PDA

Ver Versão Completa : Pesquisa - Quebra do cubo da roda dianteira.



CRW
08/04/2007, 12:14
Pessoal, meu irmão tem um Niva ano 90 em perfeito estado, muito bem cuidado e, detalhe, de uso urbano o carro nem vê barro.

Nesta sexta-feira, ele tinha ido dar uma voltinha de uns 40 km e quando voltava para casa, estava a uns 20km/h em uma pequena curva, o carro deu um estalo e perdeu a tração e freiou sózinho.

Quando foi verificar o ocoorido, percebeu que havia sido quebrado o cubo da roda dianteira (lado motorista). Esse cubo é que segura todo o conjunto da roda dianteira, ficando sómente presa pela pinça do freio.

O que impressiona é que fomos em uma concessionária comprar o cubo para troca e o atendente nos informou que é normal essa quebra.

Por entender que a peça é vital para a segurança do veículo e de seus ocupantes e, também por nunca ter ouvido falar nesse tipo de quebra, fiquei preocupado com esse item e prefiro entender que o que ocorreu foi por um defeito de fabricação da peça, ainda mais pelo fato de que o Niva não é usado em trilhas e tampouco exigido sobre-esforços.

Bem, nós estamos substituindo os dois cubos e resolvendo a situação, porém gostaria de lançar aquii uma pesquisa para saber se esse tipo de quebra já aconteceu com algum de vocês? Também vale um alerta para todos nós sobre mais essa ocorrência.

Vou procurar tirar fotos da peça e colocar aqui no Fórum. É impressionante isso ter quebrado, porisso pergunto se já viram coisa parecida.

Abraços

Carlos

João Costa
08/04/2007, 12:24
Fala Carlos,

Já tive um Niva e também quebrei o cubo dianteiro, mas vale ressaltar que na época eu havia trocado o rolamento dianteiro e não tive a manha de ajusta-lo corretamente, deixei muito justo.

Antes deste Niva tive outro por 2 anos que nunca deu este problema, eu usava o carro diariamente, e fazia umas trilhas aos finais de semana, acho que seu irmão deu azar.

Abraços.

Márcio Magalhães
08/04/2007, 12:34
Olá,

É Carlos, é normal quebrar o cubo de rodas sim. O que mais vai aparecer é gente falando que foi culpa disso ou daquilo, imperícia, mau uso, má manutenção, instalação errada e por aí vai. Depois tire suas conclusões.

O curioso é que uma peça como essa, vital para o carro, assim como os pivôs quebram a 3x4 por aí e a culpa é sempre de um alienígena eleito qualquer.

Uma coisa é certa: a qualidade das peças LADA são uma graaaande porcaria! E o pior é que com determinadas procedências ela ainda pode ficar pior ainda! (ex. cubo de roda da argentina... pior que a russa!)

[]´s,

Firewall®
08/04/2007, 12:35
Nunca tive um Niva, mas pelo conhecimento que tenho, creio que um ajuste errado em um rolamento da roda não deveria ser suficiente para causar a quebra do cubo da roda. Ou seja, parece mesmo ser um problema crônico do Niva.
Vamos aguardar os comentários de outros foristas...

CRW
08/04/2007, 13:12
Vou procurar tirar fotos da peça e colocar aqui no Fórum. É impressionante isso ter quebrado, porisso pergunto se já viram coisa parecida.

Abraços

Carlos

Detalhe: O ajuste do rolamento estava correto, sem folga demasiada ou aperto excessivo.

Certa vez o NIVA de um colega travou a roda a mais ou menos 90km/h, devido aperto excessivo do rolamento por um mecânico e não quebrou o cubo, porisso prefiro acreditar que é um defeito da própria peça. Caso contrário é preocupante.

As peças novas compradas são brasileiras, acredito que são melhores que as Argentinas (rs rs rs), pois aparentam serem mais robustas do que as originais russas. Agora o problema que mesmo assim, ainda existe a dúvida da segurança?

Ai vão algumas fotos

Gustavo Niva
08/04/2007, 13:16
Nunca tive um Niva, mas pelo conhecimento que tenho, creio que um ajuste errado em um rolamento da roda não deveria ser suficiente para causar a quebra do cubo da roda.Tem uma galera que se fode quando leva niva a mecânico que pensa igual vc hehehhe Dá uma olhada nesse vídeo.... http://sarancar.com.br/dicas.asp?cod=5999

Até onde sei a culpa é, como o Márcio Magalhães falou, da péssima qualidade das peças... agora, onde arranjar peças de qualidade boa (segundo dizem, as italianas), não sei...

CRW
08/04/2007, 13:20
Notem pelas fotos que, na parte quebrada há sinal de ferrugem o que pode ser característica de pequenas fissuras internas da solda/material e que, pelo fato do carro nunca ter sido forçado em trilhas, a peça aguentou por 17 anos.

Tá certo que 17 anos é muito tempo, mas mesmo assim a gente entende que essa peça deveria aguentar.

CRW
08/04/2007, 13:27
Tem uma galera que se fode quando leva niva a mecânico que pensa igual vc hehehhe Dá uma olhada nesse vídeo.... http://sarancar.com.br/dicas.asp?cod=5999

Até onde sei a culpa é, como o Márcio Magalhães falou, da péssima qualidade das peças... agora, onde arranjar peças de qualidade boa (segundo dizem, as italianas), não sei...


É isso ai Gustavo, peças de má qualidade. Só um detalhe: Temos Jeep há mais de 30 anos e nunca levamos a nenhum mecânico, nós mesmos fazemos as manutenções, porisso digo que os ajustes estavam corretos e rodaram assim por mais de dois anos após a última troca dos rolamentos que fizemos.

PS: Não consigo acessar o link que você passou.

maanunes
08/04/2007, 16:50
Tenho meu carro a há 9 anos. Rodo com ele diariamente, mas a muito que não ve barro. Quebrar, claro que quebra, mas nada que um carro bem usado, mal dirigido, com 9 anos de uso e 110.000Km rodados.
Meu carro é bem tratado e procuro usar peças sempre de boa procedência. Têm mais de 6 meses que não vê oficina. O que todo ano tenho de trocar é o maledito cilindro de embreagem. Na próxima quebra, vou partir para o da toyota.
E tem tb o maldito GNV, que até hoje não acertei. Claro que se eu comparar os custos de manutenção com o meu fusca, ai sim...
[]s

Marcio Rossetto
08/04/2007, 19:05
Pera aí amigo chará , tu de mal com o Niva . Na verdade todo jipe quebra , até a toyota bandeirante . Posso dizer isso porque tive Rural , Toyota Bandeirante 88; JPX 2005 e 2 Nivas .

