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Ver Versão Completa : Problemas elétricos!!!



Vicenzo
04/04/2007, 16:06
Amigos,

Ontem pela manhã sai com o Niva sem problema nenhum, bateu arranque de primeira... Deixe o carro na rua enquanto trabalhava, pela tarde caiu uma chuva leve... Mas qdo fui sair com o Niva ás 5 da tarde quem disse q pegava... a bateria estava mortinha... Peguei um cabo e fiz uma ponte e o carro ligou tranquilamente... Voltei pra casa (10 km = 30 min) sem nenhum outro problema mas hj pela manhã qdo fui ligar o carro a bateria estava morta de novo...
Fiz uma busca e dei uma lida nos tópicos relacionados mas não consegui encontrar nada que deixe claro meu problema... Alguém tem alguma idéia do q esteja acontecendo???

Outra coisa q preciso saber é qual barra d direção central da pra usar no Niva pq minha roda diant dir ta tremendo mto e esta com folga na barra mas a original na Sarancar tá 200,00???

Grande abraço a todos...

Vicenzo

GARCIA/SP
04/04/2007, 18:13
Camarada Vicenzo,

Começando pelo básico (acho até que vc já fez isso):
1. Testou a carga da bateria?
2. Verificou alternador?
3. Sua viatura tem alarme? Pode estar ocorrendo fuga de energia.
4. Deu uma checada geral nos fios e cabos? ( da bateria, das lâmpadas, som, etc, etc, etc...)

Abs
Renato

Vicenzo
04/04/2007, 19:23
Renato,

1. Testei a carga da bateria.... tá na gaita...
2. Como verifico o alternador???
3. Tenho alarme e travas elétricas + vidros... estão funcionando...
4. A iluminação interna esta toda desmontada e a externa ta funcionando normal... mas notei alguns fios meio derretidos me parece q encostaram no coletor e com a chuva pode ter aterrado... Será???

Qdo tento bater arranque o GNV aciona e entra no carburador normalmente mas só dá um TAC do arranque e já morre a bateria...

Q faço agora??? Afinal de contas ontem ele ligou qdo fiz a ponte com outro carro... Acho q só me restam 2 opções: -esta aterrando gerando fuga de carga ou - alternador foi pro saco...

Por favor, uma luz...

rizk
04/04/2007, 21:17
O meu estava parecido ano passado e no final das contas descobrimos que o parafuso que fixa o negativo da bateria na lataria estava todo enferrujado.... foi só fazer nova rosca e trocar o parafuso que a viatura voltou ao normal.

Espero ter ajudado
Abraço

Cavalcante
04/04/2007, 23:32
Vicenzo, a opção 4 é bem provável. O que você tem é alguma coisa que fica ligada, mesmo após desligar a chave, e te consome a bateria toda. Não é um curto-circuito, porque queimaria fusível. É uma falha de isolação.
Como aconteceu depois da chuvarada, ela está no cofre ou nos paralamas. Um fio meio descascado, a umidade entra na história e você tem uma corrente que não é tão alta quanto a de um curto-circuito mas semelhante à de deixar o carro com as lanternas acesas.

Isso vai passar depois de dois ou três dias secos, mas vai voltar na próxima chuva. Digo isso pra você não pensar que o problema "sumiu", ou era "passageiro".

Descarte qualquer problema de bateria, terminais, etc. O que você tem é fuga mesmo. Outro dia um amigo nosso aqui de fórum rodou mais de 4 meses com a camper dele de eletricista em eletricista, trocou duas baterias e quase tocou fogo no carro (de raiva, não por acidente) por causa duma porqueira de atuador elétrico do carburador que estava ligado pré-chave.

Passe o pente fino em sua instalação elétrica e vai encontrar o problema. Ou arranque tudo e faça de novo :):):) Foi o que eu fiz na terceira descarga.

gbpereira
05/04/2007, 02:24
Vicenzo

Para voce fazer um teste rapido de "roubo de carga" pegue uma lampada de 12v retire um dos cabos da bateria e coloque esta lampada em SERIE caso, ela acenda existe "roubo de carga",mais antes de fazer o teste tenha certeza que não tenha nada ligado caso tenha radio e ou alarme retire os fusiveis durante o teste.

