Ver Versão Completa : Adaptaçao do motor
Jose Walter
09/04/2007, 10:11
Galera,
assim como muitos donos de Defenders aqui (tenho uma 110 ano 2002), estou contentissimo com meu carro, mas um pouco insatisfeito com o motor.
Estive penssando em troca-lo por um 2.8 Maxion (segundo alguns mecanicos, ele se encaixa perfeitamente no local, nao precisando de adaptacoes), ou talvez transformar o meu em um 2.8.
A pergunta e se alguem aqui ja fez isso e se sabe de alguma oficina de confiança para realizar o trabalho. Alguma ideia de custos?
Abracos a todos!
elaman spinardi
09/04/2007, 15:23
tambem tenho a mesma vontade de trocar o motor e andei fazendo uns orçamentos aqui na minha regiao.
para passar o meu para 2.8 fica mais caro do que comprar um 2.8 e nao fica igual a nao ser que vc alem do motor (peças) troque tambem a bomba e a turbina o que faz c/ que o preço passe de10.000,00 ,a outra opçao e trocar o motor pelo da ranger power stroke que fica +ou- 6 a 7.000,00
colocado,é claro que é a base de troca.
sei que mais cedo ou mais tarde vou acabar fazendo, estou esperando um pouco pois acabei de comprar a minha 90tinha ,mas nao vejo a hora !!!
ja vi uma andando fica um foguete.
elaman(90tinha vermeha 97)
arapongas - pr
Jose Walter
10/04/2007, 08:45
Elaman,
voce tem o telefone dessas oficinas que voce entrou em contato para eu fazer um orçamento?
Aqui em Brasilia vai ser dificil achar esse motor, mas de repente ai no Parana eu consiga.
Desde ja agradeço!
elaman spinardi
10/04/2007, 14:18
Jose Walter
Eu Tenho O Celular Da Pessoa Encarregada ,o Numero é;
(043) 8406 2506
O Nome De é Haliu,ele Faz Varias Adaptações Desse Motor Em Cherokee; O Cara é Gente Boa,fala Que Vc Falou C/ O Catarina De Arapongas (o Catarina é Meu Mecanico),que Ele Vai Te Atender Muito Bem.
Elaman
joão k. chikui
16/04/2007, 10:18
tambem tenho a mesma vontade de trocar o motor e andei fazendo uns orçamentos aqui na minha regiao.
para passar o meu para 2.8 fica mais caro do que comprar um 2.8 e nao fica igual a nao ser que vc alem do motor (peças) troque tambem a bomba e a turbina o que faz c/ que o preço passe de10.000,00 ,a outra opçao e trocar o motor pelo da ranger power stroke que fica +ou- 6 a 7.000,00
colocado,é claro que é a base de troca.
sei que mais cedo ou mais tarde vou acabar fazendo, estou esperando um pouco pois acabei de comprar a minha 90tinha ,mas nao vejo a hora !!!
ja vi uma andando fica um foguete.
elaman(90tinha vermeha 97)
arapongas - pr
Elaman,
Há 3 ou 4 anos conheci um rapaz que tinha colocado um power Stroke 2.8 numa 110 , ficou um avião , mas , infelizmente perdeu a confiabilidade.
Ele teve problemas com cambio e diferencial. Acho que é pq o Power stroke tem uma pegada muito intensa em baixíssima rotação(1200 a1400 rpm). Talvez se esse alto torque (38 kgfm) se manifestasse a 2200 rpm , o momento torsor seria bem menor , aí tv o cambio aguentasse.
Alexandre Zocrato
16/04/2007, 13:15
Elaman,
Há 3 ou 4 anos conheci um rapaz que tinha colocado um power Stroke 2.8 numa 110 , ficou um avião , mas , infelizmente perdeu a confiabilidade.
Ele teve problemas com cambio e diferencial. Acho que é pq o Power stroke tem uma pegada muito intensa em baixíssima rotação(1200 a1400 rpm). Talvez se esse alto torque (38 kgfm) se manifestasse a 2200 rpm , o momento torsor seria bem menor , aí tv o cambio aguentasse.
Isso é verdade! O projeto da land não previa um motor com esse torque... O próprio fabricante, ao colocar o TD5 nas novas, o fez com 122cv (o torque não me lembro) enquanto a maioria dos motores (o power stroke por exemplo) tem muito mais cavalaria e torque...
Apenas conjecturando, não sei como são as Lands nos EUA. Lá a maioria é a gasolina e a motorização, salvo melhor juízo, é V8... Será que lá se utiliza outro projeto para câmbio e difencial que aguentem um tranco maior?
[]'s
joão k. chikui
17/04/2007, 06:54
Isso é verdade! O projeto da land não previa um motor com esse torque... O próprio fabricante, ao colocar o TD5 nas novas, o fez com 122cv (o torque não me lembro) enquanto a maioria dos motores (o power stroke por exemplo) tem muito mais cavalaria e torque...
Alexandre , o torque do Td5 é 30 mkgf(contra 29 do nacional) a 1950 rpm.O power stroke tem 38 mkgf a apenas 1400 rpm ,e 80% deste torque já se manifesta a 1000 rpm. Como o momento torsor é inversamente proporcional à rotação, é como se duplicasse a possibilidade de cisalhamento.