O meu primeiro jipe foi um Niva que compramos em 1993 (meu pai que comprou e usei de tabela ) . Não quebrava nem a pau , o motor foi aos 200000 km e o cambio nunca escapou marcha . etc. Foram inumeras viagens com galera acampar em castelhanos , tirei varios carros do areião e uma vez até uma d20 . Comecou a quebrar acessorios quando comecei a frequentar com assiduidade o Pinheiirinho , trilha das aranhas . Também fizemos a do camel , Ribeirão Grande ....
Na aquela época , trocava embreagem 4 vez por ano .

O JPX sem comentários apesar de ter ido 2 vezes para bonito com ele , não quero mais nem de graça .

A toyota bandeirante , bem , aquenta bem mais , mas também quebra .
O cambio por exemplo depois de alguns anos moe por dentro .
O diferencial também quebra dente .
O motor não , é pau para toda obra .

Vitara, deus pai , tenho uma amiga que comprou e vendeu rapidinho :
Homocinética batendo
Suporte de coxim de motor que trincou
Radiador de plástico que furou
Sensor de injeção que acendia a luz toda hora .

O ultimo passeio da anonimatos , em caucaia , de tres sportage , so um não foi rebocado , os outros a tração não funcinou .

Bem , todo jipe quebra , o Niva tem muitos defeitos , mas muitas qualidades , por exemplo , dificil um diferencial quebrar , caixa de redução , etc .

Esse cubo de roda quebrar , foi realmente um fato não comum .

alexandre roveri
08/04/2007, 19:58
O CUBO DE RODA DO NIVA QUEBRA :?:

Meus, isso é um papo que nunca acaba!!!!!! è problema do Niva:?: Na minha mais sincera opnião::?
NÃO !!!!
É ajuste mal feito dos rolamentos de roda dianteiros !:mrgreen:

Não significa que foi a primeira vez que cagaram no pau, pode ter sido a segunda ou terceira vez que deu pau no aperto do rolamento e travou a roda !!!!!! Ou até mesmo uma folga não percebida pelo dono que gerou um calor e travou o rolamento !!!



AGORA O QUE MAIS ME INCOMODA !!!!!!!!!!!!!!!!

Todo cubo de roda DIANTEIRO de :fusca,brasilia, variant,etc.............. tem rolamento duplo conico
Toda linha linha gol/parati/saveiro/voyage tem o cuBo de roda traseiro com duplo rolamento cônico !!!!!!
Por que não dá pau nesses carros:?:

Márcio Magalhães
08/04/2007, 20:57
Olá,

Que todo carro quebra e temos vários exemplos disso, é óbvio.
...que tem carro problemático que dura muito e não quebra toda hora, também existe.
...que a qualidade das peças do Niva são uma bomba, só não vê quem não quer.


Faço uma lista de Nivas que que quebraram o cubo de roda. Outra para diferencial (que tem suporte de manteiga!). Outra para pivô (esse é até brincadeira!)... isso porque o Niva é ruim, mecânico não conhece ou qualquer outra desculpa? Não! A qualidade das peças sim, é pavorosa!

[]´s,

CRW
08/04/2007, 21:15
O CUBO DE RODA DO NIVA QUEBRA :?:

Meus, isso é um papo que nunca acaba!!!!!! è problema do Niva:?: Na minha mais sincera opnião::?
NÃO !!!!
É ajuste mal feito dos rolamentos de roda dianteiros !:mrgreen:


Alexandre não é ajuste mal feito, disso tenha certeza. Também não foi esforço. Digo isso porque conheço o carro muito bem, eu devo ter sido um dos primeiro que comprei um Niva quando começou a ser vendido no Brasil e tive uns quatro após, sempre fazendo suas manutenções e olhe que, diferente de meu irmão, eu sempre utilizei o carro em trilhas e passeios. Eu nunca tive problema com esse cubo, porisso fiquei admirado.

Também digo que mesmo um travamento de rolamento não deveria quebrar esse cubo, pois ele tem de aguentar esse esforço e, conforme disse, já vi um rolamento de Niva travar a 90km/h, no asfalto e esse travamento não afetou o cubo.

A intenção deste tópico é identificar a frequência e, se realmente é um problema essa ocorrência, assim como alertar os donos de Niva sobre mais um item a ser identificado como passível de uma manutenção preventiva e importante já que é um item vital a própria segurança do usuário e de sua família.

Carlos

Gustavo Niva
08/04/2007, 22:14
Pode crer! E digo mais Murilosemdó, TEM QUE SER JEEP, como diz sua assinatura né? ...Xiitas...

Carlos,
muita coisa no niva tem que ser vista como manutenção preventiva, o Márcio cita algumas acima heheheheh... o link que eu postei antes tá quebrado mesmo (putz, até link de niva vive quebrando...), era um "vídeo educativo" da lada sobre como apertar a porca que prende o cubo de roda, aquele lance de torque certo ou apertar e soltar... sei lá :P

alexandre roveri
09/04/2007, 10:38
Meu filho Sem Dó ! Nos faça um favor, guarde os seus preciosos comentarios e pontos de vista para vc mesmo ! :stop:
Se não é pra agregar valor aqui no Forum vai procurar a sua turma ! :evil:
Primeiro deveria aprender a utilizar o forum, depois disso deveria a respeitar um pouco mais o próximo ! (não sou eu que tenho irmão):discordo:
Se eu curto ter Niva ou não, é problema meu, já sou bem crescidinho pra saber as consequencias de minhas escolhas ! :parede:
VAM !

alexandre roveri
09/04/2007, 10:47
Alexandre não é ajuste mal feito, disso tenha certeza. Também não foi esforço. Digo isso porque conheço o carro muito bem, eu devo ter sido um dos primeiro que comprei um Niva quando começou a ser vendido no Brasil e tive uns quatro após, sempre fazendo suas manutenções e olhe que, diferente de meu irmão, eu sempre utilizei o carro em trilhas e passeios. Eu nunca tive problema com esse cubo, porisso fiquei admirado.

Também digo que mesmo um travamento de rolamento não deveria quebrar esse cubo, pois ele tem de aguentar esse esforço e, conforme disse, já vi um rolamento de Niva travar a 90km/h, no asfalto e esse travamento não afetou o cubo.

A intenção deste tópico é identificar a frequência e, se realmente é um problema essa ocorrência, assim como alertar os donos de Niva sobre mais um item a ser identificado como passível de uma manutenção preventiva e importante já que é um item vital a própria segurança do usuário e de sua família.

Carlos

Bom respondendo mais diretamenta a pesquisa então !
Eu não tenho conhecimento prático de quebra de cubo de rodas ! Tenho Niva a 5 anos e nunca me aconteceu isso . Nosso grupo de Nivas aqui da região de Campinas é formado por 9 Nivas e nenhum deles teve esse problema ! ;-)
Volta e meia escuto falar a respeito disso, mas ver que é bom nunca ! :concordo:

Márcio Magalhães
09/04/2007, 14:08
Atenção moderador!