Rones Jr
05/04/2007, 09:18
Olha, uma vez aconteceu isso comigo. Fui testando com um voltímetro na bateria e retirando fusível por fisível...achei o problema nos limpadores dos faróis. Como passei raiva naquela época (aliás, ao contrário do que dizem do carburador...a elétrica do Niva da muito mais dor cabeça!!!) ....hj os limpadores estão isolados e como artigo de decoração e encanto das crianças! Nunca mais tive problemas.

friedmann
05/04/2007, 09:55
o laternador não deve ser, pois se ele estivesse ruim, o carro não andava com a bateria sem carga...
faça um teste, ligue o carro e solte o cabo + da bateria...( cuidado pra não encostar na lata)
se o carro morrer com o cabo solto é o alternador .

hontrax
05/04/2007, 12:02
o laternador não deve ser, pois se ele estivesse ruim, o carro não andava com a bateria sem carga...
faça um teste, ligue o carro e solte o cabo + da bateria...( cuidado pra não encostar na lata)
se o carro morrer com o cabo solto é o alternador .


OLA SE ME PERMITE : NUNCA ,NUNCA DESLIGUE O CABO DA BATERIA COM O MOTOR FUNCIONANDO VÇ PODE QUEIMAR TODOS ,TODOS OS EQUIPAMENTOS ELETRICOS DO CARRO INCLUSIVE O ALTERNADOR . A FUNÇAO DA BATERIA NAO É O DAR PARTIDA NO CARRO MAS ESTABILIZAR A CARGA DO ALTERNADOR OU SEJA SE VÇ DESLIGAR A BATERIA COM O MOTOR FUNCIONANDO E O ALTERNADOR ESTIVER DANDO CARGA A VOLTAGEM DE CARGA DA BATERIA PASSARA DOS 12 V A 18V OU MAIS.

hontrax
05/04/2007, 12:08
Olha, uma vez aconteceu isso comigo. Fui testando com um voltímetro na bateria e retirando fusível por fisível...achei o problema nos limpadores dos faróis. Como passei raiva naquela época (aliás, ao contrário do que dizem do carburador...a elétrica do Niva da muito mais dor cabeça!!!) ....hj os limpadores estão isolados e como artigo de decoração e encanto das crianças! Nunca mais tive problemas.

SE NAO TIVER MULTIMETRO PARA FAZER O TESTE DE ROUBO DE CARGA, USE UMA LAMPADA EM SERIE COM UM DOS POLOS DA BATERIA , OU SEJA , DESLIGUE UM DOS POLOS E COM UMA LAMPADA DE LANTERNA DE UM POLO ( 21 W) PEGUE UMFIO DA LAMP E ENCOSTE NO POLO DA BATERIA QUE VÇ DEIXOU VAGO E O OUTRO FIO DA LAMPADA ENCOSTE NO CABO DA BATERIA QUE VÇ SOLTOU O CERTO É NAO ACENDER
QUANTO MAIOR O ROUBO DE CARGA MAIS FORTE A LAMPADA ACENDE

hontrax
05/04/2007, 12:13
Amigos,

Ontem pela manhã sai com o Niva sem problema nenhum, bateu arranque de primeira... Deixe o carro na rua enquanto trabalhava, pela tarde caiu uma chuva leve... Mas qdo fui sair com o Niva ás 5 da tarde quem disse q pegava... a bateria estava mortinha... Peguei um cabo e fiz uma ponte e o carro ligou tranquilamente... Voltei pra casa (10 km = 30 min) sem nenhum outro problema mas hj pela manhã qdo fui ligar o carro a bateria estava morta de novo...
Fiz uma busca e dei uma lida nos tópicos relacionados mas não consegui encontrar nada que deixe claro meu problema... Alguém tem alguma idéia do q esteja acontecendo???

Outra coisa q preciso saber é qual barra d direção central da pra usar no Niva pq minha roda diant dir ta tremendo mto e esta com folga na barra mas a original na Sarancar tá 200,00???