Apenas conjecturando, não sei como são as Lands nos EUA. Lá a maioria é a gasolina e a motorização, salvo melhor juízo, é V8... Será que lá se utiliza outro projeto para câmbio e difencial que aguentem um tranco maior?
[]'s
Alexandre, possivelmente por opção da Land Rover , a defender não foi homologada nos EUA, acho que crash test ou algo parecido(além das absurdas indenizações concedidas pela justiça americana). Os aficcionados, usavam do seguinte artifício: Mandavam a viatura usada para Venezuela, depois importavam como usada.
Antonio Nunes
17/04/2007, 07:24
Estava trocando o óleo do carro outro dia, e um senhor falou pra mim sobre o filho dele que tem uma Defender 90 2001, se não me engano, e que trocou o motor por MWM, serviço feito no Mato Grosso, e que ficou de primeira qualidade. Desculpem se não tenho mais detalhes... era apenas um bate-papo...
Jose Walter
17/04/2007, 15:13
Na Landcenter tem o kit de repotenciamento do motor 2.5, composto por Virabrequim, 4 bielas, pistão com aneis, bronzinamento e jogo de juntas.
Será que este kit não resolveria o problema de potencia, sem contudo aumentar exageradamente o torque a baixas rotações já que a turbina é a mesma? Dá para fazer a turbina ligar após 2.5 mil rpm por exemplo?
Desculpem a ignorância, mas não entendo nada e a viatura tá lenta...
Alexandre, possivelmente por opção da Land Rover , a defender não foi homologada nos EUA, acho que crash test ou algo parecido(além das absurdas indenizações concedidas pela justiça americana). Os aficcionados, usavam do seguinte artifício: Mandavam a viatura usada para Venezuela, depois importavam como usada.
As Lands foram vendidas nos EUA sim. Várias modificações foram exigidas para que isso acontecesse. Entre elas a gaiola externa... só não sei se eram vendidas oficialmente ou por importadores particulares...:pensativo:
Salvo engano elas são chamadas de NAS, que significa North American Specifications...:concordo:
Olha algumas aqui: http://www.eastcoastrover.com/
Mais informações:
http://www.lrfaq.org/Defender/FAQ.Def.NAS_Defender_9495D90.html
http://www.lrfaq.org/Defender/FAQ.Def.NAS_Defender_93D110.html
Esse veio da Wikipedia:
"In 1993 Land Rover launched the Defender in the North American (i.e. the United States and Canada) market. Although the Range Rover had been sold there since 1987, this was the first time utility Land Rovers had been sold since 1974. To comply with the strict United States Department of Transportation regulations, ranging from crash safety to lighting, as well as the very different requirements of American buyers, the North American Specification (NAS) Defenders were extensively modified. The initial export batch was 500 Defender 110 County Station Wagons, fitted with the 3.9-litre V8 petrol engine and 5-speed manual transmission. The engine was fitted with emissions control gear. All the vehicles were white, and sported full external roll-cages and larger side-indicator and tail-lights. All were equipped with the factory-fitted air conditioning system.
This initial batch sold quickly, and for the 1994 and 1995 model year Land Rover offered the Defender 90, fitted with a 3.9-litre V8 engine and a manual transmission which was very obviously intended to compete with the Jeep Wrangler. Initially, the Defender 90 was only available as a soft-top, but later version was offered with a unique, removable, fibre-glass roof panel or regular Station Wagon hard-top.
In the final year of US production the engine was improved, designated 4.0 and mated to a 4 speed automatic transmission. In 1998 regulations changed to require the fitment of airbags for both front seat passengers in all vehicles, as well as side door impact requirements that did not lend itself to non-unibody cars. The Defender could not be fitted with these without major modifications, which given the small numbers of NAS vehicles sold in relation to Land Rover's global sales, were not economically viable. Land Rover retired its utility vehicles at the end of 1997 to focus on its more upmarket Discovery and Range Rover models, as well as the newly-launched Freelander."
Abs,
Helio Ricardo
02/05/2007, 15:54
O problema do torque em baixa é característico da turbina do motor Power Stroke que é de Geometria Variável. Um motor modificado para 2.8 mantendo a turbina original deve ficar muito bom.
Tenho uma 90 - 1998 e vou arriscar.
Jose Walter
04/05/2007, 16:49
Uma outra opcao seria trocar o intercooler por um da Maxcooler. O meu vizinho tem uma 90tinha e colocou o intercooler citado e abriu um pouco a bomba injetora. Ele me disse que as alteracoes aumentaram em aproximadamente 01 quilo a potencia do motor. De acordo com o mecanico que instalou, essas alteracoes aumentam de 10 a 15% a potencia do motor. Achei bem mais interessante que trocar o motor inteiro, dado que o resultado na potencia e praticamente o mesmo e a diferenca de preco nem se fala.
Alexandre Zocrato
05/05/2007, 00:00
Vou dizer o que fiz:
O interessante na Land é manter o motor e fazer algumas alterações: outro bico injetor, específico para as alterações, alteração da turbina, para que entre em funcionamento em baixas rotações, aumento da pressão e aumento da vazão da bomba.