Olha usuário fake aí!!!

CRW
09/04/2007, 14:21
Bom respondendo mais diretamenta a pesquisa então !
Eu não tenho conhecimento prático de quebra de cubo de rodas ! Tenho Niva a 5 anos e nunca me aconteceu isso . Nosso grupo de Nivas aqui da região de Campinas é formado por 9 Nivas e nenhum deles teve esse problema ! ;-)
Volta e meia escuto falar a respeito disso, mas ver que é bom nunca ! :concordo:



Pessoal valeu a discussão e agradeço a colaboração.

PS: Murilo o Fórum tem uma seção de Piadas, já que gosta disso, usufrua e colabore com a parte de humor. Este espaço aqui é reservado para assuntos sérios e de colaboração entre os participantes.

grato

Carlos

Marcio Rossetto
09/04/2007, 14:24
Acho que o chegado é louco , pois não é atitude de gente ofender .
Esse tipo , é um daqueles que passa por cima do outro na trilha e tira o sarro em vez de ajudar .

Ta de mal com a vida .

MariusJr.
09/04/2007, 14:45
Acho que o chegado é louco , pois não é atitude de gente ofender .
Esse tipo , é um daqueles que passa por cima do outro na trilha e tira o sarro em vez de ajudar .

Ta de mal com a vida .


Apoiado:palmas: :palmas: e vou acrescentar: não é só ele que está de mal com a vida, a vida também está de mal com ele:putz: :putz: ...
Cada um que aparece...

Mário - BH
Nivampiro
MINHAS ESCOLHAS SOU EU QUEM FAÇO...

Luciano SHAKALL
09/04/2007, 15:11
Falta de respeito????Quem é que fez isso hein???
Aliás, não sei porque se doeu, se o assunto não é com você.
Pensei que esse Forum fosse só para Jeep, então vou me retirando.
MurilãoGalera, não adianta discutir. O cara é burro (tá no fórum de Niva achando que tá no de Jeep (willis/ford...) e NÃO EXISTE!!!!!

Isso memso. ELE NÃO EXISTE!!! É um PAlhaço qualquer que, por falta de coisa melhor pra fazer, inventou um usuário e começou a sacanear.

Dá uma olhada nas mensagems enviadas por ele. APENAS 4, e SÓ AQUI!!!
Ele se diz adorador de Jeep, mas nem entrou no Fórum de Jeeps...

O negócio é o seguinte: Não dêem atenção! Deixem ele falar/escrever sozinho. Como ele tá precisando de terapia, essa distração deve fazer bem pra ele.

OK?

robertofs
09/04/2007, 16:13
Eu não concordo com a afirmação de que as peças para Niva são ruins, assim como diria que um Citroen C3 não é ruim, porém, a suspensão dianteira direita de um deles saiu completa, como rolou por um tempo na net.

O que vejo problemático nessa história toda não é nem a quebra, mas a facilidade de reposição da peça quebrada. Para quem está na região sul ou sudeste, acho que é menos crítico. Para nós que estamos no centro-oeste a coisa começa a complicar. Tudo o que precisamos para o Niva tem que vir de fora, infelizmente.

Então, nosso padrão aqui é o seguinte: usamos o original até onde aguentar. Quando não tem mais jeito, optamos por similares nacionais, e no que diz respeito ao cubo optamos pelo cubo do VW Santana, e de quebra já aproveitamos e trocamos o rolamento cônico pelo blindado, e as homocinéticas também, além, claro, do freio. Não porque sejam melhores, mas se der algum futuro problema podemos ir a qualquer casa de suspensão e solicitar o serviço de reposição.

Seguem algumas fotos.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Otávio Luiz
09/04/2007, 16:53
O curioso é que uma peça como essa, vital para o carro, assim como os pivôs quebram a 3x4 por aí e a culpa é sempre de um alienígena eleito qualquer.

:pensativo: ... seria a culpa deste ser verde do seu avatar?!?!? :mrgreen: :mrgreen:
Para contribuir com o tópico e não apenas tirar onda, já ouvi vários relatos de cubos de rodas quebrados, assim como os pivôs. É de assustar, mas é real.
E o meu voto vai na qualidade das peças. Mas acredito que isto esteja melhorando, vide o site russo...

rfdex
09/04/2007, 16:58
Estive acompanhando a discussão primária acerca das quebras em cubos de roda dos amados Nivas. Não posso afirmar, com embasamento técnico, que as peças são fracas. Quando tive Niva, vi dois casos de quebra de cubo. O meu e de um colega. Ambos foram do lado esquerdo. O meu quebrou em virtude de um mecânico infeliz. Fiquei com preguiça de ir até o mecânico experiente em Ladas no outro lado da cidade para trocar, apenas, uma coifa da homocinética. Resumindo, o cara trocou a coifa, lubrificou e, com toda a certeza, arroxou a porca, consequentemente o rolamento que fica por dentro (ops!). Eu lembro de perguntar se precisaria arroxar, ele disse que sim, blá blá blá... leigo é uma merda. Tinha poucos meses de Niva! Alguns dias depois, rodando na cidade, fui parar o carro para fazer uma conversão à equerda, pluft, a viatura perde a tração e cai. Quando vejo, o cubo se foi. Comprei um cubo usado, busquei o mecânico e os levei até o niva. Tudo foi trocado na rua e voltei com o carro rodando! O mecânico me disse que certamente quebrou devido a alguma folga ocorrida no rolamento. Quando relatei que um infeliz havia arroxado tal peça, ele falou que seria aquilo e pronto. Depois disso, sempre fazendo as revisões e manutenções nesse mecânico, bastante conhecido em Brasília, nunca mais tive problemas, nunca mais!!! Agora, quanto ao suposto fake que falou mal da viatura. Pelo amor de Deus, mesmo em respeito aos velhos Willys, não há comparação entre ambas as viaturas, uma vez não compartilham a mesma categoria, enquadramento. Um é automóvel utilitário, o outro é um jipe, transporte de soldados e munições. Se conhecer um pouquinho de história da União Soviética, saberá que os carros são equipados de fábrica com suas ferramentas justamente para ninguém precisar buscar mecânicos e, ainda, consertá-los em meio ao nada, nos locais mais remotos da Sibéria! Hahahaha. Veículos como o Niva, utilizados no mundo inteiro até hoje sob temperaturas que variam de -30ºC a 45ºC e, na maioria das vezes sem manutneção, merecem um mínimo de respeito das pessoas, em especial das que possuem conhecimento técnico, como é o caso dos colegas frequentadores do presente fórum. Porque malham o Niva assim ? Porque talvez seu design não agrade os designers do século 21 ? Porque talvez a viatura que custa barato e é velha dê banho a veículos renomados que custam alguns mil reais ? Brincadeira viu... se querem malhar, caiam para as L200 da vida, que beira os R$ 100.000,00 e não pode subir uma duna ou uma estrada sinuosa acentuada com "pé embaixo" porque esquenta seu convertedor de diesel em gás, ops motor. Moderadores, por favor tomem as devidas providências acerca do ocorrido. Perdão pelo longo mail e por desabafos, mas não tolero covardia. Abraços.