Grande abraço a todos...

Vicenzo
OLA
SE O ALTERNADOR ESTIVER DANDO CARGA MINIMA DE 12,5V E MAXIMA DE 13,8 V ELE ESTA OK
ABAIXO DA MIN NAO CONSEGUE REPOR NEM A CARGA CONSUMIDA NA PARTIDA SE FOR ACIMA DO MAX COLA AS PLACAS DA BATERIA COMEÇA A VAZAR AGUA PRA FORA E ADEUS BATERIA
MAS PELO QUE VÇ FALA É BATERIA E QDO TROCAR COLOQUE PELO MENOS UMA DE 60A

Lucas Nassif
08/10/2008, 21:45
Instalei um som no meu Jeep (willys), e a bateria começou a arriar toda noite.

Vasculhando daqui e dali, eu percebi que o que está fazendo ela descarregar é a luzinha do som que fica piscando. Então, a noite tenho que desligar o plug do som atras dele.

Tem como desativar essa luzinha pelo chicote do som, ao invés de desplugar todo o chicote???

shuther4x4
08/10/2008, 23:02
E aí Lucas, beleza?
Esse led que vc falou é aquele que fica piscando depois que desliga o som?
ele geralmente tem um consumo bem baixo de energia. Talvez o problema não seja só ele. Vc tem módulo? O meu uma vez não desligava o módulo (relê).
Esse led em alguns modelos de som ele pode ser desativado. Veja no "manuel" do seu se essa função está disponível.
Abraços.

pedrodoniva
09/10/2008, 13:30
Instalei um som no meu Jeep (willys), e a bateria começou a arriar toda noite.

Vasculhando daqui e dali, eu percebi que o que está fazendo ela descarregar é a luzinha do som que fica piscando. Então, a noite tenho que desligar o plug do som atras dele.

Tem como desativar essa luzinha pelo chicote do som, ao invés de desplugar todo o chicote???

Esse led nao consome quase nadinha....Acho q o buraquinho é mais embaixo kkkkkk...
Eu to com problema na bateria tmb... Uso o niva o dia inteiro, nod ia seguinte já está sem carga, e olha q ele tem chave geral...E sempre desligo quando paro o carro...

VKASP
09/10/2008, 18:06
Vc tem módulo? O meu uma vez não desligava o módulo (relê).


Assino em baixo: veja se o fio do "remoto" do módulo está desligado ou ligado no lugar errado. O módulo tem que desligar com o som, senão a bateria vai embora.

[]s

Lucas Nassif
09/10/2008, 18:32
Shutter, a luzinha é essa mesmo!


Galera,

fiz o teste com um amperímetro. Com o chicote do rádio desligado, o consumo é de 0,02A (normal).

Ligando o chicote do rádio, o consumo ficou nos 0,15A!!


Não tenho mais o 'manuel' do rádio, então como faço para saber se o módulo está desligando???

Abrs.

shuther4x4
11/10/2008, 18:55
Então Lucas, vou te passar o que sei pra verificar se seu módulo está desligando:


veja se ele tem led indicativo de funcionamento e se o mesmo está apagado
veja se o som está cortando a energia da saída remota (a que vai pro módulo) assim que vc o desliga. Esse é o comando para o relê desligar o módulo.
Alguns módulos quando ligados emitem um chiado baixo para as caixas. Encoste o ouvido com o som desligado e tente escutar algo
um dos mais básicos: Deixe o som desligado por um tempo e coloque a mão sobre o módulo e tente sentir alguma zona:razz: quente, o que não deve acontecer se ele estiver desligando normal.

Abraços e desculpe pela demora.

Lucas Nassif
11/10/2008, 21:59
Então Lucas, vou te passar o que sei pra verificar se seu módulo está desligando:


veja se ele tem led indicativo de funcionamento e se o mesmo está apagado
veja se o som está cortando a energia da saída remota (a que vai pro módulo) assim que vc o desliga. Esse é o comando para o relê desligar o módulo.
Alguns módulos quando ligados emitem um chiado baixo para as caixas. Encoste o ouvido com o som desligado e tente escutar algo
um dos mais básicos: Deixe o som desligado por um tempo e coloque a mão sobre o módulo e tente sentir alguma zona:razz: quente, o que não deve acontecer se ele estiver desligando normal.
Abraços e desculpe pela demora.