Claro que tudo isso deve ser feito por um bombista, conhecedor de motorres diesel e de turbinas (inclusive as especificações de acordo com a proposta de cada um).
O que eu achava que precisava era mais torque em baixa, de forma que, nas viagens, a viatura não "pedisse" redução de marcha, sem comprometimento da durabilidade do motor.
Hoje tenho uma viatura que praticamente não pede marcha na estrada. Comporta-se muito bem nas trilhas. O consumo fica na faixa de 10km/l na cidade e, dependendo do pé, de 11 a 13 km/l nas estradas.
Claro que não dá para transformar a Defender em um carro de passeio esperto, claro que até carro mil dá "bina" em land (os milinhos conseguem andar a mais de 160 km/h nas estradas...), no entando, as alterações são compatíveis com a proposta da viatura.
Eu fiquei plenamente satisfeito. Foi a melhor opção para mim, ainda mais se levar em conta o custo/benefício.
Alexandre,
Tem contradição em teu comentário, aumentar a pressão do turbo e a vazão da bomba compromete sim a durabilidade do motor e o meio ambiente, quem tem land deve aceitar como ela é, um "jipe" com velocidade adequada nas estradas e força para enfrentar obstáculos off-road.
Alexandre Zocrato
05/05/2007, 10:12
Alexandre,
Tem contradição em teu comentário, aumentar a pressão do turbo e a vazão da bomba compromete sim a durabilidade do motor e o meio ambiente, quem tem land deve aceitar como ela é, um "jipe" com velocidade adequada nas estradas e força para enfrentar obstáculos off-road.
Em termos concordamos, Hugo. É realmente uma viatura que não foi feita para "correr" e nem tem como modificar isso.
A alteração na vazão da bomba vem com outras modificações, inclusive da pressão do turbo e dos bicos injetores. A viatura não fica soltando aquela fumaceira, não comprometendo o meio ambiente. Quanto à pressão do turbo, ela fica dentro dos limites propostos pelo próprio fabricante, pois a International, no seu site, prevê pressão de 1,15 Kg, enquanto os motores da Land saem de fábrica com apenas 0,9Kg.
Claro que tudo deve ser feito por profissional especializado, que vai equalizar inclusive as emissões de poluentes.
De qualquer forma, a "lerdeza" que o pessoal tem reclamado não tem a ver com a potência em si do motor, mas com o torque. Alterando-se a turbina, com a adoção de uma menor ou de uma com uma inércia menor para fazer com que o turbo passe a atuar mais cedo faz a viatura ficar mais esperta e precisar de menos trocas de marchas nas estradas.
[]'s
José Walter,
Tenho lido bons relatos da troca do intercooler original pelo Maxcooler especialmente no aumento de torque em baixa.
lucas correa
06/05/2007, 15:07
Eu estava lendo aqui no caderno de veiculos do estado de minas,que vão lançar (em pouco tempo,ela ja ta pronta)a nova land defender com varias modificações,inclusive no motor.esperem para ver as modificações,quem sabe elas não sejam intercambiaveis com os seus motores.
lucas correa
06/05/2007, 16:01
entrei no site land UK,e eles ja lançaram parece que é um motor 2.4l 36kg de torque e cambio de 6 marchas.
Boa noite!!!
Acabei de voltar de viagem. Foram aproximadamente 4.500km com a Endurance (200tdi)...
O carro andou o tempo todo com 05 pessoas e bagagens pessoais, além das tralhas como cinta de reboque, caixa de ferramentas, etc.
Na volta, além das compras, trouxe ainda um hilift e 04 rodas aros 17 no bagageiro... ou seja, carregado até o talo!!!:shock:
Minhas impressões::arrow:
Velocidade de cruzeiro ideal: 100km/h. Nem mais, nem menos...:concordo:
Realmente o motor deixa um pouco a desejar com o carro totalmente carregado. É preciso mais cuidado e paciência para as ultrapassagens.
Mas acredito que isso esteja de acordo com o projeto da viatura. Um veículo grande, pesado, com alto centro de gravidade. Um pouco mais de ousadia em sua condução pode significar ver as coisas de cabeça para baixo.
Por isso penso que para ter um Defender é preciso aceitar algumas de suas características. Essa "limitação" on road é uma delas...
Como não tenho pressa, nem gosto de correr, vou deixar do jeito que está!!!:!: :mrgreen:
Abs,
Helio Ricardo
17/05/2007, 11:01
O problema do torque em baixa é da turbina TGV, original do 2.8. Com a turbina original do 2.5 acho que não haverá problemas de quebra.
geraldo paulino filho
03/06/2007, 07:03
Pessoal, acho que não tem nada a ver , o cambio do Land é muito forte e conheço 3 JPX com diferenciais, cambio e Tcase de Land[que é animal], usando MWM 2.8 [inclusive um preparado com 160 cv]
NENHUM DEU PROBLEMA DE TRANSMISSÃO.
Vcs acham que o cambio e diferenciais da Ford são superiores aos da LAnd???