CRW
09/04/2007, 17:48
Eu não concordo com a afirmação de que as peças para Niva são ruins, assim como diria que um Citroen C3 não é ruim, porém, a suspensão dianteira direita de um deles saiu completa, como rolou por um tempo na net.

O que vejo problemático nessa história toda não é nem a quebra, mas a facilidade de reposição da peça quebrada. Para quem está na região sul ou sudeste, acho que é menos crítico. Para nós que estamos no centro-oeste a coisa começa a complicar. Tudo o que precisamos para o Niva tem que vir de fora, infelizmente.

Então, nosso padrão aqui é o seguinte: usamos o original até onde aguentar. Quando não tem mais jeito, optamos por similares nacionais, e no que diz respeito ao cubo optamos pelo cubo do VW Santana, e de quebra já aproveitamos e trocamos o rolamento cônico pelo blindado, e as homocinéticas também, além, claro, do freio. Não porque sejam melhores, mas se der algum futuro problema podemos ir a qualquer casa de suspensão e solicitar o serviço de reposição.

Seguem algumas fotos.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.


Valeu Roberto.

Isso é contribuição de fato a todos.

Apesar dos engraçadinhos que aparecem, vemos que o companheirismo e a maturidade é a maioria deste Fórum e, acabamos por compartilhar soluções como esta.

Como disse o Luciano é só ignorar que o cara acaba se mancando.

Agradeço mais uma vez a todos

Carlos

Márcio Magalhães
09/04/2007, 20:37
Olá,

Não lembra deste ser verde não? rs...

Bem, como eu havia dito anteriormente eu conheci alguns Nivas com problemas no Cubo. O meu foi um deles. A manutenção tinha sido feita em um mecânico fera em Niva aqui no Rio e que todo mundo daqui conhece. Na oportunidade ele me afirmou que devolvera todo um lote de cubo de roda de procedência argentina, dizendo que aquilo era colocar no carro e esperar o cliente voltar reclamando. Isso foi palavra de quem estava com mais de 10 Nivas na oficina sob sua responsabilidade.

Quando eu me refiro a qualidade das peças, nem tem como discutir. Peça um jogo de junta de cabeçote Lada e Umaoutramarcade4x4 e veja como as duas vêm embaladas. Troque o cilindro de embreagem e veja quanto tempo ele irá durar.

Sinceramente eu acho que isso é em função do estágio de desenvolvimento tecnológico soviético aliado às condições econômicas estruturais que a ex-URSS passou a partir da década de 60. Assim sendo, ou se faz uma 100% ou 50 marretadas. Acho que não houve opção. Como se trata de um projeto comprado da FIAT e bem antigo, não deve ser interessante investir em novos processos produtivos para fabricar as mesmas peças antigas. Puxa, esse assunto é bacana... poderiamos desdobrá-lo em um novo tópico.

[]´s,

Polvora
09/04/2007, 21:17
Mestre Carlão, como vai ?

Desculpe pelo mané, já estavamos de olho nesse moleque e já foi banido do Fórum e será novamente assim que se logar com outro usuário.


Rapaziada,

Vou apresentar o mestre Carlão para vocês ele é um dos usuários mais antigos e um grande amigo meu e de muitos aqui do 4x4brasil já colaborou muito com a galera apresentando trilhas, ensinando técnicas e ajudando quem precisa em qualquer hora e lugar.

O lance de gostar ou não de determinado carro, se quebra ou não vai cada um. Se não gostam de Niva então não tem necessidade de entrar no tópico pra falando mal etc...

Se não for ajudar então não atrapalha !

Às vezes aparecem uns e outros que acham que tal carro é melhor etc, mas isso pra mim tem outro nome, alto afirmação ou o cara não dá no couro ou não tá contente com o tamanho do bilau.

Infelizmente vira e mexe aparece um palhaço no fórum como esse MuriloDásemDó e a gente demora pra localizar o maledito.

Rapaziada que mendou Mp e notificação obrigado pela força.

Mestre Carlãoo continua por favor que tá bem interessante esse assunto e mais uma vez desculpas pelo ocorrido.

grande abraço

Marcio Rossetto
09/04/2007, 21:22
Marcio , eu ja tive uma pancada de jipes desde os meus 18 anos , e lhe digo , todos tem problemas de qualidade, pois quanto mais mecanismos voce coloca , mais problemas surgem .

Lhe digo ainda mais , eu por exemplo viajo 3000 km por semana , 2 vezes por mes para Minas , pois sou Eng. Vendas , com um celta 2006 , e não quebra nem a pau , apesar deque eu faço umas 4 cambagens por ano . Se fosse com um land , pode ser que ja teria dado algum problema de vazamento em um dos vários retentores .

Ja tive um JPX , na época troquei por uma toyota , em função de conforto , lhe garanto que ele é 10 vezes mais problemático do que um Niva .

Entra no forum dos cherokees e vai ver a dor de cabeça que eles tem com esse jipe .

Quem tem Vitara , Samurai , etc , esta feliz porque ainda relativamente são novos .

Com relação ao niva , em 93 meu pai teve um com 5000 km, te juro , nunca deixou na mão e nunca fizemos carburação .

Meu pai me deu com 150.000 km , pois comprou uma Toyota , de lá pra frente comecei a fazer trilha direto com ele na época que o pinheirinho era bravo , daí sim comecou a quebrar algumas coisas , mas nada de cambio , diferencial , motor .
Alternador, bomba de agua , assoalho que rachou , essas coisas .

Depois de ficar muitos anos sem jipe , pois tive que priorizar outras coisas , comprei , ja há 3 anos um NIva . Foram sucessivas quebras , não acreditava que o jipe podia ser tão ruim .

Pois bem , fui trocando tudo , meti um motor ap 2.0 do santana , pivos novos , revisei o cambio, embreagem , troquei amortecedores , recondicionei as homocinéticas , lubrifiquei todos os rolamentos com graxa especial , troquei todos os burrinhos e cilindros de freio , reforcei o assoalho com chapas para não trincar e muitas outras coisas .

Detalhe , tem que aprender a fazer sozinho , não dá para pagar .

Hoje acredito que tenho um jipe confiável , ja fizemos algumas viagens , passeios com a turma dos anonimatos , fomos varias vezes para Castelhanos , usamos diariamente , vamos sempre para sítios e não quebra nem a pau . São 2 anos sem manutenção .

