanto à questão da ergonomia [bancos e tal], acho que os projetos de todas elas deveriam ser revistos e melhorados. Me refiro aos bancos convencionais básicos, já que nunca tive um veículo com os tão falados bancos de couro. Dizem que além de mais bonitos, são também mais confortáveis. Acredito.

Para servir de base cito uma viagem que fiz em novembro de 2006 na minha "velhota" L200 ["quadradinha"] da assinatura. No banco traseiro somente a bagagem. Fomos eu e a "muié". O trajeto não foi lá uma "expedição" como as famosas pelas América do Sul e tal, mas acho que serve de referência. Aqui no fórum você encontrará colegas que rodam cerca de setenta mil a 100 mil quilômetros por ano!

* Aracaju-SE => Vitória da Conquista-BA [BR-101/BR-116] + ou - 750 km
* Vitória da Conquista-BA => Belo Horizonte-MG [BR-116/BR-251/BR-357/BR-135/BR-040] + ou - 1000 km ["desviando"]
* BH-MG => S. Paulo-SP [BR-381, Fernão Dias] + ou - 700 km
* Sampa-SP => Rio de Janeiro-RJ [BR-116, Via Dutra] + ou - 450 km
* Rio-RJ => Vitória-ES [BR-101] + ou - 550 km
* Vitória-ES => Itabuna-BA [BR-101] + ou - 750 km
* Itabuna-BA => Aracaju-SE [BR-101] + ou - 650 km

Esses itinerários citados acima foram os principais. No total, incluindo alguns desvios e saídas para o litoral, principalmente no ES e na BA, rodamos cerca de seis mil e quinhentos quilômetros, com médias diárias variando de 650 a oitocentos quilômetros. A postura ao dirigir influencia bastante. Já não sou mais criança [48 aninhos], no final de cada jornada sentia sim algumas dores na região dos rins; mas nada que uma noite de descanso não resolvesse.

Um outro fator que precisa ser levando em conta, obviamente é o tipo de estrada. Nessa viagem que fizemos, por exemplo, o trecho S. Paulo => Rio pela Via Dutra, NÃO tem como comprar com a maioria das rodovias brasileiras; um verdadeiro caos!

OFF: essa dorzinha que você afirma ter sentido nas costas após rodar apenas 291 quilômetros, é só o começo; depois dói mais um pouquinho... he, he, he.

Um abraço

Marcello Ladeira
09/04/2007, 22:33
Péricles, infelismente é isso mesmo... no meu caso tenho 1,93 e realmente em viagens mais longas o banquinho se mostra meio ordinário. Mas na vida tudo se acostuma. Não aconselho a troca dos bancos pois qualquer outro que vc colocar que seja mais confortável acabará por diminuir espaço na cabine, que no caso da L200 não é uma maravilha.

[]'s, e seja bem vindo... hehehe, mais um L200teiro de BH...

JEFFCATUNDA
09/04/2007, 22:39
talvez se você transformar ela em uma Ranger fique mais macia e confortavel....

Engels Kbça
09/04/2007, 23:24
Boa noite Senhores/Senhoras.

Finalmente cheguei ao mundo 4x4. Após passar por um VW/Golf e uma FIAT/Palio Week Adventure adquiri uma MIT/L200 GL 2002. :concordo:
Experimentei a menina por diversas vezes no trajeto BH/Queluzito (casa/fazenda) no qual rodo pouco mais de 30km de terra (fora outros tantos de asfalto ruim) e minha impressão foi a melhor possível - baixo consumo (Deus abençoe o inventor do ciclo otto :palmas:), conforto (ar condicionado melhor dos três, vedação perfeita, boa posição para o piloto e espaço invejável).
Contudo, neste feriado (Semana Santa) resolvi REALMENTE "ver do que a 'Aninha' é feita" e fomos (eu e a namorada) para Milho Verde/MG, via Serra do Cipó/Conceição do Mato Dentro/Serro. A viagem transcorreu sem problemas. Só que, após os 291km (computados no GPS), ao descer do carro, senti uma dorzinha chata nas costas.
Pergunto: algum dos listeiros proprietários de L200 já vivenciaram o mesmo problema? É impressão minha ou realmente a MIT deveria equipar suas L200 com bancos mais confortáveis? :pensativo:
Para fins de comparação, tenho 1.75m e peso 80kg, estou em boa forma física pois pratico esportes com regularidade.
O que os amigos tem a contar sobre suas experiências com a MIT/L200?
Abraços.