Olá Shutter!!

Sou bastante leigo se tratando de SOM. Esse módulo que você está falando é o "módulo de potência"? (é assim mesmo?)

Na traseira do CD player, tem um plug onde vai conectado o chicote. E no chicote, tem apenas os fios de alimentação e de 2 alto falantes!

Ou seja, não tenho módulo, é apenas o som e os 2 alto falantes.


Não sei se expliquei direito, muito menos se ENTENDI direito!! :mrgreen:


:concordo:

shuther4x4
15/10/2008, 21:18
Realmente lucas, nesse caso o problema não é no módulo, pelo simples fato de não ter um!8-)
Sobre o led, se tiver como desligá-lo é através de alguma função do rádio. Mas como já disseram, o consumo é bem baixo. Talvez tenha alguma fuga de energia pelo rádio. As "emendas" estão bem encapadas?

É fio, vai ter de procurar o "pobrema"!
Abraços e qualquer coisa grita aí!:pensativo:

Lucas Nassif
15/10/2008, 21:25
Sobre o led, se tiver como desligá-lo é através de alguma função do rádio.

Não tem como desligar o led pelo rádio!!

OBS.: As emendas esstão bem encapadas!!
:concordo:

GARCIA/SP
15/10/2008, 22:38
Não tem como desligar o led pelo rádio!!

OBS.: As emendas esstão bem encapadas!!
:concordo:

Lucas,

Vc deixa o CD Player direto no painel? Pergunto pelo seguinte: tenho, no meu Niva, um CD Player Panasonic que tem o led de "stand-by". Nunca tive problema de fuga de energia por isso. Mesmo assim, sempre retiro a frente do som, evitando assim 2 possíveis problemas: um provável consumo de energia pelo led do "stand-by", e, o mais importante, o furto do CD-Player...

Abs:concordo:
Renato

Rones Jr
16/10/2008, 09:21
Por experiência própria...
Me TF tb tinha led...e nunca deu este problema. Tinha Ar e meu alternador era o original de 42h, a bateria era de 55/60A.
Certo dia...depois de uns dois dias parado, resolvi ir de Niva pro serviço....fui ligar o carro...e nada...bateria zerada. What por.. is this??? O velho cabo vermelho e preto usando a bateria do 147 de minha mãe....e pow, pegou de primeira. A tarde ao sair do serviço...a mesma coisa....caraca...
Cheguei em casa...e comecei. Teste 1- carro desligado e voltimetro na bateria, verifiquei que a queda era igual a da Bovespa!, no manual do meca diz a voltagem a velocidade da queda. O meu estava consumindo energia com tudo aparentemente desligado. Teste 2 - tentando achar o culpado, comecei a desconectar fusível a fusível....o primeiro foi o do som...até que cheguei no dos lavadores do farol...diminuiu a queda, mas ainda persistia, pensei que fosse a bateria que não estivesse mesmo mantendo a carga, mas ao testar a bateria isoladamente ela mantinha. Bem, focamos nos limpadores do farol....e para nossa surpresa decobrimos algo que não está nem nos manuais...eles possuem algum tipo de ligação paralela...com fusíveis próprios, basta seguir o chicote deles...e vc acha as bananinhas. retiramos e o problema se foi. Teste 3 - para completar, testamos o regulador...com o voltimetro na bateria....depois de uns 5 min ligado (lembre-se que o regulador original é análógico)...o proprio manual do meca diz algo assim (andar uns 2 - 3 km antes de testar o regulador) ...e pimba, perfeito! Em lenta mantendo algo entre 12,9 - 13,2...chegando ao pico de 14,2 em acelerações ...e mantendo 13,5v aos 2.500 rpm´s.
Em tempo: para uma boa partida a bateria deve estar com no mínimo 12,7 V, abaixo disto....é só nhen, nhem....
Sinceramente....os problemas elétricos foram os que mais me torraram a paciência com o Niva....mas isso foi herdado da Fiat....tenho certeza disto.