Então , exponho minha tese :

as pecas originais Russas são boas e resistentes .
As italianas , argentinas , etc são um problema .

os jipes Nivas são resistentes , porém a maioria foram judiados .

Ter Jipe não é sinônimo de resistência , é sinônimo de vou aonde eu quizer .







Olá,

Não lembra deste ser verde não? rs...

Bem, como eu havia dito anteriormente eu conheci alguns Nivas com problemas no Cubo. O meu foi um deles. A manutenção tinha sido feita em um mecânico fera em Niva aqui no Rio e que todo mundo daqui conhece. Na oportunidade ele me afirmou que devolvera todo um lote de cubo de roda de procedência argentina, dizendo que aquilo era colocar no carro e esperar o cliente voltar reclamando. Isso foi palavra de quem estava com mais de 10 Nivas na oficina sob sua responsabilidade.

Quando eu me refiro a qualidade das peças, nem tem como discutir. Peça um jogo de junta de cabeçote Lada e Umaoutramarcade4x4 e veja como as duas vêm embaladas. Troque o cilindro de embreagem e veja quanto tempo ele irá durar.

Sinceramente eu acho que isso é em função do estágio de desenvolvimento tecnológico soviético aliado às condições econômicas estruturais que a ex-URSS passou a partir da década de 60. Assim sendo, ou se faz uma 100% ou 50 marretadas. Acho que não houve opção. Como se trata de um projeto comprado da FIAT e bem antigo, não deve ser interessante investir em novos processos produtivos para fabricar as mesmas peças antigas. Puxa, esse assunto é bacana... poderiamos desdobrá-lo em um novo tópico.

[]´s,

alexandre roveri
09/04/2007, 21:35
Olá,

Não lembra deste ser verde não? rs...

Bem, como eu havia dito anteriormente eu conheci alguns Nivas com problemas no Cubo. O meu foi um deles. A manutenção tinha sido feita em um mecânico fera em Niva aqui no Rio e que todo mundo daqui conhece. Na oportunidade ele me afirmou que devolvera todo um lote de cubo de roda de procedência argentina, dizendo que aquilo era colocar no carro e esperar o cliente voltar reclamando. Isso foi palavra de quem estava com mais de 10 Nivas na oficina sob sua responsabilidade.

Quando eu me refiro a qualidade das peças, nem tem como discutir. Peça um jogo de junta de cabeçote Lada e Umaoutramarcade4x4 e veja como as duas vêm embaladas. Troque o cilindro de embreagem e veja quanto tempo ele irá durar.

Sinceramente eu acho que isso é em função do estágio de desenvolvimento tecnológico soviético aliado às condições econômicas estruturais que a ex-URSS passou a partir da década de 60. Assim sendo, ou se faz uma 100% ou 50 marretadas. Acho que não houve opção. Como se trata de um projeto comprado da FIAT e bem antigo, não deve ser interessante investir em novos processos produtivos para fabricar as mesmas peças antigas. Puxa, esse assunto é bacana... poderiamos desdobrá-lo em um novo tópico.

[]´s,

Marcio ( ex niva red ) quem teve a oportunidade de conhecer a sua aventura por esse interior de SP/MG e DF pode compreender um pouco a sua "MAGOA" com o Niva !
Tive a oportunidade de conversar com a Sandra e o Mauricio de Campinas que acompanharam sua saga !!!:parede: :parede: :parede: :parede:
A unica coisa que discordo do seu "discurso" sobre o niva é a tese de que todo antigo dono é culpado pelo mal estado do Niva, do resto, :concordo: :dance: :concordo: :dance: :concordo: :dance: :concordo: :dance: :concordo: :dance:

Momesso
09/04/2007, 22:36
Pessoal, meu irmão tem um Niva ano 90 em perfeito estado, muito bem cuidado e, detalhe, de uso urbano o carro nem vê barro.

Nesta sexta-feira, ele tinha ido dar uma voltinha de uns 40 km e quando voltava para casa, estava a uns 20km/h em uma pequena curva, o carro deu um estalo e perdeu a tração e freiou sózinho.

Quando foi verificar o ocoorido, percebeu que havia sido quebrado o cubo da roda dianteira (lado motorista). Esse cubo é que segura todo o conjunto da roda dianteira, ficando sómente presa pela pinça do freio.

O que impressiona é que fomos em uma concessionária comprar o cubo para troca e o atendente nos informou que é normal essa quebra.

Por entender que a peça é vital para a segurança do veículo e de seus ocupantes e, também por nunca ter ouvido falar nesse tipo de quebra, fiquei preocupado com esse item e prefiro entender que o que ocorreu foi por um defeito de fabricação da peça, ainda mais pelo fato de que o Niva não é usado em trilhas e tampouco exigido sobre-esforços.

Bem, nós estamos substituindo os dois cubos e resolvendo a situação, porém gostaria de lançar aquii uma pesquisa para saber se esse tipo de quebra já aconteceu com algum de vocês? Também vale um alerta para todos nós sobre mais essa ocorrência.

Vou procurar tirar fotos da peça e colocar aqui no Fórum. É impressionante isso ter quebrado, porisso pergunto se já viram coisa parecida.

Abraços

Carlos
Márcio, pode parecer incrível mas é verdade esse tipo de quebra não é nada incomum. Também passei por uma situação idêntica à de seu irmão a uns seis anos, a única diferença foi em relação ao lado, no meu caso, foi o cubo do lado do passageiro

Otávio Luiz
10/04/2007, 09:58
AH! Mais uma coisa... peça sem qualidade não é exclusividade dos Nivas não.
Existe muita porcaria pra Willys também. A diferença é que a peça é nacional.
Sabe porque quase ninguém reforma o câmbio Willys? Porque fica uma josta!!! É montar e dar problemas. O câmbio é ruim? Não, ruim são as peças.
Culpa de quem? Nossa, que queremos sempre a mais barata. Aí a qualidade vai pra cucuia...:-?
Agora um OT... conheço o Márcio Magalhães virtualmente a algum tempo, dos Camaradas do Niva. Sei o porque desta mágoa com os russos, mas apesar disto ele continua por aqui dando seus pitacos...:mrgreen:
Uma das coisas mais engraçadas que já vi sobre Nivas foi "O Niva na História" que o Márcio publicou no site do Nivared.
Márcio, você ainda tem esta "Epopéia Russa"? Disponibiliza pra galera...:concordo:

Cavalcante
10/04/2007, 10:14
Bom, eu mesmo não tinha notícia até hoje da quebra do cubo.
Será que não seria por causa do tal lote de cubos imprestáveis argentinos (tá bom, tá bom, eu sei que imprestável argentino é pleonasmo vicioso:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: , mas...) citados aí pra cima?:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:

Quanto a peça tranqueira, realmente a culpa é quase toda nossa! Ninguém fabrica uma porcaria se não tiver quem a compre. Tem uns picaretas no mercado que fabricam ou prestam serviço lixo e vendem a preço de luxo, mas são exceções. A grande maioria vende lixo a preço de lixo mesmo.
Já repararam que virou mexeu batemos nesse problema? Todo mundo quer qualidade, mas ninguém quer pagar por isso...