Péricles Freitas
Belo Horizonte/MG
MIT/L200 GL 2002

:dance: Péricles Benvindo ao mundo 4x4...:palmas:

Como vc era usuario de veiculos on road, é normal estranhar a dureza das 4x4, mas mesmo assim , :pensativo: verifique se sua L 200 não está com a suspensão dianteira levantada, quando mais alta mais dura, mais baixa mais macia (ou seria menos dura?). A regulagem é bem simples e rápida de fazer.

Um abraço Engels (Kbça)

PericlesFreitas
09/04/2007, 23:37
Olá Waldir, Marcelo e Jeff.

Em primeiro lugar obrigado pelas boas vindas e pelas informações.
Não pretendo mudar os bancos, mesmo porque a dorzinha (como dito pelo Waldir) resolveu-se com uma boa noite de sono na Pousada Luar do Rosário (não sou sócio mas é muito boa).
Em relação ao espaço interno, já fui algumas vezes para a fazenda com passageiros no banco de trás e, apesar do curto trajeto (146km) eles não reclamaram (todos com até 1.70m).
Quanto a transformá-la em FORD/Ranger, SEM CHANCE. :discordo: A Ranger que tive oportunidade de pilotar (meu irmão teve uma) é, com certeza, mais macia. Dá sim mais conforto no asfalto. Contudo, na hora do "por pra ver" abre o bico. A L200 é muito mais carro na terra (seu real ambiente). Fato este que se torna inequívoco ao compararmos a quantidade de Rangers e de L200 que participam de rallies (nove entre dez pick ups são L200). :mrgreen:
Fiz muita pesquisa antes de comprar e cheguei à seguinte conclusão (me corrijam se estiver errado): o motor MIT que equipa as L200 era EXCELENTE antes de inventarem (me perdoem os engenheiros) de aumentar a potência, transformá-lo em "eletronic injection" e acrescer o intercooler. Ganhou-se em potência e perdeu-se em confiabilidade. Tanto que não ouço falar de problemas de superaquecimento com os 87CV originais.
Meu mecânico (Lavarini da Men de Sá no Santa Efigênia) compactua com esta análise (inclusive tem uma MIT/L200 GL 2000 que não vende por preço algum).
De qualquer maneira, vou pensar em outra solução, além da boa noite de sono (aceito sugestões)... Talvez somente o fato de se usar um colete resolva o problema que, com certeza, é ergonômico. Vou experimentar e falo.:concordo:
Abraços a todos, muita poeira e lama (seja bem vinda chuva temporã).

Péricles Freitas
Belo Horizonte/MG
MIT/L200 GL 2002 - Ainda com pneus Scorpion 215/70 R16

RABUGENTO
10/04/2007, 07:52
Péricles!

Já que voce não quer trocar por uma Ranger, faça o seguinte confeccione uma almofada sob medida para sua proteção lombar. Eu tive que fazer isso com o CIVIC que nao tem ajuste lombar no banco do motorista. Já me livrei dele.
Costumo fazer viagens longas com a Ranger e ninguem reclama, nem o cachorro. Tenho viajado quase todos os meses entre Campinas-SP e Macaé-RJ (750km) e não me sinto cansado ou dolorido. Já estou com 58 anos(1,85) e antes desta picape só tive autos de passeio de diversas marcas. Voce não precisa trocar os bancos mas pode mandar fazer a forração em couro e pedir para melhorarem a ergonomia. Não é caro. Se voce tentar levar alguém com mais de 1,80 no banco traseiro a coisa vai pegar. Quanto ao seu comentário sobre a Ranger: em breve voce terá uma Ranger ou Hilux :) Depois que voce sai de um automóvel para uma picape, com certeza nunca mais será o mesmo hehe.

