PDA

Ver Versão Completa : HiLux 98 4x4 - Problemas na tração



rwerner14
05/04/2007, 20:00
Nobres conselheiros,

Estou descobrindo ainda alguns aspectos da minha nova viatura e recorro a vcs mais uma vez para saber se meu problema é conhecido: engatei a tração pela primeira vez (H4) para fazer um teste. A viatura saiu normalmente mas na primeira curva da garagem tudo travou. O carro ficou como se estivesse com o freio de mão puxado e se eu tentasse forçar fazia um barulho razoável, aparentemente nas rodas. Em linha reta funcionou normalmente. Para soltar a tração foi bem difícil mas depois que soltou tudo voltou ao normal (em H2). Antes de levar ao estaleiro gostaria de saber se é algo conhecido da comunidade. Obrigado pelo help constante.

Abraço,

Ricardo

murilloaquino
05/04/2007, 20:07
Nossa...sem ofensas...mais eu axo q o pessoal q compra carros 4x4 devia pelo menos ler um pouquinho talvez o manual ou itens basicos sobre 4x4...
No forum mesmo, ja foi dito diversas vezes q todos os carros com diferencial central bloqueado ou sem diferencial , nao podem rodar com a traçao ligada em pisos aderentes, principalmente manobrar e curvas d baixo raio...
E extremamente comun o carro freiar pela diferença d rotaçao entre os eixos...

rwerner14
05/04/2007, 20:23
Murilo,

Por favor desculpe a ignorância. Estou tentando aprender mas ainda estou no começo. Nunca tive um carro 4x4 e resolvi me aventurar nesse mundo. É claro que ainda vou cometer muitas gafes como essa mas é vivendo e aprendendo. Não encontrei nada relacionado a questão (pelo menos da forma que eu estava procurando) no forum e nem no manual.

O manual diz para andar pelo menos 16 km por mês com a tração ligada mas como fazer isso na cidade cheia de curvas de 90 graus (uma esquina por exemplo). Seria apenas em terrenos OFF-ROAD? E para os carros com tração permanente? Mais uma vez desculpe as perguntas mas ainda sou aprendiz auxiliar de novato C!

Abraço,

Ricardo

JEFFCATUNDA
06/04/2007, 00:14
Ricardo.

Também passei por isso( quase todo mundo passou) e fui muito bem orientado pelos colegas deste forum.

Por este motivo fui ficando por aqui...

Seja bem vindo colega e, por favor, dê uma olhada neste tópico, que foi o primeiro postado por mim nesta comunidade.

Acho que vai te ajudar.

clique no atalho:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23622

Outra coisa, quando te interessar por algum assunto, dê uma pesquisada lá no cabeçalho do forum, onde tem "PESQUISAR"...

Tem muita coisa boa por aqui colega.

rwerner14
08/04/2007, 21:49
Jeff,

Muito obrigado pela ajuda. Esclareceu tudo. Sorte que também vi essa orientação antes pois podia ter acontecido o pior. Vou continuar estudando por aqui...Valeu mesmo!

Abraço,

Ricardo

Edintruder
08/04/2007, 22:40
Murilo,

Por favor desculpe a ignorância. Estou tentando aprender mas ainda estou no começo. Nunca tive um carro 4x4 e resolvi me aventurar nesse mundo. É claro que ainda vou cometer muitas gafes como essa mas é vivendo e aprendendo. Não encontrei nada relacionado a questão (pelo menos da forma que eu estava procurando) no forum e nem no manual.

O manual diz para andar pelo menos 16 km por mês com a tração ligada mas como fazer isso na cidade cheia de curvas de 90 graus (uma esquina por exemplo). Seria apenas em terrenos OFF-ROAD? E para os carros com tração permanente? Mais uma vez desculpe as perguntas mas ainda sou aprendiz auxiliar de novato C!

Abraço,

Ricardo


Todos se impressionam com isso quando embarcam no mundo 4x4, eu me dei de conta de cara, mas levei um susto também, pois a primeira coisa que vem a cabeça é o preço do conserto! ahahaha! Mas depois notamos que nem custa tão caro assim não se estivesse de fato estragado.
Em veículos com tração permanente existe um diferencial central que distribui a rpm para os dois diferenciais dos eixos, dessa forma são 3 diferenciais, podendo perder tração para apenas uma roda se esta ficar no ar, daí existe o recurso de bloqueio do diferencial central para se comportar exatamente como as nossas caminhonetes e também acaba por frear quando em curvas quando acionado.
Podes usar o 4x4 em linha reta ou com o piso molhado sem problemas, mas tenta utilizar apenas fora do calçamento. Em relação à rodar 16 km, podes apenas acoplar as rodas livres e andar em 4x4high ou rodar com o 4x4high com as rodas livres desacopladas sem problemas, isso serve apenas para fazer o óleo circular na caixa de transferência e diferencial dianteiro para evitar oxidação em peças que ficaram fora do óleo e rolamentos.