Só que no nosso caso (Nivas) temos mais um agravante: as lojas de peças "originais" que vendem similares de prateleira compradas no vizinho da esquina a preço de componentes russos vindos com frete via Antártida.

CRW
10/04/2007, 10:38
[QUOTE=Polvora;376607]Mestre Carlão, como vai ?

Desculpe pelo mané, já estavamos de olho nesse moleque e já foi banido do Fórum e será novamente assim que se logar com outro usuário.


Grande Pólvora. Sempre Alerta hein.

Estamos bem por aqui, trabalhando muito mas sem deixar de curtir a Envesa nos finais de semana. Precisamos nos reunir ou programar algo para nos encontrar.

Bom, Pessoal que a qualidade das peças é questionavel isso não se discute, realmente são ruinzinhas.

Agora um fato novo é que conversando com um conhecido representante da Lada no Brasil, fui informado que quando a Lada chegou no Brasil, as peças de reposição que faziam parte do carro e do catálogo, especificamente o item do cubo da roda, era um "conjunto" que deveria ser fornecido compreendendo o disco do freio e o cubo. Ele mencionu que deixou de ser vendido como conjunto e sim separadamente pois o consumidor brasileiro queria comprar somente o disco, então eles passaram a vender separadamente.

Eu particularmente não acho que isso ocorreu por causa do consumidor, mas sim pela ganância dos vendedores que, separando o conjunto acabariam lucrando mais. Bom, com essa informação eu acredito que a Lada não pode ser culpada por qualidade ou negligência quanto a segurança do NIVA, pois se a reposição dessas peças era originalmente o conjunto, conclui-se que a espectativa de vida útil de um cubo está associado à vida útil de um disco de freio, portanto ai está a estimativa de vida útil deste componente.

Concordo que a URSS passou momentos difíceis, mas a Lada tinha invadido o mundo e tinha que manter sua imagem no mercado, porisso não acredito tanto em marretadas, mas sim em peças paralelas que começaram a surgir sem um critério ou qualidade condizentes.

Eu particularmente, irei considerar a troca desses cubos "obrigatóriamente" a cada troca de discos de freio, providência que meu irmão já tomou comprando e substituindo os dois cubos e discos por novos.

Carlos

emtsuhako
10/04/2007, 12:58
Carlos, observação meio boba a minha, mas vc tem cachorro que anda livremente pela garagem??? Se sim, eu tinha dois cachorros, ambos tinham acesso pela casa toda, mas as rodas do meu Gol era o banheiro deles... em menos de 3 anos as rodas e os cubos das rodas se foram rapidinho de tanto eles mijarem lá... O mecânico disse que faltava pouco para os cubos quebrarem... Se os seus duraram 17 anos, duraram, com certeza, mais do que o tempo da vida útil estimada, certo?

Pessoal, o problema de muitos Nivas é que não sabemos como os antigos donos tratavam (ou melhor dizendo, mal-tratavam) o russinho... Com certeza a maioria dos Nivas estão com seu quarto, quinto, sexto dono... imaginem os problemas acumulados por cada dono pelo qual passaram... tem uma hora que quebra de vez mesmo... Aposto que se tivessemos tirado nossos Nivas 0 km e cuidado muito bem dele, com certeza as quebras estariam dentro do normal... e ou não é?

CRW
10/04/2007, 14:12
Carlos, observação meio boba a minha, mas vc tem cachorro que anda livremente pela garagem??? Se sim, eu tinha dois cachorros, ambos tinham acesso pela casa toda, mas as rodas do meu Gol era o banheiro deles... em menos de 3 anos as rodas e os cubos das rodas se foram rapidinho de tanto eles mijarem lá... O mecânico disse que faltava pouco para os cubos quebrarem... Se os seus duraram 17 anos, duraram, com certeza, mais do que o tempo da vida útil estimada, certo?

Pessoal, o problema de muitos Nivas é que não sabemos como os antigos donos tratavam (ou melhor dizendo, mal-tratavam) o russinho... Com certeza a maioria dos Nivas estão com seu quarto, quinto, sexto dono... imaginem os problemas acumulados por cada dono pelo qual passaram... tem uma hora que quebra de vez mesmo... Aposto que se tivessemos tirado nossos Nivas 0 km e cuidado muito bem dele, com certeza as quebras estariam dentro do normal... e ou não é?

Olá Edson, sua observação do cachorro tem tudo a ver sim é correta. Mas no caso do meu irmão ele não tem cachorro.

Creio que o problema está em vida útil mesmo, porisso estamos debatendo e procurando identificar essa durabilidade e assim podermos pensar em manutenções preventivas.

Olhem nesse link e vejam o que o carrinho faz e, porque não quebra?


http://www.youtube.com/watch?v=GayAxCzCtTw

Carlos

Cavalcante
10/04/2007, 14:23
É, esse vídeo já rolou por aqui...

Cara, ele faz isso sim, e bastante mais, sem lá grandes preparações. Aliás o projeto dele pode não favorecer o uso em trilhas, mas pra esse tipo de uso eu acho ele o bicho. Mas quebra sim... Também, até a Ferrari quebra... Fazer o quê?

Agora, andando no dia a dia, o meu até que quebra pouco. Só depois de alguma prova é que sempre tem uma coisinha (ou coisona) pra fazer...

emtsuhako
10/04/2007, 20:09
Carlos, talvez o fato do cubo da roda do Niva do seu irmão ter quebrado depois de 17 anos, é sinal de que TODOS nós devemos fazer uma boa revisão nessa peça e trocá-la se necessário... principalmente pq a maioria dos Nivas possuem 17 anos ou pouco menos... A propósito, acha-se cubo novo? Ou melhor, a peça inteira como vc mencionou anteriormente? De repente a gente compra um lote inteiro e paga menos, mas sem perder em qualidade...

Rossetto, tem certeza que as peças italianas são ruins como as argentinas? Eu podia jurar que li que somente as argentinas são ruins...

Márcio Magalhães
11/04/2007, 01:55
Olá,

Vamos por partes:

Alexandre,

Salvo engano nos falamos pessoalmente lá no MOGIVA (meu Niva também quebrou lá! rs...). Não vou entrar no mérito das quebras do meu ex-Niva, o NivaRed (que Deus o tenha) falo até mais pelo amigos e conhecidos que têm Niva. Quanto a dizer que dono antigo é a culpa para o que sabemos, é achar bode expiatório. Conheço vários Nivas que passou de dono cuidadoso para dono cuidadoso e continua na mesma. rs...