PericlesFreitas
11/04/2007, 11:30
Olá Rabugento. Bom dia.

Uma excelente idéia. Pena que vc não é de Belo Horizonte, pois, se fosse, pooderia me dar indicações de um capoteiro confiável.
Em tempo, amigos de Belo Horizonte, quem poderia fazer esta adaptação? Serviço confiável, de ótima qualidade e, de preferência, com preço camarada (estou pedindo demais, não é?):oops:
Abraços.

edubelem
11/04/2007, 12:01
Pericles, macetinho de quem pega muita estrada, esse problema se fosse no banco de trás não tem jeito porem no banco da frente, é só vc regular p/ que suas pernas fiquem um pouco curvada (sem precisar esticar demais p/ pressionar a embreagem) e o encosto na posição mais vertical possível, regule p/ que os seus braços não fique esticados e forme um V, cuidado para não ficar demais e atrapalhar nas manobras, desta forma vc ficará com a costa apoiada por inteiro no encosto, proporcionando maior firmeza e por conseqüência um menor esforço.

Só mais uma coisa, tenta manter mais de 130 por mais de 15 minutos.

[]'s

ramonpoa
11/04/2007, 13:47
bem..... já fiz algumas aventuras (Ushuaia de Ranger em 8 dias http://www.anjosdoasfaltomc.com/Eventos/Ushuaia/Ushuaia.htm Atacama em 4 dias.... Argentina, Bolívia, Peru, Chile em 10 dias de Tracker... agora em setembro último e estou indo em Junho, agora, para a Carretera Austral, em 10 dias... acho que com a Hilux melhora... heheeh)

Então... de sentar a bunda em carro me arrisco a dar palpite.... até porque tenho 1,94 e 140kg de pura inocência....

Banco de COURO é mito. O couro tem a vantagem de não sujar e manchar tão facilmente como os de tecido. O couro tem o "toque" mais deliciosos (mas como raramente ando de calção e sem camisa)...

O "bom couro" é o hidrofugado... que vem nas Audi, mercedes, bmw, etc... os outros... são os outros....

Mas ao mesmo tempo que é mais "limpo" e tem um "toque" melhor, tem inconvenientes.... "torna o carro mais barulhento (o tecido suaviza)" e o próprio tecido é mais macio (acho, conclusão minha, não científica)....

Após andar anos em carro com bancos de couro, originais, na Hilux veio de Tecido. Decidi "adiar" por o couro nela (até sujar bem o tecido.. hehehe) e confesso que gostei do tecido.... nào senti falta do couro...

Portanto, entre couro e tecido, conforto acho que não está associado....

Nessas viagens de Tracker e Ranger nào senti desconforto no banco dianteiro (os traseiros incomodam um pouco e para quem faz aventuras numa Defender.... tudo que vem é lucro ...)...

Ando muito de moto também e com as quais viajei para lá e para cá, incluindo o chile. Uma vez comprei uma V-max e o banco era desconfortável pacas....

Aí que conheci a turma que "mexe" em bancos. Foi só "refazer" o desenho com espuma que melhorou, e muito....

No seu caso, se vai ficar anos com a caminhonete, veja um desses estofadores bem indicados e comente o assunto com ele. Essa turma as vezes bate o olho e sabe onde colocar uma espuma para resolver. Na maioria das vezes nem necessita trocar o tecido... e com 100 ou 200 pilas vais ter um banco bem adaptado para você....