Lucas Nassif
16/10/2008, 19:25
Lucas,

Vc deixa o CD Player direto no painel? Pergunto pelo seguinte: tenho, no meu Niva, um CD Player Panasonic que tem o led de "stand-by". Nunca tive problema de fuga de energia por isso. Mesmo assim, sempre retiro a frente do som, evitando assim 2 possíveis problemas: um provável consumo de energia pelo led do "stand-by", e, o mais importante, o furto do CD-Player...

Abs:concordo:
Renato

Então, o LED fica no corpo do rádio, e não na frente!! Se eu tirar a frente do som, o led continua aceso!!

Sobre o alternador, estou achando que tem algo estranho.

Com o Jeep na marcha lenta, a tensão fica nos 12,8 mais ou menos, e se acelerar passa dos 13v. Porém, basta ligar os faróis e os de milha, e a tensão não passa de 13V. Não sei se o alternador não está dando conta ou se está bixado.

Eu usava o alternador original do Jeep 6cil, mas ano retrasado eu troquei pelo alternador do Santana (se nao me engano).

:parede:

simtesch
29/10/2008, 00:50
Olá,
Quanto tempo tem sua bateria???pode já está final de vida útil!!!!e se tiver limpadores de farol pode ser o vilão, somente desconectar o porta fusível que fica próximo ao pára-lama(dos dois lados) e retirar o fusível de vidro que tem lá!!!!!boa sorte

Roland

Lucas Nassif
29/10/2008, 19:08
Minha bateria tem uns 2 anos. É de 60Ah.
PS.: Tenho um Willys, e não um Niva. Portanto não tenho limpadores de faróis.

Abrs.

Vasquez
29/10/2008, 22:33
Por experiência própria...
Me TF tb tinha led...e nunca deu este problema. Tinha Ar e meu alternador era o original de 42h, a bateria era de 55/60A.
Certo dia...depois de uns dois dias parado, resolvi ir de Niva pro serviço....fui ligar o carro...e nada...bateria zerada. What por.. is this??? O velho cabo vermelho e preto usando a bateria do 147 de minha mãe....e pow, pegou de primeira. A tarde ao sair do serviço...a mesma coisa....caraca...
Cheguei em casa...e comecei. Teste 1- carro desligado e voltimetro na bateria, verifiquei que a queda era igual a da Bovespa!, no manual do meca diz a voltagem a velocidade da queda. O meu estava consumindo energia com tudo aparentemente desligado. Teste 2 - tentando achar o culpado, comecei a desconectar fusível a fusível....o primeiro foi o do som...até que cheguei no dos lavadores do farol...diminuiu a queda, mas ainda persistia, pensei que fosse a bateria que não estivesse mesmo mantendo a carga, mas ao testar a bateria isoladamente ela mantinha. Bem, focamos nos limpadores do farol....e para nossa surpresa decobrimos algo que não está nem nos manuais...eles possuem algum tipo de ligação paralela...com fusíveis próprios, basta seguir o chicote deles...e vc acha as bananinhas. retiramos e o problema se foi. Teste 3 - para completar, testamos o regulador...com o voltimetro na bateria....depois de uns 5 min ligado (lembre-se que o regulador original é análógico)...o proprio manual do meca diz algo assim (andar uns 2 - 3 km antes de testar o regulador) ...e pimba, perfeito! Em lenta mantendo algo entre 12,9 - 13,2...chegando ao pico de 14,2 em acelerações ...e mantendo 13,5v aos 2.500 rpm´s.
Em tempo: para uma boa partida a bateria deve estar com no mínimo 12,7 V, abaixo disto....é só nhen, nhem....
Sinceramente....os problemas elétricos foram os que mais me torraram a paciência com o Niva....mas isso foi herdado da Fiat....tenho certeza disto.


A fiat só ultimamente tem feito sistemas elétricos mais decentes... Já tive Uno, Prêmio ,147 que eram uma *&¨%