Ver Versão Completa : Guincho para de funcionar quando esquenta
renatobobra
08/04/2004, 10:51
Tenho um guincho Warn na viatura e estou com um problemão: Nas piores horas quando o bichinho esquenta ele simplesmente para de funcionar, voltando a ativa depois de dar uma esfriadinha. Alguém tem algo a comentar sobre isso. Aproveitando alguém tem algum material sobre o funcionamento/manutenção do mesmo
Eduardo Velo
08/04/2004, 17:02
É parte elétrica ...
Cabo subdimensionado , ou bateria e alternador não dão conta ...
Verifica fixação de todo cabeamento ...
[]s ...
Oi Renato,
Infelizmente é assim mesmo.
Todo o guincho elétrico tem um grande inimigo... o calor.
Em toda a fiação elétrica quando esquenta vai resistir mais à passagem de energia.
Quanto mais resistir, mais vai esquentar.
Assim ao esquentar o guincho perde força e esquenta cada vez mais rapidamente.
Usando conforme as orientações do fabricante nunca o guincho deveria parar (estolar) já que quando estola a corrente tende ao infinito.
Como a bateria não tem capacidade de fornecer uma corrente (amperagem) infinita; a mesma vai fornecer o que puder.
Só que neste momento teoricamente tudo entra em “curto”.
Assim nunca se deveria chegar na condição do guincho estolar já que isso danifica tudo; bateria, motor elétrico do guincho, fiação, etc...
E não esqueça que o calor vem lá de dentro do guincho... assim quanto parar de usar o guincho para ver a temperatura, aguarde alguns instantes pois a temperatura ainda vai aumentar.
Uma técnica arcaica é a seguinte... se não for possível ficar com a mão no motor do guincho é sinal que ele está muito quente e precisa de um tempo para esfriar.
A grande maioria dos Warns usam um motor de grande potência (4,6 hp), isso é ótimo, pois o guincho tende a ser muito rápido, mas implica que vai esquentar muito mais rápido e consumir muito mais energia. Isso também acaba esquentando toda a fiação, principalmente se ela NÂO for corretamente dimensionada.
Este foi um dos motivos que optamos por motores de 3,6 HP nos guinchos HDW (10 e 9 mil).
Talvez seja interessante uma revisão no seu guincho para verificar se nada se encontra danificado pelas altas temperaturas.
Vende ele e compra um guincho de verdade, um Work! ;-)
Brincadeiras a parte, depois conta pra gente como você resolveu o problema. :-)
FALA RENATO
TIVE UM SUPERWINCH X9, QUE FAZIA ISSO LOGO QUANDO INSTALEI ELE NA VIATURA, NOVINHO!!!!!!
QUASE JOGUEI A MERCADORIA FORA!!!!!!!!!
SO PAROU QUANDO UM ELETRICISTA DAQUI DA REGIAO SUBSTITUIU OS 2 RELES ORIGINAIS, POR 4 RELES AUXILIARES DE PARTIDA DA D 20,
ACABOU O PROBLEMA!!!!!!!!!
ANEXO VAI O ESQUEMA DE LIGAÇÃO DOS RELES
Engraçado... conheço uma marca que vem com 4... quer dizer com 5 solenóides de fabrica...;-)
FALA WALLACE
ENTAO SEJA BONZINHO...........
E COLOCA O ESQUEMA DE LIGAÇÃO DESSE GUINCHO QUE VC CONHECE
AQUI PRA MOÇADA PODER SUBSTITUIR NOS DEMAIS......
EM TEMPO , QUAL A RELAÇÃO DE REDUÇÃO DO GUINCHO HDW QUE VC REVENDE?
Oi Carlos,
Não estou em São Paulo então não tenho como passar o esquema no momento.
As reduções... são algo como:
HDW 6000 E - 210:1
HDW 8000 E - 340:1
HDW 9000 G - 150:1
HDW 10000 G - 180:1
mas não tenho certeza no momento.
renatobobra
12/04/2004, 07:45
Alguém sabe quem meche em guincho aqui na região de Campinas, pois apesar das dicas não entendo buluchas dessa parte elétrica. Vou imprir essas dicas e levar para alguém mais capacitado.