Abraços

Ramon

JEFFCATUNDA
11/04/2007, 14:57
É mais dificil dosar o TRATOR para o asfalto, ou adaptar a CAMIONETA para o arado?????

Pequeno jr
12/04/2007, 00:23
Olá Waldir, Marcelo e Jeff.

Em primeiro lugar obrigado pelas boas vindas e pelas informações.
Não pretendo mudar os bancos, mesmo porque a dorzinha (como dito pelo Waldir) resolveu-se com uma boa noite de sono na Pousada Luar do Rosário (não sou sócio mas é muito boa).
Em relação ao espaço interno, já fui algumas vezes para a fazenda com passageiros no banco de trás e, apesar do curto trajeto (146km) eles não reclamaram (todos com até 1.70m).
Quanto a transformá-la em FORD/Ranger, SEM CHANCE. :discordo: A Ranger que tive oportunidade de pilotar (meu irmão teve uma) é, com certeza, mais macia. Dá sim mais conforto no asfalto. Contudo, na hora do "por pra ver" abre o bico. A L200 é muito mais carro na terra (seu real ambiente). Fato este que se torna inequívoco ao compararmos a quantidade de Rangers e de L200 que participam de rallies (nove entre dez pick ups são L200). :mrgreen:
Fiz muita pesquisa antes de comprar e cheguei à seguinte conclusão (me corrijam se estiver errado): o motor MIT que equipa as L200 era EXCELENTE antes de inventarem (me perdoem os engenheiros) de aumentar a potência, transformá-lo em "eletronic injection" e acrescer o intercooler. Ganhou-se em potência e perdeu-se em confiabilidade. Tanto que não ouço falar de problemas de superaquecimento com os 87CV originais.
Meu mecânico (Lavarini da Men de Sá no Santa Efigênia) compactua com esta análise (inclusive tem uma MIT/L200 GL 2000 que não vende por preço algum).
De qualquer maneira, vou pensar em outra solução, além da boa noite de sono (aceito sugestões)... Talvez somente o fato de se usar um colete resolva o problema que, com certeza, é ergonômico. Vou experimentar e falo.:concordo:
Abraços a todos, muita poeira e lama (seja bem vinda chuva temporã).

Péricles Freitas
Belo Horizonte/MG
MIT/L200 GL 2002 - Ainda com pneus Scorpion 215/70 R16

Pericles,
Tivemos uma bichinha destas iguais a tua de 87cv aqui em casa, so que 2004. A q esta na foto.

Sobre o conforto, vc tem idéia de qtas libras vc esta usando? T pergunto isso pq numa certa época meu pai ficou reclamando d coisas assim como vc devido ao pula-pula do kct da L-200. Num belo dia q ele se recordou q havia mandado calibrar os pneus e logo depois começou as dores. Resultado estavam com 40lbs. Foi so baixar para a casa dos 30 q melhorou a dor, o pula-pula é normal da L-200 devido a suspensão.

Sobre o aquecimento dos motores 87cv, faça um teste .. ande por volta de uns 15 a 20 minutos em torno dos 130km/h q vc vai ter uma surpresa. Na do meu pai e de outros amigos nossos aqui, era so rodar essa velocidade com um pouquinho de peso atrás q o ponteiro subia q era uma beleza.

Convenhamos q as L-200 quadradas são sonho de consumo em se falando para colocar para trabalho. No Pará, aonde rodamos muito, a cada 10pick-up 5 são L-200 quadradas, 2 modelo sport o resto fica entre Ranger e Hilux antiga e algumas S-10.

Sobre a Ranger abrir o Bico... rapaz me diz o q vcs faziam com a do seu irmão pois a minha está so com 240.000km/rodados motor original, bomba original, embreagem original e muitas outras coisas e olha q nos finais de semana aqui qdo chove, corro para uma boa trilhazinha básica, viajamos pra kct com ela e sempre bem carregadas e nunca houve problema algum. É aquela velha questão de manutenção preventiva/corretiva, quem não faz cria a lenda q o veículo X não presta, ou então ... ja pegou uma bomba de alguém e ela acaba explodindo na mão do outro.