Momesso,

É fato, não é incomum.

Márcio Rosseto,

Vitara são novos? Tem desde 91. A maior parte varia entre 92 e 97. Mas quebram também, claro. Isso não se discute. O quanto quebra, pergunte para o pessoal que tem (mais de um, claro).Em relação a fazer tudo, é legal, o chato é você ter de exigir que gente que não quer virar mecânico faça. Eu por exemplo não me importava com a quebra em si, mas com a dor no bolso que me dava.

Otávio,

Nos encontramos até na lista do Gurgel! He he he! Seu Niva era do SBT, né? rs... Quanto ao “NivaRed na história”... aquilo foi uma época bem legal. Eu cheguei a pendurar novamente o site no ar em um link alternativo e dei o endereço aqui no Fórum. Acho que uns 3 visitaram! rs... Ainda tenho guardado isso. Se o pessoal quiser, eu penduro novamente. He he he...

Quanto a eu ainda dar pitaco e participar... é porque gosto do danado. Gosto mesmo e nunca escondi. Minhas condições de professor é que não permitem que eu tenha um carro que gasta horrores em manutenção, seja preventiva ou não. Ainda ajudo o pessoal no que eu posso, às vezes em PVT (aqui é MP. rs...).

Estamos aí!

[]´s,

Luciano SHAKALL
11/04/2007, 04:43
Vitara são novos? Tem desde 91. A maior parte varia entre 92 e 97. Mas quebram também, claro. Isso não se discute.Concordo com tudo isso. Agora, pelo menos aqui em Natal, a grande maioria dos Nivas foi muito mais "judiada" que os Vitaras. Por terem preço mais alto, acho que o pessoal ficava "com pena"... Além do que, muitos compravam porque tinham virado moda na época. Já o russinho, sempre foi um dos mais baratos, e até hoje em dia, vejo gente que tem o Niva como 2º carro e só usa pra "dar pau", sem fazer a devida manutenção (nem "corretiva", muito menos preventiva...), afinal, "compraram barato" (eu já vi "neguinho" ter a cara-de-pau de falar isso). Por isso, é bem mais fácil encontrar vitaras em bom estado aqui, e facinho de achar Nivas que são "um poço de problemas", contribuindo para a (muitas vezes injusta) má-fama do russo...

CRW
11/04/2007, 14:23
Concordo com tudo isso. Agora, pelo menos aqui em Natal, a grande maioria dos Nivas foi muito mais "judiada" que os Vitaras. Por terem preço mais alto, acho que o pessoal ficava "com pena"... Além do que, muitos compravam porque tinham virado moda na época. Já o russinho, sempre foi um dos mais baratos, e até hoje em dia, vejo gente que tem o Niva como 2º carro e só usa pra "dar pau", sem fazer a devida manutenção (nem "corretiva", muito menos preventiva...), afinal, "compraram barato" (eu já vi "neguinho" ter a cara-de-pau de falar isso). Por isso, é bem mais fácil encontrar vitaras em bom estado aqui, e facinho de achar Nivas que são "um poço de problemas", contribuindo para a (muitas vezes injusta) má-fama do russo...


Luciano, eu concordo com tudo que falou, mas vou acrescentar mais um ingrediente:

Exatamente por essas razões todas, ser barato, manutenção acessível é que eu digo quem tem um carro desses, se diverte "muito mais" dos que aqueles que têm um Vitara ou outro qualquer mais caro. Lógico que por ser barato é que a maioria acaba judiando do bichinho, pois só ele é que permite esse exagero de cada um de nós. Agora pergunta se os caras querem se desfazer ou trocar? Podem até comprar outro, mas consevam o baratinho pra diversão.

Carlos

braszil
14/04/2007, 21:18
Pessoal, meu irmão tem um Niva ano 90 em perfeito estado, muito bem cuidado e, detalhe, de uso urbano o carro nem vê barro.

Nesta sexta-feira, ele tinha ido dar uma voltinha de uns 40 km e quando voltava para casa, estava a uns 20km/h em uma pequena curva, o carro deu um estalo e perdeu a tração e freiou sózinho.

Quando foi verificar o ocoorido, percebeu que havia sido quebrado o cubo da roda dianteira (lado motorista). Esse cubo é que segura todo o conjunto da roda dianteira, ficando sómente presa pela pinça do freio.

O que impressiona é que fomos em uma concessionária comprar o cubo para troca e o atendente nos informou que é normal essa quebra.

Por entender que a peça é vital para a segurança do veículo e de seus ocupantes e, também por nunca ter ouvido falar nesse tipo de quebra, fiquei preocupado com esse item e prefiro entender que o que ocorreu foi por um defeito de fabricação da peça, ainda mais pelo fato de que o Niva não é usado em trilhas e tampouco exigido sobre-esforços.

Bem, nós estamos substituindo os dois cubos e resolvendo a situação, porém gostaria de lançar aquii uma pesquisa para saber se esse tipo de quebra já aconteceu com algum de vocês? Também vale um alerta para todos nós sobre mais essa ocorrência.

Vou procurar tirar fotos da peça e colocar aqui no Fórum. É impressionante isso ter quebrado, porisso pergunto se já viram coisa parecida.

Abraços

Carlos
Caros amigos do forum,

Tive o mesmo problema e depois de falar com um dos caras que mais entende de Niva no Brasil e conferir com alguns outros descobri que a peça original do Niva é de um material fraco. Vou entrar em contato com a pessoa certa para poder postar aqui tudo que foi constatado e feito para sanar este problema. Prometo nao me demorar muito assim que eu encontrar com ele irei me certificar. Mascom certesa o problema é do material que a Lada faz.

Luciano SHAKALL
16/07/2007, 19:00
CAmaRAdas, já viram isso: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-59705628-_JM ? Será...? :pensativo:

alexandre roveri
16/07/2007, 21:28
CAmaRAdas, já viram isso: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-59705628-_JM ? Será...? :pensativo:

Esquece :discordo: Isso ai não é forjado nem na China :putz:
No máximo, no máximo o cara torneou um pedaço de 1020 !!! Alem do que, o preço, não condiz com um processo de forjamento no minimo adequado . :wink:

Giovani Avila
16/07/2007, 22:42
Realmente, quando penso que tá tudo tranquilo, surge esses fatos assombrosos.
Se a coisa realmente é comum, deveríamos tentar mapear com uma tabelinha ou enquete para tomarmos alguma medida concreta para evitarmos este perigo potencial.
Relato que uso o meu para viajar, inclusive estou colocando suspensão do ômega nele, e me dá arrepio pensar nisso.
como caso real digo que certa vez rompeu comigo o tirante maior esquerdo da suspensão traseira(rompeu bem no meio do porta bucha). A sorte que eu estava devagar, mas ele se atravessou no alfalto, foi medonho!!!
Depois disso mandei fazer 6 porta buchas no torneiro e coloquei tubos reforçados nos dois debaixo e na barra Packhard. Os decima me parecem mais resistentes.
Quando comprei meu Niva o mecânico que me vendeu disse-me que adaptou os rolamentos do Santana. Nunca tiva problemas ali, mas agora que ta parado vou ver se dou uma olhada pra ver se tem alguma dica legal ali.
Mas como tarefa de casa, peço que revisem seus tirantes de suspensão.
Abraços

Girti
17/07/2007, 00:19
Estou no quinto Niva, já rodei, no total, cerca de 300.000 Km de Niva. Apenas uma vez foi necessário trocar o cubo da roda dianteira D, isto aconteceu no último Niva que tive antes do atual. Durante uma revisão rotineira, o Wilson (meu mecânico) recomendou a troca do cubo, pois o mesmo parecia estar trincando. Vendi este Niva com 240.000 Km, a troca foi feita aos 203.547 Km (tenho um controle de manutenção no Excel). Não creio que isto possa ser chamado de "troca prematura" (rsrsrs). Quando vendi o carro, o cubo dianteira E ainda era o original.

No meu entender, há dois fatores que explicam boa parte das quebras: um é a má qualidade de algumas peças. Devemos sempre suspeitar de peças muito baratas ou de procdência e/ou aspecto duvidosos (outro dia, vi uns pivôs horrorosos, pintados de preto, na oficina do Wilson. Antes que eu pudesse comentá-los com ele, vi-o devolvendo estes pivôs ao motoqueiro, pois não confiava na qualidade deles. Ou seja, minha má impressão se confirmou)
O outro fator que explca as quebras é o mau uso do carro, não necessariamente pelo dono atual, eventualmente também não pelo dono anterior. Entretanto, pode-se supor que um carro com cerca de 16 a 17 anos de uso, que passou por diversos motoristas, muitos deles tentando descobrir os limites do carro, muitos deles achando que o Niva é um jipe (insisto, o Niva NÃO é um jipe, é um veículo 4x4, uma espécie de "SUV dos pobres". é um feliz compromisso entre preço baixo, relativo conforto, e possibilidade de enfrentar estradas precárias e sair-se bem) possa quebrar sem que isto pareça razoável para o seu atual proprietário.

Dificilmente alguém irá se arriscar a sair "testando" um Uno Mille 91 ou um Chevette 90 por aí, por achar que o carro pode não agüentar, devido à sua idade e tempo de uso. Devemos pensar da mesma forma com o Niva. Se queremos tê-lo confiável, é necessário usá-lo com bom senso e efetuar constantes revisões e verificações, para minimizar estas quebras inesperadas. Com isto, teremos um carro confiável e que raramente irá deixar o seu dono na mão. Fiz incontáveis viagens com meus diversos Nivas, algumas delas longas (3000/4000/5000 Km), raramente fiquei na mão. É claro que houve quebras, mas foram raras e pouquíssimas vezes me impossibilitaram de continuar rodando. Quem quiser fazer do Niva um jipe, deve fazê-lo ciente do risco que corre, a possibilidade de uma quebra sem aviso prévio existe, a idade e os abusos anteriores irão cobrar o seu preço!

Marcio Rossetto
17/07/2007, 17:26
Pô Roveri , vai cortar o barato !
Comprei 2 porcas de homocinéticas só para pegar o telefone da Moça que vende esses cubos .
Numa breve conversa com a Cristina , ela disse que é especialista em vender peças de galaxi , Maveco etc e que não tinha experiencia com Niva .

Quando perguntei dos Cubos e Tirantes , disse que essas peças eram fabricadas por um amigo de confiança e que ele tinha o certificado de qualidade do Inmetro da peça em questão , forjada .

Vou me aprofundar nessa discusão com ela .

Obrigado

Márcio Magalhães
17/07/2007, 22:25
Olá,

Tudo muito bom, tudo muito bem... mas quando ele quebra seguidas vezes a mesma peça sem que se tenha um uso inadequado, aí a coisa fica feia.

Márcio, se eu escrevo que " Comprei 2 porcas de homocinéticas só para pegar o telefone da Moça que vende esses cubos" e a dona patroa lê... até explicar que focinho de porco não é tomada...! He he he

[]´s,

juniormessias
01/02/2012, 13:13
boa tarde galera niveira! bom eu comprei um niva á menos de dez dias e tive a infelicidade de quebrar igualzinho este caso! E foi do mesmo jeito em baixa velocidade numa curva! Agora estou ralando para achar esta peça,tem auguem que conheça uma peça compativel para substituir este cubo??? Valeu galera!!!!

gbuonfiglio
01/02/2012, 14:03
Aproveitando pra contar um pouco da minha saga.
Meu cubo original quebrou depois da roda pegar fogo (coifa quebrada, 120km/h por muito tempo na estrada, pneus 255/75R15, AP2000 álcool... pegou fogo na homocinética externa).

Coloquei o cubo brasileiro. Quebrou em alguns dias. Coloquei outro da mesma marca. Quebrou de novo. Terceira vez e começou um nhéc-nhéc que lembro ter escutado um pouco antes de quebrar das outras vezes. Encostei o Niva e resolvi comprar o cubo original.

Comprei na Ersatzteile Lada 2101-07, Niva 1600, 1700, 1900/ 2121, 21213, 21214 | Ersatzteile Lada Niva, Reparaturanleitungen, Beleuchtung, Tuning (http://www.lada-hamburg.de) ontem. Aproveitei e comprei o kit de rolamentos, homocinética externa nova e outras coisinhas. Vamos ver se aguenta.

Como histórico, tenho o Niva desde 1996, fiz uma reforma louca em 2000 que o transformou em um demônio nas trilhas (fiz todos os Endurance 4x4 da época) mas com alguns erros que o deixaram ruim de estrada. Agora desfiz algumas adaptações e aos poucos espero reconquistar suas aptidão pra viagens.
Se o cubo de roda quebrar, penso seriamente em partir pra um conjunto de manga de eixo, cubo e discos "oversized". Vamos ver no que dá...

[]s,
Guilherme
Gallery: Fotos do Niva - Free Willy (http://gbcm.me/jcsb/galerias/socios/free/niva.html) (site da época que guardei como histórico)

gbuonfiglio
01/02/2012, 14:05
ah, e faltou responder ao Junior... Como citei, há o cubo de roda nacional para o Niva, mas tenho forte desconfiança que ele é de qualidade muito inferior ao russo.

juniormessias
02/02/2012, 00:55
Valeu o toque gbuonfiglio! Vou procurar o importado mesmo!! obrigado