Tem um tópico interessante aqui no forum, se não to errado é "A vida com s10, L-200 sport e outdoor" veja os comentários que estão por lá que vc vai gostar.

[]'s e seja bem vindo.

edubelem
12/04/2007, 08:53
Pequeno, vedeu a L-200?

Já trocou ou ainda vai trocar? Qual o carro?

[]'s

Pequeno jr
12/04/2007, 21:48
Pequeno, vedeu a L-200?

Já trocou ou ainda vai trocar? Qual o carro?

[]'s

edu,
Ela foi vendida em Janeiro deste ano. Eu q esqueço de tirar da minha assinatura ou colocar um EX na frente do nome da L-200.

Eu postei as informações da venda dela nesse tópico abaixo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24434&highlight=despedida+viaturas

Até achei interessante uma coisa agora, dos valores que o Eduardo Eustáquio colocou la naquele tópico q ele criou não ficou muito longe os valores gastos não.

Ahh ... e talvez vá entrar um outro carro aqui de casa na lista de Venda. To vendo uma oportunidade q está batendo na minha porta a RAnger tbm está indo embora. Na verdade se der certo ta indo embora a RANger e a Parati Turbo.

JairoM
15/04/2007, 22:22
Quando comprei minha L-200, meu primeiro contato com motor diesel, tamebm achei muito desconfortável, e comecei a especular sobre este assunto.

Até tentei trocar os bancos por bancos da Pajero, mas iria adiantar nada. Tenho 1.90m, e por mais que afastasse o banco, ainda assim ficava curto demais, e a coxa não apoiava no banco de jeito nenhum.

A solução foi muito simples.

1 - cortei (isso mesmo) cortei a trava que existe na parte de tras dos trilhos dos bancos dianteiros. Com isso ganhei mais uns 5 centimetros de afastamento (prejudico quem vai atras - sogra e "congêneres")

2- mandei encher com espuma, por baixo da forração dos bancos, alguns pontos: toda a parte da frente do banco (aumentou quase 5cm na altura), o que deixou uma superfície boa de apoio para a parte posterior da coxa, aliviando a tensão do musculo., e o encosto tambem. Uns 3 cm na parte de tras (lombar), porque o banco original parece uma tábua de tão duro, e nas laterais, para melhorar o encaixe das costas no banco. Assim a gente não escorrega nas curvas.

Me inspirei nos bancos Recaro. Eles tem até uma regulagem de altura na parte da frente do banco, justamente para apoiar a coxa.

Fez TODA a diferença.

De quebra, mandei instalar um apoio de braço entre os bancos dianteiros.

Amanhã, eu posto estas fotos com os detalhes.

Não vira um carro de passeio. Mas continua sendo uma L-200 valentona, que tira até caminhão de atoleiro com trator na carroceria. (não é AKPG ????)

Detalhes como pressão nos pneus, tambem ajudam (hoje eu uso 28 nos 4, nos pnues BF 31x10.5 )

Pequeno jr
15/04/2007, 22:55
Quando comprei minha L-200, meu primeiro contato com motor diesel, tamebm achei muito desconfortável, e comecei a especular sobre este assunto.

Até tentei trocar os bancos por bancos da Pajero, mas iria adiantar nada. Tenho 1.90m, e por mais que afastasse o banco, ainda assim ficava curto demais, e a coxa não apoiava no banco de jeito nenhum.

A solução foi muito simples.

1 - cortei (isso mesmo) cortei a trava que existe na parte de tras dos trilhos dos bancos dianteiros. Com isso ganhei mais uns 5 centimetros de afastamento (prejudico quem vai atras - sogra e "congêneres")

2- mandei encher com espuma, por baixo da forração dos bancos, alguns pontos: toda a parte da frente do banco (aumentou quase 5cm na altura), o que deixou uma superfície boa de apoio para a parte posterior da coxa, aliviando a tensão do musculo., e o encosto tambem. Uns 3 cm na parte de tras (lombar), porque o banco original parece uma tábua de tão duro, e nas laterais, para melhorar o encaixe das costas no banco. Assim a gente não escorrega nas curvas.

Me inspirei nos bancos Recaro. Eles tem até uma regulagem de altura na parte da frente do banco, justamente para apoiar a coxa.

Fez TODA a diferença.

De quebra, mandei instalar um apoio de braço entre os bancos dianteiros.

Amanhã, eu posto estas fotos com os detalhes.

Não vira um carro de passeio. Mas continua sendo uma L-200 valentona, que tira até caminhão de atoleiro com trator na carroceria. (não é AKPG ????)

Detalhes como pressão nos pneus, tambem ajudam (hoje eu uso 28 nos 4, nos pnues BF 31x10.5 )

Jairo,
Deve ter ficado interessante essa tua idéia. Tem como postar fotos?

So vi dois aqui com paciência de fazer algo assim, vc e o Edi. O Walter tem uma teoria de melhorar ainda mais o banco da Ranger mas acho q ainda não executou o serviço.

JairoM
16/04/2007, 18:50
Ai estão as fotos das modificações:

1- a trava cortada
2- a outra trava cortada
3- detalhe do enchimento na parte da frente do banco
4- outro angulo, com o apoio de braço
5- o apoio de braço, e o enchimento lateral e lombar.

Ric Mac
17/04/2007, 10:41
Jairo,

Dá a dica completa,,,, onde vc fez o serviço?
O capoteiro é bom?
Sinto os mesmos problemas no assento da Frontier..

Obrigado

FlavioLouveira
17/04/2007, 11:58
O suporte de braço ficou otimo, quero ver se acho um tapeceiro por aqui para fazer isso

John_Niterói
17/04/2007, 12:04
Sensacional esse capoteiro...

JairoM
17/04/2007, 21:33
Os bancos, eu paguei 100 merreis.

O braço, depois de alguma negociação ficou por 250 merreis.

O nome do capoteiro, o endereço e o telefone, eu posto amanha, pois só os tenho no meu escritório.

O capoteito fica em botafogo, aqui na cidade do Rio de Janeiro.

Pra mim, na L-200 tem duas fases. Antes e depois destas "ajeitadas". O apoio de braço, ficou estéticamente muito bom, mas na prática eu não gostei, porque quando ele está abaixado, atrapalha engatar o cinto de segurança, que por hábito eu uso. Quando ele fica levantado (a maior parte do tempo) é facil o engate do cinto.

Na estrada, ai sim, ele cumpre o papel, e serve de dencanso pro braço do motorista e da dona encrenca também (coloquei a pedido dela, pois ela gostava do aopio que tinha na Blaser - no console central).

Pequeno jr
17/04/2007, 21:40
Particularmente eu tbm gosto desse apoio de Braço.

JairoM
18/04/2007, 19:32
Ai vao os dados do capoteiro aqui no Rio de Janeiro:

Auto Capas RJ Ltda.
Rua General Polidoro, 156-A
Botafogo
2275-2995

O Dono Chama-se TITO. Ele é que manda os peões fazerem.....
Tratem preço e o que será feito, diretamente com ele.

Marcello Ladeira
19/04/2007, 22:24
Flávio na Via Jap aqui de BH estão vendendo um apoia braços... quizeram me vender semana passada... baratin baratin... 410,00 R$... heheheh. Ri da vendedora... tadinha.

[]'s,

murilloaquino
19/04/2007, 23:38
Nada melhor q esses apoia-braços...
Na ranger aqui tem e fica bem confortavel...